Míriam Silveira Parreira

Doutora em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialista em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) e membro do grupo de pesquisa e estudos em linguagem e subjetividade (GELS/UFU). Atua como professora de Redação na cidade de Uberaba.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

2013 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Da leitura-interpretação da proposta à avaliação da argumentação na redação do ENEM: a apropriação da língua (escrita) e o repertório do participante
Orientador: Ernesto Sérgio Bertoldo

Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

2004 - 2006

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Um estudo do uso de operadores argumentativos no gênero editorial de jornal,Ano de Obtenção: 2006
Luiz Carlos Travaglia.Palavras-chave: operadores argumentativos; editorial de jornal; argumentação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Literatura Brasileira

1993 - 1995

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O SEMINARISTA - ELEMENTOS DA TRAGÉDIA GREGA
Orientador: JOHNNY JOSÉ MAFRA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras Português Inglês

1986 - 1990

Universidade de Uberaba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2001

Discurso Continuidades e Descontinuidades. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

Análise do Discurso Heterogeneidade e Interdiscipl. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

Tópicos Em Sociolingüística I. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX workshop: Quaternário da ausência-presença de Émile Benveniste.Possíveis contribuições da Teoria da Enunciação de Benveniste para o trabalho realizado com escrita na escola. 2016. (Outra).

IX workshop: Quaternário da ausência-presença de Émile Benveniste. 2016. (Outra).

Leitura, escrita e relação com o saber: um olhar sob a perspectiva da enunciação Seminário 2016 2 Possíveis contribuições da Teoria da Enunciação de Benveniste para o trabalho realizado com escrita Um olhar enunciativo para a avalia.Leitura, escrita e relação com o saber: um olhar sob a perspectiva da enunciação. 2016. (Seminário).

XIV SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Leitura, escrita e relação com o saber: um olhar sob a perspectiva da Teoria da Enunciação de Benveniste. 2016. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de Letras e linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Um olhar enunciativo para a avaliação de autoria na redação do ENEM e a implicação de subjetividade. 2015. (Simpósio).

XIII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Autoria em redações do ENEM: um olhar a partir da perspectiva de Benveniste. 2015. (Seminário).

XII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Subjetividade e enunciação escrita no 3º ano do Ensino Médio: um possível entrelaçamento. 2014. (Seminário).

Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.A linguagem do Direito: uso de termos que podem dificultar a interação entre as partes. 2007. (Simpósio).

Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).A linguagem da justiça: uso de termos que confundem até profissionais da área. 2005. (Seminário).

10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.Introdução às Técnicas Argumentativas. 2004. (Simpósio).

10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).

Curso de Extensão.Letramento como prática social: para além da codificação/decodificação da língua. 2004. (Outra).

III Jornada Científica realizada na FAZU.(Trans) Ação em Letramento e (Trans)Formação em Cidadania. 2004. (Outra).

Conferência proferida pela Prof. Eija Ventola, do.Interpersonal language realisations in academic texts. 2003. (Outra).

Conferência proferida pela Prof. Eija Ventola, do "Institute of English and American Studies - University of Salzburg", Áustria."Packing and Unpacking of Information in Academic. 2003. (Outra).

Trabalhando com o texto na sala de aula: o prazer de ensinar língua portuguesa.Trabalhando com o texto na sala de aula: o prazer de ensinar língua portuguesa. 2000. (Outra).

Seminário Institucional.Literatura infanto-juvenil: "a arte e o lúdico na escola". 1998. (Oficina).

3º Seminário Institucional.Produção de Textos. 1997. (Oficina).

I Congresso de Ciências Sociais. I Congresso de Ciências Sociais. 1986. (Congresso).

Semana Pedagógico-Cultural.Semana Pedagógico-Cultural. 1984. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simone dos Reis Mendes

PARREIRA, Míriam Silveira; VIEIRA, N.. O uso da linguagem persuasiva nos textos comerciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe) - Faculdades Associadas de Uberaba.

Aluno: Nilceia Caetano Resende

PARREIRA, Míriam Silveira; FABRI, K. M. K.. A aquisição da linguagem na comunicação oral durante a educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe) - Faculdades Associadas de Uberaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Irma Beatriz Araujo Kappel

KAPPEL, I. B. A.; Fávero, L.L.; AUGUSTINI,. Carmem. Um estudo do uso de operadores argumentativos no gênero editorial de jornal. 2006. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Selma Zago da Silva Borges

BERTOLDO, E. S.; AGUSTINI, C. L. H.; LEITE, J. D.;BORGES, Selma Zago da Silva; GOMES, V. A.. Da leitura-interpretação da proposta à avaliação da argumentação na redação do ENEM: a apropriação da língua (escrita) e o repertório do participante. 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

João de Deus Leite

AGUSTINI, C. L. H.; BERTOLDO, E. S.;LEITE, J. D.; GOMES, V. A.; BORGES, S. Z. S.. Da leitura-interpretação da proposta à avaliação da argumentação na redação do ENEM: a apropriação da língua 'escrita' e o repertório do participante. 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

João de Deus Leite

AGUSTINI, C. L. H.; BERTOLDO, E. S.;LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Um olhar para leitura, escrita e relação com o saber sob a perspectiva da Teoria da enunciação de Benveniste. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

João de Deus Leite

AGUSTINI, C. L. H.; BERTOLDO, E. S.;LEITE, J. D.; TRAVAGLIA, L. C.. Autoria e subjetividade em redações do ENEM: um olhar na perspectiva da Linguística da Enunciação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Luiz Carlos Travaglia

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A importância do pensamento de Saussure e da teoria de Chomsky para a Linguística moderna. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Letras e Linguística.

Luiz Carlos Travaglia

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; BERTOLDO, Ernesto Sérgio; AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes. Exame de Qualificação de Projeto de Tese de Doutorado / Autoria e subjetividade em redações do ENEM: um olhar na perspectiva da Linguística da Enunciação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Letras e Linguística.

Luiz Carlos Travaglia

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes; FINOTTI, Luísa Helena Borges. Relatório de exame de qualificação mestrado / Um estudo semântico do uso de operadores argumentativos no gênero editorial. 2005. Outra participação, Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Letras e Lingüística.

Luiz Carlos Travaglia

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes; FINOTTI, Luísa Helena Borges. Relatório de qualificação / Um estudo semântico do uso de operadores argumentativos no gênero editorial jornalístico. 2005. Outra participação, Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Letras e Lingüística.

Ernesto Sérgio Bertoldo

BERTOLDO, E. S.; AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes; GOMES, Vilma Aparecida; LEITE, J. D.; BORGES, S. Z. S.. Da leitura-interpretação da proposta à avaliação da argumentação na Redação do ENEM: a apropriação da língua (escrita e o repertório do participante). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

Ernesto Sérgio Bertoldo

AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes;BERTOLDO, E. S.; LEITE, J.D.; GOMES, Vilma Aparecida. Um olhar para leitura, escrita e relação com o saber sob a perspectiva da teoria da enunciação de Benveniste. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

Ernesto Sérgio Bertoldo

BERTOLDO, E. S.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos; AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes. Autoria e subjetividade em redações do ENEM: um olhar na perspectiva da linguística da enunciação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Vilma Aparecida Gomes

GOMES, V. A.; AGUSTINI, C.L.H.; BERTOLDO, E. S.; LEITE, J.D.; BORGES, S.Z.. Da leitura-interpretação da proposta à avaliação da argumentação na redação do ENEM: a apropriação da língua escrita e o repertório do participante. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos linguisticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

Vilma Aparecida Gomes

GOMES, V. A.; BERTOLDO, E. S.; AGUSTINI, C.L.H.. Um olhar para leitura, escrita e relação com o saber sob a perspectiva da Teoria da Enunciação de Benveniste. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Estudos linguisticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carmen Lucia Hernandes Agustini

Agustini, C.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos; FÁVERO, Leonor Lopes. Um estudo dos operadores argumentativos nos editoriais jornalísticos. 2006. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carmen Lucia Hernandes Agustini

Agustini, C.; LEITE, João de Deus; Borges, S. Z. S.; GOMES, V. A.; BERTOLDO, E. S.. Da leitura-interpretação da proposta à avaliação da argumentação na redação do ENEM: a apropriação da língua (escrita) e o repertório do participante. 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carmen Lucia Hernandes Agustini

Agustini, C.; BERTOLDO, Ernesto Sérgio; GOMES, V. A.. Um olhar para leitura, escrita e relação com o saber sob a perspectiva da teoria da enunciação de Benveniste. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carmen Lucia Hernandes Agustini

BERTOLDO, E. S.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos;Agustini, C.. Autoria e subjetividade em redações do ENEM: um olhar na perspectiva da Linguística da Enunciação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em estudos linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carmen Lucia Hernandes Agustini

Agustini, C.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos; FINOTTI, Luísa Helena Borges. Um estudo semântico do uso de operadores argumentativos no gênero editorial jornalístico. 2005. Outra participação, Universidade Federal de Uberlândia.

Peterson José de Oliveira

Bertoldo, E. S.; Agustini, C. L. H.; GOMES, V. A.; LEITE, J. D.;OLIVEIRA, P. J.. Um olhar para leitura, escrita e relação com o saber sob a perspectiva da Teoria da Enunciação de Benveniste. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alessandra Márcia de Oliveira

Um estudo da produção escrita a partir de propostas veiculadas em manuais didáticos da 2ª série do Ensino Fundamental; Início: 2005; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; (Orientador);

Kamila Nunes Silva

Um estudo dos argumentos persuasivos no discurso político; Início: 2005; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; (Orientador);

Claudiane Aparecida Soares

A leitura no processo de alfabetização; Início: 2005; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; (Orientador);

Carolina da Silva Vieira

A leitura de textos literários no Ensino Fundamental: "As personagens que os alunos de 5ª a 8ª série, estudantes de escola pública e particular, realmente gostam; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; (Orientador);

Claudiane Aparecida Soares e outros

O professor de alfabetização e a fonologia; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Bruna Santos Assis

O professor de Língua Portuguesa: transmissor ou mediador do ensino?; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Nayara Cristina de Sene Souza

O professor de alfabetização e a fonética; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Elisete Fabiana Lourenço

O certo, o errado e o diferente; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Alessandra Márcia de Oliveira e outros

A Alfabetização e o Ensino de Fonologia na Escola; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Claudiane Aparecida Soares

Alfabetização e o ensino de fonologia na escola; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Beatriz Cibele dos Santos

A prática de leitura em sala de aula - textos literários e não-literários; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Stefane Batista Venâncio

Prática de Secretariado - UNIMED; 2006; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Bilíngüe) - Faculdades Associadas de Uberaba; Orientador: Míriam Silveira Parreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Carlos Travaglia

Um estudo dos operadores argumentativos nos editoriais jornalísticos; 2006; 222 f; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Luiz Carlos Travaglia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 PARREIRA, MÍRIAM SILVEIRA . A importância do pensamento de Saussure e da teoria de Chomsky para a Linguística Moderna. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 11, p. 1024-1044, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - Atual

    A construção e a re (construção) da proposta de produção textual, do texto e sua avaliação na Universidade de Uberaba, Descrição: Área: Lingüística Aplicada ao Ensino e Avaliação de Língua Materna Linha: Produção de texto, avaliação e docência Coordenação: Ormezinda Maria Ribeiro. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Míriam Silveira Parreira - Integrante / Irma Beatriz de Araújo Kappel - Integrante / Sandra Godoy - Integrante / Irene de Lima Freitas - Integrante / Ormezinda Maria Ribeiro - Coordenador.

  • 1998 - 2000

    Construindo trajetórias para a leiturização, Descrição: Órgão: Centro de Ciências da Educação Unidade: Departamento de Língua e Literatura Área: Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna Coordenação: Márcia Bortone. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Míriam Silveira Parreira - Integrante / Irene de Lima Freitas - Integrante / Ormezinda Maria Ribeiro - Integrante / Márcia Bortone - Coordenador / Irma Beatriz Araújo Kappel - Integrante / Ana Maria Bertini Mardegan - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1992

1º Concurso Literário O Cinqüentenário da Caixa Econômica em Uberaba-MG, Caixa Econômica Federal.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Presidente Antônio Carlos, Uberaba. , Rua Senador Pena, 521, Centro, 38010-400 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33255600, Fax: (34) 33255600, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - Atual

Colégio Marista Diocesano de Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira no Ensino Médio

Atividades

  • 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa

2004 - 2004

Universidade de Uberaba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Ministrou aula sobre o tema: "Descolarização do texto literário", com carga horária de 10 horas, no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Uberaba no curso de Lingüística Aplicada: a contextualização do ensino de língua materna em nível de Especialização.

1999 - 2003

Universidade de Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

1993 - 1999

Universidade de Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

  • 01/1999 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente de Processos Seletivos, .,Serviço realizado, Correção de redações do concurso vestibular..

  • 09/2004 - 09/2004

    Ensino, Lingüística Aplicada: a contextualização..., Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desescolarização do texto literário

  • 09/2004 - 09/2004

    Extensão universitária , Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Aulas no programa de pós-graduação no curso de Lingüística Aplicada.

  • 04/1993 - 02/2003

    Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira - das origens aos nossos dias, Língua Portuguesa I e II - Leitura e produção de texto, Literatura Brasileira I - das origens ao Romantismo, Metodologia do Ensino de Literatura, Prática de Estágio Supervisionado em Literatura

  • 10/2001 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Processos Seletivos, Programa de Ingresso Por Avaliação Seriada Pias.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 10/1997 - 06/2002

    Treinamentos ministrados , Instituto de Formação de Educadores, Letras.,Treinamentos ministrados, Oficina de Produção de Textos, Oficina de Literatura Infanto-Juvenil: "A Arte e o Lúdico na Escola", Oficinas, relatos de experiências, mini-cursos, workshop, Oficina: Avaliando a área de linguagem com o PIAS

  • 01/1999 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Comissão Permanente de Processos Seletivos, .,Serviço realizado, Elaboração de provas de literatura para o Vestibular..

  • 01/1999

    Extensão universitária , Comissão Permanente de Processos Seletivos, .,Atividade de extensão realizada, Criação de uma matriz de referência para elaboração das provas de literatura.

  • 01/1999

    Extensão universitária , Comissão Permanente de Processos Seletivos, .,Atividade de extensão realizada, Realização de atividades envolvendo professores de escolas conveniadas.

2003 - Atual

Faculdades Associadas de Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 7

Atividades

  • 02/2005

    Extensão universitária , Departamento de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Pesquisa: De quais personagens da Literatura Brasileira os alunos do Ensino Fundamental e Médio gostam?.

  • 02/2003

    Ensino, Secretariado Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa I

  • 02/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Literatura sob forma de Estágio Supervisionado, Língua Portuguesa IV - Fonologia do Português, Língua Portuguesa I

  • 06/2005 - 06/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Departamento de Letras.,Atividade realizada, Membro de banca avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso: A aquisição da linguagem na comunicação oral durante a educação infantil.

  • 01/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Secretariado Executivo Bilíngüe, Departamento de Secretariado Executivo Bilíngüe.,Atividade realizada, Membro de banca avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso: O uso da linguagem persuasiva nos textos comercias.

2006 - Atual

Fundação Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa

1987 - 2005

Colégio Cenecista Dr José Ferreira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/1987 - 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação