Julio do Carmo Mouco

Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010) e em História na Universidade Federal Fluminense (2014).

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol. os autos de bens de defuntos no translado Ístmico., Ano de Obtenção: 2018
Marcelo da Rocha Wanderley.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pacífico Espanhol; Século XVI; Portos; Comércio.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.

Graduação em História

2009 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: Navegações e defesa no Pacífico espanhol seiscentista.
Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley

Graduação em Publicidade e Propaganda

2007 - 2010

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: PGE - Mutações Ecodesign
Orientador: Patrícia Cerqueira Reis

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em “Tutoria em EAD: teorias e práticas”. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Pensando a História do Rio de Janeiro por Meio dos Processos Judiciais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Fuentes Paleográficas de España y América. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: História Econômica.

Participação em eventos

II Colóquio Internacional Portos e Cidades. 2018. (Congresso).

5a Semana de História da UFF.Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol (1526-1609): Os autos de bens de defuntos no translado ístmico. 2017. (Seminário).

5o Seminário Fluminense de pós-graduandos em História.Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol (1526-1609): Os autos de bens de defuntos no translado ístmico. 2017. (Seminário).

XII Jornadas Internacionais de Estudos das Monarquias Ibéricas. Nações em Movimento.Índios, africanos e cristãos-novos nos impérios ibéricos ultramarinos. 2017. (Congresso).

Procesos Socio-Ambientales en el Gran Caribe desde 1492 - Prof. Dr. Reinaldo Funes Monzote. 2015. (Seminário).

Cores da Escravidão & Cores da Liberdade: Cor, Raça, Condição e Qualidadeade. 2012. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

CLAUDIA RODRIGUES

WANDERLEY, M. R.;RODRIGUES, C.; MARQUES, L.. Transações e arrecadação real no Pacífico Espanhol. Os autos de Bienes de Defuntos no translado istmico. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

CLAUDIA RODRIGUES

WANDERLEY, M. R.;RODRIGUES, C.; MARQUES, L.. Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol (1526-1609): os autos de Bienes de Difuntos no translado Istmico.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

WANDERLEY, M. R.; RODRIGUES, C.; MARQUES, L.. Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol. Os autos de bienes de difuntos no translado Ístmico. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

WANDERLEY, M. R.; RODRIGUES, C.; MARQUES, L.. Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol. Os autos de bens de defuntos no translado Ístmico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Marques

MARQUES, Leonardo; WANDERLEY, M. R.; RODRIGUES, C.. Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol (1526-1609): os autos de Bienes de Difuntos no translado ístmico. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Marques

WANDERLEY, M. R.; RODRIGUES, C.;MARQUES, Leonardo. Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol. Os autos de bens de defuntos no translado Ístmico.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Marcelo da Rocha Wanderley

Transações e Arrecadação Real no Pacífico Espanhol (1526-1609): os autos de Bienes de Difuntos no translado Ístmico; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley;

Marcelo da Rocha Wanderley

Navegação e defesa do Pacífico Hispânico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley;

Marcelo da Rocha Wanderley

Hierarquias Sociais, Poder e Relações interpessoais no mundo colonial americano; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, UFF-Pró-Reitoria de Graduação-Divisão de Monitoria; Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley;

Produções bibliográficas

  • MOUCO, JULIO DO CARMO . Legado de bens e funcionamento jurisdicional no Pacífico Espanhol: os autos de bens de defuntos nas audiências ístmicas e do Pacífico no século XVI. MOSAICO (RIO DE JANEIRO) , v. 8, p. 431-439, 2017.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Projeto de Monitoria: Hierarquias Sociais, Poder e Relações interpessoais no mundo colonial americano, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as formas de composição das hierarquias sociais no mundo colonial americano (hispânico e inglês) a partir da análise da historiografia sobre elites, família, senhorios de índios e escravos, clientelas políticas, considerando em particular, o método de análise de redes interpessoais. A proposta está centrada numa abordagem vinculada à História da vida Cotidiana, apoiada na análise das práticas rotineiras e visando a compreensão da dinâmica das sociedades coloniais a partir dos conteúdos das relações entre indivíduos e grupos em sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio do Carmo Mouco - Integrante / Marcelo da Rocha Wanderley - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Este projeto teve como objetivo analisar as formas de composição das hierarquias sociais no mundo colonial americano (hispânico e inglês) a partir da análise da historiografia sobre elites, família, senhorios de índios e escravos, clientelas políticas, considerando em particular, o método de análise de redes interpessoais. A proposta está centrada numa abordagem vinculada à História da vida Cotidiana, apoiada na análise das práticas rotineiras e visando a compreensão da dinâmica das sociedades coloniais a partir dos conteúdos das relações entre indivíduos e grupos em sociedade.

2011 - 2011

B2W - Companhia Global do Varejo

Vínculo: Pleno, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.