Afonso Silva Novaes

Possui graduação em Civil and Environmental Engineering pela University of Strathclyde(2015) e ensino-medio-segundo-grau pelo COLEGIO SAO JOSE DA ACAO FRATERNAL DE ITABUNA(2009).

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2011 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Civil and Environmental Engineering

2014 - 2015

University of Strathclyde
Orientador: em University of Strathclyde ( Michael Murray)
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio São José da Ação Fraternal de Itabuna

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Foi orientado por

Núbia Bernardi

Requisitos de Acessibilidade para Implantação de Projetos Arquitetônicos: diretrizes e indicadores com ênfase em edificações sustentáveis; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Núbia Bernardi;

Diógenes Cortijo Costa

Estudo sobre dispersão de poluentes atmosféricos na Região Metropolitana de Campinas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diogenes Cortijo Costa;

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    ESTUDO SOBRE A DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA, Descrição: Os veículos movidos a diesel liberam poluentes atmosféricos que são bastante prejudiciais à saúde das pessoas. O presente trabalho apresenta os pontos com maior concentração de poluentes atmosféricos oriundos da frota de ônibus na região metropolitana de Campinas, com foco no distrito de Barão Geraldo, bem como os impactos na qualidade de vida da população local. Tais pontos serão obtidos através da análise das estatísticas dos itinerários dos principais agentes envolvidos no transporte via ônibus que operam na área analisada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Afonso Silva Novaes - Coordenador / Diogenes Corgijo Costa - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Low-carbon Technique for Tunnel Face Stabilisation, Descrição: O propósito deste projeto é estudar o comportamento de resistência do Kaolin, um tipo de argila, quando submetido a uma técnica de evaporação na superfice. Se efetivo na resistência ao cisalhamento, o estudo poderá servir como base para o desenvolvimento de uma nova técnica de estabilização na construção de túneis. Atualmente, essa estabilização é feita utilizando-se concreto, portanto, será possível um ganho econômico durante a construção, bem como ganho ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Afonso Silva Novaes - Coordenador / Carlos José Nunes - Integrante / Livia França Barbosa - Integrante / Michela Martini - Integrante / Alessandro Tarantino - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Requisitos de Acessibilidade para Implantação de Projetos Arquitetônicos: diretrizes e indicadores com ênfase em edificações sustentáveis, Descrição: No desenvolvimento de projeto arquitetônico existem fases específicas para a implantação de determinadas diretrizes aliadas a tomada de decisões coerentes com o estágio de implantação do processo ou projeto de fato. Para cada nível de exigência tem-se um atributo correspondente e uma definição do desempenho que se quer alcançar. Entre estas exigências, a habitabilidade, a segurança e o uso estão diretamente relacionados com o desempenho ambiental e com a sustentabilidade das edificações. A discussão da acessibilidade também atinge a sustentabilidade, pois são inúmeros os impactos sociais e econômicos que a falta de estratégias de acessibilidade provoca no ambiente urbano. Este estudo tem por objetivo sistematizar os indicadores de acessibilidade para projetos de edificações. O trabalho será realizado através da revisão da literatura, configurando-se em uma pesquisa sobre o estado da arte e em conjunto com os demais pesquisadores do projeto ?Green Building: tecnologias verdes?. Ao final do trabalho, pretende-se obter um material que estabeleça as diretrizes e os indicadores de acessibilidade que poderão ser utilizados durante o processo de projeto de uma edificação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Afonso Silva Novaes - Coordenador / Núbia Bernardi - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

University of Strathclyde

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: