Cleomar Fernandes

Possui graduação em Engenharia de Pesca (2008) e mestrado em Recurso Pesqueiros e Engenharia de Pesca (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (GERPEL) e Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais (INEO). Tem experiência em pesquisa na área de Recursos Pesqueiros e Limnologicos, com ênfase em avaliação dos estoques pesqueiros de águas interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de peixes, monitoramento de reservatórios, identificação de zooplâncton.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

2011 - 2013

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Efeitos da formação do reservatório da PCH Ibirama sobre os atributos e estrutura da comunidade zooplanctônica,Ano de Obtenção: 2013
Gilmar Baumgartner.Coorientador: Nyamien Yahaut Sebastien. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia de Pesca

2004 - 2008

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Avaliação da movimentação ascendente e descendente e atividade reprodutiva das espécies de peixes na escada para peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta-CESP, Rio Paraná
Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis
Bolsista do(a): Centro de Integração Empresa Escola do Parana, CIEE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Treinamento identificação de zooplancton. (Carga horária: 40h). , Associação Instituto Internacional de Ecologia, IIEGA, Brasil.

2006 - 2006

Mini-curso Cultivo camarão marinho em estruturas... (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2006 - 2006

Biologia dos caranguejos de importância econômica. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2005 - 2005

Palestra Mexilão Dourado. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2005 - 2005

Palestra Manejo de Bacia Hidrográfica do Rio Paran. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2005 - 2005

Mini-curso Larvicultura camarão gigante da Malásia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2004 - 2004

Mini-curso Curtimento de peles de Tilápia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2004 - 2004

Mini-curso Manejo Pesqueiro con ênfase em Reser.... (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2004 - 2004

Colaborador da VII Feira do Peixe. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende PoucoLê Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Engenharia de Pesca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIX Congresso Brasileiro De Zoologia.Composição Zooplanctônica na fase de Pré-represamento da PCH Ibirama, Rio Hercílio, Santa Catarina. 2012. (Encontro).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.AVALIAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO ASCENDENTE E DESCENDENTE E ATIVIDADE REPRODUTIVA DE ESPÉCIES DE PEIXES DA UHE ENGENHEIRO SÉRGIO MOTTA - CESP, RIO PARANÁ.. 2009. (Encontro).

XVII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.Avaliação da movimentação ascendente e descendente de espécies de peixes na escada para peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta - CESP, Rio Paraná. 2008. (Encontro).

10 Semana Acadêmica de Química. 2007. (Outra).

1Encontro Nacional de Engenharia de Pesca, Engenharia Química e Química. 2007. (Congresso).

7 Encontro Regional de Piscicultures. 2007. (Encontro).

9 Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. 2007. (Seminário).

I Encontro Regional de Extensão Pesqueira.I Encontro Regional de Extensão Pesqueira. 2007. (Encontro).

Programa de Iniciação Cientifica Voluntária.Avaliação da movimentação ascendente e descendente de especies de peixes na escada para peixes sa UHE, Engenheiro Sergio Motta-CESP, rio Paraná.. 2007. (Outra).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia - EBI. Composição da Ictiofauna do Canal da Piracema - Foz do Iguaçu, Paraná. 2007. (Congresso).

I Simpósio Nacional de Engenariade Pesca, III Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & VIII Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. 2006. (Simpósio).

5º Encontro Regional de Piscicultores. 2005. (Encontro).

VII Semana Acadêmica do Curso de Engenheria de Pesca. 2005. (Outra).

Desenvolvimento Sustentavel de Aquicultura em Lagos e Reservatorios da Região Sul. 2004. (Congresso).

II Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & VI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. 2004. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcelo Otsuka

OTSUKA, M.;FERNANDES, Cleomar; MALUF, M. L. F.; BOSCOLO, W. R.. Rendimento, composição centesimal e organoléptica do Pacu (Piaractus mesopotamicus) submetido ao processo de defumação.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucileine de Assumpção

BAUMGARTNER, Gilmar;MAKRAKIS, Maristela CavicchioliASSUMPÇÃO, L.. Avaliação da Movimentação Ascendente e Descendente e Atividade Reprodutiva de Espécies de Peixes na Escada Reprodutiva para Peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP, Rio Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Dirceu Baumgartner

BAUMGARTNER, GilmarSANCHES, Paulo VanderleiBAUMGARTNER, Dirceu. Avaliação de possiveis mudanças na comunidade zooplanctônica, devido à formaçãode uma Pequena Central Hidroelétrica (PCH). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Fabio Amodeo Lansac Toha

BAUMGARTNER, Gilmar; SANCHES, Paulo vanderlei;LANSAC-TOHA, F. A.. Efeitos da formação do reservatório da PCH Ibirama sobre os atributos e estrutura da comunidade zooplanctônica. 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Paulo Vanderlei Sanches

BAUMGARTNER, GilmarSANCHES, Paulo Vanderlei; Toha, F. A. L.. Efeitos da formação do reservatório da PCH Ibirama sobre os atributos e estrutura da comunidade zooplanctônica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pe) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Paulo Vanderlei Sanches

BAUMGARTNER, GilmarSANCHES, Paulo VanderleiBAUMGARTNER, Dirceu. Avaliação de possíveis mudanças na comunidade zooplanctônica devido a formação de uma pequena central hidrelétrica (PCH). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pe) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gilmar Baumgartner

BAUMGARTNER, GILMARSANCHES, Paulo Vanderlei; LANSAC-TOHA, F. A.. Efeitos da formação do reservatório da PCH Ibirama sobre os atributos e estrutura da comunidade zooplanctônica. 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gilmar Baumgartner

BAUMGARTNER, GILMARSANCHES, Paulo VanderleiBAUMGARTNER, Dirceu. Avaliação de possíveis mudanças na comunidade zooplanctônica, devido à formação de uma pequena central hidrelétrica (PCH). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gilmar Baumgartner

MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli; Assumpção, Lucileine;BAUMGARTNER, G.. Avaliação da movimentação ascendente e descendente e atividade reprodutiva de espécies de peixes na escada para peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta, CESP, rio Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Maristela Cavicchioli Makrakis

MAKRAKIS, M. C.BAUMGARTNER, GilmarASSUMPÇÃO, Lucileine de. AVALIAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO ASCENDENTE E DESCENDENTE E ATIVIDADE REPRODUTIVA DE ESPÉCIES DE PEIXES NA ESCADA PARA PEIXES DA UHE ENGENHEIRO SÉRGIO MOTTA ? CESP, RIO PARANÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dirceu Baumgartner

Alterações na comunidade zooplanctônica devido à formação da PCH Ibirama, rio Hercílio, Santa Catarina; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Coorientador: Dirceu Baumgartner;

Gilmar Baumgartner

Alterações na comunidade zooplanctônica devido à formação da PCH Ibirama, rio Hercílio, Santa Catarina; 2013; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Maristela Cavicchioli Makrakis

Avaliação da atividade reprodutiva de peixes na escada para peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Maristela Cavicchioli Makrakis

Avaliação de movimentos ascendentes e descendetes de peixes na escada para peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Maristela Cavicchioli Makrakis

Avaliação dos movimentos ascendentes e descendentes de espécies de pequeno porte ao longo do Canal da Piracema; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Integração Empresa Escola; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PICAPEDRA, P. H. S. ; FERNANDES, C. ; LANSAC-TÔHA, F. A. . Zooplankton community in the Upper Parnaíba River (Northeastern, Brazil). Brazilian Journal of Biology (Online) , v. 77.2, p. In press, 2016.

  • FERNANDES, Cleomar ; SANCHES, P. V. ; ALMEIDA, M. C. ; BALENA, I. N. ; KLEIN, M. . Análise espaço-temporal de larvas de Rhandia Quelen (Quoy & Ganard, 1824) (Siluriformes: Heptapteridae) no Parque Nacional de Ilha Grande-Alto Rio Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Cleomar ; REIS, A. N. ; ALMEIDA, M. C. ; TOPAN, D. A. ; SALVADOR, S. C. ; BAUMGARTNER, G. . Ocorrência de ovos, larvas e jovens de peixes, em um rio sob influência de uma pequena Central Hidrelétrica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERNANDES, Cleomar ; MAKYAMA, A. J. B. ; MACEDO, D. D. C. ; CONTRERA, Y. M. B. ; SEBASTIEN, N. Y. . Composição da comunidade fitoplanctônica do Rio Toledo-Pr. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, Cleomar ; SEBASTIEN, N. Y. ; BAUMGARTNER, G. ; FERNANDES, C. . Composição Zooplanctônica na fase de Pré-represamento da PCH Ibirama, Rio Hercílio, Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WAGNER, R. L. ; FERNANDES, Cleomar ; MAKRAKIS, S. ; PLETSCH, C. J. ; PIANA, R. N ; Lucas Renato Pinz ; DIAS, João Henrique Pinheiro ; BELMONT, R. A. F. . AVALIAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO ASCENDENTE E DESCENDENTE E ATIVIDADE REPRODUTIVA DE ESPÉCIES DE PEIXES DA UHE ENGENHEIRO SÉRGIO MOTTA - CESP, RIO PARANÁ.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Cleomar ; NARDI, C. K. P. ; SILVA, B. M. ; WAGNER, R. L. ; FERNANDES, C. . Avaliação da movimentação ascendente e descendente de espécies de peixes na escada para peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta - CESP, Rio Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAKRAKIS, S. ; FERNANDES, Cleomar ; OTSUKA, M. ; HILBIG, C. C. ; MAYER, M. J. ; BUSATTA, D. M. ; FONTES JUNIOR, H. M. . Composição da Ictiofauna do Canal da Piracema - Foz do Iguaçu, Paraná. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Estudo de impacto ambiental para a construção de quatro usinas hidrelétricas (UHE's) nos rios Verde e Sucuriú, MS, Descrição: O presente projeto visa avaliar os possíveis impactos decorrentes da implantação de quatro usinas hidrelétricas (UHE's Água Clara, Baixo Verde I, Baixo Verde III e Inocência) nos rios Verde e Sucuriú, principalmente no que concerne a qualidade da água superficial e subterrânea, fitoplâncton, zooplâncton, bentos, macrófitas, peixes e sedimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogério Leando da Silva - Integrante / Pitagóra Augusto Piana - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante / Antonio Nogueira dos Reis - Integrante / Pablo Henrique dos Santos Picapedra - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Estudo de impacto ambiental: qualidade de água, fitoplâncton, zooplâncton, bentos e ictiofauna para a construção de usinas hidrelétricas no rio Tibagi, PR, Descrição: O presente projeto visa avaliar os possíveis impactos decorrentes da implantação de usinas hidrelétricas no rio Tibagi, principalmente no que concerne a qualidade da água, fitoplâncton, zooplâncton, bentos, peixes e sedimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante / Dirceu Baumgartner - Coordenador / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Pedro Rogério Leando da Silva - Integrante / Pitagóra Augusto Piana - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante / Antonio Nogueira dos Reis - Integrante / Pablo Henrique dos Santos Picapedra - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Estudo de impacto ambiental para a construção de quatro usinas hidrelétricas no rio Pelotas, Descrição: Este projeto visa avaliar os possíveis impactos decorrentes da implantação de quatro usinas hidrelétricas (PCHs Casa Velha, Santo Inácio e São Joaquim e UHE Guatambu), no que concerne a qualidade da água superficial e subterrânea, fitoplâncton, zooplâncton, bentos, macrófitas, peixes e sedimentos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Matheus Tenório Baumgartner - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante., Financiador(es): Soluções em meio ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Estudo de impacto ambiental para a construção da UHE Canto do Rio, Rio Parnaíba, Descrição: Este projeto visa avaliar os possíveis impactos ambientais da construção da Usina hidrelétrica de Canto do Rio, no rio Parnaíba, na divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, principalmente no que concerne a qualidade da água, fitoplâncton, zooplâncton, bentos, macrófitas, peixes e sedimento.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Matheus Tenório Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leando da Silva - Integrante / Pitagóra Augusto Piana - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante., Financiador(es): Soluções em meio ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    Estudo de Impacto Ambiental: Qualidade de água, fitoplâncton, zooplâncton, bentos e ictiofauna de três PCH's no Rio Iratim, PR., Descrição: Este projeto visa avaliar os possíveis impactos ambientais da construção de três Pequenas Centrais Hidrelétricas (Paiol Grande, Vista Alegre e Engenho Velho), no rio Iratim, principalmente no que concerne a qualidade da água, fitoplâncton, zooplâncton, bentos e peixes.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Caracterização e Monitoramento dos Parâmetros Limnológicos (Abióticos e Bióticos) e ictiofauna do rio Cantu - PCH Cantu 2, Descrição: Realizar o monitoramento da área de influência da PCH Cantu 2 no rio Cantu, antes do fechamento da barragem e após a formação do reservatório... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Monitoramento Limnológico da PCH Moinho-Pr, Descrição: Este projeto visa avaliar os possíveis impactos decorrentes da implantação da usina hidrelétrica (PCH Moinho), no que concerne a monitoramento limnológico: fitoplancton, zooplancton, bentos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogério Leando da Silva - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândi - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Estudo de Impacto Ambiental da UHE Salto Grande, Rio Chopim - PR. Qualidade de Água, Fitoplâncton, Zooplâncton, Macroinvertebrados Bentônicos e Ictiofauna., Descrição: Este projeto visa avaliar os possíveis impactos ambientais da construção da Usina hidrelétrica de Salto Grande, no rio Chopim, Paraná, principalmente no que concerne a qualidade da água, fitoplâncton, zooplâncton, bentos, macrófitas, peixes e sedimento.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogério Leando da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Serviços Especializados na Análise de Ambientes Aquáticos, visando dar um tratamento adequado aos dados coletados pelo Monitoramento Limnológico das Usinas dos Rios: Grande, Parnaíba, Corumbá e Paraíba do Sul., Descrição: Este projeto visa dar um tratamento adequado aos dados coletados pelo Monitoramento Limnológico (qualidade de água, fitoplâncon e zooplâncton) das Usinas Hidroelétricas (Corumbá, Funil, Furnas, Itumbiara, Mascarenhas de Moraes, L.C.B. de Carvalho, Porto Colômbia, Marimbondo).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Monitoramento Limnológico e da qualidade das águas da PCH João Borges-SC, Descrição: Este projeto visa avaliar os possíveis impactos decorrentes da implantação da usina hidrelétrica (PCH João Borges), no que concerne a qualidade da água superficial, fitoplancton, zooplancton e bentos.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Sul do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Avaliação da qualidade de água de rios utilizando métodos Ecotoxicologia com Daphnia magna Estudo de caso : Rio Toledo-PR, Descrição: O Rio Paraná possui elevada importância devido a sua extensão no território brasileiro. Sua bacia possui uma área de drenagem de 1.237.000km2 e é formada por oito sub-bacias, dentre aquelas de maior importância, está a sub-Bacia Hidrográfica Paraná III. Dessas, podemos citar a micro-bacia do rio São Francisco Verdadeiro que é formada por vários rios e riachos tributá-rios que devido às atividades antrópicas constituem uma região enormemente impactada. O uso de testes toxicológicos apresenta certas vantagens, comparado com os clássicos analíticos. O uso destes indicadores necessita de um banco de dados e monitoramento de longo prazo considerando o nível de avaliação seja comunidade ou população. Os métodos ecotoxicologi-cos apresentam se como mais rápidas e eficiente na avaliação da qualidade de água. Na pro-posta, pretende-se analisar a viabilidade de uso dos testes ecotoxicológicos na avaliação da qualidade de água, determinar os limites de tolerância de Daphnia magna em amostras de á-gua de rios urbanos na bacia do Paraná III, cultivar e manter as Daphnia magna em laboratório e realizar os testes de sensibilidade de Daphnia magna . Em seguida, para o corpo de água es-colhido serão coletadas, caracterização e preparação as soluções testes constituídas de amostras de água destes rios (a montante e a jusante) das industrias alimentícias e um ponto na entrada e saída das cidades e realizar os testes de toxicidade determinando os limites de tolerância, de sobrevivência a partir das curvas concentração-efeito e concentração- resposta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleomar Fernandes - Coordenador / Gilmar Baumgartner - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Adriana da Silva Tronco Johann - Integrante / Cleber Antonio Lindino - Integrante / Núbia Mara Olivier - Integrante / Denise Nascimento de Bastos - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Resgate, Manejo e Conservação da Ictiofauna na área da UHE São Domingos, Descrição: Este Projeto teve inicio em novembro de 2010 e se estenderá até dezembro de 2012, visa avaliar os seguintes subprogramas ambientais: Monitoramento da Fauna Íctica, em 10 pontos de amostragem distribuídos nos rios: Verde, Ribeirão das Araras e São Domingos, Monitoramento de Ictioplâncton, distribuídos em 13 pontos de amostragens, Determinação de mecânismo de Transposição para Peixes, Resgate da Fauna Íctica durante o enchimento do Reservatório e Determinação de Áreas Prioritárias para Conservação e Plano de Manejo. Estes programas serão executados na futura UHE São Domingos no município de Água Clara/MS, uma parceira com a Eletrosul... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Sul do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Monitoramento da Ictiofauna e Limnologia na área de influência da PCH Ibirama/SC., Descrição: Esse projeto visa avaliar a composição específica (levantamento ictiofaunístico) e a estrutura da assembléia de peixes na área de influência da futura PCH Ibirama, propiciando informações relevantes para a manutenção da biodiversidade e subsídios para futuras ações de manejo e comparações com o período de pós-enchimento do reservatório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Cristina Aparecida Benelle - Integrante., Financiador(es): Soluções para o Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Estudo da ictiofauna endêmica na área de influência da usina hidrelétrica de Mourão, Descrição: Esse projeto tem por objetivo fazer o levantamento ictiofaunístico e identificar as áreas de desova das espécies de peixes na área de influência do reservatório de Mourão, fornecendo informações para a tomada de decisões sobre possíveis ações de manejo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Cristina Aparecida Benelle - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Avaliação da Ictiofauna e da Qualidade da água do Rio São Francisco Verdadeiro, Descrição: O presente projeto visa avaliar a ictiofauna e a qualidade da água do rio São Francisco Verdadeiro, na área de abrangência do futuro reservatório da PCH São Francisco. Entre dezembro de 2007 e julho de 2009, serão realizadas coletas trimestrais de peixes e de água. a qualidade da água será determinada através de 34 parâmetros bióticos e abióticos para a determinação do indice de qualidade da água e de estado trófico. Os peixes serão obtidos com diferentes aparelhos de pesca e serão analizados quanto a alimentação, crescimento e reprodução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante., Financiador(es): DM Contrutora de obras - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Estudo sobre a ictiofauna, ovos e larvas e pesca na área de influência da AHE Santa Isabel, entre Tocantins e Pará., Descrição: A presente proposta visa realizar o Diagnóstico da ictiofauna, para a Complementação dos Estudos Ambientais para o Aproveitamento Hidrelétrico de Santa Isabel no Rio Araguaia, na divisa entre Tocantins e Pará. Especificamente pretende-se: a) Efetuar o levantamento das espécies de peixes presentes na área de influência da AHE Santa Isabel e nos principais afluentes, formando uma coleção testemunho em acervos públicos; b) avaliar os padrões de distribuição, abundância, riqueza, diversidade e equitabilidade das espécies na área de influência da AHE Santa Isabel; c) avaliar a composição e estrutura da ictiofauna na área de influência da UHE Santa Isabel; d) caracterizar a alimentação de 4 espécies de peixes presentes na área de influência UHE Santa Isabel; e) identificar os padrões temporais de reprodução das espécies presentes na área de influência UHE Santa Isabel; f) estabelecer a distribuição temporal e espacial, quali e quantitativa, de ovos e larvas de peixes; g) determinar possíveis locais de desova; h) efetuar o diagnóstico da pesca profissional e amadora na área de influência da UHE Santa Isabel; i) coletar material para estudos de variabilidade genética da Piraíba (Brachyplasthystoma filamentosum); j) avaliar a influência do empreendimento sobre a dinâmica da ictiofauna local, sendo esse estudo essencial para a compreensão dos efeitos da implantação e operação da AHE Santa Isabel, sobre o ecossistema aquático do rio Araguaia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Carlos Eduardo Zacarkim - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante., Financiador(es): Geração Santa Isabel - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2015

    Estudo de ovos, larvas e recrutamento de peixes no reservatorio de Itaipu e tributários., Descrição: Esse projeto tem como objetivo monitorar a abundância de ovos e larvas de peixes e analisar o recrutamento pesqueiro, na área de influência do Reservatório e Canal da Piracema de Itaipu, no sentido de verificar as alterações ocorridas ao longo do tempo, visando subsidiar as ações de manejo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Cristina Aparecida Benelle - Integrante., Financiador(es): Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Monitoramento Ictiológico dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Ósorio-Rio Iguaçu/PR, Descrição: O objetivo do presente projeto é monitorar a comunidade de peixes nos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, localizados no Rio Iguaçu, entre os municípios de Candói e Quedas do Iguaçu. Especificamente, pretende-se: 1) avaliar as oscilações temporais e espaciais de ovos e larvas, jovens e adultos de peixes; 3) analisar os aspectos da reprodução das espécies de peixes; 4) Avaliar a diversidade e o estoque pesqueiro na região e 5) avaliar as modalidades de manejo da ictiofauna, visando a exploração sustentável deste recurso. A área de estudo compreenderá os reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório e suas áreas de influência, onde serão estabelecidas 09 estações de amostragem, sendo 04 no reservatório de Salto Santiago, 03 no reservatório de Salto Osório, 01 à jusante da barragem de Salto Santiago e 01 à jusante da barragem de Salto Osório. Reservatório de Salto Santiago. Este projeto conta com financiamento da ordem de aproximadamente R$ 400.000,00 ao ano, durante cinco anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (9) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Nyamien Yahaut Sebastien - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante., Financiador(es): Tractebel Energia SA - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2010

    Análises Biológicas de Peixes, Descrição: Este projeto visa realizar as análises biológicas em peixes coletados em 18 reservatórios de propriedade da Companhia Paranaense de Energia elétrica (Copel). Os peixes serão analisados quanto aos comprimentos padrão e total, peso, estádios gonadais e conteúdos estomacais. As coletas são realizadas trimestralmente e as análises realizadas com a mesma periodicidade. É um projeto financiado inteiramente pela Copel e possui um orçamento anual de aproximadamente R$ 170.000,00 anuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Cleodimar Fernandes - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Anderson Luis Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Cristina Aparecida Benelle - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    Monitoramento dos sistemas de transposição para peixes, escada e elevador, na UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP-Primavera/SP, Descrição: Os problemas impostos pelas barragens a peixes migradores podem ser minimizados pela implementação de mecanismos de transposição como escadas, eclusas, canais de migração e elevadores. Sistemas de transferência de peixes foram projetados para barragens localizadas no rio Paraná, como elevadores na hidrelétrica de Yacyreta (Argentina-Paraguai), escada e elevadores de peixes na usina Engenheiro Sérgio Motta-CESP (Primavera-SP), e recentemente um mecanismo de transposição foi construído pelo Governo do Estado do Paraná na hidrelétrica de Itaipu (Canal da Piracema), através de uma parceria com objetivos múltiplos (ambientais, turísticos e desportivos). O objetivo primário do projeto é entender o funcionamento do Elevador e da Escada para peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP (Primavera-SP), associado ao comportamento das espécies e eficiência na transposição (ascendente e descendente) de peixes do rio Paraná. O monitoramento para a avaliação e monitoramento da escada e elevador para peixes são executados através de coletas mensais. O monitoramento é feito para avaliar os seguintes aspectos: 1). Efetividade da Escada; 2). Movimentação ascendente e descendente; 3) Estádios de desenvolvimento gonadal; 4) Presença de ovos e larvas de peixes ao longo da escada. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Maristela Cavichiolli Makrakis - Integrante / Sergio Makrakis - Coordenador / Allan Muller Mendoça Xavier - Integrante / Marciano José Mayer - Integrante / Jurandir Xavier dos Santos Filho - Integrante / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / Patricia Sarai da Silva - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Avaliação do Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes, Descrição: Uma das medidas de manejo para minimizar os impactos causados direta ou indiretamente pelos represamentos, sobre as espécies de peixes migradores, é a construção de sistemas de transposição. A Itaipu Binacional construiu um sistema de transposição, sendo titulado como Canal da Piracema, aproveitando o rio Bela Vista, para permitir a subida de peixes para o último trecho livre de represamentos do rio Paraná em território Brasileiro, bem como a descida dos peixes para a jusante que também estava desprovida. O Canal da Piracema tem potencial para viabilizar o fluxo de peixes do trecho médio para o alto rio Paraná, de tal forma que as espécies migradoras poderão transpor a barragem, alcançando as áreas de desova e criadouros naturais existentes a montante, na planície de inundação, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade, melhorando a diversidade genética dos estoques que habitam o último trecho livre de represamento. Esta pesquisa avalia o Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes, analisando a atratividade do sistema, biodiversidade, seletividade do canal, ocorrência de desova ao longo do Canal e performance natatória das espécies migradoras. Para as capturas de peixes, foram realizadas coletas mensais utilizando redes de espera, tarrafas, espinhel, caniço, arrastos e pesca elétrica. Também foram realizadas as coletas de ovos e larvas, nos diversos locais ao longo do Canal, bem como nas lagoas marginais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Maristela Cavichiolli Makrakis - Coordenador / Sergio Makrakis - Integrante / Allan Muller Mendoça Xavier - Integrante / Marcelo Otsuka - Integrante / Daniela Márcia Busatta - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Paulo Israel Bergamaschi - Integrante / Angelo Ferreira Pieretti - Integrante / Délcio Gonçalves Cunha - Integrante / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / Patricia Sarai da Silva - Integrante / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Andréa Bialetzki - Integrante / Angelo Antônio Agostinho - Integrante., Financiador(es): Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    Estudo da Migração de Peixes no Rio Paraná, Descrição: Na bacia do rio Paraná, várias espécies são migradoras, porém, intensos represamentos têm contribuído para a redução da conectividade longitudinal, nos rios, e lateral nos habitats de planície de inundação dificultando as migrações e, conseqüentemente, da diversidade dessas espécies e dos seus estoques. Para ampliar as poucas informações existentes, sobre o comportamento migratório das espécies de peixes de água doce neotropicais, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os movimentos migratórios das espécies de peixes do rio Paraná, determinando as migrações lateriais e longitudinais e estimando parâmetros populacionais, fornecendo subisídios para o ordenamento e administração pesqueira da bacia do rio Paraná. A pesquisa iniciou-se em 1997, uma parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Itaipu Binacional, a Entidade Binacional Yacyreta e a Companhia Energética de São Paulo (CESP-Primavera/SP). A área de estudo compreende uma secção do rio Paraná localizada entre as cidades de Ayolas (Paraguai) e Rosana (Brasil), abrangendo os reservatórios de Yacyreta (Paraguai/Argentina) e de Itaipu (Brasil/Paraguai), a planície de inundação a montante de Itaipu e a barragem da usina Engenheiro Sérgio Motta - CESP (São Paulo-Mato Grosso do Sul). Para o monitoramento da migração, é empregado o método de marcação e recaptura de peixes. As marcações são feitas com marcas hidrostáticas do tipo LEA, suturadas posteriormente à nadadeira dorsal. Projeto realizado em parceria com a Itaipu Binacional, Entidade Binacional Yacyreta, a Companhia Energética de São Paulo-CESP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cleomar Fernandes - Integrante / Maristela Cavichiolli Makrakis - Coordenador / Sergio Makrakis - Integrante / Allan Muller Mendoça Xavier - Integrante / Marcelo Otsuka - Integrante / Marciano José Mayer - Integrante / Hélio Matrins Fontes Júnior - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Domingo Rodriguez Fernandez - Integrante / Paulo Israel Bergamaschi - Integrante / Jurandir Xavier dos Santos Filho - Integrante / Angelo Ferreira Pieretti - Integrante / Délcio Gonçalves Cunha - Integrante / Maria do Carmo Gominho Rosa - Integrante., Financiador(es): Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiro e Limnologicos_GERPEL. , Rua da Faculdade, Jardim La Salle, 85903-000 - Toledo, PR - Brasil, Telefone: (45) 33197000, Ramal: 7088, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Laboratórial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Serviço técnico especializado, especialmente análise da ictiofauna e zooplâncton.

  • 2009 - 2011

    Fundação Universitária de Toledo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tecnico Laboratorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades de Participação em Projeto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, GERPEL - Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia.

  • 2005 - 2008

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2007 - 12/2008

      Estágios , Cece Centro de Engenharias e Ciências Exatas, .,Estágio realizado, Getech - Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos.

    • 02/2005 - 12/2006

      Estágios , Cece Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Gerpel Grupo de Pesquisa Em Recursos Pesqueiros e Limninologicos.,Estágio realizado, Gerpel - Grupo de Pesquisa em Recursos Pesqueiros e Limnologia.