Samanta Vieira Pereira

Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Engenharia Química/COPPE/UFRJ (2012) e Doutorado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química/COPPE/UFRJ (2011), tendo período sanduíche de um ano no Advanced Oxidation Process Engineering Group do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Barcelona (UB). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS(2006) na área de Processos Químicos e Aproveitamento de Resíduos Sólidos provenientes de Incineração. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de Efluentes, Oxidação Avançada, Poluentes Recalcitrantes, Remoção de Micropoluentes, Toxicidade, Atividade Estrogênica e no Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Atualmente ministra as disciplinas de Tratamento de Águas e Efluentes, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Controle de Solos, Química Ambiental e Processos Industriais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Engenharia Química (PEQ) / COPPE/UFRJ

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Degradação da Atrazina pelo Processo UV/H2O2 e Ozônio, Identificação dos Intermediários e Avaliação da Atividade Estrogênica.
Orientador: em Universitat de Barcelona ( Carmen Sans)
com Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Atividade Estrogênica; Atrazina; Desreguladores Endócrinos; Ozonização; Pesticidas; UV/Peróxido. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Biotecnológicos e Tecnologia Ambiental.

Mestrado em Engenharia Química

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Obtenção de cromato de sódio a partir das cinzas de incineração de resíduos de couro do setor calçadista visando à produção de sulfato básico de cromo,Ano de Obtenção: 2006
Nilson Romeu Marcilio.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cromo; curtente; incineração; resíduos de couro; sulfato básico de cromo.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Química

1999 - 2004

Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Curso técnico/profissionalizante

1994 - 1998

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Biotecnológicos e Tecnologia Ambiental. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Biotecnológicos e Tecnologia Ambiental / Especialidade: Tratamento de Efluentes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em Gestão Ambiental Auditoria e Normas. (Carga horária: 20h). , Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG*, Brasil.

1994 - 1998

Técnico Em Química. , Centro Federal de Educação Tenológica, CEFET/RS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Biotecnológicos e Tecnologia Ambiental/Especialidade: Tratamento de Águas e Efluentes.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Instrumentação Analítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX ENGEMA Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, Desafios e Ecoeficiência: Estudo de Caso em um Hospital no Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).

XIX ENGEMA Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Análise da Qualidade da Água do Rio Arroio Fundo - RJ Após a Construção de uma Estação de Tratamento de Água de Rio.. 2017. (Encontro).

III Workshop NIRAE-RJ sobre Reúso de Águas e Efluentes. 2011. (Simpósio).

IOA Congress Paris 2011. Triazine Herbicides Removal by UV/H2O2 in Water and Secondary Effluent. 2011. (Congresso).

VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados.Aplicação do H2O2/UV para degradação da atrazina em efluentes secundários de ETE e água ultra pura. 2011. (Encontro).

VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados.Ozonização da Atrazina em Água Ultrapura e Efluente Secundário e Avaliação da Atividade Estrogênica.. 2011. (Encontro).

VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados.Aplicação do H2O2/UV como pós-tratamento de efluente secundário de ETE visando reuso de águas.. 2011. (Encontro).

VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados.Degradação do Pesticida Atrazina por UV/H2O2 em Efluente Secundário. 2011. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Engenharia Química. PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO ATRAZINA. 2010. (Congresso).

II Workshop NIRAE-RJ sobre Reúso de Águas- Perspectivas do Reúso de Águas no Brasil. 2009. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.Otimização de parâmetros experimentais de obtenção de sulfato básico de cromo a partir das cinzas de incineração de resíduos de couro. 2006. (Simpósio).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química e III Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada. Produção de cromato de sódio a partir das cinzas da incineração de resíduos de couro. 2006. (Congresso).

XVIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS.Recuperação do cromo contido nas cinzas do processo de incineração de resíduos sólidos das indústrias coureira e calçadista visando a produção do sal curtente sulfato básico de cromo. 2006. (Outra).

XVIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS.Extração/Solubilização dos sólidos solúveis nas cinzas de incineração dos resíduos da indústria calçadista visando a produção de sulfato básico de cromo. 2006. (Outra).

7a. Semana Acadêmica de Engenharia Química - FURG.Semana Acadêmica. 2003. (Outra).

iV Semana de Química.Semana de Química. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabrielle Cabral de Lacerda

PEREIRA, S.V.; MATHIAS, C. J.; MAJEROWICZ, T. S. S.. Medidas para Controle de Bulking Filamentoso em Lodos Ativados Oriundos de Estações de Tratamento de Efluentes Domésticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Rodrigues Barboza de Andrade

ANDRADE, F.;PEREIRA, S.V.; ELABRAS VEIGA, Lilian Bechara; Santi, C. B.. A ECONOMIA CIRCULAR E AS CÁPSULAS DE CAFÉ EXPRESSO NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Victor Borges Santana

ELABRAS VEIGA, Lilian Bechara; DE MENDONCA, G.C.;PEREIRA, S.V.. Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos: Estado da arte no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Da Silva Rego Monteiro

VENDRAMEL, S. M. R.;PEREIRA, S.V.; MAUAD, C. R.. Caracterização da qualidade das águas do Rio Sardinhas situado no entorno do aterro controlado de Gericinó ? RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelli Pires Faria

PODCAMENI, M. G.; QUITERIO, S. L.;PEREIRA, S.V.. Consumismo de Celulares versus Poluição Ambiental na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Sueko Peres

PEREIRA, S.V.. Beneficiamento e extração por solvente de Ferrocolumbita para obtenção de Nióbio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelle de Araújo Ferreira

PEREIRA, Samanta Vieira; GALLO, T.; SILVA, H. S.. Potencialidades e Limitações de Tecnologias de Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil: Aterro Sanitário e Incineração.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcia Elizabeth Ribeiro Schultz

Schultz, M. E. R.. Obtenção de Cromato de Sódio a partir das cinzas de incineração de resíduos do setor calçadista visando à produção de sulfato básico de cromo. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tito Livio Moitinho Alves

ALVES, T. L. M.; DEZOTTI, Márcia. Degradação da Atrazina por ozônio e H2O2/UV, identificação dos intermediários e avaliação da atividade estrogênica. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Química) - Programa de Engenharia Química - COPPE/UFRJ.

Juacyara Carbonelli Campos

DEZOTTI, Márcia; ALVES, T. L. M.;CAMPOS, Juacyara CarbonelliTEIXEIRA, L. A. C.; FREIRE, R. S.. Degradação da atrazina por ozônio e peróxido/UV, identificação dos intermediários e avaliação da atividade estrogênica. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juacyara Carbonelli Campos

DEZOTTI, MárciaBILA, Daniele MaiaCAMPOS, Juacyara Carbonelli; ALVES, T. L. M.. Degradação de pesticidas pelo processo Fenton e Foto-Fenton e Avaliação da Atividade Estrogênica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Antonio de Almeida Pinto

PINTO, L. A. A.. Obtenção de cromato de sódio a partir das cinzas de incineração de resíduos do setor calçadista visando a produção de sulfato básico de cromo.. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Alberto Cesar Teixeira

DEZOTTI, M. W. C.; ALVES, T.L.M.; FREIRE, R.S.;J.C. CAMPOSTEIXEIRA, L. A. C.. Degradação da atrazina pelo processo UV/H2O2 e ozônio, identificação dos intermediários e avaliação da atividade estrogênica. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia Química) - COPPE / UFRJ.

Daniele Maia Bila

DEZOTTI, M. W.BILA, D. M.CAMPOS, J. C.; ALVES, T. L. M.. Degradação de Pesticidas pelo Processo Fenton e Foto-Fenton e Avaliação da Atividade Estrogênica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Engenharia Química) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roberto Ricardo Rangel

Avaliação do potencial uso dos resíduos de poda da Amendoeira-da-Praia como biomassa para produção de etanol de segunda geração; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Priscilla Rocha Machado

Avaliação da Eficiência do Tratamento de Poluentes Orgânicos e Inorgânicosrealizado pela UTR rio Arroio Fundo - RJ; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Priscilla Rocha Machado

Análise da qualidade da água do Rio Arroio Fundo - RJ após a construção de uma Unidade de Tratamento de Rio (UTR); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Rafael José Moreira

Reaproveitamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Maria Julia Carvalho Pimenta de Moraes

A ECOEFICIÊNCIA NA REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: O caso do Instituto Nacional do Câncer ? INCA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Jessica Castello Branco de Barros

A importância da coleta seletiva e a comparação dessa nos municípios de Mesquita e Nilópolis; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Gabriela de Castro Corrêa

Reúso como instrumento de gestão para recursos hídricos na atual crise de água: estudo de caso dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Juliana Mendes Monteiro

Estudo de caso: Abordagem de Diferentes Tecnologias de Tratamento para Reuso de Água; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Erick Rodrigues Rêgo Sankuevitz Cruz

O desenvolvimento da gestão sócio ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro pela implementação da Agenda Ambiental na administração pública? A3P; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Lauro Teixeira Ribeiro Alonso de Faria

Monitoração Microbiana em estações de tratamento de água e de seus corpos receptores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Iris Lemos de Souza

Avaliação da Eficiência do Tratamento de Poluentes Orgânicos e Inorgânicosrealizado pela UTR rio Arroio Fundo - RJ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Juciele Leyter Zilio

Recuperação do cromo contido nas cinzas do processo de incineração de resíduos sólidos da indústria coureiro-calçadista visando a produção do sal curtente sulfato básico de cromo; 2005; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

André Azevedo

Recuperação do cromo contido nas cinzas do processo de incineração de resíduos sólidos da indústria coureiro-calçadista; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Igor Humberto de Freitas Diller Hernandes

Estágio Supervisionado na Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Bruna Almeida Pinto

Relatório de Estágio Supervisionado no Laboratório de Educação Continuada Offshore - COPPE/UFRJ; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Samanta Vieira Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mariliz Gutterres Soares

Obtenção de cromato de sódio a partir das cinzas de incineração de resíduos de couro do setor calçadista visando à produção de sulfato básico de cromo; 2006; 120 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mariliz Gutterres Soares;

Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti

Degradação da atrazina pelo processo UV/H2O2 e ozônio, identificação dos intermediários e avaliação da atividade estrogênica; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti;

Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti

2012; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti;

NILSON ROMEU MARCILIO

Obtenção de cromato de sódio a partir das cinzas de incineração de resíduos de couro do setor calçadista visando à produção de sulfato básico de cromo; 2006; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nilson Romeu Marcilio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, S.V. ; REIS, T. ; SOUZA, B.S. ; DANTAS, R.F. ; AZEVEDO, D.A. ; DEZOTTI, M. ; SANS, C. ; ESPLUGAS, S. . Oestrogenicity assessment of s-triazines by-products during ozonation. Environmental Technology , v. 36, p. 1-9, 2015.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Vieira, S. P. ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Carmen Sans ; Marcia Dezotti . Influence of EfOM on the Oxidation of Micropollutants by Ozone and UV/H2O2 in Secondary. Journal of Environmental Science and Engineering , v. 5, p. 789-798, 2011.

  • MORAES, M. J. C. P. ; PEREIRA, S.V. ; ELABRAS VEIGA, Lilian Bechara . Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, Desafios e Ecoeficiência: Estudo de Caso em um Hospital no Rio de Janeiro. In: XIX ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2017, São Paulo. Anais XIX Engema, 2017.

  • MACHADO, P. R. ; PEREIRA, S.V. ; SILVA, N. S. F. C. . Análise da Qualidade da Água do Rio Arroio Fundo - RJ Após a Construção de uma Estação de Tratamento de Água de Rio.. In: XIX ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2017, São Paulo. Anais XIX Engema, 2017.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Marcia Dezotti ; Santiago Esplugas ; Carmen Sans . PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO ATRAZINA. In: Congresso Nacional de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do Congresso Nacional de Engenharia Química, 2010.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Carmen Sans ; Marcia Dezotti . Influence of EfOM on the oxidation of atrazine by ozone and UV/H2O2 in secondary effluents. In: IOA-EA3G International Conference. Ozone & related oxidants: solutions for emerging pollutants of concern to the water and the environment, 2010, Geneva. IOA-EA3G International Conference. Ozone & related oxidants: solutions for emerging pollutants of concern to the water and the environment, 2010.

  • Bruno Souza ; PEREIRA, Samanta Vieira ; Angel Cruz ; Renato F. Dantas ; Marcia Dezotti ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas . PHOTO-ASSISTED TREATMENT OF MICROCONTAMINANTS IN SEWAGE WASTEWATER. In: Innovative processes and practices for wastewater treatment and re-use in the Mediterranean region, 2009, Girona. Innova-Med Conference - Innovative processes and practices for wastewater treatment and re-use in the Mediterranean region, 2009.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; MARCILIO, Nílson Romeu ; Rozek, Ângelo Humberto ; GUTTERRES, M. . Chromium Recovery from the Ash from Incineration of Waste Leather for the Production of Sodium Chromate.. In: XXIX Congress of the International Union of Leather Technologists and Chemists Societies, 2007, Washington. XXIX Congress of the International Union of Leather Technologists and Chemists Societies, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; MARCILIO, Nilson Romeu ; SOARES, Mariliz Gutterres ; MASOTTI, Leonardo ; MARTINS, Celso Brisolara ; AZEVEDO, André ; GODINHO, Marcelo . Produção de cromato de sódio a partir das cinzas da incineração de resíduos de couro. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química e III Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2006, Santos-SP. Anais do XVI COBEQ, 2006, 2006.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; MARCILIO, Nilson Romeu ; Rozek, Ângelo Humberto ; SOARES, Mariliz Gutterres ; MARTINS, Celso Brisolara ; GODINHO, Marcelo ; MASOTTI, Leonardo . Produção de sulfato básico de cromo a partir das cinzas da incineração de resíduos de couro. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química e III Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2006, Santos-SP. Anais do XVI COBEQ, 2006, 2006.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; MARCILIO, Nilson Romeu ; SOARES, Mariliz Gutterres ; Rozek, Ângelo Humberto ; MASOTTI, Leonardo ; MARTINS, Celso Brisolara ; GODINHO, Marcelo . Otimização de parâmetros experimentais de obtenção de sulfato básico de cromo a partir das cinzas de incineração de resíduos de couro. In: V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2006, Porto Alegre. Anais do V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2006, 2006.

  • Souza, B. S. ; SANTOS, L. V. A. ; PEREIRA, S.V. ; DANTAS, R.F. . Diagnóstico Ambiental em um Afluente do Rio Poxim-SE. In: XV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2018, Aracaju. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - XV ECOTOX, 2018.

  • PEREIRA, S.V. ; SILVA, H. S. ; Dantas, C. M. ; FERREIRA, L. V. M. ; SILVA, N. S. F. C. . Estudo de Caso: Como a CEQUIPEL-PR Faz Uso dos Instrumentos da PNRS para a Gestão de Seus Resíduos Sólidos.. In: VIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2017, Natal. VIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2017.

  • Bruno Souza ; PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti ; Carmen Sans . Aplicação do H2O2/UV como pós-tratamento de efluente secundário de ETE visando reuso de águas.. In: VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011, Rio de Janeiro. VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011.

  • Bruno Souza ; PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti ; Carmen Sans . Aplicação do H2O2/UV para degradação da atrazina em efluentes secundários de ETE e água ultra pura. In: VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011, Rio de Janeiro. VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti ; Carmen Sans ; Bruno Souza . Degradação do Pesticida Atrazina por UV/H2O2 em Efluente Secundário. In: VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011, Rio de Janeiro. VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti ; Carmen Sans ; Bruno Souza . Ozonização da Atrazina em Água Ultrapura e Efluente Secundário e Avaliação da Atividade Estrogênica.. In: VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011, Rio de Janeiro. VI EPOA - Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2011.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti . Triazine Herbicides Removal by UV/H2O2 in Water and Secondary Effluent. In: IOA/IUVA Congress, 2011, Paris. IOA/IUVA Congress, 2011.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; ZILIO, Juciele Leyter ; MARCILIO, Nilson Romeu . Extração/solubilização dos sólidos solúveis nas cinzas provenientes da incineração dos resíduos da indústria calçadista visando a produção de sulfato básico de cromo. In: XVIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2006. Anais XVIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2006.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; AZEVEDO, André ; MARCILIO, Nilson Romeu . Recuperação do cromo contido nas cinzas do processo de incineração de resíduos sólidos das indústrias coureira e calçadista visando a produção do sal curtente sulfato básico de cromo. In: XVIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2006, Porto Alegre. Anais XVIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2006.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; PINO, Clarissa Visintainer ; NEVES, Sabrina ; OLIVEIRA, Cristiane . Estudo do Equilíbrio Químico para Sistemas Multireacionais Gasosos - Uma Aplicação na Gasquímica. In: XVIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia CRICTE 2003, 2003, Itajaí. Estudo do Equilíbrio Químico para Sistemas Multireacionais Gasosos - Uma Aplicação na Gasquímica.

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; PINO, Clarissa Visintainer ; NEVES, Sabrina ; OLIVEIRA, Cristiane . Projeto Conceitual para Produção de Metanol a partir de Gás Natural. In: XVIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia CRICTE 2003, 2003, Itajaí.

  • Souza, B. S. ; Renato F. Dantas ; PEREIRA, Samanta Vieira ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti . Aplicação do H2O2/UV como pós-tratamento de efluente secundário de ETE visando reuso de águas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Souza, B. S. ; Renato F. Dantas ; PEREIRA, Samanta Vieira ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti . Aplicação do H2O2/UV para degradação da atrazina em efluentes secundários de ETE e água ultra pura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Souza, B. S. ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti . Ozonização da Atrazina em Água Ultrapura e Efluente Secundário e Avaliação da Atividade Estrogênica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Souza, B. S. ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas ; Marcia Dezotti . Degradação do Pesticida Atrazina por UV/H2O2 em Efluente Secundário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Marcia Dezotti ; Carmen Sans ; Santiago Esplugas . Triazine Herbicides Removal by UV/H2O2 in Water and Secondary Effluent. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Samanta Vieira ; Renato F. Dantas ; Santiago Esplugas ; Carmen Sans ; Marcia Dezotti . Influence of EfOM on the oxidation of atrazine by ozone and UV/H2O2 in secondary effluents. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, Samanta Vieira . Novas Tecnologias para Tratamento de Efluentes Visando Reúso.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Avaliação da Eficiência do Tratamento de Poluentes Orgânicos e Inorgânicos realizado pela UTR rio Arroio Fundo - RJ, Descrição: A cidade, mais precisamente a região da Barra da Tijuca, foco desse estudo, vem passando por projetos de recuperação ambiental para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os projetos de despoluição dos recursos hídricos incluem obras de saneamento, porém segundo o Plano de Gestão e Sustentabilidade, a coleta e tratamento do esgoto são medidas que não alcançariam o objetivo tão rapidamente e, por esse motivo optou-se por implementar a UTR Arroio Fundo que deve conseguir diminuir a carga poluidora nos sistemas lagunares até o prazo de início dos jogos olímpicos. Nesse contexto, avaliar a eficiência das medidas e tratamentos para despoluição dos corpos hídricos é um tema bastante relevante e, cada dia mais necessário visto o cenário atual de urbanização que ocorre nas cidades brasileiras. O presente projeto de pesquisa visa avaliar a eficiência do tratamento utilizado pela UTR como medida para diminuir a carga poluidora do rio Arroio Fundo e consequentemente do sistema lagunar de Jacarepaguá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samanta Vieira Pereira - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Programa Petrobrás de Formação de Recursos Humanos - Avaliação de Ecossistemas Aquáticos Quanto a Contaminantes Persistentes Como Ações de Educação, Responsabilidade Sócioambiental e Divulgação Científica, Descrição: Orientação de projetos envolvendo alunos do ensino médio-técnico-profissionalizante, na área de meio ambiente, com ênfase nos temas envolvendo Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis. O programa possui fomento da empresa Petróleo Brasileiro S.A. Tema: Avaliação de Ecossistemas Aquáticos Quanto a Contaminantes Persistentes Como Ações de Educação, Responsabilidade Sócioambiental e Divulgação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samanta Vieira Pereira - Integrante / Neusa Arruda - Coordenador / Flavia Vieira - Integrante / Simone Lorena - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.

  • 2011 - 2012

    Degradação de Triazinas por Ozônio e Identificação dos Intermediários., Descrição: A degradação dos pesticidas Atrazina e Terbutilazina a baixas concentrações em solução aquosa usando o processo de Ozonização foi avaliado. A concentração, oxidação e atividade estrogênica, bem como os subprodutos também foram tópicos discutidos neste estudo. A análise final dos resultados obtidos para Terbutilazina e Atrazina, sob as mesmas condições também foi avaliada buscando traçar um comparativo entre os dois pesticidas, já que há a possibilidade dos dois pesticidas possuírem características semelhantes tanto em termos de degradação quanto de toxicidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samanta Vieira Pereira - Integrante / Marcia Dezotti - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    Degradação da Atrazina pelo Processo UV/H2O2 e Ozônio, Identificação dos Intermediários e Avaliação da Atividade Estrogênica, Descrição: Os micropoluentes são encontrados na água em baixas concentrações e, mesmo assim, podem ser considerados nocivos devido a sua biomagnificação, bioacumulação e efeitos biológicos. Os herbicidas triazínicos estão entre os pesticidas mais utilizados no mundo. O principal composto desta família é a atrazina (ATZ), encontrada em vários compartimentos ambientais, contaminando solo e fontes de água. A ATZ está incluída na lista de poluentes prioritários da União Européia. A Terbutilazina (TBZ), é usada como um substituto para ATZ em vários países da Europa. Foi estudada a degradação da ATZ e TBZ por Ozonização e UV/H2O2 em diferentes concentrações e matrizes e avaliou-se a atividade estrogênica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samanta Vieira Pereira - Integrante / Marcia Dezotti - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Aplicação de Dióxido de Cloro na Produção de Couros, Descrição: Projeto em cooperação com a empresa Eka Chemicals S.A. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samanta Vieira Pereira - Coordenador., Financiador(es): Eka Chemicals S.A - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Obtenção de Cromato de Sódio a partir das Cinzas de Incineração de Resíduos de Couro do Setor Calçadista visando à Produção de Sulfato Básico de Cromo., Descrição: Os resíduos provenientes do setor Coureiro-Caçadista são classificados como classe I (perigosos), devido à presença de cromo, e constituem um grave problema ambiental devido as restrições cada vez mais rigorosas para a sua destinação final. No Brasil, cerca de 95% dos resíduos gerados por este setor são dispostos em aterros. O tratamento térmico destes resíduos, com o aproveitamento da energia gerada no processo, é uma alternativa para a sua destinação final. As cinzas geradas neste processo são ricas em cromo, contendo aproximadamente 60% (p/p) de óxido de cromo (Cr2O3). A principal matéria-prima usada no processo industrial para a produção de cromato (CrO4-2) é a cromita. A cromita é um minério que possui de 40 a 50% de Cr2O3. O processo constitui-se basicamente da fusão da cromita, em ambiente oxidante, na presença de Na2CO3 e dolomita, a temperaturas em torno de 1200°C. O cromato é utilizado como matéria prima na produção de diversos compostos, entre eles o trióxido de cromo (CrO3), usado na indústria galvânica, e o sulfato básico de cromo (Cr(OH)SO4), principal sal usado para o curtimento de peles (produção de couro). A cinza utilizada neste trabalho provém de uma planta piloto para a incineração de resíduos de couro, localizada no município de Dois Irmãos, RS. Este trabalho teve por objetivo a produção de cromato de sódio, a partir das cinzas de resíduos de couro, através da fusão alcalina com hidróxido de sódio (NaOH) em meio oxidante (presença de ar).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samanta Vieira Pereira - Integrante / Marcílio, Nilson Romeu - Coordenador / Mariliz Gutterres - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Decanato do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 115, Cidade Universitária, 21945-970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68502, Telefone: (021) 25628302, Ramal: 3, Fax: (021) 25628300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas: Tratamento de Resíduos (Tratamento de Efluentes, Resíduos Sólidos e Emissões Gasosas) para o curso de Ciências Biológicas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Controle de Solos para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos Industriais para o curso de Processos Químicos, Processos Industriais e Tratamento de Resíduos Sólidos e Emissões Gasosas para o curso Técnico em Meio Ambiente.

  • 2012 - 2014

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas: Tratamento de Águas e Efluentes, Processos Químicos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Controle de Solos, Química Ambiental, para os cursos Técnico em Meio Ambiente e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

  • 2008 - 2009

    Universitat de Barcelona

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Integrante

  • 1997 - 1997

    Farmácia de manipulação Uso Indicado

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/1997 - 12/1997

      Estágios , Manipulação de Fórmulas, .,Estágio realizado, Manipulação de Fórmulas.

  • 2003 - 2003

    Indústria Embalagens Pelicano

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/2003 - 11/2003

      Estágios , Indústria Embalagens Pelicano, .,Estágio realizado, Na área de controle de qualidade.