Hugo Santana

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (2014) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biociências da Universidade Federal da Bahia (2016), possui interesse no desenvolvimento de produtos e processos a partir de microalgas da biodiversidade brasileira. Atualmente está vinculado a EMBRAPA Agroenergia (Brasília - DF) como colaborador, atuando na prospecção e cultivo de microalgas em resíduos agroindustriais para a produção de bioprodutos e biocombustíveis.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Tecnologias Química e Biológica

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Expressão heteróloga de glicosidases em cianobactérias,
Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil. Coorientador: Letícia Jungmann Cançado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Biociências

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Isolamento, seleção e caracterização de microalgas com alta produtividade de biomassa em meio de cultivo a base de vinhaça e CO2,Ano de Obtenção: 2016
Félix Gonçalves de Siqueira.Coorientador: Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Ambiental e Recursos Naturais / Especialidade: Tratamento Biológico de Residuos.

Graduação em Biotecnologia

2009 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: Distinct strains of Staphylococcus aureus lead to different inflammatory response patterns in a murine model of intradermal infection
Orientador: Robson Amaro Augusto da Silva
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

BIOSSEGURANÇA ? Atividades com OGM em contenção. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2015 - 2015

Bioinformática na Prática II. (Carga horária: 40h). , EMBRAPA Agroenergia, CNPAE, Brasil.

2014 - 2014

Pipetas Gilson: como aumentar a vida útil e obter melhores resultados. (Carga horária: 2h). , Analítica Soluções Inovadoras, ANALÍTICA, Brasil.

2014 - 2014

Treinamento de Biossegurança em OGMs. (Carga horária: 3h). , EMBRAPA Agroenergia, CNPAE, Brasil.

2012 - 2012

Vírus e aplicações biotecnológicas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Vivendo o Instituto Multidisciplinar em Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Citogenética Humana Aplicada ao Aconselhamento Gen. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro de Pesquisa de Inovação da Embrapa Agroenergia.DNA barcoding of green microalgae using rbcL and nuITS2 markers reveals putative new species. 2015. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa de Inovação da Embrapa Agroenergia.Seleção de microalgas com capacidade de crescimento no efluente da lagoa de estabilização de POME. 2015. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia.Seleção de microalgas com capacidade de crescimento no efluente da lagoa de estabilização de POME. 2015. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia.DNA barcoding of green microalgae using rbcL and nuITS2 markers reveals putative new species In: II Encontro de Pesquisa de Inovação da EMBRAPA Agroenergia. 2015. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia.Produção de biomassa de microalgas em vinhaça e CO2 e caracterização do efluente pós-cultivo. 2015. (Encontro).

16th International Biotechnology Symposium & Exhibition.Selection of Microalgae for Growth in Sugarcane Vinasse. 2014. (Simpósio).

Ciclo de Seminários Científicos de Fungos e Algas. 2014. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia.Isolamento e seleção de microalgas para cultivo em vinhaça. 2014. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia.Isolamento e seleção de microalgas para cultivo em vinhaça. 2014. (Encontro).

2ª Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA.Efeito da imunização com extratos de Schistosoma mansoni no desenvolvimento de alergia respiratória. 2012. (Simpósio).

2ª Semana de Biotecnologia do IMS/CAT - UFBA.Avaliação imunológica da prevenção da alergia respiratória causada pelo parasitismo por Schistosoma mansoni em modelo murino. 2012. (Simpósio).

I Workshop de Biologia e Biotecnologia de Microrganismos: Pesquisas e perspectivas.Estudo da resposta inflamatória na infecção por Staphylococcus aureus em modelo murino de infecção intradérmica. 2012. (Simpósio).

I Workshop de Bologia e Biotecnologia de Microrganismos: Pesquisa e Perspectivas.Avaliação da resposta inflamatória desenvolvida na infecção experimental causada por Ureaplasma diversum.. 2012. (Simpósio).

XXI ALAM - Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Effect of immunization with Schistosoma mansoni extracts in teh development of respiratory allergy. 2012. (Congresso).

XXI ALAM - Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Evaluation of the inflammatory response induced by Staphylococcus aureus in a murine model of infection. 2012. (Congresso).

ACTA - Semana de Arte, Cultura, Ciencia e Tecnologia.Avaliação da ação protetora do parasitismo por Schistosoma mansoni na prevenção do desenvolvimento de alergia respiratória em modelo murino. 2011. (Simpósio).

1ª Semana de Biotecnologia e Ciências Biologicas do IMS/CAT - UFBA. Desenvolvimento de modelo experimental para o estudo de infecções pulmonares por Ureaplasma diversum. 2010. (Congresso).

1º Seminário de Segurança em Laboratórios de Química do IMS. 2010. (Seminário).

3º Congresso Brasileiro de Biotenologia. 2010. (Congresso).

I Congresso de Saúde do Sudoeste da Bahia: Avanços e Desafios. 2009. (Congresso).

IV Seminário Aberto do Grupo de Pesquisa GenPlanta ( UESB/CNPq). 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patricia Lopes Leal

SIQUEIRA, F. G.; BRASIL, B. S. A.;LEAL, PATRÍCIA LOPES. Isolamento, seleção e caracterização microalgas com alta produtividade de biomassa em meio de cultivo a base de vinhaça e CO2.. 2015. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal da Bahia.

Dirceu Joaquim Costa

da Silva, RAA;Costa, D. J.. Resposta imune desencadeada pela infecção por diferentes cepas de Staphylococcus aureus em um modelo murino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Robson Amaro Augusto da Silva

da Silva, Robson A.A.; Fraga, RE; COSTA, D. J.. Resposta imune desencadeada pela infecção por cepas diferentes de Staphylococcus aureus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laize Tomazi

Tirocínio a docência (Mestrado em Biociências/Disciplina IMS028Técnicas em biologia molecular); 2015; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Laize Tomazi;

Félix Gonçalves de Siqueira

Isolamento, seleção e caracterização de microalgas com alta produtividade de biomassa em meio de cultivo a base de vinhaça e CO2; 2016; Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Felix Gonçalves de Siqueira;

Félix Gonçalves de Siqueira

Isolamento, seleção e caracterização de microalgas com alta produtividade de biomassa em emio de cultivo a base de vinhaça e CO2; 2014; Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Felix Gonçalves de Siqueira;

Robson Amaro Augusto da Silva

Distinct strains of S; aureus lead to different inflammatory response patterns in a murine model of intradermal infection; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Robson Amaro Augusto da Silva;

Robson Amaro Augusto da Silva

Avaliação da cooperação celular na infecção por Staphylococcus aureus; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Robson Amaro Augusto da Silva;

Guilherme Sampaio Garbosa

Recital de conclusão do bacharelado em clarineta; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Guilherme Sampaio Garbosa;

Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil

Desenvolvimento de biofábricas produtoras de enzimas beta-glicosidases baseadas na cianobactéria Synechococcus elongatus; Início: 2016; Tese (Doutorado em Tecnologias Química e Biológica) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil

Isolamento, seleção e caracterização de microalgas com alta produtividade de biomassa em meio de cultivo a base de vinhaça e CO2; 2016; Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal da Bahia, Sistema Embrapa de Gestão; Coorientador: Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil;

Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil

Caracterização de mciroalgas com potencial pra produção de biocombustíveis e coprodutos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil;

Letícia Jungmann Cançado

Expressão heteróloga de glicosidases em cianobactérias; Início: 2016; Tese (Doutorado em Tecnologias Química e Biológica) - Universidade de Brasília; (Coorientador);

Tiana Baqueiro Figueiredo

do Plano de Trabalho Avaliação da ação protetora do parasitismo por Schistosoma mansoni na prevenção do desenvolvimento de alergia respiratória em modelo murino; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiana Baqueiro Figueiredo;

Paulo Henrique Ferreira da Silva

Predição de resultados de partidas de futebol usando algumas técnicas básicas de aprendizado de máquina; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estatística) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Paulo Henrique Ferreira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, HUGO ; CEREIJO, CAROLINA R. ; TELES, VALÉRYA C. ; NASCIMENTO, RODRIGO C. ; FERNANDES, MAIARA S. ; BRUNALE, PATRÍCIA ; CAMPANHA, RAQUEL C. ; SOARES, ITÂNIA P. ; SILVA, FLÁVIA C.P. ; SABAINI, PRISCILA S. ; SIQUEIRA, FÉLIX G. ; BRASIL, BRUNO S.A.F. . Microalgae cultivation in sugarcane vinasse: Selection, growth and biochemical characterization. Bioresource Technology , v. 228, p. 133-140, 2017.

  • POSSA, GABRIELA C. ; SANTANA, HUGO ; BRASIL, BRUNO S. A. F. ; RONCARATTI, LUIZ F. . Diel oscillation in the optical activity of carotenoids in the absorption spectrum of Nannochloropsis. Journal of Molecular Modeling (Print) , v. 23, p. 95, 2017.

  • HADI, S. ; SANTANA, H. ; BRUNALE, P. ; GOMES, T. G. ; OLIVEIRA, M. D. ; MATTHIENSEN, A. ; OLIVEIRA, M. E. C. ; SILVA, F. C. P. ; BRASIL, B. S. A. F. . DNA Barcoding Green Microalgae Isolated from Neotropical Inland Waters. Plos One , v. 11, p. e0149284, 2016.

  • SANTANA, H. ; Ferreira, L. F. A. A. ; PEREIRA, I. S. ; MARQUES, L. M. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Distinct strains of Staphylococcus aureus lead to different inflammatory response patterns in a murine model of intradermal infection . Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 38, p. 457, 2016.

  • CONCEICAO, A. A. ; REGO, A. P. B. ; SANTANA, H. ; TEIXEIRA, I. ; MATIAS, A. G. C. . Tratamento de efluentes resultantes do processamento da mandioca e seus principais usos. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade , v. 4, p. 113-130, 2013.

  • CEREIJO, C. R. ; SANTANA, H. ; BRUNALE, P. ; SIQUEIRA, F. G. ; BRASIL, B. S. A. F. . Seleção de microalgas com capacidade de crescimento no efluente da lagoa de estabilização do POME. In: II Encontro de Pesquisa e Inovação da EMBRAPA Agroenergia, 2015, Brasília - DF. II Encontro de Pesquisa e Inovação da EMBRAPA Agroenergia: Anais. Brasília - DF: EMBRAPA, 2015. v. 1. p. 67-69.

  • HADI, S. ; SANTANA, H. ; BRUNALE, P. ; GOMES, T. G. ; OLIVEIRA, M. D. ; MATTHIENSEN, A. ; OLIVEIRA, M. E. C. ; SILVA, F. C. P. ; BRASIL, B. S. A. F. . DNA barcoding of green microalgae using rbcL and nuITS2 markers reveals putative new species. In: II Encontro de Pesquisa de Inovação da EMBRAPA Agroenergia, 2015, Brasília - DF. II Encontro de Pesquisa de Inovação da EMBRAPA Agroenergia: Anais. Brasília - DF: EMBRAPA, 2015. v. 1. p. 92-94.

  • SANTANA, H. ; CEREIJO, C. R. ; BRUNALE, P. ; SIQUEIRA, F. G. ; BRASIL, B. S. A. F. . Produção de biomassa de microalgas em vinhaça e CO2 e caracterização do efluente pós-cultivo. In: II Encontro de Pesquisa e Inovação da EMBRAPA Agroenergia, 2015, Brasília - DF. II Encontro de PEsquisa e Inovação da EMBRAPA Agroenergia: Anais. Brasília - DF: EMBRAPA, 2015. v. 1. p. 64-65.

  • LEAL, L. S. ; SANTANA, H. ; PEREIRA, I. S. ; RODRIGUES, K. B. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Diferentes Padrões de Resposta Inflamatória para Cepas Distintas de Staphylococcus aureus em Modelo Murino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, M. P. A. ; SANTANA, H. ; LIMA, F. M. S. ; SILVA, R. A. A. . Diferentes Padrões de Resposta Inflamatória para Cepas Distintas de Staphylococcus aureus em Modelo Murino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HADI, S. ; SANTANA, H. ; BRUNALE, P. ; GOMES, T. G. ; OLIVEIRA, M. D. ; MATTHIENSEN, A. ; OLIVEIRA, M. E. C. ; SILVA, F. C. P. ; BRASIL, B. S. A. F. . Molecular identification of green microalgae isolated from Brazilian inland waters reveals putative new species. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEREIJO, C. R. ; SANTANA, H. ; SIQUEIRA, F. G. ; BRASIL, B. S. A. F. . Spectrophotometry as a Method for Microalgae Cultivation Analysis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, H. ; CEREIJO, C. R. ; BRUNALE, P. ; HADI, S. ; FERNANDES, M. ; SIQUEIRA, F. G. ; BRASIL, B. S. A. F. . Sugarcane Vinasse as Alternative Medium for Microalgae Cultivation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUNIZ, I. P. R. ; PEREIRA, I. S. ; SANTANA, H. ; NOLASCO, P. ; SILVA, R. A. A. ; BAQUEIRO, T. . Avaliação da imunização com extratos de Schistosoma mansoni e seus efeitos no desenvolvimento de alergia respiratória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, I. S. ; SANTANA, H. ; Ferreira, L. F. A. A. ; MARQUES, L. M. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Infiltrado inflamatório na derme é influenciado por cepas diferentes de S. aureus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, H. ; BRUNALE, P. ; FERNANDES, M. ; HADI, S. ; BRASIL, B. S. A. F. . Selection of Microalgae for Growth in Sugarcane Vinasse. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRUNALE, P. ; CAMPANHA, R. B. ; SANTANA, H. ; SOUZA, G. Q. ; NAKAI, D. K. ; MENDONCA, S. ; BRASIL, B. S. A. F. . Cultivation of the Chlamydomonas sp. Strain LBA8/EMBRAPA in Clarified Sugarcane Vinasse. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRASIL, B. S. A. F. ; BRUNALE, P. ; SANTANA, H. ; HADI, S. ; SIQUEIRA, F. G. . Establishment of a Long Term Collection of Photosynthetic Microrganisms for Agroenergy Research in EMBRAPA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FACUNDES, B. C. ; SANTANA, T. D. D. ; TAVARES, I. ; GOMES, T. G. ; SANTANA, H. ; MENDONCA, S. ; MAGALHAES, P. O. ; SIQUEIRA, F. G. . Holocellulase from filamentous fungi prospected from the Brazilian Cerrado biome. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, H. ; BRUNALE, P. ; FERNANDES, M. ; HADI, S. ; CEREIJO, C. R. ; BRASIL, B. S. A. F. . Isolamento e Seleção de Microalgas para o Cultivo em Vinhaça. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HADI, S. ; BRUNALE, P. ; SANTANA, H. ; BRASIL, B. S. A. F. . Identificação molecular de microalgas utilizando marcador ITS-2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, I. S. ; SANTANA, H. ; NOLASCO, P. ; Oliveira, P.V.S. ; SILVA, J. R. ; SILVA, R. A. A. ; BAQUEIRO, T. . Evaluation of immunization with extracts of Schistosoma mansoni and effects on development of respiratory allergy in a murine model. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, I. S. ; SANTANA, H. ; Ferreira, L. F. A. A. ; MARQUES, L. M. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Evaluation of the inflammatory response in a murine model of infection with Staphylococcus aureus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, H. ; GRAIA, L. T. ; Ferreira, L. F. A. A. ; PEREIRA, I. S. ; MARQUES, L. M. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Estudo da resposta inflamatória na infecção por Staphylococcus aureus em modelo murino de infecção intradérmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, H. ; ANDRADE, J. L. ; SANTOS, P. N. ; Oliveira, P.V.S. ; SILVA, J. R. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Efeito da imunização com extratos de Schistosoma mansoni no desenvolvimento de alergia respiratória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, H. ; ANDRADE, J. L. ; SANTOS, P. N. ; Oliveira, P.V.S. ; SILVA, J. R. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Avaliação imunológica da prevenção da alergia respiratória causada pelo parasitismo por Schistosoma mansoni. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS-SILVA J. ; Oliveira, P.V.S. ; Ferreira, L. F. A. A. ; BAQUEIRO, T. ; GALANTINI, M. P. L. ; NOLASCO, P. ; NUNES, I. V. ; PEREIRA, I. S. ; SANTANA, H. ; SILVA, R. A. A. . Imunidade protetora contra Ureaplasma diversum no modelo murino é mediada por neutrófilos e ambiente inflamatório. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, H. ; Ferreira, L. F. A. A. ; GRAIA, L. T. ; PEREIRA, I. S. ; MARQUES, L. M. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Avaliação da resposta inflamatória induzida por Staphylococcus aureus em um modelo murino de infecção intradérmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J. R. ; NOLASCO, P. ; SANTANA, H. ; MARQUES, L. M. ; SILVA, R. A. A. ; BAQUEIRO, T. . Avaliação da resposta inflamatória desenvolvida na infecção experimental causada por Ureaplasma diversum.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, H. ; ANDRADE, J. L. ; NOLASCO, P. ; Oliveira, P.V.S. ; RAMOS-SILVA J. ; SILVA, R. A. A. ; BAQUEIRO, T. . Effect of immunization with Schistosoma mansoni extracts in the development of respiratory allergy. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, H. ; Ferreira, L. F. A. A. ; GRAIA, L. T. ; PEREIRA, I. S. ; MARQUES, L. M. ; SILVA, R. A. A. ; BAQUEIRO, T. . Evaluation of the inflammatory response induced by STAPHYLOCOCCUS AUREUS in a murine model of infection. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, H. ; BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. . Avaliação da ação protetora do parasitismo por Schistosoma mansoni na prevenção do desenvolvimento de alergia respiratória em modelo murino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, R. A. A. ; BAQUEIRO, T. ; MARQUES, L. M. ; SANTANA, H. ; MENDONÇA, S. A. ; SANTOS, D. P. ; SANTOS, P. N. ; SILVA, J. R. ; ANDRADE, J. L. ; Oliveira, P.V.S. ; Silva, N. R. S. . Desenvolvimento de modelo experiemental para o estudo de infecções pulmonares por Ureaplasma diversum. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BAQUEIRO, T. ; SILVA, R. A. A. ; RAQUEL GESTINARI, R. S. ; TOMAZI, L. ; SANTANA, H. ; ANDRADE, J. L. ; MENDONÇA, S. A. ; Oliveira, P.V.S. ; SANTOS, D. P. ; SANTOS, P. N. ; SILVA, J. R. ; Silva, N. R. S. . Estudo de interação entre alergia respiratória e esquitossomose mansônica em modelo murino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRASIL, B. S. A. F. ; SANTANA, H. . Pesquisa da Embrapa avalia cultivo de microalgas em vinhaça. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTANA, H. ; PEREIRA, I. S. ; NUNES, I. V. ; Ferreira, L. F. A. A. ; GALANTINI, M. P. L. ; SANTOS, P. N. ; SILVA, R. A. A. . Histotecnologia: processamento de tecidos e confecção de lâminas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Utilização de microalgas cultivadas em meio suplementado com vinhaça e gás carbônico para produção de biocombustíveis e coprodutos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil em 10/10/2015., Descrição: Este projeto faz parte do Macroprograma 2 do portfolio de projetos da Embrapa. Objetiva obter linhagens de microalgas com grande potencial para produção de biodiesel e coprodutos, estabelecer condições para cultivo de alto rendimento em meio suplementado com vinhaça e CO2, e padronizar metodologia de transformação gênica para subsidiar futuros programas de melhoramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Santana - Integrante / Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil - Coordenador / Luis Fernando Fernandes Marins - Integrante / Patricia Brunale - Integrante / Maiara Fernandes - Integrante / Simone Mendonça - Integrante / Carolina Ribero Cereijo - Integrante / Marcelo Farenzema - Integrante / Bárbara Andrade Dias Brito da Cunha - Integrante / CArolina Madalozzo Poletto - Integrante / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante / Daniel Nogoceke Sifuentes - Integrante / Flávio Marcos Gomes de Araújo - Integrante / Gislaine Ghiselli - Integrante / Guilherme Corrêa de Oliveira - Integrante / Itânia Pinheiro Soares - Integrante / Jorge Otávio Trierweiler - Integrante / Lorena Costa Garcia - Integrante / Márcia Divina de Oliveira - Integrante / Márcio Luís Busi da Silva - Integrante / Marcos Ene Chaves Oliveira - Integrante / Marcelo Gonçalves Montes D'Oca - Integrante / Patrícia Abrão de Oliveira - Integrante / Paulo Cesar Oliveira Vergne de Abreu - Integrante / Regina Célia Viana Martins da Silva - Integrante / Rodrigo Carvalho Nascimento - Integrante / Valérya Teles - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento de biofábricas secretoras de enzimas celulolíticas baseadas em microalgas, Projeto certificado pela empresa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em 18/08/2014., Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal desenvolver biofábricas fotossintéticas para produção e secreção de enzimas celulolíticas (β-glicosidases) por meio de expressão gênica heteróloga em microalgas de alta produtividade cultivadas em meio suplementado com CO2. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hugo Santana - Integrante / Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil - Coordenador / Luis Fernando Fernandes Marins - Integrante / Félix G. Siqueira - Integrante / Paulo C. V. O. Abreu - Integrante / Patricia Brunale - Integrante / Sámed Hadi - Integrante / Dasciana Rodrigues - Integrante / Thais Salum - Integrante / Betania Qurino - Integrante / Patricia V. Abdelnur - Integrante / DANIEL N. SIFUENTES - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Avaliação da cooperação celular na resposta inflamatória desenvolvida na infecção por cepas de Staphylococcus aureus com diferentes perfis de sensibilidade no modelo murino, Descrição: Staphylococcus aureus é um dos principais microrganismos causadores das doenças humanas, levando desde infecção cutânea leve, a infecções mais graves, como endocardite, artrite séptica, osteomielite e sepse. Esta capacidade patogênica está atribuída ao grande repertório de toxinas produzidas por este microrganismo. O Staphylococcus aureus pode ser encontrado na microbiota normal da pele e das mucosas dos seres humanos e animais. Com o uso das penicilinas semi-sintéticas, surgiram cepas resistentes à meticilina denominadas MRSA (methicillin-resistant Staphylococcus aureus). A imunopatogênese da infecção por Staphylococcus aureus é dependente de uma complexa rede de interação envolvendo tanto o microrganismo quanto fatores do hospedeiro. A natureza das células que compõem o infiltrado inflamatório é de suma importância para determinar o curso da infecção. Alguns trabalhos demonstram que neutrófilos representam a maioria das células presentes nas lesões causadas por S. aureus, sugerindo uma comunicação entre o sangue periférico e o sítio da lesão. As moléculas de adesão são importantes para a circulação e recrutamento das células nos diferentes compartimentos do organismo. O grau de ativação celular e as substâncias que são produzidas pelas diferentes populações celulares que migram para o sítio da lesão favorecem tanto o controle da infecção como também podem estar associadas com a patogênese da doença. Um crescente número de trabalhos demonstra que os neutrófilos são capazes de influenciar na resposta imune ao cooperar com outros tipos celulares e produzir citocinas e quimiocinas, atuando desse modo na interface entre a resposta imune inata e adaptativa. Neutrófilos são capazes de interagir com células dendríticas, macrófagos e linfócitos T. Além de desempenhar um papel importante na resposta inata contra microorganismos através da fagocitose e produção de radicais de oxigênio, os neutrófilos apresentam funções complexas no sistema imune que vem sendo cada vez mais e. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Santana - Integrante / Robson Amaro Augusto da Silva - Coordenador / Tiana Baqueiro Figueiredo - Integrante / Lucas Miranda Marques - Integrante / Lício Fábio Almeida Andrade Ferreira - Integrante / Ítalo Sousa Pereira - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Desenvolvimento de modelo experimental para o estudo de infecções pulmonares por Ureaplasma diversum, Descrição: Doenças infecciosas causadas por bactérias, vírus, fungos, protozoários e parasitas têm importância na pecuária. Estima-se que as perdas por doenças infecciosas estejam entre 15 a 20%. Dentre os diferentes sistemas acometidos por patógenos podemos destacar os tratos genital e respiratório. Estas resultam em grandes prejuízos nos rebanhos bovinos. Baixos índices reprodutivos resultam em baixos índices produtivos. Entre as bactérias relacionadas aos distúrbios reprodutivos e do trato respiratório, temos o Ureaplasma diversum, espécie de micoplasma pertencente à classe Mollicutes, como o principal agente etiológico. Embora possua um impacto direto na prática da bovinocultura, ainda não existem vacinas disponíveis que possam ser utilizadas como medidas profiláticas contras as infecções por Ureaplasma diversum. Para o desenvolvimento de novas medidas profiláticas que garantam a redução dos prejuízos causados por esta bactéria é necessário o entendimento dos mecanismos imunes envolvidos no controle desta infecção por hospedeiros vertebrados. O desenvolvimento de novas medidas imunoprofiláticas necessita de modelos animais experimentais que reproduzam as manifestações clínicas observadas nos animais bovinos naturalmente infectados. Estes modelos, além de proporcionar um maior conhecimento dos padrões de respostas imunes geradas frente à infecção podem contribuir de forma significante para o desenvolvimento de vacinas e outras medidas imunoterapêuticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Santana - Integrante / Robson Amaro Augusto da Silva - Coordenador / Tiana Baqueiro Figueiredo - Integrante / Jamile Ramos da Silva - Integrante / Patrícia Nolasco Santos - Integrante / Samir Andrade Mendonça - Integrante / Denisar Palmito dos Santos - Integrante / Judde Lacerda Andrade - Integrante / Lucas Miranda Marques - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Estudo de interação entre alergia respiratória e esquitossomose mansônica em modelo murino, Descrição: A esquistossomose mansônica é uma grave doença infecciosa diretamente relacionada a precárias condições sócio-ambientais e que atinge vários estados brasileiros, principalmente os do Nordeste. Trata-se de uma parasitose causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, que tem o homem como hospedeiro definitivo. As alergias respiratórias são doenças que resultam em reações imunológicas mediadas por imunoglobulinas da classe E (IgE). Normalmente as crises alérgicas são desencadeadas pelo contato de pessoas susceptíveis com aeroalérgenos, tais como antígenos derivados do ácaro de poeira Blomia tropicalis. Infecções helmínticas também estimulam uma potente resposta de IgE, refletindo na expressão de interleucinas do tipo Th2. Paradoxalmente, em países onde infecções helmínticas têm alta prevalência e o balanço do sistema imune é desviado em direção a uma resposta tipo Th2, doenças alérgicas são menos prevalentes. Devido à similaridade entre a resposta imune contra helmintos e as doenças alérgicas mediadas por IgE, há uma intensa discussão sobre a relação entre parasitos e alergia. Estudos demonstram que a infecção crônica com Schistosoma sp. produz aumento de IL-10 e de células regulatórias, bem como reduz a positividade em teste cutâneo para antígenos de ácaros. Cabe ressaltar que estudos em modelos experimentais sobre a interação entre a infecção por S. mansoni e as doenças alérgicas contribuem para um melhor entendimento dos mecanismos imunológicos desencadeados no organismo humano. A utilização de alérgenos de ácaro de poeira em modelos experimentais de alergia é uma possível forma de aproximar estes modelos das condições encontradas na alergia respiratória humana. Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da infecção por S. mansoni no desenvolvimento da resposta alérgica ao ácaro de poeira B. tropicalis em modelo experimental murino. Para alcançarmos tal objetivo, camundongos serão infectados por S. mansoni e sensibilizados ao B. tropicalis para posterior ava. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Santana - Integrante / Robson Amaro Augusto da Silva - Integrante / Tiana Baqueiro Figueiredo - Coordenador / Jamile Ramos da Silva - Integrante / Patrícia Nolasco Santos - Integrante / Samir Andrade Mendonça - Integrante / Denisar Palmito dos Santos - Integrante / Judde Lacerda Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Pôster premiado no II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia - Primeiro lugar na categoria Pós-Graduação (Co-autor), Embrapa Agroenergia., EMBRAPA Agroenergia.

2015

Pôster premiado no II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia - Segundo Lugar na categoria Pós-Graduação (Autor), Embrapa Agroenergia., EMBRAPA Agroenergia.

2012

Pôster premiado na 2ª SEMBIOTEC (Co-autor), Universidade Federal da Bahia., Universidade Federal da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Agroenergia. , Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Asa Norte, 70770901 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 34484246, Fax: (61) 34481589, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30

  • 2013 - 2014

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/2009 - 10/2009

      Extensão universitária , Universidade Federal da Bahia, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria na 1ª Jornada de Dilvulgação Científica das Ciências da Vida em Vitória da Conquista - Vivendo o IMS com carga horária de 40 horas..