Leila Mezan Algranti

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo . Atualmente é professora titular de História do Brasil na Universidade Estadual de Campinas, Pesquisadora nivel 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico . Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas da história cultural: escravidão, história dos livros e da leitura, alimentação, vida religiosa no Brasil colônia e estudos de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1989 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: Honradas e Devotas, Mulheres da Colônia (estudo sobre a condição feminina através dos conventos e recolhimentos da Colônia), 1750-1822
Fernando A Novais. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: colônia condição feminina recolhimentos conventos.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Outros Setores.

Mestrado em História Social

1981 - 1983

Universidade de São Paulo
Título: O feitor ausente - estudo sobre a escravidão urbana no Rio de Janeiro, 1808-1821,Ano de Obtenção: 1983
Fernando A Novais.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: colônia escravidão Brasil Rio de Janeiro.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Outros Setores.

Graduação em Licenciatura Plena Em História

1974 - 1975

Universidade de São Paulo

Graduação em Bacharelado Em História

1972 - 1975

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1980 - 1981

The Atlantic in Morden History. , University College Cardiff, UCC, Grã-Bretanha.

1980 - 1980

Literatura Africana Contemporânea. , University College Cardiff, UCC, Grã-Bretanha.

1980 - 1980

Art in 17th. Century. , University College Cardiff, UCC, Grã-Bretanha.

1980 - 1980

Slaves Systems and Race Relations in the Americas. , University College Cardiff, UCC, Grã-Bretanha.

1979 - 1979

Caribbean Societies. , University of London, UL, Inglaterra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALGRANTI, L. M. ; RODRIGUES, A. C. ; Asfora, Wanessa ; Abrahão, E. . II Seminário Internacional de História da Alimentação e Cultura Material. 2017. (Congresso).

ALGRANTI, L. M. . Seminário Internacional Alimentação: história, gênero e cultura material. 2012. (Congresso).

ALGRANTI, L. M. . Primeira Jornada de História colonial na Unicamp. 2008. (Outro).

ALGRANTI, L. M. ; GANDELMAN, L. ; MEGIANI, A. P. ; FEITLER, B. . Congresso Internacional Escrita, Memória e Cultura Material: formas de transmissão da cultura letrada no império português. 2006. (Congresso).

ALGRANTI, L. M. ; SOUZA, L. M. E. ; LARA, S. H. ; Kantor, I ; Trevisan, MJ . Da América portuguesa ao Império do Brasil : História, Política e Cultura - Seminário em Homenagem a Fernando Novais. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Coloquio Diaita Luso Brasileiro de História e Culturas da Alimentação. História, criança e alimentação: dos enfoques historiográficos às práticas sociais - Brasil séculos XVIII - XX. 2019. (Congresso).

V Diaita Luso-Brasileiro em História e culturas da alimentção.A hospitalidade doméstica e a oferta de bebidas no Rio de Janeiro (1808-1824). 2018. (Encontro).

VII Encontro Internacional de História Colonial. A Arte de receber no Rio de Janeiro: refrescos, merendas e seus apetrechos de serviço.(1808-1823). 2018. (Congresso).

Encontro luso-brasileiro - O Atlântico que nos separa - perspectivas de lá e de cá.Das Comidas e das coisas :rituais de comensalidade no Rio de Janeiro (1763-1821). 2017. (Encontro).

I Colóquio de História do Abastecimento e da Alimentação na Amazõnia. À Mesa com D. João VI: artefatos, cenografia e celebração. 2017. (Congresso).

II Seminário Internacional de História da Alimentação e Cultura Material. Rituais de comensalidade na corte do Rio de Janeiro: significados e usos da prataria de mesa. 2017. (Congresso).

V Simpósio de Dificuldades Alimentares - Muito além do diagnóstico.História da Alimentação Infantil. 2017. (Simpósio).

Colóquio Internacional Comer & Ser: patrimônio material e imaterial da alimentação.Alimentação e cultura na fronteira Norte da América portuguesa (século XVIII). 2016. (Simpósio).

Colóquio Observatório da História - questões contemporâneas acerca da produção, circulação e consumo da historiografia no Brasilerca.Espaços, condições e horizontes do trabalho historiográfico. 2016. (Encontro).

Simpósio História Viva do Brasil - 50 anos de contribuições de Emilia Viotti da Costa à historiografia brasileira.Abolição e relações raciais na atualidade. 2016. (Simpósio).

VI Encontro Internacional de História Colonial. Em torno da mesa do rei: artefatos, convivialidade e celebração no Rio de Janeiro Joanino. 2016. (Congresso).

VI Encontro Internacional de História Colonial. A casa, a cozinha e o quintal: práticas sociais e o trânsito de artefatos ns mundos ibero-americanos (séculos XVII-XIX). 2016. (Congresso).

3º Colóquio DIAITA luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação.Doçaria conventual e popular. 2015. (Simpósio).

3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação.A Botica colonial: notas sobre saúde e alimentação na América portuguesa (séculos XVI-XVIII. 2015. (Simpósio).

7a Olimpíada Nacional em História do Brasil. A História da Alimentação e a historiografia da América portuguesa. 2015. (Olimpíada).

Colloque d'Histoire Brésilienne - Brésil: Muilti-Aspects.Alimentation et colonisation portugaise dans l'Amérique: circulation de produits et de savoirs. 2015. (Simpósio).

5 Encontro internacional de história colonial.Alimentação e Cultura material: das fontes seriadas ao estudo de caso (Rio de Janeiro segunda metade do século XVIII). 2014. (Encontro).

II Colóquio Cultura e Educação na América portuguesa. Educação e cultura no mundo lus-brasileiro. 2014. (Congresso).

II Colóquio Luso-Brasileiro de História da Alimentação: a Odisseia dos Sabores. A América Portuguesa: alimentação e encontros culturais. 2014. (Congresso).

II Seminário Internacional Elementos materiais da cultura e patrimônio.Notas sobre alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens. 2014. (Seminário).

II Seminário Rice - Unicamp: Terrritórios, Memórias e Identidades.Contextos Imperiais. 2014. (Seminário).

VI Congresso de História da Bahia. Rituais Festivos e alimentação no império português: Rio de Janeiro e Braga (séculos XVIII e XIX). 2014. (Congresso).

A Alimentação na História.A Alimentação na História. 2013. (Seminário).

Homenagem ao professor Carlos Roberto Antunes dos Santos.Alimentação, cultura e sociedade na América portuguesa. 2013. (Outra).

Seminário Internacional: Os Vice-Reis no Rio de Janeiro - 250 anos.Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos Vice-Reis. 2013. (Seminário).

9th European social Sciences History Conference. Daily diet and festivals? food in Portugal during the eighteenth century: the nuns of the Convento dos Remédios (Braga). 2012. (Congresso).

Corpo: Sujeito objeto.Refeições festivas e cotidianas em Portugal no século XVIII. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional Alimentação: História, Gênero e Cultura Material.Saberes culinários na botica doméstica: beberagens, elixires e mezinhas no império português. 2012. (Seminário).

1°Festival de História (fHist).A doçaria e o intercâmbio cultural no mundo luso-brasileiro. 2011. (Outra).

Ciclo de Cinema da Adunicamp.módulo: alimentação e Cinema - apresentação e debate de quatro filmes especificos. 2011. (Outra).

Indoors: spaces, families and comunities (16th-18th centuries.Sessão II. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional Elementos Materiais da cultura e Patrimônio.Artes de Mesa: espaços, rituais e objetos em São Paulo Colonial. 2011. (Seminário).

Seminário: Quotidianos Femininos:.Mulheres no Brasil Colonial: História e Historiografia. 2011. (Seminário).

Simpósio Internacional Produzindo Fronteiras: Entrecruzando escalas, povos e imp´rios na América do Sul (1640-1828).O abastecimento das tropas e as práticas alimentares na fronteira Norte da América portuguesa (segunda metade do século XVIII). 2011. (Simpósio).

XXVI Simpósio Nacional de História.À Mesa com os paulistas : saberes e práticas culinárias (séculos XVI-XIX). 2011. (Simpósio).

3° Encontro Internacional de História Colonial. As Especiarias na cozinha e na botica: notas sobre o intercâmbio de plantas e sementes com fins alimentares e medicinais no Império Português. 2010. (Congresso).

5° Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-brasileiras. Laços Culturais Transatlânticos. 2010. (Congresso).

III Seminário de História do Açúcar:.Sabores do Açúcar: receitas e sociabilidades. 2010. (Seminário).

II Seminário de História Luso-Brasileira: arte e cultura.História, cultura e vida cotidiana no Rio de Janeiro de d. João (1808-1822). 2010. (Seminário).

Seminário de Pesquisa histórica e arqueológica.História e alimentação: perspectivas paa uma análise das relações cuturais no império português (séculos XV´-XIX). 2010. (Seminário).

Seminário de Pesquisa histórica e arqueológica.Representações sobre a mulher escrava no espaço das cidades coloniais. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional Comunicação e Censura.História e Tradições Censórias. 2010. (Seminário).

Seminário Trânsitos Contemporâneos: turismo, migrações, gênero, sexo afetos e dinheiro: Nucleo de estudos de Gênero Pagu.Quarta sessão de apresentação de trabalhos. 2010. (Seminário).

II Congresso Internacional Cidade, cotidiano e poder e XVII Simpósio de Historia UFES. História e historiografia da alimentação no Brasil (séculos XVI- XIX. 2009. (Congresso).

II Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Das fontes à bibliografia: a imaginação e o trabalho do historiador. 2009. (Encontro).

II Seminário Doctorado en género Región Sur - articulación de experiencias: Brasil, Argentina, uruguay y chile- comié Académico de Género AUGM.Estado Actual de los intercambios interuniversitarios. 2009. (Seminário).

Colóquio Internacional Economia e Colonização na Dimensão do Império português. Elites Patrimoniais: fortunas e trajetórias. 2008. (Congresso).

Colóquio luso-brasileiro - Bicentenário da transferência da corte portuguesa para o Brasil. O Consumo de bebidas e os espaços de sociabilidade no Rio de Janeiro de D. João. 2008. (Congresso).

Colóquio Portugal, Brasil e a Europa Napoleônica.A corte no Brasil. 2008. (Simpósio).

Congresso Internacional 1808: A corte no Brasil. Impressão, circulação de livros e cultura política. 2008. (Congresso).

Seminário de Estudos sobre Museus - Centro de Memória - Unicamp.Alimentação e Cultura Imaterial. 2008. (Seminário).

Universidade de Portas Abertas.FAzer História na Unicamp - O Curso de história e o ofício do historiador. 2008. (Outra).

XXVIII Encontro Associação Portuguesa de História Econômica e Social.Fashion and Consumption in Early Modern Europe. 2008. (Encontro).

XXVIII Encontro da Associação Portuguesa de História Economica e Social - Consumo e Cultura Material da Idade Média ao Presente.Notas sobre a mesa da Casa REal portugeusa no reinado de D. josé I. 2008. (Encontro).

Ciclo de Workshops do CIES /ISCTE , Lisboa.Alimentação e colonização na América portuguesa. 2007. (Oficina).

Colóquio Internacional Constituições Primeiras do Arcebispado da BAhia - 300 anos. ?Dias gordos? e dias magros?: calendário religioso e práticas alimentares cristãs na América portuguesa Setecentista. 2007. (Congresso).

Homenagem à comunidade luso-brasileira de São Carlos.Doçaria e Sociabilidade no Brasil Colonial. 2007. (Outra).

I Colóquio de história e Cultura da Alimentação: Saber &Sabor - História, Comida, Identidade. Historiografia da Alimentação. 2007. (Congresso).

Semana de Estudos da Filosofia.Escravidão Africana nas Cidades Coloniais. 2007. (Encontro).

Seminário do Centro de História da Cultura ? Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Gosto e interesses de leitura nas principais cidades coloniais do Brasil. 2007. (Seminário).

52° Congresso Internacional de Americanistas. Biografias e autobiografias de mulheres exemplares: os escritos de consciência de Madre Jacinta de São José e as práticas religiosas femininas no Brasil. 2006. (Congresso).

Colóquio Internacional: Escrita, Memória e Vida Material - formas de transmissão da cultura letrada no Imperio Português (séculos XVI-XIX). Bebida dos deuses: técnicas de fabricação e utilização do chocolate no Império português. 2006. (Congresso).

Encontro do Projeto Temático FAPESP Gênero, Corporalidaes.Gênero e Corporalidades. 2006. (Encontro).

II Encontro de Pós-graduação do IFCH.II Encontro de Pós-graduação do IFCH. 2006. (Encontro).

Livros e leitores na corte de D.João VI.Colóquio Internacional Música e Cultura na Corte de D.João VI. 2006. (Encontro).

Seminário Imigração Portuguesa: trabalho, militância e herança.Doçaria luso-brasileira. 2006. (Seminário).

VIII Seminário de Pós-Graduação em História Social.Mesa 12. 2006. (Seminário).

Ciclo de Palestras Imagens do Feminino.Reclusão e exibição: o enclausuramento das mulheres e as representações de seus corpos (América portuguesa - sec XVII-XVIII). 2005. (Encontro).

Ciclo de palestras sobre o Acervo Ernani Silva Bruno.Costumes Equipamentos e Objetos no Acervo Ernani Silva Bruno do Museu da Casa Brasileira. 2005. (Encontro).

I Congresso Internacional de História: Territórios, Culturas e Poderes. Circulação e posse de livros religiosos no Rio de Janeiro (1808-1821). 2005. (Congresso).

I International Congress of female slavery, orphanage and poverty in the portuguese colonial empire (16th-20th centuries). Conventos e Recolhimentos no império luso-brasileiro: um estudo comparativo sobre as práticas religiosas das mulheres reclusas (séculos XVII e XVIII). 2005. (Congresso).

I Seminário de História do Açúcar --Canaviais, Engenho e Açúcar: história e cultura material.Açúcar e Alimentação: A doçaria e a arte de bem receber no império luso-brasileiro (séculos XVI - XIX). 2005. (Seminário).

Páginas de Sedução e devoção: gênero e história social do livro e da leitura.Páginas de Devoção. 2005. (Seminário).

Seminário do Núcleo de Cultura: Projeto Temático Fapesp: Dimensões do Império Português: Investigação sobre as Estruturas e Dinâmicas do Antigo Sistema Colonial.A doçaria luso-brasileira: um estudo de história da alimentação. 2005. (Seminário).

Aula inaugural do Mestrado em História - UFU.Livros e Leituras no Brasil Colonial: considerações sobre a história da leitura. 2004. (Outra).

III Seminário Internacional sobre a História do Açúcar. Os livros de receitas e a transmissão da arte luso-brasileira de fazer doces (séculos XVII ?XIX). 2004. (Congresso).

XVII Encontro Regional da ANPUH.O lugar da Alimentação na história:coordenadora da sessão. 2004. (Encontro).

XVII Encontro Regional da ANPUH.?Os doces na culinária luso-brasileira: da cozinha dos conventos à cozinha da casa?brasileira? séculos XVII a XIX?. 2004. (Encontro).

Da América portuguesa ao Império do Brasil : História, Política e Cultura - Seminário em Homenagem a Fernando Novais.: Os livros de receitas e a transmissão da arte luso-brasileira de fazer doces (séculos XVII-XIX). 2003. (Encontro).

Encontro sobre bolsas PDEE - CAPES.Bolsas PDEE no IFCH -UNICAMP. 2003. (Encontro).

Simpósio Drogas e Alcool na História do Brasil.Aguardente de cana e outras aguardentes: por uma história da produção e do consumo de aguardente na América portuguesa. 2003. (Simpósio).

Terzo Congresso da Società Italiana delle Storiche. La vie religieuse féminine dans l?empire luso-brésilien: experiences de lecture et d?ecriture des femmes récluses (XVIIe. Et XVIIIe. Siècles). 2003. (Congresso).

Colóquio internacional Desafios da Comparação: Familia, Mulheres e Gênero em Portugal e no Brasil. Conventos e recolhimentos em Portugal e na América Portuguesa: um estudo comparativo sobre as instituições de reclusão femininas (séculos XVII e XVIII). 2002. (Congresso).

XII Reunião anual da SBPH.A hierarquia social e a doçaria luso-brasileira. 2002. (Simpósio).

XVI Encontro Regional da ANPUH. Governabilidade no Império luso-brasileiro (GT Modos de Governar) - Coordenadora da sessão. 2002. (Congresso).

XVI Encontro Regional da ANPUH. Debatedora do trabalho: A Academia dos Renascidos e os modos de governar a América portuguesa em meados do século XVIII.. 2002. (Congresso).

XVI Encontro Regional da ANPUH. Homens de talento e de poder: os censores na corte joanina. 2002. (Congresso).

Congresso Regaste & Agenda do Milênio. Propostas de realizações conjuntas Brasil - Portugal para a Agenda do Milenio. 2001. (Congresso).

XXI Reunião Anual da SBPH.Escritura feminina no Brasil colonial: os arquivos eclesiásticos e a relação das mulheres com a palavra escrita. 2001. (Encontro).

Colóquio Internacional - De Cabral a Pedro I.A higiografia e o ideal da santidade feminina: o impacto da leitura de vidas de santas nos conventos femininos da América Portuguesa. 2000. (Outra).

Colóquio Internacional Memória e (Res)Sentimento - Indagações sobre uma questão de sensível.Mulheres reclusas: conformismo ou opção política?. 2000. (Outra).

Encontro Brasil Lembrança: imagens e invenções.Censura de livros e de idéias no Brasil. 2000. (Encontro).

International Conference on Colonial Saints: hagiography and the cults of saints in the américas 1500 - 1800. Female Hagiograpy in Late Colonial Brazil: The Self Writings of Soror Jacinta de S. José. 2000. (Congresso).

Ciclo de debates : Códigos e Leis o Controle dos Comportamentos.Senhoras de si: sociabilidade e poderes femininos nas instituições de reclusão femininas no fim do eríodo colonial. 1999. (Outra).

III Encontro de História da UFF - Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil.História e colonização: caminhos e interpretações possíveis. 1999. (Encontro).

Seminário Internacional: D. João VI um Rei Aclamado no Brasil.Os bastidores da censura na Corte de D. João: disputas por honra e prestígio no exercício do poder. 1999. (Seminário).

Colóquio Internacional: Sexualidade, Família e Religião na Colonização do Brasil.Leituras e leitores no Brasil colonial: interpretações em torno de um livro de moral. 1998. (Outra).

I Seminário Internacional sobre Fontes Docuumentais para a História Colonial.Historiografia Colonial. 1998. (Seminário).

Primeiro Seminário de Pesquisa Histórica.A honra feminina e as instituições assistenciais para mulheres no Brasil e em Portugal. 1998. (Seminário).

XIV Encontro Regional de História (ANPUH).A justiça eclesiástica ea Pastoral tridentina em São Paulo e Minas Gerais no Período Colonial. 1998. (Encontro).

XIV Encontro Regional de História (ANPUH).Trajetória individuais, estratégias sociais e religiosas na São Paulo colonial. 1998. (Encontro).

XIV Encontro Regional de História (ANPUH).Jacinta de S. José: trajetórias de individuais, leituras empreendidas ea imagem de santidade feminina. 1998. (Encontro).

XVIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Recolhimentos femininos no Brasil e em Portugal: perspectivas para um estudo comparativo. 1998. (Congresso).

Colóquio Minorias Silenciadas - Direitos Humanos no Limiar do Século XXI.Política, Religião e Moralidade: A Censura de Livros no Rio de Janeiro de D. João.. 1997. (Simpósio).

IV Conferência da Brasilian Studies Association (Brasa).O Brasil em Questão: identidades e independência no início do século XIX. 1997. (Outra).

IV Conferencia da Brazilian Studies Association (Brasa). Leituras religiosas no Brasil colonial. 1997. (Congresso).

XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.Conflitos entre os 'homens bons' do Paço do Rio de Janeiro de D. João. 1997. (Encontro).

10º Colóquio Internacional Brasil: Escravidão e Colonização.A escravidão no cotidiano das instituições de reclusão femina no sudeste do Brasil. 1996. (Simpósio).

10º Congresso de Leitura do Brasil - Encontro Interno Memória de Leitura. História e Literatura. 1995. (Congresso).

10º Congresso de Leitura do Brasil - Encontro Interno Memória de Leitura. A leitura Religiosa e a biblioteca de uma mística brasileira do século XVIII. 1995. (Congresso).

Seminário Multidisciplinar Circa 1500.Christine de Pizan e a educação feminina. 1995. (Seminário).

Congresso Internacional: Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz. Livros de devoção e a religiosa perfeita. 1994. (Congresso).

Congresso Internacional: O Rosto Feminino da Expansõa Portuguesa. À Sombra dos sírios: o cotidiano das mulheres reclusas no Brasil colonial. 1994. (Congresso).

Simpósio Mariana Trezentos Anos: Um balanço da produção historiográfica.Os Bispos de Mariana e o recolhimento das Macaúbas. 1994. (Simpósio).

XII Encontro Regional de História, Cultura, Memória, Poder. Histórias e Memórias Femininas: uma reflexão metodológica. 1994. (Congresso).

XII Encontro Regional de História - Cultura, Memória, Poder.Religião e Religiosidade. 1994. (Encontro).

Conferência: Departamento de História da Unesp.A história social da Colônia e o trabalho com as fontes. 1993. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de História Econômica. Os ofícios urbanos e os escravos ao ganho no Rio de Janeiro colonial. 1993. (Congresso).

XVII Simpósio Nacional de História.Educação feminina; vozes dissonantes no século XVIII e a prática colonial. 1993. (Simpósio).

Ciclo: Tendências da Historiografia Contemporânea.Mulher e historiografia da colônia. 1992. (Outra).

Congresso Internacional "El Monacato Femenino, Espanha, Portugal y América". Vida religiosa feminina no Brasil colonial (1750 - 1822). 1992. (Congresso).

XI Encontro Regional de História "Américas 92: Raízes e Trajetórias".Mulheres enclausuradas no Brasil colônia (1750-1822). 1992. (Encontro).

IV International Interdisciplinary Congress on Women. Cloistered Women in Late Colonial Brazil. 1990. (Congresso).

Colóquio 1789 Sombras e Luzes.Mulheres, herdeiras do século XVIII. 1989. (Outra).

I Colóquio de Pesquisadores do Museu Nacional da Casa Brasileira.Trabalho e Festa: o cotidiano do negro no Rio de Janeiro. 1988. (Outra).

Simpósia : Histórias de Liberdade: Escravos e Cidadãos do Mundo Moderno.Imagens sobre a mulher escrava no cotidiano do Rio de Janeiro. 1988. (Simpósio).

Simpósio Intrnacional Sobre Escravidão.Mulher escrava e criminalidade no Rio de Janeiro. 1988. (Simpósio).

Tribunal Winnie Mandela.O trabalho escravo feminino. 1988. (Outra).

Encontro Regional da Associação Nacional dos Professores Universitários de História.O limite urbano e a liberdade do escravo. 1986. (Encontro).

Colóquio Foucault.'Vigiar e Punir' no Rio de Janeiro de D. João. 1985. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Arquivologia. Os registros da polícia e seu aproveitamento para a história social do Rio de Janeiro. 1982. (Congresso).

Encontro do Museu da casa Brasileira.Gilberto Freyre e a obra Sobrados e Mucambos. 1979. (Encontro).

Encontro do Museu da Casa Brasileira.A Rede de Dormir. 1976. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ilnar Claudia Lopes Pinheiro

ALGRANTI, L. M.; PILLA, M. C.; SANTOS, M. J. A.. A Macaxeira à mesa no Ceará: do silêncio à presença. 2019. Dissertação (Mestrado em Alimentação fontes, cultura e sociedade) - Universidade de Coimbra.

Aluno: Gabriela Berthou de Almeida

Boto, C; LIS, I.;ALGRANTI, L. M.. Jogos de poderes: o Seminário de Mariana como espaço de disputas pol´ticas, religiosas e educacionais. (1821-1835). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Verônica Perez Fallabriano

Torrão, Amilcar;ALGRANTI, L. M.. Guarda d'imparentarti con buoni cittadini": a celebrração do matrimônio na alta sociedade florentina do Quattrocento. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Wilton Nascimento Guerra

Bruno, Cristina; BARBUY, H.;ALGRANTI, L. M.. O Projeto Ernani Silva Bruno: uma discussão sobre as bases de criação, implantação e gestão do Museu da cAsa Brasileira (1970-1979). 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luca Palmesi

VILLALTA, L. C.; PEIXOTO, M. C.;ALGRANTI, L. M.. Saber e sabor: corpo, medicina e cozinha na obra de Francisco da Fonseca Henriques. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Peraza Mendes

LARA, S.; Raminelli, R;ALGRANTI, L. M.. O Serviço de armas nas guerras contra Palmares: expedições, soldados e mercês (Pernambuco, segunda metade do século XVII). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rossana Agostinho Nunes

NEVES, G. P.; Barata, Alexandre;ALGRANTI, L. M.. Nas sombras da libertinagem: política, religião e racionalismo em Portugal na trajetória de Francisco de Mello e Franco. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leiticia de Oliveira Raymundo

Kantor, I;ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F. A.. Legislar, amalgamar, civilizar: a mestiçagem em José Bonifácio de Andrada e Silva (1783-1823). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANADIR DOS REIS MIRANDA

MARTINS, A. P. V.;ALGRANTI, L. M.. Mary Wollstonecraft e a Reflexão sobre os Limites do Pensamento Liberal Democrático a Respeito dos direitos Femininos (1759-1797). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Loyane Aline Pessato Ferreira

MARSON, I. A.;ALGRANTI, L. M.. A Soma de luzes na construção da felicidade pública e a reflexão sobre o passado português:pol´´itica e história do IHGB. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michelle Comar

SOUZA, M. M. E.;ALGRANTI, L. M.. Imagens de Ébano em altares barrocos. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Borges da Silva

NEVES, L. M. B. P.; BESSONE, T.;ALGRANTI, L. M.. O Símbolo Indumentário: distinção e prestígio no Rio de Janeiro (1808-1822). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata da Silva Simões

ALGRANTI, L. M.; CARNEIRO, H.. Dona Benta - comer bem: uma fonte para a história da alimentação (1910-2003). 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato de Mattos

OLIVEIRA, C. H. S.;ALGRANTI, L. M.; CARNEIRO, H.. Administração e negócios: a capitania de SãoPaulo e sua inserção nas relações mercantis do império português (1788-1808. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubens Leonardo Panegassi

SOUZA, L. M. E.;ALGRANTI, L. M.; MENEZES, U. B.. O mundo universal: alimentação e aproximações culturais no Novo Mundo ao longo do século XVI?. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Morelli Abrahão

Alves, José;ALGRANTI, L. M.. Mobiliário e utensílios domésticos dos lares campineiros (1850-1900).. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Igor Renato Machado

SAMARA, E. M.;ALGRANTI, L. M.. O Fio e a Trama: negócios femininos na vila de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em História Econômica) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Guilherme de Paula Costa Santos

OLIVEIRA, C. H. S.;ALGRANTI, L. M.. A Convenção de 1817: debate político e diplomático sobre o tráfico de escravos durante o governo de D. João no Rio de janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em história Social) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Edeilson Matias de Azevedo

ALGRANTI, L. M.; LOPREATO, C.. Minas Insurgente: conflitos e confrontos no século XVIII. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Renata da Cruz Duran

ALGRANTI, L. M.; FRANCA, J. M. C.; NAXARA, M.. Frei Francisco de Monte Alverne e a Sermonística no Rio de Janeiro de D.João. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Tatiana Takatuzi

ALGRANTI, L. M.; Monteiro, John. Águas batismais e santos óleos: uma trajetória histórica do aldeamento do Atalaia. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Maria de Almeida

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.. Entre o êxtase e a possessão: a ambuiguidade amorosa no universo luso-brasileiro séculos XVII-XVIII. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amilcar Torrão Filho

ALGRANTI, L. M.; BRESCIANI, M. S. M.. Paradigma do caos ou cidade da conversão? A cidade coonial na América portuguesa e o caso da SãoPaulo na administração do Morgado de Mateus (1765-1775). 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ivone Aparecida Caixeta

ALGRANTI, L. M.. Desobediência e Degredo: mulheres nos sertões das Minas do ouro. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: João Eduardo F

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I. A.. Álvares Scanavini. Anglofilias e Anglofobias:percursos historiográficos e políticos da questão do comércio de africanos (1826. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Lúcia Peccioli Galli

ALGRANTI, L. M.; KARNAL, L.. Santo Antônio por Vieira. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wolfgang Lenk

ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F.. A Idade de Ferro da Bahia: guerra, açúcr e comércio no tempo dos flamengos, 1624-1654. 2003. Dissertação (Mestrado em História Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paula Pinto e Silva

ALGRANTI, L. M.; SCHWARTZ, L. M.. Entre Tampas e Panelas - por uma etnografia da cozinha no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maristela Toma

ALGRANTI, L. M.. Imagens do Degredo História, Legislação e Imaginário (a pena de degredo nas Ordenações Filipinas). 2002. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Evandro Domingues

ALGRANTI, L. M.; KARNAL, L.. A pedagogia da disconfiança - o estigma da heresia lançado sobre as praticas de feitiçaria colonial. 2001. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Hermelinda Moutinho Pataca

ALGRANTI, L. M.; LOPES, M. M.. Arte, ciência e tecnica na viagem philosófica de Alexandre Ferreira: a confecção e utilização de Imagens histórico geográficas na Capitania do Grão-Pará, entre setembro de 1783 e outubro de 1784. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências) - UNICAMP.

Aluno: Amâncio Cardoso dos Santos

ALGRANTI, L. M.; TRONCA, Í.. Sob o signo da peste: Sergipe no tempo do cólera. 2001. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Madalena Quaresma Lima

ALGRANTI, L. M.; NEVES, L. M. B. P.. Aspectos da vida cotidiana na cidade do Rio de Janeiro na visao de três viajantes estrangeiros: Debret, Rugendas e Maria Graham. 2000. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Maia Bezerro Neto

ALGRANTI, L. M.; SLENNES, R.. Fugindo, sempre fugindo - escravidão, fugas escravas e fugitivos no Grão-Pará (1840- 1888). 2000. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Alexandre José Gonçalves Costa

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I.. Frades na cidade de papel. A ação social católica em São João del Rei: 1905 - 1925. 2000. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Álvaro Araújo Antunes

ALGRANTI, L. M.; FURTADO, J. F.. Espelho de cem faces: o universo relacional do advogado setecentista José Pereira Ribeiro. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Rita Molina

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I.. Desobediência, barganha e confronto: a luta da Província Camelita Fluminense pela sobrevivência (1780 - 1836). 1998. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: José Alves de Souza Junior

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I.. Revolução ou Constituição: Fillipe Patroni e a Independencia do Pará. 1998. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Rosana Elisa Cateli

ALGRANTI, L. M.; CORRÊA, M.. A correspondência da familia Pacheco Chaves: uma análise das práticas femininas da elite paulista (1890 - 1930). 1997. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Ana Rosa Cloclet da Silva

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Construção da Nação e escravidão no pensamento de José Bonifácio. 1996. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Antonio Liberac Cardoso Pires

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. A Capoeira no jogo das cores: criminalidade, cultura e racismo na cidade do Rio de Janeiro. 1996. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Márcia Moisés Ribeiro

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.. Ciência e maravilhoso no cotidiano: discursos e práticas médicas no Brasil setecentistas. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Santa Rita Oliveira

ALGRANTI, L. M.; RAGO, L. M.. Educação, maternidade e progresso - uma análise sobre educaçào das mulheres (1870 - 1910). 1995. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Marcelo Puppi

ALGRANTI, L. M.; COLI, J.. A arquitetura acadêmica no rio de Janeiro (1890 - 1930). 1994. Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP.

Aluno: Maria de Fátima Rodrigues Neves

ALGRANTI, L. M.; MARCÍLIO, M. L.. A infância de faces negras: as crianças escravas brasileiras no século XIX. 1993. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Caroline Garcia Mendes

ALGRANTI, L. M.; MEGIANI, A. P.; CONCEICAO, A. A.; Puntoni, Pedro; VILARDAGA, J. C.. Gazetas, mercúrios, e relações de sucesso: a produção e a circulação de notícias impressas na Península ibérica na segunda metade do século XVII. 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbara da Fonseca Palha

BEZERRA, J. M.; Alves, José; Ricci, Magada;ALGRANTI, L. M.. Escravidão de Origem Africana em Belém: Um estudo sobre demografia, mestiçagem, trabalho e Liberdade (1750-1850). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rozely Menezes Vigas Oliveira

Bessone, Celia; Calainho, Daniela; MARTINS, W. S.;ALGRANTI, L. M.. As Mônicas no Vale dos Lírios: das santas fundadoras às freiras sublevadas do Monte Santo em Goa 1606 a 1738. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tânia Biazioli de Oiveira

ALGRANTI, L. M.; Maximo, João L; MELLO, S. L.; LOFFREDO, A. M.; MANDELBAUM, B. H.. A Quebra entre passado e presente e o futuro da cozinha caipira. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kelly Lislie Julio

ALGRANTI, L. M.; FURTADO, J. F.; Fonseca, thais; LISLEY, A.. "Os Tem tratado e Educado" : as mulheres e suas ações para a manutenção da família e a educação de menores no termo de Vila Rica (1700-1822). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Geraldo Barbosa Neto

ALGRANTI, L. M.; Torrão, Amilcar; DIAS, M. O.; LONDONO, F.. A Coroa e a Esfera: cosmografia e poder nas obras de Pedro Nunes (1537-1573). 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina de Carvalho Viotti

FRANCA, J. M. C.; FERREIRA, R. A.; JUCA, A. C.; CAMPOS, A. P.;ALGRANTI, L. M.. Três palavras sobre o sustento dos escravos Brasil, colônia de Portugal 1633-1808. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cristiane Fernandes Lopes Veiga

BACELLAR, C. A. P.;ALGRANTI, L. M.. Vida após a morte: mulheres viúvas nas malhas do império luso - Rio de Janeiro 1763-1808. 2017. Tese (Doutorado em História Econômica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ludmila de Souza Maia

CHALOUB, S.; LARA, S. H.;ALGRANTI, L. M.; Metcalf. Alidad; SIMIONE, A. P.. Viajantes de saias: gênero, literatura e viagem em Adèle Toussant-Samson e Nísia Floresta (Europa e Brasil , século XIX). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Saulo Mendes Goulart

KARNAL, L.;ALGRANTI, L. M.. A Inquisição entre homens e deuses: Santo ofício, evangelização e política punitiva na Nova Espanha (1521-1545). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edianne dos Santos Nobre

HERMAN, J.; BORGES, C.; MARTINS, W. S.; RAMOS, F. R. L.;ALGRANTI, L. M.. Incêndios da Alma: a beata Maria de Araujo e a experiência mística no Brasil do Oitocentos. 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dalila Zanon

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I.; SOUZA, G. E.; LONDONO, F.. O Poder dos bispos na administração do ultramar português: o bispado de São Paulo entre 1771 e 1824. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Simone Tiago Domingos

MARSON, I.; MOURA, E.; OLIVEIRA, C. H. S.; NAXARA, M.;ALGRANTI, L. M.. . Politica e Religião: repercussões da polêmica sobre o retorno dos jesuítas ao Brasil durante o segundo Reinado (1840-1870). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Olanda Barbosa Vilaça

ALGRANTI, L. M.; SA, I. G.; Garcia, Maximiano FErnandez. Cultura material e patrimônio móvel no mundo rural do Baixo Minho em finais do Antigo Regime. 2013. Tese (Doutorado em história) - Universidade do Minho.

Aluno: Moreno Laborda Pacheco

ALGRANTI, L. M.; Bellini, ligia; Sales, Evergton; SANTOS, Z.; Costa e Silva, C. A mágoa de ver hir esquecendo- escrita conventual feminina no Portugal do século XVII.. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Beatriz Polidori Zechlinski

ALGRANTI, L. M.; MARTINS, A. P. V.; GUIMARAES, M. L.; PAULA, A. B. S.. Três autoras francesas e a cultura escrita no século XVII: gênero e sociabilidades. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flávia Galli Tatsch

ALGRANTI, L. M.; KARNAL, L.; Alves, José; Fernandes,. A Construção da imagem visual da América: gravuras dos séculos XV e XVI. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Angelita da Conceição

MEGIANI, A. P.; SOUZA, L. M.;ALGRANTI, L. M.; Belloto, H. Sentir, Escrever e Governar : a prática epsitolar e as cartas d D. Luis de Almeida (2° marquês do lavradio 1768-1779). 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wanessa Asfora

Franco, hilário;ALGRANTI, L. M.. Apício : história da incorporação de um livro de cozinha na Alta Idade Média (séculos VIII e IX). 2010. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Medicci

OLIVEIRA, C. H. S.; SOUZA, L. M.;ALGRANTI, L. M.; Bicalho, Maria Fernanda. Administrando Conflitos: o exercício do poder e os interesses mercantis na capitania/província de São Paulo (1765-1822). 2010. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Milena Fernandes de Oliveira

NOVAIS, F.;ALGRANTI, L. M.. Consumo e cultura material, São Paulo Belle époque (1890-1915). 2009. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Estevan de Oliveira Fernandes

KARNAL, L.;ALGRANTI, L. M.. A Invenção de Anáhuac - a construção da memória mexicana. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Amilcar Torrão Filho

BRESCIANI, M. S. M.;ALGRANTI, L. M.. ? A arquitetura da Alteridade: a cidade luso-brasileira na literatura de viagem (1783-1845). 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Janaina Camilo

MICELI, P. C.;ALGRANTI, L. M.; Teodoro, Janice; Amaral, Guilherme. A medida da Floresta: as viagens de exploração e demarcação do País das Amazonas. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudia Aparecida Polastre

SILVA, M. B. N.;ALGRANTI, L. M.. A Música na cidade de São Paulo 1765-1822. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Núbia Braga Ribeiro

ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F. A.; Puntoni, Pedro; FERLINI, V.. Os Povos indígenas e os sertões da Minas do Ouro no século XVIII. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Borrego

SOUZA, L. M.;ALGRANTI, L. M.. A Teia mercantil: negócios e poderes em São Paulo colonial (1711-1765). 2007. Tese (Doutorado em Historia Social) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Joely Aparecida Ungaretti Pinheiro

NOVAIS, F. A.;ALGRANTI, L. M.. Conflitos entre jesuítas e colonos na América portuguesa (1640-1700). 2007. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paula Pinto e Silva

SCHWARCZ, L. M.; Braga, I.D.;ALGRANTI, L. M.; PERRONE, B.. ?Papagaio cozido com arroz: livros de cozinha e receitas culinárias no Rio de Janeiro do século XIX?. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luis Tavares Pereira

ALGRANTI, L. M.; MIGLIACCIO, L.. Organização do Programa Iconográfico das Irmandades de Clérigos seculares em Portugal e na América portuguesa no século XVIII: estudos de caso. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Milena Fernandes Maranho

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.; Puntoni, Pedro; LARA, S. H.. O Moinho e o Engenho ? Sãopaulo e Pernambuco em diferentes contextos e atribuições no Império Colonial Português 1580-1720. 2006. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alberto Luiz Schneider

ALGRANTI, L. M.; COLI, J.. Silvio Romero hermeneuta do Brasil: três raças e miscigenação na formação de uma imagem da brasilidade. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cláudia Bonadio

ALGRANTI, L. M.; BORGES, V. H. P.. O Fio sintético é um show! Moda, política e publicidade Rhodia S.A 1960-1970. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Stella Maris S

ALGRANTI, L. M.; Prado, Maria Lygia. Franco Vilardaga. Peregrinas de Outrora: viajantes latino-americanas no século XIX. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alex Gonçalves Varela

ALGRANTI, L. M.; Lopes,Margaret. Atividades científicas na bela e bárbara capitania de São Paulo. 2005. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maraliz de Castro Vieira Christo

ALGRANTI, L. M.; COLI, J.. Pintura, história e heróis no século XIX Pedro Américo e o Tiradentes Esquartejado. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cecília Amorim Pilla

ALGRANTI, L. M.; Santos, Carlos Antunes. A Arte de receber: distinção e poder à boa mesa. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sandra Cristina Fagundes de Lima

ALGRANTI, L. M.; BORGES, V. H. P.. Memória de Si, História dos outros (Jerônimo Arantes, educação, história e política em. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Leônia Chaves de Resende

ALGRANTI, L. M.; Monteiro, John. Gentios Brasílicos ? índios coloniais em Minas Gerais Stecentista. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Solange Menezes da Silva Demeterco

ALGRANTI, L. M.; Santos, Carlos Antunes. Sabor e Saber: Livros de cozinha, Arte culinária e hábitos alimentares- Curitiba, 1902-1950. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tania Salgado

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. O Exercício das artes de curar no Rio de Janeiro (1828 a 1855). 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiana S

ALGRANTI, L. M.; CUNHA, M. C. P.. Pereira. Que tenhas teu corpo - uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas. 2002. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: Rejane da Silveira Several

ALGRANTI, L. M.. Família e Fortuna em Porto Alegra (1772-1822). 2002. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: Alexandre Mansur Barata

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Maçonaria, sociabilidade Ilustrada e Independência (brasil ? 1790-1822). 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Tereza Pereira Cardoso

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.. Lei branca e justiça cega: crimes de escravos na comarca do Rio das Mortes (Vilas Del Rei; 1814-1852). 2002. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: Eduardo Victorio Morettin

ALGRANTI, L. M.; XAVIER, I. N.. Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: uma análise do filme Descobrimento do Brasil de Humberto Mauro. 2001. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Chahon

ALGRANTI, L. M.; SILVA, M. B. N.. Os convidados para a ceia do Senhor: as missas e a vivência leiga do catolicismo na cidade do Rio de Janeiro e arredores (1750 - 1820). 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Willian de Souza Martins

ALGRANTI, L. M.; SILVA, M. B. N.. Membros do corpo místico: ordens terceiras no Rio Janeiro (1700 - 1822). 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: VANIA CARNEIRO DE CARVALHO

ALGRANTI, L. M.; MENEZES, U. B.. Gênero e artefato: o sistema doméstico na cultura material São Paulo, 1870 - 1920. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lúcia Helena Oliveira Silva

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Contruindo uma nova vida: migrantes paulistas afro-descendentes na cidade do rio de Janeiro no pós abolição (1888 - 1926). 2001. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: João Pinto Furtado

ALGRANTI, L. M.; JANOTTI, M. L. M.. Inconfidencia Mineira: crítica histórica e diálogo coma histotiografia. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wlson de Oliveira Rios

ALGRANTI, L. M.; GOUVEA, M. F.. A Lei e o estilo - a inserção dos oficios mecânicos na sociedade colonial brasileira - Salvador e Vila Rica (1690 - 1790). 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Claudia Fonseca Brefe

ALGRANTI, L. M.; DECCA, E.. Um lugar de Memória para a Naçao (O museu Paulista reinventado por Affonso de Escragnolle Taunay). 1999. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: Rogério Forastiere da Silva

ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F.. Hitoriografia e Nova História. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria da Glória Porto Kok

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M.. O sertão itinerante: expedições da Capititania de São Paulo no Século XVIII. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Magalhães de Aguiar

ALGRANTI, L. M.; SILVA, M. B. N.. Negras Minas Gerais: uma história da diáspora africana no Brasil colonial. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Magno Guimarães

ALGRANTI, L. M.; PRIORE, M. L. M.. Quilombos: classes Estado e cotidiano (Minas Gerais - século XVIII). 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANNA GICELLE GARCIA ALANIZ

ALGRANTI, L. M.; SAMARA, E. M.. Dr. Ricardo Gumbleton Daunt: o homem, o médico e a cidade (Campinas, 1843 - 1893). 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vera Regina Beltrão Marques

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. Do espetáculo da natureza à natureza do espetáculo - boticários no Brasil setecentista. 1998. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: William Puntschart

ALGRANTI, L. M.; SILVA, M. B. N.. Negócios e negociantes paulistas (1808-1822). 1998. Tese (Doutorado em História Econômica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ariclê Vechia

ALGRANTI, L. M.; SILVA, M. B. N.. Imigração e Educaçõ em Curitiba (1853 - 1889). 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dante Marcelo Claramonte Gallian

ALGRANTI, L. M.; MEIHY, J. C. S. B.. Madre Maria José de Jesus - Andarilha do Caminho de Perfeição. 1997. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Regina Berbel

ALGRANTI, L. M.; QUEIROZ, S. R.. Deputados brasileiros nas cortes portuguesas 1821-1822. 1997. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marly Rodrigues

ALGRANTI, L. M.; DECCA, E.. A instituição do patrimônio em São Paulo 1969-1987. 1994. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: Ana Lucia Duarte Lanna

ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F. A.. Uma cidade em transição, Santos 1870-1913. 1994. Tese (Doutorado em História) - UNICAMP.

Aluno: Luis Ozmar Pedroza Ortega

Roca, L;ALGRANTI, L. M.. "Mejor comida para todos. La alimentación mexicana en campañas y propaganda de nutrición y alimentación de la CONASUPO (1960-1988)". 2018 - Instituto de Invstigaciones Jse Maria Mora.

Aluno: Tânia Biazioli de Oliveira

ALGRANTI, L. M.; Kantor, I; MELLO, S. L.. A Quebra entre passado e o futuro na comida caipira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Caroline Garcia Mendes

MEGIANI, A. P.;ALGRANTI, L. M.. Os periódicos e a circulação de noticias na Península Ibérica na segunda metade do século XVII. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Botafogo Caricchio Ferreira

LIS, I.;ALGRANTI, L. M.; Alves, José. João Soares Lisboa: negociant, redator e revolucionário pela América (1790-1830). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ludmila de Souza Maia

CHALOUB, S.;ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.. Nísia Floresta e Adèle Touissaint: gênero, literatura e viagem no Oitocentos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Simone Domingos

MARSON, I.; LIS, I.;ALGRANTI, L. M.. A polêmica sobre o retorno dos jesuítas durante o Segundo Reinado (1840-1889). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sandro Dias

MARQUES, P. E. M.; ALMEIDA, A.;ALGRANTI, L. M.. Gastronomia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em CEPEA) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",.

Aluno: Banca Romilda Costa Motta

Prado, M>L.C;ALGRANTI, L. M.. Duas latino-americanas em busca de liberdade: Antonieta Rivas Mercado (1900-1931) e Patrícia Glavão /Pagu (1910-1962). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Morelli

ALGRANTI, L. M.; Asfora, Wanessa; Gimenez, M.H.. Os receituários manuscritos e as práticas alimentares em Campinas (1860-1940). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Teixeira Gonçalves

MARSON, I. A.; CANO, J.;ALGRANTI, L. M.. Lembranças de uma guerra: a escrita acerca da Guerra Cisplatina- um debate entre memórias e histórias no século XIX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Gesuelli Meirelles

ALGRANTI, L. M.; LIS, I.; MARSON, I.. Sociabilidade e cultura na corte joanina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alex Silva Monteiro

Ribas, Rogério;ALGRANTI, L. M.. Conventículo herético: criptojudaismo feminino na Leiria Seiscentista. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dalila Zanon

ALGRANTI, L. M.; LIS, I.; MARSON, I.. A Autoridade Episcopal em perspectiva: a atuação dos bispos de São Paulo (século XVIII). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandra van Leeuwen

Hora, Edmundo Pacheco; KUHL, P. M.;ALGRANTI, L. M.. Elementos de gênero e sexualidade na arte do canto: os castrati e sua inserção na musica luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Angelita da Conceição

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M.. A Prática da escrita de cartas como dispositivo da arte de governar a Colônia - Segundo Marquês do Lavradio. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Estevan de Oliveira Fernandes

KARNAL, L.;ALGRANTI, L. M.. A Invenção de Anáhuac - a construção da memória mexicana. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Janaina Camilo

MICELI, P. C.;ALGRANTI, L. M.. A medida da Floresta: as viagens de exploração e demarcação do País das Amazonas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Amilcar Torrão Filho

BRESCIANI, M. S. M.; MARSON, I.;ALGRANTI, L. M.. A arquitetura da Alteridade: a cidade luso-brasileira na literatura de viagem. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paula Pinto e Silva

ALGRANTI, L. M.; SCHWARCZ, L. M.. Duas quartas de farinha, meia libra de fubá - as receitas culinárias no Rio de Janeiro do século XIX. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nadia Nogueira

ALGRANTI, L. M.; RAGO, M.. As Invenções de si em história de amor- Lota Macedo Soares e Elizabeth Bishop. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maraliz de Castro Vieira Christo

ALGRANTI, L. M.; COLI, J.. Pintura, História e Corpo no século XIX: Pedro Américo e o Tiradentes Esquartejado. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Evandro Domingues

ALGRANTI, L. M.; KARNAL, L.; Alves, José. Inquisição e regalismo: a visitação do Santo Ofício enviada ao Estado do Grão Para no período pombalino. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Isabel Cristina Ferreira dos Reis

ALGRANTI, L. M.; SLENES, R.; MARSON, I. A.. A Família negra no tempo da escravidão: Bahia, 1850-1888. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alberto Luiz Schneider

ALGRANTI, L. M.; COLI, J.. Leituras mestiças do Brasil: a percepção das três raças no pensamento de Silvio Romero. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Milena Fernandes Maranho

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.. São Paulo e Pernambuco em diferentes contextos e atribuições no Império Colonial Português 1580 - 1720. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luiz Tavares

ALGRANTI, L. M.; MIGLIACCIO, L.; LIS, I.. AS Irmandades de São Pedro dos Clérigos e seu papel na encomenda de obras artísitcas e arquitetônicas: estudo de caso. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clarete Paranhos da Silva

ALGRANTI, L. M.; Lopes,Margaret. A arte de minerar ? as ciências mineralógicas no Brasil na transição do século XVIII para o XIX. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Stella Maris Scatena Franco Vilardaga

ALGRANTI, L. M.; Prado, Maria Lygia. Peregrinas de outrora: viajantes latino-americanas no século XIX. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tânia Salgado Pimenta

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. Artes de curar no Rio de Janeiro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Mansur Barata

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Cultura, Sociabilidade Ilustrada e Maçonaria. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Georgina Silva Santos

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.. São Jorge da boa memória: o papel dos padroados na construção da identidade nacional portuguesa. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Regina Célia Lima Xavier

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.. Mestre Tito: uma biografia. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Lúcia Helena de Oliveira Silva

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Diásporas negras no pós-aboli'ção: migrantes paulistas na cidade do Rio de Janeiro (1888-1926). 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Ricardo Santa Rita Oliveira

ALGRANTI, L. M.; RAGO, L. M.. Educação, Gênero e Modernidade: um estudo sobre a educação no Brasil entre 1870 e 1910. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Marcia Moisés

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.. O paradoxo das luzes - superstições e demonologia no mundo luso-brasileiro. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Kushnir

ALGRANTI, L. M.; BRESCIANI, M. S. M.. Cães de guarda: jornalistas e censores entre o AI-5 e a Constituição de 1988. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Eduardo Victorio Morettin

ALGRANTI, L. M.; XAVIER, I. N.. História, pintura e música em O Descobrimento do Brasil (1937). 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eugênio Líbano dos Santos

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. A capoeira escrava no Rio de Janeiro 1808-1850. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Vera Marques

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. Da natureza do espetáculo ao espetáculo da natureza: boticários no Brasil setecentista. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UNICAMP.

Aluno: Lusia Ribeiro Pereira

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, C. P.. De donzela angelizal e esposa dedicada . . . a profissional de educação. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eurípedes Antônio Funes

ALGRANTI, L. M.; SAMARA, E. M.. Nasci nas matas nunca tive senhor: história e memória dos mucambos da Amazônia. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruna de Oliveira Garcia

ALGRANTI, L. M.; RODRIGUES, J.; Vilardaga, José Carlos. Condição feminina, fé, e relações de poder no Recolhimento de sAnta Clara de Sorocaba (1800-1850). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Joyce de Freitas Ramos

Torrão, Amilcar;ALGRANTI, L. M.. Teologia Mística e Expressão Feminina - a alma suspensa de Santa Teresa de Ávila no Renascimento Espanhol (a alma não fica suspensa no Renascimento). 2016.

Aluno: José Wilton Nascimento Guerra

ALGRANTI, L. M.; Bruno, Cristina; BARBUY, H.. O Museu de Ernani Silva Bruno: uma discussão sobre as bases de criação, implantação e gestão do Museu da Casa Brasileira (1970-1979)".. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Museologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laura Peraza Mendes

LARA, S.;ALGRANTI, L. M.. O serviço das armas nas guerras contra palmares: expedições, soldados e mercês (Pernambuco, segunda metade do século XVIII). 2013.

Aluno: Gabriela

LIS, I.; MARSON, I. A.;ALGRANTI, L. M.. Jogos do poder: o seminário de N.S. da Boa Morte na construção da nação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Felipe William dos Santos Silva

Chambouleyron, R;ALGRANTI, L. M.. `À Imagem e semelhança da Metrópole: o cotidiano das gentes do Grão Pará a partir de descrições e registros históricos ( segunda metade do século XVIII). 2019 - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Laura Peraza Mendes

ALGRANTI, L. M.; MARNANHO, M. F.; LARA, S. H.. As diversas guerras contra os mucambos de Palmares - um estudo das expdições realizadas entre 1654 e 1695. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniel Moretto Martini

Monteiro, John;ALGRANTI, L. M.. Na Trilha dos bororo: uma história das relações com os paulistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Flavia Preto de Godoy Oliveira

KARNAL, L.;ALGRANTI, L. M.. A fauna e a flora na obra História Natural y Moral de las Indias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Olivia Barreto de Oliveira Cappi

KARNAL, L.;ALGRANTI, L. M.. Santa Rosa de Lima: identidade criolla e santidade na América hispânica dos séculos XVI-XVII.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Cruz Terra

ALGRANTI, L. M.; LARA, S.; SLENES, R.. Cenas de Trabalho: carregadores negros no Rio de Janeiro. 2005 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Clara Pivato Biajoli

ALGRANTI, L. M.; RAGO, M.. Narrativas de um sonho presente: As Mujeres libres e sua Espanha revolucionária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Leolino da Silva

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. A História e a identidade negra no discurso do movimento negro unificado ? os usos políticos da História como estratégia de combate ao racismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Deborah Quiney Katsuragawa

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. O mundo de Sofia: machado de Assis e a leitura de Quincas Borba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcus Vinicius de Moraes

ALGRANTI, L. M.. Entre a razão e o invisível: a conquista de uma história - uma reflexão sobre a conquista do México. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Tomaz Elias Barnezi

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.. Projetos, leis e letrados: uma relfexão sobre as reformas no regime da escravidão no império português na segunda metade do séulo XVIII. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Márcia Storolli

ALGRANTI, L. M.; GALVÃO SOBRINHO, C.. O problema da heresia a partir do ano mil: autoridade, reforma e sociedade na Idade Média Central séculos XI-XII. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Edney Christian Thomé Sanchez

ALGRANTI, L. M.; RAGO, M.. A história e as palavras. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Cristina Galvão

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Estudos sobre o negro no Brasil (De Nina Rodrigues à Escola de SP). 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Leticia Fernandes Barata

ALGRANTI, L. M.; FUNARI, P. P.. Pagã no século I. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Alexandre Tadeu Seguim

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I. A.. Política e memória: a independência e a constituição de 1824 como temas da política e da historiografia do segundo Reinado (1849-1877). 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNICAMP.

Aluno: Alírio Carvalho Cardoso

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.. Insubordinados mas sempre devotos: índios, missionários e mordores na fronteira amazônica (1607-1654). 2002. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Maristela Toma

ALGRANTI, L. M.; MICELI, P. C.. Imagens do sagrado - história, legislação e imaginário. 2002. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Milena Fernandes de Oliveira

ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F.. Arqueologia da nação - a consciência da diferença como rá-condição para a formação da identidade nacional. 2002. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: João Eduardo Scanavini

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I.. Anglofilias e anglofobias: percursos historiográficos e políticos da questão do tráfico de africanos (1826-1837). 2002. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Ermelinda Moutinho Pataca

ALGRANTI, L. M.; LOPES, M. M.. A utilização de imagens em ciências naturais: a iconografia da viagem philosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira. 2001. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Leandro Garcia Pinho

ALGRANTI, L. M.; KARNAL, L.. O futuro inacabado: a construção vieiriana da História do Futuro. 2001. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Gustavo Henrique Tuna

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Viagens e viajantes em Gilberto Freyre. 2001. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Appio Antonio de Souza Ribeiro

ALGRANTI, L. M.; SILVA, J. T.. Museu da Casa Brasileira - a história da constituição de um acervo e os equipamentos das casas brasileiras do século XVI ao XIX. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Pinto e Silva

ALGRANTI, L. M.; SCHWARCZ, L. M.. Entre tampas e panelas - por uma etnografia da cozinha brasileira. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Lana Maria da Silva Jacques

ALGRANTI, L. M.; NEVES, G. P.. A intendência de polícia no Rio de Janeiro de inícios do século XIX (a interferência do poder público na vida cotidiana). 2000. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karla Denise Martins

ALGRANTI, L. M.; KARNAL, L.. Progresso, civilização e desenvolvimento: liberais e ultramontanois na província do Pará (1861-1889). 2000. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Amâncio Cardoso dos Santos Neto

ALGRANTI, L. M.; TRONCA, Í. A.. Sob o signo da peste: epidemia e cholera morbue em Sergipe (1855-1856). 2000. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: José Maia

ALGRANTI, L. M.; SLENES, R.. Fugindo, sempre fugindo - escravidão, fugas escravas e fugitivos no Grão-Pará (1840-1888). 1997. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Sandra Molina

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I. A.. Dos contos do convento: confrontos entre o Estado e a Ordem do Carmo no Brasil 1780-1831. 1997. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Ramon Santos da Costa

ALGRANTI, L. M.; MOURA, E.. A Igreja de Cristo denominada Batista em Nilópolis. 1997. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Albertina Lima Vasconcelos

ALGRANTI, L. M.; LARA, S.. Escravos do ouro - escravidão e mineração na Bahia do século XVIII. 1996. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Ricardo Santa Rita Oliveira

ALGRANTI, L. M.; RAGO, L. M.. Educação, maternidade e progresso - uma análise sobre a educação das mulheres (1870 - 1910). 1995. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: José Alves de Souza Junior

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I. A.. Revolução ou constituição: Fillipe Patroni e a independência do Pará. 1995. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Antonio Liberac

ALGRANTI, L. M.; CHALOUB, S.. A capoeira no jogo das cores: criminalidade, cultura e racismo na cidade do Rio de Janeiro. 1995. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Ana Rosa Cloclet da Silva

ALGRANTI, L. M.; AZEVEDO, C. M. M.. Construção da nação e escravidão no pensamento de José Bonifácio. 1995. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Marcia Moysés

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.. Ciência e maravilhoso no cotidiano: a prática médica no centro-sul brasileiro (1708-1808). 1994. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Puppi

ALGRANTI, L. M.; COLI, J.. A escola de belas artes na historiografia da arquitetura brasileira. 1994. Outra participação, UNICAMP.

Aluno: Magda de Oliveira Ricci

ALGRANTI, L. M.. Das fronteiras da independência: um estudo sobre os significados da liberdade na região de Itu, 1808-1825. 1993. Outra participação, UNICAMP.

ALGRANTI, L. M.; Raminelli, R; NEVES, L. M. B. P.; FLORENZANO, M.; CARRARA, A.. Concurso para professor titular em História Moderna. 2017. Universidade Federal Fluminense.

ALGRANTI, L. M.; DOMINGUES, B. H.; FLECK, E. C.; MARTINS, M. C. B.. Concurso professor titular. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

ALGRANTI, L. M.; DEBERT, G.; Lanna, Ana Lucia; GORELIK, .. A.; CARVALHO, M. A. R.. Concurso professor titular departamento de Antropologia unicamp. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; NAPOLITANO, M.; CANCELII, E.; GRIMBERG, K.. Concurso Público para a cadeira de Brasil Imperio. 2013. Universidade de São Paulo.

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.; GOMES, A. C.; SCHMIDT, B. B.; DOLNIKOFF, Miriam. Concurso para a função Docente na Disciplina de Brasil República. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; BELIK, W.. Processo Seletivo para a função de Pesquisador Nivel C do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; DEBERT, G.; Sorj, B; Sarti, Cintia; Fonseca, Claudia. Concurso Público para carreira de pesquisador TPCT A - Unicamp. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; SAMARA, E. M.; Puntoni, Pedro; Lewkovicz, IDA. Concurso para professor doutor na área de História do Brasil Colonial. 2002. Universidade de São Paulo.

ALGRANTI, L. M.. Concurso público para a função de Docente na Disciplina de História do Brasil I. 1997. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Martinho, Franciso; SOUZA, L. M. E.; BOSCHI, C.; LANNA, A. L.;ALGRANTI, L. M.. Concurso de Livre Docência Disciplina História Ibérica. 2015. Universidade de São Paulo.

Gobbi, M.Z; FROES, V.; Pécora, A; DE Boni, L.A;ALGRANTI, L. M.. Mulheres dos outros : os viajantes cristãos nas terras a leste (século XIII-XV). 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAPELATO, M. H.;ALGRANTI, L. M.; Prado, M>L.C; Amado, Janaina; Guimarães, L. Em tempos de Paz - a viagem científica de circum-navegação da US. Exploring. 2012. Universidade de São Paulo.

ALGRANTI, L. M.; BRESCIANI, M. S. M.; Muniz, Durval; ALMEIDA, J.. Concurso de Livre Docência na disciplina de História Contemporânea. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

BRESCIANI, M. S. M.;ALGRANTI, L. M.; Teodoro, Janice. Concurso de Livre Docência Disciplina de História Moderna. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; NOVAIS, F.; HANSEN, J.. Concurso de Livre -Docência Disciplina de História do Brasil I. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; MARSON, I. A.; RODRIGUES, R.. Seleção de Ingresso na Pós Graduação em História - área: Política Memória e Cultura. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.; Slenes, R.. Vidas em liberdade: trajetórias de pequenos agricultores e comerciantes em Campinas na primeira metade do século XIX( qualificação mestrado. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; LIS, I.; Alves, José. La republica impresa: opinion publica,cultura de la imprenta y lenguajes politicos (exame qualificação mestrado). 2012. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; LARA, S. H.; SLENNES, R.. Em casa de ferreiro pior apeiro (exame qualificação mestrado). 2012. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; ZORZETTO, A. F.; MARNANHO, M. F.. O milho na cultura alimetnar de São Paulo (exame qualificação mestrado). 2011. Universidade Estadual de Campinas.

Bessone, Celia;ALGRANTI, L. M.; Calainho, Daniela. No vale dos lirios: convento de Santa Mônica de Goa e o modelo feminino de virtude no Oriente (qualificação mestrado). 2011. faculdade de formação de professores da UERJ.

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M. E.; MARANHO, M. F.. As Águas de Mariana (qualificação de Mestrado). 2010. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; TOGNON, M.; RUBINO, S.. Memória das Máquinas: um estudo sobre história da técnica em São Paulo Colonial (exame de qualificação mestrado. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

ALGRANTI, L. M.; NEVES, G. P.; Barata, A.. Nas sombras da libertinagem: política, religião e racionalismo em Portugal na trajetória de Francisco de Mello e Franco (qualificação de mestrado). 2010. Universidade Federal Fluminense.

BRESCIANI, M. S. M.;ALGRANTI, L. M.. Os Desafios de Clarissa e as lágrimas epistolares (Exame Qualificação Mestrado). 2009. Universidade Estadual de Campinas.

MARSON, I.;ALGRANTI, L. M.. O presente dopassado português: memórias, política e história do Império (Exame qualificação Mestrado). 2009.

ALGRANTI, L. M.; NEVES, L. M. B. P.; BESSONE, T.. O símbolo Indumentário: distinção e pretígio no Rio de Janeiro (1808-1822). 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ALGRANTI, L. M.; SOUZA, L. M.; FLORENZANO, M.. Os Limites da Cidadania Feminina na Revolução Francesa. 2008. Universidade de São Paulo.

ALGRANTI, L. M.. Concurso para seleção na carreira de Técnico Especializado de Apoio à Pesquisa Científica, Cultural e Tecnológica (TPCT II). 2003. Núcleo de Estudos Pagu (Unicamp).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Caio César Boschi

BOSCHI, Caio César. Honradas e devotas: mulheres da Colônia; estudo sobre a condição feminina.. 1992. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Laura de Mello e Souza

LEITE, Miriam Lifschitz Moreira; NOVAIS, Fernando Antonio;SOUZA, L. M.. O feitor ausente. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letícia Takahashi Hokari

Chá, de cerimônia espiritual a artigo de luxo: Processos de interculturalidade entre o Oriente e o Ocidente (séculos XVI-XVII); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Elisiely Falasqui da Silva

As mulheres no tempo dos flamengos: atuação feminina durante as guerras luso-holandesas (1630 - 1654); Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Giovanna Milanez de Castro

A Casa da Rainha nos trópicos: D; Carlota Joaquina e o poder senhorial das consortes lusitanas no Rio de Janeiro Joanino (1808-1821); Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Breno Ferreira

Início: 2017; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Tainá Guimarães Paschoal

; DESCOBRINDO OS ?TESOUROS? DO JESUÍTA JOÃO DANIEL: A MANDIOCA E SEU PROJETO PARA A AMAZÔNIA COLONIAL CAMPINAS; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Elisielly Falasqui da Silva

A arte de curar no Brasil Holandês: a construção do conhecimento médico e dietético na relação entre o Velho e o Novo Mundo; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Henrique Mendes Lucarelli

Na Carreira das Visitações - os caminhos ds visitadores inquisidores da América portuguesa século XVI-XVII; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Julie Hamacher Liepkaln

Um médico reformador: Antônio Nunes Ribeiro Sanches e as políticas de saúde pública em Portugal (1750-1792); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Giovanna Milanez de Castro

Serviço e celebração nos trópicos: a Casa Real Portuguesa no Rio de Janeiro do período Joanino (1808-1821); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Gabriela Piai de Assis

Diretoria Geral dos Índios e Índios na História: José Joaquim Machado de Oliveira (1844-1867); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Ligia Souza Guido

A vestimenta na Vila de Itu- vida material e representações; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Samuel Mateus G

Geraldino; Os relatos de viagem entre a norma e o gosto- os viajantes franceses e a alimentação no Brasil do século XIX; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana da Silva

Artefatos, sociabilidades e sensibilidades: cultura material em São Paulo (1580 - 1640); 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Caroline Garcia Mendes

As cartas como instrumento de governação da adminsitração portuguesa: padrões e utilização entre os anos de 1657-1663; 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Rafaela Basso

O Milho na cultura alimentar dos paulistas (século XVII); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Denise Maria Ribeiro Tedeschi

Águas urbanas: fornecimento e usos cotidianos da água em Mariana, Minas Gerais (1735-1808); 2011; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciane Scarato

Caminhos e descaminhos do ouro nas minas gerais setecentistas; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Isabel Teresa Creão Augusto

Entre o Ter e o Querer: família e vivência cotidiana em Santa Maria de Belém do Grão-Pará (1808-1823); 2007; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Ludmila Gomide Freitas

A Câmara Municipal da vila de São Paulo e a Escravidão Indígena no Século XVII (1628-1696); 2006; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Juliana Gesuelli Meirelles

A Gazeta do Rio de Janeiro e o impacto na vida e circulação de idéias no império luso-brasileiro; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Aline Zanatta

Justiça e representações femininas: o divórcio entre a elite paulista (1765-1822); ; 2005; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Sônia Regina Soares Pinto

Joaquim Norberto De Souza Silva: Historiador - Um olhar sobre Minas Gerais; 2002; Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marcelo Bressanin

A Cidade Entre as Colinas; o Olhar Ilustrado e as Paisagens Urbanas Paulistanas (1765 - 1822); 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana Mendes Gandelman

Entre a cura das almas e o remédio das vidas: o recolhimento da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro 1739-1830; 2001; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Alcilene Carvalho de Oliveira

A ação dos bispos de Mariana: mudanças e permanências (século XVIII); 2001; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciano Mendonça de Lima

Derramando Susto: os escravos e o Quebra-Quilos em Campina Grande; 2001; Dissertação (Mestrado em História - Mestrado) - UNICAMP,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Débora D' Almeida Leanza

Entre a Norma e o Desejo - Os filhos ilegítimos na sucessão patrimonial (Vilas de São paulo e Santana do Parnaíba- século XVII; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Milena Fernandes Marnanho

A opulência relativizada: significados econômicos e sociais dos niveis de vida dos habitantes da região do Planalto de Piratininga 1648-1682; 2000; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Dalila Zanon

A Ação dos Bispos e a Orientação tridentina em São paulo (1745-1796); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marilda Santana da Silva

Mulheres no Tribunal Eclesiástico do Bispado de Mariana (1745-1822); 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana da Silva

Aparência e sensibilidades: a indumentária na vila do Carmo (Mariana) 1693-1755); 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Rafaela Basso

Entre tabuleiros e fogões: Um estudo sobre a alimentação de rua na cidade de São Paulo (1765-1828); 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Dalila Zanon

O Poder dos bispos na administração do ultramar português: o bispado de São Paulo entre 1771 e 1824; 2014; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Eliane Morelli Abrahão

Os receituários manuscritos e as práticas alimentares em Campinas (1860-1940); 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Juliana Gesuelli Meirelles

Politica e Cultura na corte joanina; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Alessandra Zorzetto Moreno

Vivendo em lares alheios: acolhimento domiciliar, criação e adoção na cidade de São Paulo (1765 - 1824; 2007; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Juliana de Mello Moraes

As Ordens Terceiras Franciscanas d?aquém e d?além mar: os irmãos leigos franciscanos e suas associações em Braga e em São Paulo; 2006; Tese (Doutorado em história) - Universidade do Minho, FCT; Coorientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana Mendes Gandelman

Mulheres para um Império: orfãs e caridade nos recolhimentos femininos ( Porto, Rio de Janeiro e Salvador - século XVIII); 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Álvaro Antunes

Fiat Justitia: os advogados e a Prática da Justiça em Minas Gerais 1750-1808; 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marilda Santana da Silva

Poderes locais em Minas Gerais Setecentista: a representatividade do senado da câmara de Vila Rica 1760-1808; 2003; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leila Mezan Algranti;

ANA PAULA VOSNE MARTINS

A medicina da mulher: visões do corpo feminino e a construção da obstetrícia e da ginecologia no século XIX; 2000; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Ana Rosa Coclet e Silva

Inventando a nação - intelectuais ilustrados e estadistas luso-brasileiros no crepúsculo do Antigo Regime 1750-1822; 2000; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Cláudia Eliane P

Marques Martinez; 2019; Universidade Estadual de Campinas,; Leila Mezan Algranti;

Wanessa Asfora Nadler

2018; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Leila Mezan Algranti;

Rodrigo Bentes Monteiro

2017; Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Leila Mezan Algranti;

Aldair Carlos Rodrigues

2016; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Leila Mezan Algranti;

Adriana Angelita Conceição

2016; Universidade Estadual de Campinas,; Leila Mezan Algranti;

Georgina Silva dos Santos

2016; Universidade Estadual de Campinas,; Leila Mezan Algranti;

Márcia Almada

2014; Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Leila Mezan Algranti;

Renato Cymbalista

2010; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Leila Mezan Algranti;

Milena Fernandes Maranho

2008; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Leila Mezan Algranti;

Giovanna Castro

O palco da realeza: as transformações urbanas e comportamentais no Rio de Janeiro joanino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Maria Clara Vieira Jacheta

A Academia dos felizes e o movimento academicista no Brasil, século XVIII: análise historiográfica e perspectivas de investigação histórica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Débora D' Almeida Leanza

A Não Família Colonial: Práticas Familiares e Ilegitimidade na sociedade paulista do século XVII; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Milena Fernandes Maranho

Vivendas Paulistas - padrões econômicos e sociais de vida em Saõ Paulo de meados do século XVII; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marcelo Bressanin

A vida na cidade Vazia: São Paulo 1765-1795; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Maria Cláudia Bonadio

Moda! Um Perigo para as boas moças; Estudo sobre a imagem feminina (1900-1930); 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Letícia Takahashi Hokari

Alimentação e saúde: uma análise das práticas alimentares a partir dos tratados sobre as artes de curar nas Minas setecentistas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Natália da Silva Cruz

SLOW FOOD- A EXISTÊNCIA ALÉM DO COMBATE AO FAST FOOD, AS QUESTÕES CULTURAIS E AMBIENTAIS DO MOVIMENTO; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Elisielly Falasqui da Silva

O Brasil holandês na visão de dois naturalistas: natureza, saúde, alimentação e apreensão do Novo Mundo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Julie Hamacher Liepkaln

ANTÔNIO NUNES RIBEIRO SANCHES E O CONHECIMENTO MÉDICO PORTUGUÊS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Tainá Guimarães Paschoal

; Uma História da Alimentação a partir do Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas de João Daniel: entre caminhos e fronteiras (1741-1757); ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Henrique Mendes Lucarelli

Blasfêmia e blasfemadores na Visitação doSanto Ofício ao Brasil (Bahia e Pernambuco, 1591-1595); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Gabriela Piai de Assis

Representações sobre os indígenas nas obras de Varnhagen, João Francisco Lisboa e Capistrano de Abreu; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - UNICAMP, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Giovanna Milanez de Castro

O palco da realeza: as transformações urbanas e comportamentais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana da Silva

Uma tradição construída: a memória bandeirantista em São Paulo (1900-1954); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Daniel da Silva Vieira

A SALVAÇÃO DAS ALMAS SELVAGENS ? JESUÍTAS E ÍNDIOS NA CATEQUIZAÇÃO DO MARANHÃO (1615-1661); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Pedro Bortoto

Da mão ao coração: as festas políticas e religiosas em São Paulo (1770-1822); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Rafaela Basso

Alimentação e sociedade na vila de São Paulo - século XVII; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Michelle Comar

? Religião e Religiosidade na América Portuguesa: as irmandades leigas no século XVIII; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Aline Zanatta

É possível uma história das mulheres aristocratas em São Paulo no fim do período colonial??; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Maria Regina dos Santos

Representações da mulher negra na historiografia brasileira; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Gustavo Leandro Govea Lopes

Rebeldia Escrava e a Conjuração Baiana de 1798; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em História) - UNICAMP, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marcelo Bressanin

A vida na cidade vazia; São Paulo: urbanização e sociedade no período colonial; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marco Antônio Carvalho de Moraes

Pregando às Pedras no Deserto: Imaginário e Catequese no Brasil Colonial; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Maria Cláudia Bonadio

Moda! Um Perigo para as Boas Moças - estudo sobre a imagem feminina (1900-1930); 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Milena Fernandes Maranho

Vivendas Paulistas: Padrões Econômicos e Sociais de Vida em São Paulo de Meados do século XVII - (1648-1658); 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Raquel Stoiani

O desejo e a lei: prostituição feminina no Brasil Colônia; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Débora D' Almeida Leanza

A sexualidade no Brasil Colônia casamento, concubinato e ilegitimidade século XVI-XVIII); 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Cnpq Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Dalila Zanon

O cotidiano na Colônia; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Jefferson Cano

Fontes Impressas para a História da Colônia; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Marcos Aurélio Bastos

Protestantes na Imprensa Campineira, século XIX; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luis Ozmar Pedroza Ortega

Mejor comida para todos La alimentación mexicana en campañas de nutrición y seguridad alimentaria de la CONASUPO (1960-1988); 2018; Orientação de outra natureza; (Doctorado en Historia Moderna y Contemporánea) - Instituto de Investigaciones Dr; José María Luis Mora; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana da Silva

capacitação docente Ped 1 disciplina: Leituras de História colonial; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Kelly Lislie Julio

as mulheres e suas ações para a manutenção da família e a educação de menores no termo de Vila Rica (1700-1822); 2015; Orientação de outra natureza; (Doutorado Faculdade de Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Cesar Augusto Mendes

monitoria na disciplina de Brasil Colônia (programa Pad); 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Patricia Pompeu

Monitoria na disciplina de Brasil Colonial (Programa Pad); 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Eliane Morelli Abrahão

capacitação docente Ped 1 - curso História da Alimentação; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

JulieHamacher Liepkaln

Monitoria Programa Pad - disciplina História do Brasil Colônia; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Giovanna de Castro

monitoria de disciplina na graduação: Programa Pad - Estágio supervisonado em Hisória -; 2010; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Henrique Mendes Lucarelli

Monitoria disciplina graduação Programa Pad; 2010; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Rafaela Basso

Capacitação Docente - Ped 1; 2010; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Irene Tozzi

monitoria em disciplina da Graduação - Programa Pad; 2009; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Flávia Galli Tatsch

capacitação docente (PED I) disciplina História do Brasil I; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Diego Barbosa

monitoria em disciplina da Graduação - Programa Pad; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Nicolás Alejandro Bianchi Sica

monitoria (PAD) disciplina HH 384 - Brasil I; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Maria Clara Vieira Jacheta

monitoria (PAD) disciplina: História do Brasil I; 2005; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Mariana Gallo

monitoria (PAD) curso Iluminismo em Portugal; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Alessandra Ferreira Zorzetto

PED 1(Programa de Capacitação Docente) curso: história do Brasil I; 2003; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Luciana Mendes Gandelman

PED 1- Programa de capcitação docente - curso:Leituras sobre a América portuguesa: Novas visões da sociedade colonial; 2002; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Antonio Novais

O Feitor Ausente: estudo sobre a escravidão urbana no Rio de Janeiro (1808-1821); 1983; Dissertação (Mestrado em Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Fernando Antonio Novais;

Fernando Antonio Novais

Honradas e devotas: mulheres da Colônia (estudo sobre a condição feminina através dos conventos e recolhimentos do Sudeste 1750-1822); 1992; Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Fernando Antonio Novais;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALGRANTI, L. M. . Em torno da mesa do rei: artefatos, convivialidade e celebração no Rio de Janeiro Joanino. ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA, CULTURA E MATERIAL (IMPRESSO) , v. 25, p. 13-34, 2017.

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens. VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO) , v. 32, p. 21-51, 2016.

  • ALGRANTI, L. M. . Educação de meninas na América portuguesa: das instituições de reclusão à vida em sociedade (séculos XVIII e início do XIX). Revista de História Regional , v. 19, p. 282-297, 2014.

  • ALGRANTI, L. M. . Escrever, ler e rezar. Revista do Arquivo Publico Mineiro , v. II, p. 22-35, 2012.

  • ALGRANTI, L. M. . Saberes culinários e a botica doméstica: beberagens, elixires e mezinhas no Império português. Saeculum (UFPB) , v. 27, p. 13-28, 2012.

  • ALGRANTI, L. M. . Tabernas e Botequins: Cotidiano e sociabilidades no Rio de Janeiro (1808-1821). Acervo revista do Arquvio Nacional , v. 24, p. 25-42, 2011.

  • ALGRANTI, L. M. . o consumo de bebidas e os espaços de sociabilidade no Rio de Janeiro no fim do perído colonial. Semata (Santiago de Compostela) , v. 21, p. 65-80, 2009.

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação, saúde e sociabilidade: a arte de conservar e confeitar os frutos (séculos XV-XVIII). História. Questões e Debates , universidade Federal do Paraná, v. 42, p. 33-52, 2005.

  • ALGRANTI, L. M. . Os doces na culinária luso-brasileira: da cozinha dos conventos à cozinha da casa brasielira séculos XVII a XIX. Anais de História de Além-Mar , v. VI, p. 139-158, 2005.

  • ALGRANTI, L. M. . Mémoire et hagiographie: la (re) constructuion de l avie d?une religieuse dans le Brésil colonial. CLIO. Histoire, Femmes et Sociétés (Toulouse) , Toulouse, v. 19, p. 208-222, 2004.

  • ALGRANTI, L. M. . A hierarquia social e a doçaria luso-brasileira - Séculos XVII a XIX. Revista da SBPH , Curitiba, n.22, p. 27-47, 2003.

  • ALGRANTI, L. M. . Doces de ovos, doces de freiras: a doçaria dos conventos portugueses no Livro de Receitas da irmã Maria Leocádia do Monte do Carmo (1729). Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , Pagu/Unicamp, Campinas, SP, v. 17/18, p. 397-408, 2002.

  • ALGRANTI, L. M. . Imagens sobre a mulher escrava no cotidiano do rio de Janeiro (1808 - 1822). Anais de História de Além Mar, Lisboa, v. 02, p. 181-190, 2001.

  • ALGRANTI, L. M. . Escritura Feminina no Brasil Colonial: os arquivos eclesiáticos e a relação das mulheres com a escrita.. Revista Brasileira de Pesquisa Histórica, Curitiba, v. 20, p. 05-12, 2001.

  • ALGRANTI, L. M. . Honra, devoção e educação: a vida nos conventos e recolhimentos femininos. Revista Oceanos, v. 42, p. 98-110, 2000.

  • ALGRANTI, L. M. . Norma e contravenção: os bispos de Mariana e o quotidiano no recolhimento da Macaúbas 1716-1850. Ler História, Lisboa, v. 39, p. 99-111, 2000.

  • ALGRANTI, L. M. . Os Estatutos do Recolhimento das Macaubas em Minas Gerais. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (ano 161), Rio de Janeiro, v. 406, p. 221-251, 2000.

  • ALGRANTI, L. M. . Censura e comércio de livros no período de permanencia da corte portuguesa no Rio de Janeiro. Revista Portuguesa de Historia tomo XXXIII, Coimbra, v. II, p. 631-663, 1999.

  • ALGRANTI, L. M. . Literatura Religiosa e a biblioteca de uma mística brasileira no século XVIII. Revista de História (Universidade do Porto), Porto, v. XIII, p. 179-194, 1998.

  • ALGRANTI, L. M. . Os Estatutos do Recolhimento das Órfãs da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Cadernos Pagu (UNICAMP) , Campinas, v. 8-9, n.8-9, p. 371-405, 1997.

  • ALGRANTI, L. M. . Christine de Pizan e o Livro das Três Virtudes: Considerações sobre a EducaçãoFeminina. Revista Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 3, n.2-3, p. 7-24, 1996.

  • ALGRANTI, L. M. . Casar ou Meter-se Freira: opções para a mulher colonial. Cadernos Pagu (UNICAMP) , Campinas, v. 2, p. 205-209, 1994.

  • ALGRANTI, L. M. . A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e a Concessão de Dotes. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , Campinas, v. 1, p. 45-66, 1993.

  • ALGRANTI, L. M. . Resenha crítica do livro de Linda Kelly Women of the French Revolution. Revista Brasileira de História , v. 10, p. 261-264, 1991.

  • ALGRANTI, L. M. . Resenha crítica do livro de Joan Landes Women and the Public sphere in the age of French Revolution. Revista Brasileira de História , v. 09, p. 259-263, 1989.

  • ALGRANTI, L. M. . Costumes Afro-Brasileiros na Corte do Rio de Janeiro: um documento curioso. Boletim do Centro de Memória, Campinas, v. 1, n.1, p. 17-21, 1989.

  • ALGRANTI, L. M. . Os registros da polícia e seu aproveitamento para a história do Rio de Janeiro: escravos e libertos. Revista de História, São Paulo, n.119, p. 115-121, 1989.

  • ALGRANTI, L. M. . Criminalidade escrava e Controle Social no Rio de Janeiro (1810-1821). Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas , São Paulo, v. 18, p. 45-79, 1988.

  • ALGRANTI, L. M. . Slave Crimes: the use of police power to control the slave population of Rio de Janeiro. Luso Brazilian Rewiew, Wisconsin, v. XXV, n.1, p. 27-48, 1988.

  • ALGRANTI, L. M. . Resenha crítica do livro de Richard Wade, Slavery in the cities. Revista Brasileira de História , v. 8-9, p. 207-211, 1985.

  • ALGRANTI, L. M. . Origens, expansão e declínio do uso da rede de dormir no Brasil. Boletim do Museu da Casa Brasileira, n.4, p. 11-21, 1979.

  • ALGRANTI, L. M. ; Asfora, Wanessa (Org.) . Dossiê: Gênero e Alimentação - Cadernos PAGU- Unicamp. 1A. ed. Campinas: Nucleo de Estudos de Gênero Pagu, 2012. v. 39.

  • ALGRANTI, L. M. ; MEGIANI, A. P. (Org.) . O Império por escrito - formas de transmissão da cultura letrada no mundo ibérico séculos XVI-XIX. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2009. v. 21. 605p .

  • ALGRANTI, L. M. . Livros de Devoção, Atos de Censura - ensaios de história do livro e da leitura na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec, 2004. 301p .

  • ALGRANTI, L. M. . A Prática Feminista e o Conceito de Gênero - Coleção Textos Didáticos. 1. ed. Campinas: Gráfica do IFCH- Unicamp, 2002. v. 1. 61p .

  • ALGRANTI, L. M. . Honradas e Devotas: mulheres da colônia. 2. ed. Brasília: José Olympio/EDunB, 1999. v. 1. 349p .

  • ALGRANTI, L. M. . Fazendo História das Mulheres. Campinas: EdUnicamp, 1995. v. 4.

  • ALGRANTI, L. M. . Honradas e Devotas: mulheres da colônia. 1. ed. Brasília: José Olympio/EdunB, 1993. v. 1. 349p .

  • ALGRANTI, L. M. . O Feitor Ausente (estudo sobre a escravidão urbana no Rio de Janeiro, 1808-1821).. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. v. 1. 223p .

  • ALGRANTI, L. M. . D. João VI e os Bastidores da Independência. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. v. 1. 78p .

  • ALGRANTI, L. M. . O abastecimento das tropas e as práticas alimentares na fronteira norte da América portuguesa. In: Pires, Maria do Carmo; Magalhães Sônia Maria de. (Org.). A cozinha brasileira e o patrimônio cultural: história, hospitalidade e turismo. 1ed.Curitiba: Editoras Prismas, 2018, v. , p. 13-34.

  • ALGRANTI, L. M. . A Botica colonial: apontamentos sobre saúde e alimentação na América portuguesa (séculos XVI-XVIII). In: Soares, Carmen; Macedo; Ribeiro, Cilene da Silva gomes. (Org.). Mesas luso-brasileiras:alimentação, saúde e cultura. 1ed.Curitiba/ Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra - PUCpress, 2018, v. 1, p. 123-143.

  • ALGRANTI, L. M. ; ASFORA, W. . Luis da Câmara Cascudo e a Ementa Portuguesa: a contribuição de Portugal na construção do pensamento sobre a cozinha brasileira. In: Soares, Carmen; Macedo, Irene Coutinho de. (Org.). Patrimônio Alimentar Luso-Brasileiro. 01ed.Coimbra - São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra - Annablume, 2014, v. 01, p. 253-274.

  • ALGRANTI, L. M. . A Arte de cozinha e as plantas do Brasil séculos XVI-XIX. In: Lorelai Koury. (Org.). Usos e circulação de plantas no Brasil séculos XVI-XIX. 1ed.Rio de janeiro: Andrea Jakobson Estudio, 2013, v. 1, p. 138-179.

  • ALGRANTI, L. M. . Refeições festivas e cotidianas em Portugal no século XVIII: as religiosas do Convento de Nossa Senhora dos Remédios (Braga). In: Andrade, Marta Mega de ; Sedrez Liise Fernanda ; Martins, William de Souza. (Org.). Corpo, sujeito e objeto. 1ed.Rio de Janeiro: Ponteio, 2012, v. , p. 203-220.

  • ALGRANTI, L. M. . As Especiarias na cozinha e na botica: notas sobre o intercâmbio de plantas e sementes com fins alimentares e medicinais no império português. In: Almeida, Suely Creusa Cordeiro de; Ribeiro, Marília de Azambuja; Silva,Gian Carlo de Melo. (Org.). Cultura e Sociabilidades no Mundo Atlañtico. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2012, v. , p. 485-500.

  • ALGRANTI, L. M. . ?Dias gordos? e dias magros?: calendário religioso e práticas alimentares católicas em São Paulo e Rio de Janeiro(séculos XVIII e XIX). In: Bruno Feitler; Evergton Sales Souza. (Org.). A Igreja no Brasil - normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. 1ed.São Paulo: Editora Unifesp, 2011, v. , p. 269-288.

  • ALGRANTI, L. M. . Rituais e protocolos das mesas reais no século XVIII. In: Ana Isabel Buescu e David Felismino. (Org.). A Mesa dos Reis de Portugal. 1aed.Lisboa: Circulo dos Leitores, 2011, v. , p. 244-259.

  • ALGRANTI, L. M. . História e historiografia da alimentação no Brasil (séculos XIV-XIX). In: CAMPOS, A. P.; SILVA, G. V.; NADER, M. B.; FRANCO, S. P.; FELDMAN, S. A.. (Org.). A cidade à prova do tempo: vida cotidiana e relações de poder nos ambientes urbanos. 1aed.Vitória: GM Editora, 2010, v. , p. 131-154.

  • ALGRANTI, L. M. . Notas sobre a mesa da casa real portuguesa no reinado de D. José I. In: Sá, Isabel dos Guimarães; Garcia, Maximo Fernández. (Org.). Portas Adentro comer, vestir, habitar (ss XVI-XIX). Coimbra/ Valladolid: Universidade de Coimbra/ Univesidad de Valladolid, 2010, v. , p. 87-113.

  • ALGRANTI, L. M. . Bebida dos deuses: tecnicas de fabricação e utilidades do chocolate no império português. In: Algranti, Leila Mezan; Megiani, Ana Paula. (Org.). O Império por escrito - formas de transmissão da cultura letrada nomundo ibérico séculos XVI-XIX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2009, v. , p. 403-427.

  • ALGRANTI, L. M. . Manioc: Diet and Culinary Practices in Portuguese America. In: Jay A. Levenson (ed). (Org.). Encompassing the Globe - Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries . Essays. 1aed.Washington D. C: Arthur M. Sackler Gallery - Smithsonian Institution, 2008, v. , p. 122-125.

  • ALGRANTI, L. M. . Biografias y autobiografias de mujeres ejemplares: los escritos de conciencia La madre Jacinta de São José y lãs prácticas religiosas femeninas em El Brasil colonial. In: Viforcos , Maria Isabel; Loreto, Rosalva López. (Org.). Historias Compartidas. Religiosidad y reclusión femenina em España Portugal y América siglos XV-XIX. 1aed.Leon: Universidad de León/ Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2007, v. , p. 127-148.

  • ALGRANTI, L. M. . Aguardente de cana e outras aguardentes: por uma história da produção e do consumo de licores na América portuguesa. In: Renato Venâncio; Henrique Carneiro. (Org.). Álcool e dorgas na história do Brasil. São Paulo/Belo Horizonte: Alameda/PucMinas, 2005, v. , p. 71-92.

  • ALGRANTI, L. M. . Mystics and visionaries: women's writing in Eighteenth-century Portuguese America. In: Mario Valdés; Djelal Kadir. (Org.). Literary Cultures of Latin America - A Comparative History. 1ed.Oxford: Oxford University Press, 2004, v. I, p. 303-307.

  • ALGRANTI, L. M. . Política, religião e moralidade: a censura de livros no Brasil de D. João VI (1808-1822). In: Maria Luzia Carneiro. (Org.). Minorias Silenciadas - história da censura no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002, v. , p. 91-120.

  • ALGRANTI, L. M. . A hagiografia e o ideal de santidade feminina: o impacto da leitura de vidas de santas nos conventos do Brasil colonial. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). De Cabral a Pedro I: aspectos da colonização portuguesa no Brasil. 1ed.Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 2001, v. , p. 165-174.

  • ALGRANTI, L. M. . Leituras e leitores no Brasil colonial: interpretações em torno de um livro de teologia moral. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Sexualidade e religião na Colonização do Brasil. Lisboa: Livros Horizontes, 2001, v. , p. 355-362.

  • ALGRANTI, L. M. . História sócio-cultural do período colonial. In: Jobson Arruda; Luis Adão Fonseca. (Org.). Brasil - Portugal: história, agenda para o milênio. Bauru: EDUSC, 2001, v. , p. 85-96.

  • ALGRANTI, L. M. . A Escravidão no Cotidiano das Instituições de Reclusão Feminina. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Brasil:Colonização e Escravidão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000, v. , p. 73-89.

  • ALGRANTI, L. M. . Mulheres enclausuradas no Brasil colonial. In: Maria Helena Capellato, Heloisa Buarque de Holanda. (Org.). Relações de Gênero: diversidades culturais na América Latina. 1ed.São Paulo / Rio de Janeiro: EDUSP / Ed. Expressão Cultural, 1999, v. 9, p. 147-162.

  • ALGRANTI, L. M. . Famílias e Vida Doméstica. In: Laura de Mello e Souza. (Org.). História da Vida Privada no Brasil - cotidiano. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 1997, v. 1, p. 83-155.

  • ALGRANTI, L. M. . A Reclusão Feminina no Brasil Colônia. In: Maria Aparecida Franco Pereira. (Org.). História da Mulher na História. 1ed.Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 1997, v. 1, p. 33-50.

  • ALGRANTI, L. M. . Educação Feminina: vozes dissonantes no século XVIII e a prática colonial. In: Ilana Blaj; John Monteiro. (Org.). História & Utopias. São Paulo: ANPHU, 1996, v. , p. 252-266.

  • ALGRANTI, L. M. . Os Ofícios Urbanos e os Escravos ao Ganho no Rio de Janeiro Colonial (1808-1822). In: Tomás Szmrecányi. (Org.). História Econômica do Período Colonial. São Paulo: Hucitec, 1996, v. , p. 195-214.

  • ALGRANTI, L. M. . Os Livros de Devoção e a Religiosa Perfeita (normatização e práticas religiosas nos recolhimentos femininos do Brasil colonial). In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz. Lisboa: Estampa, 1995, v. , p. 109-124.

  • ALGRANTI, L. M. . O mestre-cuca sem nome. Revista de história da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 72 - 77, 05 nov. 2005.

  • ALGRANTI, L. M. . Resenha crítica do livro de Gilberto Freyre Açúcar - Uma Socialogia do Doce, com Receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 dez. 1997.

  • ALGRANTI, L. M. ; KARASH, M. . Os Escravos Cariocas - Resenha critica do livro de Mary Karash:A vida dos escravos no Rio de Janeiro.. Folha de São Paulo, jornal de resenhas., São Paulo.

  • ALGRANTI, L. M. . Escravidão na Cidade. 500 de Brasil. Diario Ofical, São Paulo.

  • ALGRANTI, L. M. . `A Mesa com os paulistas: saberes e práticas alimentares (séculos XVI-XIX). In: XXVI Simpósio de História Anpuh, 2011, São Paulo. Anais eletrônicos do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

  • ALGRANTI, L. M. . O Intercâmbio alimentar e a transmissão de saberes entre o Velho e o Novo Mundo séculos XVI-XVIII. In: 5° Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações luso-brasileiras -O Atlântico como ponte: A europa e o espaço lusófono, 2010, Rio de Janeiro. Atas do 5° Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações luso-brasileiras -O Atlântico como ponte: A europa e o espaço lusófono, 2010.

  • ALGRANTI, L. M. . Usos e suportes da comunicação escrita no Império Português: impressão, circulação de livros e cultura política. In: 1808 a Corte no Basil, 2010, Rio de Janeiro. 1808 A Corte no Brasil. Niterói: Universidade Fluminense, 2008. p. 387-393.

  • ALGRANTI, L. M. . Circulação e posse de livros religiosos no Rio de Janeiro (1808-1821). In: Congresso Internacional de História - Territórios, culturas e poderes, 2007, Braga. NW noroeste. revista de história - Actas do Congresso Internacional de História - Territórios, culturas e poderes. Braga: Universidade do Minho, 2007. v. 01. p. 839-852.

  • ALGRANTI, L. M. . Conventos e Recolhimentos em Portugal e na América Portuguesa: um estudo comparativo sobre as instituições de reclusão feminina (séculos XVI e XVIII). In: Desafios da Comparação: família, mulheres e gênero em Portugal e no Brasil, 2004, Lisboa. Desafios da Comparação: família, mulheres e gênero em Portugal e no BRasil. Oeiras: Celta Editora, 2004. p. 65-88.

  • ALGRANTI, L. M. . Os livros de receitas e a transmissão da arte luso-brasileira de fazer doces (séculos XVII ?XIX). In: III Seminário Internacional sobre a História do Açúcar, 2004, Funchal. Actas do II Seminário Internacional sobre a História do Açúcar - O açúcar e o cotidiano. Funchal, 2004. v. 1. p. 127-147.

  • ALGRANTI, L. M. . Os bastidores da Censura na Corte de D. João: as disputas por honra e prestígio no exercício do poder. In: Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América, 2000, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Internacional D.joão VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Ministerio da Cultura - Instituto do Patrimônio Histórico e artístico nacional, 2000. p. 82-93.

  • ALGRANTI, L. M. . Recolhimentos Femininos no Brasil e em Portugal: perspectivas para um estudo comparativo. In: XVIII Reunião da SBPH, 1999, Curitiba. Anais da XVIII Reunião da SBPH, 1999. v. 1. p. 57-62.

  • ALGRANTI, L. M. . Conflitos entre os homens bons do paço no Rio de Janeiro de D. João. In: XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH), 1998. Anai da XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH). Curitiba: SBPH, 1998. p. 183-186.

  • ALGRANTI, L. M. . À Sombra dos Círios: o cotidiano das mulheres reclusas no Brasil Colonial. In: Congresso Internacional: O Rosto Feminino da Expansão Portuguesa, 1995, Lisboa. Actas do Congresso Internacional: O Rosto Feminino da Expansão Portuguesa. Lisboa, 1995. v. 2. p. 477-490.

  • ALGRANTI, L. M. . Vida Religiosa Feminina no Brasil Colonial: Conventos e Recolhimentos. In: I Congresso Internacional del Monacato Femenino en Espana, 1993, Leon. Anais do I Congresso Internacional del Monacato Femenino en España. Leon: Ed. da Universidade de Leon, 1993. v. 2. p. 477-490.

  • ALGRANTI, L. M. . Un plaisir vaut bien une pièce de six sous?: confiserie et sociabilité dans l?Amérique portugaise. BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES , 2020.

  • ALGRANTI, L. M. . História, criança e alimentação: dos enfoques historiográficos às práticas sociais - Brasil séculos XVIII - XX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . A História e os desafios para o historiador de hoje. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Itinerários de pesquisa na História da Alimentação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . A Arte de receber no Rio de Janeiro: refrescos, merendas e seus apetrechos de serviço.(1808-1823). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . A hospitalidade doméstica e a oferta de bebidas no Rio de Janeiro (1808-1824). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Rituais de comensalidade na corte do Rio de Janeiro: significados e usos da prataria de mesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . Das Comidas e das 'Coisas' - rituais de de comensalidade no Rio de Janeiro (1763-1821). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALGRANTI, L. M. . À Mesa com D. João VI : artefatos , cenografia e celebração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . História da Alimentação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação e cultura na fronteira Norte da América portuguesa (século XVIII). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . Em torno da mesa do rei: artefatos, convivialidade e celebração no Rio de Janeiro Joanino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentation et colonisation portugaise dans l'Amérique: circulation de produits et de savoirs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALGRANTI, L. M. . A Botica colonial: apontamentos sobre saúde e alimentação na América portuguesa (séculos XVI-XVIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . História e historiografia da alimentação: a cultua material como possibilidade de abordagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALGRANTI, L. M. . Educação de meninas na América portuguesa: das instituições de reclusão à vida em sociedade (séculos XVIII e início do XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . Notas sobre alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação e Cultura material: das fontes seriadas ao estudo de caso (Rio de Janeiro segunda metade do século XVIII). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . Rituais Festivos e alimentação no império português: Rio de Janeiro e Braga (séculos XVIII e XIX). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . A América Portuguesa: alimentação e encontros culturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos Vice-Reis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação, cultura e sociedade na América portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Daily diet and festivals? food in Portugal during the eighteenth century: the nuns of the Convento dos Remédios (Braga) -. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . Refeições festivas e cotidianas em Portugal no século XVIII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALGRANTI, L. M. . Calendário religioso e práticas alimentares católicas em São Paulo e Rio de Janeiro séculos XVIII e XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALGRANTI, L. M. . Saberes culinários na botica doméstica: beberagens, elixires e mezinhas no império português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . História da Alimentação: experiências de pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Food and diet in Portugal during the eighteenth century: the nuns of the convento dos Remédios (Braga0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . O Abastecimento das tropas e as práticas alimentares na Fronteira Norte da América portuguesa (segunda metade do século XVIII). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALGRANTI, L. M. . A doçaria e o intercâmbio cultural no mundo luso-brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Artes de mesa: espaços, rituais e objetos em São Paulo Colonial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALGRANTI, L. M. . À mesa com os paulistas: saberes e práticas culinárias (séculos XVI-XIX). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . Censura e Circulação de livros na América portuguesa 1808-1822. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . História e alimentação: perspectivas para uma análise das relações culturais no império português (séculos XV´-XIX). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . As Especiarias na cozinha e na botica: notas sobre o intercãmbio de plantas e sementes com fins alimentares e medicinais no Império Português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . O Intercâmbio Alimentar e a transmissão de saberes entre o Velho e o Novo Mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . História, cultura e vida cotidiana no Rio de Janeiro de d. João (1808-1822. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . Representações sobre a mulher escrava no espaço das cidades coloniais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . Doutorado em Gênero na Unicamp. - Aspectos institucionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . Das fontes à bibliografia: a imaginação e o trabalho do historiador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . História e historiografia da alimentação no Brasil (séculos XVI -XIX). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALGRANTI, L. M. . "Bebidas dos deuses" - técnicas de fabricação e utilidades do chocolate no império português. (dos cronistas espanhóis aos tratados científicos e culinários dos séculos XVII-XVIII).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALGRANTI, L. M. . prefácio ao livro de Ana Carolina Viotti. São Paulo, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . prefacio ao livro de Sônia Maria de Magalhães: à Mesa de Mariana. Goiânia, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . Prefácio ao livro de Eliane Morelli Abrahão. Campinas, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . Prefácio ao livro de Juliana Meirelles. São Bernardo do Campo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . A Ação Pastoral dos bispos da diocese de Mariana (MG-Brasil). Saarbrücken - Alemanha, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEDESCHI, D. M. R. ; ALGRANTI, L. M. . Águas Urbanas: as forma de apropriação das águas nas Minas século XVIII (orelha do livro). São Paulo: Alameda, 2014 (orelha do livro de Denise Tedeschi).

  • ALGRANTI, L. M. . Apício. História da incorporação de um livro de cozinha na Alta Idade Média. São Paulo: Alameda/Fapesp, 2014 (orelha do livro de Wanessa Asfora).

  • ALGRANTI, L. M. . OS CAMINHOS DO OURO NAS MINAS SETECENTISTAS: contrabando, cotidiano e cultura material. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . A cultura alimentar paulista: uma civilização do milho?(1650-1750).. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . A prática epistolar moderna e as cartas do vice-rei o marquês de Lavradio. São Paulo: Alameda, 2013 (orelha do livro de Adriana Angelita Conceição).

  • ALGRANTI, L. M. . O pão e o vinho da terra - alimentação e mediação cultural. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . Vivendo em lares alheios filhos de criação e adoção em São Paulo colonial e em Portugal (1765-1822). São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . Entrevista à Revista Pesquisa da Fapesp. São Paulo 2012 (Entrevista).

  • ALGRANTI, L. M. . Entrevista ao Café História: Leituras de História Colonial 2012 (Entrevista).

  • ALGRANTI, L. M. . Os Bispos de São Paulo - as diretrizes da Igreja no século XVIII. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . Entrevista à Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de janeiro 2011 (Entrevista á Revista de História da Biblioteca Nacional ano 6, n°70, julho 2011).

  • ALGRANTI, L. M. . Alimentação na América Portuguesa. RIO DE JANEIRO 2011 (APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO SITE O ARQUIVO NACIONAL).

  • ALGRANTI, L. M. ; MARNANHO, M. F. . A Opulência Relativizada - Niveis de Vida em São Paulo do século XVII. Bauru, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Meirelles, Juliana ; ALGRANTI, L. M. . Imprensa e poder na corte joanina - a Gazeta do Rio de Janeiro (orelha do livro). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008 (orelha do livro de Juliana Meirelles).

  • FRANCO, Stella Maris Scatena ; ALGRANTI, L. M. . Peregrinas de Outrora - viajantes latino-americanas noséculo XIX (orelha do livro). Santa Cruz do SuL: Universidade de Santa Cruz do sul (EDUNISC)/ Editora Mulheres, 2008 (Orellha do livro de Stella Maris Sacatena Franco).

  • ALGRANTI, L. M. . Intendência Geral da Polícia (verbete). Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (verbete no Dicionário do Brasil Joanino (org. Ronaldo Vainfas e Lucia Bastos Pereira das Neves).

  • GANDELMAN, L. M. ; ALGRANTI, L. M. . Entre a cura das almas e o remédio das vidas: o recolhimento de órfãs da Santa Casa de MIsericorida do Rio de Janeiro e a caridade para com as. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Bruit, Hector ; Abrhão, Fernando ; LEANZA, D. D. A. ; Abrahão, E. ; ALGRANTI, L. M. . Delícias das sinhás - história e receitas culinárias. Campinas, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. ; MARTINS, A. P. V. . Visões do feminino. A medicina da mulher nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. ; SILVA, M. S. . Dignidade e Transgressão - mulheres no tribunal eclesiástico em Minas Gerais 1788-1830. Campinas, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALGRANTI, L. M. . Mulheres e Escravos - entrevIsta com Leila Mezan Algranti. Ouro Preto: UFOP, 1997 (entrevista à REvista do Arquivo Público Mineiro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad. hoc - FFLCH- USP. 2012.

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad. hoc. da CAPES (A partir de 1996). 2011.

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad.hoc do Cnpq a partir de 1996. 2011.

ALGRANTI, L. M. . membro do comitê editorial dos Cadernos Pagu - UNICAMP (a partir de 1996). 2003.

ALGRANTI, L. M. . Membro do Conselho Regional da ANPUH. 2003.

ALGRANTI, L. M. . Membro do Fórum Nacional dos Cordenadores de Pós Graduação.. 2002.

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad. hoc. do Setor de Publicações do Centro de Memória da UNICAMP (1997-1998. 2001.

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad. hoc. Avaliação de Projetos para o I° concurso de Dotações para Pesquisa: Negro e Educação. 1999.

ALGRANTI, L. M. . membro da comissão editorial da Revista Brasileira de História. 1999.

ALGRANTI, L. M. . Membro do Comitê de Avaliação do Programa da Universidade Solidária, Brasilia. 1996.

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad. hoc. da Pró- Reitoria de Pesquisa - UNICAMP (1995-1996). 1995.

ALGRANTI, L. M. . Estudo de processo de abertura de tombamento e parecer técnico sobre o Antigo Sanatório Padre Bento - Guarulhos/SP. 1995.

ALGRANTI, L. M. . Membro da Comissão Editorial da Revista de História - Deartamento de História da universidade de São Paulo. 1995.

ALGRANTI, L. M. . Assessora ad. hoc.da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) a partir de 1993. 1993.

ALGRANTI, L. M. . Membro do Conselho Consultivo do Arquivo do estado de São Paulo. 1992.

ALGRANTI, L. M. . Elaboração de texto - apoio didático, tema: A colonização portuguesa no Brasil. 1990.

ALGRANTI, L. M. . Consultoria técnica e notas para o livro de Christopher Hill, O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa. São Paulo, Companhia das Letras, 1988. 1988.

ALGRANTI, L. M. . parecer para Revista de História - Usp. 2018.

ALGRANTI, L. M. . parecer para Revista Varia Historia. 2018.

ALGRANTI, L. M. . parecer para editora da Universidade federal da Bahia UFBA. 2017.

ALGRANTI, L. M. . parecer para Cadernos Pagu. 2017.

ALGRANTI, L. M. . parecer para Cadernos Pagu. 2017.

ALGRANTI, L. M. . parecer para Revista História (Assis/Franca). 2017.

ALGRANTI, L. M. . Revista Fronteras de la Historia - do Instituto de Antropologia y História. 2017.

ALGRANTI, L. M. . parecer para Anais do Museu Paulista. 2017.

ALGRANTI, L. M. . Parecer para Topoi - Revista de História Programa de Pós Graduação UFRJ. 2015.

ALGRANTI, L. M. . Parecer para Tempo - Revista de História Programa de Pós Graduação UFF. 2015.

ALGRANTI, L. M. . parecer para o CNPq - edital 25/2015. 2015.

ALGRANTI, L. M. . parecer para o CNPq - edital 25/2015. 2015.

ALGRANTI, L. M. . parecer para História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2015.

ALGRANTI, L. M. . Leituras: Os Livros de receitas e a cozinha na vida cotidiana dos conventos portugueses e de sua colônia americana. 2003.

ALGRANTI, L. M. . Representante do Comitê Nacional para o Brasil da Internacional Federation For Research In Women's History. 1996.

ALGRANTI, L. M. . Membro do Conselho Deliberativo de Defesa do Patrimonio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turistico (CONDEPAATH) como representantre do departamento de História da Unicamp.. 1994.

ALGRANTI, L. M. . Entrevista para Revista Vária História. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Caminhos de pesquisa sobre cultura material. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALGRANTI, L. M. . Entrevista ao Instituto Ciência Hoje. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Entrevista para o-Programa de Radio Sintonia/Sesc/Senac. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Entrevista para o Café História. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Você tem fome de quê? Entrevista à Revista Pesquisa da Fapesp. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. ; DORIA, C. A. . Alimentação: do Fast food à identidade nacional entrevista ao Jornal da Unicamp. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . 'Não dá para congelar o tempo' - Entrevista à Revista da Biblioteca Nacional. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Escravidão africana na cidade do Rio de Janeiro - Radio Nacional. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . 'O primeiro livro de cozinha brasileiro' entrevista à Radio Cultura. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Entrevista sobre o livro de minha autoria: Livros de Devoção, atos de censura. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Entrevista sobre o livro de minha autoria: Honradas e Devotas: mulheres da Colônia. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALGRANTI, L. M. . Curso de formação de professores - 3° Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . A Alimentação no Brasil: a pluralidade histórica dos sabores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . Doçaria luso-brasileira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALGRANTI, L. M. . A doçaria luso-brasileira: da cozinha dos conventos à cozinha da casa brasileira. 2006. (Relatório de pesquisa).

ALGRANTI, L. M. . Reclusão e exibição: o enclausuramento das mulheres e as representações de seus corpos (América portuguesa - séc. XVII-XVIII). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALGRANTI, L. M. . Costumes, Equipamentos e Objetos no Acervo Ernani Silva Bruno do Museu da Casa Brasileira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALGRANTI, L. M. . Livros e Leituras no Brasil Colonial: considerações sobre a história da leitura. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . Relatorio de pesquisa. 2004. (Relatório de pesquisa).

ALGRANTI, L. M. . Relatório de viagem ao exterior. 2003. (Relatório de pesquisa).

ALGRANTI, L. M. . Relatório final de pesquisa. 2003. (Relatório de pesquisa).

ALGRANTI, L. M. . A censura de livros no Brasil de D. João VI. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . Instituições de reclusão feminina no Brasil e em Portugal. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . Mulheres nos recolhimentos e conventos do Brasil colonial. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . A devoção feminina nos recolhimentos do sudeste. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . A História Social e fragmentação do campo do historiador. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALGRANTI, L. M. . A História Social da Colônia e o trabalho com as fontes. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. ; SOUZA, L. M. . A reclusão feminina na época moderna (século XVI-XVIII). 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALGRANTI, L. M. . Gilberto Freyre e a obra Sobrados e Mucambos. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALGRANTI, L. M. . A rede de dormir - o uso da rede de dormir na casa brasileira. 1976. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Rituais de comensalidade na corte do Rio de Janeiro: significados e usos da prataria de mesa, Descrição: A proposta desta pesquisa é estudar os rituais de comensalidade no Rio de Janeiro entre 1763 e 1821, ou seja, as formas de estar à mesa e de compartilhar o alimento em sociedade . O estudo envolve, portanto, não só os comensais e a comida, mas também os artefatos utilizados e as normas de convivência e hospitalidade. Serão contempladas as refeições cotidianas e festivas realizadas no interior dos domicílios, bem como no espaço da corte. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - Atual

    DIAITA Património Alimentar da Lusofonia: investigadora responsável para o Brasil, Descrição: O DIAITA visa proceder a um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre uma temática fundamental de um património e identidade culturais comuns a portugueses e brasileiros: a história e a cultura da alimentação. Uma equipa de especialistas de várias áreas disciplinares (História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Dietética, Gastronomia e Nutrição), da Antiguidade aos nossos dias, responsabiliza-se pela criação de conteúdos científicos necessários à criação de dois universos digitais inéditos, destinados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono: Museu e Biblioteca virtual DIAITA. Trata-se de uma investigação em rede, pioneira no espaço lusófono, reunindo investigadores portugueses e brasileiros.. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Integrante / Carmen Soares - Coordenador / Inês Ornellas e Castro - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Civilización, juventud y cultura material e inmaterial. Familia e identidad social. Demandas y apariencias en la Castilla interior. 1500-1850, Descrição: Con claras metas de internacionalización, la finalidad interdisciplinar de este proyecto, clave para valorar los avances tendentes hacia una civilización juvenil europeo-americana más moderna, radica en contribuir al análisis exhaustivo de los mecanismos que, entre los siglos XVI y mediados del XIX, articularon la evolución de la cultura material familiar y el cambio identitario y social parejo. Nuevas preguntas al hilo de los enfoques de la historiografía internacional ligados a la Hª Social y vinculados a la comprensión de la importancia que en el pasado tuvieron las apariencias heredadas y unascrecientes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Integrante / Maximiano Garcia Fernandez - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    Alimentação e Cultura material na América portuguesa, Descrição: A proposta desta pesquisa é estudar a cultura material vinculada às práticas alimentares na América portuguesa entre o século XVIII e o início do século XIX. Isto é, um conjunto de utensílios de mesa e cozinha e de instrumentos de trabalho voltados à preparação e ao consumo dos alimentos, os quais além de suas utilidades assumiram significados distintos e passaram por transformações ao longo do tempo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    As Especiarias na cozinha e na botica - um estudo de história da alimentação na América portuguesa, Descrição: A proposta desta pesquisa é estudar os usos dos temperos na culinária da América portuguesa, tanto das especiarias orientais como das ervas indígenas ou locais, a fim de se compreender a circulação de produtos e a aclimatação de plantas asiáticas e de outras localidades no Brasil. Pretende-se dessa forma, compreender a relação entre alimentação e saúde através do uso das especiarias na cozinha e na botica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2010

    Portas adentro: formas de morar no Portugal Moderno, Descrição: O objetivo do projeto é o estudo do modo como as pessoas viviam entre paredes , através dos usos diferenciados do espaço e de padrões próprios de consumo, contemplando tipos de habitação temporários ou permanentes em territórios sob a adminstração portuguesa entre esses: o palácio e a casa senhorial; a habitação familiar rural e urbana; o convento; o colégio; o hospital; a prisão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Integrante / Luciana Gandelman - Integrante / Isabel dos Guimarães Sá - Coordenador / Nuno Gonçalo Monteiro - Integrante / Margarida Durães - Integrante., Financiador(es): FTC - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    O consumo de bebidas estimulantes e seus rituais : aguardentes, licores e chocolate (um estudo de história da alimentação na América portuguesa) séculos XVI-XIX, Descrição: O projeto visa dar continuidade a uma pesquisa mais ampla sobre a Alimentação e as práticas culinárias na América Portuguesa (séculos XVI-XIX) que compreende três segmentos: a doçaria, os temperos e as bebidas. No momento inicia-se a coleta de dados sobre os rituais de consumo das bebidas estimulantes fabricadas à base de produtos coloniais (aguardente, licores de frutas e chocolate). O objetivo fundamental é compreender a influência desses bens de consumo na vida cotidiana dos colonos, bem como as relações que estabeleceram com esses. Interessa ainda recuperar as técnicas e os utensílios de sua fabricação. Um dos objetivos da pesquisa é a constituição de um banco de imagens relativas à alimentação no Brasil colonial, o qual deve contemplar: os produtos, as formas de consumo e os artefatos de mesa e cozinha. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Transnacionalização e Famílias no Brasil e em Portugal, Descrição: A proposta deste projeto é analisar, numa perspectiva de gênero, organizações e dinâmicas familiares, no Brasil e em Portugal, no contexto da transnacionacionalização. Projeto de cooperação científica entre o Centro de Estudos de Gênero PAGU /UNICAMP e o Departamento de Sociologia do ISCTE. CAPES/Grices 2006-2008 Coordenação Maria Lygia De Moraes Quartim. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2010

    Projeto Temático Fapesp: Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, Descrição: Pesquisadora principal do Projeto Temático Fapesp (USP/Unicamp/ Cebrap) sediado na Cátedra Jaime Cortesão USP: Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial, cujo objetivo é desenvolver um conjunto variado de atividades de pesquisa no âmbito da problemática do Império português, com destaque para a região Atlântica, desde seus primórdios, com a circunavegação da África no século XV, até o primeiro quartel do século XIX, com o estabelecimento do Império Luso-brasileiro no Rio de Janeiro, tendo em vista temáticas de história socio-econômica e político-cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Integrante / Laura de Mello Souza - Coordenador / Jobson de Arruda - Integrante / Vera Ferlini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Os doces na culinária luso-brasileira : da cozinha dos conventos à cozinha da casa brasileira (um estudo sobre história da alimentação na América portuguesa), Descrição: A proposta desta pesquisa é estudar um setor específico da culinária e da alimentação na América portuguesa entre os séculos XVI e XIX: a doçaria. Busca compreender as várias etapas de transformação dos doces portugueses até chegarem às cozinhas das casas-grandes e analisar o processo de constituição de uma doçaria brasileira , a fim de detectar o que essa revela sobre as práticas culturais e sociabilidades dos colonos, bem como sobre a circulação de produtos no mundo Atlântico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Os livros de receitas e a cozinha na vida cotidiana dos conventos portugueses e de sua colônia americana, Descrição: Objetivo: investigar a relação entre o mundo da clausura feminina no Brasil e em Portugal , e a sociedade, isto é, como a cozinha e a culinária articulavam esses dois mundos, procurando através da prática e tradição da doçaria e de suas receitas recuperar o caráter simbólico dos doces na história da alimentação luso-brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador.

  • 1999 - 2000

    Leituras Religiosas no Brasil Colonial: biografias e autobiografias de santas e de mulheres exemplares, Descrição: O objetivo do projeto é analisar um segmento específico da literatura religiosa: biografias de santas e mulheres exemplares, a fim de detectar quais as obras mais divulgadas em Portugal, quais aquelas que chegavam aos claustros femininos do Brasil setecentistas, como eram lidas, apreendidas e, principalmente, qual o impacto que sua leitura causava nas mulheres reclusas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2000

    Família Mulher e Gênero, Uma Perspectiva Comparativa Brasil Portugal, Descrição: O projeto tem como perspectiva a transversalidade entre dois espaços culturais (Brasil e Portugal) na sua heterogeneidade e complexidade, de modo a que se possam destacar as diferenças e semelhanças entre espaços e movimentos femininos/feministas, contextos e problemáticas sociofamiliares, novos espaços de intervenção das mulheres. Convênio Internacioal Brasil/Portugal (CAPES/ ICCTI): Núcleo de Estudos Pagu (Unicamp) e Universidade Aberta de Lisboa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador / Mariza Corrêa - Integrante / Guita Debert - Integrante / Adriana Piscitelli - Integrante / Suely Kofes - Integrante., Financiador(es): Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1998

    Literatura Religiosa no Brasil Colonial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1989 - 1990

    Estudo sobre a reclusão feminina no período colonial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Mezan Algranti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

orientadora da Monografia de Giovanna Milanez de Castro: primeiro lugar no XX Concurso de Monografias do IFCH-Uniicamp, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp.

2007

orientadora da dissertação premiada em 1° lugar Prêmio D. João VI: Juliana Gesuelli Meirelles "A Gazeta do Rio de Janeiro e o impacto na vida e circulação de idéias no império luso-brasileiro", Arquivo Nacional - Rio de Janeiro.

2007

Orientadora do trabalho de Iniciação científica PIBIC/CNPq de Rafaela Basso ?Alimentação e Sociedade: A vila de São Paulo ? século XVII? ? Prêmio melhor tema livre ? XV Congresso de Iniciação Científi, Unicamp.

2004

Orientadora da Dissertação de Mestrado premiada em 1º lugar no Prêmio Carioca de Pesquisa. Luciana M. Gandelman: "Entre a cura das almas e o remédio das vidas: o recolhimentode órfãs da Santa Casa de, Prefeitura do Rio de Janeiro. Secretaria de Cultura.

1998

Prêmio Manoel Bonfim (obra coletiva: História da Vida Privada, vol. 1, São Paulo, Companhia das Letras), Governo do Distrito Federal.

1998

Orientadora da Monografia premiada em 1° lugar no IX Concurso de Monografias do IFCH. Milena Fernandes Maranho: Vivendas Paulistas - padrões econômicos e sociais em São Paulo de meados do século XVII, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Unicamp)..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. , Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6110, Telefone: (19) 37881610

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2017

    Universidad de Valladolid, UVa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

  • 2013 - Atual

    Universidade de Coimbra

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Vínculo: Membro da Coordenação, Enquadramento Funcional: membro da coordenação de ciências humanas

  • 2005 - 2010

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: pesquisador principal projeto temático

    Outras informações:
    participação em projeto de pesquisa : Projeto Temático Dimensões do Império Português

  • 1997 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: pesquisadora 1B

    Outras informações:
    atividades de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora colaboradora aposentada, Carga horária: 0

  • 1986 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 01/1995

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Assessora ad.hoc do Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa.

    • 03/1993

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Núcleo de Estudos de Gênero.,Linhas de pesquisa

    • 01/1993

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História

    • 01/1993

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Assessora ad.hoc, Cadernos Pagu.

    • 01/1992

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais - História Social do Trabalho

    • 01/1990

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna

    • 01/1986

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil colônia, Medologia da História, História Moderna II, Tópicos Especiais em História

    • 03/2009 - 12/2011

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Gênero, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 11/2004 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CAD, .,Cargo ou função, Representante do IFCH.

    • 06/2004 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante docente MS5 na Congregação do IFCH.

    • 06/2005 - 12/2006

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Gênero, .,Cargo ou função, Coordenador associado Núcleo de Estudos de Gênero.

    • 05/2004 - 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Avaliação Institucional.

    • 01/2002

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa de Pós-Graduação do IFCH.

    • 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Memória - Unicamp, .,Cargo ou função, Membro do conselho científico do Centro de Memória (Unicamp).

    • 08/2001 - 10/2002

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História.

    • 01/1999 - 12/2000

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenadora Associada do Curso de Graduação em História.

    • 01/1998 - 12/1999

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da subcomissão do Programa de pós-graduação em História.

    • 01/1997 - 12/1998

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Memória - Unicamp, Centro de Memória - Unicamp.,Atividade realizada, Assessora ad.hoc do setor de Publicações do Centro de Memória.

    • 01/1995 - 12/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Núcleo de Estudos de Gênero.,Cargo ou função, Membro do conselho científico do Pagu.

    • 11/1996 - 10/1998

      Direção e administração, Reitoria, Núcleo de Estudos de Gênero.,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Pagu/Unicamp.

    • 01/1997 - 12/1997

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro (suplente) da Subcomissão do Programa de Pós-Graduação em História.

    • 11/1992 - 10/1994

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Gênero, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Gênero Pagu- Unicamp.

    • 01/1993 - 12/1993

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da comissão de graduação do curso de História.

    • 01/1990 - 12/1990

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Co-coordenadora da Graduação em História.

    • 01/1990 - 12/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante (suplente) dos Coordenadores de Graduação na Congregação do IFCH.