Bianca Della Líbera da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes, Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant, onde é Coordenadora de educação a Distância. Tem interesse de pesquisa em comunicação e saúde na deficiência visual mediada por tecnologias digitais da informação e comunicação e na formação de professores para uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de pessoas com deficiência visual.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde

2014 - 2018

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais
Claudia Jurberg. Palavras-chave: comunicação e saúde; promoção da saúde; cidadania; mídias sociais; deficiência visual.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde

2010 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz
Título: O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades baseadas na educação ambiental crítica,Ano de Obtenção: 2013
Claudia Jurberg.Palavras-chave: Educação Ambiental; internet; análise de conteúdo; representações sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação ambiental. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Educação e Tecnologias: Gestão da Educação a Distância

2019 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Especialização em Educação Ambiental

2005 - 2006

Universidade Candido Mendes
Título: Educação Ambiental na Internet: identificação de diferentes abordagens de Educação Ambiental em páginas da web de maior relevância para o tema segundo sites de busca
Orientador: Carla Figueira de Souza

Especialização em Ensino de Língua Inglesa

2002 - 2003

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Why do students have difficulties using a bilingual dictionary to write compositions?
Orientador: Maria Isabel Cunha

Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para professores da Educação Básica

2018 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O uso de tirinhas com audiodescrição em atividades interdisciplinares nos anos finais do ensino fundamental. Ano de finalização: 2019

Graduação em Ciências Biológicas

1997 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Compl. Pedag. para o Magist. de Língua Inglesa

2000 - 2000

Universidade Gama Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Audiodescrição. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2018 - 2019

Qualidade de Cursos em Educação a Distância. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2019

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2019

Educação a Distância. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Programação NXT- MINDSTORMS. (Carga horária: 12h). , Zoom Education for Life, ZOOM, Brasil.

2015 - 2015

Aspectos Educacionais na Surdocegueira. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2015 - 2015

Prancha Fácil. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Produção de Material Especializado. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2015 - 2015

Programas de informática para deficiência visual. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2015 - 2015

Iniciação ao Braille. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2015 - 2015

Baixa Visão. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Mídias na Educação. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: deficiência visual.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Assistiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MELLO, M.N. ; DELLA LÍBERA, B. . II Colóquio Múltiplos Olhares sobre a Surdocegueira: Criando e Fortalecendo Laços. 2018. (Outro).

MELLO, M.N. ; DELLA LÍBERA, B. . Colóquio Múltiplos olhares sobre a surdocegueira: A síndrome de Usher. 2017. (Outro).

DELLA LÍBERA, B. ; MELLO, M.N. ; SILVA, V. F. . Campanha Branco e Vermelho: conscientizando sobre a surdocegueira. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Colóquio da AFIRSE.O papel do Braille em diferentes suportes no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual. 2017. (Outra).

XXIV Colóquio da AFIRSE.Experimentando uma comunidade de prática com estudantes com deficiência visual do ensino fundamental. 2017. (Outra).

XXIV Colóquio da AFIRSE.A formação continuada de professores da educação especial: a busca de estratégias para lidar com os novos desafios do cotidiano escolar. 2017. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. O uso do Dosvox no laboratório de informática educativa do IBC. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Estudantes cegos e com baixa visão nas redes sociais: apropriação dos ambientes virtuais pelos deficientes visuais. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Software para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Coordenação do Grupo de Trabalho Temático Deficiência Visual: Políticas e Práticas na Educação Especial e Inclusiva. 2016. (Congresso).

II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Bate papo no WhatsApp como veículo de discussão de questões de interesse de adolescentes com deficiência visual. 2016. (Congresso).

III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (ENECiências).O que se fala sobre educação ambiental na internet. 2012. (Encontro).

V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. O que é meio ambiente? Respostas de alunos do 6 ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O que se fala sobre educação ambiental na internet. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elaine Luiz de Carvalho

RODRIGUES, G. C.; VASCONCELLOS, R. F. R. R.;DELLA LÍBERA, B.; FRANCA, M. B.. Material de apoio tátil-auditivo para o ensino de Química: Um recurso eletrônico e computacional de áudio para alunos cegos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Barbara Cristina Alves Silveira

Rocha, Ana Regina Cavalcanti; Travassos, Guilherme Horta; REINEHR, S. S.;DELLA LÍBERA, BIANCA. Avaliação da Acessibilidade de Pessoas com Deficiência Visual em Produtos de Software. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Antônio de Carvalho Pinto

DELLA LÍBERA, B.; CAMINHA, V. L. P. S.; CABRAL, L. M.. Produção de material didático digital especializado para o ensino de deficientes visuais na perspectiva da educação inclusiva: adaptação da cartilha. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elaine Luiz de Carvalho

RODRIGUES, G. C.;DELLA LÍBERA, BIANCA; FRANCA, M. B.; VASCONCELLOS, R. F. R. R.. Material de apoio tátil-auditivo para o ensino de Química: Um recurso eletrônico e computacional de áudio para alunos cegos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Camila Almeida dos Santos

AGRELLOS, R.;DELLA LÍBERA, B.; LIMA, I. V.. Levantamento bibliográfico sobre a utilização de modelos didáticos das disciplinas ciências e biologia no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

COUTINHO, C. M. L. M.; GOLDBACH, T.C.; FONSECA, G. R. S.; SILVA, W. S.; MEIRELLES, R. M. S.. O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades escolares baseadas na educação ambiental crítica. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz.

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

COUTINHO, CLÁUDIA M. L. MELO; SACRAMENTO, I. P.; ALMEIDA, C. S.. Todo professor tem de ir aonde o aluno está: estudantes deficientes visuais discutindo saúde nas redes sociais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz.

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

COUTINHO, C. M. L. M.; LOPES, R. M.. Todo professor tem de ir aonde o aluno está: estudantes deficientes visuais discutindo o ambiente nas redes sociais (Seminário de resultados de acompanhamento de projeto). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz.

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

COUTINHO, C. M. L. M.; DE-LA-ROCQUE, L. R.. Educação ambiental: tudo junto e misturado ou cada coisa em seu lugar?. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino Em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz.

Tânia Goldbach

COUTINHO, C.M.L.M;GOLDBACH, T.; FONSECA, G.R.S. O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades escolares baseadas na educação ambiental crítica. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Wagner Seixas da Silva

DA-SILVA, W. S.. O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades escolares baseadas na educação ambiental crítica. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Silva, Bianca Della Libera; Souza, Carla F.;LIMA, Jacqueline G. S.. Educação Ambiental na Internet: identificação de diferentes abordagens de educação ambiental em páginas da web de maior relevância. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação "Educação em ação") - Universidade Candido Mendes.

João Ricardo Melo Figueiredo

FIGUEIREDO, João Ricardo Melo; COUTINHO, C. M. L. M.; SACRAMENTO, I.; ALMEIDA, C. S.. Um Mundo Sem Barreiras: Estudantes com Deficiência Visual Discutindo Saúde nas Mídias Sociais. 2018. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carla da Silva Almeida

COUNTINHO, C. M. L. M.; SACRAMENTO, I. P.;ALMEIDA, CARLA; FIGUEIREDO, J. R. M.; MONTEIRO, S. S.. Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutem saúde nas mídias sociais. 2018. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carla da Silva Almeida

ALMEIDA, CARLA; COUNTINHO, C. M. L. M.; SACRAMENTO, I. P.. Todo professor tem de ir aonde o aluno está: estudantes deficientes visuais discutindo saúde nas redes sociais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Igor Pinto Sacramento

JURBERG, C.;SACRAMENTO, Igor; ALMEIDA, C. S.; COUTINHO, C. M. L. M.; FIGUEIREDO, J. R. M.. Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais. 2018. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Igor Pinto Sacramento

JURBERG, C.; COUTINHO, C. M. L. M.;SACRAMENTO, Igor; ALMEIDA, C. S.. ?Todo professor tem de ir aonde o aluno está?: estudantes deficientes visuais discutindo saúde nas redes sociais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Jurberg

O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com o conteúdo de websites e a influência de atividades escolares baseadas na educação ambiental crítica; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Claudia Jurberg;

Claudia Jurberg

Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais; 2018; Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Claudia Jurberg;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; JURBERG, CLAUDIA . Communities of practice on WhatsApp: A tool for promoting citizenship among students with visual impairments. British Journal of Visual Impairment , p. 026461961987483, 2019.

  • DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 17, p. 1, 2017.

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; JURBERG, CLAUDIA . Teenagers with visual impairment and new media: A world without barriers. British Journal of Visual Impairment , v. 35, p. 247-256, 2017.

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . Ei, aluno do 6º ano: para você, o que é meio ambiente?. REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL , v. 15, p. 149-170, 2013.

  • CARVALHO JUNIOR, A.F.P. (Org.) ; DELLA LÍBERA, BIANCA (Org.) ; GOMES, Marcia de Oliveira (Org.) . Para além do olhar: políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 235p .

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; SILVA, V. F. . Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência visual. In: Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de; Della Líbera, Bianca; Gomes, Marcia de Oliveira. (Org.). Para além do olhar: políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 133-152.

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . Bate papo no WhatsApp como veículo de discussão de questões de interesse de adolescentes com deficiência visual. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande/PB. Anais do II CINTEDI, 2016. v. 1.

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . O que se fala sobre educação ambiental na internet. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente (ENECiências), 2012, Niterói. Anais III ENECiências, 2012.

  • DELLA LÍBERA, B. . O que se fala sobre educação ambiental na internet. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011.

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . Estudantes cegos e com baixa visão nas redes sociais: Apropriação do ambiente virtual pelos deficientes visuais. In: Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marília/SP. Anais do I Congresso Internacional de de Educação Especial e Inclusiva, 2016.

  • SILVA, V. F. ; DELLA LÍBERA, B. . O uso do Dosvox no laboratório de informática educativa do IBC. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marília/SP. Anais do I Congresso Internacional de de Educação Especial e Inclusiva, 2016.

  • LIMA, C.A.B. de ; ANDRADE, G.O. ; CARVALHO JUNIOR, A.F.P. ; DELLA LÍBERA, B. . Software para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marília/SP. Anais do I Congresso Internacional de de Educação Especial e Inclusiva, 2016.

  • GOMES, R. S. ; COSTA, P. M. S. ; ABSALAO, R. S. ; DELLA LÍBERA, B. . Moluscos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. p. 62-62.

  • DELLA LÍBERA, B. ; ABSALAO, R. S. . Notas sobre a família Aglajidae (Opisthobranchia, Cephalaspidae). In: XVI Encontro Brasileiro de Malacalogia, 1999, Recife. Programas e Resumos do XVI Encontro Brasileiro de Malacalogia, 1999. p. 116-116.

  • FORTES, R. R. ; DELLA LÍBERA, B. ; ABSALAO, R. S. . Plactotrofia e a extensão da distribuição geográfica de moluscos da região de Salvador/BA até o Cabo de São Tomé/RJ. In: XVI Encontro Brasileiro de Malacalogia, 1999, Recife. Programa e Resumos do XVI Encontro Brasileiro de Malacalogia, 1999. p. 115-115.

  • FORTES, R. R. ; DELLA LÍBERA, B. ; ABSALAO, R. S. . Padrões biogeográficos e de riqueza de espécies de moluscos da região de Salvador/BA até o Cabo de São Tomé/RJ. In: XVI Encontro Brasileiro de Malacalogia, 1999, Recife. Programa e Resumos do XVI Encontro Brasileiro de Malacalogia, 1999. p. 115-116.

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; JURBERG, CLAUDIA . Compreender para atuar: o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participantes de pesquisa com deficiência visual. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE) , 2019.

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . Educação e Tecnologia Assistiva: experiências de trabalhos educativos com pessoas com deficiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . Processos de interação e comunicação na surdocegueira e deficiência múltipla. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . Oficina de Introdução à Tecnologias Digitais para Deficiência Visual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; SILVA, V. F. . Oficina Adaptações digitais para a pessoa com deficiência visual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; SILVA, V. F. . Tecnologias Educacionais para a Deficiência Visual: experiências pedagógicas e formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . Acessibilidade Comunicacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . Acessibilidade Instrumental e Estrutural: Superando barreiras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . Oficina Recursos e adaptações digitais para pessoas com deficiência visual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, M.N. ; DELLA LÍBERA, B. . A formação continuada de professores da educação especial: a busca de estratégias para lidar com os novos desafios do cotidiano escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. ; MELLO, M.N. . O papel do Braille em diferentes suportes no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . Experimentando uma comunidade de prática com estudantes com deficiência visual do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . O papel da tecnologia assistiva na surdocegueira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva para Baixa Visão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA ; MELLO, M.N. . Deafblindness connecting people on Facebook. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . Estudantes cegos e com baixa visão nas redes sociais: Apropriação do ambiente virtual pelos deficientes visuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DELLA LÍBERA, B. ; JURBERG, C. . Bate papo no WhatsApp como veículo de discussão de questões de interesse de adolescentes com deficiência visual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Informática Educativa e Tecnologia Assistiva no trabalho pedagógico junto a alunos com deficiência visual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELLA LÍBERA, B. . Tópicos de Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DELLA LÍBERA, BIANCA . 'Todo professor tem de ir aonde o aluno está?: estudantes do Instituto Benjamin Constant discutindo o ambiente nas redes sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELLA LÍBERA, B. ; DELLA LIBERA, B ; JURBERG, C. . V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DELLA LÍBERA, B. . O que se fala sobre educação ambiental na internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DELLA LÍBERA, B. . O que se fala sobre educação ambiental na internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DELLA LÍBERA, BIANCA ; SILVA, V. F. . Tecnologias educacionais para a deficiência visual: experiências pedagógicas e formação de professores. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DELLA LÍBERA, BIANCA . Surdocegueira Brasil. 2018; Tema: surdocegueira. (Rede social).

DELLA LÍBERA, BIANCA . Surdocegueira Brasil. 2017; Tema: Surdocegueira. (Rede social).

DELLA LÍBERA, BIANCA . Surdocegueira Brasil. 2016; Tema: Surdocegueira. (Rede social).

DELLA LÍBERA, BIANCA . Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva com Ênfase na Deficiência Visual. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELLA LÍBERA, BIANCA . VIII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. 2019. (Avaliação ad hoc).

DELLA LÍBERA, BIANCA . Tecnologias Educacionais para a Deficiência Visual: experiências pedagógicas e formação de professores. 2019. (Palestra).

DELLA LÍBERA, BIANCA ; SILVA, V. F. . Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas à Deficiência Visual. 2018. .

DELLA LÍBERA, BIANCA ; SILVA, V. F. . Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva com Ênfase na Deficiência Visual. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva com ênfase na Deficiência Visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na área da Deficiência Visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Programas de Informática na Área da Deficiência Visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELLA LÍBERA, B. ; SILVA, V. F. . Informática Educativa e Tecnologia Assistiva com ênfase na deficiência visual. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Exercícios de ver e não ver: Professores de pessoas com deficiência visual e uso de tecnologias, Descrição: Este projeto visa a criação e o oferecimento de cursos de formação continuada a distância na temática da deficiência visual para professores e demais profissionais da educação que atendam estudantes com deficiência visual. Os cursos apresentarão experiências bem-sucedidas do uso de tecnologias no processo educacional de pessoas com deficiência visual, como ferramentas de inclusão social e participação cidadã. Esperamos que as ações propostas alcancem aqueles profissionais que não podem participar de ações presenciais, mas necessitam de formação continuada para que suas práticas pedagógicas sejam verdadeiramente inclusivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Della Líbera da Silva - Coordenador / Vanessa França da Silva - Integrante / Jorge Fiore de Oliveira Junior - Integrante / Thalita Helena Nilander Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Um mundo sem estigmas e sem barreiras: o que podemos fazer a mais pela divulgação em câncer?, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Jurberg em 01/04/2019., Descrição: Descrição: Nos últimos 15 anos, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem empreendido uma série de estudos sobre a temática câncer na mídia tradicional e nas mídias sociais para, diante dos resultados encontrados, propor novas formas de abordar o tema junto, principalmente, ao público-alvo jovem. O objetivo desta proposta é dar continuidade aos nossos estudos sobre a temática câncer nas mídias sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, adaptar os cinco vídeos de animação sobre fatores de risco associados ao câncer, a criação de um aplicativo de celular em estilo de jogo RPG, também sobre a temática câncer, adaptado para cegos e tentar viabilizar a itinerância da ExpoCâncer. Utilizaremos métodos mistos para estudos da temática câncer nas mídias sociais e, para a adaptação dos nossos produtos para os jovens cegos e de baixa visão, procuraremos parcerias de empresas especializadas. Com os resultados alcançados, acreditamos que o Núcleo de Divulgação estará ofertando materiais lúdicos acessíveis para abordar a temática câncer por diferentes instituições do país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Della Líbera da Silva - Integrante / Claudia Jurberg - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    O uso de tecnologia na deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla, Descrição: Avaliar o impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Della Líbera da Silva - Coordenador / Vanessa França da Silva - Integrante / Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior - Integrante / Marcia Noronha de Mello - Integrante / Anderson de Oliveira Vallejo - Integrante / Jorge Fiore de Oliveira Junior - Integrante., Número de produções C, T & A: 11

  • 2015 - 2018

    Todo professor tem de ir aonde o aluno está: estudantes deficientes visuais discutindo saúde nas redes sociais, Descrição: Avaliar o impacto das redes sociais no engajamento público de estudantes cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant em questões sobre saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Della Líbera da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, Fiocruz.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério da Educação, Instituto Benjamin Constant. , Avenida Pasteur - 350/368, Urca, 22290255 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 34784527, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Instituto Benjamin Constant

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Editorial da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa.

    • 02/2019

      Direção e administração, Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Coordenadora de Educação a Distância.

    • 05/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Estruturação da Extensão no Instituto Benjamin Constant.

    • 10/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Reestruturação do Atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão.

    • 12/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Projetos Multidisciplinares - Informática Educativa

    • 07/2016 - 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Subcomissão responsável pela regulamentação da progressão para professor titular.

  • 2003 - 2014

    Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 32

    Atividades

    • 12/2003 - 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências