Nelson Fernandes Felipe Júnior

Possui graduação em Geografia (2005) (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente. É mestre (2008) e doutor (2012) pela mesma instituição, com a tese sobre transporte marítimo e portos no Brasil. Tem experiência na área de Geografia Econômica, Geografia da Circulação, Transportes e Logística e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: transportes, infraestruturas, circulação, logística e desenvolvimento. Atualmente, é docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT), e do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL). Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI), do Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LABCIT), e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Transportes (NETRANS).

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2009 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Dinâmica econômica e recentes transformações no transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil: alguns apontamentos sobre a modernização portuária no Estado de São Paulo
, Ano de obtenção: 2012. Márcio Rogério Silveira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: redes, fluxos, transporte, cargas, logística.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Transporte aquaviário.

Mestrado em Geografia

2006 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulo
, Ano de Obtenção: 2008.Márcio Rogério Silveira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: redes, fluxos, transporte, cargas, logística.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Transporte aquaviário.

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

2016 - 2017

Faculdade do Vale Elvira Dayrell / Instituto Superior de Educação
Título: A Psicopedagogia e suas estratégias de inclusão escolar

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2016 - 2018

Faculdade do Vale Elvira Dayrell / Instituto Superior de Educação

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia

2002 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Porto Intermodal de Pederneiras e sua contribuição para o crescimento econômico do município
Orientador: Eliseu Savério Sposito
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia da Circulação, Transportes e Logística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Desenvolvimento regional e infraestruturas.

Organização de eventos

FELIPE JUNIOR, N. F. . III CICLO DE PALESTRAS TRANSPORTES, INFRAESTRUTURAS E DESENVOLVIMENTO. 2024. (Outro).

SILVEIRA, M. R. ; COCCO, R. G. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação - SIGCI. 2024. (Congresso).

FELIPE JUNIOR, N. F. . II CICLO DE PALESTRAS TRANSPORTES, INFRAESTRUTURAS E DESENVOLVIMENTO. 2023. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. . I CICLO DE PALESTRAS TRANSPORTES, INFRAESTRUTURAS E DESENVOLVIMENTO. 2022. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. . A Importância dos Portos para a Economia Brasileira. 2022. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. ; OLIVEIRA, L. K. . Ciclo de Palestras. 2021. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. . VI Semana Acadêmica de Geografia da UNILA e I Workshop de Mobilidade Acadêmica. 2019. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. . Evento de 35 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS. 2018. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. . Coordenador do Grupo de Trabalho Dinâmica Territorial, no Evento de 35 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS. 2018. (Outro).

FELIPE JUNIOR, N. F. . II Ciclo de Idéias e Debates do GEDRI. 2007. (Outro).

Participação em eventos

IV Ciclo de Ideias e Debates do GEDRI e II Seminário do LABCIT/NETRANS.Avaliador dos trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. 2019. (Seminário).

XII ENANPEGE.Dinâmica econômica e o setor portuário de Sergipe: fluxos de mercadorias e estratégias competitivas. 2017. (Encontro).

XI Encontro Nacional da ANPEGE.O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. 2015. (Encontro).

X Encontro Nacional da ANPEGE.O transporte de longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro. 2013. (Encontro).

IX Encontro Nacional da ANPEGE.Transporte marítimo, circulação do capital e desenvolvimento econômico: uma análise a partir do Estado de São Paulo. 2011. (Encontro).

8ª Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales. Territorios y Territorialidades en Movimiento.Transporte marítimo do Estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital. 2010. (Outra).

VII Workshop "O novo mapa da indústria no início do século XXI".Transporte hidroviário marítimo do estado de São Paulo: circulação, redes e interações espaciais. 2010. (Outra).

XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Redes de transportes e crise do setor no Brasil. 2010. (Encontro).

XVI Encontro Nacional de Geógrafos (ENG).Desenvolvimento regional, circulação e transportes na produção do espaço. 2010. (Encontro).

VIII Encontro Nacional da ANPEGE.Transporte marítimo e formação de redes: uma leitura a partir do território paulista. 2009. (Encontro).

XII Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL.A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo. 2009. (Encontro).

VII Colóquio Internacional de Transformações Territoriais.A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal de mercadorias: o caso do porto de Pederneiras-SP. 2008. (Simpósio).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.Globalização, acumulação flexível e sistemas informacionais: a importância do espaço urbano. 2008. (Encontro).

II Ciclo de Idéias e Debates do GEDRI.Transporte hidroviário interior de cargas: articulação espacial e internacionalização dos mercados. 2007. (Encontro).

Semana de Geografia da UNESP/ Presidente Prudente.A intermodalidade na Europa e no Brasil: o porto de Pederneiras-SP como ponto nodal. 2007. (Encontro).

VII Encontro Nacional da ANPEGE.O Porto Intermodal de Pederneiras e sua contribuição para o crescimento econômico do município. 2007. (Encontro).

X SIMPURB (Simpósio Nacional de Geografia Urbana).Conhecimento, tecnologias e redes: a dinâmica urbana no início do século XXI. 2007. (Simpósio).

Semana de Geografia da UEL.O Planejamento no Brasil: um breve histórico. 2006. (Encontro).

Semana de Geografia da UEL.O Porto Intermodal de Pederneiras e sua contribuição para o crescimento econômico do município. 2006. (Encontro).

VI Semana de Geografia da FCT/UNESP.VI Semana da Geografia da FCT/Unesp. 2005. (Encontro).

1° Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia.A questão Israel e Palestina. 2004. (Encontro).

Desenvolvimento da 10ª Região Administrativa.Desenvolvimento da 10ª Região Administrativa. 2003. (Outra).

1° Encontro de Geografia da UNESP.1° Encontro de Geografia da Unesp. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Dawson Pinheiro Ferreira Junior

FELIPE JUNIOR, N. F.; GIMENEZ, H. M.; CROCETTI, Z. S.; COCCO, R. G.. A relevância geoeconômica da Hidrelétrica de Itaipu e seus reflexos no município de Foz do Iguaçu (1990-2022). 2024. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Emanoel Anésio Andrade Ferreira

TARIFA, J. R.;FELIPE JUNIOR, N. F.; NEGRI, S. S.. Fluxo de veículos na BR 163/364 e sua influência no cotidiano e comércio de Juscimeira: um ensaio de ritmanálise de 1994 a 2018. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: James da Silva Desiderio

SILVA JUNIOR, R. F.;FELIPE JUNIOR, N. F.; OLIVEIRA, L. K.; GALLO, R. M.. Aviação civil e integração na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai: análise do acordo para regulação e controle do tráfego aéreo. 2020. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Flávia Maria Gomes

SILVA JUNIOR, R. F.;FELIPE JUNIOR, N. F.; OLIVEIRA, L. K.; CASTILLO, R. A.. A Atuação da ANVISA e da VIGIAGRO na Fronteira entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (PY): Estudo de Caso para a Compreensão da Regulação do Território. 2020. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Ronald dos Santos Pereira

FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R.; BOUDOU, C. J. M.. O setor portuário de Sergipe e Alagoas: fluxos de mercadorias e desenvolvimento regional. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: janete Ely

SILVEIRA, M. R.; ARAUJO JUNIOR, A. M.; ESPINDOLA, C. J.;FELIPE JUNIOR, N. F.. Impactos dos investimentos em infraestruturas de transportes em Santa Catarina. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wander luis de Melo Cruz

FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVA, C. A.; ESPINDOLA, C. J.. O complexo portuário e logístico de Itajaí/Navegantes (SC): regulamentação, consolidação, demandas infraestruturais e dinâmica das empresas de transporte e logística. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra dos Santos Júlio

SILVEIRA, M. R.; ESPINDOLA, C. J.; OURIQUES, H. R.;FELIPE JUNIOR, N. F.. O sistema de transporte ferroviário de carga no Brasil: das concessões aos novos projetos de expansão. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanilza da Costa Andrade

SANTOS, A. R.;FELIPE JUNIOR, N. F.; CONCEICAO, A. L.; FRANCA, S. L. A.; PEREIRA, M. F. V.. Programa Minha Casa, Minha Vida: financeirização da política habitacional e relações patrimonialistas em Sergipe. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Josiene Ferreira dos Santos Lima

VILAR, J. W. C.;FELIPE JUNIOR, N. F.; VARGAS, M. A. M.. A DUPLICAÇÃO DA BR 101- SE/BA: TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Lucas Azeredo Rodrigues

SILVEIRA, M. R.;FELIPE JUNIOR, N. F.; GOULART FILHO, A.; MESQUITA, F. C.. Transporte aéreo de passageiros no Brasil: dinâmicas regionais, estratégias logísticas e organização territorial. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diego de Jesus Ortigoza Arguello

OLIVEIRA, S. M. P.; GIMENEZ, H. M.;FELIPE JUNIOR, N. F.. EXPLORANDO EL POTENCIAL DE LA DIPLOMACIA DE CIUDADES EN LA REGIÓN DE LA TRIPLE FRONTERA HACIA LA SOSTENIBILIDAD CASO DE BUENA PRÁCTICA DE CIUDAD DEL ESTE, PARAGUAY. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Dawson Pinheiro Ferreira Junior

FELIPE JUNIOR, N. F.; CROCETTI, Z. S.; GIMENEZ, H. M.; AREDES, A.. A relevância geoeconômica da Hidrelétrica de Itaipu e seus reflexos no município de Foz do Iguaçu. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Fabiana dos Santos Pinheiro

FELIPE JUNIOR, N. F.; ANDRE, A. L.; TREVISAN, L.; COCCO, R. G.. O comércio entre o estado da Bahia e o Mercosul a partir do Porto de Salvador: redes, fluxos e integração regional. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Ronald dos Santos Pereira

FELIPE JUNIOR, N. F.; SANTOS, G. J.; SILVEIRA, M. R.. O setor portuário de Sergipe e Alagoas: fluxos de mercadorias e desenvolvimento regional. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Henriette Fonseca Gomes

TREVISAN, L.; CASARIL, C. C.;FELIPE JUNIOR, N. F.. Transporte rodoviário de cargas e fluidez territorial: a construção de novas infraestruturas em Foz do Iguaçu-PR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Raquel Santos Alves Bispo

CROCETTI, Z. S.;FELIPE JUNIOR, N. F.; TREVISAN, L.. Uso do território e urbanização do distrito de Cidade Tiradentes no município de São Paulo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Bruno Sammogini Carcanholo

FELIPE JUNIOR, N. F.; TREVISAN, L.; AREDES, A.. A DINÂMICA INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA E A ATUAÇÃO DA DEDINI/ARCELOR MITTAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Luka de Mello Santos

COCCO, R. G.; ARAUJO JUNIOR, A. M.;FELIPE JUNIOR, N. F.. GENTRIFICAÇÃO NO BAIRRO DO CACUPÉ, FLORIANÓPOLIS/SC: EFEITOS SOBRE A POPULAÇÃO E INFLUÊNCIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando de Faria Araujo

TREVISAN, L.;FELIPE JUNIOR, N. F.; CROCETTI, Z. S.. CENTRALIDADE E REGIÃO DE INFLUÊNCIA: O PAPEL DE FOZ DO IGUAÇU NA REDE DE CIDADES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Aghata Ingridi de Sousa Sampaio

FELIPE JUNIOR, N. F.; TREVISAN, L.; TEIXEIRA, S. H. O.. O TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS E O SISTEMA ADUANEIRO: O CASO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU-PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Fernanda Matos da Silva

FELIPE JUNIOR, N. F.; TOLEDO JUNIOR, R.; COCCO, R. G.. A DINÂMICA RECENTE DO TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS EM FOZ DO IGUAÇU-PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Eidy Edwin Arndt Semoto

FELIPE JUNIOR, N. F.; TREVISAN, L.; AREDES, A.. Nós das redes de distribuição de cargas: o caso do Porto Seco de Foz do Iguaçu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: ROBERTHO JEAN JACQUES

FELIPE JUNIOR, N. F.; TOLEDO JUNIOR, R.; LIMBERGER, S. C.. A dinâmica do emprego formal no comércio de Foz do Iguaçu entre 2013 e 2020. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Samillys Aparecida Pinto Pompermaier

TREVISAN, L.;FELIPE JUNIOR, N. F.; CROCETTI, Z. S.. INFORMAÇÃO, MERCADORIAS E OS USOS DO TERRITÓRIO NO PERÍODO ATUAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE O COMÉRCIO ELETRÔNICO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: RAMON FRANCO QUINTANILHA

TOLEDO JUNIOR, R.;FELIPE JUNIOR, N. F.; ZOMIGHANI JUNIOR, J. H.. A Geografia como a Filosofia das Técnicas: Pertencimento e Cotidiano e uma Proposta de uma Didática do Meio Geográfico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Wagner Luiz Damaceno

TREVISAN, L.; TOLEDO JUNIOR, R.;FELIPE JUNIOR, N. F.. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Izábia Coutinho da Silva

CROCETTI, Z. S.;FELIPE JUNIOR, N. F.; TREVISAN, L.. A EVOLUÇÃO SOCIOESPACIAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Mariana Camargo do Prado

ROCHA, M. A.;FELIPE JUNIOR, N. F.; FRANZI, J.. A formação do currículo na era globalizada: por uma crítica à construção do ensino hegemônico no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: EDER HENRIQUE RIBEIRO

TOLEDO JUNIOR, R.;FELIPE JUNIOR, N. F.; LIMBERGER, S. C.. Considerações sobre regionalização no território brasileiro: a importância da indústria cervejeira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: RENAN SILVESTRO ALENCAR SILVA

SILVA JUNIOR, R. F.;FELIPE JUNIOR, N. F.; ROMERO, F. G.. Ascensão geopolítica chinesa: espaço, energia e poder. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Éric Souza Silva

FELIPE JUNIOR, N. F.; SANTOS, G. J.; BOUDOU, C. J. M.. As estratégias competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ronald dos Santos Pereira

FELIPE JUNIOR, N. F.; SANTOS, G. J.; ARAUJO, H. M.. O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Vitor Hélio Pereira de Souza

FELIPE JUNIOR, N. F.; PEREIRA, Ana Paula Camilo. O transporte rodoviário e sua influência nos paradigmas de desenvolvimento territorial: uma análise a respeito do Sudoeste Paulista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Altair Aparecido de Oliveira Filho

FELIPE JUNIOR, N. F.; PEREIRA, Ana Paula Camilo. A cidade de Ourinhos/SP como centro regional: formação socioespacial, centralidade e influência econômica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabrício de Souza Menegildo

FELIPE JUNIOR, N. F.. Produção do espaço urbano, processos de aglomerações urbanas e eixos de desenvolvimento: uma caracterização dos municípios de São José do Rio Preto, Mirassol e Bady Bassit-SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia.

FELIPE JUNIOR, N. F.; TOLEDO JUNIOR, R.; CROCETTI, Z. S.. Geografia/Geografia Humana e Ensino de Geografia. 2023. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

TOLEDO JUNIOR, R.;FELIPE JUNIOR, N. F.; STEFANELLO, A. C.. Professor Substituto: Geografia/Geografia Humana. 2021. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FELIPE JUNIOR, N. F.; ZOMIGHANI JUNIOR, J. H.; CROCETTI, Z. S.. Professor Visitante: Geografia/Ensino de Geografia. 2020. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FELIPE JUNIOR, N. F.; GIMENEZ, H. M.. Banca do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado - PPGICAL. 2022. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FELIPE JUNIOR, N. F.. Banca do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado - PPGICAL. 2021. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FELIPE JUNIOR, N. F.. Banca do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado - PPGICAL. 2020. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FELIPE JUNIOR, N. F.; SERGIO, M. M. S.; VARGAS, M. A. M.. Banca do Processo Seletivo para Ingresso de Alunos Especiais no PPGEO/UFS. 2018. Universidade Federal de Sergipe.

ALVES, N. M. S.; SERGIO, M. M. S.;FELIPE JUNIOR, N. F.. Banca do Processo Seletivo para o Mestrado em Geografia - PPGEO/UFS. 2018. Universidade Federal de Sergipe.

Orientou

Eidy Edwin Arndt Semoto

O Porto Seco de Foz do Iguaçu: logística, fluxos na Tríplice Fronteira e integração regional; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Sulamita Oliveira Simões

Políticas fiscais e desenvolvimento econômico em Roraima; Início: 2024; Tese (Doutorado em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

William Kelba

GEOPOLÍTICA E CINEMA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS RECENTES NO SETOR CINEMATOGRÁFICO DOS PAÍSES DO MERCOSUL; Início: 2024; Tese (Doutorado em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Dawson Pinheiro Ferreira Junior

A relevância geoeconômica da Hidrelétrica de Itaipu e seus reflexos no município de Foz do Iguacu; 2021; Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana,; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Ronald dos Santos Pereira

O setor portuário de Sergipe e Alagoas: fluxos de mercadorias e desenvolvimento regional; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Bruno Sammogini Carcanholo

Os reflexos econômicos da atuação da Hyundai no município de Piracicaba; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Aghata Ingridi de Sousa Sampaio

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas e a atuação da Receita Federal do Brasil no controle de mercadorias dos passageiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Fernanda Matos da Silva

O transporte aéreo de passageiros em Foz do Iguaçu/PR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

ROBERTHO JEAN JACQUES

A dinâmica do emprego formal no comércio de Foz do Iguaçu entre 2013 e 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Eidy Edwin Arndt Semoto

Nós das redes de distribuição de cargas: o caso do Porto Seco de Foz do Iguaçu; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Éric Souza Silva

As estratégias competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Ronald dos Santos Pereira

O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Pesquisa; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Fernanda Matos da Silva

O transporte aéreo de passageiros em Foz do Iguaçu/PR; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Cristiane Fátima Pferl

Educação e trânsito em Aracaju/SE: uma análise da violência e das ações de conscientização; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Pesquisa; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Yan dos Santos Cardoso

Fluxos aéreos de passageiros em Sergipe: uma análise do aeroporto Santa Maria, em Aracaju/SE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Fabiana dos Santos Pinheiro

Infraestruturas e desenvolvimento regional: as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na BR-101 em Sergipe; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Éric Souza Silva

As estratégias competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Thomas Hudson Silva Medrado

Mobilidade, interações espaciais e desenvolvimento urbano: o caso do transporte público em Aracaju/SE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Ronald dos Santos Pereira

O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

MARKSON RANGEL SILVA

Infraestrutura, Geopolítica e Economia Política da Integração Energética no Cone Sul; 2021; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson Fernandes Felipe Junior;

Produções bibliográficas

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; PEREIRA, R. S. . O setor portuário da região Nordeste: algumas considerações sobre a sua dinâmica recente. Textos para Discussão , v. 5, p. 1, 2024.

  • SILVEIRA, M. R. ; COCCO, R. G. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . Algumas reflexões sobre os rumos da educação no Brasil. Textos para Discussão , v. 4, p. 1-31, 2023.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. ; COCCO, R. G. . A Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade: fluxos de mercadorias, desenvolvimento econômico e repercussões no território. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA , v. 13, p. 101-124, 2023.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVA, F. M. . A dinâmica recente do transporte aéreo de passageiros em Foz do Iguaçu.. Textos para Discussão , v. 3, p. 1-10, 2022.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Algumas considerações sobre a economia da América Latina e Caribe. Textos para discussão , v. 3, p. 1-9, 2022.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Fluxos aéreos na região da Tríplice Fronteira: uma análise do transporte de passageiros em Foz do Iguaçu. GEOFRONTER , v. 7, p. 1-20, 2021.

  • FELIPE JUNIOR, NELSON FERNANDES . CIRCULAÇÃO E LOGÍSTICA DO MODAL AÉREO. REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA , v. 10, p. 197-219, 2021.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A relevância do Estado planejador e indutor para enfrentar a Covid-19 e seus impactos econômicos. Textos para Discussão LABCIT/UFSC , v. 1, p. 1-10, 2020.

  • SILVEIRA, M. R. ; FELIPE JUNIOR, N. F. ; COCCO, R. G. ; FELACIO, R. M. ; RODRIGUES, L. A. . Novo Coronavírus (Sars-CoV-2): difusão espacial e outro patamar para a socialização dos investimentos no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS , v. 22, p. 1-36, 2020.

  • SILVEIRA, M. R. ; FELIPE JUNIOR, N. F. ; COCCO, R. G. ; FELACIO, R. M. ; RODRIGUES, L. A. . Novel Coronavirus (Sars-CoV-2): spatial diffusion and another level for the socialization of investments in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS , v. 22, p. 1-36, 2020.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A política neoliberal no Paraná e a transferência da Copel Telecom ao capital privado. Textos para Discussão , v. 1, p. 1, 2020.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; PINHEIRO, F. S. . Infraestruturas de transportes e desenvolvimento econômico: uma análise do modal rodoviário no estado de Sergipe. CONFINS (PARIS) , v. 40, p. 1-19, 2019.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A dinâmica recente do transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil. REVISTA TRANSPORTE Y TERRITORIO , v. 20, p. 33-65, 2019.

  • FELIPE JÚNIOR, NELSON FERNANDES . O SETOR PORTUÁRIO SERGIPANO E SUA DINÂMICA RECENTE: TRANSPORTE DE CARGAS E GARGALOS INFRAESTRUTURAIS. Sociedade e Território , v. 29, p. 30-48, 2018.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O setor portuário de Sergipe: redes, fluxos e participação do capital privado. REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE) , v. 35, p. 72-89, 2018.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; PEREIRA, R. S. . O setor portuário de Sergipe e Alagoas: fluxos de mercadorias e desenvolvimento regional. REVISTA GEONORDESTE , v. 29, p. 208-226, 2018.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . As estratégias competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) em Sergipe: circulação do capital e fluxos de mercadorias. Geotextos (Online) , v. 13, p. 1-17, 2017.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O setor portuário e marítimo brasileiro: avanços e limitações. Geofronter , v. 1, p. 67, 2015.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A dinâmica do transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil: circulação do capital e modernizações. Geosul , v. 28, p. 7-30, 2013.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro. Revista Geografia e Pesquisa , v. 6, p. 6-35, 2012.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A Hidrovia Tietê-Paraná e o Porto Intermodal de Pederneiras-SP: transporte de cargas e participação do capital privado. Geosul (UFSC) , v. 24, p. 29-48, 2009.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do porto de Pederneiras-SP. Formação (Presidente Prudente) , v. 1, p. 97-107, 2008.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Transporte hidroviário interior de cargas: articulação espacial e internacionalização dos mercados. Revista Geografia e Pesquisa , v. 2, p. 95, 2008.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A intermodalidade na Europa e no Brasil: o Porto de Pederneiras-SP como ponto nodal. Geografia em Atos (UNESP) , v. 2, p. 42-57, 2007.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Sistema hidroviário Tietê-Paraná: circulação, desenvolvimento e transformações territoriais. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2022. v. 1. 197p .

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. (Org.) . Circulação, Transportes e Logística no Brasil. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2019. v. 1. 214p .

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Circulação, transportes e logística no setor portuário e marítimo brasileiro. 1. ed. Vila Velha/ES: Above, 2014. v. 100. 327p .

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. (Org.) . Ourinhos/SP: formação e desenvolvimento de uma economia regional e demais estudos. 1. ed. Bauru: Joarte, 2011. v. 1. 292p .

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O setor portuário e marítimo brasileiro: modernizações, limitações e repercussões na economia nacional. In: Márcio Rogério Silveira; Nelson Fernandes Felipe Junior. (Org.). Circulação, Transportes e Logística no Brasil. 1ed.Florianópolis: Insular, 2019, v. 1, p. 67-94.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Sistemas de transporte urbano e violência no trânsito em Aracaju/SE. In: Sônia de Souza Mendonça Menezes; Josefa Eliane Santana Siqueira Pinto. (Org.). Geografias e geograficidades: escolhas, trajetórias e reflexões. 1ed.São Cristóvão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2019, v. 1, p. 311-339.

  • SILVEIRA, M. R. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . Terceirização e terciarização. In: Eliseu Savério Sposito. (Org.). Glossário de Geografia Humana e Econômica. 1ed.São Paulo: Editora Unesp, 2017, v. 1, p. 1-30.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Dinâmica econômica e recentes transformações no setor portuário catarinense. In: Márcio Rogério Silveira. (Org.). Circulação, Transporte e Logística no Estado de Santa Catarina. 1ed.Florianópolis: Insular, 2016, v. 1, p. 69-94.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Porto / Puerto / Port, Harbour, Harbor. In: José Alberto Rio Fernandes; Lorenzo López Trigal; Eliseu Savério Sposito. (Org.). Dicionário de Geografia Aplicada. 1ed.Porto: Porto Editora, 2016, v. 1, p. 395-396.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A dinâmica do transporte hidroviário fluvial e marítimo do estado de São Paulo: avanços e limitações. In: Eliseu Savério Sposito. (Org.). O novo mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para a leitura das dinâmicas territoriais do estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Editora Unesp, 2015, v. 1, p. 577-612.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Transporte hidroviário interior e marítimo do Estado de São Paulo: logística, redes e fluxos. In: Márcio Rogério Silveira. (Org.). Circulação, transportes e logística no Estado de São Paulo. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. 1, p. 35-66.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Sistema hidroviário interior e intermodalidade no Estado de São Paulo: a Hidrovia Tietê-Paraná. In: Márcio Rogério Silveira. (Org.). Circulação, transportes e logística: diferentes perspectivas. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2011, v. 1, p. 9-618.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A Hidrovia Tietê-Paraná e o Porto Intermodal de Pederneiras-SP. In: LAMOSO, Lisandra Pereira; MOURÃO, Paulo Fernando Cirino; SILVEIRA, Márcio Rogério. (Org.). Questões nacionais e regionais do território brasileiro. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2009, v. 1, p. 219-244.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . As privatizações brasileiras no contexto de mundialização: uma leitura pelo setor de telecomunicações. In: VI Semana de Geografia da FCT/Unesp, 2005, Presidente Prudente. Em CD, 2005.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A cidade e o urbano ; A questão Israel e Palestina. In: 1 Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, 2004, Presidente Prudente. não houve, 2004.

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O PLANEJAMENTO E OS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS COMO INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA E CARIBE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A socialização do investimento como estratégia para o desenvolvimento brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Infraestruturas e desenvolvimento na América do Sul. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SOUZA, V. H. P. . Infraestruturas e Desenvolvimento na América do Sul. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Dinâmica econômica e o setor portuário se Sergipe: fluxos de mercadorias e estratégias competitivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Dinâmica econômica e recentes transformações no setor portuário catarinense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PFERL, C. F. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . Educação e trânsito em Aracaju/SE: uma análise da violência e das ações de conscientização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, F. S. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . Infraestruturas e desenvolvimento regional: as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na BR-101 em Sergipe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. S. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . As estratégias competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA JUNIOR, S. E. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . Mobilidade e interações espaciais urbanas: o caso do transporte público em Aracaju/SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, R. S. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . O transporte de longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Transporte marítimo, circulação do capital e desenvolvimento econômico: uma análise a partir do Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Redes de transportes e crise do setor no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Desenvolvimento regional, circulação e transportes na produção do espaço. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Transporte hidroviário marítimo do estado de São Paulo: circulação, redes e interações espaciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Transporte marítimo e formação de redes: uma leitura a partir do território paulista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal de mercadorias: o caso do porto de Pederneiras-SP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Globalização, acumulação flexível e sistemas informacionais: a importância do espaço urbano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . A intermodalidade na Europa e no Brasil: o porto de Pederneiras-SP como ponto nodal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . O Porto Intermodal de Pederneiras e sua contribuição para o crescimento econômico do município. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Transporte hidroviário interior de cargas: articulação espacial e internacionalização dos mercados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; SILVEIRA, M. R. . Conhecimento, tecnologias e redes: a dinâmica urbana no início do século XXI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O Porto Intermodal de Pederneiras e sua contribuição para o crescimento econômico do município. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O Planejamento no Brasil: um breve histórico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . As privatizações brasileiras no contexto de mundialização: uma leitura pelo setor de telecomunicações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A cidade e o urbano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A questão Israel e Palestina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Notas sobre a política neoliberal no Paraná 2024 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A modernização do transporte ferroviário de Cuba 2021 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A resposta de vários países ao Covid-19 e à desaceleração econômica 2020 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O transporte fluvial no Paraguai 2019 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Educação e interação social: algumas considerações sobre o pensamento de Lev Vygotsky 2018 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O setor portuário de Sergipe e a dinâmica dos fluxos de cabotagem e longo curso 2018 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; PINHEIRO, F. S. . Algumas considerações sobre o atual desmonte da educação brasileira 2018 (Blog Geo Econômica).

  • PINHEIRO, F. S. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . O papel da mídia sergipana na consolidação do golpe de 2016 2018 (Blog Geo Econômica).

  • PFERL, C. F. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . Educação e violência no trânsito em Aracaju/SE: algumas considerações 2018 (Blog Geo Econômica).

  • CARDOSO, Y. S. ; FELIPE JUNIOR, N. F. . O transporte aéreo de passageiros em Aracaju/SE 2018 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Algumas lições da Etiópia na atualidade 2017 (blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O PAC saneamento básico e sua contribuição para o desenvolvimento social 2017 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. ; PINHEIRO, F. S. . As obras do PAC na BR-101 e o efeito multiplicador interno em Sergipe 2017 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A falta de nacionalismo e a iminência do golpe neoliberal no Brasil 2016 (Blog do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . O sepultamento da democracia brasileira 2016 (Blog do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A ditadura da educação 2016 (Blog do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A dinâmica atual do comércio exterior de Sergipe 2016 (Blog Geo Econômica).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . A importância do setor de petróleo e gás natural para a economia de Sergipe 2015 (Blog do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . As dificuldades do transporte de cabotagem no Brasil 2014 (Blog do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)).

  • FELIPE JUNIOR, N. F. . Na contramão do discurso: em defesa da Copa no Brasil 2014 (Blog do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)).

Outras produções

FELIPE JUNIOR, N. F. . Infraestruturas e desenvolvimento econômico no Brasil. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FELIPE JUNIOR, N. F. . Transporte marítimo e portos no Brasil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Sistemas de transportes e logística e seus papeis frente à competitividade territorial no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI, Descrição: A pesquisa propõe a hipótese de que a contemporânea reestruturação econômica (mundialização do capital/globalização econômica/império do capital) possui na sua essência um importante componente: a intensificação da competividade entre os territórios, em diversas escalas, inclusive, as subnacionais, e, que para isso ocorrer eficientemente, utiliza alguns elementos cruciais, como os sistemas de transportes (fixos e fluxos) e de logística (logística de Estado e logística corporativa). No Brasil, inclusive em escalas subnacionais (como regionais e locais), nas duas primeiras décadas do século XXI, houve um grande incremento da competividade territorial. A competividade e a inovação territoriais tornaram-se fórmulas agregadas do ordenamento na busca do desenvolvimento regional e local. Como auxiliares à competitividade territorial destacam-se os sistemas de transportes e logística, pois deve ser presente a expansão da fluidez dos mais variados tipos de insumos e produtos (bens, serviços e informações). A logística de Estado e a logística corporativa tornaram-se inovações organizacionais estratégicas para o planejamento, para a gestão e para as processuais estruturações e refuncionalizações dos territórios. A finalidade é expandir a fluidez/circulação do capital como uma das principais credenciais na atração de investimentos e posicionar-se melhor no crescente processo de competitividade global entre os territórios. Fato que introduz, com mais afinco, certas porções do Brasil (grandes nós logísticos e de transportes), de forma mais evidente, na divisão internacional do trabalho, e permite ampliações mais significativas das processuais expansões geográficas do capital. A competitividade entre os territórios conta com a atuação do Estado, em suas diversas escalas, por meio de política públicas, no atendimento das demandas corporativas por infraestruturas de transportes, armazenamento e logística (logística territorial de Estado ? incluindo um sistema normativo e tributário) para uma maior circulação do capital. Na mesma direção, a logística realizada pelas empresas, otimiza os sistemas de engenharia de transportes e de armazenamento, a fim de minimizar novas construções e custos de produção. Este estudo, portanto, tem como objetivo mostrar como os sistemas de transportes e logística (e tudo que os envolve) tornaram-se elementos cruciais para aumentar a fluidez e, por conseguinte, a competitividade entre os territórios, na busca por investimentos, e que ambas são elementos-chave no reordenamento de diversos espaços do território brasileiro. Ainda, como desdobramento da hipótese central, essa conjugação de processos e estruturas verticalizadas sobre os espaços regionais e locais, conduzem a aumento da expropriação sobre o território (uma mais-valia territorialmente definida e específica) que capta recursos públicos e aumenta a exploração do trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Coordenador / Lisandra Pereira Lamoso - Integrante / Rodrigo Giraldi Cocco - Integrante / Rafael Matos Felácio - Integrante / Lucas Azeredo Rodrigues - Integrante / Airton Aredes - Integrante / Paulo Miguel Fernandes Madeira - Integrante / João Henrique Zöehler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    A Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade: circulação, logística e repercussões na economia brasileira, Descrição: A Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade geram reflexos na economia brasileira, especialmente na região Centro-Sul do país, caso da produção, redes e fluxos, serviços especializados, empregos, renda e consumo. Os portos/terminais e o transporte hidroviário são importantes para atender as demandas corporativas, econômicas e humanas, com destaque às infraestruturas, aos equipamentos e às embarcações. Apesar dos investimentos públicos e privados (hidrelétricas, barragens, eclusas, canais artificiais, sinalização de navegação, dragagem, terminais, transporte etc.), a Hidrovia Tietê- Paraná é subaproveitada para o escoamento de granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral. Diante disso, esse projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade nas duas últimas décadas, bem como seus reflexos econômicos em âmbitos nacional e regional. Para isso, serão consideradas a circulação, a logística, os investimentos, as modernizações, os pontos de estrangulamento e as reverberações no território.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Márcio Rogério Silveira - Integrante / Rodrigo Giraldi Cocco - Integrante.

  • 2020 - 2021

    A dinâmica recente do transporte aéreo de passageiros em Foz do Iguaçu/PR, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por propósito analisar a dinâmica recente do transporte aéreo de passageiros em Foz do Iguaçu/PR, considerando a intensidade dos fluxos, as origens e destinos, a logística, as infraestruturas, entre outros. As redes, os fluxos e as interações espaciais são influenciadas pelas técnicas, modernizações, novas demandas, alterações logísticas e normativas, avanço dos transportes e comunicações, além da dinâmica econômica. Nesse contexto, o transporte aéreo de passageiros é fundamental para a fluidez territorial, para a circulação de pessoas e para a acumulação capitalista. A expansão do setor gera reflexos nas infraestruturas aeroviárias e nos fluxos, além de estimular as estratégias logísticas e competitivas das empresas aéreas. O transporte aéreo de passageiros em Foz do Iguaçu/PR possui uma relação importante com a atividade turística no município, além das demandas no Paraguai (comércio) e na Argentina (turismo e comércio) (região da Tríplice Fronteira), sendo destinos de pessoas do Brasil, da América do Sul e de muitos outros países.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Fernanda Matos da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Circulação, Transportes e Logística no Brasil, Descrição: A expansão da rede de transportes (com repercussões nos fluxos no espaço) é, ao mesmo tempo, indutora e induzida pela mundialização do capital e pelo desenvolvimento econômico. É fundamental para a circulação do capital (demandas corporativas) e reflete o aprimoramento da logística no setor. A melhoria das infraestruturas de transportes é imprescindível tanto para o escoamento de mercadorias no território quanto para a geração de empregos e renda. Estudos e pesquisas que relacionam o planejamento, as infraestruturas de transportes e armazenamento e o desenvolvimento regional/nacional, considerando as desigualdades, os gargalos do setor, os investimentos e as rugosidades, são importantes para a compreensão das redes, dos fluxos, das interações espaciais e da estruturação/reestruturação produtiva e espacial. Diante da relevância do tema, tem-se uma proposta de analisar o sistema de transportes brasileiro, relacionando com a dinâmica econômica nacional recente. Diversos modais e temáticas ligadas à Geografia Econômica serão trabalhados, como as rodovias, ferrovias, hidrovias, transporte aéreo, gasodutos e oleodutos, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Márcio Rogério Silveira - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Educação e trânsito em Aracaju/SE: uma análise da violência e das ações de conscientização, Descrição: Este projeto de pesquisa visa contribuir com a relevante discussão sobre a violência no trânsito em Aracaju/SE e no Brasil. Tal contexto gera profundos reflexos na vida das pessoas envolvidas, além dos elevados custos ao Estado. Para arrefecer os acidentes no trânsito, é importante haver um eficiente planejamento estatal e ações efetivas voltadas à educação como instrumento para preservar a vida. Há necessidade da formação contínua e informações relacionadas ao comportamento e à educação no trânsito, assim, a realização de projetos públicos educativos é fundamental para a construção de um trânsito mais consciente e seguro. A educação, a conscientização e os investimentos permitem fomentar o desenvolvimento urbano, com valorização da reprodução social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Cristiane Fátima Pferl - Integrante.

  • 2016 - 2017

    As estratégias competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE, Descrição: A modernização do setor portuário e o fomento do transporte marítimo geram repercussões macroeconômicas positivas. O escoamento de produtos no território brasileiro através da cabotagem supre parte das demandas internas. Apesar das condições naturais existentes, a cabotagem é pouco utilizada em Sergipe e no Brasil. O transporte marítimo de longo curso (internacional) , por sua vez, é responsável por grande parte das compras e vendas externas do país em 2012, as exportações via marítima representaram 96% do total e as importações 89% . Apesar da dinâmica recente do estado de Sergipe, há diversos pontos de estrangulamento que prejudicam a modernização do setor portuário e marítimo, gerando impactos negativos na economia, na sociedade, na geração de empregos e renda, nas interações espaciais e no desenvolvimento regional. A importância de um estudo acerca do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) está ligada à necessidade de fomentar o setor para gerar reflexos positivos na economia sergipana. Diante da relevância do tema e, ao mesmo tempo, da escassez de pesquisas nessa área, tem-se uma proposta de analisar as estratégias competitivas do TMIB relacionadas, sobretudo, à redução de custos e aumento da competitividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Eric Souza Silva - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Infraestruturas e desenvolvimento regional: as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na BR-101 em Sergipe, Descrição: A partir do governo Lula, houve a retomada do planejamento estatal setorial e dos investimentos em infraestruturas no país. Nesse contexto, destaca-se o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, em especial, as obras realizadas na BR-101 no estado de Sergipe, sendo fundamental para fomentar o efeito multiplicador interno, a geração de empregos e renda, a circulação de mercadorias e o desenvolvimento regional. Dois modelos de concessões caracterizam as obras rodoviárias no território sergipano e no Nordeste: uma realizada à Engenharia do Exército (obras avançadas e, em grande parte, concluídas) e outra às construtoras privadas (alguns trechos ainda incompletos e/ou com obras iniciais).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Fabiana dos Santos Pinheiro - Integrante.

  • 2015 - 2016

    O setor portuário de Sergipe: o caso do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros/SE, Descrição: O transporte marítimo contribui com o escoamento de mercadorias no espaço e permite articular diferentes regiões e países, sendo importante para o desenvolvimento econômico. O modal marítimo se destaca nas exportações e importações brasileiras, é relevante para a produção industrial e agropecuária, estimula os serviços e o comércio e atende parte das demandas econômicas e sociais. Sergipe apresentou maior inserção econômica em âmbito regional e nacional na última década, todavia, possui um setor portuário pouco dinâmico que prejudica os fluxos, as redes e o efeito multiplicador interno. Diante desse contexto, busca-se analisar o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado em Barra dos Coqueiros/SE, sendo uma concessão da União à Companhia Vale do Rio Doce.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Ronald dos Santos Pereira - Integrante.

  • 2014 - 2019

    Estruturação e reestruturação dos sistemas de transportes e logística no estado de Santa Catarina, Descrição: Santa Catarina apresenta uma forte dinâmica econômica recente, fomentada pelo sistema de transportes (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo). O desenvolvimento econômico é reflexo das atividades turísticas, construção civil, transportes, serviços, comércio, agronegócio e outros, sendo impulsionadas por fatores tangíveis e intangíveis, como incentivos fiscais, logística eficiente, tecnologias, portos e terminais modernos, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Mobilidade, interações espaciais e desenvolvimento urbano: o caso do transporte público em Aracaju/SE, Descrição: O transporte público em Aracaju/SE se caracteriza pela baixa qualidade, pela ineficiência e pela reduzida abrangência espacial. Estes problemas, decorrentes da falta de um planejamento eficiente e de um eficaz modelo de concessões, prejudicam o serviço e, consequentemente, a classe trabalhadora. A capital sergipana exibe condições ímpares para estudos e pesquisas em transportes urbanos, devido à maior inserção econômica no contexto regional e nacional, aos problemas de mobilidade e aos gargalos nos equipamentos de uso coletivo. Assim, é fundamental a modernização das infraestruturas e dos serviços de transporte urbano, para aumentar a fluidez, a mobilidade e as interações espaciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Coordenador / Thomas Hudson Silva Medrado - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Reestruturação e dinâmica dos transportes em Santa Catarina, Descrição: As regiões catarinenses foram constituídas e permaneceram durante muito tempo mais integradas às economias extra-regionais do que a sua capital, ou seja, não formavam uma unidade econômica sólida e tão pouco o estado possuía uma identidade própria. Todavia, por mais que as regiões catarinenses ainda permaneçam atreladas a outras economias regionais mais pujantes, elas se articulam mais entre si, com a capital e com o mercado internacional. Esse fato só foi possível, entre outros fatores, devido à ampliação e a recente reestruturação dos sistemas de transportes e comunicações e, em especial, ao transporte rodoviário e modernização portuária. Portanto, é nesse sentido que procuraremos encaminhar a pesquisa, ou seja, destacar uma das discussões mais antigas da Geografia, ou seja, os transportes e a circulação (e, ao mesmo tempo, agregar outra discussão que faltou no passado, qual seja, a logística em transporte e armazenagem, além de analisar e de demonstrar a importância da circulação, dos transportes e da logística para a atual dinâmica econômica do estado de Santa Catarina). Já a hipótese a ser comprovada ou refutada dispõe que a atual dinâmica econômica do estado de Santa Catarina só foi possível devido à nova conjuntura econômica global capaz de gerar uma inédita dinâmica produtiva, distributiva e, sobretudo, comunicacional (com destaque para os sistemas de movimento, para os fluxos econômicos e para as estratégias logísticas), a ponto de estimular novas interações espaciais no território catarinense. Nesse sentido, nosso recorte temático ficará mais atrelado aos setores de transporte de cargas e a sua importância na recente dinâmica econômica e suas implicações espaciais no estado de Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2011

    O mapa da indústria no início do século XXI, diferentes paradigmas para a leitura territorial da dinâmica econômica no estado de São Paulo, Descrição: Analisou-se a dinâmica econômica no interior do estado de São Paulo, considerando o papel da metrópole na geração de riquezas relativas ao estado e ao país, e do interior na produção industrial, no comércio e nos serviços, além da constituição de uma rede logística definida pelas autopistas e pelas cidades médias. O desafio maior foi relacionar a dinâmica da desconcentração industrial em direção ao interior do estado com a dinâmica do emprego e do desemprego em todos os setores econômicos, levando-se em conta, ainda, a dinâmica populacional. Minha função no projeto era contribuir com uma análise sobre o modal hidroviário (interior e marítimo) e sobre os portos no processo de reestruturação econômica do estado de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Dinâmica produtiva regional e transferência de recursos privados para infraestruturas públicas no território paulista: a região de ourinhos, Descrição: Fomentar os investimentos em infraestruturas é fundamental para o desenvolvimento regional e nacional, gerando reflexos no emprego, na renda e no efeito multiplicador interno. É necessário maior participação da iniciativa privada, reduzindo assim, a dependência pelas inversões públicas. No entanto, o modelo de concessão de serviços públicos à iniciativa privada existente no Brasil possui caráter neoliberal (Estado não regulador), prejudicando as inversões. Nesse sentido, para mitigar os gargalos nos fixos, é importante qualificar as concessões e estimular o capital privado a aplicar recursos em energia, transportes e saneamento básico na região de Ourinhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Desenvolvimento regional e transporte ferroviário no entorno de Ourinhos/SP, Descrição: Ourinhos/SP exerce centralidade regional, porém possui um modal ferroviário pouco dinâmico. Além disso, parte das linhas férreas passam no centro da cidade, prejudicando a mobilidade intraurbana. Há necessidade de investimentos e políticas públicas para fomento do setor regionalmente, com o objetivo de gerar reflexos positivos no emprego, na renda e nas interações espaciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Fernandes Felipe Junior - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território. , Avenida Sílvio Américo Sasdelli, Vila Residencial A, 85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (045) 3529, Ramal: 2144

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Disciplina Tópicos Especiais (Pós-graduação), Carga horária: 15

Outras informações:
Transporte marítimo e portos no Brasil

Atividades

  • 01/2015

    Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Atividade realizada, Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LABCIT).

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Atividade realizada, Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI).

2002 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Estudante e pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante e pesquisador

Outras informações:
Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI)

2006 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Coordenador do NETI, Enquadramento Funcional: Apresentação de seminários

Outras informações:
Núcleo de Estudos em Transportes e Infraestruturas (NETI)

2013 - 2019

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria em Análise Regional

  • 05/2017 - 12/2020

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Territorial, Seminário de Temas Específicos em Estudos Regionais

  • 01/2018 - 05/2019

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da Produção, Circulação e Consumo, Geografia Econômica

  • 01/2017 - 12/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da Produção, Circulação e Consumo, Geografia Econômica

  • 01/2017 - 04/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Rural

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da Produção, Circulação e Consumo, Geografia Política

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Econômica

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia econômica

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da produção, circulação e consumo, Geografia econômica

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia econômica

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da população, Geografia da produção, circulação e consumo, Geografia econômica

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da produção, circulação e consumo, Geografia econômica

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia econômica

2019 - Atual

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2024

    Ensino, Integração Contemporânea da América Latina, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geopolítica, Fronteiras e Regionalização

  • 06/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina.,Cargo ou função, Suplente da Comissão de Bolsas.

  • 04/2024

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política do Território

  • 04/2024

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Curso de Geografia Licenciatura.

  • 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE (curso de Geografia Bacharelado).

  • 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.,Cargo ou função, Integrante da Comissão UNILA-UBA para Dupla Titulação em Geografia.

  • 10/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.,Atividade realizada, Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Transportes (NETRANS).

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.,Linhas de pesquisa

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Agricultura

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 12/2021 - 12/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design - CITAD.

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Integração Contemporânea da América Latina - Ical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Circulação e Mobilidade Territorial na América Latina

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Sociedade

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política do Território

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Integração Contemporânea da América Latina - Ical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Circulação e Mobilidade Territorial na América Latina

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Agricultura

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política do Território

  • 09/2021 - 05/2022

    Direção e administração, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Geografia Licenciatura.

  • 04/2021 - 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.,Cargo ou função, Relator do Regimento Interno do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design - CITAD.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Integração Contemporânea da América Latina - Ical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Circulação e Mobilidade Territorial na América Latina

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Agricultura

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política e Geopolítica: Território e Poder

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política do Território

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Integração Contemporânea da América Latina - Ical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geopolítica, Fronteiras e Regionalização

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia |Política do Território

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Agricultura

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias e Dinâmicas Territoriais da Indústria

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política do Território

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da América Latina II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política do Território