Igor Soares Brasil

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Automação Industrial pela Universidade Cândido Mendes, bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em potência pela Universidade Estadual do Piauí. Ex-bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, onde estudou em duas universidade americanas e trabalhou com pesquisa na área de controle e energia renovável na Universidade Católica da América, em Washington DC. Tem experiência em acompanhamento, fiscalização e medição de serviços em obras. Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão, campus Açailândia. Possui experiência com projetos de instalações elétricas e de combate à incêndio e pânico. Tem interesse na área de energia renovável, controle e sistemas elétricos de potência.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica

2016 - 2018

Universidade Federal do Piauí
Título: ESTIMAÇÃO DE CURVAS DE POTÊNCIA DE AEROGERADORES USANDO O MODELO FUZZY DE TAKAGI-SUGENO-KANG,Ano de Obtenção: 2018
Guilherme de Alencar Barreto.Coorientador: Luis Gustavo Mota Souza.

Especialização em Especialização em Automação Industrial

2016 - 2017

Universidade Candido Mendes
Título: IMPORTÂNCIA DOS MICROAEROGERADORES NO ESTUDO DE GERAÇÃO EÓLICA

Graduação em Engenharia Elétrica

2010 - 2016

Universidade Estadual do Piauí
Orientador: em Southern Illinois University Carbondale ( Cheryl Barnett)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2009

Colégio Diferencial

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2008

Colégio lavoisier

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de aperfeiçoamento em JAVA. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2013 - 2013

MICROSOFT EXCEL. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Curso Básico de Autocad. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI, SENAC/PI, Brasil.

2003 - 2007

Curso completo de inglês. (Carga horária: 360h). , SKILL Idiomas, SKILL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

37th North American Fuzzy Information Processing Society Meeting - NAFIPS. 2018. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy. ?Estimação da Curva de Potência de Turbinas Eólicas Usando Modelo de Takagi-Sugeno-Kang?. 2018. (Congresso).

XIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO ESFORÇO FÍSICO EM ACADEMIAS. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

BRASIL, I. S.; COSTA, D. R. S.; SOUSA, V. V. R. D.. Edital n 24/2019 - SELETIVO CONTRATAÇÃO PROFESSOR - CAMPUS AÇAILÂNDIA. 2020. Instituto Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JUAN DE AGUIAR GONCALVES

CERQUEIRA FILHO, R. C.;GONÇALVES, J. A.. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de Energia Mini Eólica no Litoral Piauiense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Piauí.

AJALMAR REGO DA ROCHA NETO

BARRETO, G. A.; ARAUJO JUNIOR, J. M.; LIRA, M. A. T.;Rocha Neto, Ajalmar R.. Estimação de Curvas de Potência de Aerogeradores usando o Modelo Takagi-Sugeno-Kang. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Piauí.

Marcos Antonio Tavares Lira

BARRETO, G. A.; Araujo Jr, J. M.;LIRA, MARCOS A.T.; ROCHA NETO, A. R.. Estimação de curvas de potência de Aerogeradores usando o modelo Fuzzy de Takagi-Sugeno-Kang. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Piauí.

José Medeiros de Araújo Júnior

BARRETO, G. A.;ARAÚJO JÚNIOR, José Medeiros de; LIRA, M. A. T.; ROCHA NETO, A. R.. Estimação de Curvas de Potência de Aerogeradores Usando o Modelo Fuzzy de Takagi-Sugeno-Kang. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luís Gustavo Mota Souza

Estimação de Curvas de Potência de Aerogeradores Usando o Modelo Fuzzy de Takagi-Sugeno-Kang; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Piauí,; Coorientador: Luis Gustavo Mota Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Gerenciamento Inteligente de Energia utilizando rede Smart Grid no Instituto Federal do Maranhão, campus Açailândia, Descrição: As redes Smart Grids, ou redes inteligentes, são o futuro da distribuição de energia elétrica no mundo, devido sua possibilidade de compartilhamento de dados referentes a energia consumida, desperdício e gestão de recursos elétricos. Essas redes possuem medidores inteligentes, que possibilitam fazer uma programação de horário de acordo com a necessidade do consumidor. No município de Açailândia-MA não existem projetos sobre redes inteligentes de energia, e há poucas políticas de preservação de energia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Soares Brasil - Coordenador / Armano Barros Alves Junior - Integrante / Marcus Vinicius de Souza Almeida - Integrante / Vinicius Viegas Nunes de Sousa Melo - Integrante / Brehme Dnapoli Reis de Mesquita - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE PARA ALIMENTAÇÃO DAS SALAS DE AULAS DO IFMA, CAMPUS AÇAILÂNDIA, Descrição: No que tange ao potencial para a geração de energia solar no Brasil, sobretudo a região Nordeste apresenta os maiores valores de irradiação solar global, possuindo grande potencial para a geração de energia solar, pois boa parte do seu território se situa em uma faixa onde a incidência de raios ultravioletas atinge os maiores índices do mundo. Com o crescimento da utilização de energia solar na região nordeste do Brasil, observa-se a necessidade da inserção do Estado para o uso de tal tecnologia. Seguindo esta vertente, tal projeto visa estudar a viabilidade da implantação de painéis fotovoltaicos para alimentação das salas de aula do Instituto Federal do Maranhão, campus Açailândia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Soares Brasil - Coordenador / Ailton Soares Lopes - Integrante / Armano Barros Alves Junior - Integrante / Marcus Vinicius de Souza Almeida - Integrante / Vinicius Viegas Nunes de Sousa Melo - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

3 LUGAR, MELHOR TRABALHO DE ESTUDANTE. TÍTULO: ESTIMAÇÃO DA CURVA DE POTÊNCIA DE TURBINAS EÓLICAS UTILIZANDO MODELO DE TAKAGI-SUGENO-KANG, CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS FUZZY - 5ª EDIÇÃO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor - Circuitos Elétricos II

2018 - Atual

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.