Thábata Mortani Lopes

Mestre em Educação pelo PPGEdu UNIRIO (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ). Concluiu duas especializações: a primeira, em História do Rio de Janeiro, pela UFF (Universidade Federal Fluminense), e a segunda, em Saberes e Práticas na Educação Básica (Ensino de História), pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UGF (Universidade Gama Filho). Atualmente é Docente I - História da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Foi integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação Brasileira - NEPHEB/UNIRIO. Tem experiência nas seguintes áreas: História da Educação, Ensino de História, Estudos de Gênero, História do Rio de Janeiro, História da Primeira República no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: As mulheres (in)visíveis nos Livros Didáticos de História do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2015
Profª. Drª. Nailda Marinho da Costa.Palavras-chave: Ensino de História; História da Educação; Estudos de Gênero.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Especialização em CESPEB - Ensino de História.

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma abordagem de Gênero: As imagens femininas através do livro didático.
Orientador: Prof.ª Warley da Costa.

Especialização em História do Rio de Janeiro

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: A Elite Feminina na Belle Époque Carioca: A Madame Laurinda Santos Lobo
Orientador: Prof.ª Dr.ª Martha Abreu

Graduação em História

2001 - 2005

Universidade Gama Filho
Título: Show Opinião: Um Teatro de resistência e protesto contra o Golpe Militar de 1964
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sônia Wanderley

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2003

Extensão universitária em Teatro. (Carga horária: 260h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em História Social: Métodos e Perspectivas. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Loucos, sósias e outros freaks na literatura alemã. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em QUESTÕES PARA A HISTÓRIA DO BRASIL. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Gênero e História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.A ausência/presença da História das Mulheres nos Livros Didáticos - Ensino Fundamental II. 2014. (Encontro).

III Encontro De História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Sessão 22 - III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).

III Encontro de história da Educação no Estado do Rio de Janeiro.Estudos de Gênero e Ensino de História através dos livros didáticos do Ensino Fundamental II. 2013. (Encontro).

IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Subjetividades e contradiscursos..Gênero: categoria interdisciplinar em História e Educação. 2013. (Seminário).

II Semana de História. Alagoinhas, os sertões, o litoral: histórias e sociabilidades.. Madame Laurinda Santos Lobo: O mecenato com tática de circulação entre as esferas pública e privada. 2012. (Congresso).

XV Encontro Regional de História. Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.. Uma abordagem de Gênero: As imagens femininas através dos livros didáticos.. 2012. (Congresso).

O Valor da História hoje. 2010. (Seminário).

XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO: Memória e Patrimônio. 2010. (Simpósio).

XXX Seminário de Pesquisa da UGF.Show Opinião: um teatro de resistência e protesto contra o Golpe Militar de 1964.. 2004. (Seminário).

Historiografia Brasileira Contemporânea. 2003. (Seminário).

Israelenses e Palestinos: Contra seus próprios interesses. 2003. (Encontro).

XXIX Seminário de Pesquisa da UGF.Opinião frente à repressão. 2003. (Seminário).

Preservação do Patrimônio Cultural. 2002. (Seminário).

Cultura, religião e poder na Idade Média. 2001. (Seminário).

Desafios e perspectivas: O papel social do profissional de História. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Maria Souza Martins

MARTINS, A. M. S.; COSTA, N. M.; XAVIER, Libânia N.. As mulheres (in)visíves nos livroa didáticos de História do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Warley da Costa

COSTA, Warley; NICODEMOS, A.; ARAÚJO, C.. Uma abordagem de gênero: as imagens femininas através dos livros didáticos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sabers e Práticas na Ed. Basica: Ensino de Histori) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anderson Moebus Retondar

RETONDAR, A. M.; WANDERLEY, S.. SHOW OPINIÃO: UM TEATRO DE RESISTÊNCIA E PROTESTO ENTRE O GOLPE MILITAR 1964.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Gama Filho.

Nailda Marinho da Costa Bonato

COSTA, Nailda Marinho; XAVIER, L. N.; MARTINS, A. M. S.. As mulheres (in)visíveis nos livros didáticos de história do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cinthia Monteiro de Araujo

COSTA, W.;ARAUJO, Cinthia; NICODEMOS, A.. Uma abordagem de gênero: as imagens femininas através dos livros didáticos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Libânia Nacif Xavier

XAVIER, L. N.; MARINHO, N.; MARTINS, A.. As Mulheres Invisíveis nos livros didáticos de história do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - PPGE Uni-Rio.

Alessandra Nicodemos Oliveira Silva

COSTA, W.; ARAUJO, C. M.;NICODEMOS, Alessandra. Uma abordagem de gênero: as imagens femininas através dos livros didáticos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Ed. Básica Ensino de Históri) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Warley da Costa

Uma abordagem de gênero: as imagens femininas através dos livros didáticos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Warley da Costa;

Nailda Marinho da Costa Bonato

As mulheres (in)visíveis nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nailda Marinho da Costa;

Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley

Show Opinião: Um teatro de resistência e protesto contra o golpe militar de 1964; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Gama Filho; Orientador: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORTANI, Thabata. . A ausência/presença da História das Mulheres nos Livros Didáticos - Ensino Fundamental II. In: XVI Encontro Regional de História / ANPUH RIO Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. XVI Encontro Regional de História / ANPUH RIO Saberes e Práticas Científicas, 2014.

  • MORTANI, Thabata. . Estudos de Gênero e Ensino de História através dos livros didáticos do Ensino Fundamental II. In: III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. III Encontro de história da Educação no Estado do Rio de Janeiro, 2013.

  • MORTANI, Thabata. . Gênero: categoria interdisciplinar em História e Educação. In: IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Subjetividades e contradiscursos, 2013, João Pessoa. IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Subjetividades e contradiscursos, 2013.

  • MORTANI, Thabata. . Uma abordagem de gênero: As imagens femininas através dos livros didáticos. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. XV Encontro Regional de História ANPUH-RIO, 2012.

  • MORTANI, Thabata. . Estudos de Gênero e Ensino de História através dos livros didáticos do Ensino Fundamental II. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORTANI, Thabata. . Gênero: categoria interdisciplinar em História e Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORTANI, Thabata. . Uma abordagem de Gênero: As imagens femininas através dos livros didáticos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORTANI, Thabata. . Madame Laurinda Santos Lobo: O mecenato com tática de circulação entre as esferas pública e privada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORTANI, Thabata. . Show Opinião: um teatro de resistência e protesto contra o Golpe Militar de 1964.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORTANI, Thabata. . Opinião frente à repressão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Mulheres no ensino superior: trajetórias de lutas e conquistas, Descrição: Trata-se de um estudo que adota a história das mulheres articulada a história da educação tendo em vista a inserção feminina nos cursos superiores no/do Rio de Janeiro dos séculos XIX e XX. O projeto se estrutura em duas frentes de pesquisa: a primeira pretende mapear acervos a fontes documentais (escritas e imagéticas) pertinentes a história da educação feminina de ensino superior e assim propiciar a produção de um repertório de fontes para publicação; a partir desse mapeamento, identificar e analisar a trajetória de luta das mulheres para acesso e permanência neste nível de ensino. Para isso, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa e análise documental; e como perspectiva teórica os estudos de gênero. Existe uma produção acadêmica vigorosa que aponta para este conceito, ainda que desenhem aspectos diferenciados quanto a ele como, por exemplo, os estudos de Scott (1992), Louro (1997), Gonçalves (2006) que entre outros balizam a investigação. Nesta perspectiva, a investigação caminha pretendendo superar a concepção de que estudar a educação feminina é excluir os homens dessa discussão. Espera-se a realização do projeto propicie a produção de um livro e de um DVD; além da montagem de exposições em espaços escolares e não escolares sobre a presença feminina no ensino superior. Projeto contemplado com o Prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thabata Mortani Lopes - Integrante / Nailda Marinho da Costa Bonato - Coordenador / Raffaela de Menezes Lupetina - Integrante / Beatriz Olivencia Piolla - Integrante / Natacha Fernandes Cascon - Integrante / Zélia Dantas Araújo Corrêa - Integrante / Maria Elisabete do Valle Mansur - Integrante / Priscila Caetano Bentin - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional