Marci Fileti Martins
É graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente, é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND, do Departamento de Antropologia do Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ). Tem experiência na área da Linguística, atuando com os seguintes temas: descrição e análise linguística com ênfase em línguas indígenas, política linguística, educação escolar indígena, e análise do discurso com ênfase na produção e divulgação de conhecimento científico/acadêmico.
Coordena os seguintes projetos de pesquisa: As línguas Tupi faladas dentro e fora da Amazônia, e Descrição de línguas indígenas: instrumentalização e documentação. É membro do projeto de pesquisa Linguística Descritiva e Histórico-Comparativa de línguas indígenas brasileiras, com foco especial em Tupí, Macro-Jê e Aruák (LALI/UnB). Participa como membro do projeto de extensão universitária ?Escolas Território? (UFF). É pesquisadora colaboradora do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística ? IPOL. É membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena ? CEEEI-RJ, no qual representa a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É Vice-coordenadora do GT de Línguas Indígenas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
1997 - 2003
Universidade Estadual de Campinas
Título: Descrição e Análise de Aspectos da Gramática do Guarani Mbyá
Orientador: Prfa Dra.Lucy Seki
, Ano de obtenção: 2003. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Linguística; Línguas Indígenas; Guarani Mbyá; Ordem de Constituintes; constituintes discursivos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Línguas Tupi Guarani. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Lingüística
1993 - 1996
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Incorporação Nominal em Guarani Mbyá
, Ano de Obtenção: 1996.Lucy Seki.Coorientador: Paulino Vandresen. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Linguistica; Línguas Indígenas; Guarani Mbyá; Incorporação Nominal.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.
Pós-doutorado
2020 - 2021
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Linguística. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Indígenas.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Guarani
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Indígenas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Linguística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Divulgação de Ciência.
Organização de eventos
MULLER, Gilvan ; MORELLO, R. ; MARTINS, M. F. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS: Políticas linguísticas e multilinguismo. 2021. (Congresso).
CABRAL, A. S. A. C. ; ISIDORO, E. ; MARTINS, M. F. . Segundo Congresso Internacional sobre Revitalização de Línguas Indígenas e Minorizadas. 2019. (Congresso).
MORELLO, R. ; MARTINS, M. F. . III Seminário do Observatório de Educação na Fronteira. 2013. (Outro).
MARTINS, M. F. ; RIBEIRO, R. M. de L. ; RIBEIRO, M. A. . II Encontro Cultural da§fronteira Brasil Bolivia. 2012. (Outro).
MARTINS, M. F. ; MORELLO, R. ; MULLER, Gilvan ; BRITES, Claudia L. E. ; SAGAZ, Marcia ; SEIFFET, Ana paula . II Seminario do Observatorio da Educação na Fronteira-OBEDF. 2012. (Outro).
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . Semana da Comunicação e da Linguagem. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Colóquio Incorporação Nominal Línguas Indígenas.Uma reflexão sobre o papel da documentação linguística em projetos de políticas linguísticas dos povos Apurinã, Jamamadi-Deni e Tupiniki. 2021. (Outra).
Congresso Internacional Interdisciplinario sobre la Amazonía: homenaje André-Marcel d?Ans. Formação de professore(a)s e pesquisadore(a)s indígenas em pós-graduação na área da Linguística: o caso do PROFLLIND (Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas). 2021. (Congresso).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS. O pluricentrismo GuaranÍ: diversidade e normatização. 2021. (Congresso).
Linguística Live.Políticas linguísticas na Nova República (1989-2016) e os aspectos da atuação brasileira no âmbito internacional. 2020. (Outra).
Linguística Live.Multilinguismo: As políticas para as línguas brasileiras na República Nova. 2020. (Outra).
Série LÍNGUAS E POLÍTICA.Políticas para os povos Apurinã e Jamamadi-Deni do médio Purus (AM). 2020. (Outra).
XXXV Encontro Nacional da ANPOLL.As políticas linguísticas para a promoção das línguas Apurinã, Jamamadi-Deni e Tupinikim: desafios e perspectivas. 2020. (Encontro).
II Congresso Internacional sobre Línguas Indígenas e Minorizadas. Configurações do Multilinguismo e a produção de conhecimento em Línguas Indígenas: o caso dos povos Apurinã, Jamamadi e Tupinikim. 2019. (Congresso).
Encontro de Pesquisadores de Línguas Indígenas.Encontro de Pesquisadores de Línguas Indígenas. 2018. (Encontro).
8a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.RUMO AOS 200 ANOS DO MUSEU NACIONAL: IMPLEMENTANDO AçõES DE VISIBILIDADE DA INSTITUIçãO BICENTENáRIA,. 2017. (Outra).
IX Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.Línguas e Literaturas Indígenas: o lugar da escola, da universidade e da comunidade. 2017. (Outra).
Simpósio Povos Indígenas Falantes de línguas Guarani: História e Etnografia Contemporâneas.O universo semântico da morte: o verbo manõ (?morrer?) como um verbo ?ativo? no Guarani Mbya. 2017. (Simpósio).
X Congresso Internacional da Abralin. Estratégias de Relativização no Guarani Mbya: o caso do elemento va?e e o processo de variação no padrão de ordem palavras. 2017. (Congresso).
7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Reconstrução e inclusão: introduzindo novo layout e tecnologias responsivas no website do Museu Nacional. 2016. (Encontro).
V Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí.Marcadores de pessoa e caso no Uru Eu Wau Wau. 2016. (Encontro).
V Encontro Universitário sobre Linguagem, Cultura e Sociedade.A Língua de Contato na fronteira brasileira com os países de expressão hispânica: o caso de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirim/BR e de Rivera/UR e Santana do Livramento/BR. 2014. (Encontro).
III Seminário do Observatório de Educação na Fronteira.A Propósito de Metodologias. 2013. (Seminário).
Semana Internacional de Etnolinguistica da UNIR.Guarani Mbya e o Guarani do Chaco Boliviano: um caso exemplar no panorama das migrações Tupi Guarani. 2013. (Encontro).
II Encontro Cultural da Fronteira Brasil Bolivia.Observatório da Educação na Fronteira: A Escola Municipal FLORIZA BOUEZ. 2012. (Encontro).
II Seminario do Observatorio da educação na Frinteira - OBEDF.Estratégias Identitárias e Comunicacionais no/do Portunhol (?) falado na região fronteiriça de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirim/BR. 2012. (Seminário).
VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e V Colóquio Internacional.Descrição e Documentação de Línguas Amazônicas- Grupo de Trabaho. 2012. (Simpósio).
VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e V Colóquio Internacional.Léxico da Língua Apurinã: proposta de um dicionário bilingue. 2012. (Simpósio).
VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e V Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Aazônia.O " Portunhol" falado na região fronteiriça de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirim/BR. 2012. (Simpósio).
Colóquios de Lingua Portuguesa.Políticas Linguisticas. 2011. (Encontro).
III Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia. Classes de palavras no Mbya: a questão do adjetivo. 2011. (Congresso).
V Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul.As línguas Tupi-Guarani faladas dentro e fora da Amazônia: o caso do Mbya e do Guarni do Chaco Boliviano. 2011. (Simpósio).
Colóquios de Língua Portuguesa.Oralidade, Literatura e as Novas Tecnologias - desmistificando tabus. 2010. (Encontro).
III Encontro Internacional sobre Lïnguas e Culturas Tupi.Classes de Palavras em Mbya: há na língua uma classe independente de adjetivo?. 2010. (Simpósio).
I Seminário de Discussão sobre um Projeto Político Pedagógico para o Campus de Guajará-Mirim - Integração de Políticas Educacionais na Fronteira. 2010. (Seminário).
Semana Educa 2010 - I Encontro de Pós-Graduação, X Semana de Pedagogia e VIII Semana de Educação Física.Língua e educação na fronteira: identidade e diversidade. 2010. (Simpósio).
III SINPEL Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística.O Imaginário de Autoria na imagem e no texto do Discurso jornalístico. 2009. (Seminário).
VI Seminariode Estudos em Analise do Discurso.A construção do outro na imagem e no texto jornalístico. 2009. (Seminário).
4 Encontro de Prof. de Jornalismo do PR e 2 Encontro de Prof. de Jornalismo de SC.A divulgação científica da Revista Laboratório Ciência em Curso. 2008. (Encontro).
Ciclo de Debates: Pesquisa e(m) Comunicação.Divulgação de Ciência: Revista Ciencia em Curso. 2008. (Outra).
III Jornada Unisul de Iniciação Científica.Apresentação de projetos do Programa Unisul de Iniciação Científica ? PUIC. 2008. (Outra).
IV Encontro Internacional da Comunicação, Cultura e Mídia.A Ciência em Processo: Um Caso de Divulgação Científica. 2008. (Encontro).
Unisul: Povos Originários.Os Guarani Mbyá; lingua e cultura. 2008. (Outra).
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL.Os sentidos do provisório e do ilegítimo no audiovisual contemporâneo. 2008. (Encontro).
4 Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais.Forma Polêmica de Inscrição de Divulgação de Ciência. 2007. (Simpósio).
III Seminário de Estudos em Análise do Discurso: O discurso na contemporaneidade: materialidade e fronteiras.O que pode e deve ser dito sobre ciência no discurso de divulgação científica:. 2007. (Seminário).
V Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: Produção de Consenso e Políticas Públicas.Mídia, Divulgação e Consenso. 2007. (Encontro).
58 Reunião Anual da SBPC. Portal Ciencia em (Dis)Curso: Uma Proposta de Divulgação Científica. 2006. (Congresso).
I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Nucleo de Produção e Divulgação do Conhecimento Científico. 2006. (Congresso).
II Seminario de Estudos em Analise do Discurso- SEAD.Divulgação Científica e a Heterogeneidade Discursiva: Análise de "Uma breve História do Tempo" de Stephen Hawking. 2005. (Seminário).
V Semana Temática Integrada das Licenciaturas e Feira Pedagógica.?Portal ?Ciência em (Dis)curso?: Uma Proposta de Divulgação Científica. 2005. (Encontro).
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Divulgação Científica e Heterogenidade Discursiva. 2004. (Congresso).
I Encontro Internacional de Língua e Cultura Tupi. A ordem dos constituintes discursivos no Guarani Mbyá. 2004. (Congresso).
I Seminário de Estudos em Análise de Discurso.Análise de Discurso: entre o linguístico e o discursivo. 2003. (Seminário).
Associação Brasileira de Linguística-ABRALIN. Marcador Inativo de Terceira Pessoa em Guarani Mbyá. 1999. (Congresso).
III CELSUL. Considerações sobre as Classes de Palavras em Línguas Tupi. 1999. (Congresso).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa. A Sílaba no Guarani Mbyá. 1998. (Congresso).
Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo-GEL. Incorporação de Nominais em Guarani Mbyá. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
MARTINS, M. F.; PEIXOTO, J.; BARBOSA, M. F. S. O.; MARTINS, M. R. P.. A Tradição Oral dos Povos Baniwa e Baré na Língua Yẽgatu: Desafios da Educação Escolar Indígena,. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ.
MARTINS, M. F.; PEIXOTO, J.; BARBOSA, M. F. S. O.; CANUTO, C. L. O.. Política Linguística na Perspectiva de Fortalecimento da Língua Indígena Yẽgatu: Construção de Material Didático e sua Aplicabilidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ.
MARTINS, M. F.; SOUZA, T. C. C.; BONFIM, E.. História e Cultura Indígena e Africana em Livros Didáticos: O Silenciamento das Leis. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MARTINS, M. F.; MORAES, M. J.; PAULA, E. A.. Indígenas na Cidade de Sena Madureira: Representações Discursivas e Imagéticas da Mídia sobre o Povo Jaminawa. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.
LIMA-ANGENOT, Geralda de; APONTES, Selmo Azevedo;MARTINS, M. F.. Zoonímia histórico-comparativa bantu: as designações dos canídeos e hienídeos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; KEMPF, C.B.; LIMA-ANGENOT, Geralda de. Um ensaio Histórico-Comparativo dos lexemas nas línguas da família Mondé (Tronco Tupi). 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Federal de Rondônia.
KEMPF, C.B.; LIMA-ANGENOT, Geralda de;MARTINS, M. F.. Estudo Histórico-Comparativo Bantu: As lexias relacionadas à sexualidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
KEMPF, C.B.; LIMA-ANGENOT, Geralda de;MARTINS, M. F.. As Contribuições Sociolinguísticas Advindas da Construção da BR 364 para a Formação dos Falares de Porto Velho. 2012 - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; KEMPF, C.B.; MOREIRA, Dorosnil Alves. A Relação da Língua com a Cultura, a Sociedade e a Educação para o Ensino-Aprendizagem da de língua Inglesa no Laboratório Lingüístico Amazônico/Amazônida. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; MOREIRA, Dorosnil Alves; PESSOA, maria do Socorro. A Situação Sócio ? Etno ? Lingüística do Povo Indígena Kassupá Residente em Porto Velho - RO. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; KEMPF, C.B.; LIMA-ANGENOT, Geralda de. Comparação dos vocabulos de provável origem bantu relativos à sexualidade:atestações no vale do Guaporá e no Reconcavo Baiano. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; MOREIRA, Dorosnil Alves; VELANGA, Carmem. Influencia do Multiculturalismo e das Marcas Dialetais na Educação no Contexto Amazônico/Guajará-Mirim/RO. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; KEMPF, C.B.; LIMA-ANGENOT, Geralda de. Palavras de Possivel Origem Africana Levantadas na Culinaria Guaporeana: uma Contribuiçao ao Dicionario Etimologico dos Afro-Brasileiros. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
GALLO, S. L.; MORITZ, M. E. W.;MARTINS, M. F.. Cursos de Oratória: A Inconsistência do discurso. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LITAIFF, A.; DARELLA, M. D. P.;MARTINS, M. F.. A linguagem Mitológica e Científica: Diálogos e Confrontos em sala da Aula. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; GALLO, S. L.; Fagundez. Analise do discurso parlamentar sobre o orçamento federal. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; HEINING, O. L. O. M.; ANDRADE, M. C. L.. A Escola em Discurso: análise enunciativa de um exercicio de improvisação teatral. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
MARTINS, M. F.; FURLANETO, M. M.; Hentz, M.I.B.. Efeitos de Sentido da Proposta Curricular de Santa Catarina no Discurso de Professores e Alunos 5a. e 6a. série de uma Escola Estadual de santa Catarina. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; Figueiredo, D. de C.; FUNCK, S. B.. A representação de Identidades Corporais Femininas Pós-modernas na Mídia de Massa: Os dDscursos das Revistas de Moda. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; GALLO, S. L.; DEL CARRATORE, L.R.R.. Análise Discursiva do Projeto Experimental em publicidade e Propaganda- Campanha. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; GALLO, S. L.; LAGAZZI, S.. Análise do Discurso de Divulgação de Ciência por meio da Internet. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; Rosana de Cassia Kamita; MESSA, F. C.. Índices de um cinema de poesia em Eraserhead. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; MESSA, F. C.; Tânia Regina de Oliveira Ramos. Cadê o gibi que estava aqui? Maus e a evolução das histórias em quadrinhos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; GALLO, S. L.; ANDRE, A. S.. Instrumentos de Busaca da web e Memória Discursiva. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; GALLO, S. L.; LAGAZZI, S.. A relação do adolescente com a escrita pedagógica e com a escrita na internet: dois modos de constituição de autoria. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; CRUZ, D. M.; JULIANO, D. B. R.. Análise das Caracteristicas narrativas e do ambiente digital dos jogos em rede: um estudo de caso do jogo Priston Tale. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. "Desejos" por Jum Nakao: a linguagem do ritual na moda. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. A Imagem da Mulher como Argumento de venda na publicidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Livro Didatico: Discurso Cientifico ou Pedagógico. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Xondaro - Uma etnografia do mito e da dança Guarani como linguagens étnicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da linguagem) - Universidde do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; LITAIFF, A.; Tânia Regina de Oliveira Ramos. A linguagem da moda: uma história de revoluções ? da alta costura ao Prêt-à-Porter. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; MORELLO, R.; GALLO, S. L.. Entre a Ciencia e a Midia: um olhar da assessoria de imprensa. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Análise discursiva do Telecurso 2000: o acontecimento discursivo do módulo de Língua Portuguesa.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da linguagem) - Universidde do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. O processo Discursivo em Atos administrativos Universitarios de Qualificação de Dissertação. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da linguagem) - Universidde do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Rupturas e Contínuos da Concordância Nominal em Textos Orais de Informantes de Tubarão (SC) e São Borja (RS). 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Textos orais de informantes caboclos de Caçador (SC):. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Forma pronominal de segunda pessoa: usos e ?desusos? na região de Tubarão. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; MORELLO, R.; ALTENHOFEN, C V; SILVA , F L L; SEVERO, C G; BONINI, A.. Censo, Diagnóstico, Inventário e Observatório Linguísticos: aspectos metodológicos e papel político-linguístico. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FOGUEL, D.; NOBRE, D. B.;MARTINS, M. F.. Antropologia e Educação: Um processo de construção Educacional intercultural. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SIEBERT, S.; FURLANETO, M. M.;MARTINS, M. F.. Discurso religioso e poder: efeitos de sentido da ideologia na memória e na imagem produzidos pela obra a primeira missa do Brasil. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DUARTE, Fábio Bonfim; FREITAS, Maria Luisa de Andrade;MARTINS, M. F.. Morfossintaxe do Tenetehara (Tupi-Guarani). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PEIXOTO, J.; MOREIRA, C. C.;MARTINS, M. F.. ASPECTOS FONOTÁTICOS DA SÍLABA NO PORTUGUÊS INDÍGENA MBYÁ GUARANÍ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MARTINS, M. F.; RIBEIRO, R. M. de L.; RIBEIRO, M. A.. Léxico Derivado do Tupi no Português Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
BRASIL, V.;MARTINS, M. F.. O Homem Demasiado Livre: Uma Crítica ao Sujeito da Auto-ajuda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicolgia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; FLORES, G.; SANTOS NETO, H. I. C.. O Aquecimento Global na Revista Veja: O Deslizamento de Sentidos entre Catastrofistas e Céticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; SANTOS NETO, H. I. C.; GONCALVES, J.. Análise discursiva do jornal Diário Catarinense na cobertura do Caso Moeda Verde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; SANTOS NETO, H. I. C.; GONCALVES, J.. Parcialidade no jornalismo esportivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; SANTOS NETO, H. I. C.; BITENCOURT, L.. Podcast: acontecimento discursivo?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. A Prática de Leitura no Contexto Escolar: Conexão entre Leitura e a produção Textual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Preconceito linguistico dentro e fora da escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Conteudos da Disciplina de Lingua Portuguesa que Apresentam Maior Grau de Dificuldade de Assimilação por alunos do # Ano do Ensino Medio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. O Jogo no Processo Ensino Aprendizagem na Lingua Portuguesa do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. Intervenção Compartilhas: Aplicação da Leitura no Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. O Ensino de Gramática nas Séries Iniciais: uma Proposta Metodológica a partir de Monterio Lobato. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.. A Atual Florianópolis: A transformação da ilha de Santa Catarina sob os aspectos de população e urbanização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MARTINS, M. F.; KEMPF, C.B.; LIMA-ANGENOT, Geralda de. Banca Examinadora do Concurso Publico para Professor Efetivo do Magistério Superior. 2012. Fundação Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; SILVA, J. F.; KEMPF, C.B.; RIBEIRO, R. M. de L.. Banca Examinadora do Concurso Publico para Professor Substituto do Magistério Superior. 2011. Universidade Federal de Rondônia.
MARTINS, M. F.; PEIXOTO, J.; DAMULAKIS, G.. Processo seletivo Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas. 2022. Museu Nacional (UFRJ.
MARTINS, M. F.; CHRISTINO, B. P.; LAGORIO, M. A. C. A.. Processo seletivo Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas. 2015. Museu Nacional (UFRJ.
MARTINS, M. F.; GALLO, S. L.; FURLANETO, M. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor. 2007. Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientou
A expressão de posse na língua Mebêngôkre: a posse atributiva e as estruturas de parentesco; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ); (Orientador);
Gramática pedagógica do Nheengatu como ferramentas para o ensino da língua; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ; (Orientador);
Narrativas Tenetehára: língua, cultura e educação; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ); (Orientador);
Proposta para uma gramática didático-pedagógica da língua Terena; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ); (Orientador);
Estudos do léxico Guarani Mbya: obsolência, neologismos e empréstimos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ); (Orientador);
Estudo comparativo das línguas/variedades guarani faladas na região de fronteira Brasil (Mato Grosso do Sul) e Paraguai (Alto Paraguay); Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília; (Coorientador);
Proposta para dicionário bilíngue Guarani Mbya-Português/Português-Guarani Mbya da saúde; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Coorientador);
Proposta para um sistema ortográfico unificado da língua Guarani Mbya falada no Brasil; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Elementos para uma Sociolinguística da língua: o Guarani Nhandeva falado na Reserva Indígena Porto Lindo - Japorã ? MS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ), ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Linguagem e identidade: a mulher Tenetehára contemporânea e sua relação com os movimentos sociais; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
O Tupi-Antigo (Tupinambá) como língua etno-Identitária do povo Tupinikim: Análise da produção escrita em Tupi-Antigo elaborada na Escola Indígena Caieiras Velha- Aracruz-Es; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ), ; Orientador: Marci Fileti Martins;
O Campo lexical da Cerimônia do Bẽp: Proposta de um Dicionário bilíngue Mebêngôkre ? Português; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional (UFRJ, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Aspectos da Gramática do Uru-Eu-Wau-Wau: As Classes de Palavvras; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marci Fileti Martins;
Léxico da Língua Apurinã: proposta de um dicionário bilingue; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marci Fileti Martins;
Entre o Português e o Jaminawa: o bilinguismo e o ensino da língua oficial; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marci Fileti Martins;
Língua Wayoró: os segredos revelados pelo léxico; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da LInguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Leitura enqunto Processo: efeitos de sentido da leitura dentr e for da escola; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
As relações discursivas no meio acadêmico e as influências decorrentes do uso das novas tecnologias de comunicação (ferramenta e-mail); 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Os Sentidos da Ciência na Contemporaneidade: A História em Quadrinhos Wtchchmen; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
As Relações Interdiscursivas entre Arte, Política e Jornalismo: as Charges de Cao Hering; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
O discurso político no cinema catarinense; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Ciência, Tecnologia e Educação em Rede: as significações da ciência em ambientes virtuais de aprendizagem a distância - AVAs; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Autoria e plágio em monografias: uma abordagem discursiva; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
A produção de sentido sobre a mulher no site de relacionamento Orkut; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Rock´n Roll: a Dança da Ideologia; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Exclusão pela Inclusão: A constituição de Sentidos na Educação Especial; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Discurso Jornalistico e discurso PublicitárioLugar de Aliança: Reportagem a melhor Compra da Revista Quatro Rodas; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Funcionamento Discurso da Divulgação de Obras Literárias: "orelhas de Livros e Sinopses de catálogos de Editoras; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Ciencia dos Quadrinhos; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
Proposta Curricular de Santa Catarina: um lugar de confronto entre o discurso pedagógico e o discurso científico; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Circulação das línguas nos meios de Comunicação na Cidade de Guayaramerin (BO); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marci Fileti Martins;
O Jornalismo Científico nas revistas Superinteresante e Scientific American Brasil: Jornalista e Cientista como Divulgador; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
A construção de sentidos sobre a mulher na revista masculina trip; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
O fazer jornalístico do jornal O Estado: a relação entre politico e o local; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Formulação de Sentidos sobre a Juventude na Contemporaneidade: o case; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Barreto; A Formulação de Sentidos sobre Ciencia e Tecnologia nas Histórias em Quadrinhos e Desenhos Animados Japoneses; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Muniz; O publico alvo do discurso da publicidade na contemporaneidade: o case Batman ? O Cavaleiro das Trevas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Romantismo nos quadrinhos: "O Mostro ro do Pântano" de Alan Moore; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Ingles) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
A urbanização do mar: a formulação de sentidos sobre o mar no espaço público; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Memória da Moda: A formulação de sentidos sobre a moda no discurso jornalístico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
A Circulação das Linguas nos Meios de Comunicação das Cidades de Guajará-Mirim (BR); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marci Fileti Martins;
O sujeito leitor dos materiais de divulgação de ciencia: o leigo e o não especialista; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marci Fileti Martins;
A divulgaçao Cientifica como um caso de extensão universitária; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Marci Fileti Martins;
O Documentário como Linguagem para Produção de Audiovisuais de Divulgação de Ciência para Internet; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
O Documentário como Linguagem para Produção de Audiovisuais de Divulgação de Ciência para Internet; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Andrade; O Imaginário de Autoria no Discurso de Divulgação Científica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marci Fileti Martins;
O discurso da ciência na contemporaneidade: heterogeneidade e descontinuidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marci Fileti Martins;
Análise de audiovisuais de divulgação de ciência na internet a partir da proposta da Revista Laboratório Ciência em Curso; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Nunes; O Discurso Artístico na Artístico na Constituição dos Materiais de Divulgação de Ciência: A Revista Ciência em Curso; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Video) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Produção e Análise de Audiovisuais para a Revista Ciência em Curso; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Nunes; O discurso artistico na constituição dos sentidos da divulgação da ciência; Um estudo de caso: Revista Ciência em Curso; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Video) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidde do Sul de Santa Catarina; Orientador: Marci Fileti Martins;
Produções bibliográficas
-
BENITES, J. ; MARTINS, M. F. . A unificação de sistemas ortográficos: o caso da língua guarani mbya falada no brasil. REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS , v. 14, p. 102-129, 2021.
-
SILVA, C. M. S. ; MARTINS, M. F. . A mulher Tenetehára contemporânea: identidade étnica, gênero e movimentos sociais. Revista Brasileira de Linguistica Antropológica , v. 11, p. 101-128-128, 2019.
-
MELGUEIRO, E. M. ; CANRAL, A. S. A. C. ; MARTINS, M. F. . Orações relativas em Nheengatú ou Ingatú. Revista Brasileira de Linguística Antropológica , v. 11, p. 151-166, 2019.
-
FLORES, G. ; MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; SIEBERT, S. . A ciência enquanto processo: um caso de divulgação. REVISTA CIENTÍFICA CIÊNCIA EM CURSO , v. v,1, p. 09, 2012.
-
GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . A dilvugação científica da Revista Ciencia em Curso. REVISTA CIENTÍFICA CIÊNCIA EM CURSO , v. 1, p. 69-79, 2012.
-
MARTINS, M. F. ; SILVA, Marcelo Santos . O discurso da ciência na contemporaneidade: heterogeneidade e descontinuidade.. Revista Científica Ciência em Curso , v. 1, p. 37-41, 2012.
-
MARTINS, M. F. ; Carolina Neotti . Autoria e Plágio na Internet: uma Leitura Discursiva. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online) , v. 2009.1, p. 2, 2009.
-
MARTINS, M. F. . O discurso da ciência na contemporaneidade: 'Nada existe a menos que observemos'. Rua (UNICAMP) , v. 15, p. 9, 2009.
-
MARTINS, M. F. ; Nunes, M.A.V. . O discurso artístico na constituição dos materiais de divulgação de ciência: a revista Ciência em Curso. Linguasagem (São Paulo) , v. 3, p. 1-6, 2008.
-
MARTINS, M. F. . Divulgação Científica e a Heterogeneidade Discursiva: análise de ?Uma Breve História do Tempo? de Stephen Hawking. Linguagem em (Dis)curso (Impresso) , Florianopolis, v. 6, p. 213-240, 2006.
-
MARTINS, M. F. . Aspectos da Fonologia Prosódica do Guarani Mbyá. Revista Virtual de Estudos da Linguagem , v. 7, p. 1-28, 2006.
-
MARTINS, M. F. . Muito mais que Super Heróis. Teias, UFSC, v. 3, p. 40-50, 1991.
-
MARTINS, M. F. . As línguas Tupi Faladas dentro e Fora da Amazônia. 1. ed. Rio de janeiro: Museu Nacional, 2017. v. 1. 248p .
-
MORELLO, R. (Org.) ; MARTINS, M. F. (Org.) . Observatório da Educação na Fronteira: Política Linguística em Contextos Plurilíngues: Desafios e Perspectivas para a Escola. 1. ed. Florianopolis: Garapuvu, 2016. v. 1. 244p .
-
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Sobre o papel da descrição linguística em projeto de política linguística dos povos Apurinã, Jamamadi-Deni e Tupinikim. In: Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo; Ana Suelly Arruda Câmara Cabral; Andérbio Márcio Silva Martin; Marcos Lúcio de Sousa Góis. (Org.). POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E AS LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILEIRAS. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. , p. 81-107.
-
MARTINS, M. F. ; VEZZARO, Antonia . Marcadores de pessoa e caso no Uru Eu Wau Wau. In: Marci Fileti Martins. (Org.). As línguas Tupi Faladas dentro e Fora da Amazônia. 1ed.Rio de Janiero: Museu Nacional, 2017, v. 1, p. 161-193.
-
MARTINS, M. F. . Apontamentos Sobre a Ortografia da Língua Jaminawa: entre o Linguístico e o Não Linguístico. In: Rosangela Morello, Marci Fileti Martins. (Org.). Observatório da Educação na Fronteira Política Linguística em Contextos Plurilíngues: Desafios e Perspectivas para a Escola. 1ed.Florianopolis: Garapuvu, 2016, v. 1, p. 107-148.
-
MARTINS, M. F. ; Plácida Farias da Silva ; VARGAS, A. P. ; SILVA, J. F. ; PINTO. Auxiliadora S. . Língua, Mídia e Fronteira: o Caso de Guayaramerin (BO) e Guajará-Mirim (BR). Língua, Mídia e Fronteira: o Caso de Guayaramerin (BO) e Guajará-Mirim (BR). 1ed.Florianópolis: Garapuvu, 2016, v. 1, p. 203-228.
-
MARTINS, M. F. . Lingua, História e Cultura. In: MORELLO, R. e Ana Paula SEIFFERT, Ana Paula. (Org.). Inventário da Língua Guarani Mbya - Inventário Nacional da Diversidade Linguistica (IDNL).. 1ed.Florianopolis: Garapuvu, 2011, v. , p. 71-81.
-
MARTINS, M. F. . Classes de palavras no Mbyá: há na língua uma classe independente de adjetivo?. Linguas e Culturas e Culturas Tupi. 2ed.Brasilia: Curt Nimendaju, 2011, v. 3, p. 195-210.
-
GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. . Ciência em Curso & Feito a mão. In: MILANI, M.L.;NECKEL,N.. (Org.). CULTURA: Faces do Desenvolvimento. 01ed.Blumenau: Nova Letra, 2010, v. 1, p. 133-140.
-
MARTINS, M. F. . O que pode e deve ser dito sobre ciência no discurso de divulgação científica:. In: Freda Indursky, Maria Cristina L. Ferreira, Solange Mittmann. (Org.). O Discurso na Contemporaneidade: Materialidades e Fronteiras. 1ed.Sao Carlos: Caraluz, 2009, v. , p. 09-451.
-
GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. ; MORELLO, R. . Linguagens, Ciências e Tecnologias na Formulação do Conhecimento. In: Sandro Braga; Mariléia Silva dos Reis; Maria Ester Wollstein e Fábio José Rauen. (Org.). Ciencias da Linguagem: Avaliando o Percurso, Abrindo Caminhos. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2008, v. , p. 20-35.
-
MARTINS, M. F. . A Ordem de Constituintes no Guarani Mbya: tem o Mbya uma ordem de palavras dominante?. In: Ana Suelly Arruda Camara Cabral e Aryon Dall' Igna Rodrigues. (Org.). Línguas e Cultura Tupí. 1ed.Brasilia: Cut Nimuendaju, 2007, v. 1, p. 309-409.
-
MARTINS, M. F. . Parcerias e Transdisciplinaridade. Revista Ciencia em Curso, http://aplicacoes.unisul.br/ci, , v. V. 3, n. 1, 01 dez. 2007.
-
MARTINS, M. F. . A prática do jogo no ensino superior. Revista Ciência em Curso, , v. V. 2, n.1, 01 dez. 2006.
-
MARTINS, M. F. . Identidade Cultural e Urbanização. Revista Ciência em Curso, Florianópolis, , v. V. 1, n.4, 01 set. 2006.
-
MARTINS, M. F. . Preservar é Preciso. Revista Ciencia em Curso, Florianopolis, , v. V. 1, n.3, 01 jun. 2006.
-
MARTINS, M. F. . O Elo entre os Sambaquieriros e os Agricultores e Ceramistas. Revista Ciência em Curso, Florianópolis, , v. V. 1, n.3, 01 jun. 2006.
-
MARTINS, M. F. . Porque fazemos história?. Revista Ciência em Curso, Florianópolis, , v. V. 1, n.3,, 01 jun. 2006.
-
MARTINS, M. F. . Modelos de Processos de Negócio. Revista Ciencia em Curso, Florianopolis, , v. V1, n.2, 01 mar. 2006.
-
MARTINS, M. F. . Linguagem Unificada de Modelagem -ULM. Revista Ciência em Curso, Florianopolis, , v. V1, n.2, 01 mar. 2006.
-
MARTINS, M. F. . Trabalho fornal X tarabalho informal. Revista Ciencia em Curso, Florianopolis, , v. V1, n.1, 01 dez. 2005.
-
MARTINS, M. F. . As Línguas Brasileiras. A Notícia, Florianópolis, 02 mar. 1995.
-
MARTINS, M. F. . O mar, as dunas e seus prazeres. Jornal da Cultura, p. 05 - 05, 01 dez. 1994.
-
MARTINS, M. F. . Contos da Cdade. Folha da Cultura, Florianópolis, p. 06 - 07, 01 set. 1994.
-
GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . A Ciência enquanto Processo: Um Caso de divulgaçao Científica. In: IV Encontro Internacional da Comunicação, Cultura e Mídia, 2008, São Paulo. IV Encontro Internacional da Comunicação, Cultura e Mídia, 2008.
-
MARTINS, M. F. . Divulgação Científica e a Heterogeneidade Discursiva: analise de. In: II Seminario de Estudos em Analise do Discurso- SEAD, 2005, Porto Alegre. II Seminario de Estudos em Analise do Discurso- SEAD. Porto Alegre, 2005.
-
MARTINS, M. F. ; BORELLA, C. . Considerações sobre as Classes de Palavras em Línguas Tupi. In: III CELSUL, 1999, Porto Alegre. III CELSUL, 1999.
-
MARTINS, M. F. . O construção do outro na imagem e no texto jornalístico. In: VI Seminariode Estudos em Analise do Discurso, 2009, Porto Alegre. VI Seminario de Estudos e Analse do Discurso, 2009.
-
MARTINS, M. F. . Os sentidos do provisório e do ilegítimo no audiovisual contemporâneo. In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008, Goiania. XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008.
-
MARTINS, M. F. . O que pode e deve ser dito sobre ciência no discurso de divulgação científica:. In: III Seminário de Estudos em Análise do Discurso: O discurso na contemporaneidade: materialidade e fronteiras, 2007, Porto alegre. III Seminário de Estudos em Análise do discurso: O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras, 2007.
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. . Portal Ciencia em (Dis)Curso: Uma Proposta de Divulgação Científica. In: 58 Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58 Reunião Anual da SBPC, 2006.
-
MARTINS, M. F. . A Sílaba em Guarani Mbyá. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, 1998, Campinas. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, 1998.
-
MARTINS, M. F. . O Portunhol Falado na Região Fronteiriça de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirin/BR. In: VI Simposio, 2012, Rio Branco. VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e V Colóquio Internacional, 2012.
-
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Léxico da Língua Apurinã: proposta de um dicionário bilingue. In: VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e V Colóquio Internacional, 2012, Rio Branco. VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e V Colóquio Internacional, 2012.
-
MARTINS, M. F. . Classes de palavras no Mbya: a questão do adjetivo. In: III Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2011, Pará. Classes de palavras no Mbya: a questão do adjetivo, 2011. v. 1. p. 05-05.
-
MARTINS, M. F. . As línguas Tupi-Guarani faladas dentro e fora da Amazônia: o caso do Mbya e do Guarni do Chaco Boliviano.. In: V Simpósio Linguagens e Identidades da /na Amazônia Sul-Ocidental, 2011, Rio Branco. Linguagens e Educação, 2011. v. 1. p. 154-154.
-
MARTINS, M. F. . Classes de Palavras em Mbya: há na língua uma classe independente de adjetivo?. In: III Encontro Internacional sobre Lïnguas e Culturas Tupi, 2010, Brasília. Encontros 2010, 2010. p. 54-55.
-
MARTINS, M. F. ; MORELLO, R. . Língua e educação na fronteira: identidade e diversidade. In: Semana Educa 2010 - I Encontro de Pós-Graduação, X Semana de Pedagogia e VIII Semana de Educação Física, 2010, Porto Velho. Semana Educa 2010 - I Encontro de Pós-Graduação, X Semana de Pedagogia e VIII Semana de Educação Física, 2010.
-
MARTINS, M. F. . O Imaginário de Autoria na imagem e no texto do Discurso jornalístico. In: Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüistica, 2009, Florianópolis. RESUMOS - COMUNICAÇÕES- SINPEL, 2009.
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. . Mídia, Divulgação e Consenso. In: V Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: Produção de Consenso e Políticas Públicas, 2007, Campinas. V Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: Produção de Consenso e Políticas Públicas, 2007.
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. . Forma Polêmica de Inscrição de Divulgação de Ciência. In: 4 Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais, 2007, Tubarão. www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/index.htm, 2007.
-
MARTINS, M. F. . Produção e Circulação do Conhecimento Científico. In: I Colóquio Internacional de Análise de Discurso, 2006, São Carlos. I Colóqui Internacional de análise de Discurso, 2006.
-
MARTINS, M. F. . Nucleo de Produção e Divulgação do Conhecimento. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006. I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006.
-
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; GALLO, S. L. . ?Portal ?Ciência em (Dis)curso?: Uma Proposta de Divulgação Científica. In: IV Semana Temática Integrada das Licenciaturas e Feira Pedagógica, 2005, Tubarão. Semana Temática Integrada das Licenciaturas e Feira Pedagógica, 2005.
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. . Portal Ciencia em (Discurso): Uma proposta de divulgação científica. In: V Semana Temática Integrada das Licenciaturas e Feira Pedagógica, 2005, Tubarão. V Semana Temática Integrada das Licenciaturas e Feira Pedagógica, 2005.
-
MARTINS, M. F. . Divulgação Científica e Heterogenidade Discursiva. In: Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2004, Florianóplis. Anais do 6 Encontro do Circulo de Estudos Linguisticos do Sul, 2004.
-
MARTINS, M. F. . A ordem dos constituintes no Guarani Mbyá. In: I Encontro Internacional de Língua e Cultura Tupi, 2004, Brasilia. Atas do I Encontro Internacional de Língua e Cultura Tupi. Brasilia, 2004.
-
MARTINS, M. F. . Análise de Discurso: entre o linguístico e o discursivo. In: I Seminário de Estudos em Análise de Discurso, 2003, Porto Alegre. I Seminario de Estudos em Analise do Discurso- SEAD. Porto Alegre, 2003.
-
MARTINS, M. F. . Marcador Inativo de Terceira Pessoa em Guarani Mbyá. In: Associação Brasileira de Linguística-ABRAIN, 1999, Forianópolis. Marcador Inativo de Terceira Pessoa em Guarani Mbyá, 1999.
-
MARTINS, M. F. . Incorporação de Nominais em Guarani Mbyá. In: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo-GEL, 1998, São José do Rio Preto. Anais, 1998.
-
MARTINS, M. F. . Uma reflexão sobre o papel da documentação linguística em projetos de políticas linguísticas dos povos Apurinã, Jamamadi-Deni e Tupinikim. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . O pluricentrismo GuaranÍ: diversidade e normatização. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Línguas Indígenas da Região Sul. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. . As políticas linguísticas para a promoção das línguas Apurinã̃, Jamamadi-Deni e Tupinikim: desafios e perspectivas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Configurações do Multilinguismo e a produção de conhecimento em Línguas Indígenas: o caso dos povos Apurinã, Jamamadi-Deni e Tupinikim. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Nominalização: Estratégia de Relativização e Complementação no Guarani Mbya?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Proposição de Inventário Sociolinguístico da Língua Guarani Mbya da Aldeia Sapukai). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. F. . O Sistema Ativo em línguas Tupi-Guarani: o caso do Guarani Mbya. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. . Línguas e Literaturas Indígenas: o lugar da escola, da universidade e da comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. . Estratégias de Relativização no Guarani Mbya: o caso do elemento va?e e o processo de variação no padrão de ordem palavras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . O universo semântico da morte: o verbo manõ (?morrer?) como um verbo ?ativo? no Guarani Mbya. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; ANDRADE, A. R. P. ; LIMA, V. M. F. ; ALCANTARA, L. G. ; SILVA, L. M. G. ; REZENDE, D. ; APARECIDA, C. . RUMO AOS 200 ANOS DO MUSEU NACIONAL: IMPLEMENTANDO AÇÕES DE VISIBILIDADE DA INSTITUIçãO BICENTENáRIA,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. F. ; VEZZARO, Antonia . Marcadores de pessoa e caso na língua Uru Eu Wau Wau. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; ANDRADE, A. R. P. . Reconstrução e inclusão: introduzindo novo layout e tecnologias responsivas no website do Museu Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . A Língua de Contato na fronteira brasileira com os países de expressão hispânica: o caso de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirim/BR e de Rivera/UR e Santana do Livramento/BR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. ; Elma Janete Bormann Braga ; Maria Íris dos Santos Araujo ; Esmeralda Souza Tobias . Observatório da Educação na Fronteira: A Escola Municipal FLORIZA BOUEZ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Estratégias Identitárias e Comunicacionais no/do Portunhol (?) falado na região fronteiriça de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirim/BR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . O ' Portunhol' falado na região fronteiriça de Guayaramerin/BO e Guajará-Mirim/BR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Léxico da Língua Apurinã: proposta de um dicionário bilingue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARTINS, M. F. . Classes de palavras no Mbya: a questão do adjetivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. F. . As línguas Tupi-Guarani faladas dentro e fora da Amazônia: o caso do Mbya e do Guarni do Chaco Boliviano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; MORELLO, R. . Língua e educação na fronteira: identidade e diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Oralidade, Literatura e as Novas Tecnologias - Desmistificando tabus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. . Classe de palavras no Mbya: há na língua uma classe independente de adjetivo?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARTINS, M. F. . O Imaginário de Autoria na imagem e no texto do Discurso jornalístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . O construção do outro na imagem e no texto jornalístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Os sentidos do provisório e do ilegítimo no audiovisual contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. ; MARTINS, M. F. . A Ciência enquanto Processo: Um Caso de divulgaçao Científica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . Divulgação de Ciência: Revista Ciencia em Curso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. . Os Guarani Mbyá; lingua e cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . A divulgação científica da Revista Laboratório Ciência em Curso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. . Forma Polêmica de Inscrição de Divulgação de Ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. . Analise Discursiva da Revista Ciencia em Curso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. . O que pode e deve ser dito sobre ciência no discurso de divulgação científica: nós precisamos da incerteza é o único modo de continuar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Núcleo de Produção e Divulgação do Conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; GALLO, S. L. . Portal Ciencia em (Dis)Curso: Uma Proposta de Divulgação Científica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. F. . Divulgação Científica e a Heterogeneidade Discursiva: Análise de "Uma breve História do Tempo" de Stephen Hawking. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. . ?Portal ?Ciência em (Dis)curso?: Uma Proposta de Divulgação Científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . A ordem dos constituintes discursivos no Guarani Mbyá. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Divulgação Científica e Heterogenidade Discursiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Análise de Discurso: entre o linguístico e o discursivo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. ; BORELLA, C. . Considerações sobre as Classes de Palavras em Línguas Tupi. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Marcador Inativo de Terceira Pessoa em Guarani Mbyá. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . A Sílaba no Guarani Mbyá. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . Incorporação de Nominais em Guarani Mbyá. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. F. . As Línguas Tupi Faladas dentro e Fora da Amazônia. Rio de janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. B. ; PEIXOTO, J. ; SILVA, A. . Material didático bilingue mbya-português para professores do Ensino Fundamental II. 2021.
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. B. ; PEIXOTO, J. ; VIEIRA, M. D. ; SILVA, A. . Material didático bilingue mbya-português para professores do Ensino Fundamental I. 2020.
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. ; Rosangela Morello . II Seminário de Políticas Linguísticas e Educacionais do Povo Apurinâ. 2019.
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. B. ; VIEIRA, M. D. ; PEIXOTO, J. . Material didático bilingue mbya-português para professores do Ensino Fundamental I. 2019.
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. ; MORELLO, R. . I Seminário de Políticas Linguísticas e Educacionais do Povo Apurinâ. 2018.
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Língua Jamamadi: classificação genética e apontamentos para proposição de sistema ortográfico. 2016.
MULLER, Gilvan ; MORELLO, R. ; SEIFFET, Ana paula ; SAGAZ, Marcia ; MARTINS, M. F. . Inventário da Língua Guarani Mbya. 2011.
MARTINS, M. F. . Parecerista ad hoc. 2018.
MARTINS, M. F. . Parecerista ad hoc. 2006.
MARTINS, M. F. ; DANGELIS, W. R. ; BENITES, J. . Guarani do Google Tradutor não é o falado por indígenas brasileiros. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MARTINS, M. F. ; OLIVEIRA, E. C. . A importância de manter vivas as culturas dos povos originários. 2022. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Série Línguas & Políticas-Ep 4/Políticas para os povos Apurinã e Jamamadi-Deni no estado do Amazonas. 2020.
MARTINS, M. F. ; OLIVEIRA, G. M. . Linguistica Live: Políticas linguísticas na Nova República (1989-2016) e os aspectos da atuação brasileira no âmbito internacional.. 2020.
MARTINS, M. F. ; OLIVEIRA, G. M. . Linguística Live: Multilinguismo: As políticas para as línguas brasileiras na República Nova (1988-2016). 2020.
MARTINS, M. F. ; ORTIGA, Mariana . O resgate de uma língua indígena. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, M. F. . Pesquisa revitaliza língua indígena. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MARTINS, M. F. . No caminho inverso. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. B. ; VIEIRA, M. D. ; PEIXOTO, J. . Aspectos da Gramática do Guarani Mbya e Estratégias de Ensino e Aprendizagem para o Ensino Fundamental I. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático bilingue (português - Guarani mbya)).
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. B. ; PEIXOTO, J. ; VIEIRA, M. D. . Aspectos da Gramática do Guarani Mbya e Estratégias de Ensino e Aprendizagem para o Ensino Fundamental I. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático bilingue (português-guarani mbya)).
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. ; VIEIRA, M. D. ; PEIXOTO, J. . Produção de Material Didático para Professores Guarani Mbya. 2019. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. ; NOBRE, D. . Inventário sociolinguístico preliminar da língua Guarani Mbya - Aldeia Sapukai. 2018. (Oficina).
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Oficina Linguístico-Pedagógica para Professores Apurinã. 2017. (Oficina).
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Oficina Instrumentalização Linguística da Língua Apurinã. 2017. (Oficina).
FERREIRA, A. P. Ch. ; MARTINS, M. F. . Oficina Linguístico-Pedagógica para Professores Apurinã. 2015. (Oficina).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo Terra Indigena Tekoa Marangatu (Guarani Mbya). 2014. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. ; MORELLO, R. . Pesquisa de Campo Gran Chaco Boliviano (BO) (Guarani do Chaco). 2014. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Oficina Linguistico Pedagogica para Professores Indegenas Apurinã. 2013. (Oficina).
MARTINS, M. F. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2013. (Comissão de avaliação).
MARTINS, M. F. ; MORELLO, R. ; SAGAZ, Marcia ; SEIFFET, Ana paula ; ALTAMIRANDA, A. S. T. . Concurso para Professores Indigenas Guarani do Estado do rio Grande do Sul. 2012. (Elaboração de provas para concurso de professores).
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Oficina Linguistico Pedagogica para Professores Indegenas Apurinã. 2012. (Oficina).
MARTINS, M. F. ; KEMPF, C.B. ; LIMA-ANGENOT, Geralda de . Concurso Publico para Professor do Magistério Superior Edital no 006/2011/GR/UNIR de 20/09/2011.. 2012. (Comissão de avaliação).
MARTINS, M. F. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2012. (Comissão de avaliação).
MARTINS, M. F. ; FERREIRA, A. P. Ch. . Trabalho de Campo na Área Indígena Apurinã das Aldeias Peneri e Nova Vista. 2011. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya: Aldeia Morro dos Cavalos (Guarani Mbya). 2011. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. ; Rosenilda Nunes Padilha . Trabalho de Campo no Assentamento Indígena Jaminawa Beco do Adriano. 2011. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. ; KEMPF, C.B. ; SILVA, J. F. . Concurso Público para Professor Substituto do magistério Superior. 2011. (Comissão de avaliação).
MARTINS, M. F. ; PERES, A. T. R. ; VERISSIMO, A. J. ; VICENTE, J. K. . Nhanhembo?e kova?e kuaxia re. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
MARTINS, M. F. . Oficina de produção de materiais didaticos para professores Guarani. 2010. (Oficina).
MARTINS, M. F. . Oficina de produção de materiais didaticos para professores Guarani. 2010. (Oficina).
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . Ciencia em Discurso V.4, n.3, abril./junho 2009. 2009. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . Ciencia em Discurso V.4,n.4, julho/set 2009. 2009. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . Ciencia em Discurso V.5, n.1, out./dez. 2009. 2009. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; SIEBERT, S. . Ciencia em Discurso V.5, n.2, jan./mar. 2010. 2009. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; SIEBERT, S. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. . Revista Ciencia em Curso v. 3, n.3 abr/jun 2008. 2008. (Editoração/Periódico).
GALLO, S. L. ; FLORES, G. ; MARTINS, M. F. ; SIEBERT, S. . Revista Ciencia em Curso v. 3, n.2 jan/mar 2008. 2008. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; GALLO, S. L. ; SIEBERT, S. . Revista Ciencia em Curso v. 3, n.4 jul/set 2008. 2008. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; GALLO, S. L. ; SIEBERT, S. . Revista Ciencia em Curso v. 4, n.1 out/dez 2008. 2008. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. . Forma Polêmica de Inscrição de Divulgação de Ciência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, M. F. . Introdução às noções fundamentais da Análise do Discurso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. F. ; GALLO, S. L. ; FLORES, G. . Revista Ciencia em Curso. 2007. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; GALLO, S. L. . Revista Ciencia em Curso. 2006. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. . Oficina Revitalização da Lingua Werekena. 2006. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. ; FLORES, G. ; GALLO, S. L. . Portal Ciencia em (Dis) Curso. 2005. (Editoração/Periódico).
MARTINS, M. F. . Prova de Conhecimento Geral e Pedagógico em Língua Guarani Mbya. 2005. (Elaboração de provas para concurso de professores).
MARTINS, M. F. . Avaliação e julgamento dos projetos de cursos de licenciatura do Programa Pró-Licenciatura. 2005. (Comissão de avaliação).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya Aldeias Morro dos Cavalos e Maciambu. 2002. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya Aldeias Morro dos Cavalos e Maciambu. 2000. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya Aldeias Morro dos Cavalos e Maciambu. 1999. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya Aldeias Morro dos Cavalos e Maciambu. 1998. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya Aldeias Morro dos Cavalos e Maciambu. 1995. (Linguistico Educacional).
MARTINS, M. F. . Pesquisa de Campo na na área indígena Guarani Mbya Aldeias Morro dos Cavalos e Maciambu. 1994. (Linguistico Educacional).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Descrição de línguas Indígenas: instrumentalização e documentação, Descrição: O projeto tem como objetivo descrever e documentar as línguas indígenas sul-americanas a partir do arcabouço teórico-metodológico da linguística tipológico-funcional, delineado em obras como as de Comrie (1989), Givón (1990, 2001), Du Bois (1985), entre outros. Essa abordagem mostra-se bastante eficiente no trabalho com línguas ainda pouco descritas, assim como possibilita uma descrição mais abrangente da língua, não se limitando à análise de aspectos isolados. Os estudos com foco especial nas línguas do tronco Tupi e das famílias Aruák (Arawak), Jê e Arawá, dão ênfase à descrição da morfossintaxe de línguas indígenas por meio da produção de gramáticas descritivas e dicionários, dentre outros materiais, visando, fundamentalmente, a instrumentalização dessas línguas para o uso pelos falantes. De tal modo, faz parte dos objetivos do projeto, fornecer subsídios para i) a documentação de aspectos linguísticos de uso em diferentes contextos/práticas discursivas (cantos tradicionais, narrativas orais, mitos/ritos/rituais, etc), ii) a produção de material didático e paradidáticos para as escolas, iii) o desenvolvimento de sistemas de escrita, e iv) a implementação de políticas linguísticas voltadas tanto para a construção de uma norma de referência para essas línguas, quanto para o seu fortalecimento e revitalização. O projeto, além de investir na documentação e na produção de conhecimento acadêmico-científico sobre línguas indígenas voltados para o desenvolvimento da teoria linguística, pretende também contribuir para a construção de um espaço social de legitimidade para as línguas indígenas e seus falantes investindo na formação dos indígenas que farão parte do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / Juliana Goulart - Integrante / Algemiro da Silva - Integrante.
-
2017 - Atual
Linguística Descritiva e Histórico-Comparativa de línguas indígenas brasileiras, com foco especial em Tupí, Macro-Jê e Aruák, Descrição: Este projeto engloba as minhas pesquisas voltadas para a descrição, estudos lexicais e estudos histórico-comparativos de línguas indígenas brasileiras, tanto realizadas individualmente quanto em associação às pesquisas de orientandos de doutorado, de mestrado e de iniciação científica. Esses estudos associam-se, ainda, às atividades de extensão por mim coordenadas no âmbito da Universidade de Brasília. Os estudos descritivos aprofundam o estudo gramatical, com enfase na morfossintaxe das línguas Tuparí, Awetý, Paitér, Amondáwa, Apiaká, Piripkúra, Asuriní do Xingu e Zo?é, especificamente no que diz respeito à flexão relacional, às expressões de gênero, à classificação nominal e aos processos de causativização e alinhamento. Os estudos lexicais incluem a ampliação necessária do inventário lexical dessas línguas, fundamental para a análise dos fenômenos morfossintáticos estudados, da mesma forma que são fundamentais para o desenvolvimento dos estudos histórico-comparativos planejados, os quais, além de contemplarem os mesmos temas escolhidos na esfera dos estudos morfossintáticos, têm como um dos objetivos a ampliação das etimologias que fundamentam a reconstrução fonológica e léxico-cultural dos falantes do Proto-Tupí, proposta por Rodrigues (2005, 2010) e por Rodrigues e Cabral (2012). Os estudos descritivos desenvolvem-se pela observação de procedimentos contrastivos e distribucionais, e concebem a organização de elementos de mesma natureza funcional como sendo organizados em paradigmas, cujas particularidades semânticas e funcionalidade em conjunto, refletem a forma dos seus falantes veem e sentirem o mundo em que vivem. Os estudos lexicais orientam-se pelo Projeto Saildp (Kaufman, Berlin, Rodrigues e Karson 19..) pela excelência da organização lexical concebida para estudos lexicais e histórico- comparativos de línguas indígenas da América do Sul, por cientistas com larga experiência com as línguas e culturas dos indígenas das três Américas. Os estudos histórico-comparativos seguem com rigor o Método Histórico-Comparativo, na visão teórica de linguistas históricos como Rodrigues (1984-1985, 1999, 2005, 20010, entre outros), Kaufman (1990), Campbell (2004), Rock (1991) e Tomason e Kaufman (1988). Com este projeto almejo contribuir para a ampliação do conhecimento linguístico das línguas indígenas brasileiras, apresentando novos dados lexicais, morfossintáticos e discursivos dessas línguas, os quais fundamentam análises descritivas e históricas que fortalecem hipóteses sobre o funcionamento das línguas desenvolvidas por Aryon Dall?Igna Rodrigues, mas que também fundamentam novas hipóteses sobre aspectos da organização interna das línguas estudadas e sobre a história interna de línguas individuais, vistas como pertencentes a agrupamentos e subagrupamentos genéticos. Este projeto foi pensado como uma homenagem póstuma ao Prof. Aryon Dall?Igna Rodrigues de quem sou discípula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Ana Suelly Arruda Câmara Cabral - Coordenador / Lucivaldo silva da Costa - Integrante / Eliete de Jesus Bararuá Solano - Integrante / Anderbio Marcio da Silva Martins - Integrante / Edilson Malgueiro - Integrante / Maxwell Gomes Miranda - Integrante / Jorge D. Lopes - Integrante / Rodrigo Prudente - Integrante / Gabriel Barros V. de Oliveira - Integrante / Edineia Isidoro - Integrante / Fábio Pereira Couto - Integrante.
-
2016 - 2020
Documentação e Análise das Línguas da Família Tupi-Guarani: O Caso do Mbya e do Nhandeva, Descrição: O projeto tem como objetivo fornecer subsídios para análise e documentação das línguas da família Tupi-Guarani (TG), com ênfase no estudo das variedades do guarani faladas na atualidade. A pesquisa pretende desenvolver estudos relacionados à morfossintaxe do mbya, assim como propõe um estudo comparativo entre o mbya e o ñandeva/nhandewa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / José Benites - Integrante / Edson Amaurilio - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2015 - Atual
As línguas Tupi faladas dentro e fora da Amazônia, Descrição: O projeto que se iniciou no ano de 2011, no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências da Linguagem (PPGMCL), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi aprovado pelo Edital Universal- CNPq N o 14/2011 já apresentou resultados em forma de produtos acadêmicos como dissertações, artigos científicos e publicações. Agora reformulado, pretende dar continuidade as pesquisas fornecendo subsídios para análise e documentação das línguas indígenas brasileiras, com ênfase nas línguas Tupi i) distribuídas a oeste da bacia hidrográfica do rio Amazonas e aquelas ii) situadas fora da Amazônia: tanto as línguas/variedades do complexo dialetal Guarani faladas tanto em território brasileiro, (MS, SC, PR, RS, RJ, ES), quanto as faladas no Paraguai, na Argentina e na Bolívia. O território aí delimitado, destaca-se, dentro do panorama dos estudos das línguas indígenas sul-americanas, por ser considerado por um lado i) o ponto (bacia Amazônica) de onde os ancestrais dos povos falantes das línguas Tupi se dispersaram e, por outro, ii) o ponto em que alguns deles se encontram na atualidade, após terem empreendido longas migrações (1958a, Urban, 1992). São objetivos da pesquisa: i) dar continuidade à pesquisa linguística com as línguas Tupi ainda pouco descritas e documentadas (Yuke, Guarayo, Guarasugwe, Siriono, Amondáwa, Urueuwauwau, Juma, Wayoró, Akuntsú, Aruá, Makurap, Gavião/Ikolen); ii) iniciar uma análise sociolinguística das línguas/variedades do complexo dialetal Guarani faladas dentro e fora do Brasil; iii) desenvolver políticas linguísticas que invistam no fortalecimento/revitalizacão destas línguas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / Rosangela Morello - Integrante / Antônia Vezzaro - Integrante / Cintia Maria Santana da Silva - Integrante / Flávia Quiezza - Integrante., Número de produções C, T & A: 8
-
2011 - 2015
As línguas Tupi faladas dentro e fora da Amazônia: do vale do Guaporé à Bacia Platina, Descrição: O projeto, que se iniciou no ano de 2011 e foi aprovado pelo Edital Universal- CNPq N º 14/2011, forneceu subsídios para análise e documentação das línguas indígenas brasileiras, com ênfase nas línguas Tupi i) distribuídas a oeste da bacia hidrográfica do rio Amazonas, especificamente na bacia do Madeira, nos vales do Guaporé e Mamoré (Estado de Rondônia, no Brasil e Departamentos de Santa Cruz, Chuquisaca e Tarija, na Bolívia), e aquelas ii) situadas fora da Amazônia, as variedades modernas da língua Guarani faladas tanto em território brasileiro, (Estados de Mato Grosso do Sul (MS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES)), quanto as faladas no Paraguai e na Argentina. O projeto apresentou como resultados trabalhos de pesquisa que envolveram a produção de dissertações e publicações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / Rosangela Morello - Integrante / Janaina Das Dores Elias Menacho - Integrante / Giovanna Rufin de Andrade - Integrante / Sandro Ascuy - Integrante / Antônia Vezzaro - Integrante / Izaias Euclides Da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10
-
2011 - 2013
Observatório da Educação na Fronteira - OBDEF, Descrição: Este observatório aprofundou pesquisas para qualificação do ensino fundamental em contextos multilíngues e multiculturais como o é a fronteira. É uma iniciativa que se consolida no rastro do importante Programa das Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira, e ao tempo mesmo amplia o campo de observação sobre a fronteira e os processos educativos que lhes são peculiares. Teve o o apoio da CAPES (Edital 038/2010/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação), foi concebido em articulação às iniciativas do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística ? IPOL, e da Universidade Federal de Rondônia ? UNIR, que é a instituição de execução do projeto. Foi desenvolvido em parcerias entre a UNIR, IPOL ,Escolas de Ensino Fundamental e Universidades (UFSC e UFAC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Rosangela Morello - Coordenador / Gilvan Muller - Integrante / Marcia Sagaz - Integrante / Claudia L. E. Brites - Integrante / Cristiano Neves - Integrante / Aristókles Pantoja Vargas - Integrante / Plácida Farias da Silva - Integrante / Gerry Salvaterra Lara - Integrante / Rosenilda Nunes Padilha - Integrante / Elma Janete Bormann Braga - Integrante / Esmeralda Souza Tobias - Integrante / Haidee Benites Monges - Integrante / Maria Erineuda de Oliveira Ferreira - Integrante / Maria Íris dos Santos Araujo - Integrante / Sandra de Aguiar Barbalho - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13
-
2010 - 2013
Contribuição à Classificação das Línguas Indígenas da Amazônia e à Identificação de seus Contatos através dos Empréstimos Lingüísticos, Descrição: O projeto almeja contribuir para uma classificação mais apurada das línguas indígenas amazônicas e para determinar as rotas migratórias das populações infdígenas através, notadamente, dos empréstimos lingüísticos, entre os quais se destacam a terminologia zoológica e botânica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Geralda de Lima Angenot - Integrante / Henri Ramirez - Coordenador / Maria Cristina V de França - Integrante / Oziel Marques - Integrante / Beatriz Mercado Bazan - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2009 - 2011
Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbya, Descrição: Este Projeto visa inventariar, a partir da metodologia proposta para o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) aprovada pelo IPHAN / MINC, a língua indígena Guarani Mbyá, falada em seis Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A instituição responsável é o IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguistica, sediado em Florianópolis, tendo por parceiros comunidades indígenas, Instituiçöes que atuam na área, lideranças e indigenistas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Rosangela Morello - Coordenador / Gilvan Muller - Integrante / Marcia Sagaz - Integrante / Ana Paula Seiffert - Integrante., Financiador(es): Conselho Federal Gestor de Fundos de Direitos Difusos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2010
Revista Laboratório Ciência em Curso, Descrição: A Revista Laboratório Ciência em Curso (www.cienciaemcurso.unisul.br) busca polemizar a forma de divulgação de ciência feita pela Mídia, já que o que se vê, hoje, nos textos de divulgação de ciência, sobretudo nos de jornalismo científico, é uma tendência a fazer prevalecer conhecimentos da própria Mídia sobre ciência, ou seja, as matérias publicadas são sustentadas por materiais midiáticos provenientes de produções anteriores, não constituindo, portanto, um conhecimento baseado na memória da ciência e da pesquisa, mas na memória da própria Mídia sobre ciência. Além disso, segundo Gallo (2003), é preciso levar em consideração na discussão envolvendo divulgação de ciência, o sujeito enquanto uma posição necessariamente limitada por um contexto histórico e social. Sendo assim, propõe-se que o que pode ser decisivo nas práticas de divulgação de ciência não é somente o tipo de meio de comunicação utilizado (a videoconferência, a internet, a televisão, as mídias impressas, etc.), mas a concepção de linguagem que permeia o processo. Citando Orlandi (1993) ?o leitor não interage com o texto, mas com outro sujeito [...] nas relações sociais, históricas, ainda que mediadas por objetos (como o texto). Ficar na objetividade do texto, no entanto, é fixar-se na mediação, absolutizando-a, perdendo a historicidade dele, logo sua significância. Assim, pretende-se, então, incidir nessa forma de constituição dos textos de divulgação, de modo a torná-los mais conseqüentes do ponto de vista histórico, político e social. Para tanto, adotar-se-á uma conduta baseada na teoria da Análise do Discurso e na exploração de diferentes materialidades, notadamente o audiovisual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Solange Leda Gallo - Coordenador / Giovanna Flores - Integrante / Silvania Siebert - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2010
A mídia na contemporaneidade: uma proposta discursiva, Descrição: O objetivo do projeto é refletir sobre os vários espaços midiáticos (impressos, áudio-visuais e digitais) a partir de uma perspectiva discursiva (PECHEUX 1969, 1975) através da qual se destacam as suas condições de produção (histórica, social, ideológica, política). Interessa, portanto, compreender a produção e circulação desses materiais midiáticos relacionado-os com o contexto contemporâneo, que segundo alguns pesquisadores se constitui por possíveis paradoxos e rupturas. De fato, a sociedade contemporânea, denominada por alguns de pós-moderna, parece se caracterizar por uma conjuntura instável, em que estão em jogo transformações de ordem social, política e econômica. Nesse contexto, destaco a produção de materiais audiovisuais, especialmente aqueles que aparecem disponibilizados na internet, já que a análise dos audiovisuais encontrados no ambiente digital (internet) é importante para a própria compreensão do que é um audiovisual contemporaneamente, noção essa que se confunde com a própria idéia de documentário. A reflexão pretende problematizar o ?gênero? audiovisual/documentário e o papel das tecnologias digitais numa sociedade como nossa, em que a internet parece ser um dos espaços potencializadores das práticas discursivas da atualidade. Enfatizamos a complexidade dessas duas questões pontuando que a linguagem documentaresca evidencia esse fato tanto pela diversidade de seus temas, de sua estilística e de suas técnicas, quanto pelas inúmeras tentativas de formular modelos explicativos. Por seu turno, a internet com seu ambiente diferenciado, tanto pela organização do conhecimento como uma rede, quanto pela rapidez e pela quantidade do conhecimento aí produzido, se constitui como um espaço especialmente heterogêneo e, aparentemente, mais aberto a polêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / Rodrigo Flores Schmit - Integrante / Patricia da Silva Meneghel - Integrante / Bruno P. Andrade - Integrante., Número de produções C, T & A: 15
-
2004 - 2009
Análise discursiva de processos semânticos em textos de mídia, Descrição: Este projeto reuniu diferentes trabalhos de docentes e discentes do programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, pertencentes à linha de pesquisa Análise Discursiva de Processos Semânticos, especificamente relacionados a textos midiáticos (imprensa, TV, rádio, WEB). Esses textos, que tem comum sua injunção ao discurso de mídia, ou seja, um maior ou menor grau de espetacularização, foram analisados a partir de uma perspectiva discursiva (PECHEUX 1969,1975) através da qual se destacou as suas condições de produção (histórica, social, ideológica, política). Ao término do projeto é possível afirmar que muitos dos seu objetivos foram alcançados na produção tanto de artigos quanto de dissertações e monografias. Foram 7 dissertações de mestrado, 5 trabalhos de conclusão de curso (Comunicação Social), 2 projetos de iniciação científica, 15 participações em bancas e outros trabalhos relacionados ao tema, que incluem trabalhos apresentados e publicados em anais de congresso, artigos em revistas científicas, capítulos de livro. Destaca-se, entretanto, que o tema em questão pode ainda ter outros desdobramentos envolvendo por exemplo, a classificação e catalogação dos diferentes materiais analisados e a construção de um dispositivo metodológico para análise de materiais midiáticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (22) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / Solange Leda Gallo - Integrante / Giovanna Flores - Integrante., Número de produções C, T & A: 24
-
2004 - 2009
Mito e linguagem entre comunidades indígenas Guarani do Estado de Santa Catarina, Descrição: O objetivo central deste projeto é, a partir do levantamento de dados de campo que coletamos durante os quase 20 de trabalho entre os Guarani do litoral brasileiro e de dados centrados especificamente na mitologia e praticas sociais coletivas (rituais ou não), escrever um livro sobre Mitologia, linguagem e práticas sociais dos Índios Guarani do litoral do Estado de Santa Catarina. Para isto, contamos com a participação de alunos e professores do PPGCL da Unisul e de alunos dos PPGAS da UFSC, que com suas pesquisas vão contribuir para a discussão aqui proposta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Aldo Litaiff - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6
-
2004 - 2007
Divulgação do conhecimento científico, Descrição: Descrição: Divulgação do Conhecimento Científico. Com o projeto, objetiva-se refletir sobre a prática de divulgação de ciência através de trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL. As produções publicadas no Portal Ciência em (Dis) Curso (produzidas pelo mesmo grupo), agora Revista Ciência em Curso, também constituem-se em corpus de análise que é tratado a partir do referencial teórico da análise do discurso de linha francesa. É objetivo do projeto, desde sua implantação em 2004, produzir e analisar textos verbais e não-verbais de/sobre divulgação científica, especificamente aqueles textos envolvendo jornalismo científico. Programa: 1. investigar as vias de divulgação científica e produzir um banco de títulos e textos; 2. compreender e refletir sobre os procedimentos discursivos envolvidos na divulgação científica, através da análise dos textos aí inscritos; 3. produzir uma tipologia de discurso de divulgação de ciência; 3. constituir um pólo de pesquisa na área de divulgação científica para a região sul; 4. preparar estudantes para a produção de textos de divulgação, através de uma concepção crítica; 5. Publicar resultados em revistas, livros e eventos da área. Durante todo o ano de 2006 tivemos a satisfação de ter uma pesquisadora da UNICAMP, professora dra. Rosangela Morello, contribuindo com nosso projeto como professora visitante do programa Em 2005 e 2006 vários trabalhos científicos foram produzidos no âmbito deste projeto, a saber: 09 dissertações orientadas econcluídas 08 trabalhos apresentados e publicados em anais 01 participação em mesa redonda (UFF- Niterói) 09 participações em bancas 01 artigo publicado em periódico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Coordenador / Solange Leda Gallo - Integrante / Giovanna Flores - Integrante., Número de produções C, T & A: 25
-
2003 - 2007
Laboratório de Jornalismo científico, Descrição: Descrição: Laboratório de Jornalismo Científico. O Projeto tem como objetivo ser uma fonte de informações não só para divulgar a ciência, mas principalmente para produzir uma informação contextualizada sobre a produção científica, integrando informações que expliquem, também, as possibilidades/impossibilidades (meios) das pesquisas divulgadas. Combinando análise discursiva com propostas concretas de práticas do jornalismo científico, trabalha-se também, como atividade do Laboratório, a implantação e consolidação do Portal Ciência em (Dis)curso , com artigos e reportagens, fontes de informação, imagens e vários outros recursos, para que ele seja, ao mesmo tempo, um laboratório experimental de jornalismo científico para a formação de competências na área, e um meio de comunicação para jornalistas, pesquisadores, divulgadores de ciência e tecnologia e curiosos do conhecimento em geral. O presente projeto acaba por implantar no Estado de Santa Catarina, com o auxilio da FUNCITEC/FAPESC, nas instalações da Unisul, um Laboratório de Jornalismo Científico que possa responder aos anseios de difusão de conhecimento das instituições catarinenses produtoras de ciência, notadamente aquelas vinculadas ao sistema ACAFE. O projeto teve uma fase de implantação do laboratório de jornalismo científico para a divulgação da produção científica das instituições catarinenses produtoras de ciência, consolidando a seguinte programação: 1. montagem do Laboratório de Jornalismo Científico (computadores, softwares e acessórios); 2. contratação dos serviços terceirizados de um programador para a produção da interface da revista on-line e de um diagramador especializado para atuar na formatação da revista, obedecendo à lógica do hipertexto, e capacitar a equipe de trabalho composta por professores e alunos do Mestrado (Ciências da Linguagem) e das graduações (Comunicação Social e Letras); 3. visita à Unicamp (Nudecri/Labjor) para a consolidação da parceria e da transferência de knowhow.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marci Fileti Martins - Integrante / Solange Leda Gallo - Coordenador / Giovanna Flores - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, FCC/Museu Nacional. , Museu Nacional - Parque Quinta da Boa Vista, Mangueira, 76850000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 39381143
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 1
2018 - 2020
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 1
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2020
Ensino, Pós-Graduação em Linguística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LEF 750- Estudo das Línguas Indígenas ? Mestrado, LEF 851- Línguas Indígenas Teoria e Descrição - Doutorado
-
11/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema de Casos em Línguas Indígenas
-
02/2016
Ensino, Curso Especialização em Línguas Indígenas Brasileira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Línguas Indígenas Brasileiras e práticas em morfologias
-
01/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos de Línguas Indígenas
-
05/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas.,Linhas de pesquisa
-
12/2020 - 02/2021
Ensino, Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arquivo, memória e línguas de oralidade
-
10/2016 - 11/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arquivo, memória e línguas de oralidade
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pós-Graduação em Linguística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LEF 750- Estudo das Línguas Indígenas - Mestrado, LEF 851- Línguas Indígenas Teoria e Descrição - Doutorado
2010 - 2015
Fundação Universidade Federal de RondôniaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2014 - 01/2015
Direção e administração, Mestrado em Ciêncais da Linguagem.,Cargo ou função, Coordenadora do Mestrado em Ciencias da Linguagem.
-
09/2013 - 01/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português VI : Sintaxe do Português: As Orações Complexas
-
05/2013 - 01/2015
Direção e administração, Campus da UNIR de Guajará-Mirim.,Cargo ou função, Vice-Diretora de Campus.
-
03/2012 - 01/2015
Extensão universitária , Mestrado em Ciêncais da Linguagem.,Atividade de extensão realizada, Oficinas Lingui'stico-Pedagógicas de Professores Apurinã.
-
11/2010 - 01/2015
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Rondonia, Universidade Federal de Rondonia.,Atividade realizada, Coordenadora de Grupo de Pesquisa (CEPLA Centro de Pesquisa Linguística da Amazônia) CNPq.
-
08/2010 - 01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em Ciêncais da Linguagem.,Linhas de pesquisa
-
08/2010 - 01/2015
Ensino, Mestrado em Ciências da LInguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Descrição de uma Lingua Indigena: Guarani Mbya, Sintaxe e Morfologia, Topicos de Leitura Orientada I
-
08/2013 - 08/2013
Ensino, Educação Básica Intercultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português V- Introdução à Sintaxe do Português
-
04/2011 - 06/2012
Extensão universitária , Letras.,Atividade de extensão realizada, Laboratório de Divulgação de Ciência: um caso de extensão universitária.
-
01/2011 - 06/2012
Direção e administração, Mestrado em Ciêncais da Linguagem.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora.
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura III, Português VII- Semântica
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguistica IV- Introdução à pesquisa linguística: Projeto e Prática de Pesquisa Linguística
2001 - 2010
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às noções fundamentais da Análise do Discurso
-
01/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em Ciências da Linguagem.,Linhas de pesquisa
-
01/2003
Ensino, Mestrado em Ciencias da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação da Ciencia da Linguagem, Tópicos Especiais em Análise Discursiva da Divulgação Científica, Tópicos de Leitura Orientada
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I
-
01/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às noções fundamentais da Análise do Discurso
-
02/2003 - 04/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Geral, Fonolgia
2006 - Atual
Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política LingüísticaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Desenvolvimento das seguintes atividades:
Elaboração de prova para concurso de professores indigenas Guarani-RS (2012)
- Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbya (2009-2011)
- Projeto de Revitalização da Lingua Werekena na comunidade Campinas -Rio Xié (Região do Alto Rio Negro/AM -(ano 2006)
Você é Marci Fileti Martins?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marci Fileti Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?