Luiz Antonio Afonso Giani

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), graduado em Música/Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis, 1999). Professor do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá, aposentado. Ministra a disciplina Teoria Crítica da Sociedade, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado, da mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia do Conhecimento e Educação (UEM/CNPq), na linha da Sociologia do Pensamento Estético. Professor em cursos de especialização, ministra disciplinas relacionadas com a arte para a didática da história, arte-educação, cultura e arte na sociedade contemporânea. Principais áreas de atuação: Sociologia da Arte, História Social da Arte, Arte-educação, Estética e indústria cultural, Escola de Frankfurt / Teoria Crítica da Sociedade. Pesquisador, investiga as relações entre Música e Ideologia, Música e Marxismo. Pianista e sociólogo, realiza trabalhos de edição on line de sociologia da música, com inserção de interpretações próprias de obras do repertório para piano, especialmente, as da estética nacionalista em afinidade com o realismo socialista, e divulga esses trabalhos em video aulas, na internet.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1995 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira, 1945-1958 (da Ode a Stalingrado a Rebelião em Vila Rica)
Orientador: Prof Dr. José Carlos Barreiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Sociologia

1975 - 1985

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Música de Protesto: d'O Subdesenvolvido à Canção do bicho e Proezas de Satanás.. (1962-1966),Ano de Obtenção: 1986
Orientador: Prof Dr. Manoel Tosta Berlinck
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Música Piano

1968 - 1986

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Sociais

1963 - 1966

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Curso de Piano

1956 - 1962

Conservatório Musical de Uberaba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da vida privada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética/Especialidade: Filosofia da Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CERCHI, C. A. ; GIANI, Luiz A. . Revolução Russa, 90 Anos. 2007. (Outro).

GIANI, Luiz A. . Um Piano na Calçada (Concertos Populares). 2005. (Concerto).

GIANI, Luiz A. ; MARIUCCI, C. E. ; DOMINGOS, B. F. S. ; Mestre Raíz . 1ª Calçada da Cultura. 2003. (Exposição).

BATISTA,R. L. ; GIANI, Luiz A. . Arte pela vida, em prol dos Sem Terra de Paranacity e Paranapoema. 1994. (Outro).

GIANI, Luiz A. . Concertos Populares. 1993. (Concerto).

GIANI, Luiz A. ; GONZALEZ, Jorge Luís Cammarano ; PETRINI, P. ; MARTINS, E. ; SAGÁRIO, O. . Movimento de Câmara Daimon. 1991. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro de Formação Política, nos 30 anos do PT.Ética e Política. Guerra ao consumismo oculta a propriedade privada e compra do trabalho-mercadoria. 2010. (Encontro).

Educação & Sociedade: reflexões e debates para a contemporaneidade, organizado pela Revista Urutágua e Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PR).Educação e arte. 2009. (Outra).

Aula inaugural do Curso de Filosofia da UEM (ano da criação do Departamento de Filosofia e 8º ano do curso).Nietzsche e a música: por uma cultura dionisíaca. 2008. (Outra).

Literatura e Tecnologia (SESC Maringá).Santiago de Compostela. "Canção de Rolando": a gesta, o santo Matamoros, o caminho e o primeiro peregrino. 2008. (Encontro).

V Seminário de Ciências Sociais: Políticas Públicas e Práticas Culturais no Brasil Contemporâneo.90 Anos da Revolução Russa. 2007. (Seminário).

X Seminário de História (Fafipa): Os 90 Anos da Revolução Russa.A Revolução, a arte vanguardista e o realismo socialista. 2007. (Seminário).

VIII Semana de Pedagogia - Arte na Escola... Por uma educação que encante....O papel da arte na educação. 2005. (Outra).

VIII Seminário de História (Fafipa).Cinema e História. 2005. (Seminário).

II Semana de Ciências Sociais.: Espaço público, identidades e sociedades no Brasil.Música e sociedade. A guerra dos paradigmas: Deus, natureza, razão, nacional-popular, vanguarda, razão instrumental. 2002. (Encontro).

VIII Jornada de Estudos Franceses.Rousseau: o enciclopedista e o compositor contra a razão. 2002. (Encontro).

Colóquio de Filosofia. Verdade e Ação.Momento filosófico lítero-musical: o jovem Nietzsche, ouvindo Wagner e pensando a tragédia. 2001. (Encontro).

Encontro de Acadêmicos e Profissionais de Educação. Ciência, arte e política estudantil.Ensinamentos do Antigo Oriente: música, ética e sabedoria. 2001. (Encontro).

Encontro Internacional: 130 anos da Comuna de Paris.27 de maio:. 2001. (Encontro).

XIII Semana de Letras. Outras Palavras.Música brasileira nas origens da guerra fria: forma, conteúdo, visões do paraíso. 2001. (Encontro).

I Semana de Ciências Sociais.As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira (1945-1958). 2000. (Encontro).

I Semana de Filosofia: Modernidade e Secularização.Literatura e música em Jean Jacques Rousseau. 2000. (Encontro).

Rediscutindo a mestiçagem no Brasil.Mestiçagem, estrutura de classes sociais, emancipação. 2000. (Encontro).

VII Simpósio Sobre Comunicação e Cultura no Terceiro Mundo, do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (UEL).Política cultural e Cultura política. 2000. (Simpósio).

III SEMEA - Semana do Magistério e Estudos Adicionais, do Instituto Estadual de Educação de Maringá.Cegueira social e perspectiva na sociedade contemporânea. 1999. (Encontro).

III Semana de Artes da UEM.´Lira do amor e da liberdade: um encontro com Vinicius e Pixinguinha (Concertos Populares). 1997. (Encontro).

II Jornada de Pesquisa. A pesquisa no campus: diagnóstico e reflexão.Música brasileira e realismo socialista. 1997. (Encontro).

X Semana de Letras: Outras Palavras.O operário em construção. Vinicius de Moraes: o orfeu e a revolução. 1997. (Encontro).

I Forum de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá.Música: para quê?. 1996. (Encontro).

II Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em História.Organização do Partido e Música de Partido. 1996. (Encontro).

III Seminário de Pesquisa em História.Música, modernidade e globalização (apresentação oral e de música instrumental). 1996. (Encontro).

IV Jornada de Estudos Franceses (JEF).Darius Milhaud: humanismo e modernidade em tempo de samba e jazz. 1996. (Encontro).

XIII Encontro Regional de História (Associação Nacional de História-ANPUH).Mário de Andrade: da "Paulicéia Desvairada" a Moscou. 1996. (Encontro).

I Semana de artes da UEM.Concertos Populares. 1995. (Encontro).

Semana do Colégio de Aplicação Pedagógica, II Feira do Livro.Concertos Populares: Morte e Vida Severina. 1994. (Outra).

III Semana de Educação de Cianorte: Arte-educação.A música de protesto e a temática da educação e da cultura popular na UNE (anos 60). 1993. (Encontro).

IV Semana de Pedagogia.A música de protesto e a temática da cultura e da educação popular na UNE (anos 60). 1993. (Simpósio).

Cinema Novo: 30 anos.Cinema Novo e Música (debatedores: Sérgio Ricardo e Tinhorão). 1984. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tadeu dos Santos

GIANI, Luiz; Rodrigues, I. C.; Santos, J. C. Ferreira. Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da Terra Indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnica. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Douglas Tadeu da Silva Facci

GIANI, Luiz; CONSTANTINO, Elizabeth Piemonte; ROSSATO, Geovâneo E.. A Nova Cruzada das Crianças: um estudo de caso sobre as condições sociais de infância na contemporaneidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Daniele Briguente

GONZALEZ, Jorge Luís Cammarano; FERRETTI, C. J.;GIANI, Luiz A.. Arte-educação no contexto das reformas educacionais: implicações na constituição da individualidade humana. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

Aluno: André Acastro Egg

NAPOLITANO, M.; CARLINI, Álvaro;GIANI, Luiz Antônio Afonso. O Debate no Campo do Nacionalismo Musical no Brasil (Anos 40 e 50): o compositor Guerra Peixe". 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Antonio Eduardo Gabriel

ZAMBONI, J. C.; ROSSONI, I.;GIANI, Luiz Antônio Afonso. A poesia caipira de Lourival dos Santos. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Walter Lucio de Alencar Praxedes

PILETI, N.; MORAES, A. C.; PERRONE-MOISES, L.;GIANI, Luiz Antônio Afonso; SOARES, M. V. B.. Elucidação pedagógica, história e identidade nos romances de José Saramago. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Walter Lucio de Alencar Praxedes

PILETI, N.; MORAES, A. C.; PERRONE-MOISES, L.;GIANI, Luiz Antônio Afonso; SOARES, M. V. B.. Elucidação pedagógica, história e identidade nos romances de José Saramago. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tadeu dos Santos

GIANI, Luiz; Rodrigues, I. C.; Bueno, Z. P.. Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da Terra Indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Layla Mariana Maiante Pinto

MULLER, V.; ROSSATO, G. E.;GIANI, Luiz. A Interlocução adulto-criança e a cultura infantil: cenas da contemporaneidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Douglas Tadeu da Silva Facci

GIANI, Luiz; ROSSATO, G. E.; PRAXEDES, W. L. A.. Infância e sociedade: condições sociais para a autoafirmação da criança na contemporaneidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Juliana da Silva Lima

GIANI, Luiz; SOUZA, S. D.; NEGRAO, S. M. V.. O Carnaval em Maringá: impasses da cultura popular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte-Educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Lucas Vieira de Souza

SOUZA, S. D.;GIANI, Luiz; NEGRAO, S. M. V.. A Importância de Anita Malfatti no modernismo brasileiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte-Educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Adriana Aparecida do Nascimento Garcia

NEGRAO, S. M. V.;GIANI, Luiz; SOUZA, S. D.. Modos de ver, modos de apreender: desvelando a importância da leitura imagética na formação de adolescentes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte-Educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Natalia Graziele Navarro Mantovani

MENEZES, A. A. S.;GIANI, Luiz A.. Arte e ciência: movimentos estéticos e criações artísticas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte-educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Emilene Cristina Gonçalves de Souza

MENEZES, A. A. S.;GIANI, Luiz A.. Pinturas vanguardistas e o amarelo reluzente. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte-educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Eliza Fajardo

SOUZA, S. D.;GIANI, Luiz A.. O Aprendizado por meio da música e do lúdico na educação infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte-educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Edna Mariucio Aranha

GIANI, Luiz; FREITAS, P. J.; MENEZES, Sezinando Luiz. São Bernardo: reificação x humanização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Trabalho e Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Sylviane Guilherme

OLIVEIRA, R. Massarotto de;GIANI, Luiz Antônio Afonso; MAGALHÃES, C. H. F.. Dança-educação para a Revolução. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação pela Arte) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Debora Sipoli Bosso

GIANI, Luiz Antônio Afonso; OLIVEIRA, R. Massarotto de; LARA, Angela Mara de Barros.. A jornada ampliada da Escola Municipal Paulo Freire: a pedagogia do oprimido em questão. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Sociais: Infância e Adolescência) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Valdeir Gomes de Souza

PRAXEDES, W. L. A.; SANTOS FILHO, j.;GIANI, Luiz A.. Bumba-meu-boi em Maringá, uma experiência que deu certo. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Dorotéia Fernandes Gouveia Caetano

PRAXEDES, W. L. A.;GIANI, Luiz A.; SILVA, A. O.. Sexualidade, o que é ser diferente. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Eli Rosa Roncari

SILVA, W. R.;GIANI, Luiz A.; PRAXEDES, W. L. A.. Tratamento da questão interétnica em sala de aula. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Cleide Maria Ferreira Gomes

SILVA, W. R.; PRAXEDES, W. L. A.;GIANI, Luiz A.. A luta pela valorização das educadoras infantis, na creche da Universidade Estadual de Maringá. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: João Fernandes de Barros

GIANI, Luiz A.; PRAXEDES, W. L. A.; SILVA, A. O.. Pastor Robson Brito: uma trajetória. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Paschoa Amélia Ferrareto

AMORIM, C. R.;GIANI, Luiz A.; PRAXEDES, W. L. A.. O preconceito racial na vida cotidiana: relato de uma história da vida. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Regiane Cristina Lagemann

GIANI, Luiz A.; PRAXEDES, W. L. A.; SILVA, A. O.. Cotas: uma ação afirmativa para minimizar a exclusão étnico-social. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Cibele Abdo Rodella

GIANI, Luiz A.; SANTOS FILHO, j.; FREITAS, P. J.. Ensinando honestidade a quem não precisa: a representação social do negro na propaganda, um estudo de caso. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Elton John Silva

GIANI, Luiz Antônio Afonso; GONCALVES, J. H. R.; YAMAUTI, N. N.. Tropicalismo e antropofagia. Representações e práticas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Historia e Sociedade) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Vladimir Eduardo Massetti

GIANI, Luiz Antônio Afonso; SILVA, C. C. R. A.; PRAXEDES, W. L. A.. Assistencialismo e crítica social: o que pensa a LBV?. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Antônio Faustino dos Santos

GIANI, Luiz Antônio Afonso; SOUZA, M. F. V.; PRAXEDES, W. L. A.. O negro no livro didático de 5a. à 8a. série no período militar (1971-1985). 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Sumara Aparecida Lustosa de Oliveira

GIANI, Luiz Antônio Afonso; SOUZA, M. F. V.; PRAXEDES, W. L. A.. Reorganização do movimento estudantil no Instituto de Educação Estadual de Maringá: possibilidade ou ilusão?. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lourdes da Silva Ribeiro

PRAXEDES, W. L. A.;GIANI, Luiz A.. A Zona do meretrício de Maringá. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais - Sociologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Annete Marcidelli Peron

SOUZA, M. F. V.;GIANI, Luiz. Educação e desigualdade social: uma abordagem sobre educação de adultos numa escola do município de Maringá. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais - Sociologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Adair de Souza

GIANI, Luiz Antônio Afonso; MELLO, R. A.; MULLER, V.. Um "governo popular" e políticas públicas para esportes e lazer em Maringá. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Sociais: Infância e Adolescência) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rose Ana Carvalho

SILVEIRA, I. F.;GIANI, Luiz A.. Repertório cravístico de compositores brasileiros a partir da década de 80. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Introdução à História e à Estruturação da Música) - Universidade Estadual de Maringá.

ROMPATTO, M.;GIANI, Luiz A.; CHITOLINA, C. L.. Concurso público para professor não titular. Área: História. 2001. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

SILVA, A. R.; ESTEVAO, J. C.;GIANI, Luiz Antônio Afonso. Concurso público para professor não titular. Área: História da Filosofia Medieval. 2000. Universidade Estadual de Maringá.

GIANI, Luiz A.. Concurso público para professor não titular. Área: Ciências Sociais Aplicadas à Saúde. 1995. Universidade Estadual de Maringá.

GIANI, Luiz A.. Concurso para professor não titular. Área: Educação Musical (rítmica e dança). 1993. Universidade Estadual de Maringá.

GIANI, Luiz Antônio Afonso. Concurso público para professor não titular. Área: Sociologia. 1992. Universidade Estadual de Maringá.

SILVA, R. T. C.;GIANI, Luiz A.; ROMPATTO, M.. Seleção de professor colaborador. Área: História. 2009. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

GONZALEZ, Jorge Luís Cammarano;GIANI, Luiz A.; ALTOÉ, G.. Teste seletivo para professor colaborador. Área: sociologia. 1991. Universidade Estadual de Maringá.

MATTOSINHO, A. L. N. G.;GIANI, Luiz A.; ROSA, M. C.. Seleção de Professor Colaborador. Área: Sociologia. 1991. Universidade Estadual de Maringá.

LOPES, M. I. S.; IAMUNDO, E.;GIANI, Luiz A.. Teste seletivo para professor colaborador. Área: Sociologia. 1990. Universidade Estadual de Maringá.

MARTINS, I. L.; MATTOS, I. R.;GIANI, Luiz; SARAIVA, A. B.; SILVA, S. S. E.. 250 anos do café no Brasil. 1978. Instituto Brasileiro do Café.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Milton Carlos Costa

COSTA, M. C.. "As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira, 1945-1958". 1999. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras.

Jose Carlos Barreiro

GIANI, L. A. A.;BARREIRO, J. C.. Exame de qualificação. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcos Antonio da Silva

BARREIRO, J. C.;SILVA, M. A.; GONSALEZ, J. C.; COSTA, M. C.; MACHADO, C. E. J.. - As trombetas anunciam o paraíso - Recepção do realismo socialista na música brasileira (1945/1958). 1999. Tese (Doutorado em História (Assis)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tadeu dos Santos

Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da Terra Indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tadeu dos Santos

Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da Terra Indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnica; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Douglas Tadeu da Silva Facci

A Nova Cruzada das Crianças: um estudo de caso sobre as condições sociais de infância na contemporaneidade; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Juliana da Silva Lima

O Carnaval em Maringá: impasses da cultura popular; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte-Educação) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Edna Mariucio Aranha

São Bernardo: reificação x humanização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Trabalho e Educação) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Debora Sipoli Bosso

A jornada ampliada da Escola Municipal Paulo Freire: a pedagogia do oprimido em questão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Sociais: Infância e Adolescência) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Cleide Maria Ferreira Gomes

A luta pela valorização das educadoras infantis, na creche da Universidade Estadual de Maringá; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Eli Rosa Roncari

Tratamento da questão interétnica em sala de aula; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Valdeir Gomes de Souza

Bumba-meu-boi em Maringá, uma experiência que deu certo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Elton John Silva

Tropicalismo e antropofagia; Representações e práticas; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Historia e Sociedade) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Sumara Aparecida Lustosa de Oliveira

Reorganização do movimento estudantil no Instituto de Educação Estadual de Maringá: possibilidade ou ilusão?; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Vladimir Eduardo Massetti

Assistencialismo e crítica social: o que pensa a LBV?; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Antônio Faustino dos Santos

O negro no livro didático de 5a; à 8a; série no período militar (1971-1985); 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Adair de Souza

Um "governo popular" e políticas públicas para esportes e lazer em Maringá; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Sociais: Infância e Adolescência) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Oberdan Leonel e Tiago Machado

Música popular brasileira: primeiras transformações sob o impacto da indústria do disco; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Alexander Gonçalves

Música e filosofia no pós-guerra (1945-1968): tradição e ruptura; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Renata da Silva

A participação das mulheres no processo decisório para o encaminhamento de atividades concernetes à solução de problemas em um acampamento do M; S; T; ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Irene Alves de Oliveira

Rock nacional: comunicação da realidade brasileira ou caminho para a morte da linguagem? A influência das bandas de rock nacionais na vida da população jovem de Maringá; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Antônio Afonso Giani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Carlos Barreiro

As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira, 1945-1958; ; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Carlos Barreiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FACCI, Douglas ; GIANI, Luiz . A Condição social da criança: reflexões sobre trabalho e afetividade, para o estudo da individuação. Revista HISTEDBR On-line , v. 15, p. 122-146, 2015.

  • GIANI, Luiz . Impactos econômicos sobre as políticas públicas. Entre as ?jornadas de junho? de 2013-2014. Mediações entre economia política, políticas públicas e reivindicações populares. Um perfil metodológico. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 14, p. 122-134, 2014.

  • GIANI, Luiz . Políticas públicas, gastos sociais e necessidades humanas. Liberais, keynesianos e marxistas, em confronto, hoje. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 14, p. 102-114, 2014.

  • GIANI, Luiz . O império do capital e as políticas públicas, na sociedade sem oposição. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 14, p. 113-125, 2014.

  • GIANI, Luiz . Desaceleração do crescimento, políticas públicas e corte de gastos sociais: arrocho para os trabalhadores e benefícios para o capital?. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 14, p. 94-111, 2014.

  • GIANI, Luiz . Tripé da economia e políticas sociais, na conjuntura das ?jornadas de junho? (2013-2014). Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 14, p. 121-140, 2014.

  • GIANI, Luiz . Artes, para a didática da história. Revista HISTEDBR On-line , v. ago, p. 283-307, 2010.

  • GIANI, Luiz A. . Música e afeto na familia de imigração italiana. Destaque-In Revista Cultural de Sacramento e Região , v. 74, p. 10-16, 2007.

  • GIANI, Luiz A. . Revolução Russa, 90 anos: arte, vanguarda e realismo socialista. Destaque-In, Revista Cultural de Sacramento e Região , v. 76, p. 9-10, 2007.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Papel da arte na educação: o que os Parâmetros Curriculares Nacionais não dizem sobre a relação entre arte e sociedade de classes sociais. Máthesis (Jandaia do Sul) , v. 06, p. 09-50, 2005.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Olhos nos olhos do desenhista Rugendas: música e afeto na família escrava. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 44, p. 44, 2005.

  • GIANI, Luiz A. . Olhos nos olhos do desenhista Rugendas: música e afeto na família escrava. Destaque-In, Revista Cultural de Sacramento e região , v. 61, p. 23-26, 2005.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . 27 de maio: "Hino dos Trabalhadores" lembra a Comuna de Paris e o grande massacre. DestaqueIn revista cultural de Sacramento e região , Sacramento, v. 45, n.45, p. 10-14, 2002.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Rousseau: o enciclopedista e compositor, contra a razao. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , Maringá, v. II, n.n. 18, p. 18, 2002.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . 27 de maio: "Hino dos Trabalhadores" lembra a Comuna de Paris e o grande massacre. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , Maringá, v. I, n.1, p. 1, 2001.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Problemas da história sem música e musicologia sem história. Cadernos de Metodologia e Tecnica de Pesquisa (UEM) , Maringá (PR), v. 8, p. 89-126, 1998.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Mário de Andrade: da Paulicéia Desvairada a Moscou. Um encontro com Shostakovich. Pos-Historia (UNESP. Assis) , Assis (SP), v. 5, p. 105-133, 1997.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . História oral: valorização do papel do indivíduo e perigos da cujplicidade. Cadernos de Metodologia e Técnica de Pesquisa , Maringá (PR), v. 07, p. 29-48, 1996.

  • GIANI, Luiz A. ; SIMOES, André . Notas socialistas. Youtube. Sociólogo da UEM faz sucesso na rede com video-aulas sobre influência do socialismo na música erudita brasileira. O Diário do Norte do Paraná, Maringá, p. 1, 22 set. 2010.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . III Semana de Artes da UEM termina em seresta para Vinícius. O Diário, Maringá (PR), p. 4.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Lira do amor e da liberdade: uma seresta para Vinícius. Revista da ADUEM, Maringá, , v. v. 1, p. 29 - 32.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Dioniso, infinita melodia: cem anos sem Nietzsche. Hoje, Maringá, , v. A, p. 2.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Rousseau: o enciclopedista e o compositor, contra a razão. In: VIII Jornada de Estudos Franceses, 2002, Maringá. VII Journée d'Études Françaises. Actes de la VIII JEF. Maringá: Departamento de Letras, da UEM, 2002. p. 30-45.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Darius Milhaud: humanismo e modernidade em tempo de samba e jazz. In: IV Jornada de Estudos Franceses (JEF), 1997, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Franceses. Maringá: Departamento de Letras, da Universidade Estadual de Maringá, 1997. p. 45-52.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . O operário em construção. Vinicius de Moraes: o orfeu e a revolução. In: X Semana de Letras: Outras Palavras, 1997, Maringá. Anais. Outras palavras. X Semana de Letras. Maringá: Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, 1997. p. 17-25.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música e sociedade. A guerra dos paradigmas: Deus, natureza, razão, nacional-popular, vanguarda, razão instrumental. In: II Semana de Ciências Sociais.: Espaço público, identidades e sociedades no Brasil, 2002, Maringá. II Semana de Ciências Sociais. Espaço público, identidades e sociedades no Brasil. Cadernos de resumos, 2002. p. 8-8.

  • GIANI, Luiz A. . Jean-Jacques Rousseau: l´encyclopediste et le compositeur contre la raison. In: VIII Jornada de Estudos Franceses, 2002, Maringá. VIII Journée d´Études Françaises. Cahier de résumés. Maringá: Departamento de Letras, da UEM, 2002. p. 2-3.

  • GONÇALVES, A. ; GIANI, Luiz A. . Música e Filosofia no Período Pós-guerra (1945-1968): Tradição e Ruptura. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro Anual de Iniciação Científica. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2002.

  • LEONEL, O. ; MACHADO, P. G. C. ; BERTONHA, I. ; GIANI, Luiz A. . Música Popular Brasileira: as primeiras transformações sob o impacto da indústria cultural. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002.

  • MACHADO, P. G. C. ; GIANI, Luiz A. . O Panorama Musical nas Primeiras Décadas do Século XX: a ascensão do samba como gênero nacional. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro Anual de Iniciação Científica. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2002.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Momento filosófico lítero-musical. O jovem Nietzsche: ouvindo Wagner e pensando a tragédia. In: Colóquio de Filosofia. Verdade e Ação, 2001, Maringá. Caderno de resumos. Colóquio de Filosofia. Verdade e Ação, 2001. p. 21-21.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música brasileira e realismo socialista. In: II Jornada de Pesquisa. A pesquisa no campus: diagnóstico e reflexão, 1997, Assis (SP). II Jornada de Pesquisa. A pesquisa no campus: diagnóstico e reflexão. Assis (SP): Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1997. p. 59-60.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Por uma história social da música brasileira: fontes e acervos, abordagens e usos. In: I Encontro do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa/CEDAP: Arquivos, patrimônio e memória, 1997, Assis (SP). Assis (SP): Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1997. p. 98-99.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música para quê?. In: I Forum de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá, 1996, Maringá. Anais. I Forum de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1996. p. s/p..

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música, modernidade e globalização. In: III Seminário de Pesquisa em História, 1996, Maringá. III Seminário de Pesquisa em História. Maringá: Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, 1996. p. 7.

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Organização do partido e música de partido. In: II Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em História, 1996, Brasília. II Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em História. Cadernos de Resumos. Brasília: Universidade de Brasília, 1996. p. 28.

  • GIANI, Luiz A. . Mário de Andrade: da "Paulicéia desvairada" a Moscou. In: XIII Encontro Regional de História (Associação Nacional de História-ANPUH), 1996, Assis (SP). XIII Encontro Regional de História, Associação Nacional de História. São Paulo: percursos históricos e historiográficos. Preograma e Resumos. Assis: UNESP, FCL, Departamento de História, 1996. p. 76-77.

  • GIANI, Luiz A. . Ética e política. Campanha contra consumismo e lucro oculta a propriedade privada e a compra da mercadoria-trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Santiago de Compostela. "Canção de Rolando": a gesta, o santo Matamoros, o caminho e o primeiro peregrino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Nacionalismo e socialismo na música brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . A Revolução, a arte vanguardista e o realismo socialista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Revolução Russa, 90 Anos. Arte, vanguarda e realismo socialista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . A importância da arte na educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . A recepção do realismo socialista soviético na música brasileira nas décadas de 40 e 50. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Os sábios do Antigo Oriente: ensinamentos sobre música, ética e sabedoria. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Glauber Rocha. O erudito e o popular em Deus e o Diabo na Terra do Sol: imagem e música. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileiraa (1945-1958). 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . As Trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Cegueira social e perspectiva na sociedade contemporânea. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Darius Milhaud: humanismo e modernidade em tempo de samba e jazz. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Modernidade: quando a episteme e o ethos perturbam a texne. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . Arte-educação. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . O tema da educação e a música de protesto no Centro Popular de Cultura da UNE - 1962-1964. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIANI, Luiz A. . A música de protesto e a temática da cultura e da educação popular na UNE (anos 60). 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SENA, H. ; GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música. Rio de Janeiro: SESC - Departamento Nacional, 2013 (capítulo de livro).

  • OLIVEIRA, W. C. ; GIANI, Luiz . Música. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2013 (capítulo de livro).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (I) - Introdução. Maringá: edição própria, postada no youtube, 2010 (publicação on-line de vídeo aula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (II) ? Francisco Mignone. Maringá: edição própria, postada no youtube, 2010 (publicação on line de vídeo aula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (III) ? Frutuoso Viana. Maringá: edição própria, postada no youtube, 2010 (Publicação on line de vídeo aula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (IV, parte 1) ? Cláudio Santoro. Maringá: edição própria, postada no youtube, 2010 (Publicação on line de vídeo aula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (V) ? Camargo Guarnieri, por Luiz Giani. Maringá: Edição própria, postada no youtube, 2010 (publicação on-line de videoaula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (VI) ? Radamés Gnatalli, por Luiz Giani. Maringá: Publicação on line de vídeo aula, 2010 (publicação on-line de videoaula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (VII) ? Guerra Peixe, por Luiz Giani. Maringá: Edição própria, postada no youtube, 2010 (publicação on-line de videoaula).

  • GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (VIII) ? Tom Jobim e Vinicius de Moraes, por Luiz Giani. Maringá: Edição própria, postada no youtube, 2010 (publicação on-line de videoaula).

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . A Música de protesto. D´O Subdesenvolvido à Canção do bicho e Proezas de satanás... (1962-1966). Campinas: Biblioteca Digital da Unicamp, 2009 (dissertação de mestrado).

  • GIANI, Luiz A. . Olhos nos olhos do desenhista Rugendas: música e afeto na família escrava (excerto, on line). Brasília: CESPE, 2006 (publicação on-line de excerto de artigo em prova de vestibular da UnB).

  • GIANI, Luiz A. ; GIANI, R. C. . Florestas e mananciais: estética da destruição (artigo). Maringá: CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, 2005 (Revista de Cultura e Arte).

  • GIANI, Luiz A. . Educação estética infanto-juvenil (artigo). Maringá: CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, 2005 (Revista de cultura e arte).

  • GIANI, Luiz A. ; SOUZA, A. . Batucada: na rua, na garagem, no quintal de casa e... por que não na escola? (artigo). Maringá: CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, 2005 (Revista de cultura e arte).

  • GIANI, Luiz A. . Arte-educação em música: uma breve sondagem de opiniões (artigo). Maringá: CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, 2004 (revista de cultura e arte).

  • GIANI, Luiz A. . Pode a cultura da cidade livrar-se do elitismo e da burocracia? (artigo). Maringá: CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, 2004 (revista de cultura e arte).

  • GIANI, Luiz A. . As artes, sob o "governo popular" de Maringá (artigo). Maringá: CidadeArte, Cadernos de Arte e Cultura de Maringá e Região, 2003 (revista de cultura e arte).

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso ; CERRUTI, D. . Na onda do Tom. Maringá: EDUEM (Editora da UEM), 1996. (Partitura Musical/Outro).

  • GIANI, Luiz A. . Meu Brasil Brasileiro. Vinte e cinco anos de saudade de Ary Barroso (livrete). Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, Secretaria de Divulgação, 1989 (Livrete).

  • GIANI, Luiz A. . Sua bênção, Ary Barroso (artigo). Rio de Janeiro: SESC. Departamento Nacional / Seção de Divulgação e Promoção Institucional, 1989 (artigo).

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Noel Rosa: o coração do samba (livrete). Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, Secretaria de Divulgação, 1987 (Livrete).

  • GIANI, Luiz Antônio Afonso . Villa Lobos: no tribunal da história (artigo). Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 1987 (artigo).

  • GIANI, Luiz A. ; VELLOSO, H. E. A. . Cinema Novo: 30 Anos. Catálogo. Rio de Janeiro: Departamento Nacional do SESC, Secretaria de Divulgação, 1985 (Livrete).

  • GIANI, Luiz A. . Arte e estrutura social: a questão popular (brochura). Rio de Janeiro: Serviço Social do Sesc, Departamento Nacional, Seção de Estudos e Pesquisa, 1983 (Edição em brochura).

  • GIANI, Luiz A. . Sociologia. Ensino supletivo do segundo grau e pré-vestibular (livro). Rio de Janeiro: Livros do Mundo Inteiro, 1971 (Livro didático).

  • GIANI, Luiz A. . Ciências Sociais. Ensino supletivo do segundo grau (livro). Rio de Janeiro: Livros do Mundo Inteiro, 1971 (Livro didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GIANI, Luiz . Parecer sobre o artigo 'Manifestações populares de 2013: uma análise do princípio da manifestação do pensamento'. 2014.

GIANI, Luiz . Parecer sobre trabalho, para a editora Unesp. 2013.

GIANI, Luiz . Parecer sobre o artigo 'Revisitando o debate sobre o fetichismo na música e a regressão da audição em Theodor W. Adorno'. 2012.

GIANI, Luiz Antônio Afonso . I FESTIVAL CAROLINA MARIA DE JESUS ? I FestCarolina. Mostra de Música e Literatura. 2010.

GIANI, Luiz . Parecer sobre o artigo "A aplicação da teoria marxista de Estado na interpretação do golpe militar de 1 de abril de 1964". 2006.

GIANI, Luiz A. . Parecer sobre o artigo ?Literatura e sociedade: a barbárie resultante da ausência de um Estado Democrático de Direito no mundo de Augusto Matraga?. 2006.

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Assessor em Cultura e Arte de CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região. 2003.

GIANI, Luiz . Estrutura de rendimentos dos comerciários do Norte e Nordeste. 1985.

CARDOSO, A. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com André Cardoso. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KATER, Carlos ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Carlos Kater. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SENA, H. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Hélio Sena. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TACUCHIAN, R. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Ricardo Tacuchian. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TINHORAO, J. R. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Tinhorão (José Ramos). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALLES, V. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes ? Música, com Vicente Salles. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESCOBAR, A. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Aylton Escobar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALMEIDA, J. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Jorge de Almeida. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Miranda, Ronaldo ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Ronaldo Miranda. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASTAGNA, P. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes ? Música, com Paulo Castagna. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, J. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Jocy de Oliveira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GIANI, Luiz ; BARBOSA, E. . Sociologia da música é o assunto do CBN conhecimento desta semana com o doutor em história Luiz Antônio Afonso Giani. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, W. C. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Willy Corrêa de Oliveira. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANTUNES, J. ; GIANI, Luiz . Conversa sobre as artes - Música, com Jorge Antunes. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GIANI, Luiz . Cultura Popular e Processos Educacionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (on line: vídeo aulas). 2010. (Editoração/Outra).

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (I) - Introdução. 2010. (editoração de video aula on line).

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (II) ? Francisco Mignone. 2010. (videoclipe/video aula).

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (III) ? Frutuoso Viana. 2010. (video aula on line).

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (IV, PARTE 1) ? Cláudio Santoro. 2010. (video aula on line).

GIANI, Luiz A. . Cultura Popular e Processos Educacionais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. . Arte, sociedade e didática da história: música. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. . Arte, sociedade e didática da história. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. . Manual do Estudante do Curso de Graduação em Administração a Distância. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - manual do estudante on line).

GIANI, Luiz A. . Cultura Popular e Processos Educacionais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, R. C. ; GIANI, Luiz Antônio Afonso . CidadeArte, Cadernos de Arte e Cultura de Maringá e Região, Edição nº 5, 2007. 2007. (Editoração/Periódico).

GIANI, Luiz A. . Estética e educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. . Estética e Cultura de massa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos).

GIANI, R. C. ; GIANI, Luiz A. . CidadeArte, Cadernos de Arte e Cultura de Maringá e Região, Edição nº 4, 2006. 2006. (Editoração/Periódico).

GIANI, Luiz A. . Seminário temático: Cultura, Arte e Sociedade no Brasil Contemporâneo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. ; FREITAS, P. J. ; BACARIN, L. M. B. P. . O papel da arte na educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GIANI, Luiz A. . História da Arte. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - textos didáticos de história da arte).

GIANI, R. C. ; GIANI, Luiz A. . CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, Edição nº 3, 2005. 2005. (Editoração/Periódico).

GIANI, Luiz A. . Estética. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos para a disciplina estética).

GIANI, Luiz ; GIANI, R. C. . Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, Edição nº 2, 2004. 2004. (Editoração/Periódico).

GIANI, Luiz A. . Linguagem Social e Comunicação Social - Turma IV. Oficinas para viver a música: do tambor ao computador. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GIANI, Luiz A. . Linguagem musical e comunicação social - Turma V. Oficinas para viver a música: do tambor ao computador. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GIANI, Luiz A. . Poesia e prosa em formas musicais. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD (Compact Disc) e textos didáticos).

GIANI, R. C. ; GIANI, Luiz A. . CidadeArte, Revista de Cultura e Arte de Maringá e Região, Edição nº 1, 2003. 2003. (Editoração/Periódico).

GIANI, Luiz A. . Música e sociedade: uma babel de significados, na história do pensamento. 2003. (Relatório de pesquisa).

GIANI, Luiz A. . Cultura e Sociedade no Brasil Contemporâneo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. . Linguagem musical e comunicação social - Turma II. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GIANI, Luiz A. . Linguagem Musical e Comunicação Social - Turma III. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GIANI, Luiz A. . O jovem Nietzsche: ouvindo Wagner e pensando a tragédia. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD (Compact Disc)).

GIANI, Luiz A. . In nomine Dei (Dívara - água e sangue). Variações sobre o drama-ópera de Saramago e Corghi. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD (Compact Disc)).

GIANI, Luiz A. . Ensinamentos do Antigo Oriente: música, ética e sabedoria. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD (Compact Disc)).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . O jovem Nietzsche: ouvindo Wagner e pensando a tragédia. 2001. (Compact Disc (CD)).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Variações sobre o drama-ópera de Saramago e Corghi: In nomine Dei. Dívara - água e sangue. 2001. (Compact Disc (CD)).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Canções da Comuna de Paris. 2001. (Compact Disc).

GIANI, Luiz A. . Cultura e Sociedade no Brasil Contemporâneo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz . Linguagem musical e comunicação social - Turma I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GIANI, Luiz A. . Música negra no Brasil. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música brasileira e realismo socialista: obras preferidas por nacionalistas e comunistas na primeira década da guerra fria (1948-1958). 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD (Compact Disc)).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . As Trombetas anunciam o paraíso. Recepção do realismo socialista na música brasileira (1945-1958) (da "Ode a Stalingrado" a "Rebelião em Vila Rica"). 1999. (Relatório de pesquisa).

GIANI, Luiz A. . O Pensamento musical no realismo socialista. 1995. (Relatório de pesquisa).

GIANI, Luiz A. ; PELACANI, M. G. ; BRESSAN, Wilson José . Implantação gradativa do Curso Técnico em Música da UEM. Anos letivos: 1993-1994. 1995. (Relatório de pesquisa).

GIANI, Luiz A. . Cultura e ideologia na sociedade brasileira. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz A. . Cultura e ideologia na sociedade brasileira. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Musica de protesto : d´O Subdesenvolvido à Canção do bicho e Proezas de satanás: 1962-1966. 1985. (Relatório de pesquisa).

GIANI, Luiz ; VELLOSO, H. E. A. . Cinema Novo: 30 anos. 1984. (Relatório de pesquisa).

GIANI, Luiz A. . Antropologia Social Brasileira. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GIANI, Luiz A. . sociologia: ensino supletivo do segundo grau. 1971. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - textos didáticos de sociologia).

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (I) - Introdução, por Luiz Giani. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (II) - Francisco Mignone. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (III) - Frutuoso Viana. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (IV, PARTE 1) ? Cláudio Santoro. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (V) ? Camargo Guarnieri. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (VI) ? Radamés Gnatalli. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (VII) ? Guerra Peixe. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz . Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira (VIII) ? Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 2010. Interpretação.

GIANI, Luiz A. . Revolução Russa, 90 anos: arte, vanguarda e realismo socialista. 2007. Interpretação.

GIANI, Luiz A. . Concertos Populares: um piano na calçada. 2005. Interpretação.

GIANI, Luiz A. . Piano Brasileiro (na Comemoração dos 7 anos de fundação da Academia de Letras de Maringá). 2004. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; GUARNIERI, S. ; MATSUZAWA, F. ; SONCELLA, J. B. M. e coral de alunos . Rousseau: l´encyclopediste et le compositeur contre la raison (Concerto Populares). 2002. Interpretação.

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Canção da Internacional (Hino dos Trabalhadores). 2001. Arranjo.

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música brasileira nas origens da guerra fria: forma, conteúdo, visões do paraíso (Concerto Populares). 2001. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; GIANI, A. L. C. . Canção da Internacional (Hino dos Trabalhadores), da Comuna de Paris (1871). 2001. Interpretação.

GIANI, Luiz A. . Momento filosófico lítero-musical: o jovem Nietzsche, ouvindo Wagner e pensando a tragédia. 2001. Outra.

GIANI, Luiz Antônio Afonso ; GUARNIERI, S. . As trombetas anunciam o paraíso: recepção do realismo socialista na música brasileira (1945-1958) (Concertos Populares). 2000. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; CEDARO, l. ; BIÁGIO, P. de . Concertos Populares. Cálice (Cale-se): 1978, fundação da ADUEM, no 10º ano do AI5. 1998. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; CEDARO, l. ; BIÁGIO, P. de ; SOUZA, J. A.. ; MESTRE GOIOERÊ . Lira do amor e da liberdade: um encontro com Vinicius e Pixinguinha (Concertos Populares). 1997. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; OLIVEIRA, E. R. ; BIÁGIO, P. de ; CEDARO, l. ; CANGERANA, J. . Música para quê? (Concertos Populares), no I Fórum de Cultura da UEM. 1996. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; BIÁGIO, P. de ; CEDARO, l. ; OLIVEIRA, E. R. ; CANGERANA, J. . Música, modernidade e globalização (Concertos Populares). 1996. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; OLIVEIRA, E. R. ; CEDARO, l. ; BIÁGIO, P. de ; CANGERANA, J. . Concertos Populares (n. 17), Do Canto dos escravos ao rap dos excluídos. 1996. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; COLODETI, A. L. ; CEDARO, l. ; BIÁGIO, P. de ; VIANNA, R. . Darius Milhaud: humanismo e modernidade em tempo de samba e jazz (Concertos Populares). 1996. Interpretação.

COLODETI, A. L. ; GIANI, Luiz A. . Concertos Populares (n. 13), na conferência "Globalização e economia mundial". 1995. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; COLODETI, A. L. ; GANEM, M. ; GIANI, A. L. C. ; CEDARO, l. ; RODRIGUES, A. ; MORALES, C. ; MORALES, F. ; OLIVEIRA, E. R. . Concerto Populares (n. 12) Homenagem às Mães e à Abolição da escravidão. 1995. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; CEDARO, l. ; BIÁGIO, P. de ; VIANNA, R. ; OLIVEIRA, E. R. ; MORALES, C. ; MORALES, F. ; CANGERANA, J. . Concertos Populares (n. 16), I Semana de Artes da UEM. 1995. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; COLODETI, A. L. ; GIANI, A. L. C. ; GANEM, M. ; MORALES, C. ; MORALES, F. ; CEDARO, l. ; OLIVEIRA, E. R. ; CANGERANA, J. . Concertos Populares (n. 15), na Avenida Getúlio Vargas. 1995. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; COLODETI, A. L. ; MORALES, C. ; MORALES, F. ; CEDARO, l. ; OLIVEIRA, E. R. ; GIANI, A. L. C. ; RODRIGUES, A. ; GANEM, M. . Música nas fábricas (Concertos Populares n. 10). 1994. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; BRESSAN, Wilson José ; COLODETI, A. L. ; CEDARO, l. ; BIÁGIO, P. de ; Alunos, Curso Técnico em Música . Concertos Populares: Morte e Vida Severina (na Semana do Colégio de Aplicação Pedagógica). 1994. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; COLODETI, A. L. ; OLIVEIRA, E. R. ; RIBEIRO JÚNIOR, E. ; CEDARO, l. ; GUARNIERI, S. . Concertos Populares (n. 5), em prol dos Sem Terra de Paranacity e Paranapoema. 1994. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; CEDARO, l. ; PELACANI, M. G. ; KUHL, L. ; MARTINS, E. . Concertos Populares (n. 4), na II Semana da Biblioteca (Cesumar/Colégio Objetivo). 1993. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; CEDARO, l. ; PELACANI, M. G. ; BATERA, R. ; MARTINS, E. . Concertos Populares (lançamento), no supermercado Mercadorama. 1993. Interpretação.

GIANI, Luiz A. ; GONZALEZ, Jorge Luís Cammarano ; PETRINI, P. ; MARTINS, E. ; SAGÁRIO, O. . Movimento de Câmara Daimon. 1991. Interpretação.

GIANI, Luiz . Música brasileira do povo e das elites. 1989. Interpretação.

GIANI, Luiz ; VELLOSO, H. E. A. . Cinema Novo: 30 anos. 1985. Trilha Sonora.

GIANI, Luiz . Recital de Piano. 1969. Interpretação.

RANGEL, A. L. ; GIANI, Luiz . Mendelssohn - Concerto n. 2. 1968. Interpretação.

SOUZA, D. L. ; LAKSCHEVITZ, E. ; GIANI, Luiz . Ciclo de Compositores Alemães. 1968. Interpretação.

GIANI, Luiz . Villa-Lobos - ária das Bachianas Brasileiras n. 4. 1968. Interpretação.

GIANI, Luiz ; RANGEL, A. L. . Rachmaninoff - Suite para dois pianos. 1967. Interpretação.

GIANI, Luiz ; RANGEL, A. L. . Rachmaninoff - Suite para 2 pianos: Introdução e Valsa. 1967. Interpretação.

ANTUNES, J. ; SANTOS, B. ; GIANI, Luiz . Jorge Antunes - Canção da Paz. 1966. Interpretação.

ANTUNES, J. ; SANTOS, B. ; GIANI, Luiz . Jorge Antunes - Canção da Paz. 1966. Interpretação.

LAKSCHEVITZ, E. ; CAMPOS, C. ; MACEDO, L. ; BAPTISTA, N. ; RIBEIRO, V. ; SANTOS, B. ; GIANI, Luiz . Handel - O Messias, 3a parte. 1966. Interpretação.

LAKSCHEVITZ, E. ; TACUCHIAN, R. ; SANTOS, B. ; MACHADO, A. ; GIANI, Luiz . Recital de diplomado - obras de Tacuchian e Lakschevitz. 1966. Interpretação.

GIANI, Luiz . Concurso de Piano Homenagem aos Compositores Cariocas. 1965. Interpretação.

GOMES, A. ; GIANI, Luiz . Recital de Canto e Piano. 1962. Interpretação.

GIANI, Luiz ; FRATESCHI, A. . Beethoven - Concerto n. 3. 1962. Interpretação.

GIANI, Luiz ; FRATESCHI, A. . Concerto n. 3, de Beethoven. 1962. Interpretação.

GIANI, Luiz Antônio Afonso ; GIANI, R. C. . 1a. Calçada da Cultura. 2003 (evento cultural em calçada pública).

GIANI, Luiz A. ; MARIUCCI, C. E. ; Mestre Raíz ; DOMINGOS, B. F. S. . 1ª Calçada da Cultura. 2003.

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Lira do amor e da liberdade: seresta para Vinícius e Pixinguinha. 1998 (Apresdentação lítero-musical).

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Apresentação musical para a Colação de Grau da Universidade Estadual de Maringá. 1998 (Música de câmara).

CERRUTI, D. ; GIANI, Luiz Antônio Afonso . Na onda do Tom. 1995.

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Política cultural e cultura política. 2000 (Palestra) .

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Literatura e música em Jean Jacques Rousseau. 2000 (Participação em mesa redonda) .

GIANI, Luiz Antônio Afonso . Música negra no Brasil. 1999 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Música e realismo socialista na política cultural do PCB. Arnaldo Estrella: o pianista e o militante, Descrição: A primazia de Arnaldo Estrella, na cultura brasileira e no intercâmbio cultural-musical Brasil-URSS e com outros países socialistas, é indissociável de sua atuação expressiva junto ao setor de cultura do PCB, nas décadas de 1940 e 1950, no campo da estética nacionalista em afinidade com o realismo socialista soviético. A necessidade de resgatar sua memória é uma dívida ao pianista e militante a ser cumprida pela historiografia do Brasil-República, bem como pela historiografia do setor de cultura do PCB e dos intelectuais e artistas nele envolvidos. No quadro geral da história do marxismo, o realismo socialista é uma vertente contraposta a outras vertentes estéticas da modernidade, entre as quais, a vanguarda estética representada pelo marxismo ocidental da Escola de Frankfurt.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Impactos econômicos sobre as poíticas públicas. Entre as ?jornadas de junho? de 2013-2014, Descrição: As mediações entre a economia política e as políticas públicas, na atual conjuntura nacional, estão na pauta da crítica econômica, na imprensa diária. As análises e opiniões, veiculadas pelo colunismo econômico, afetam e são afetadas pela supremacia e acumulação do capital financeiro, o (des)controle da economia, a política econômica do governo federal e as manifestações populares, especialmente, as ?jornadas de junho? de 2013-2014. Neste período, um único jornal diário, a Folha de S. Paulo, é uma fonte valiosa, suficiente para a captura e trato de um objeto denso e complexo que motiva a série de ensaios publicados a partir de agosto de 2014, na Revista Espaço Acadêmico on line, da Universidade Estadual de Maringá. Nos fundamentos metodológicos da pesquisa, destacam-se, especialmente, as contribuições da Teoria Crítica da Sociedade, sob a ?dialética negativa? que, como um guia, deve trazer luzes, na seqüência dos ensaios. Trata-se de um exercício de crítica da crítica, com o objetivo de verificar se as matérias veiculadas pela imprensa cedem espaço às reflexões sobre a alocação de recursos que impossibilita ao orçamento e políticas públicas a eficiência necessária ao atendimento das necessidades básicas das classes trabalhadoras, como as reivindicadas na agenda das "jornadas de junho".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    História social e pensamento musical contemporâneo: compositores brasileiros, Descrição: O estudo da trajetória de compositores brasileiros contemporâneos coloca em questão as contradições das relações entre música e sociedade, com destaque especial para o papel do compositor no campo em que se entrelaçam criação musical, conhecimento e ideologia. Compor música como função social ou compor música para si mesmo é um dualismo presente nas vertentes do pensamento atual. Por um período de dois anos, o estudo fundamentou e guiou o roteiro de entrevistas com compositores brasileiros contemporâneos. Os resultados deste projeto de pesquisa foram utilizados na série de entrevistas com treze compositores e pensadores brasileiros. O projeto de seleção de treze depoentes, gravação e edição em vídeo, publicação da obra impressa "Conversa sobre as artes" (inclui entrevistas com dois compositores) é do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (RJ).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira. Compositores e obras, Descrição: Compositores e obras para piano, em íntima relação com o nacionalismo e o realismo socialista, formam um conjunto articulado de pensamento, militância e composição musical, em que se destaca o papel catalisador do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, desde o Estado Novo à Guerra Fria. Um resultado parcial do projeto está efetivado, na forma de 8 vídeo aulas, no site www.youtube.com/luizgiani43.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Estudos de sociologia do pensamento estético, Descrição: Estudos de sociologia do pensamento estético é um projeto certificado pela Universidade Estadual de Maringá e registrado no diretório de pesquisas do CNPq, http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=7754707271617267. A linha de pesquisa em sociologia do pensamento estético está voltada para o estudo de vertentes do pensamento marxista, no Brasil, com ênfase nas relações com o realismo socialista soviético e vertentes alternativas, como a estética da arte de vanguarda proposta pelo marxismo ocidental da Escola de Frankfurt. O plano de trabalho envolve múltiplos conteúdos temáticos, tais como: 1. Nacionalismo e realismo socialista na música brasileira; 2. Antecedentes do realismo socialista no pensamento musical brasileiro: origens soviéticas; 3. Entre a radicalização do nacionalismo e a resistência à ditadura de 64: o ideário da canção de protesto; 4. Música, sociedade e dialética negativa, em Adorno; 5. Pensamento lítero-musical e sociedade, na ópera de Saramago e Corghi; 6. Outros temas. As vertentes estéticas conflitantes, na modernidade, transcorrem no período entre a revolução soviética e as primeiras décadas da Guerra Fria. O pensamento musical, em seu sentido amplo - o pensamento estético e a própria obra musical ? é representado tanto pelas fontes documentais escritas quanto pelos registros sonoro-musicais disponíveis na internet, bem como pelas obras do período, sob minha interpretação, ao piano, editadas e inseridas no youtube. Um dos resultados deste projeto são as edições de vídeo aulas, com inserção de minhas interpretações, ao piano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 2000 - 2003

    Música e sociedade. Os pensadores sociais na torre de babel, Descrição: Superando a história positivista da música, a sociologia da arte e a história social buscam as relações entre o pensamento estético e a sociedade. O pensamento musical, a música como linguagem não conceitual e a história do pensamento sobre a música desafiam tanto filósofos e músicos, quanto historiadores e sociólogos, na difícil tarela de desvelar os sentidos da música em sua relação com a sociedade e a história. O projeto apresenta um panorama, da antiguidade à contemporaneidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 1996 - 1999

    Recepção do realismo socialista na música brasileira, Descrição: Após a segunda guerra mundial, cresce o movimento de politização e ideologização da música, tal como acontece nas artes brasileiras, em geral. O nacionalismo musical articula-se com o realismo socialista originário da experiência soviética, gerando uma espécie de sinfonismo "proletário", entre outras vertentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 1990 - 1991

    O pensamento musical no realismo socialista, Descrição: Estudo das relações entre o realismo socialista e o pensamento musical soviético, no período zdhanovista, sob o governo de Stálin. Este projeto desdobra-se em um segundo projeto, em torno da influência do realismo socialista soviético sobre a música brasileira, no período pós-segunda guerra mundial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 1988 - 1988

    Cadatro da clientela/SESC: São Luís (MA), Descrição: Características, necessidades e expectativas dos comerciários e seus dependentes. Coordenação da pesquisa de campo, análise e interpretação dos dados, relatório final.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador.

  • 1985 - 1985

    Avaliação dos serviços prestados em artes, Descrição: O objeto de estudo incluiu o atendimento, política/diretrizes/orientações, serviços prestados, relação DN/Órgãos Regionais, significância das realizações e avaliação dos serviços prestados, por modalidade artística (artesanato, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, literatura, música, teatro, vídeo). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Henrique Eduardo Antony Velloso - Integrante / Neise Deluiz - Integrante / Dora Alícia Seymour - Integrante / Paulo Roberto Cerqueira de Moura - Integrante.

  • 1984 - 1985

    Cinema Novo: 30 anos, Descrição: Pesquisa bibliográfica e documental (filmes e fotogramas). Após o levantamento dos filmes e fotogramas do acervo da Embrafilme e da Cinemateca do MAM (RJ), o SESC adquiriu cópias dos fotogramas e solicitou os filmes, tendo em vista o circuito da mostra fotográfica, apresentações dos filmes mais significativos do Cinema Novo e edição de um catálogo, referentes ao período de 1955 a 1968. Da pesquisa resultou também o programa audiovisual "Cinema Novo: 30 anos" (slides, narração e banda sonora com segmentos musicais extraídos diretamente dos filmes). Uma série de entrevistas com o compositor Guerra Peixe integrou a pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Henrique Eduardo Antony Velloso - Integrante.

  • 1980 - 1989

    Cadastro da clientela/SESC. Características, necessidades e expectativas dos comerciários e seus dependentes, Descrição: Pesquisa de campo desenvolvida pelo Departamento Nacional do SESC nos departamentos regionais. A análise e interpretação dos dados dão origem a relatórios úteis para a política nacional e o planejamento das atividades dos departamentos regionais, nas àreas de saúde, educação, alimentação, cultura e lazer. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Integrante / Henrique Eduardo Antony Velloso - Integrante / Maria Heloísa Fiore - Coordenador / Neise Deluiz - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1992 - 1994

    Implantação gradativa do Cruso Técnico em Música, da UEM, Descrição: Em 1992 iniciou-se a primeira turma do Curso Técnico em Música, profissionalizante, de 2º grau. O projeto refere-se à implantação e três primeiros anos do curso, sob nossa coordenação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1991 - 1992

    Implantação do Curso Técnico em Música da UEM: um estudo de viabilidade, Descrição: Em consonância com a linha de pesquisa em história social da música, o projeto tem como fundamento o papel da música na sociedade e a carência de professores habilitados para atuar nos diversos graus de ensino. Em 1990, o diagnóstico que justifica o projeto de implantação do curso confirma a inexistência do ensino profissionalizante de segundo grau, em música, sob manutenção do Estado do Paraná. Projeto gerado no Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura e Curso de música (livre, não regular).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1992 - 1994

    Implantação gradativa do Cruso Técnico em Música, da UEM, Descrição: Em 1992 iniciou-se a primeira turma do Curso Técnico em Música, profissionalizante, de 2º grau. O projeto refere-se à implantação e três primeiros anos do curso, sob nossa coordenação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1991 - 1992

    Implantação do Curso Técnico em Música da UEM: um estudo de viabilidade, Descrição: Em consonância com a linha de pesquisa em história social da música, o projeto tem como fundamento o papel da música na sociedade e a carência de professores habilitados para atuar nos diversos graus de ensino. Em 1990, o diagnóstico que justifica o projeto de implantação do curso confirma a inexistência do ensino profissionalizante de segundo grau, em música, sob manutenção do Estado do Paraná. Projeto gerado no Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura e Curso de música (livre, não regular).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1992 - 1994

    Implantação gradativa do Cruso Técnico em Música, da UEM, Descrição: Em 1992 iniciou-se a primeira turma do Curso Técnico em Música, profissionalizante, de 2º grau. O projeto refere-se à implantação e três primeiros anos do curso, sob nossa coordenação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1991 - 1992

    Implantação do Curso Técnico em Música da UEM: um estudo de viabilidade, Descrição: Em consonância com a linha de pesquisa em história social da música, o projeto tem como fundamento o papel da música na sociedade e a carência de professores habilitados para atuar nos diversos graus de ensino. Em 1990, o diagnóstico que justifica o projeto de implantação do curso confirma a inexistência do ensino profissionalizante de segundo grau, em música, sob manutenção do Estado do Paraná. Projeto gerado no Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura e Curso de música (livre, não regular).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1992 - 1994

    Implantação gradativa do Cruso Técnico em Música, da UEM, Descrição: Em 1992 iniciou-se a primeira turma do Curso Técnico em Música, profissionalizante, de 2º grau. O projeto refere-se à implantação e três primeiros anos do curso, sob nossa coordenação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

  • 1991 - 1992

    Implantação do Curso Técnico em Música da UEM: um estudo de viabilidade, Descrição: Em consonância com a linha de pesquisa em história social da música, o projeto tem como fundamento o papel da música na sociedade e a carência de professores habilitados para atuar nos diversos graus de ensino. Em 1990, o diagnóstico que justifica o projeto de implantação do curso confirma a inexistência do ensino profissionalizante de segundo grau, em música, sob manutenção do Estado do Paraná. Projeto gerado no Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura e Curso de música (livre, não regular).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luiz Antônio Afonso Giani - Coordenador / Maria Goreti Pelacani - Integrante / Wilson José Bressan - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais. , Av. Colombo, 5790, Zona 7, 87020-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 30118905, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: pós-doutoramento, Enquadramento Funcional: estágio de pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Tema: PCB, ORGANIZAÇÃO DA CULTURA E MILITÂNCIA. O ?Falcão Imperioso? e a Revolução Nacional: Arnaldo Estrella. Supervisor: Prof. Dr. Daniel Aarão Reis. Conclusão prevista para 30 de junho de 2016.

2009 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: aposentado/voluntário, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado em Ciências Sociais, Carga horária: 15

Outras informações:
Aposentado, pela UEM, é professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado. Disciplina ministrada: Teoria Crítica da Sociedade. É integrante do Grupo de pesquisa em Sociologia do Conhecimento e Educação, certificado pela Universidade Estadual de Maringá, e integrado ao CNPq. Linha de pesquisa: Sociologia do Pensamento Estético. Para mais informações sobre o projeto de pesquisa, clique em Dados Gerais e, em seguida, clique em Linhas de pesquisa, Sociologia do pensamento estético.

1999 - 2003

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Admitido em 01.03.1990, como Professor Assistente, lotado no Departamento de Ciências Sociais. Exerceu o cargo de Professor Adjunto, a partir de dezembro/1999 até a aposentadoria, em 2003.

1990 - 1999

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A partir de dezembro de 1999 passou para o cargo de professor adjunto

Atividades

  • 06/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 07/2009

    Ensino, Mestrado em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Crítica da Sociedade

  • 05/2006 - 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.,Cargo ou função, Membro de Comissão Julgadora de trabalho de conclusão de curso de especialização.

  • 12/2005 - 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Divisão de Divulgação Científica, Acta Scientiarum.,Cargo ou função, Consultoria: análise e parecer sobre artigo para publicação na Acta Scientiarum.

  • 04/2005 - 05/2005

    Ensino, Políticas Sociais: Infância e Adolescência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos: Cultura

  • 07/2002 - 06/2003

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Arte

  • 07/2002 - 06/2003

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética

  • 07/2002 - 06/2003

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica I

  • 04/2000 - 06/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2002 - 12/2002

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e sociedade no Brasil Contemporâneo

  • 10/2002 - 12/2002

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e sociedade no Brasil Contemporâneo

  • 03/2001 - 08/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Linguagem musical e comunicação social (carga horária: 51 horas/aula).

  • 03/2001 - 06/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia (para o Curso de Ciências Econômicas), Sociologia (para o Curso de Psicologia)

  • 03/2000 - 12/2001

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia (para o Curso de Ciências Contábeis)

  • 06/2000 - 07/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Cargo ou função, vice chefe do Departamento de Ciências Sociais.

  • 06/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Linguagem musical e comunicação social (curso de extensão / 72 horas/aula ministradas).

  • 05/2000 - 08/2000

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e ideologia no Brasil Contemporâneo

  • 03/1999 - 12/1999

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia (para o Curso de Ciências Contábeis)

  • 03/1999 - 12/1999

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências Sociais

  • 03/1995 - 11/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 10/1999 - 10/1999

    Ensino, Políticas Sociais: Infância e Adolescência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Movimentos Culturais no Brasil Contemporânreo

  • 02/1992 - 12/1994

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Curso Técnico em Música, profissionalizante, 2º grau.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 04/1993 - 04/1993

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso Intensivo de Bateria Dámaso Cerruti (PEC. Apoio: Mercadorama e SESC Maringá).

  • 09/1991 - 06/1992

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais.

  • 02/1992 - 02/1992

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Chefe interino do Departamento de Ciências Sociais.

2010 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: membro de grupo de pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa em Sociologia do Conhecimento e Educação (CNPq), grupo certificado pela Universidade Estadual de Maringá. Minha linha de pesquisa é a da Sociologia do Pensamento Estético. Para mais informações, clique em Dados gerais e, em seguida, em Linhas de pesquisa e Sociologia do pensamento estético.

2008 - 2009

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista, junto ao Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Estadual de Maringá, para o desenvolvimento de material instrucional on-line. O "Manual do Estudante do Curso de Graduação em Aministração a Distância", da UEM, foi o principal resultado da pesquisa, de junho de 2008 a março de 2009.

2009 - 2009

Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí

Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor em curso de especialização

Outras informações:
Disciplinas ministradas no Curso de Especialização em Metodologia e Didática da História Arte, sociedade e didática da história Arte, sociedade e didática da história: música

Atividades

  • 04/2009 - 05/2009

    Ensino, Metodologia e didática da história, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Arte, sociedade e didática da história, Arte, sociedade e didática da história: música

  • 03/2009 - 03/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Julgadora para seleção de professor colaborador.

2011 - Atual

União de Faculdades Metropolitanas de Maringá

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor de curso de pós-graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina ministrada: "Cultura Popular e Processos Educacionais", no Curso de Especialização em Arte=Educação, Turma IV

2010 - 2010

União de Faculdades Metropolitanas de Maringá

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor em curso de Pós-Graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina: Cultura Popular e Processos Educacionais. Carga horária: 30 h/a. Ministrada no Curso de Especialização em Arte-Educação - Turma III

2009 - 2009

União de Faculdades Metropolitanas de Maringá

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor de curso de Pós-Graduação

Outras informações:
Disciplina: Cultura Popular e Processos Educacionais. Carga horária: 30 h/a. Ministrada no Curso de Especialização em Arte-Educação - Turma II

2007 - 2007

União de Faculdades Metropolitanas de Maringá

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor de cursos de Pós-Graduação

Outras informações:
Curso de Especialização em Arte-educação disciplina: Cultura Popular e Processos Educacionais. Turma I - 2007

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Arte-educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura Popular e Processos Educacionais

2004 - 2010

Centro Universitario Campos de Andrade

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor universitário, Carga horária: 4

Outras informações:
licenciado desde 2010

Atividades

  • 01/2005

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Cultura de Massa, História da arte

1979 - 1990

Serviço Social do Comérdio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
Sociólogo, pesquisador, da Seção de Estudos e Pesquisa, do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio, para projetos de pesquisa na área da arte e cultura e pesquisas de campo intituladas "Características, necessidades e expectativas da clientela/SESC". As pesquisas fundamentam a política nacional e o planejamento das atividades do SESC, para nas áreas de saúde, alimentação e lazer.

1974 - 1980

Universidade Gama Filho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor auxiliar de Sociologia, Carga horária: 8

1973 - 1973

Universidade Gama Filho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Antropologia Cultural, Carga horária: 4

Outras informações:
A partir de 1974 passou a ministrar a disciplina Sociologia Geral

Atividades

  • 03/1973 - 12/1980

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia

1973 - 1990

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor de Educação Musical, regente de turmas de 5a a 8a séries, na Escola Municipal Rivadávia Corrêa. A partir de 1981, é designado para a função Encarregado de Multimeios, na mesma escola.