Vitor André Frana

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Atualmente é Instrutor de Cursos de Piscicultura pela Cooperativa de Profissionais no Seguimento de Consultoria, Qualificação, Instrutoria e Educação Profissional e Intelectual de Mato Grosso (COOPERQUALISTE). Tem experiência nas áreas de Aquicultura e Conservação de Recursos Pesqueiros.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2011 em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

2009 - Interrompido

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Gradientes Espaciais no Reservatório de Foz do Areia - Rio Iguaçu,Ano de Obtenção: 2011
Gilmar Baumgartner.Coorientador: Pitágoras Augusto Piana. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2011Palavras-chave: Ictiofauna; Iguaçu River.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores / Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores / Especialidade: Fatores Abióticos de Águas Interiores. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2006 - 2007

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: DIAGNÓSTICO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS: O CASO DA SANGA 19 DE JUNHO, MICRO-BACIA DO ARROIO GUAÇU
Orientador: Gilmar Baumgartner

Graduação em Engenharia de Pesca

1999 - 2004

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Estudo da Dinâmica Populacional do Camarão de Agua Doce Macrobrochium amazonicum (HELLER, 1862) no Reservatório de Itaipu e Imediatamente a Jusante - Rio Paraná/Brasil
Orientador: Gilmar Baumgartner

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2003

Extensão universitária em Engenharia de Pesca. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Fatores Abióticos de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Piscicultura.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Explotação Pesqueira de Águas Interiores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Criação de peixes em tanques-rede nos reservatórios do território Catuquiriguaçu: Licenciamento e Sustentabilidade.Criação de peixes em tanques-rede nos reservatórios do território Catuquiriguaçu: Licenciamento e Sustentabilidade. 2011. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2011. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Estrutura trófica da ictiofauna do rio São Francisco Verdadeiro. 2009. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. ESPÉCIES INDICADORAS DE TURNOS E BIÓTOPOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO RESERVATÓRIO DE SALTO SANTIAGO, RIO IGUAÇU, PARANÁ/BRASIL.. 2007. (Congresso).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. ABUNDÂNCIA ESPACIAL E TEMPORAL DA SAICANGA, Oligosarcus longirostris (Menezes & Gery, 1983) NO RESERVATÓRIO DE SALTO OSÓRIO, RIO IGUAÇU, PARANA, BRASIL.. 2007. (Congresso).

Simposio de Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistema de Cascata.Simposio de Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistema de Cascata. 2004. (Simpósio).

I Simpesca.Fecundidade do Camarão de Água Doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no Reservatório de Itaipu.. 2003. (Simpósio).

XII EAIC.Estudo da Dinâmica Populacional do Camarão de Água Doce Macrobrachium amazonicum (heller, 1862) no Reservatório de Itaipu.. 2003. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Camarão-canela Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no Reservatório de Itaipu - Rio Paraná - Brasil.. 2003. (Congresso).

I Encontro das Aguas do Paraná. 2002. (Encontro).

II Rumos para a Aquicultura Paranaense: Tilapia. 2002. (Outra).

I WORKSHOP: Estudos da Migração de Peixes no rio Paraná. 2002. (Outra).

Palestra sobre Produção de Pós Larvas de Camarão de Agua Doce. 2002. (Outra).

IV Semana de Engenharia de Pesca.Diversidade de Copepoda e Cladocera no Reservatório de Itaipu (Dados Preliminares). 2001. (Outra).

Seminário: O Sistema APPCC/HACCP e a Indústria de Alimentos. 2001. (Seminário).

VII Festival de Pesca no Lago Municipal Diva Pain Barth.VII Festival de Pesca no Lago Municipal Diva Pain Barth. 2001. (Outra).

XII CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. XII CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2001. (Congresso).

III Semana de Engenharia de Pesca.III Semana de Engenharia de Pesca. 2000. (Outra).

IV WORKSHOP: Tanques-rede para piscicultura ordenamento e produção.IV WORKSHOP: Tanques-rede para piscicultura ordenamento e produção. 2000. (Seminário).

I Seminário Sul de Aquicultura-Aquicultura: Produção com Qualidade.I Seminário Sul de Aquicultura-Aquicultura: Produção com Qualidade. 1999. (Seminário).

V Semana de Engenharia Química e II Semana de Engenharia de Pesca. 1999. (Outra).

I Escola de Química. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Louise Cristina Gomes

SEREIA, D.A.; MAIA, T.P. de A.;FRANA, V. A.. Aspectos reprodutivos de peixes em dois riachos neotropicais do sul do Brasil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eduardo Tomas Dessordi

GRACA, W. J. da; DEBONA, Tiago;FRANA, V. A.. Ictiofauna de tres riachos da bacia do rio São Francisco Verdadeiro, drenagem do alto rio Paraná, Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paranaense.

Aluno: Carlos Henrique Orsi

BAUMGARTNER, GilmarFRANA, V. A.; Piana, P.. Caracterização dos Gradientes Longitudinais e Temporais da Abundância de Peixes no Reservatório de Salto Osório - Rio Iguaçu - Paraná - Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Osmar Rodrigo Rodrigues Silva

FRANA, V. A.BAUMGARTNER, GilmarBAUMGARTNER, Dirceu. Dinâmica nictimeral, vertical e anual das larvas de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) e Hypophthalmus edentatus (Spix, 1829) no reservatório de Itaipu". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Tiago Debona

BAUMGARTNER, GilmarFRANA, V. A.PAVANELLI, Carla Simone. Estrutura Populacional do Mandi Pimelodus sp. (Siluriforme, Pimelodidae) nas Áreas de Influência dos Reservatórios de Salto Osório e Salto Santiago - Rio Iguaçu/PR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ricardo Luiz Wagner

BAUMGARTNER, GilmarFRANA, V. A.; GOMES, Luiz Carlos. Análise da Efetividade de Transposição para Peixes da UHE - Engenheiro Sérgio Motta.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pitágoras Augusto Piana

PIANA, P. A.GOMES, L. C.; GUBIANI, É. A.. Gradientes espaciais no reservatório de Foz do Areia - Rio Iguaçu. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

MARIA DO CARMO GOMINHO ROSA

BAUMGARTNER, GilmarROSA, Maria do Carmo Gominho; AGGIO, Carlos Eduardo Gonçalves. Estudo da dinâmica populacional do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante - Rio Paraná/Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Luiz Carlos Gomes

GOMES, L. C.PIANA, Pitágoras AugustoGUBIANI, Eder André. Gradientes espaciais no reservatório de Foz do Areia ? Rio Iguaçu. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gilmar Baumgartner

BAUMGARTNER, G.. Diagnóstico e adequação ambiental de propriedades rurais: o caso da sanga 19 de junho, microbacia do Arroio Guaçu. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Gilmar Baumgartner

BAUMGARTNER, G.ROSA, Maria Do Carmo GominhoAGGIO, Carlos Eduardo Gonçalves. Estudo da dinâmica populacional do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Carlos Eduardo Gonçalves Aggio

AGGIO, C. E. G.BAUMGARTNER, Gilmar; ROSA, Maria Do Carmo Gominho. Estudo da Dinâmica Populacional do Camarâo de Água Doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no Reservatório de Itaipu e Imediatamente a Jusante - Rio Paraná/Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Éder André Gubiani

PIANA, P. A.GOMES, L. C.Gubiani, É. A.. Gradientes espaciais no reservatório de Foz do Areia - Rio Iguaçu. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Robie Allan Bombardelli

BAUMGARTNER, GilmarBOMBARDELLI, R. A.; BISOGNIN, Volnei (Volnei Bisognin). Diagnóstico e adequação ambiental de propriedades rurais: o caso da sanga 19 de junho, micro-bacia do arroio guaçu. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maristela Cavicchioli Makrakis

Estudo de ovos e larvas de peixes no rio São Francisco Verdadeiro; 2003; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Integração Empresa Escola; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Pitágoras Augusto Piana

Gradientes espaciais no reservatório de Foz do Areia - Rio Iguaçu; 2011; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Coorientador: Pitágoras Augusto Piana;

Gilmar Baumgartner

Gradientes Espaciais no Reservatório de Foz do Areia ? Rio Iguaçu; 2011; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Gilmar Baumgartner

Diagnóstico e adequação ambiental de propriedades rurais: o caso da sanga 19 de junho, micro-bacia do arroio guaçu; 2007; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Gilmar Baumgartner

Estudo da dinâmica populacional do camaão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante - Rio Paraná - Brasil; 2004; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Gilmar Baumgartner

Dinamica populacional do camarão de água doce Macrobrachium amazônicum (Heller, 1862)no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante - rio Paraná - Brasil; 2003; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Carlos Eduardo Gonçalves Aggio

Estudo da comunidade zooplanctônica do reservatório de Itaipu associada à comunidade ictioplanctônica; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro Integrado Empresa Escola; Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Aggio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANA, V. A. ; GRACA, W. J. da ; GUBIANI, E. A. ; KONERAT, J. T. ; MARGARIDO, V. P. . Evidence of the color pattern variation in populations of Gymnotus pantanal (Gymnotiformes) from three streams in the upper Paraná River basin, Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 9, p. 343-350, 2011.

  • GUBIANI, E. A. ; FRANA, V. A. ; MACIEL, A.L. ; BAUMGARTNER, Dirceu . Occurrence of the non-native fish Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816), in a global biodiversity ecoregion, Iguaçu River, Paraná River basin, Brazil. Aquatic Invasions , v. 5, p. 223-227, 2010.

  • GUBIANI, E. A. ; DAGA, V.S. ; FRANA, V. A. ; GRACA, W. J. da . Fish, Toledo urban streams, São Francisco Verdadeiro River drainage, upper Paraná River basin, state of Paraná, Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 6, p. 045-048, 2010.

  • BIFI, A. G. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; FRANA, V. A. ; DEBONA, Tiago . Composição Especifíca e Abundância da Ictiofauna do rio dos Padres, Bacia do rio Iguaçu, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 28, p. 203-211, 2006.

  • FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; PAVANELLI, Carla Simone ; MICHELON, Marcio Roberto ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de . Fish, Salto Osório Reservoir, rio Iguaçu basin, Paraná State, Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 2, p. 1-4, 2005.

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; PAVANELLI, Carla Simone ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BIFI, A. G. ; DEBONA, Tiago ; FRANA, V. A. . Peixes do Baixo Rio Iguaçu. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2012. v. 2000. 203p .

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; BOMBARDELLI, R. A. ; MARCOS, R. M. . Diagnóstico e Adequação Ambiental de Propriedades Rurais: o caso da sanga 19 de Junho e do Arroio Guaçu, Paraná. In: Marli Renate Von Borstel Roesler. (Org.). Por um Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado. 20ed.Cascavel: EDUNIOESTE, 2010, v. , p. 157-175.

  • BENELLE, C.A. ; FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; DEBONA, Tiago . Ecologia Populacinal da Saicanga Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry) nos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - rio Iguaçu/PR. In: XV - EAIC - Encontro Nacional de Iniciação Cientifica, 2006, Ponta Grossa - PR. XV - EAIC - Encontro Nacional de Iniciação Cientifica, 2006.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; SILVA, Clóvis Agripino Tosin da ; VOTTO, Aldo G ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Dinâmica Populacional da Ictiofauna nos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - Rio Iguaçu - Paraná. In: SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2005, Curitiba - PR. SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2005.

  • FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; BAUMGARTNER, Dirceu ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; SINHOCA, T. C. . Estudo das larvas de mapará, Hypophthalmus edentatus (Spix, 1829) no reservatório de Itaipu - rio Paraná - Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2003, Porto Seguro - BA. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2003. v. 1. p. 156-163.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; BOMBARDELLI, D. A. ; SCHRODER, Ana Paula . O rebaixamento do reservatório de Itaipu influência nas capturas das larvas de mapará, Hypophthalmus edentatus (Spix, 1829).. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2003, Porto Seguro - BA. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2003. v. 1. p. 186-194.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; ROSA, Maria Do Carmo Gominho ; FONTES JÚNIOR, Hélio Martins . Camarão-canela Macrobrachium amazonicum (HELLER, 1862) no reservatório de Itaipu - rio Paraná - Brasil. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2003, Porto Seguro - BA. Anais do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2003. v. 1. p. 998-1007.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; FONTES JÚNIOR, Hélio Martins ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; SILVA, Osmar Rodrigo Rodrigues ; POGGERE, Paulo Roberto . Dinâmica nictemeral e vertical de larvas, jovens/adultos de peixes e camarões no reservatório de Itaipu. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2003, Porto Seguro - BA. Anais do XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2003. v. 1. p. 1008-1016.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; FERRARI, Ana Paula ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Dinâmica nictemeral e vertical do camarão Macrobrochium amazonicum (HELLER, 1862), no município de Santa Helena - reservatório de Itaipu. In: II Jornada Científica da Unioeste, 2003, Toledo - PR. II Jornada Científica da Unioeste, 2003.

  • ASHIDATE, D. R. A. ; FRANA, V. A. ; AGGIO, C. E. G. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; MARTIN, R. V. . Abundância do Zooplâncton (Copepoda, Cladocera e Rotifera) no Reservatório de Itaipu. In: 1ª Jornada Científica da Unioeste, 2001, Cascavel - PR. 1ª Jornada Científica da Unioeste, 2001.

  • SONI, R. ; GUBIANI, E. A. ; ORSI, Carlos Henrique ; FRANA, V. A. ; SILVA, T. S. ; Piana, P. . Distribuição Espacial de Astyanax gymnodontus (Eigenmann, 1911) na Área de Influência dos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010, Guarapuava - PR. XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010.

  • KRAUSE, R. A. ; DEBONA, Tiago ; FRANA, V. A. ; GUBIANI, E. A. . Relação Peso-Comprimento de Duas Espécies de Tucunarés (Cichla spp.) do Reservatório de Itaipu, Brasil.. In: Aquaciência, 2012, Palmas - TO. Aquaciência, 2012.

  • CONTRERA, Y. M. B. ; OLDRA, J. L. C. ; FRANA, V. A. ; GUBIANI, E. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu . Peixes com Potencial para Ornamentação na Bacia do Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. In: 21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2012, Maringá - PR. 21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2012.

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FRANA, V. A. . Efeitos de Reservatórios em Cascata sobre a Biologia Reprodutiva de um Piscívoro Neotropical. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus - AM. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; Piana, P. ; FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; ORSI, Carlos Henrique . Análise temporal da Assembleia de Peixes do Reservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, Paraná.. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus - AM. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • SONI, R. ; SILVA, T. S. ; FRANA, V. A. ; ORSI, Carlos Henrique ; GUBIANI, E. A. . Composição da Ictiofauna do Rio Cantu, Tributário do Rio Piquiri, Bacia do Alto Rio Paraná. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010, Toledo - PR. II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010.

  • CONTRERA, Y. M. B. ; FRANA, V. A. ; ORSI, Carlos Henrique ; BAUMGARTNER, Gilmar . Composição das Espécies de Peixes do Reservatório de Salto Santiago, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010, Toledo - PR. II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010.

  • BENELLE, C.A. ; FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; Piana, P. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; FERNANDEZ, Domingo Rodriguez . Composição e Estrutura do Ictioplâncton de Três Braços do Reservatório de Itaipu em relação ao Componente Biótico: Abordagem de Análise de Gradientes Indiretos. In: C3N Congresso da Acadêmia Trinacional de Ciências, 2009, Foz do Iguaçu - PR. C3N Congresso da Acadêmia Trinacional de Ciências, 2009.

  • FRANA, V. A. ; LEWANDOWSKI, V. ; CASSIANO, K. D. ; MACIEL, A.L. ; GUBIANI, E. A. . Estrutura trófica da Ictiofauna do Rio São Francisco Verdadeiro, Paraná/Brasil.. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado - RS. XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • BONANNI, A. G. ; DAGA, V.S. ; FRANA, V. A. ; FERNANDES, C. ; GUBIANI, E. A. . Caracterização Limnológica de Gradientes Espaciais em Riachos Urbanos.. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado - RS. XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • BENELLE, C.A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FRANA, V. A. ; Piana, P. ; BAUMGARTNER, Gilmar . Biologia Reprodutiva da Saicanga, Oligosarcus longirostris (Menezis & Gèry, 1985), no Reservatório de Salto Santiago, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá - MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

  • DAMASCENO, D. Z. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; BENELLE, C.A. ; FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar . Estrutura da Comunidade de Peixes do Parque Aquícola Xororó (Reservatório de Itaipu) Município de Guaíra/PR.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá - MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

  • SONI, R. ; FRANA, V. A. ; ORSI, Carlos Henrique ; GUBIANI, E. A. . Variações Espaciais e Temporais na Abundância de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1795), na Área de Influência do Reservatório de Salto Santiago, Rio Iguaçu.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá - MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

  • KRAUSE, R. A. ; DEBONA, Tiago ; ARSEGO, E. ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; FRANA, V. A. ; ORSI, Carlos Henrique ; LUDWIG, L. A. . Variação Espacial e Temporal das Assembleias de Peixes do Reservatório Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, Rio Capivari, Paraná - Brasil.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá - MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

  • SONI, R. ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; ORSI, Carlos Henrique ; DEBONA, Tiago ; ARSEGO, E. ; FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Dirceu . Abundância e Distribuição em Comprimento de Pimelodus britskii (Garavallo & Shibatta, 2007) no Reservatório de Foz do Areia, Rio iguaçu, Paraná-Brasil.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá - MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

  • FRANA, V. A. ; PIERETTI, A.F. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Abundância em escala espacial e temporal da fauna de peixes capturados no parque aqüícola xororó (reservatório de itaipu) paraná/brasil (dados preliminares). In: XV CONBEP - Congresso Brasileiro de engenharia de Pesca, 2007, Manaus - AM. XV CONBEP - Congresso Brasileiro de engenharia de Pesca, 2007.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MACIEL, A.L. ; Piana, P. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FERNANDES, C. . Espécies indicadoras de turnos e biótopos na área de influência do reservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, paraná/Brasil.. In: XV CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Manaus - AM. XV CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007.

  • REIMANN, W.D. ; FRANA, V. A. ; ORSI, Carlos Henrique ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar . Gradientes longitudinal e temporal na distribuição de peixes no reservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, PR.. In: XVI EAIC - Encontro Nacional de Iniciação Cientifica, 2007, Maringá - PR. XVI EAIC - Encontro Nacional de Iniciação Cientifica, 2007.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; DAGA, V.S. ; Piana, P. ; GOGOLA, T.M. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; DEBONA, Tiago . Gradientes de abundância de Astyanax sp B, associados às variações do nível fluviométrico no reservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, Paraná.. In: XV CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Manaus - AM. XV CONBEP - Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007.

  • FRANA, V. A. ; DEBONA, Tiago ; ORSI, Carlos Henrique ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; SILVA, Clóvis Agripino Tosin da . Abundância Espacial e Temporal da Saicanga Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry) no reservatório de Salto Osório, rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. In: XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajai - SC. XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.

  • FRANA, V. A. ; REIMANN, W.D. ; ORSI, Carlos Henrique ; Piana, P. . Diversidade Ictiofaunística de Acordo com o Gradiente Espacial no reservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. In: XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajai - SC. XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.

  • MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; DEBONA, Tiago ; BIALETZKI, Andréa . Caracterização do Ictioplâncton de Duas Lagoas Marginais, rio Bela Vista - Canal da Piracema - Foz do Iguaçu/Paraná. In: XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajai - SC. XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.

  • PATUSSI, C.D. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; DEBONA, Tiago ; FRANA, V. A. ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SANTOS, Vinicius Valiente dos . Abundância Espacial e Temporal de Astyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000) em três riachos da micro-bacia do rio São Francisco Verdadeiro.. In: XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajai - SC. XVII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.

  • BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; FRANA, V. A. ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Influência da oscilação do nível do reservatório de Salto Santiago sobre a abundância de peixes - rio Iguaçu - Paraná/Brasil. In: Simpósio: Ecologia de Reservatórios: Limnologia de Reservatórios Profundos, 2006, Itá - SC. Simpósio: Ecologia de Reservatórios: Limnologia de Reservatórios Profundos, 2006.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; DEBONA, Tiago ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Clóvis Agripino Tosin da . Abundância espacial e temporal de Pimelodus Ortmanni (Haseman, 1911) e Crenicichla iguassuensis (Haseman, 1911) na area de influência do reservatório de Salto Osório - rio Iguaçu/PR.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa - PB. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. v. 1.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; MICHELON, Marcio Roberto ; ORSI, Carlos Henrique . Levantamento da fauna de peixes na area de influência do reservatório de Salto Osório - rio Iguaçu/PR. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa - PB. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. v. 1.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; BAUMGARTNER, Gilmar ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; VOTTO, Aldo G . Os peixes do reservatório de Salto Santiago - rio Iguaçu - Paraná. In: Simpósio de Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistema de cascata, 2004, Avaré - SP. Simpósio de Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistema de cascata, 2004. v. 1.

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FRANA, V. A. ; SILVA, Clóvis Agripino Tosin da . Os Peixes do Reservatório de Salto Osório - Rio Iguaçu - Paraná. In: Simpósio Ecologia de Reservatórios: impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistemas em Cascata, 2004, Avaré - SP. Simpósio Ecologia de Reservatórios: impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistemas em Cascata, 2004.

  • FRANA, V. A. ; FERRARI, Ana Paula ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; TOGNON, Francielle C ; BERGMANN, Fernando . Avaliação da dinâmica dos fatores abioticos no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante. In: I Simpesca, 2003, Toledo - PR. I Simpesca, 2003.

  • FRANA, V. A. ; SCHRODER, Ana Paula ; BAUMGARTNER, Gilmar ; TOGNON, Francielle C ; BAUMGARTNER, Dirceu ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Distribuição espacial e temporal do camarão-canela (Macrobrochium amazonicum) no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante. In: I Simpesca, 2003, Toledo - PR. I Simpesca, 2003.

  • FRANA, V. A. ; FERRARI, Ana Paula ; BAUMGARTNER, Gilmar ; ROSA, Maria Do Carmo Gominho ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Fecundidade do camarão de agua doce Macrobrachium amazonicum (HELLER, 1862) no reservatório de Itaipú. In: I Simpesca, 2003, Toledo - PR. I Simpesca, 2003.

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Estudo da dinâmica populacional do camarão de agua doce Macrobrachium amazonicum (HELLER, 1862) no reservatório de Itaipu. In: XII EAIC, 2003, Foz do Iguaçu - PR. XII EAIC, 2003.

  • AGGIO, C. E. G. ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; FRANA, V. A. . Variação Espacial de Copepoda e Cladocera ao Longo do Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • ASHIDATE, D. R. A. ; AGGIO, C. E. G. ; FRANA, V. A. . Ocorrência de Rotifera no Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • POOTZ, Diones de Oliveira ; MAKRAKIS, S. ; AGGIO, C. E. G. ; MITSUO, M. S. ; SILVA, T. R. ; POGGERE, Paulo Roberto ; BERGMANN, F. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FRANA, V. A. . Variação Temporal de Parâmetros Limnológicos Abióticos no Tanque da Paróquia da Catedral Cristo Rei de Toledo. In: I Simpósio Paranaenser de Engenharia de Pesca, 2003, Toledo - PR. I Simpósio Paranaenser de Engenharia de Pesca, 2003.

  • OLIVEIRA, J. ; COSTA, A. B. ; FRANA, V. A. ; AGGIO, C. E. G. . O Comportamento da Comunidade de Microcrustáceos em relação à Influência Temporal e espacial ao Longo do Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de engenharia de Pesca, 2003, Porto Seguro - BA. XIII Congresso Brasileiro de engenharia de Pesca, 2003.

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; FONTES JÚNIOR, Hélio Martins ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FRANA, V. A. . Ovos e Larvas de Peixes no Reservatório de Itaipu. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo - SP. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003.

  • COSTA, A. B. ; OLIVEIRA, J. ; FRANA, V. A. ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; AGGIO, C. E. G. . Influência Temporal sobre a Comunidade Zooplanctônica no Reservatório de Itaipu - Paraná - Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2003, Porto Seguro - BA. XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2003.

  • FRANA, V. A. ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; AGGIO, C. E. G. ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; BAUMGARTNER, Gilmar . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE ROTIFERO NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU E IMEDIATAMENTE A JUSANTE. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí - SC. Zoologia e os Ecossistemas Costeiros, 2002.

  • FRANA, V. A. ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; AGGIO, C. E. G. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli . VARIAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DO ZOOPLÂNCTON (COPEPODA E CLADOCERA) NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí - SC. Zoologia e os Ecossistemas Costeiros, 2002.

  • SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; FRANA, V. A. ; ANGST, Fernando ; MARTIN, R. V. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; AGGIO, C. E. G. ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; BAUMGARTNER, Gilmar . Estudo da Relação entre a Abundância de Larvas de Mapará Hypophthalmus edentatus (Spix, 1829) e a Dinâmica do Zooplâncton no Reservatório de Itaipu - Rio Paraná/Brasil.. In: XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002, Goiania - GO. XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002.

  • ANGST, Fernando ; FRANA, V. A. ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; BERGMANN, F. ; MARTIN, R. V. ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; AGGIO, C. E. G. . Estudos da Ocorrência de Larvas de Corvina Plagiscion squamosissimus (Heckel, 1840) e sua Relação com a Comunidade Zooplanctônica no Reservatório de Itaipu - Rio Paraná/Brasil.. In: XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002, Goiânia - GO. XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002.

  • FRANA, V. A. ; ASHIDATE, Daniel Rioiti ; BERWANGER, M. ; AGGIO, C. E. G. ; MAKRAKIS, S. . OCORRÊNCIA DO ZOOPLÂNCTON NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU E IMEDIATAMENTE A JUSANTE - RIO PARANÁ-PR. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2001, Foz do Iguaçu - PR. SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL EM RECURSOS HÍDRICOS, 2001.

  • FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; DAHMER, M. L. ; BERWANGER, M. ; MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE OVOS E LARVAS DE PEIXES NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU, RIO PARANÁ-PR. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2001, Foz do Iguaçu - PR. SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL EM RECURSOS HÍDRICOS, 2001.

  • FRANA, V. A. ; ASHIDATE, D. R. A. ; AGGIO, C. E. G. ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; BAUMGARTNER, Gilmar ; MAKRAKIS, S. ; MARTIN, R. V. . Diversidade de copepoda e cladocera no reservatório de Itaipu (dados preliminares). In: IV Semana Acadêmica da Engenharia de Pesca, 2001, Toledo - PR. IV Semana Acadêmica da Engenharia de Pesca, 2001.

  • FRANA, V. A. ; LEWANDOWSKI, V. ; CASSIANO, K. D. ; MACIEL, A.L. ; GUBIANI, E. A. . Estrutura Trófica da Ictiofauna do rio São Francisco Verdadeiro, Paraná/Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; Piana, P. ; MACIEL, A.L. ; FERNANDES, C. . ESPÉCIES INDICADORAS DE TURNOS E BIÓTOPOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO RESERVATÓRIO DE SALTO SANTIAGO, RIO IGUAÇU, PARANÁ/BRASIL.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAUMGARTNER, Gilmar ; DEBONA, Tiago ; FRANA, V. A. ; Piana, P. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; DAGA, V.S. ; GOGOLA, T.M. . GRADIENTES DE ABUNDÂNCIA DE Astyanax sp B ASSOCIADOS ÀS VARIAÇÕES DO NÍVEL FLUVIOMÉTRICO NO RESERVATÓRIO DE SALTO SANTIAGO, RIO IGUAÇU, PARANÁ, BRASIL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANA, V. A. ; DEBONA, Tiago ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; ORSI, Carlos Henrique ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; SILVA, Clóvis Agripino Tosin da . ABUNDÂNCIA ESPACIAL E TEMPORAL DA SAICANGA, Oligosarcus longirostris (Menezes & Gery, 1983) NO RESERVATÓRIO DE SALTO OSÓRIO, RIO IGUAÇU, PARANA, BRASIL.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANA, V. A. ; DEBONA, Tiago ; ORSI, Carlos Henrique ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SILVA, Clóvis Agripino Tosin da . Abundância Espacal e Temporal da Saicanga Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry, 1983) no Reservatório de Salto Osório, rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANA, V. A. ; REIMANN, W.D. ; ORSI, Carlos Henrique ; Piana, P. . Diversidade Ictiofaunística de Acordo com o Gradiente Espacial no Reservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; FERRARI, Ana Paula ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli . Dinâmica Nictemeral e Vertical do Camarão Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862), no Município de Santa Helena - Reservatório de Itaipu.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; FERRARI, Ana Paula ; ROSA, Maria Do Carmo Gominho . Fecundiade do Camarão de Água Doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no Reservatório de Itaipu.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; TOGNON, Francielle C ; BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SCHROEDER, A. P. . Distribuição Espacial e Temporal do Camarão-Canela (Macrobrachium amazonicum) no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, Gilmar ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli . Estudo da Dinâmica Populacional do Camarão de Água Doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no Reservatório de Itaipu. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANA, V. A. ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; BAUMGARTNER, Gilmar . Determinação dos Fatores Abióticos no Reservatório de Itaipu e Imediatamente a Jusante. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANA, V. A. ; ASHIDATE, D. R. A. ; AGGIO, C. E. G. ; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli ; BAUMGARTNER, Gilmar . Diversidade de Copepoda e Cladocera no Reservatório de Itaipu (Dados Preliminares). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo da migração de peixes no rio Paraná - 6º etapa. 2005.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e imediatamente à jusante - Etapa IV. 2005.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudos ictiológicos e monitoramento da qualidade das águas dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - Rio Iguaçu-PR - Etapa II. 2005.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo da migração de peixes no rio Paraná - 5º etapa. 2004.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudos ictiológicos e monitoramento da qualidade das águas dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - Rio Iguaçu - Etapa I. 2004.

FRANA, V. A. . Relatório Técnico. Levantamento Ictiológico do riacho Guará - Marechal Cândido Rondon. 2004.

FRANA, V. A. . Relatório Técnico. Levantamento Ictiológico do riacho Arroio Laranjal - Guaraniaçu - PR. 2004.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e imediatamente à jusante - Etapa IV. 2004.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo da migração de peixes no rio Paraná - 4º etapa. 2003.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e imediatamente à jusante - Etapa IV. 2003.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo da migração de peixes no Rio Paraná - 3º etapa. 2002.

FRANA, V. A. . Relatório Anual. Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e imediatamente à jusante - Etapa IV. 2002.

BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; DAGA, V.S. ; DEBONA, Tiago ; FERNANDES, C. ; FRANA, V. A. ; GOGOLA, T.M. ; MACIEL, A.L. ; Piana, P. ; SANCHES, P.V. ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; SEBASTIEN, Nyamien Yahault ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; TRONCO, A. da S. . ?Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório de Salto Osório ? Rio Iguaçu/PR?. 2008. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; DAGA, V.S. ; DEBONA, Tiago ; FERNANDES, C. ; FRANA, V. A. ; GOGOLA, T.M. ; MACIEL, A.L. ; ORSI, Carlos Henrique ; Piana, P. ; SANCHES, P.V. ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . Análise Biológica de Peixes. 2008. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; DAGA, V.S. ; DEBONA, Tiago ; FERNANDES, C. ; FRANA, V. A. ; GOGOLA, T.M. ; MACIEL, A.L. ; ORSI, Carlos Henrique ; Piana, P. ; SANCHES, P.V. ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; SEBASTIEN, Nyamien Yahault ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; TRONCO, A. da S. . ?Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório de Salto Santiago ? Rio Iguaçu/PR?. 2008. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; FRANA, V. A. ; DEBONA, Tiago ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; SANTOS, Vinicius Valiente dos ; DAGA, V.S. ; SANCHES, P.V. ; GOGOLA, T.M. ; MACIEL, A.L. ; Piana, P. ; FERNANDES, C. . Análise Biológica de Peixes. 2007. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; FRANA, V. A. ; MICHELON, Marcio Roberto ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; SEBASTIEN, Nyamien Yahault ; SANCHES, P.V. ; TRONCO, A. da S. . Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório de Salto Santiago - Rio Iguaçu/PR. 2005. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; FRANA, V. A. ; MICHELON, Marcio Roberto ; SANCHES, P.V. ; SEBASTIEN, Nyamien Yahault ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da ; TRONCO, A. da S. . ?Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório de Salto Santiago ? Rio Iguaçu/PR?. 2005. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Dirceu ; BAUMGARTNER, Gilmar ; FRANA, V. A. ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SANCHES, P.V. ; SEBASTIEN, Nyamien Yahault ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . ?Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório de Salto Santiago ? Rio Iguaçu/PR?. 2004. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, Gilmar ; BAUMGARTNER, Dirceu ; FRANA, V. A. ; OLIVEIRA, Luciano Caetano de ; SANCHES, P.V. ; SEBASTIEN, Nyamien Yahault ; SILVA, Pedro Rogério Leandro da . ?Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Água do Reservatório de Salto Osório ? Rio Iguaçu/PR?. 2004. (Relatório de pesquisa).

FRANA, V. A. . Identificação de Zooplâncton. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Resgate, Manejo e Conservação da Ictiofauna na área da UHE São Domingos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilmar Baumgartner em 30/11/2012., Descrição: Este Projeto teve inicio em novembro de 2010 e se estenderá até dezembro de 2012, visa avaliar os seguintes subprogramas ambientais: Monitoramento da Fauna Íctica, em 10 pontos de amostragem distribuídos nos rios: Verde, Ribeirão das Araras e São Domingos, Monitoramento de Ictioplâncton, distribuídos em 13 pontos de amostragens, Determinação de mecânismo de Transposição para Peixes, Resgate da Fauna Íctica durante o enchimento do Reservatório e Determinação de Áreas Prioritárias para Conservação e Plano de Manejo. Estes programas serão executados na futura UHE São Domingos no município de Água Clara/MS, uma parceira com a Eletrosul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Nyamien Yahault Sebastien - Integrante / Pitagoras Piana - Integrante / Anderson Luiz Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante / Ricardo Soni - Integrante / Danielle Zanerato Damasceno - Integrante / Evelini Arsego - Integrante / Jonas de Carli Thiel - Integrante / Thiago Francisco Aquino - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Influência do grau de urbanização sobre a composição e a estrutura da assembléia de peixes em riachos, Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a disponibilidade de habitats e a composição e estrutura da assembléia de peixes de riachos urbanos, na cidade de Toledo, no estado do Paraná.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pitagoras Piana - Integrante / Anderson Luiz Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Éder André Gubiani - Coordenador.

  • 2007 - 2012

    Monitoramento ictiológico dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Descrição: O objetivo do presente projeto é monitorar a comunidade de peixes nos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, localizados no Rio Iguaçu, entre os municípios de Candói e Quedas do Iguaçu. Especificamente, pretende-se: 1) avaliar as oscilações temporais e espaciais de ovos e larvas, jovens e adultos de peixes; 3) analisar os aspectos da reprodução das espécies de peixes; 4) Avaliar a diversidade e o estoque pesqueiro na região e 5) avaliar as modalidades de manejo da ictiofauna, visando a exploração sustentável deste recurso. A área de estudo compreenderá os reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório e suas áreas de influência, onde serão estabelecidas 09 estações de amostragem, sendo 04 no reservatório de Salto Santiago, 03 no reservatório de Salto Osório, 01 à jusante da barragem de Salto Santiago e 01 à jusante da barragem de Salto Osório. Reservatório de Salto Santiago. Este projeto conta com financiamento da ordem de aproximadamente R$ 400.000,00 ao ano, durante cinco anos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Pitagoras Piana - Integrante / Anderson Luiz Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Avaliação da Ictiofauna e da Qualidade da Água do rio São Francisco Verdadeiro, Descrição: O presente projeto visa avaliar a ictiofauna e a qualidade da água do rio São Francisco Verdadeiro, na área de abrangência do futuro reservatório da PCH São Francisco. Entre dezembro de 2007 e julho de 2009, serão realizadas coletas trimestrais de peixes e de água. a qualidade da água será determinada através de 34 parâmetros bióticos e abióticos para a determinação do indice de qualidade da água e de estado trófico. Os peixes serão obtidos com diferentes aparelhos de pesca e serão analizados quanto a alimentação, crescimento e reprodução.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pitagoras Piana - Integrante / Anderson Luiz Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder André Gubiani - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Análise Biologica de Peixes, Descrição: Este projeto visa realizar as análises biológicas em peixes coletados em 18 reservatórios de propriedade da Companhia Paranaense de Energia elétrica (Copel). Os peixes serão analisados quanto aos comprimentos padrão e total, peso, estádios gonadais e conteúdos estomacais. As coletas são realizadas trimestralmente e as análises realizadas com a mesma periodicidade. É um projeto financiado inteiramente pela Copel e possui um orçamento anual de aproximadamente R$ 170.000,00 anuais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante / Pitagoras Piana - Integrante / Anderson Luiz Maciel - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Tatiane Mari Gogola - Integrante.

  • 2005 - 2006

    Avaliação dos Sistemas de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta., Descrição: Os problemas impostos pelas barragens a peixes migradores podem ser minimizados pela implementação de mecanismos de transposição como escadas, eclusas, canais de migração e elevadores. Sistemas de transferência de peixes foram projetados para barragens localizadas no Rio Paraná, como elevadores na hidrelétrica de Yacyreta (Argentina-Paraguai), escada e elevadores de peixes na usina Engenheiro Sérgio Motta CESP (Primavera-SP), e recentemente um mecanismo de transposição foi construído pelo Governo do Estado do Paraná na hidrelétrica de Itaipu (Canal da Piracema), através de uma parceria com objetivos múltiplos (ambientais, turísticos e desportivos). O objetivo primário do projeto foi entender o funcionamento do Elevador e da Escada para peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP (Primavera-SP), associado ao comportamento das espécies e eficiência na transposição (ascendente e descendente) de peixes do Rio Paraná. O monitoramento para a avaliação e monitoramento da escada e elevador para peixes foram o executados através de coletas mensais. O monitoramento foi feito para avaliar os seguintes aspectos: 1). Efetividade da Escada; 2). Movimentação ascendente e descendente; e 3). Estádios de desenvolvimento gonadal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Sérgio Makrakis - Coordenador / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Marcio Roberto Michelon - Integrante / Luiz Carlos Gomes - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    O Canal de Piracema como Sistema de Transposição de Peixes, Descrição: Uma das medidas de manejo para minimizar os impactos causados direta ou indiretamente pelos represamentos, sobre as espécies de peixes migradores, é a construção de sistemas de transposição. A Itaipu Binacional construiu um sistema de transposição, sendo titulado como Canal da Piracema, aproveitando o Rio Bela Vista, para permitir a subida de peixes para o último trecho livre de represamentos do Rio Paraná em território Brasileiro, bem como a descida dos peixes para a jusante que também estava desprovida. O Canal da Piracema tem potencial para viabilizar o fluxo de peixes do trecho médio para o alto Rio Paraná, de tal forma que as espécies migradoras poderão transpor a barragem, alcançando as áreas de desova e criadouros naturais existentes a montante, na planície de inundação, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade, melhorando a diversidade genética dos estoques que habitam o último trecho livre de represamento. Esta pesquisa avalia o Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes, analisando a atratividade do sistema, biodiversidade, seletividade do canal, ocorrência de desova ao longo do Canal e performance natatória das espécies migradoras. Para as capturas de peixes, foram realizadas coletas mensais utilizando redes de espera, tarrafas, espinhel, caniço, arrastos e pesca elétrica. Também foram realizadas as coletas de ovos e larvas, nos diversos locais ao longo do Canal, bem como nas lagoas marginais. Situação: Em andamento;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Sérgio Makrakis - Coordenador / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Luciano Caetano de Oliveira - Integrante / Marcio Roberto Michelon - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Angelo Antônio Agostinho - Integrante / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Allan M M Xavier - Integrante / Andréa Bialetzki - Integrante / João Dirço Latini - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Monitoramento dos Parâmetros Limnológicos e Ictiológicos das Sub-Bacias dos Rios São Francisco Verdadeiro e Ocoí., Descrição: O constante uso do solo pela agricultura e pecuária torna-se um problema chave e ameaçador dos recursos naturais por proporcionar a perda de matéria orgânica do solo seja através da lixiviação, devido a falta de cobertura vegetal ou pelo esgotamento de nutrientes, contribuído de maneira significativa para a poluição das águas e perda da diversidade desses ambientes. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo avaliar as condições limnológicas, tanto bióticas como abióticas nas sub-bacias do rio São Francisco Verdadeiro e Ocoí, desde sua nascente até a foz. Especificamente pretende-se estabelecer quais são os bioindicadores da qualidade ambiental nesta sub-bacia. Para tanto onde foram estabelecidas nove estações de amostragem. Durante dois anos serão realizadas coletas de água, peixes e bentos, com periodicidade mensal para qualidade da água e bentos e bimestral para peixes. Entre os parâmetros de qualidade de água, estão sendo analisados: temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, alcalinidade, clorofila, formas fosfatadas, formas nitrogenadas, sílica, oxigênio dissolvido, coliformes e fitoplâncton, zooplâncton e outros. As coletas de peixes são realizadas com pesca elétrica, através de puças eletrizados, sendo que os indivíduos capturados são acondicionados em gelo e transportados para o laboratório, onde são tomadas informações a respeito de comprimento, peso, reprodução e alimentação. Após a coleta de informações, serão aplicadas análises multivariadas para a definição dos bioindicadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Carlos Eduardo Gonçalves Aggio - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Nyamien Yahault Sebastien - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2004

    Variação Nictemeral Vertical de Ovos, Larvas e Fatores Abióticos no Reservatório de Itaipu., Descrição: Para realizações desse estudo, no mês de fevereiro de 2003 foram realizadas coletas em 5 estratos na coluna de água, utilizando-se um suporte com cinco redes de plâncton cônico-cilíndricas de 500mm de malha, sendo a rede 1 disposta à superfície da água, a rede 2 a 1m, a 3 a 2m, a 4 a 3m e a 5 a 4m. As coletas foram efetuadas num período de 24 horas, com intervalos de quatro horas entre as amostragens. As diferenças entre os horários e estratos foram estabelecidas mediante análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey à posteriori. Durante este período, foram coletados um total de 614 larvas, 24 jovens/adultos e 807 camarões. Entre os organismos coletados, os camarões representaram 55,85%, as larvas 42,49% e jovens/adultos 1,66%. Para as larvas e camarões de um modo geral pode se afirmar que houve captura em todos os estratos e horários. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que as larvas não apresentam diferenças significativas em relação aos estratos, ocorrendo o contrário entre os horários (p<0,05), dentre os quais 20:00 h difere de 8:00, 12:00 e 16:00 h. Para os camarões, estes apresentaram-se com diferenças significativas (p<0,05), sendo que o estrato 1 teve a maior captura diferenciou dos demais estratos. Com relação aos horários, observou-se que as maiores capturas foram as 20:00 h e 24:00 h, apesar desta variação os dados não apresentaram diferenças significativas (p>0,05). Os jovens/adultos foram coletados em apenas dois horários (20:00 h e 4:00 h) e três estratos (superfície, 1m e 3m), da mesma forma não apresentaram diferenças significativas. O perfil dos dados mostra que durante o período diurno as larvas se dispõem nos estratos inferiores, à medida que se aproxima do período noturno as coletas se concentram nos estratos mais superficiais (superfície d'água, 1m e 2m). Para os camarões, apesar de serem coletados em maiores densidades, estes seguem o mesmo perfil das larvas de peixes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Carlos Eduardo Gonçalves Aggio - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Dirceu Baumgartner - Coordenador / Diones de Oliveira Pootz - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2008

    Estudo de Ovos e Larvas de Peixes no Reservatório de Itaipu e Tributários, Descrição: A formação de reservatórios promove a alteração do ambiente lótico para lêntico causando a alteração na composição específica da ictiofauna, com proliferação massiva de algumas espécies e redução ou extinção de outras. O sucesso de cada espécie é aferido através da sua representação em anos seguintes, sendo que os ovos e as larvas de peixes são os maiores indicadores de desova. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo estudar os ovos e as larvas de peixes no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante. Especificamente, visamos estabelecer a distribuição espacial e temporal, a variação inter anual, os locais de desova e desenvolvimento, a relação com fatores abióticos e as estratégias de manejo da ictiofauna com vistas para a preservação do recurso pesqueiro. Esta etapa do projeto iniciou-se em 2002 e vem continuando anualmente. As amostragens são realizadas durante o período de desova (setembro a março), com coletas através de redes de plâncton cônica-cilíndrica, que são arrastadas na superfície da água durante dez minutos ao anoitecer, em quatro diferentes regiões do reservatório de Itaipu (jusante, Ocoí, São Francisco Verdadeiro, Arroio Guaçu). As amostras são fixadas em campo e conduzidas para o laboratório, onde são triadas e os ovos e larvas identificados. Também são feitas análises de alguns fatores abióticos como: temperatura da água, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, alcalinidade e clorofila a. A relação entre as ovos e larvas e os fatores limnológicos é estabelecida através de análises de Componentes Principais e Análise de Variância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Carlos Eduardo Gonçalves Aggio - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Regina Veiga Martin - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Maria Do Carmo Gominho Rosa - Integrante / Hélio Martins Fontes Júnior - Integrante.

  • 2003 - 2006

    Estudo da Migração de Peixes no Rio Paraná, Descrição: Este projeto consiste em avaliar os deslocamentos de peixes migradores no Rio Paraná. Espécies de peixes tais como pacu, dourado, curimba, piracanjuba, pintado, armado, barbado, cascudos são considerados espécies migradoras, essas, deslocam-se grandes distâncias para reprodução ou alimentação. A verificação de transposição de peixes e o estabelecimento de rotas migratórias e períodos de migração de peixes constituem os objetivos desse trabalho. Este estudo é de grande importância, obtendo informações técnicas para a ordenação da pesca e a conservação dos recursos pesqueiros da bacia do Rio Paraná, sendo realizado através do monitoramento da migração de peixes, empregando-se marcação e recaptura. Os peixes são marcados desde a Central hidroelétrica Yacyreta (Argentina - Paraguai) até a planície de inundação do Rio Paraná. A marcação é feita com marcas hidrostáticas colocadas na região dorsal do peixe. A marca contém um número e uma mensagem dos procedimentos para o envio das informações do peixe para o projeto. Para cada marca capturada o pescador recebe um brinde e um certificado de participação. Os dados obtidos do projetos são analisados, proporcionando condições de inferência estatística, dando possibilidade para um estudo da dispersão das espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Carlos Eduardo Gonçalves Aggio - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Gilmar Baumgartner - Integrante / Regina Veiga Martin - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Maria Do Carmo Gominho Rosa - Integrante / Hélio Martins Fontes Júnior - Integrante / Domingo Rodriguez Fernandez - Integrante / Fernando Angst - Integrante / José Omar Garcia - Integrante / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / Walter Gill Morlis - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Estudos Ictiológicos e Monitoramento da Qualidade da Agua nos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - Rio Iguaçu, Descrição: Para realização da pesquisa será coletada água mensalmente em 9 estações de amostragens ao longo dos reservatórios de Salto Osório e Salto Santiago. A campo serão registradas os dados de temperatura da água e ar, pH, alcalinidade, condutividade, turbidez, transparência e oxigênio dissolvido. Será coletado 2 L de água de cada estação, que serão encaminhados ao o laboratório de limnologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, onde serão realizadas as análises de amônia, nitrito, nitrato, nitrogênio total, fósforo total dissolvido, orto-fosfato, DBO, DQO, clorofila a, sólidos totais e em suspensão. A partir dos resultados amostrais será determinado o índice de qualidade das águas dos dois reservatórios em estudo bem como será possível verificar as alteração sofridas por esses durante as diversas estações climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Carlos Eduardo Gonçalves Aggio - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Maria Do Carmo Gominho Rosa - Integrante / Luciano Caetano de Oliveira - Integrante / Clóvis Agripino Tosin da Silva - Integrante / Marcio Roberto Michelon - Integrante / Aldo G Votto - Integrante / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Nyamien Yahault Sebastien - Integrante / Diones de Oliveira Pootz - Integrante., Financiador(es): Tractebel Energia - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2003

    Levantamento da Ictiofauna do Rio São Francisco Verdadeiro, Descrição: O objetivo do presente trabalho foi, efetuar um levantamento preliminar da composição da comunidade de peixes do rio São Francisco, na área de abrangência do futuro reservatório da PCH São Francisco, que fornecerá subsídio para a avaliação do relatório de impacto ambiental, desenvolvido pela DM construtora. Foram efetuadas coletas de peixes em 4 locais de amostragem, sendo: 1) jusante da barragem, entre as localidades de Cerro da Lola e Ouro Verde do Oeste; 2) no local da futura barragem da usina; 3) no local do futuro reservatório e 4) a montante do reservatório. Os peixes foram coletados com redes de espera de malha simples (2,5 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10) e espinhéis com anzóis 1/0 e 2/0. Os equipamentos de pesca ficaram expostos durante 24 horas com revistas as 8, 16 e 22 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Luciano Caetano de Oliveira - Integrante / Eléxio Vidal - Integrante / Ademar Fernando Peiter - Integrante / Taciano César Freire Maranhão - Integrante., Financiador(es): Dm Construtora - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2003

    Levantamento da Ictiofauna do Rio Piquiri, Descrição: O objetivo deste trabalho foi caracterizar e identificar a fauna de peixes do rio Piquiri, verificar o período reprodutivo das espécies que habitam este rio, determinar possíveis locais de desova e desenvolvimento inicial das espécies de peixes, fornecer subsídios para a recuperação da ictiofauna e possível aumento das densidades das espécies já existentes e fornecer informações que orientem a fiscalização e manutenção dos estoques pesqueiros. Para a coleta de peixes foram estabelecidas 4 estações de amostragem, situadas entre a nascente e a desembocadura deste no rio Paraná. As amostragens foram realizadas bimestralmente no período de outubro de 2002 a agosto de 2003. Para as amostragens de jovens e adultos, foram utilizados aparelhos de pesca, consistindo de redes de espera simples com malhas de 2,4 a 16 cm, redes de espera tresmalho (feiticeiras) de 6 a 8 cm entre nós adjacentes e espinhéis de 50 anzóis, que foram expostos por 24 horas e revistados às 8:00, 16:00 e 22:00 horas. Para as coletas de ovos e larvas, serão utilizadas redes de plâncton cônico-cilíndricas, com malha 0,500mm, equipadas com medidor de fluxo, que serão operadas concomitante às amostragens de jovens e adultos, em arrastos horizontais na superfície da água, com o barco em baixa velocidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Dirceu Baumgartner - Coordenador / Luciano Caetano de Oliveira - Integrante / Eléxio Vidal - Integrante / Ademar Fernando Peiter - Integrante / Taciano César Freire Maranhão - Integrante., Financiador(es): Grupo de Pesquisa Em Recursos Pesqueiros e Limnologia - Auxílio financeiro / Instituto Ambiental do Paraná - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Bolsa / Centro de Pesquisa Em Aquicultura Ambiental - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2003

    Variação Nictemeral Vertical de Ovos, Larvas, Camarões, Jovens/Adultos e Fatores Abióticos no Reservatório de Itaipu, Descrição: Para realizações desse estudo, no mês de fevereiro de 2003 foram realizadas coletas em 5 estratos na coluna de água, utilizando-se um suporte com cinco redes de plâncton cônico-cilíndricas de 500mm de malha, sendo a rede 1 disposta à superfície da água, a rede 2 a 1m, a 3 a 2m, a 4 a 3m e a 5 a 4m. As coletas foram efetuadas num período de 24 horas, com intervalos de quatro horas entre as amostragens. As diferenças entre os horários e estratos foram estabelecidas mediante análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey à posteriori. Durante este período, foram coletados um total de 614 larvas, 24 jovens/adultos e 807 camarões. Entre os organismos coletados, os camarões representaram 55,85%, as larvas 42,49% e jovens/adultos 1,66%. Para as larvas e camarões de um modo geral pode se afirmar que houve captura em todos os estratos e horários. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que as larvas não apresentam diferenças significativas em relação aos estratos, ocorrendo o contrário entre os horários (p<0,05), dentre os quais 20:00 h difere de 8:00, 12:00 e 16:00 h. Para os camarões, estes apresentaram-se com diferenças significativas (p<0,05), sendo que o estrato 1 teve a maior captura diferenciou dos demais estratos. Com relação aos horários, observou-se que as maiores capturas foram as 20:00 h e 24:00 h, apesar desta variação os dados não apresentaram diferenças significativas (p>0,05). Os jovens/adultos foram coletados em apenas dois horários (20:00 h e 4:00 h) e três estratos (superfície, 1m e 3m), da mesma forma não apresentaram diferenças significativas. O perfil dos dados mostra que durante o período diurno as larvas se dispõem nos estratos inferiores, à medida que se aproxima do período noturno as coletas se concentram nos estratos mais superficiais (superfície d'água, 1m e 2m). Para os camarões, apesar de serem coletados em maiores densidades, estes seguem o mesmo perfil das larvas de peixes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Dirceu Baumgartner - Integrante / Luciano Caetano de Oliveira - Integrante / Diones de Oliveira Pootz - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Estudo da Migração de Peixes no Rio Paraná, Descrição: : Este projeto consiste em avaliar os deslocamentos de peixes migradores no Rio Paraná. Espécies de peixes tais como pacu, dourado, curimba, piracanjuba, pintado, armado, barbado, cascudos são considerados espécies migradoras, essas, deslocam-se grandes distâncias para reprodução ou alimentação. A verificação de transposição de peixes e o estabelecimento de rotas migratórias e períodos de migração de peixes constituem os objetivos desse trabalho. Este estudo é de grande importância, obtendo informações técnicas para a ordenação da pesca e a conservação dos recursos pesqueiros da bacia do Rio Paraná, sendo realizado através do monitoramento da migração de peixes, empregando-se marcação e recaptura. Os peixes são marcados desde a Central hidroelétrica Yacyreta (Argentina - Paraguai) até a planície de inundação do Rio Paraná. A marcação é feita com marcas hidrostáticas colocadas na região dorsal do peixe. A marca contém um número e uma mensagem dos procedimentos para o envio das informações do peixe para o projeto. Para cada marca capturada o pescador recebe um brinde e um certificado de participação. Os dados obtidos do projetos são analisados, proporcionando condições de inferência estatística, dando possibilidade para um estudo da dispersão das espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Gilmar Baumgartner - Integrante / Regina Veiga Martin - Integrante / Hélio Martins Fontes Júnior - Integrante / Allan M M Xavier - Integrante / Domingo Rodriguez Fernandez - Integrante.

  • 2001 - 2003

    Estudo de Ovos e Larvas de Peixes no Reservatório de Itaipu e Imediatamente a Jusante., Descrição: A formação de reservatórios promove a alteração do ambiente lótico para lêntico causando a alteração na composição específica da ictiofauna, com proliferação massiva de algumas espécies e redução ou extinção de outras. O sucesso de cada espécie é aferido através da sua representação em anos seguintes, sendo que os ovos e as larvas de peixes são os maiores indicadores de desova. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo estudar os ovos e as larvas de peixes no reservatório de Itaipu e imediatamente a jusante. Especificamente, visamos estabelecer a distribuição espacial e temporal, a variação inter anual, os locais de desova e desenvolvimento, a relação com fatores abióticos e as estratégias de manejo da ictiofauna com vistas para a preservação do recurso pesqueiro. Esta etapa do projeto iniciou-se em 2002 e vem continuando anualmente. As amostragens são realizadas durante o período de desova (setembro a março), com coletas através de redes de plâncton cônica-cilíndrica, que são arrastadas na superfície da água durante dez minutos ao anoitecer, em quatro diferentes regiões do reservatório de Itaipu (jusante, Ocoí, São Francisco Verdadeiro, Arroio Guaçu). As amostras são fixadas em campo e conduzidas para o laboratório, onde são triadas e os ovos e larvas identificados. Também são feitas análises de alguns fatores abióticos como: temperatura da água, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, alcalinidade e clorofila a. A relação entre as ovos e larvas e os fatores limnológicos é estabelecida através de análises de Componentes Principais e Análise de Variância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vitor André Frana - Integrante / Carlos Eduardo Gonçalves Aggio - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Pedro Rogério Leandro da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Regina Veiga Martin - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Maria Do Carmo Gominho Rosa - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

11º Prêmio Expressão em Ecologia na categoria Conservação de Recursos Naturais, com o Case Estudo de Ovos e Larvas de peixes no reservatório de Itaipu, Revista Expressão.

2002

10º Prêmio Expressão em Ecologia na categoria Conservação de Recursos Naturais, com o Case Estudo da Migração de Peixes no rio Paraná, Revista Expressão.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Cooperativa de Profissionais no Seguimento de Consultoria..... , Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, CPA I, 78055125 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (66) 996019474

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Leme Engenharia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2015 - 10/2016

      Serviços técnicos especializados , Norte Energia, .,Serviço realizado, Coordenador de Campo do Projeto de Incentivo a Pesca Sustentável na UHE Belo Monte - Rio Xingu/PA.; Analista Ambiental do Projeto de Investigação Taxonômica na UHE Belo Monte - Rio Xingu/PA.; Analista Ambiental no Projeto de Resgate e Salvamento da Ictiofauna na UHE Belo Monte - Rio Xingu/PA.; Analista Ambiental no Projeto de Aquicultura de Peixes Ornamentais na UHE Belo Monte - Rio Xingu/PA.; Analista Ambiental do Projeto de Monitoramento da Ictiofauna na UHE Belo Monte - Rio Xingu/PA..

  • 2014 - Atual

    Cooperativa de Profissionais no Seguimento de Consultoria....

    Vínculo: Consultoria em Piscicultura, Enquadramento Funcional: Instrutor em Piscicultura

    Outras informações:
    Ministrar treinamento técnico para piscicultores no Estado do Mato Grosso.

    Atividades

    • 05/2014

      Serviços técnicos especializados , SENAR - Servico Nacional de Aprendizagem Rural, .,Serviço realizado, Curso: Produção de peixes para consumo familiar, transformação primária e comercialização, com uso de técnicas diferenciadas segundo a espécie; Curso: Construção de viveiros escavados, tanques-rede e monitoramento de qualidade da água.; Curso: Conhecer os processos de estruturação para implantação de viveiro escavado e tanques-rede..

  • 2013 - 2013

    AQUAVISÃO LTDA

    Vínculo: SOCIO, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Pesca, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2013 - 12/2013

      Serviços técnicos especializados , SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, .,Serviço realizado, Curso: Formar piscicultor capaz de administrar e gerenciar a implantação, produção, beneficiamento e comercialização de peixes, em conformidade com a legislação vigente.; Curso: Empreendedor no Campo..

  • 2012 - 2013

    Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Laboratorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2012 - 01/2013

      Serviços técnicos especializados , TRACTEBEL ENERGIA, .,Serviço realizado, Monitoramento Ictiológico e Limnológico dos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - Rio Iguaçu/PR.

  • 2010 - 2012

    Fundação Universitária de Toledo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Laboratorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2010 - 05/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , TRACTEBEL ENERGIA GDF SUEZ, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2010 - 04/2011

      Serviços técnicos especializados , DM Construtora de Obras Ltda, .,Serviço realizado, Estudo de Impacto Ambiental para a Construção de 4 AHEs no Rio Piquiri/PR.

  • 2003 - 2009

    Fundação Universitária de Toledo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Laboratorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2006 - 04/2009

      Serviços técnicos especializados , COPEL, .,Serviço realizado, Analise Biológica de Peixes dos Reservatórios da COPEL..

    • 10/2003 - 04/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , TRACTEBEL ENERGIA, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2007 - 10/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico., .,Linhas de pesquisa

    • 12/2007 - 10/2008

      Serviços técnicos especializados , DM Construtora, .,Serviço realizado, Avaliação da Ictiofauna e da Qualidade da Água do Rio São Francisco Verdadeiro - Toledo/PR.

    • 10/2003 - 06/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , ITAIPU BINACIONAL, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006 - 12/2006

      Serviços técnicos especializados , IAP - Instituto Ambiental do Paraná, .,Serviço realizado, Avaliação do Impacto Ambiental em Função da Redução de Nível da Barragem da Usina Carlos Mathias Becker..

    • 04/2004 - 11/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , ITAIPU BINACIONAL, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006 - 09/2006

      Outras atividades técnico-científicas , ITAIPU BINACIONAL, ITAIPU BINACIONAL.,Atividade realizada, Projeto Pescador Aquicultor no Reservatório de Itaipu..

    • 10/2004 - 09/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , CESP - Companhia Energética de São Paulo, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2004 - 08/2006

      Serviços técnicos especializados , ITAIPU BINACIONAL, .,Serviço realizado, Monitoramento dos Parâmetros Limnológicos e Ictiológicos das Sub Bacias dos Rios São Francisco Verdadeiro e Ocoi - Rio Parana/PR.

    • 03/2004 - 12/2004

      Serviços técnicos especializados , IAP - Instituto Ambiental do Paraná, .,Serviço realizado, Avaliação da Composição da Fauna de Peixes do Arroio Laranjal..

    • 03/2004 - 12/2004

      Serviços técnicos especializados , IAP - Instituto Ambiental do Paraná, .,Serviço realizado, Levantamento Ictiológico do Riacho Lajeado Guara..

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aluno Bolsista do Programa Demanda Social da CAPES.

  • 2002 - 2003

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPq/UNIOESTE.

  • 2001 - 2002

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 12

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2001 - 10/2003

      Estágios , Centro de Engenharia e Ciências Exatas, Curso de Engenharia de Pesca.,Estágio realizado, Projeto " Estudos de Ovos e larvas no Reservatório de Itaipu e Imendiatamente a Jusante".