Jéssica Caroline Godoi

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Processos educativos em um terreiro de Candomblé de Uberaba-MG: um estudo etnográfico,Orientador:
Joana Célia dos Passos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Candomblé; Processos educativos não escolares; Pedagogias decoloniais; Crianças; Etnografia.

Graduação interrompida em 2017 em Pedagogia

2016 - Interrompido

Universidade Federal de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

2011 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Ciências Sociais

2011 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Processos Tecnicamente Mediados de Associação. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Sociologia. , Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Portugal.

2010 - 2010

Perspectivas de abordagem de cotidiano nas CS. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Paulo Freire: o acadêmico militante. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Laudos Antropológicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Arte e Dinheiro: Gerg Simmel em Perspectiva. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

O Negro no Pensamento Social Brasileiro. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Troca de Axé: Considerações acerca do trânsito entre linhagens religiosas em um terreiro de Candomblé de Uberaba - MG. 2014. (Congresso).

Seminário: Religiões e Religiosidades no Mundo Contemporâneo.Troca de Axé: Considerações acerca do trânsito entre linhagens religiosas em um terreiro de Candomblé de Uberaba - MG. 2013. (Seminário).

XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Troca de Axé: Considerações acerca do trânsito entre linhagens religiosas em um terreiro de Candomblé de Uberaba - MG. 2013. (Congresso).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

Conferência Internacional Sobre Políticas Públicas de Envelhecimento. 2012. (Encontro).

Historia Comparada de la educación latinoamericana: objetos comunes en configuraciones diferentes. 2011. (Encontro).

1º Seminário Temático de Antropologia e Saúde. 2010. (Seminário).

Feira de Profissões. 2010. (Outra).

XII Jornada de Ciências Sociais. 2010. (Outra).

XV Enapet.A luta pela vida: O conhecimento do cotidiano das famílias das crianças atendidas pela ONG Cáritas de Marília-SP.. 2010. (Encontro).

1º Seminário Perspectivas nas Ciências Sociais. 2009. (Seminário).

33º Encontro Anual da ANPOCS. 2009. (Encontro).

IX Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste "Desafios da Indissociabilidade". 2009. (Encontro).

Palestra "Cultura, Imagem e Sociedade". 2009. (Outra).

Primeiro Café das Ciências Sociais: Mídia e Violência. 2009. (Outra).

Roda de Literatura: Em torno de José Saramago. 2009. (Outra).

Segundo Café das Ciências Sociais: Direitos Humanos, Políticas Públicas e Juventude. 2009. (Outra).

V Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joana Cëlia dos Passos

Processos educativos em um terreiro de Candomblé de Uberaba-MG: um estudo etnográfico; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Emilia Pietrafesa de Godoi

Troca de Axé: considerações acerca do trânsito entre linhagens religiosas em um terreiro de Candomblé de Uberaba-MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Processos educativos em um terreiro de Candomblé de Uberaba-MG: um estudo etnográfico, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe um estudo de caso dos processos educativos, especialmente das crianças, no interior do terreiro de Candomblé chamado Asè Toby Odé Kole, na cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais. Tal proposta dialogará com as discussões e construções teóricas a partir dos conceitos de decolonialidade, interculturalidade e pedagogias decoloniais. Visa trabalhar questões que compreendem a pluralidade cultural do nosso país, as diferenças e as alteridades possibilitando uma estratégia de valorização da diversidade das Culturas Afro-Brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jéssica Caroline Godoi - Coordenador / Joana Célia dos Passos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Troca de Axé: Considerações acerca do trânsito entre linhagens religiosas em um terreiro de Candomblé de Uberaba - MG, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar um processo de ?Troca de Axé? em um terreiro de Candomblé chamado Asè Toby Odé Kole na cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais. Sendo o candomblé uma religião que veio se adaptando ao meio em que está inserida, a troca de axé passa a ser uma representação de defesa da cultura afro-brasileira por possibilitar uma continuidade de suas práticas mesmo após rupturas que se dão a partir de conflitos que dividem posturas e famílias de santo. Com isso, a proposta é de analisar este específico caso buscando compreensões mais profundas sobre essa mudança de linhagem, suas implicações no interior do grupo assim como os reflexos desse processo em um aspecto mais externo, observando relações de poder com demais terreiros do município e também com órgãos oficias da cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jéssica Caroline Godoi - Coordenador / Emília Pietrafesa de Godoi - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Cidade Universitária, Distrito de Barão Geraldo, 13086-970 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35212121, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional