Reinaldo de Francisco Fernandes

Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo - USP (2014); Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo - USP (2010); Especialista em "Diritto Sindacale Italiano e del Diritto Comunitario del Lavoro" pela Universidade Degli Studi di Modena e Reggio Emilia - Itália (2008); Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Paulista UNIP-Campinas (2003); Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-Campinas; Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (1993); Professor de Direito do Trabalho de FACAMP - Faculdades de Campinas. Professor de Direito do Trabalho dos cursos de pós-graduação do Mackenzie. Professor convidado dos cursos de pós-graduação da FAC - Faculdades de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase na advocacia empresarial no ramo do Direito do Trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2011 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Relações de emprego e (in)disponibilidade dos direitos: Proposta de modulação da autonomia da vontade
Nelson Mannrich. Palavras-chave: autonomia; subordinação; alto empregado; negociação coletiva; dirigismo contratual; derrogação. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado / Especialidade: Direito do Trabalho.

Mestrado em Direito do Trabalho

2007 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: A legitimação para as demandas coletivas no processo do trabalho: a legitimação sindical privilegiada,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Nelson Mannrich

Mestrado em Direito

1997 - 2003

Universidade Paulista
Título: A legitimidade em dissídios coletivos de natureza trabalhista,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Walter Piva Rodrigues

Especialização em Direito e Processo do Trabalho

1995 - 1996

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Aperfeiçoamento em especialização em direito sindical e do trabalho

2008 - 2008

Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia
Título: *. Ano de finalização: 2008

Graduação em Direito

1990 - 1993

Universidade São Francisco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

GETRAB - Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Social. , Faculdade de Direito da USP, FDUSP, Brasil.

2016 - 2016

Jornada brasileño-argentina sobre los sistemas de relaciones colectivas. , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2011 - 2011

Extensão universitária em I Seminário Hispano Brasileño. , Universidade de Barcelona, UB, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

da privacidade e da lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD). 2019. (Seminário).

VIII Congresso internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social. 2018. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Direito do Trabalho. 2017. (Congresso).

Jornada Brasileo-Argentina Sobre los Sistemas de Relaciones Colectivas de Trabajo Argentino y Brasileo. 2016. (Encontro).

Repatriação de Recursos: Regras, Benefícios e Desafios de Regularização de Ativos e de Sociedades Offshores.Repatriação de Recursos: Regras, Benefícios e Desafios de Regularização de Ativos e de Sociedades Offshores. 2016. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Direito do Trabalho. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho. 2015. (Congresso).

Palestra: I encontro Escola Aberta ao Mundo.como evitar passivo trabalhista dentro das organizações. 2015. (Outra).

V Congresso Internacional de Direito do Trabalho: Responsabilidade Sócio-Ambiental: Novos desafios do Direito do Trabalho. 2015. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Direito do Trabalho: crise econômica e desajustes sociais: Reinvenção do Direito do Trabalho. 2014. (Congresso).

III Congresso Internacional de Direito do Trabalho. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional: Novos temas e desafios no mundo do trabalho. Homenagem ao acadêmico Arnaldo Sussekind. 2012. (Congresso).

Seminário Internacional: Reconstrução do Direito do Trabalho. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Emmerson Ornelas Forganes

Nelson Mannrich; Hélio Zylberstajn;FERNANDES, Reinaldo de Francisco. Negociação coletiva no âmbito da empresa: acordo coletivo com propósito específico. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito do Trabalho) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Guimarães Ferraz Andrade

Nelson Mannrich; Hélio Zylberstajn; Paulo Sérgio João; Otávio Pinto e Silva;FERNANDES, Reinaldo de Francisco. Altos empregados: justificativas e propostas para proteção diferenciada. 2016. Tese (Doutorado em Direito do Trabalho) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Luiz de Almeida

ALMEIDA, J. L.; RODRIGUES, Walter Piva; CASTELO, Jorge Pinheiro. A LEGITIMIDADE EM DISSÍDIOS COLETIVOS DE NATUREZA TRABALHISTA. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paulista.

Nelson Nery Junior

NERY JUNIOR, Nelson; OLIVEIRA, O.; MANRICH, N.. A legitimação para as demandas coletivas no processo do trabalho - a legitimação sindical privilegiada. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Estevão Mallet

MANNRICH, Nelson;MALLET, Estêvão; SILVA, Otávio Pinto e. As soluções estrajudiciais dos conflitos à luz da (in)disponibilidade dos direitos trabalhistas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Otávio Pinto e Silva

MANNRICH, Nelson; VEDOVATO, L. R.;SILVA, OTAVIO PINTO E; BELTRAN, Ari Possidônio; ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim. Relação de emprego e (in)disponibilidade dos direitos: proposta de modulação da autonomia da vontade. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito - USP.

Otávio Pinto e Silva

SILVA, Otavio Pinto e. As soluções extrajudiciais dos conflitos à luz da (in)disponibilidade dos direitos trabalhistas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito - USP.

Luis Renato Vedovato

MANNRICH, N.BELTRAN, A. P.SILVA, O. P. E.; ROBORTELLA, L. C. A.;VEDOVATO, L. R.. RELAÇÕES DE EMPREGO E (IN)DISPONIBILIDADE DOS DIREITOS: PROPOSTA DE MODULAÇÃO DA AUTONOMIA DA VONTADE. 2014. Tese (Doutorado em Direito do Trabalho) - Universidade de São Paulo.

Jorge Pinheiro Castelo

FERNANDES, R. F.;CASTELO, J. P.. A legitimidade em dissídios coletivos de natureza trabalhista.. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paulista.

Nelson Mannrich

MANNRICH, Nelson. A legitimação para as demandas coletivas no processo do trabalho - a legitimação sindical privilegiada. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Nelson Mannrich

MANNRICH, Nelson. A legitimação para as demandas coletivas no processo do trabalho: a legitimação sindical privilegiada. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Nelson Mannrich

MANNRICH, Nelson; VEDOVATO, Luis R.; SILVA, O. P. E.; BELTRAN, A. P.; ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorin. Relações de Emprego e (In)Disponibilidade dos Direitos: Proposta de Modulação da Autonomia da Vontade. 2014 - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Nelson Mannrich

MANNRICH, Nelson. As Soluções Extrajudiciais dos Conflitos à Luz da (In)disponibilidade dos Direitos Trabalhistas. 2012 - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Melina de Pieri Simão

Compliance Trabalhista ? Atenção Aos Direitos Da Personalidade Quando Da Fiscalização De Empregados; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo) - Faculdades de Campinas; Orientador: Reinaldo de Francisco Fernandes;

Mariana Carneiro Grigoletto

Negociação Coletiva e as Alterações Promovidas pela Lei 13; 467 de 2017; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo) - Faculdades de Campinas; Orientador: Reinaldo de Francisco Fernandes;

Willian Renato Ferreira

A Parametrização da intensidade do Dano Extrapatrimonial após a Reforma Trabalhista; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo) - Faculdades de Campinas; Orientador: Reinaldo de Francisco Fernandes;

Pedro Henrique Tonin

Estudo sobre a liberdade sindical: A (im)possibildiade de alinhamento político-partidário; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdades de Campinas; Orientador: Reinaldo de Francisco Fernandes;

Gabriel Tendolini Naif Caluri

Reforma Trabalhista: Alterações do artigo 8 da CLT; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdades de Campinas; Orientador: Reinaldo de Francisco Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nelson Mannrich

Relações de Emprego e (In)Disponibilidade dos Direitos: Proposta de Modulação da Autonomia da Vontade; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Nelson Mannrich;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Aviso prévio proporcional pode não ser aplicado ao empregado. JTB. Jornal Trabalhista Consulex , v. XXIX, p. 13-13, 2011.

  • FERNANDES, Reinaldo de Francisco . A LEGITIMAÇÃO SINDICAL NAS AÇÕES COLETIVAS TRABALHISTAS. Intellectus. Revista Acadêmica Digital da Faculdade de Jaguariúna , v. VI, p. 46-62, 2009.

  • FERNANDES, Reinaldo de Francisco . STF surpreende empresa. Gazeta Mercantil, São Paulo, v. 1, p. 1-1, 2001.

  • FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Legislação em Excesso Só Atrapalha. Revista Ser Humano, São Paulo, v. XXIX, n.109, p. 26-27, 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Pandemia e Relações de Trabalho. 2020; Tema: reflexos da pandemia nas relações de trabalho e o retorno pós-Covid-19. (Fórum).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco ; CAVELLUCCI, M. ; CAVELUCCI, B. . Mitos e Verdades sobre COVID e a Retomada das atividades. 2020; Tema: Covid-19 como doença ocupacional - reflexos na relação de emprego e respostas do Direito. (Rede social).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Gestão Executiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Como evitar passivo trabalhista. 2013. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Temas atuais de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. 2011. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . O direito do trabalho na atualidade. 2010. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . O Direito e o processo do Trabalho na atualidade - os reflexos das alterações legislativas. 2005. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Penhora on line na Justiça do Trabalho. 2004. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Como evitar e se defender de reclamações trabalhistas. 2003. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Redução e prevenção do passivo trabalhista. 2002. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . Conferência - Fórum Trabalhista. 2001. (palestra).

FERNANDES, Reinaldo de Francisco . A legislação trabalhista e as transformações econômicas. 1998. (palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    GERTS - Grupo de Estudos em Relações Trabalhistas e Sindicais, Descrição: Grupo de pesquisa acadêmica dirigido às regulações estatais e autônomas das relações de trabalho individuais e coletivas, com ênfase nos impactos da Revolução Tecnológica e que inclui a experiência do direito estrangeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: Reinaldo de Francisco Fernandes - Coordenador / Pedro Henrique Tonin - Integrante / Cecilia Franco Mendes - Integrante / Julia de Almeida Mosca - Integrante / Sergio Ribeiro Fernandes - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdades de Campinas, FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. , Avenida Alan Turing, Cidade Universitária, 13083898 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37548500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Faculdades de Campinas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor mestre, Carga horária: 8

  • 2010 - 2012

    Faculdades de Jaguariúna

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

  • 2009 - 2012

    Faculdade de Paulínia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor prática forense trabalhista, Carga horária: 4

  • 2009 - 2010

    Centro Universitário UNIFAAT

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor pós graduação, Carga horária: 4

  • 2006 - 2007

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profesor auxiliar, Carga horária: 10

  • 2006 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Direito do Trabalho e Previdenciári, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor de Direito do Trabalho e Legislação previdenciária no curso de Ciências Contábeis.

  • 2009 - 2011

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

  • 2003 - 2003

    Universidade Paulista

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de Direito para os cursos de Gestão em Recursos Humanos e Gestão em Comércio Exterior

  • 2003 - 2003

    Instituto Educacional Superior de Americana

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor de Direito, Carga horária: 4

    Outras informações:
    disciplina de Direito ao curso de Administração

  • 2001 - 2001

    Unidade da Organização Paulistana Educacional e Cultura Uniopec

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina de Direito no curso de pós-graduação em Administração

  • 2004 - 2004

    Universidade São Francisco

    Vínculo: professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: professor especialista, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Disciplinas de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Individual do Trabalho para o curso de pós- graduação em Direito Empresarial

  • 2000 - 2004

    Universidade São Francisco

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor especialista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina de Direito do Trabalho I e II para graduação em Direito

  • 2019 - Atual

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor contratado dos cursos de pós-graduação em Direito

  • 2017 - Atual

    Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor contratado para os cursos de pós-graduação junto à FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP campus Limeira