Adriana Monteiro da Silva

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, desde 1998, e advogada militante desde 1999. Vida acadêmica centrada na defesa de direitos humanos, em assessoria jurídica popular, atuando durante 2 anos na Defensoria Pública do Distrito Federal no Núcleo de Planaltina - DF. Iniciou sua vida profissional na FINATEC, na área de segurança pública, com projeto ligado à Vara de Execuções Criminais do DF que visava regularizar a situação dos apenados e identificar suas condições socioeconômicas. Foi assessora jurídica municipal em Santo Antônio do Descoberto ? GO. Trabalhou na Comissão de Anistia Política do Ministério da Justiça e na antiga Gerência Regional de Órgãos Extintos - atual Coordenação de Benefícios Indenizatórios do Ministério do Planejamento, ambos na análise de processos e requerimentos de anistiados políticos. Foi tutora no Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília e coordenou pesquisa acadêmica sobre os 15 anos da Advocacia-Geral da União, junto à Escola da Advocacia-Geral da União, que deu origem à publicação ?AGU ? Uma história em construção?. Tem experiência em mediação de conflitos e facilitação de discussões. Foi consultora da Secretaria de Direitos Humanos no campo da educação popular. Atuou como assessora jurídica voluntária no terceiro setor, de 2005 a 2014, nas ONGs Síndrome do Amor, Movimento Orgulho Autista Brasil, Mercado Solidário e Projeto Sementes da Esperança. Foi consultora do PNUD em dois projetos ligados à área da segurança pública. Foi bolsista do CNPQ em pesquisa na área de inclusão digital. É Secretária-Executiva do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF e atual Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/DF.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em DIREITO

1994 - 1998

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1999 - 1999

ATUALIZAÇÃO JURÍDICA LATO SENSU. (Carga horária: 360h). , ESCOLA DA MAGISTRATURA DO DISTRITO FEDERAL, AMAGIS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. M. . SEMINÁRIO CARREIRAS JURÍDICAS DE ESTADO. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONFERENCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA.GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anderson Luis da Silva

VASSAO, C. A.;SILVA, A. L.. A importância das Remodelagens das Roupas Intimas para Pessoas com Incontinência Urinária com Base no Design. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design e Tecnologia Digital para o Desenvolvimento) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos

O Uso da calculadora como instrumento didático; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. M. . PENA DE PRISÃO: UMA QUESTÃO A SER REVISTA. Revista Escola da Magistratura do Distrito Federal , v. 1, p. 1, 1999.

  • M. R. L., Jorge ; ROCHA, E. ; S. C, Beatriz ; SILVA, A. M. ; T. B., Priscila . Nos limites da História - A construção da AGU. 1. ed. São Paulo: UNIP, 2009. v. 1. 152p .

  • S. C, Beatriz (Org.) ; SILVA, A. M. (Org.) . 1º CONGRESSO DAS CARREIRAS JURÍDICAS DE ESTADO. 1ª. ed. BRASÍLIA: LUMEN IURIS, 2009. v. 1. 235p .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    15 ANOS DA AGU, Descrição: O projeto foi coordenado pelo Prof. Alexandre Bernardino Costa em parceria com o Diretor da Escola da AGU, Jefferson Carús Guedes e propunha uma reflexão sobre a Advocacia Pública no Brasil, desde o Império, passando pela atuação do Ministério Público Federal, a criação da Advocacia-Geral da União e sua participação na garantia do Estado Democrático de Direito nos dias atuais. Tem por objetivo final a publicação de dois livros: um livro texto e um livro fotos, que aguardam a gráfica para impressão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriana Monteiro da Silva - Coordenador., Financiador(es): Caixa Econômica Federal - Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Diploma de Honra ao Mérito, OABDF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Escola da Advocacia-Geral da União

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: SUB-COORDENAÇÃO, Carga horária: 8

  • 2007 - 2010

    Ministério da Justiça

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Local: Comissão de Anistia ? Gabinete do Ministro Experiência na Área de Direitos Humanos, assessoria jurídica, análise, elaboração e redação de pareceres para os julgamentos de requerimentos de pessoas que pleiteiam o benefício de anistia política junto ao Ministério da Justiça. Participação no Projeto Caravanas da Anistia. Objetivo: prestação de serviço público de excelência, agilidade na análise dos requerimentos, aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, garantia de justiça de transição eficaz, construção de acervo para o Memorial da Anistia Política no Brasil.

  • 2004 - 2007

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Local de trabalho: Ministério do Planejamento ? Divisão de Legislação e Acompanhamento Processual da Gerência de Administração de Pessoal de Órgãos Extintos no DF. Atuação nas áreas de Direito Administrativo e Constitucional. Resposta às auditorias solicitadas pelo Tribunal de Contas da União junto à GERAP/DF; fornecimento de subsídios para a defesa da União junto à Advocacia Geral da União e Procuradorias Regionais dos Estados em relação aos processos judiciais ajuizados em desfavor da GERAP/DF; atuação junto aos processos de anistia política, a que se refere a Lei 10.559/02; acompanhamento das decisões prolatadas pelos juízos e tribunais de instância superior acerca das matérias de interesse da GERAP/DF; atuação como preposto da GERAP/DF em audiências.

  • 2001 - 2002

    NOGUEIRA DE ANDRADE E MARTINS LIMA ADVOGADOS ASSOCIADOS

    Vínculo: ADVOGADA, Enquadramento Funcional: ADVOGADA, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atuação nas áreas cível, família e trabalhista e nas áreas de Direito Administrativo e Constitucional.

  • 2000 - 2001

    Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA JURÍDICA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Cargo: Assessora Jurídica do Prefeito Municipal Período: Janeiro de 2000 a Janeiro de 2001. Elaboração de Projetos de Lei, portarias, decretos e demais normas emanadas do Poder Executivo. Análise e elaboração de Contratos, Termos Aditivos, Termos de Doação, entre outros; Elaboração de Ofícios, relatórios, propostas, etc. Processos licitatórios. Atuação nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Trabalhista. Análise de projetos de lei, pareceres, pesquisa jurisprudencial e doutrinária; Despachos com Juízes, Promotores e Ministros.

  • 1999 - 1999

    Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Cargo: Prestadora de serviços na área jurídica. Atualização cadastral dos presidiários, junto à Vara de Execuções Criminais do DF no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Atuação na Área de Direito Penal e Processual Penal.

  • 2014 - 2014

    Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

  • 2013 - 2013

    Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

  • 2016 - 2017

    Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária-Executiva, Carga horária: 8