Eleonora Abad Stefenson

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense(UFF) onde participa das atividades do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência & Cultura(CDC), e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em educação Étnico Racial (GEPEER). Possui graduação em Abi - História pela Universidade Federal Fluminense (2009), Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - (eixo: Políticas Públicas e Projetos Sócio-Culturais em Espaços Escolares) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Africana Contemporânea. Atua na área de educação com interesse em relações étnico raciais nos espaços escolares. Atua como professora de História na Escola Estadual Guilherme Briggs onde supervisiona o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID) na área de História e representa o Colégio Estadual Guilherme Briggs no grupo de trabalho coordenado pela Coordenadoria Regional de Educação em Niterói no âmbito dos trabalhos do Comitê Estadual Étnico Racial promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro ? SEEDUC.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em educação

2017 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Novos saberes, Outros atores: A lei 10639/03 e os saberes históricos escolares na vivência de estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro,
Everardo Paiva de Andrade.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A terra e o saber em disputa: Uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identidade quilombola no espaço escolar,Ano de Obtenção: 2015
Maria Elena Viana de Souza.Palavras-chave: comunidades remanescentes de quilombos; espaços escolares; educação intercultural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Especialização em ) Curso de Especialização Saberes e Práticas na Ed

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Relações étnico-raciais no espaço escolar e a lei 10.639/03: um olhar sobre as práticas e estratégias de uma escola da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Orientador: Warley da Costa

Graduação em Abi - História

2004 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: Organizações Políticas e Eleições em Angola: Da Guerra Colonial às Disputas Eleitorais
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Bittencourt

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Formação para o ensino médio inovador. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.

2013 - 2013

Pequena África: uma aula de campo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

? Minicurso Cinema, ditaduras e memória ? Brasil e. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.

2011 - 2011

Minicurso ?A imagem do negro no livro didático? mi. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações étnico-raciais, políticas públicas e currículo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

STEFENSON, E. A. . I Feira dos Imigrantes em Niterói. 2019. .

STEFENSON, E. A. . V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense -?Democratização de Políticas e Saberes: Disputas em uma Educação sob Ataque?. 2018. (Congresso).

STEFENSON, E. A. ; TERRA, Dinah, Vasconcellos ; REIS, Andrea Cardoso ; VENTURA, Ana Maria Ferreira ; PEDROSO, Carla Vargas ; DIAS, Bruna Giovanelli ; BIONDO, Franco Gomes ; MEDRADO, Franklin dos Santos . IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes. 2017. (Outro).

SOUZA, M. E. V. ; STEFENSON, E. A. ; JUNIOR, Luiz Alberto ; CARVALHO, Maria Teresa . I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DIÁLOGOS SOBRE OS DEZ ANOS DA LEI 10.639/03. 2013. (Outro).

STEFENSON, E. A. . Abolição da Escravidão e o Negro depois da Escravidão. 2012. (Outro).

STEFENSON, E. A. ; BRIGGS, D. C. E. G. . Dia CEGUIB de reflexão: diversidade do povo brasileiro. 2012. (Outro).

STEFENSON, E. A. . II Feira Multicultural do Colégio Estadual Guilherme Briggs. 2011. (Outro).

STEFENSON, E. A. . África: O Berço da Humanidade. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Feira do migrante em Niterói. Oficina de Abayomi. 2019. (Feira).

Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias."Cartografias Juvenis (Tecendo identidades negras periféricas no território das aulas de História). 2018. (Encontro).

I semana nacional de ciência e tecnologia: possibilidade para a emancipação social.Cartografias juvenis no contexto da lei 10639/2013. 2018. (Seminário).

Jornada do Laboratório de Ensino de História UFF: PROFESSORES, LUTAS, PROJETOS E ESPERANÇAS.Construindo umas história escolar das mulheres. 2018. (Encontro).

Reunião do Laboratório de Ensino de História (LEH).Cartografias juvenis. 2018. (Outra).

V Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo Docência e Cultura ?CDC.?Entre projetos e sonhos: os anúncios da Reforma e as perspectivas de professores e alunos sobre o Ensino Médio?. 2018. (Seminário).

V Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo Docência e Cultura ?CDC.?O tracejar das primeiras linhas de um mapa investigativo: construindo uma cartografia dos processos de subjetivação de jovens estudantes no contexto da Lei 10639/03?. 2018. (Seminário).

V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense - ?Democratização de Políticas e Saberes: Disputas em uma Educação sob Ataque?.Entre passos e rimas: tecendo trajetórias biográficas de jovens rappers no território das aulas de História. 2018. (Seminário).

?Roda de conversa: relações raciais no espaço escolar? atividade do Coletivo Cultura Negra na Escola e.?Roda de conversa: relações raciais no espaço escolar?. 2017. (Oficina).

Comunidades de sentidos: História e dimensões do público,.Debatedora da Mesa ?Painel de iniciação a docência - PIBID-História UFF?. 2017. (Seminário).

IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes.Conta-nos o que passou: o saber docente na narrativa de uma professora. 2017. (Outra).

IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes.Trajetórias docentes (Professores escrevem capítulos de história profissional). 2017. (Outra).

IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes.Novos saberes, outros atores: saberes históricos escolares e vivências estudantis na rede pública estadual, no contexto da lei 10.639/03. 2017. (Outra).

IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes.Entre saberes e práticas: o ensino escolar de história e cultura afro-brasileira e africana como direito. 2017. (Outra).

Seminário A presença do Imigrante no Rio de Janeiro: o olhar das instituições. 2017. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.?Novos saberes, Outros atores: Saberes históricos escolares e vivências estudantis na rede pública estadual, no contexto da Lei 10.639/03. 2017. (Encontro).

XI Simpósio de formação e profissão docente.Identidades Religiosas em Diálogo na sala de aula. 2017. (Simpósio).

XI Simpósio de formação e profissão docente. 2017. (Simpósio).

7 Fórum de Licenciaturas da UFF: a formação de professores. 2016. (Outra).

II Colóquio Internacional Espaço e Diferença. Uma proposta intercultural de implementação da lei 10.639-03 n o ensino de Geografia e História. 2016. (Congresso).

Medida provisória 746/2016 e seu impacto na Educação Básica e na Formação Docente. 2016. (Outra).

Seminário Educação antirracista: implementando as Leis afirmativas na educação pública de Niterói de. 2016. (Seminário).

VIII Encontro Estadual do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RJ: História sem crítica não é ensino.. 2016. (Encontro).

Africanidades: meninas de black. A interculturalidade crítica na sala de aula. 2015. (Feira).

I Congresso de pesquisadoras(es) negras(os) da região sudeste: - os NEABS no no cenário educacional brasileiro contemporâneo. Descolonizando o tempo e o espaço: uma proposta intercultural de implementação da lei 10.639-03 no ensino de História e Geografia. 2015. (Congresso).

I Congresso de pesquisadoras(es) negras(os) da região sudeste: - os NEABS no no cenário educacional brasileiro contemporâneo. 2015. (Congresso).

II Seminário Integrado de Produção de conhecimento em avaliação e currículo - UNIRIO, FEBF-UERJ, UFF.O saber em disputa: outras escolas para escolas outras. 2015. (Seminário).

Agenda acadêmica UFF 2014 - sessão a UFF e a escola pública.Narrativas docentes: professores da educação básica relatam experiências profissionais. 2014. (Outra).

I JORNADA ÉTNICO RACIAL DE TANGUÁ.Os quilombos na atualidade e o racismo nas escolas. 2014. (Outra).

I Seminário do Coletivo Cultura Negra na Escola. Coletivo Cultura Negra na Escola (UFF).Rap e hip-hop e questão racial no Brasil.. 2014. (Seminário).

IV SEMINÁRIO REGIONAL DA DIVERSIDADE EDUCACIONAL, Direitos Humanos: a escola e as mudanças sociais..Palestra Para além do 20 de novembro: outras demandas escolas outras. 2014. (Seminário).

Palestra para disciplina Ciências Sociais na Educação do Curso de Graduação da UNIRIO.Processos de luta pela construção de um currículo escolar quilombola. 2014. (Outra).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E A LEI 10639/03: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Congresso).

4º Encontro da Cátedra América Latina e Colonialidade do Poder. 2013. (Encontro).

Encontro Internacional sobre ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira. 2013. (Encontro).

III Jornada CESPEB.RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E A LEI 10639/03: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Encontro).

2º Seminário Estadual de Diversidade Educacional.Relações étnico-raciais no espaço escolar e a lei 10.639/03 a experiência do CEGUIB. 2012. (Seminário).

Curso de extensão EJA na diversidade UFF/PROEX.Trabalhando a história da África em sala de aula. 2012. (Oficina).

Feira cultural Afrobrasileira do Colégio Estadual Rio de Areia..Utilização da literatura angolana nas aulas de história.. 2012. (Oficina).

II Seminário Regional Pedagógico para Educação das relações étnico-raciais -SEEDUC/UERJ/FFP,1p.Relações étnico-raciais no espaço escolar: estratégias do C.E. Guilherme Briggs.. 2012. (Encontro).

IV Encontro Regional Pedagógico: Valorizando Práticas Docentes.A utilização da literatura contemporânea angolana nas aulas de história. 2012. (Encontro).

IV Encontro Regional Pedagógico - Valorizando Práticas Docentes.A utilização da literatura contemporânea angolana nas aulas de história. 2012. (Encontro).

XI Encontro Nacional de História Oral: Memória, democracia e justiça. 2012. (Encontro).

Currículo de História em Pauta. Evento organizado pelo Núcleo de Estudos de Currículo ? UFRJ, pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de História ? UFRJ e pelo CEFET. 2011. (Oficina).

II Jornada CESPEB ? Saberes e Práticas na Educação Básica. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ. 2011. (Seminário).

Programa Inovar e Crescer nas Escolas (PINCE): 2ª Oficina Pedagógica. Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC. 2011. (Oficina).

VI Seminário Educação e População Negra & I Encontro Regional da ABPN no Sudeste: um balanço da última década-UFF. 2011. (Encontro).

África Contemporânea: História e Relações Internacionais na África Subsaariana. Colégio e Curso Facto.África Contemporânea: História e Relações Internacionais na África Subsaariana.. 2010. (Oficina).

Seminário Integração Latino-Americana em 50 anos de ALALC ? ALADI. Fundação Alexandre de Gusmão ? FUNAG. 2010. (Seminário).

Seminário sobre Reforma da ONU. Fundação Alexandre Gusmão ? FUNAG. 2010. (Seminário).

Seminário sobre Reforma da ONU. Fundação Alexandre Gusmão ? FUNAG. 2010. (Seminário).

Ciclo de conferências sobre História da África: África e africanidades. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 2009. (Congresso).

I Encontro de Estudos africanos do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense - UFF. 2009. (Encontro).

Seminário Internacional Caminhos Cruzados: história e memória dos exílios latino-americanos no século XX. Universidade Federal Fluminense ? UFF. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional Tradições & Modernidades. Universidade Federal Fluminense - UFF. 2009. (Seminário).

Congresso Internacional ?1808: A corte no Brasil?. Universidade Federal Fluminense - UFF. 2008. (Congresso).

Encontro com professores: Museu, um espaço de construção do saber. 2008. (Encontro).

III Colóquio de Estudos Medievais e Ibéricos: A Latinidade Medieval de Jacques LeGoff- UFF. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Victor Eduardo Zuniga Pavon

STEFENSON, E. A.; ANDRADE, Nívea; AMARAL, Marise Basso. Movimento de ocupação secundarista no Rio de Janeiro: a visão dos jovens através do Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leticia Silva Pache de Faria Moraes

SELLES, Sandra Lúcia Escovedo;STEFENSON, E. A.. Debatendo o preconceito, onde ele se esconde? Discutindo temáticas étnico-raciais em uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Elena Viana Souza

SOUZA, M.E.V.; SAMPAIO, C. D. S.; CANDAU, V. M. F.; COSTA, W.. A terra e o saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identidade quilombola no espaço escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Elena Viana Souza

SOUZA, MARIA ELENA VIANA; CANDAU, V. M. F.; COSTA, W.;FETZNER, A. R.; MIRANDA, C.. Da terra ao saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de luta pela construção de um currículo escolar quilombola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Warley da Costa

SOUZA, M. E. V.; MIRANDA, C.; CANDAU, V. M. F.;COSTA, Warley. "A terra e o saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identidade quilombola no espaço escolar". 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Warley da Costa

SOUZA, M. E. V.;COSTA, Warley; CANDAU, V. M. F.; FETZNER, A. R.; MIRANDA, C.. Da terra ao saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de luta pela construção de um currículo escolar quilombola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Warley da Costa

COSTA, Warley. Relações Étnicorraciais no Espaço Escolar e a Lei n° 10.639/03: Um Olhar sobre as Práticas e Estratégias de uma Escola da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Projetos So) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andréa Rosana Fetzner

SOUZA, M. E. V.; CANDAU, V. M.;FETZNER, Andréa Rosana; COSTA, W.; MIRANDA, C.. Da terra ao saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de luta pela construção de um currículo escolar quilombola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - MESTRADO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Miranda

SOUZA, M. E. V.;MIRANDA, Claudia. A Terra e o saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identidade quilombola no espaço escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - PPGEdu) - UNIRIO - Programa de Pós-graduação em Educação/PPGdu.

Claudia Miranda

SOUZA, M. E. V.; CANDAU, Vera Maria;MIRANDA, Claudia; FETZNER, A.; COSTA, W.. Da terra ao saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de luta por um currículo escolar quilombola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Amilcar Araújo Pereira

COSTA, Warley da; NICODEMOS, Alessandra;PEREIRA, Amilcar Araujo. Relações étnico-raciais no espaço escolar e a Lei 10.639/03: um olhar sobre as práticas e estratégias de uma escola da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alessandra Nicodemos Oliveira Silva

NICODEMOS, Alessandra. Relações Étnicorraciais no espaço escolar e a lei nº 10.639: Um olhar sobre as práticas e estratégias de uma escola da região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica - Pol. Púb.) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Antônio Bylaardt Bacellar

Que História é essa que se narra no currículo do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual? Uma experiência de construção intercultural do currículo de História no C; E; Guilherme Briggs; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Ana Luiza Oliveira

Que História é essa que se narra no currículo do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual? Uma experiência de construção intercultural do currículo de História no C; E; Guilherme Briggs; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Carolina Oliveira

Que História é essa que se narra no currículo do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual? Uma experiência de construção intercultural do currículo de História no C; E; Guilherme Briggs; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Juliana Moura Martins da Fonseca

Projetos, experiências e narrativas: Iniciação a docência em História no Colégio Estadual Guilherme Briggs; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Luciene Christina Garrido Gallego

Projetos, experiências e narrativas: Iniciação a docência em História no Colégio Estadual Guilherme Briggs; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Natasha Moreira Piedras Ferreira

Projetos, experiências e narrativas: Iniciação a docência em História no Colégio Estadual Guilherme Briggs; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Claudia marilia Marques Espanha

Construindo o tempo histórico: Analisando as narrativas de estudantes; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Karla Quintanilha

Construindo reflexões sobre as identidades étnico-raciais no espaço escolar: uma experiência do PIBID História na implementação da Lei 10639∕03; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Elena Viana Souza

Da terra ao saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de luta pela construção de um currículo escolar quilombola; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Elena Viana Souza;

Everardo Paiva de Andrade

Novos saberes, outros atores: saberes históricos escolares e vivências estudantis na rede pública estadual, no contexto da Lei 10; 639/2003; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

MARCELO BITTENCOURT IVAIR PINTO

Organizações políticas e eleições em Angola: Da Guerra Colonial às disputas eleitorais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcelo Bittencourt Ivair Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STEFENSON, E. A. ; FERREIRA, Natasha M. Piedras ; GALLEGO, L. C. G. ; GOMES, K. Q. ; SANTOS, L. F. . Universidade e escola formando professores de História. 1. ed. São Paulo: Letra e Voz, 2015. v. 1. 228p .

  • BARCELLOS, Vitor A. ; STEFENSON, E. A. ; QUEIROZ Claudia . Sentidos de 'Negro' na Educação Escolar: Demandas, Deslocamentos e Resistências.. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2014, Fortaleza. Caderno de Resumos do XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2014.

  • ANDRADE, Everardo Paiva ; STEFENSON, E. A. . 'Cartografias Juvenis (Tecendo identidades negras periféricas no território das aulas de História)'. In: Encontro Internacional: História & Parceria., 2018, Niterói. Caderno de Resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018.

  • STEFENSON, E. A. ; RAIMUNDO, Alessandra Cristina ; RAMÔA, Hosana do Nascimento ; MOLINÁRIO, Fábio Jorge de Souza ; TERRA, Dinah, Vasconcellos . Conta-nos o que passou: o saber docente na narrativa de uma professora. In: IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017, Niterói. Caderno de Resumos da IIV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017.

  • STEFENSON, E. A. ; ANDRADE, Everardo Paiva ; ROSA, Mariana . Entre saberes e práticas: o ensino escolar de história e cultura afro-brasileira e africana como direito. In: IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017, Niterói. Caderno de Resumos da IIV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017.

  • STEFENSON, E. A. ; RAMÔA, Hosana do Nascimento ; ANDRADE, Everardo Paiva . Trajetórias docentes (Professores escrevem capítulos de história profissional). In: IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017, Niterói. Caderno de Resumos da IIV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017.

  • STEFENSON, E. A. . Novos saberes, outros atores: saberes históricos escolares e vivências estudantis na rede pública estadual, no contexto da lei 10.639/03. In: IV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017, Niterói. Caderno de Resumos da IIV Jornada Currículo, Docência & Cultura: Experiências, Memórias e Narrativas Docentes, 2017.

  • STEFENSON, E. A. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E A LEI 10639/03: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

STEFENSON, E. A. . V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2018.

STEFENSON, E. A. . V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense ?Democratização de Políticas e Saberes: Disputas em uma Educação sob Ataque?. 2018.

STEFENSON, E. A. . Experiência com alunos com altas habilidades. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

STEFENSON, E. A. . Currículo em pauta: o lugar da história nas atuais propostas curriculares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Estadual Guilherme Briggs, Secretaria Estadual de Educação. , Rua Mário Viana, Santa Rosa, 24241001 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (021) 36111284

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2018

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora do PIBID de História, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Supervisiona o PIBID de história no Colégio Estadual Guilherme Briggs sob coordenação do Prof. Doutor Marcus Dezemone,

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: colaboradora através do estágio docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    colaborou com a disciplina Ciências Sociais na educação II (COD. hdi0130) 60 horas teóricas e 30 horas práticas sob coordenação da professora Maria Elena Viana Souza.

  • 2010 - Atual

    Colégio Estadual Guilherme Briggs

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente 1, Carga horária: 16

  • 2006 - 2009

    Colegio e curso Ph

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitora Plena, Carga horária: 40