Mariana Rafaele Fernandes

Tem vivência de um ano no mestrado em Sociologia (Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP-UERJ, Rio de janeiro, 2013) quando participou dos núcleos de pesquisa Sociofilo e de Teoria Social e América Latina, Netsal. Graduação em Comunicação Social (Faculdades Oswaldo Cruz, São Paulo, 2006) e em Ciências Sociais (PUCRS, Porto Alegre, 2011). Foi bolsista FAPERGS (2010-2011) na área de Ciência Política, tendo trabalhado com a temática sobre partidos políticos e comunicação partidária, e bolsista CNPq (2009-2010) na área de Sociologia, quando trabalhou a intersecção entre a sociologia fenomenológica, vida cotidiana e violência de gênero. Atualmente tem interesse no pós-estruturalismo de gênero, e na história das práticas de gênero no Brasil pós-redemocratização.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2013 em Sociologia

2013 - Interrompido

Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ
Orientador:Breno Bringel.Ano de interrupção: 2013

Graduação em Ciências Sociais

2008 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Prolegômenos a uma análise pós-estruturalista do gênero
Orientador: Marcia Ribeiro Dias

Graduação interrompida em 2007 em Ciências Sociais

2007 - Interrompido

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de interrupção: 2007

Graduação em Comunicação Social

2003 - 2006

Faculdades Oswaldo Cruz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

seminário "Discutindo o Reconhecimento". (Carga horária: 25h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Debate de Conjuntura para Primavera Feminista. 2015. (Seminário).

Seminário Tecnologia, Cultura e Poder no Mundo Contemporâneo. 2014. (Seminário).

VIII Colóquio Michel Foucault e os Saberes do Homem. 2013. (Seminário).

X Colóquio Internacional Espinoza e as Américas. 2013. (Seminário).

XVII Simpósio Baiano de Pesquisadores(as) sobre mulheres e relações de gênero ner.A normalização do gênero nas campanhas presidenciais a presidência (2010): sexismo para exercício do cargo?. 2012. (Simpósio).

Debates Pertinentes: para entender os intérpretes do Brasil. 2010. (Seminário).

IV Simpósio Internacional sobre a Justiça em homenagem a Axel Honneth. 2009. (Seminário).

XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2008. (Encontro).

"A humanidade no século XXI" por Edgar Morin. 2007. (Outra).

Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais da Região Sudeste - ERECS. 2007. (Encontro).

XXII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Bittencourt Ribeiro

RIBEIRO, Fernanda Bittencourt; SOBOTTKA, Emil Albert; DIAS, Marcia Ribeiro. Prolegômenos a uma análise pós-estruturalista do gênero. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcia Ribeiro Dias

Prolegômenos a uma análise pós-estruturalista do gênero; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcia Ribeiro Dias;

Marcia Ribeiro Dias

Gênero e política nas campanhas eleitorais brasileiras; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcia Ribeiro Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, M. R. . A normalização do gênero nas campanhas presidenciais a presidência (2010): sexismo para exercício do cargo?. In: XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre mulheres e relações de gênero, 2012, Salvador. XVII Simpósio Baiano de Pesquisadores(as) sobre mulheres e relações de gênero, Salvador, BA, 14 a 16 de maio de 2012 / Alinne de Lima Bonetti [et.al.], organizadoras.. Salvador: UFBA/NEIM, 2012. p. 114-117.

  • FERNANDES, M. R. . Partidos protagonistas e partidos coadjuvantes: um estudo da imagem partidária no HGPE. In: Seminário Interno de Avaliação de Iniciação Científica, 2011, Porto Alegre. Anais do Seminário Interno de Avaliação de Iniciação Científica, 2010.

  • FERNANDES, M. R. . Narrativas sobre a vida cotidiana, fenomenologia e relações de gênero. In: XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2010, Porto Alegre. Anais do XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

  • FERNANDES, M. R. ; LOPES, M. O. . Redes Organizacionais e Sistemas Multiagentes - aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos.. In: Redes Organizacionais e Sistemas Multiagentes: aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos, 2009, Porto Alegre. Anais do X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

  • FERNANDES, M. R. . A Normalização do Gênero nas Campanhas Presidenciais (2010): sexismo para exercício do cargo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERNANDES, M. R. . Partidos protagonistas e partidos coadjuvantes: um estudo da imagem partidária no HGPE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, M. R. . Narrativas sobre a Vida Cotidiana: Fenomenologia e Relações de Gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, M. R. . Redes Organizacionais e Sistemas Multiagentes: aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, Marcelo O. ; FERNANDES, M. R. . As Vozes e a Voz: um estudo sobre a teoria do reconhecimento a partir do contexto da comunidade quilombola Família Silva. 2011. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, Carlos R. E. ; LOPES, Marcelo O. ; FERNANDES, M. R. ; AYALA, Martha . Cooperación Internacional: la Ayuda Oficial al Desarrollo y elementos para una estrategia sindical continental.. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Coadjuvantes no próprio espetáculo: os partidos políticos na propaganda eleitoral brasileira (1989 a 2010), Descrição: A lei que regulamenta a propaganda eleitoral no Brasil assegura aos partidos políticos acesso gratuito à televisão. O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) é destinado aos partidos políticos e a estes cabe a tarefa de definir tanto seu formato quanto seu conteúdo, respeitando os limites impostos pela legislação brasileira. Espaço eminentemente partidário, o HGPE surpreende pela ausência de seu anfitrião. O objetivo deste projeto é, em primeiro lugar, averiguar a participação, em termos quantitativos, dos partidos políticos em sua própria propaganda eleitoral. Em segundo lugar, investigar a qualidade desta participação, ou seja, verificar em que medida os partidos constroem para si uma imagem de protagonistas, coadjuvantes ou meros figurantes da campanha eleitoral na televisão. Tanto o sistema eleitoral, e suas variâncias dentro do caso brasileiro, quanto a magnitude do distrito serão considerados como variáveis independentes da construção da imagem dos partidos políticos brasileiros em suas campanhas eleitorais. As estratégias de pesquisa selecionadas para a execução deste projeto visam três objetivos principais: formular categorias de análise a fim de comparar as distintas estratégias de construção e difusão da imagem partidária em cada campanha, levando em conta diferenças entre os tipos de candidatura e entre as imagens nacional e regional de cada um dos partidos políticos selecionados para a análise; criar um índice de projeção da imagem partidária que permita descrever o sistema partidário e torne os partidos comparáveis entre si; descrever a evolução da imagem partidária que foi construída pelos partidos em suas propagandas eleitorais na televisão entre 1989 e 2010; correlacionar e analisar os dados a fim de elaborar um diagnóstico da dimensão partidária na propaganda eleitoral brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana Rafaele Fernandes - Integrante / Marcelo de Oliveira Lopes - Integrante / Marcia Ribeiro Dias - Coordenador / Fernando Polenz Wielewicki - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Adolescentes, violência e interpretações do mundo da vida: narrativas sobre vida cotidiana de adolescentes em Porto Alegre, Descrição: A presente pesquisa propõe-se a analisar o "mundo da vida" de adolescentes expostos direta e indiretamente à violência. A partir da sociologia fenomenológica de Alfred Schütz pretende-se analisar: a) de que maneira esses adolescentes narram e interpretam suas biograficas; b) os mecanismos subjetivos de construção de significado acerca do mundo da vida, com ênfase especial à experiência com a delinquência, e c) as formas de fundamentação subjetiva de vinculação ao seu mundo da vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Rafaele Fernandes - Integrante / LOPES, Marcelo O. - Integrante / Hermílio Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2008

    Redes Organizacionais e Sistemas Multiagentes: aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos., Descrição: O objetivo central da pesquisa foi investigar a possibilidade de integração entre a teoria sistêmica de Talcott Parsons e o sistema multiagentes de desenvolvimento de software, com vistas à construção de simulação de cenários tendenciais de arranjos institucionais em ambientes complexos e com alto grau de incerteza. Num primeiro momento, a pesquisa estabeleceu pontos de aproximação teórica entre as abordagens mencionadas acima, oriundas da sociologia e da ciência da computação para, num segundo momento, desenhar e construir software específico capaz de simular o comportamento de agentes institucionais oriundos de sub-sistemas distintos (mercado, político, comunidade societária e socialização). A partir disso, pretendeu-se oferecer uma visualização de distintos cenários institucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana Rafaele Fernandes - Integrante / Hermílio Santos - Coordenador / Marcelo de Oliveira Lopes - Integrante.

  • 2008 - 2008

    Redes Organizacionais e Sistemas Multiagentes: aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos., Descrição: O objetivo central da pesquisa foi investigar a possibilidade de integração entre a teoria sistêmica de Talcott Parsons e o sistema multiagentes de desenvolvimento de software, com vistas à construção de simulação de cenários tendenciais de arranjos institucionais em ambientes complexos e com alto grau de incerteza. Num primeiro momento, a pesquisa estabeleceu pontos de aproximação teórica entre as abordagens mencionadas acima, oriundas da sociologia e da ciência da computação para, num segundo momento, desenhar e construir software específico capaz de simular o comportamento de agentes institucionais oriundos de sub-sistemas distintos (mercado, político, comunidade societária e socialização). A partir disso, pretendeu-se oferecer uma visualização de distintos cenários institucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana Rafaele Fernandes - Integrante / Hermílio Santos - Coordenador / Marcelo de Oliveira Lopes - Integrante.

  • 2008 - 2008

    Redes Organizacionais e Sistemas Multiagentes: aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos., Descrição: O objetivo central da pesquisa foi investigar a possibilidade de integração entre a teoria sistêmica de Talcott Parsons e o sistema multiagentes de desenvolvimento de software, com vistas à construção de simulação de cenários tendenciais de arranjos institucionais em ambientes complexos e com alto grau de incerteza. Num primeiro momento, a pesquisa estabeleceu pontos de aproximação teórica entre as abordagens mencionadas acima, oriundas da sociologia e da ciência da computação para, num segundo momento, desenhar e construir software específico capaz de simular o comportamento de agentes institucionais oriundos de sub-sistemas distintos (mercado, político, comunidade societária e socialização). A partir disso, pretendeu-se oferecer uma visualização de distintos cenários institucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana Rafaele Fernandes - Integrante / Hermílio Santos - Coordenador / Marcelo de Oliveira Lopes - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. , Av. Ipiranga, 6681, Partenon, 90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista Fapergs, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Partidos protagonistas e partidos coadjuvantes: um estudo da imagem partidária no HGPE.

2009 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto: Adolescentes, violência e interpretações do mundo da vida: narrativas sobre vida cotidiana de adolescentes em Porto Alegre.

2008 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista BPA/PUCRS, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto: Redes organizacionais e sistemas multiagentes: aproximações teóricas e simulação de arranjos institucionais em contextos sociais complexos.