Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, Especialização em Educação Especial pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Eficaz e graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Literaturas - pela Faculdade Notre Dame do Rio de Janeiro. Professora aposentada de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA). Atualmente professora formadora do Curso de Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/UAB). Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias - GPELEDT. Atua nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem de Libras, Educação Especial, Educação a Distância e Linguagens.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2009 - 2011

Universidade de Uberaba
Profa. Dra. Sálua Cecílio.

Mestrado em Educação

2009 - 2011

Universidade de Uberaba
Sálua Cecílio.

Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA AUD

1983 - 1983

Instituto Nacional de Educação de Surdos

Graduação em LETRAS - Português e Literatura

1977 - 1980

Faculdade de Educação Ciências e Letras Notre Dame

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2009

Professor e Surdez. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2008 - 2009

Professor e surdez. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Formação Continuada de Professores em. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2008

Programa Tutor à distância em Ed. Especial. (Carga horária: 320h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Formação de Tutores e professores formadores. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Surdez - descortinando Horizontes Pedagógicos. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2000 - 2000

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 144h). , Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

1995 - 1998

Curso de Formação de Psicopedagogia Clínica. (Carga horária: 540h). , Instituto Sedes Sapientiae.

1987 - 1987

Curso Básico de Língua de Sinais. (Carga horária: 33h). , Federação Nacional de Educação e Integração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.O Processo de Reestruturação Produtiva e os seus Impactos sobre o Trabalho Docente. 2010. (Encontro).

IV Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos - Metodologias para Aprendizagem da Língua Escrita. Alfabetização em língua portuguesa de alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental: caminhos para uma prática bilíngue. 2009. (Congresso).

5º Encontro de Pesquisas em Educação.Formação de professores a distância: potencialidades e limites - participante. 2009. (Encontro).

II Seminário de Educação Especial e I Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. 2006. (Seminário).

VIII Seminário Regional sobre a formação do Educador e I Encontro Estadual da ANFOPE. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

CUNHA, E. S. F.. Processo Seletivo para Contratação de Prof. substituto na Área da Pré-Escola de Educação Básica da UFU - Presidente. 2003.

CUNHA, E. S. F.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto na Área da Pré-Escola da Escola de Educação Básica da UFU - Presidente. 2003.

CUNHA, E. S. F.. Processo Seletivo para Contratação de Prof. Substituto na Área do Ensino Fundamental - Membro Titular. 2002. Universidade Federal de Uberlândia.

CUNHA, E. S. F.. Processo Seletivo para contratação de Prof. Substituto na Área de Pré-escola da Educação Básica da UFU - Membro Titular. 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Telles Marques

MÁRQUES, F. T.; SILVA, M. V.; RESENDE, M.. Trabalho Docente a Distância: flexibilização e/ou precarização?. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Fernanda Telles Marques

VIEIRA, V. M. O.; RESENDE, M.;MÁRQUES, F. T.. Trabalho Docente a Distância: flexibilização e/ou precarização?. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Marilene Ribeiro Resende

MARQUES, F. T.; SILVA, M. V.;RESENDE, M. R.. Trabalho Docente a Distância: flexibilização e/ou precarização?.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Marilene Ribeiro Resende

CECILIO, S.;RESENDE, M. R.; MARQUES, F. T.. Trabalho Docente a Distância: flexibilização e/ou precarização. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Telles Marques

Trabalho Docente a Distância: flexibilização e/ou precarização?; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba,; Coorientador: Fernanda Telles Márques;

Salua Cecílio

Trabalho docente a distância:flexibilização e/ou precarização; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade de Uberaba,; Orientador: Sálua Cecílio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GODOI, E. ; CUNHA, E. S. F. . Professor e Surdez: cruzando caminhos produzindo novos olhares. 01. ed. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. v. 0l.

  • CUNHA, E. S. F. . Formação de professores a distância: potencialidades e limites. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CUNHA, E. S. F. . Gêneros textuais. carta, bilhete, convite e e-mail. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portal do Professor).

CUNHA, E. S. F. . Trabalhando a Sequência Lógica do texto. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portal do professor).

CUNHA, E. S. F. . Literatura em minha casa: leitura e declamação de poemas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portal do Professor).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Nas tramas da rede: educação, trabalho, subjetividade e formação de professores, Descrição: Estudo temático e interdisciplinar sobre a natureza, os conteúdos e os efeitos das principais alterações tecnológicas e societais ligadas à globalização, à reestruturação do sistema produtivo, à disseminação de uma cultura digital, às modificações da relação tempo/espaço que atingem os sujeitos e a escola e delineiam demandas formativas e profissionais. Trata-se de compreender a importância da redefinição da docência e da educação. Neste sentido, considerados os referenciais teóricos, dentre outros, de estudiosos como Castells, Lévy, Barreto, Negroponte, Dertouzos, Morin, Harvey, Antunes, Bourdieu, Ferretti, Sennet e Tanguy e dados os protagonistas da ação educativa escolar, o estudo integra quatro subprojetos referentes às interfaces entre a crise da civilização e da modernidade, o mundo do trabalho e o da educação e as atuais reconfigurações da subjetividade, no marco de um paradigma emergente representado pela teoria da complexidade. Em uma abordagem de base qualitativa, a pesquisa apresenta quatro desdobramentos. Um sobre a relação entre educação e as tecnologias de informação e comunicação, com ênfase no trabalho e na subjetividade docente; um segundo que centra-se no estudo das políticas educacionais voltadas para a expansão da educação superior, tomando a flexibilização como base das diretrizes reguladoras das instituições e processos educativos, um terceiro sobre a hermenêutica do novo momento da educação. No todo, a questão é apreender as possibilidades e contradições emergentes desta expansão para o trabalho docente e sua formação, enquanto sujeitos e profissionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha - Integrante / Sálua Cecílio - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Projeto INCLUIR, Descrição: O Programa A inclusão educacional na UFU: acesso, permanência e conclusão dos estudos , de um modo mais abrangente, englobou um conjunto de ações educacionais e de políticas de ações afirmativas e esteve fundamentado nos princípios da transdisciplinaridade e da igualdade de oportunidades, no sentido da inclusão escolar de educandos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, e, por conseguinte, de sua inclusão social. Além disso, procurou contribuir com a discussão das reformas curriculares dos cursos da UFU, buscando atender as demandas legais para a formação de professores para atuar em escolas na perspectiva da Educação Inclusiva. O referido Programa foi proposto pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - CEPAE e foi executado em parceria com instituições de apoio e associações de representação de pessoas com necessidades educacionais especiais. Entendemos que o processo de transformação, envolvendo mudanças de paradigmas é lento e precisa ser construído com muita cautela, sob o risco de apressarmos mudanças que, na verdade, não se sustentaram por muito tempo. Portanto, avaliamos que o Programa A inclusão educacional na UFU: acesso, permanência e conclusão dos estudos constituiu-se, historicamente falando, na etapa inicial de um processo de mudanças de atitudes e paradigmas, desencadeado no interior da UFU que, certamente, irá permencer. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha - Integrante / Lázara Cristina Silva - Integrante / Claudia Dechichi - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    O Processo de Alfabetização da Pessoa Surda no Ensino Público Municipal de Uberlândia- MG, Descrição: Este estudo é parte dos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa sobre surdez do NUPEA- Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Assessoria em Alfabetização da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, cujo objetivo é identificar e analisar o processo de alfabetização dos surdos no ensino público municipal de Uberlândia- MG. buscando a percepção dos profissionais da educação que nele atuam a respeito do surdo e o papel da inclusão dessas pessoas neste processo. Pautou-se na abordagem qualitativa e foi realizado entrevistas com pais, alunos surdos e profissionais da educação em duas escolas públicas municipais de Uberlândia entre 1999 a 2001.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha - Integrante / Lázara Cristina Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Educação Básica da UFU, Ministério da Educação. , Rua Adutora São Pedro, nº 40, Aparecida, 38400-785 - Uberlandia, MG - Brasil, Telefone: (034) 32182905

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2011

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Outro (aluno de pós-graduação), Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 4

  • 1984 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/1984

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

    • 11/1984

      Ensino, Ensino fundamental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Português