Taís Cerezer Camara

Graduada em Ciências Biológicas pela UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (2009). Desenvolveu tese de conclusão de curso em ecologia de ambientes aquáticos, com pesquisa voltada para a piscicultura, na identificação de organismos aquáticos em viveiros de produção de alevinos. Foi bolsista pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - em Dourados, MS no laboratório de entomologia, área de concentração em manejo integrado de pragas com ênfase em controle biológico e pragas de solo, sob a orientação do Dr. Crébio José Ávila.Foi bolsista/estágiaria pelo SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no laboratório de análises físico/químico de alimentos, em Dourados MS, sob a orientação da técnica em alimentos Judite Maria Koch Schaedler. Atuou profissionalmente como professora contratada pelo SESI Serviço Social da Indústria lecionando a disciplina de Biologia/Ciências para o ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2005 - 2009

Universidade Federal da Grande Dourados
Orientador: Dra. Márcia Regina Russo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 0

Inglês. (Carga horária: 12h). , Extreme idiomas.

2011 - 2011

Mestrado em Recursos Naturais. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2010 - 2010

Auxiliar de laboratório na indústria de alimentos. (Carga horária: 230h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIII CBE Congresso Brasileiro de Entomologia. 2010. (Congresso).

1 Seminário de Educação do Sesi. 2010. (Seminário).

AquaCiência 2008. 2008. (Congresso).

Evolução Genética do Parasitismo Social. 2008. (Outra).

"Água - um desafio do século XXI.". 2008. (Outra).

1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce e 1º Encontro de Psicultores de Mato Grosso do Sul.. 2007. (Congresso).

Seminário Sobre Entomologia. 2007. (Seminário).

X Reunião Sul-Brasileira sobre Pragas de Solo.. 2007. (Outra).

VII Semana do Meio Ambiente e X Eco-Dourados. 2006. (Oficina).

A Tecnologia do DNA Recombinante e os Organismos Geneticamente Modificados. 2006. (Outra).

Ciclo de Debates em Licenciatura. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabio de Oliveira Roque

FUSARI, L. M.; RUSSO, M.;ROQUE, F. O.. Influência do manejo sobre a comunidade zooplanctônica em viveiros de produção de alevinos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Márcia Regina Russo

Russo, Márcia Regina; Roque, F. O.; Fusari, L. M.. Influência do manejo sobre a comunidade zooplanctônica em viveiros de produção de alevinos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CRÉBIO JOSÉ ÁVILA

CONTROLE MICROBIANO DA LAGARTA FALSA-MEDIDEIRA COM BACULOVÍRUS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA; Orientador: Crébio José Ávila;

Márcia Regina Russo

Efeito do manejo sobre a comunidade zooplanctônica em viveiros fertilizados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Russo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZANARDO, Ana Beatriz Riguetti ; ÁVILA, Crébio José ; DUARTE, M. M. ; CAMARA, Taís Cerezer ; CAPARROZ, Gleiciele . Parasitismo natural em lagartas de Pseudoplusia includens (Walker, 1857) (Lepidoptera: Noctuidae) em lavouras de soja da região de Dourados-MS. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal/RN. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010., 2010.

  • Viviane Santos ; RIBEIRO, J. F. ; CAMARA, Taís Cerezer ; ÁVILA, Crébio José . Captura de Adultos de Pseudoplusia includens (Walker, 1857) (Lepidoptera: Noctuidae) em armadilhas escadas com ferômonio sexual na cultura da soja.. In: X Simpósio de Controle Biológico - Siconbiol, 2007, Brasília/DF. CD de resumos do X Simpósio de Controle Biológico. Brasília/DF, 2007.

  • CAMARA, Taís Cerezer ; ÁVILA, Crébio José ; STEFANELLO, A. P. ; ZANARDO, Ana Beatriz Riguetti ; CAPARROZ, Gleiciele . Efeito de inseticidas químicos, aplicados em pulverização, no controle do pulgão Aphis Gossypii (Glover, 1877) (Hemíptera: Aphididae) na cultura do algodoeiro.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RUSSO, Márcia Regina ; CAMARA, Taís Cerezer . Comunidade zooplanctônica de viveiros de produção do híbrido do Surubim ( Pseudoplatystoma sp).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Daniel Alves dos ; CAMARA, Taís Cerezer ; RUSSO, Márcia Regina . Atividade alimentar e composição da dieta de pós-larvas do híbrido Pseudoplatystoma sp em viveiros de produção.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Viviane Santos ; CAMARA, Taís Cerezer ; ÁVILA, Crébio José ; RIBEIRO, J. F. . Captura de adultos de Pseudoplusia includens (WALKER, 1857) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) em armadilhas iscadas com feromônio sexual na cultura da soja. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAMARA, Taís Cerezer . 1º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monitoria).

CAMARA, Taís Cerezer . Plantas Ornamentais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMARA, Taís Cerezer . 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce e 1º Encontro de Psicultores de Mato Grosso do Sul. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoio a Comissão Organizadora).

CAMARA, Taís Cerezer . X Reunião Sul-Brasileira Sobre Pragas de Solo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoio a Comissão Organizadora).

CAMARA, Taís Cerezer . Assessoria no Estande da UFGD - 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Levantamento de insetos-praga associados ao solo na cana-de-açúcar, no Estado de Mato Grosso do Sul, Descrição: O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso do Sul vem se destacando na expansão da cultura e terá expressivo incremento de áreas nos próximos anos. A incidência de insetos-praga associados ao solo durante as fases de desenvolvimento da cana concorre para perdas na produtividade e na qualidade do produto. Visto a importância desse grupo de pragas à cultura da cana, e a falta de informações desse assunto no Estado de Mato Grosso do Sul, esse projeto tem como objetivo estudar a ocorrência e dinâmica populacional dos insetos-praga associados ao solo em canaviais do Estado. A pesquisa está sendo desenvolvida em quatro municípos do Estado: Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Navirai. As amostragens para os insetos-praga terão iníco em setembro de 2009, com frequência mensal em cada região, num período de 1 ano. Para as coletas serão utilizadas trincheiras de solo, armadilhas luminosas, iscas para cupins bem como armadilhas com feromônio para Migdolus. Com os resultados obtidos, espera-se conhecer as espécies de insetos-praga associados ao solo, bem como sua dinâmica e flutuação populacional e com isso fornecer subsídios para o manejo dessas pragas pelos produtores do Estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Taís Cerezer Camara - Integrante / Crébio José Ávila - Integrante / Gleicieli Caparróz Moraes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Controle biológico da lagarta falsa-medideira,, Descrição: A cultura da soja está sujeita ao ataque de pragas durante todo o seu ciclo. , , conhecida como falsa-medideira, antes era considerada praga secundária porém, nas últimas safras vem aumentando sua população colocando em risco a produtividade desta cultura. Seu controle tem sido difícil por se tratar de uma espécie pouco susceptível aos ingredientes ativos atualmente disponíveis, além de que aplicações desnecessárias de inseticidas têm causado desequilíbrio ecológico nas lavouras, impedindo ou prejudicando o estabelecimento dos inimigos naturais no agroecossistema. Diante de tal fato, têm-se aumentado o interesse dos pesquisadores e produtores rurais em estabelecer táticas para o controle de , . A utilização do Baculovírus anticarsia como agente de controle biológico da , representa o programa de maior sucesso no mundo com emprego de pesticida viral. Todavia, a pesquisa com vírus para o controle da lagarta falsa-medideira é ainda bastante incipiente no Brasil. A possibilidade de se desenvolver o controle biológico da lagarta falsa-medideira na cultura da soja, trará benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Estado de Mato Grosso do Sul, além de contribuir decisivamente para a implementação do manejo integrado dessa praga na cultura da soja. O objetivo deste trabalho é avaliar qualitativamente e quantitativamente o parasitismo que ocorreu em lagartas de , na cultura da soja na Região Sul de Mato Grosso do Sul e avaliar a eficácia do vírus da poliedrose nuclear (VPN) no controle desse inseto nesta cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Taís Cerezer Camara - Integrante / Crébio José Ávila - Integrante / Ana Beatris Riguetti Zanardo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2010

    SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolveu atividades relacionadas a análises físico/químico em alimentos.

  • 2010 - 2010

    Sesi - Serviço Social da Indústria - MS

    Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    professora substituta da disciplina de Biologia para o ensino médio e professora contratada da disciplina de Ciências/Biologia para o EJA- Educação de jovens e adultos.

  • 2009 - 2010

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Colaborador de pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Estágiaria voluntária, Enquadramento Funcional: Colaborador de pesquisa, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Laboratório de Zooplâncton, sob orientação dos biólogos Drª Cláudia Costa Bonecker e Dr. Luiz Felipe Machado Velho. Atividades: Identificação de espécies zooplanctônicas; discussão sobre amostragem zooplanctônica; discussão sobre metodologia de contagem; pesquisa bibliográfica no acervo do laboratório e Biblioteca Setorial do Nupélia.