Giovanna Gertrudes Benedetto Flores

Doutorado em Linguística (Análise de Discurso) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ? 2011); Pós-doutorado (Estudos do Jornalismo/História da Imprensa) na Universidade Fernando Pessoa ? Porto, Portugal, 2019, sob a supervisão do Prof. Dr. Jorge Pedro Sousa; Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul- 2005); Graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda (Unisinos ? 1984-1985). A partir de 2000, é professora do curso de Graduação em Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina. Desde 2011 é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem(PPGCL - Unisul) , na linha de Texto e Discurso. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Cultura e Mídia (Unisul) e membro do Grupo de Pesquisa Produção e Divulgação de Conhecimento Científico (Unisul).  

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Lingüística

2007 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821-1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro
Orientador: Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer
Palavras-chave: discurso jornalístico; autoria; acontecimento discursivo; jornalismo do século XIX.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em Mestrado Em Ciência da Linguagem

2001 - 2005

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Entre a Ciência e a Mídia: um olhar da Assessoria de Imprensa,Ano de Obtenção: 2005
Solange Maria Leda Gallo.Palavras-chave: divulgação de ciência; discurso jornalístico; autoria.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo; Publicidade e Pr

1979 - 1984

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Fernando Pessoa, UFP, Portugal. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Científico.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Esportivo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; PFEIFFER, C. R. C. ; FONTANA, M. G. Z. ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. ; LAGAZZI, S. M. ; DALTOE, A. S. . IV Sedisc. 2018. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. ; PFEIFFER, C. R. C. ; FONTANA, M. G. Z. ; LAGAZZI, S. M. . III SEDISC - Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia. 2017. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . IV Encontro da Rede Sul Letras. 2016. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . 14. SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2016. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. . II Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia. 2015. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região SUL. 2014. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região SUL. 2014. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; NECKEL, N.R.M . 1 Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e 1 Jornada de Pesquisa em Curso. 2012. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Intercom Sul. 2012. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; NECKEL, N.R.M . I Seminário Integrado e Interisntitucional Economia, Cultura e Desenvolvimento. 2010. (Outro).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; NECKEL, N.R.M . II Seminário Integrado e Interistitucional - Ciência e Cultura. 2010. (Outro).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; SIEBERT, S. ; MARTINS, M. F. . I COMUNISUL - Semana da Comunicação da Unisul. 2008. (Congresso).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região SUL. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos.Os sentidos de nação e independência do Brasil sob a ótica da imprensa portuguesa do século XIX. 2018. (Encontro).

IV Sedisc.Discurso, Mídia e Memória. 2018. (Seminário).

IX SIMFOP e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas.Da sociedade disciplinar à sociedade do espetáculo: uma análise do código de ética do jornalismo brasileiro. 2018. (Simpósio).

Jornada Imprensa e circulação de ideias : uma perspectiva portuguesa e brasileira. 2018. (Encontro).

13 Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero11. Corpo-imagem na mídia: Reconhecimento ou Estranhamento?. 2017. (Congresso).

III Sedisc - Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia.NEUTRALIDADE E SILENCIAMENTO NO DISCURSO JORNALÍSTICO. 2017. (Seminário).

VIII Sead.Notícia ou informação? Efeitos de neutralidade e silenciamentos históricos. 2017. (Seminário).

X Congresso Internacional da ABRALIN. O humor nas redes sociais: a sátira sobre a política em A Luta. 2017. (Congresso).

14. SBPJor Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A escravidão, a república e o efeito de neutralidade da/na imprensa brasileira do século XIX. 2016. (Congresso).

4. Encontro Rede Sul Letras. A Lei da Imprensa e o funcionamento do Discurso Jornalístico Brasileiro. 2016. (Congresso).

Reunião Regional da SBPC - Cidades e Sustentabilidades.Historicidade e efeitos de sentidos do/no discurso jornalístico brasileiro. 2016. (Oficina).

XII Encontro Circulo de Estudos Linguisticos do Sul - Celsul. O político no discurso jornalístico: sentidos de notícia e informação. 2016. (Congresso).

XXXI Encontro Nacional da Anpoll - Enanpoll. Histórias ...historicidade: a produção de sentidos de notícia e informação no discurso jornalístico brasileiro. 2016. (Congresso).

3. Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2. Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Não, Senhor! as diferentes posições sujeito. 2015. (Congresso).

3. Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2. Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Simpósio 7: Discurso Imagem e Representação. 2015. (Congresso).

VII SEAD - Análise do Discurso e sua história: avanços e perspectivas.A DISCURSIVIDADE LEI DA IMPRENSA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PERIÓDICO PROVÍNCIA DE SÃO PAULO . 2015. (Seminário).

XI Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso. A DISCURSIVIDADE DA LEI DE IMPRENSA NOS SÉCULOS XIX E XX. 2015. (Congresso).

XI Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso. Discurso, Mídia e Memória. 2015. (Congresso).

5º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL)º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL). O Jornal das Senhoras e a subjetivação do feminino no jornal dedicado as mulheres. 2014. (Congresso).

XV Congresso da Ciência da Comunicação Região Sul. 2014. (Congresso).

XVII Congresso Internacional da Alfal. A República e a abolição dos escravos na imprensa brasileira do século XIX: O jornal Cidade do Rio. 2014. (Congresso).

XXIX Encontro Nacional da ANPOLL. Divulgação de Ciência: Ambiente de aprendizagem. 2014. (Congresso).

Intercom Sul. 2013. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Modos de subjetivação do feminino no primeiro jornal dedicado as mulheres: o jornal das senhoras, de 1852. 2013. (Congresso).

VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Os sentidos de nação e república na imprensa brasileira no final do império. 2013. (Congresso).

V Simfop - Simpósio sobre Formação de professores.De que jornalismo estamos falando?. 2013. (Simpósio).

X Congreso Internacional de La Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Os sentidos de nação e república na imprensa brasielira no final do Império. 2013. (Congresso).

10. Encontro nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O Conciliador do Reino Unido e a liberdade de imprensa (1821). 2012. (Congresso).

Intercom Sul. De que jornalismo estamos falando?. 2012. (Congresso).

XXVII Encontro Nacional da Anpoll. A TEXTUALIDADE DO MACACO BRASILEIRO NA FUNDAÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO BRASILEIRO (1821-1822). 2012. (Congresso).

IV Seminário Integrado e Interinstitucional Capital Social: Arte, Ciência. Cultura e Desenvolvimento Regional.Os jornais da (in)dependencia: O Espelho da Corte. 2011. (Seminário).

VII Congresso Internacional da Abralin. 2011. (Congresso).

III Seminário Integrado e Interinstitucional Arte e Cultura.O discurso fundador da imprensa brasileira. 2010. (Seminário).

II Seminário Integrado e Interistitucional Ciência e Cultura.Entre a ciência e a mídia, ul olhar da assessoria de imprensa. 2010. (Seminário).

I Seminário Integrado e Interistitucional Economia, Cultura e Desenvolvimento.Revista Ciência em Curso e a divulgação do patrimônio cultural. 2010. (Seminário).

IX Encontro do Círculo de Estudos Linguisticos do Sul - Celsul.O discurso de divulgação científica nos portais de notícias e na Revista Ciência em Curso. 2010. (Seminário).

Intercom. A (In)dependência da imprensa brasileira no século XIX: O discurso do Reverbero Constitucional Fluminense. 2009. (Congresso).

4 Encontro de Prof. de Jornalismo do PR e 2 Encontro de Prof. de Jornalismo de SC.A divulgação científica da Revista Laboratório Ciência em Curso. 2008. (Encontro).

I Jornada Internacional de Estudos do Discurso. O apagamento do dizer do cidadão e do povo na Gazeta do Rio de Janeiro do séc XIX. 2008. (Congresso).

Vi Congresso Nacional de História da Mídia - 200 anos de mídia no Brasil -Historigrafia e Tendências. A (in)dependência da imprensa brasileira no século XIX: os discursos do reverber Constitucional Fluminense e da Gazeta do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

XXIII Encontro Nacional da Anpoll. Entre a ciência e a mídia, um olhar da assessoria de imprensa. 2008. (Congresso).

Portal Ciência em (Dis)Curso. 58 Reunião Anual da SBPC. 2006. (Congresso).

II SEAD.II SEAD. 2005. (Seminário).

Ler o arquivo hoje.I SEAD. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: GEOVANA SANTOS

BRAGA, S.;FLORES, Giovanna Benedetto; SOUZA, P.; DIAS, C.. Academia da depressão: efeitos de sentido das discursividades em memes. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Guilherme Araujo Silva

GALLO, S. L.;FLORES, Giovanna Benedetto; FERRARI, A. J.. ?O silêncio que me toca: efeitos de sentido, silenciamento e constituição do sujeito a Toca. 2017. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Bárbara Pavei Souza

NECKEL, N.R.M;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; FERRARI, A. J.. O corpo feminino pus size: nomeação e/ou condição?. 2017. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Bianca Queda Costa

GALLO, S. L.; MITTMANN, S.; SILVEIRA, J.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Arquivo de leituras em AD: uma construção (im)possível. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciência da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: ODAIR APARECIDO LOURENÇO FAVARI

DIAS, S. O.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; BALDINI, L. J. S.. FHC e Lula: a construção do político ideal através das crônicas de Fausto Wolff no jornal O Pasquim 21. 2014. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilherme Augusto Marques Cardoso

NECKEL, N.R.M; GALLO, S. L.; LAGAZZI, S. M.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. A Máscara do Anonimato: uma perspectiva discursiva. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Mary Neuza de Freitas Clasen

LITAIFF, A.; NECKEL, N.R.M;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SILVEIRA, I.. Linguagem e Cultura: recontextualização da renda de bilro catarinense na moda brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Ana Eugênia Nunes de Andrade

SILVA, T. D.; CARROZZA, N. G. V.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Eleições presidenciais 2010: um acontecimento discursivo nos editoriais da Folha de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Aluno: Leisi Fernanda Moya

SANTOS, A. C.; BONETTI, M. C. F.; NECKEL, N.R.M; JULIANO, D. B. R.; SILVA, C. F.;FLORES, Giovanna Benedetto. Danças circulares sagradas: a contribuição de Bernhard, Maria Gabriele Wosien e a imagem do corpo-dançante à sobrevivência das danças circulares. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Márcio José da Silva

PFEIFFER, C. R. C.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; DALTOE, A. S.; GALLO, S. L.. Repositórios institucionais brasileiros: entre público e provado nos processos de produção e circulação do conhecimento científico. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Iria Catarina Queiroz Baptista

JULIANO, D. B. R.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SANTOS, A. C.; ARENDT, J. C.; AZEVEDO, D. S. C.. Um lugar chamado gaúcho: invenções da identidade sul-rio-grandense por meio da música. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Conceição de Maria dos Santos Pacheco

NECKEL, N.R.M;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; FERRARI, A. J.; JULIANO, D. B. R.; AMORIM, T.. Maranhenses: do corpo africano à (há) produção de sentido da posição/condição mulher. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Carla Süssenbach

NECKEL, N.R.M; Lamas, N de C; LAGAZZI, S. M.; GALLO, S. L.; MALISKA, M. E.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; BRAGA, S.. Espelho Diário: Corpo(s)-arte de Rosangela Rennó na perspectiva discursiva. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Cynthia Hansen

NECKEL, N.R.M; MORELLI, G.; CAMPOS, L. J.; SANTOS, A. C.; Souza, Ramayana Lira de,;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; FERRARI, A. J.. Uso de imagens para a apreensão da cultura: uma abordagem baseada na filosofia peirceana. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Silvana Colares Lúcio de Souza

MALISKA, M. E.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; JOANILHO, M. P. G.; BRAGA, S.; FURLANETTO, M. M.; SIEBERT, S.. Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise do discurso contestatório nas histórias em quadrinhos da Mafalda. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Helena Iracy Cerquiz Santos Neto

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; INDURSKY, F.; GALLO, S. L.; DALTOE, A. S.; MEDITSCH, E. B. V.. Análise do discurso radiofônico: o acontecimento Apagão em Florianópolis. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Silvana Colares Lúcio de Souza

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; FURLANETTO, M. M.; MALISKA, M. E.; BRAGA, S.; JOANILHO, M. P. G.. Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise do discurso contestatório nas história em quadrinhos da Mafalda. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Sueli Regina de Oliveira

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; NECKEL, N.R.M; BRAGA, S.; GALLO, S. L.; PFEIFFER, C. R. C.; JULIANO, D. B. R.; FERRARI, A. J.. A aula enquanto possibilidade para o acontecimento discursivo: efeitos de sentido do Projeto Cambira para alunos da comunidade pesqueira da Barra do Sul. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Amorim Roat

NECKEL, N.R.M; Lamas, N de C; GALLO, S. L.; SANTOS, A. C.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Espaços de relação e tensão nas práticas de com-posição e in-previstos na cena contemporânea. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Vera Regina de Aquino Vieira

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; D?ELY, R. C. S. F.; BALDESSAR, M. J.; FERNANDES, L. P.; TAVARES, P. H.; ZIPSER, M. E.. A Representação dos fatos do jornalismo e suas respectivas traduções nos entornos culturais brasileiro, espanhol e argentino: a produção de sentido através do contexto e do princípio de cooperação. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carolina Bithencourt Rubin

NECKEL, N.R.M;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; FERREIRA, M. C. L.; FERRARI, A. J.; HASHIGUTI, S. T.; MALISKA, M. E.; GALLO, S. L.. O discurso e o efeito do corpo in suspenso: a constante (re)construção do corpo das madrinhas e rainhas de bateria. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Cristiano Neves

LITAIFF, A.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GALLO, S. L.; NECKEL, N.R.M; MAHEIRIE, K.; SPICA, M. A.. A linguagem viva - Wittgenstein e os jogos de linguagem: a comunicação em uma organização prisional. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Regina Aparecida Milléo de Paula

GALLO, S. L.; NECKEL, N.R.M;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; CRUZ, D. M.; FONTANA, M. G. Z.; JULIANO, D. B. R.. O que é e o que deve ser a Educação a Distância no Brasil - Gestos de Interpretação. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Deivi Eduardo Oliari

GALLO, S. L.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; Lamas, N de C; MAZURKIEVICZ, G. L.; NECKEL, N.R.M. Mídia Social facebook: o público e o sujeito individuado. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Rosa Cristina Ferreira de Souza

FURLANETTO, M. M.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; WIGGERS, V.; GESSER, M.; VALENCA, V. L. C.. Manifestações afetivo-emotivas na infância: efeitos de sentido produzidos no discurso de professoras de educação infantil. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Maria Eunice de Godoy Machado Teixeira

BALDINI, L. J. S.; PFEIFFER, C. R. C.; NUNES, J. H.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; CARROZZA, N. G. V.. Os sentidos do percurso da Análise do Discurso no Brasil na voz de pesquisadores da área. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Hans Peder Behling

LITAIFF, A.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; RIFIOTI, T.; MAXIMO, M. E.; SA, J. B.; JULIANO, D. B. R.. Ciberespaço e cibermito: repatriação e socialização de acervos museológicos e dados etnográficos às comunidades de origem. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Thiago Silva de Amorim

LITAIFF, A.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; NECKEL, N.R.M; VUGMAN, F. S.; SENNA, N. C.; HARTUNG, M. F.. Corpo, ritual, Pelotas e o carnaval: uma análise dos desfiles de rua entre 2008 e 2013. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Carlos Martins de Souza

LAGAZZI, S. M.; GALLO, S. L.; SENA, O. T.; DROGUETT, J. G. D.; BOLOGNINI, C. Z.; SUPPIA, A. L. P. O.; NECKEL, N.R.M;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Cartas para Quem? o funcionamento discursivo da ausência do Pai em Central do Brasil, de Walter Salles Jr. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz de Araújo Cavenaghi

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; BALDESSAR, M. J.; FIALHO, F. A. P.; FADEL, L. M.; EMERIM, C.. O Corpo como Mídia: Códigos inovadores no telejornalismo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Helena Iracy Cerquiz Santos Neto

GALLO, S. L.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; INDURSKY, F.. O acontecimento apagão em Florianópolis e o funcionamento do discurso radiofônico: análise de uma formação discursiva em processo de reconfiguração. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marcella Borba da Silva

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GALLO, S. L.; SILVEIRA, J.. Análise do discurso das fake news no caso Marielle Franco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Claudio Souza da Rosa

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GALLO, S. L.; Santos Neto, H.I.C. A construção da identidade do refugiado pela mídia: um contraponto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Derick Pacheco Caitano

Bittencourt, Luciano; GERMANN, D. F.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Meu armário não tem chave. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Alci Abemely Costa Junior

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GERMANN, D. F.; Bittencourt, Luciano. Media Talk (plano de comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Nathalia Soria Pereira

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Bittencourt, Luciano; GERMANN, D. F.. Lipsys Cosméticos - Plano de comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Julio Schmidt

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GERMANN, D. F.; Bittencourt, Luciano. Revista Nutrição & Cotidiano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Thuanny Regina Hoffmann

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Bittencourt, Luciano; LOTH, R. W.. Movimento homossexual no Brasil de 1980: a trajetória do jornal Lampião da Esquina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Maria Eduarda da Silveira Silva

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Bittencourt, Luciano; LOTH, R. W.. Somos todos jornalistas?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Fábio Contin da Costa

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Santos Neto, H.I.C; GALLO, S. L.. A voz dos poderes: análise discursiva do programa A Voz do Brasil nas manifestações de julho de 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Lofi

GONÇALVES, jaci Rocha; SANTOS, A. C.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. VEJA X CAROS AMIGOS: analise comparativa entre duas revistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Valéria Valdeci Martins

SANTOS, A. C.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GONÇALVES, jaci Rocha. Estratégias de Comunicação em grupos culturais: Banda da Lapa, Grupo Folclórico e Foliões do Divino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Kelli Pierine da Silva

GALLO, S. L.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; COELHO, G. J.. Franklin Cascaes: uma análise discursiva da imagem construída pela Mídia, pela Academia e por ele mesmo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Camila da Silva Jardim

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; GONÇALVES, jaci Rocha; PASSOS, Walmir do. Jornalismo e Poder Político. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Ana Luiza Lucena

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; PASSOS, Walmir do. Ditadura e o Jornal O Estado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Jenniffer Monteiro Viana

VIANA, J. M.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Gênero, representação e sexualidade na revista Ele Ela. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Laís Vieira Santos

Santos, Lais V.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Santos Neto, H.I.C; GALLO, S. L.. A ressiginificação dos releases para as matérias da Folha.com no caso do desaparecimento do voo AF 447 da Air France. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Thayse Jeremias

Jeremias, Tayse;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; POHL, Rogério. Quem Bate? Análise discursiva do comercial das Casas Pernambucanas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Tamires da Rosa Rodrigues

RODRIGUES, Tamires da Rosa;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. A ANÁLISE DISCURSIVA DO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Santos Silva

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. ANÁLISE DISCURSIVA DA COBERTURA DA IMPRENSA NO CASO DA MÁFIA DO APITO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Bruno Zamora Teoro

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Teixeira, Tatiana; MORMoraes, ÁureoAES, A.. A construção do discurso jornalístico do Globo Esporte na cobertura do Mundial de Vôlei de 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Luizari do

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; Brandão, Alessandra S.. N. Silva.O Discurso que a Dove utilizou no site da campanha Real Beleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Carolina Peter Jardim

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; Souza, Ramayana Lira de,. A Desconstrução do mito da beleza real. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Bopp

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Souza, Ramayana Lira de,; Bittencourt, Luciano. Programa TerceiroTempo: o espetáculo e a informação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Luana Vieria Batista

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Brandão, Alessandra S.; Souza, Ramayana Lira de,. Produção e recepção na construção da matéria jornalística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Bruna B

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Porto, Rosane; Wolff, Jorge H.. Amarante Dutra.A representação da mulher no periódico Penna, Agulha e Colher. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marilu Longo e Edmilson Ortiz

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Messa, Fábio. Eficientes Físicos: hitórias de quem é incapaz... de desistir!. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Estácio de Sá.

Aluno: Bianca de Oliveira Borges

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; LOTH, R. W.; MEURER, M.. Telejornalismo online e hipermídia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Vaz Mianda

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Pimentel, Gláucia C.. As transmissões de futebol no rádio e a proposta d segmentação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Granemann Bonin

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; MEURER, M.; LOTH, R. W.. Rádio UDESC: Rádio Educativa?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Antônio V

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; MEURER, M.; Passos, Valmir dos. Borges.Análise das páginas policiais do jornal Diário Catarinense. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Luis Eduardo Schmitt

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Pimentel, Gláucia C.; Cardoso, Luciana Ferreira. Assessoria de Imprensa: estamos preparados?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Ana Carolina Bastos Vilela

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; Pimentel, Gláucia C.; Cardoso, Luciana Ferreira. O processo de enfraquecimento da notícia nos jornais catarinense: da exploração ao esquecimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Angela Consolação Fonseca

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SIEBERT, S.; BAIBICH, M. E.. A influência dos meios de comunicação na repercussão do estudo WHI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marina Evangelista

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; MARTINS, M. F.; GRILLO, K.. A memória da moda: a fórmula dos sentido sobre a moda no discurso jornalístico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Zandowalli

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SCHMITT, R. G.; MEURER, M.. Jornais do Interior. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Kelly Kamers Rocha

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; PEREIRA, M.; SCHERER, M.. Plantas que curam - Fitoterapia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Francieli Dalpiaz

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; PEREIRA, M.; SCHERER, M.. BR 101: Passado, presente e futuro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Augusto Dolenga Neto

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; PEREIRA, M.; SCHERER, M.. Mídia, marketing e cidadania. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Eonir Teresinha de Góis

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; ELIBIO, A.. Eu vi que a terra para nós é tudo - A agroecologia em SC. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; NECKEL, N.R.M; SILVA, A. C. A.; PIVOVAR, A.. Concurso Publico para professor efetivo da carreira de Magistério Superior. 2017. Universidade Federal do Paraná.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; SILVA, S. M. S.; FRAGOSO, E. A.; SOUSA, K. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto A - DE. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Prêmio Adjori Santa Catarina. 2018. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2018. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaça.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Rua. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FLORES, Giovanna Benedetto. Revista Estudos Linguísticos. 2018. Universidade Estadual Paulista.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Scripta ? Mídia e discurso. 2018. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

GARCIA, D. A.;FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. X Congresso Internacional da Abralin. 2017. Associação Brasileira de Lingüística.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Prêmio Adjori/SC. 2017. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Rua. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Anais do X Congresso Internacional da Abralin. 2017. Associação Brasileira de Lingüística.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Entremeios - Revista de estudos do discurso. 2017. Universidade do Vale do Sapucaí.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2017. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Jornalismo: silêncios, censuras e potências. 2017. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Estudos Linguísticos. 2017. Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 15 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2017. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Congresso Nacional do Intercom 2017. 2017. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaça.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Prêmio Adjori/SC. 2016. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 14. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2016. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; CAZARIN, E.. Celsul - Círculo de Estudos Linguisticos do Sul. 2016. Círculo de estudos Lingüísticos do Sul.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Acta Scientiarum Languageand Culture. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Crítica Cultural. 2015. Universidade do Sul de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Rua. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 13. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2015. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. VI SIMFOP -Simpósio de Formação de professores: educação, currículo e escola. 2014.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. IX Jornada Unisul de Iniciação Científica - Junic e IX Seminário de Pesquisa. 2014.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 4. Conferência ICA de Comunicação na América Latina. 2014. Universidade de Brasília.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Edital Chamada Pública Fapesc2. 2014. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 15 Premio Adjori/SC. 2014. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Landa. 2014. Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Rua. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 12. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2014. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. VIII Congresso Internacional da Abralin. 2013. Associação Brasileira de Lingüística.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 11. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. 2013. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. XV Congresso de Ciências da Comunicação - Região Nordeste. 2013. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaça.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2013. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaça.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. 10o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2012. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto. Revista internacional Interdisciplinar Interthesis. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Suzy Maria Lagazzi

PFEIFFER, Claudia Regiana Castellanos;LAGAZZI, S.M.; GALLO, Solange Maria Leda. A fundação e o funcionamento da imprensa brasileira: os sentidos de nação, liberdade e independência - 1821-1822. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Suzy Maria Lagazzi

LAGAZZI, S.M.; ZUCCOLINO, C. R.; GALLO, Solange Maria Leda. (Exame de Qualificação de Área) A (in)dependência da imprensa brasilera no século XIX: as epígrafes de 'O Conciliador do Reino Unido' e de 'O Macaco Brasileiro'. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Newton Guilherme Vale Carrozza

PFEIFFER, C. R. C.; GALLO, S. M. L.; HOHLFELDT, A. C.; Silva, Telma D.; LAGAZZI, S. M.;CARROZZA, Guilherme; BOLONHINI, C. Z.; NECKEL, N. R. M.. Os Sentidos de Nação, Liberdade e Independência na Imprensa Brasileira (1821-1822) e a Fundação do Discurso Jornalístico Brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Antônio Carlos Hohlfeldt

PFEIFFER, Cláudia Regina Castellanos; GALLO, Solange Maria Leda; SILVA, Telma Domingues da; LAGAZZI, Suzy Maria;HOHLFELDT, A. C.. Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821-1822). 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

CASTELLANOS PFEIFFER, C. R.; LAGAZZI, S.; GALLO, Solange Leda. Presidente do exame de qualificação doutorado "A fundação e o funcionamento da imprensa brasileira: os sentidos de nação, liberdade e independência - 1821-1822". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

TELMA DOMINGUES DA SILVA

PFEIFFER, C. C.; Gallo, Solange; HOHLFELDT, A.C.;SILVA, T. D.; LAGAZZIRODRIGUES, Suzy Maria. Os sentidos de Nação,Liberdade e Independência na Imprensa Brasileira (1821 - 1822). 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Carolina María Rodríguez Zuccolillo

Lagazzi, Susy Maria;RODRÍGUEZ ou RODRÍGUEZ-ALCALÁ, Carolina; GALLO, Solange Leda. A (in)dependência da imprensa brasileira no século XIX: as epígrafes de 'O Conciliador do Reino Unido' e de 'O Macaco Brasileiro'". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carolina Leoni Fagundes

Uma análise discursiva da relação midiática com a ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Collor, em tempos de crise; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciência da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);

Cristiane Maria Riffel

Os sentidos de independente no discurso do jornalistico; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);

Fabiana Soares

A DISCURSIVIDADE DOS CÓDIGOS DE ÉTICA DO JORNALISMO BRASILEIRO: 1949, 1968, 1986 e 2007; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);

Diane da Silva Zardo

A DISCURSIVIDADE DO ARTIGO Nº 58 DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Nº 9394/96; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);

Wellinton Oliveira Heinz

Teatro: onde as diferenças são indiferentes; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);

Cilene Macedo

Funcionamento da fotografia no discurso jornalístico e o processo de (des)construção da imagem?; 2017; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Sérgio Giron

Cinema e Discurso: o plano-sequência e a historicidade do filme Arca Russa; 2016; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Anderson Barcelos dos Santos

O chargista como porta-voz: projetando-se numa posição sujeito; 2015; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Camila Giusti Tisott

O nu e o vestido: o corpo na fotografia de moda; 2015; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Cilene Macedo

Funcionamento da fotografia no discurso jornalístico e o processo de (des)construção da imagem; 2015; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Patrícia de oliveira Claudino

Os efeitos de sentido no/do jornalismo alternativo: uma análise sobre o discurso da mídia na votação do projeto de alteração do novo Código Florestal Brasileiro, de 1965; 2014; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Giana Fonseca Reis

A Construção de identidade no discurso militar-naval das Escolas de Aprendizes-Marinheiro; 2014; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Anderson Barcelos dos Santos

o chargista como porta-voz: projetando-se numa posição sujeito; 2013; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Elton Alvarenga Junior

Guerra do Contestado: diferentes posições-sujeito do cineasta Silvio Back; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Giana Fonseca Reis

A construção de identidade no discurso militar-naval das Escolas de Aprendizes-Marinheiro; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Pedro Augusto Bocchese

Buscador Google Hummingbird: análise discursiva do processo de individuação a partir do conceito do filtro invisível; 2019; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Débora Laurindo

Versão brasileira: a adaptação cultural na dublagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Isadora Satie Damázio Terada

Eu escolhi a dança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Kamila Machado Porto

Chico Buarque: um marco na resistencia à ditadura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Giovanna Laurea Dutra

A identidade dos brasileiros construída por Eliane Brum: uma proposta discursiva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Maria Luiza Bolzan dos Santos

Edifício Master:os personagens na discussão de realidade e ficção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Mariana Eli de Souza

Gênesis: uma análise discursiva da obra de Sebastião Salgado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Bianca Queda

Somos todos Amarildos: o discurso jornalístico do Diário Catarinense e da Gazeta da Ocupação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Adilson Costa Júnior

A vida das Canções de Eduardo Coutinho: os sentidos inscritos nas músicas do documentário As Canções; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Israel Mosar A

da Silva; Discursividade jornalística: o entremeio das falas da Veja e Carta Capital nas eleições 2014; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Kate Silveira Caldas

Os sentidos de moda na Vogue e no blog Garotas Estúpidas: uma análise discursiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Cinthia Fraga

O que é notícia na Rádio Comunitária Campeche?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Ana Paula Santos

O potencial do facebook como ferramenta para o jornalismo: a experiência do jornal Diário Catarinense; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Juliane Barcello Teixeira

Turma da Mônica em: Bullyng - como as histórias de Maurício de Sousa abordam o tema; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Alessandra Oliveira Costa da Rosa

O funcionamento das agências de notícias e os sentidos da guerra no Oriente Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Ana Maria Ghizzo Hablitzel

(Re)cortes de Machado: uma análise do processo de construção e produção de sentidos de Machado de Assis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Regiane Niehues Pezente

Análise discursiva de programas educaticos no meio rural; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Renata Ferreira de Castro Furtado

Avai e o Marketing de patrocínio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Fabio Schmidt

A marca Seara na Copa de 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Mouriell Lanza

O discurso sobre ciência no programa Profissão Repórter; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Tabira Estevão Ouriques Peixoto

Liberdade de Imprensa e consolidação da democracia no regime militar de 1964: os discursos da imprensa na marcha pela familia e contra o comunismo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Regiane Niehues Pezente

Os discursos possíveis na comunicação rural: análise discursiva do vídeo 'Terrinha e Zé Veneno'; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Mouriell Aparecida Lanza

A divulgacao de ciencia no programa Profissao Reporter; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Fabio Schmidt

Reposicionamento da marca por meio do marketing esportivo: estudo de caso da marca Seara apos a incorporacao pelo Grupo Mafring; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Marcelo Santos Silva

ANÁLISE DISCURSIVA DA COBERTURA DA IMPRENSA NO CASO DA MÁFIA DO APITO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Juliana Luizari do N

Silva; O discurso que a Dove utilizouno site da campanha real beleza; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Luiz Eduardo Schmitt

Assessoria de Imprensa: estamos preparados?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Simone Borges da Silva e Viviane Goulart

Canta Brasil!; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Fernando Vaz Miranda

As transmissões de futebol no rádio e a proposta de segmentação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Ana Carolina Bastos Vilela

O processo de enfraquecimento da notícia nos jornais catarinenses; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Jurandir Antunes Siqueira

Internet e Comportamento - As relações virtuais através do blog e fotolog; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Francisco Eduardo da Luz Lins

Ética no jornalismo esportivo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Adriana Cristina Fernandes Laffin

Atenas 2004: A cobertura jornalística nos dois maiores eventos esportivos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Marina Boarba de Camargo

A posição-sujeito da mídia alternativa no processo de impeachment de Dilma Rouseff; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Wellinton da Silva Farias

A discursividade da Lei de Imprensa nos séculos XIX e XX; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Mariana Hawerroth

Guerra do Contestado: a discursividade nos jornais catarinense; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Publicidade) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo Municipal de Desenvolvimento; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Roger Mauricio Caetano

O discurso de divulgação cientifica nos portais de noticias e na Revista Ciência em Curso; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Amanda Nascimento Pereira

História do Voleibol em Santa Catarina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Kadidie Santos e Renata Meinischmiedt

Projeções Sucessivas : O cinema em São José; 2004; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GARCIA, D. A. . O HUMOR NAS REDES SOCIAIS: A SÁTIRA SOBRE A POLÍTICA EM A LUTA. Entremeios , v. 15, p. 199-211, 2017.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A discursvidade da Lei da Imprensa no Brasil: uma análise do periódico A Província de São Paulo. ESTUDOS DA LÍNGUA(GEM) (ONLINE) , v. 14, p. 155-167, 2016.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. . Movimentos da memória - da ditadura à ditadura. MOARA , v. 1, p. 198-209, 2015.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO FEMININO NO PRIMEIRO JORNAL DEDICADO AS MULHERES: O JORNAL DAS SENHORAS, DE 1852. Entremeios , v. 09, p. 01-08, 2014.

  • FLORES, Giovanna Benedetto . The textuality of O Macaco Brasileiro in the foundation of the brazilian journalistic discourse (1821-1822). ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO) , v. 34, p. 153-161, 2012.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; SIEBERT, S. ; MARTINS, M. F. . A ciência enquanto processo: um caso de divulgação. Revista Científica Ciência em Curso , v. 1, p. 9-21, 2012.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. ; SIEBERT, S. . A divulgação científica da revista laboratório Ciência em Curso. Revista Científica Ciência em Curso , v. 1, p. 62-68, 2012.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; LOPES, Antônio Carlos Cândido ; CAETANO, Roger Maurício . A revista Ciência em Curso e a divulgação científica do patrimônio. Revista Científica Ciência em Curso , v. 1, p. 69-79, 2012.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Entre a ciência e a mídia: um olhar de assessoria de imprensa. Revista Científica Ciência em Curso , v. 1, p. 42-49, 2012.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. (Org.) ; LAGAZZI, S. M. (Org.) ; NECKEL, N.R.M (Org.) ; FONTANA, M. G. Z. (Org.) ; PFEIFFER, C. R. C. (Org.) . Discurso, Cultura e Mídia: Pesquisas em rede Volume 2. 1. ed. Santiago/RS: Oliveira Books, 2017. v. 2. 359p .

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. (Org.) ; NECKEL, N.R.M (Org.) ; PFEIFFER, C. R. C. (Org.) ; FONTANA, M. G. Z. (Org.) ; LAGAZZI, S. M. (Org.) . Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia volume 3. 1. ed. Campinas/ SP: Editora Pontes, 2017. v. 3. 372p .

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. (Org.) ; NECKEL, N.R.M (Org.) . Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia - volume 2. 1. ed. Campinas - SP: Pontes Editores, 2016. v. 2. 210p .

  • FLORES, Giovanna Benedetto ; NECKEL, N.R.M (Org.) ; GALLO, S. L. (Org.) . Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia - volume 1. 1. ed. Campinas - SP: Editora Pontes, 2015. v. 1. 305p .

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M (Org.) ; GALLO, S. L. (Org.) . Discurso, Cultura e Mídia: Pesquisas em Rede. 1. ed. Palhoça-SC: Editora Unisul, 2015. v. 1. 136p .

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821-1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro. 00. ed. Palhoça e Porto Alegre: Editora Unisul e EdiPUCRS, 2014. v. 1. 263p .

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821-1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro. 00. ed. Porto Alegre e Palhoça: EDIPUCRS e Editora Unisul, 2014. v. 1. 263p .

  • FLORES, Giovanna Benedetto ; GALLO, S. L. (Org.) ; NECKEL, N.R.M (Org.) . Discurso, Ciência e Cultura: Conhecimento em Rede. 1. ed. Tubarão: Editora Unisul, 2012. v. 1. 410p .

  • FLORES, Giovanna Benedetto ; NECKEL, N.R.M (Org.) ; FARIAS, D. S. E. (Org.) . Discurso, Cultura e Mídia: Registros e Discussões. 1. ed. Tubarão: Editora Unisul, 2012. v. 1. 296p .

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O político no discurso jornalístico: sentidos de notícia e informação. In: Amanda Scherer; Caciane Souza de Medeiros, Simone de Mello de Oliveira. (Org.). Linguística de nosso tempo: teorias e práticas. 0ed.Santa Maria: UFSM, 2018, v. 1, p. 00-00.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . De que Reino Unido estamos falando? A discursividade dos jornais portugueses sobre o Brasil. In: Jorge Pedro Sousa. (Org.). Jornalismo e Estudos Mediáticos ? Memória. 0ed.Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2018, v. 1, p. 67-76.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Neutralidade e silenciamento no discurso jornalístico. In: Flores, G.G.B.; Gallo, S.M.L.; Lagazzi, S.; Neckel, N.R.M.; Pfeiffer, C.C.; Zoppi-Fontana, M.G.. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia volume 3. 1ed.Campinas/São Paulo: Editora Pontes, 2017, v. 3, p. 117-130.

  • ZARDO, D. S. ; FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O corpo deficiente e sua inscrição nos discursos pedagógico, jurídico e midiático. In: Flores, G.G.B.; Gallo, S.M.L.; Lagazzi, S.; Neckel, N.R.M.; Pfeiffer, C.C.; Zoppi-Fontana, M.G.. (Org.). Discurso, cultura e Mídia: Pesquisas em rede Volume 2. 1ed.Santiago/RS: Oliveira Books, 2017, v. 2, p. 306-317.

  • FLORES, Giovanna Benedetto . Os sentidos de nação e república na imprensa brasileira no final do Império. In: INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina Leandro; MITTMANN, Solange. (Org.). Analise do Discurso: dos fundamentos aos desdobramentos - 30 anos de Michel Pêcheux. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2015, v. 0, p. 113-122.

  • FLORES, Giovanna Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. . Vem pra rua: sentidos em deslizamento na cena política brasileira. In: FLORES, G.B.; GALLO, S. M. L.; NECKEL, N.R.M.. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia - volume 1. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 55-72.

  • FLORES, Giovanna Benedetto . Os jornais da Independência: o Espelho da Corte. In: Maria Luiza Millani; Nádia Régia Maffi neckel. (Org.). Capital social : arte, ciência, cultura e desenvolvimento regional. 1ed.Curitiba: Kairós, 2013, v. 1, p. 211-224.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A liberdade do Correio do Rio de Janeiro. In: FLORES, G.B.; GALLO, S. M. L.; NECKEL, N.R.M.. (Org.). Discurso, Ciência e Cultura: Conhecimento em Rede. 1ed.Tubarão: Editora Unisul, 2012, v. 1, p. 53-68.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . As posições-sujeito no Reverbero Constitucional Fluminense e na Gazeta do Rio de Janeiro. In: FLORES, G.B.; NECKEL, N.R.M.; FARIAS, D.S.E.1. (Org.). Discurso, Cultura e Mídia: Registros e Discussões. 1ed.Tubarão: Editora Unisul, 2012, v. 1, p. 77-90.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Entre a ciência e a mídia: um olhar da assessoria de imprensa. In: Nádia Régia N. Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). Ciência e Cultura. 00ed.Palhoça: Unisul, 2011, v. 1, p. 17-28.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; LOPES, Antônio Carlos Cândido ; CAETANO, Roger Maurício . A Revista Ciência em Curso e a Divulgação Científica do Patrimônio. In: NECKEL, Nádia R. Maffi; MILANI, Maria Luiza. (Org.). Cultura - Faces do desenvolvimento. 00ed.Blumenau: Nova Letra, 2010, v. 1, p. 87-96.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; PINOTTI, A. ; SOUZA, C. R. . Ler o arquivo hoje. In: INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina Leandro. (Org.). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. 00ed.São Carlos: Claraluz, 2005, v. 1, p. 251-256.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O colapso das colméias. Revista Laboratório Ciência em Curso - Mel: capital catarinense, 01 abr. 2011.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; LOPES, Antônio Carlos Cândido . Filhos do Contestado. Revista Ciência em Curso - Contestado Com-testado, 01 out. 2010.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A comunicação revitalizando cultura. Revista Laboratório Ciência em Curso - Revitalizando Culturas, 01 abr. 2010.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Momento de decisão. Revista de Seguros, Rio de Janeiro, p. 23 - 24, 01 set. 2007.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Para filhos e pais. Sebrae Agronegócios, p. 40 - 40, 01 maio 2006.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . SC investe em tecnologia para conquistar mercados. Sebrae Agronegócios, Brasilia - DF, p. 49 - 49, 01 maio 2006.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Uma breve história do teatro em SC. Revista Ciência em Curso - AQIS Núcleo de pesquisa sobre processos de criação artística.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Meio ambiente: a qualidade da água. Revista Laboratório Ciência em Curso - Maricultura em SC.

  • NECKEL, N.R.M ; FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . CORPO-IMAGEM NA MÍDIA: RECONHECIMENTO OU ESTRANHAMENTO?. In: 13 Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis - SC. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017. v. 0. p. 1-11.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M . A escravidão, a república e o efeito de neutralidade da/na imprensa brasileira do século XIX. In: 14. SBPJOr - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça. 14. SBPJor - Anais, 2016.

  • FLORES, Giovanna Benedetto . A discursividade da Lei da Imprensa no Brasil: Uma análise do periódico A Província de São Paulo. In: VII SEAD - Análise do Discurso e sua história: avanços e perspectivas, 2015, Recife - PE. Anais do VII SEAD ? Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Recife - PE: Editora UFPE, 2015. v. 0. p. 1-8.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os jornais da Independência: O Espelho da Corte. In: IV Seminário Integrado e Interinstucional Capital Social:Arte, Ciencia, Cultura e Desenvolvimento Regional, 2011, Canoinhas. IV Seminário Integrado e Interinstucional Capital Social:Arte, Ciencia, Cultura e Desenvolvimento Regional, 2011.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A Liberdade do Correio do Rio de Janeiro. In: VI Seminário Integrado e Interinstitucional Ciência e Cultura, 2011, Palhoça. IV Seminário Integrado e Interinstucional Capital Social:Arte, Ciencia, Cultura e Desenvolvimento Regional, 2011.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A (In)dependência da imprensa brasileira no século XIX: as epigrafes de O Conciliador do Reino Unido e de O macaco Brasileiro. In: 9 Encontro Nacional de pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. 9 Encontro Nacional de pesquisadores em Jornalismo, 2011.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; LOPES, Antônio Carlos Cândido ; CAETANO, Roger Maurício . Revista Ciência em Curso e a divulgação do patrimônio cultural. In: I Seminário Integrado e Interinstitucional Economia, Cultura e Desenvolvimento, 2010, Canoinhas. Cultura - Faces do desenvolvimento. Blumenau: Nova Letra, 2010. v. 1. p. 87-96.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Entre a ciência e a mídia, um olhar da assessoria de imprensa. In: II Seminário Integrado e Interinstitucional Ciência e Cultura, 2010, Palhoça. Ciência e Cultura. Palhoça: Unisul, 2010. v. 1. p. 17-28.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O discurso fundador da imprensa brasileira. In: III Seminário Integrado e Interinstitucional Arte e Cultura, 2010, Joinville - SC. III Seminário Integrado e Interinstitucional Arte e Cultura, 2010.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A (In)dependência da imprensa brasileira no século XIX: O discurso do Reverbero Constitucional Fluminense. In: Intercom, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O Apagamento do dizer do cidadão e do povo na Gazeta do Rio de Janeiro do Séc. XIX. In: I Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008, Maringá- PR. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá - PR: Fundação Araucária, 2008.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A (in)dependência da imprensabrasileira no século XIX: os discursos do Reverbero Constitucional Fluminense e da Gazeta do Rio de Janeiro. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia - 200 anos de mídia no Brasil - Historigrafia e Tendências, 2008, Niterói - Rio de Janeiro. VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; PINOTTI, A. ; SOUZA, C. R. . Ler o arquivo hoje. In: I Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2003, Porto Alegre. I SEAD, 2003.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. ; SIEBERT, S. . A Divulgação Científica da Revista Laboratório Ciência em Curso. In: IV Encontro Paranaense de Professores de Jornalismo e II Encontro de Professores de Jornalismo de Santa Catarina, 2008, Joinville - SC. IV Encontro Paranaense de Professores de Jornalismo e II Encontro de Professores de Jornalismo de Santa Catarina,, 2008.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O POLÍTICO NO DISCURSO JORNALÍSTICO: SENTIDOS DE NOTÍCIA E INFORMAÇÃO. In: XII Encontro Celsul - Circulo de Estudos Linguisticos do Sul - 2016, 2016, Santa Maria. 100 Anos do Curso de Linguística Geral desdobramentos e perspectivas CADERNO DE RESUMOS XII ENCONTRO DO CELSUL. Santa Maria: PE.Com editora experimental -UFSM, 2016. v. 1. p. 399-400.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A Lei da Imprensa e o funcionamento do discurso jornalístico brasileiro. In: 4. Encontro Rede Sul Letras, 2016, Palhoça. 4. Encontro Sul Letras - Cadernos de Resumos. Tubarão: Biblioteca Unisul, 2016. v. 1. p. 102-102.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Não, Senhor! as diferentes posições sujeito. In: 3. Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2. Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2. Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2015, Maringá - PR. Caderno de Resumos: Outras arqueologia: arte, política e sexualidade. Maringá-PR: Editora UEM, 2015. v. 0. p. 62-62.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A DISCURSIVIDADE DA LEI DE IMPRENSA NOS SÉCULOS XIX E XX. In: XI Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, 2015, Buenos Aires - Argentina. Resumenes Mesas Temáticas. Buenos Aires: UBA, 2015. v. 0. p. 17-17.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os sentidos de nação e independência do brasil sob a ótica da imprensa portuguesa do séc XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M . Corpo-imagem na mídia: Reconhecimento ou estranhamento?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GARCIA, D. A. . O humor nas redes sociais: a sátira sobre a política em A Luta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Neutralidade e silenciamento no discurso jornalísticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M . Notícia ou informação? Efeitos de neutralidade e silenciamentos históricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Histórias ...historicidade: a produção de sentidos de notícia e informação no discurso jornalístico brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A Lei da Imprensa e o funcionamento do Discurso Jornalístico Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A Discursividade da LEI DE IMPRENSA NOS SÉCULOS XIX E XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A discursividade da Lei da Imprensa no Brasil: Uma análise do periódico A Província de São Paulose do periódico A Província de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Não, Senhor! as diferentes posições sujeito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A República e a abolição dos escravos na imprensa brasileira do século XIX: O jornal Cidade do Rio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Divulgação de Ciência: Ambiente de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O Jornal das Senhoras e a subjetivação do feminino no jornal dedicado as mulheres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; NECKEL, N.R.M . Análise do Discurso em ambiente de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os sentidos de nação e república na imprensa brasielira no final do Império. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os sentidos de nação e república na imprensa brasielira no final do Império. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Modos de subjetivação do feminino no primeiro jornal dedicado as mulheres: o jornal das senhoras, de 1852. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A textualidade do Macaco Brasileiro na fundação do discurso jornalistico brasileiro (1821-1822). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A Construção da ideia de um Brasil independente de Portugal pelo discurso jornalístico brasileiro nascente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os jornais da (In)dependência: O Espelho da Corte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Os jornais da independência e o discurso fundador da imprensa brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A (in)dependência da imprensa brasileira no séc. XIX: as epígrafes de O Conciliador do Reino Unido e de O Macaco Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; NECKEL, N.R.M ; SALLA, M. L. . Ciência em Curso: as possíveis linguagens da divulgação de ciência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A liberdade do Correio do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; LOPES, Antônio Carlos Cândido ; CAETANO, Roger Maurício . Revista Ciência em Curso e a divulgação do patrimônio cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Entre a ciência e a mídia, um olhar da assessoria de imprensa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O discurso de divulgação científica nos portais de notícias e na Revista Ciência em Curso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . O discurso fundador da imprensa brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A (In)dependência da imprensa brasileira no século XIX: O discurso do Reverbero Constitucional Fluminense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Entre a ciência e a mídia, um olhar da assessoria de imprensa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. ; SIEBERT, S. . A divulgação científica da Revista Laboratório Ciência em Curso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A (in)dependência da imprensa brasileira no século XIX: os discursos do reverber Constitucional Fluminense e da Gazeta do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; GALLO, S. L. ; MARTINS, M. F. . Portal Ciência em (dis) Curso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. . Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia - volume 2. Campinas - SP, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FLORES, Giovanna Benedetto ; SILVA, S. D. . Discurso Imagem e Representação. Maringá-PR: Editora UEM, 2015 (Ementa de Simpósio).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Discurso, Mídia e Memória. Buenos Aires- Argentina: UBA, 2015 (Ementa da Mesa Temática).

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Prefácio. Campinas - SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. . Apresentação - Discurso, Cultura e Mídia: Pesquisas em Rede. Palhoça - SC, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto ; NECKEL, N.R.M ; GALLO, S. L. . Apresentação - Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia - volume 1. Campinas - SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Fala (Jovem) Doutor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . De que jornalismo estamos falando?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Assessoria de Imprensa para atletas e equipes esportivas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . A historia da Arquiteutra. 2008. (Editoração/Outra).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Uma breve história do teatro em Santa Catarina. 2008. (Editoração/Outra).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Jornalismo Esportivo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Urbanização litorânea e o impacto ambiental. 2006. (Editoração/Outra).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Patrimônio Histórico e Cultural -Meio ambiente e Cultura:Decifrando os caminhos do homem pré-historico na Mata Atlantica. 2006. (Editoração/Outra).

FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto . Jornalismo Esportivo. 2005. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    A discursividade da lei de imprensa nos séculos XIX e XX, Descrição: O projeto de pesquisa: A discursividade da lei de imprensa nos séculos XIX e XX, tem como base teórica a Análise do Discurso de linha francesa e se inscreve no Núcleo de Pesquisa Discurso, Cultura e Mídia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). As minhas pesquisas tem buscado compreender o funcionamento do discurso jornalístico brasileiro, desde a sua fundação em 1821 (FLORES, 2011) com o primeiro decreto da lei de imprensa nos anos 20 do século XIX. Para tanto, meu olhar recai sobre acontecimentos históricos que foram marcados nos periódicos brasileiros, tanto no século XIX como no século XX, ou seja, a relação entre história e historicidade, como proposta pela Análise do Discurso de linha francesa. Na proposta de Constituição brasileira, ainda quando o Brasil era colônia de Portugal, foi elaborado o primeiro decreto, em 1821, que estipulava regras para a imprensa que começava a se formar no Brasil-Colônia. Com este decreto, a censura aos jornais da época passou a ser a posteriori, ou seja, os editores imprimiam os jornais e depois eram aprovados pela Mesa Censora da Corte. Foi neste período que houve a grande proliferação de jornais na Corte, uma vez que nos primeiros anos da Corte portuguesa no Brasil, apenas três periódicos circulavam na colônia: O Correio Brasiliense, a Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808 e a Idade d?Ouro do Brasil, em 1811. Mas foi a partir de 1821 que começaram a surgir vários jornais. Segundo Neves (2003) entre os anos de 1821 e 1822, 26 periódicos entraram em circulação, sendo 16 deles no Rio de Janeiro e outros dez divididos entre a Bahia, Maranhão, Pernambuco e Pará. Este decreto configurou uma nova discursividade para o jornalismo brasileiro, porque todo o cidadão podia, sem depender da censura prévia, manifestar suas opiniões em qualquer matéria, desde que respondesse pelo abuso dessa liberdade (FLORES, 2011). Uma das consequências dessa censura a posteriori foi o primeiro processo jurídico contra um redator de jornal. João Soares Lisboa, do Correio do Rio de Janeiro foi o primeiro redator a ser processado pela nova lei da imprensa, por ter publicado uma carta que enviou a D. Pedro pedindo a Constituinte. Mas foi somente em novembro de 1823, com a primeira Constituição do Brasil, que entra em vigor a primeira Lei da Imprensa Brasileira. O século XIX foi de muito debate entre os jornalistas conservadores e liberais. Muitos destes jornalistas, como José do Patrocínio, do jornal A Cidade do Rio, defendiam a abolição da escravatura e a mudança de regime político para o sistema republicano. Ainda na segunda metade do século XIX, a imprensa brasileira começa a ganhar ares literários. Escritores como José de Alencar, Machado de Assis e Quintino Bocaiúva, começam a assinar colunas nos periódicos. Segundo Sodré, na virada do século XIX para o século XX, a imprensa brasileira passa por nova transformação, com o surgimento da empresa jornalística em substituição aos pequenos jornais, ganhando estrutura empresarial, com novos equipamentos gráficos. É também neste período que a fotografia jornalística ganha força na imprensa brasileira, funcionando como apoio às reportagens, inaugurando uma nova discursividade nos periódicos. Propomos analisar discursivamente a mudança no funcionamento da imprensa brasileira, tendo como foco o final do século XIX e início do século XX, como forma de entender o momento histórico/político do Brasil. Objetivos: 1. Compreender a relação da Lei de Imprensa, desde o primeiro decreto em 1821 com a história do Brasil nos períodos que antecedem a independência, a república e o início da industrialização do jornalismo brasileiro, na virada do século XIX para o XX 2. Entender a relação entre notícia e informação jornalística no discurso jornalístico brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Coordenador / Cilene Macedo - Integrante / Wellinton da Silva Farias - Integrante / Diane da Silva Zardo - Integrante / Pedro Augusto Bocchese - Integrante / Fabiane Soares - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2015 - Atual

    Historicidade do/no discurso da mídia, Descrição: O projeto de pesquisa "Historicidade do/no discurso da mídia" se inscreve no Núcleo de Pesquisa Discurso, Cultura e Mídia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). A proposta deste projeto de pesquisa é compreender o funcionamento do discursos que circulam na e pela mídia em suas diversas materialidades significantes e em diferentes momentos históricos, tendo como base teórica a Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux, na França, e desenvolvida a partir dos trabalhos de Eni Orlandi, no Brasil. Para tanto, interessa-nos discutir questões relacionadas à língua, ao sujeito, à historia e aos processos de produção de sentidos. Entendemos que a linguagem é marcada pelo processo social e histórico. Desse modo, entendemos que o jogo da constituição dos sentidos se dá por meio dos processos histórico-sociais, o que nos mostra que a palavra é uma prática social determinada por certos efeitos políticos-ideológicos do texto. Como nos ensina Pêcheux(1988), o discurso é efeitos de sentidos entre interlocutores, por isso, é no funcionamento da linguagem que podemos observar discursivamente a relação dos sujeitos e dos sentidos afetados pela língua e pela história. Concordamos com Paul Henry (1984) para quem a historicidade é ligada a questão da linguagem e à do sujeito. A relação de historicidade na AD é com o texto, com sua determinação histórica, com a materialidade do sentido e do sujeito, buscando compreender como a matéria textual faz sentido. Posto isto, temos como objetivo analisar discursivamente materiais produzidos na e pela mídia, como forma de compreender os discursos constituídos, formulados e postos em circulação na mídia, em diferentes momentos históricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Coordenador / Diane da Silva Zardo - Integrante / Fabiana Soares - Integrante / Carolina Leoni Fagundes - Integrante / CRISTIANE MARIA RIFFEL - Integrante., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 5

  • 2012 - 2014

    Jornalismo e República: análise discursiva da imprensa brasileira no final do império, Descrição: O projeto de pesquisa: Jornalismo e República: análise discursiva da imprensa brasileira no final do império, tem como base teórica a Análise do Discurso de linha francesa. O objetivo é compreender a relação do discurso jornalístico com a história do Brasil no período que antecede a República, isto é, quais foram os sentidos de ?nação? e ?república? produzidos nos jornais do final do século XIX, período de transição do império para república brasileira. podemos pensar no discurso jornalístico como um entrecruzamento da língua, da história e da sociedade. Ao mesmo tempo que o discurso jornalístico atua de forma niveladora de sentidos, organizando filiações de sentido possíveis para um acontecimento, opera como referência do que vemos e onde projetamos imaginariamente nossas reais condições, atuando na institucionalização social de determinados sentidos, contribuindo na constituição do imaginário social. Portanto, a análise discursiva dos periódicos dessa época que antecede a instalação da república, é importante para compreendermos o modo de relação da mídia com o processo político do Brasil, período que a imprensa se dividia entre: monarquia/ república e abolicionistas/escravocratas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Guerra do Contestado: a discursividade nos jornais catarinense, Descrição: Este projeto se inscreve no Núcleo de Pesquisa Discurso, Cultura e Mídia, dos cursos de graduação em Comunicação Social (Jornalismo e PP) e Cinema e Realização audiovisual e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Assunto polêmico nos bancos escolares de Santa Catarina, a Guerra do Contestado, um dos mais ricos movimentos populares da história brasileira, foi uma guerra sangrenta que assolou o estado catarinense entre os anos de 1912 a 1916. Em 2012 a Guerra do Contestado completa 100 anos que iniciou. A história do Contestado contada nos periódicos do início do século XX, vista pela base teórica da Análise do Discurso como proposto por Pêcheux (1998), é importante para poder compreendermos os sentidos silenciados por essa guerra entre jagunços e coronéis e exército brasileiro, pela posse de terra, cedida pelo governo a empresa norte-americana para explorar a estrada de ferro, como a demarcação territorial entre Paraná e Santa Catarina. O que se lê nos jornais é a história oficial, contada pelos historiadores, ?que organizam cronologicamente o passado, selecionando e hierarquizando os fatos e os sujeitos de uma forma social, de modo a não haver dúvidas quanto à veracidade dos fatos?. (MARIANI, 1998:63) ou então, reportagens que são narrativas do acontecimento. Portanto, propomos olhar discursivamente para esses periódicos catarinenses e buscar entender a relação da mídia com a guerra do Contestado. Ou seja, quais os sentidos da guerra do Contestado estão expostos nos periódicos, o que foi silenciado e censurado? Segundo Mariani (1998) ?no discurso jornalístico mascara-se um apagamento da interpretação em nome dos fatos que falam por si. Trata-se de imprimir a imagem de uma atividade enunciativa que apenas mediatizaria ? ou falaria sobre ? de forma mais literal possível um mundo objetivo?. (MARIANI, 1998:62).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Coordenador / Mariana Hawerroth - Integrante.

  • 2009 - 2011

    AS RELAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS E A PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL IMPLICADOS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CANOINHAS, FLORIANÓPOLIS, TUBARÃO E JOINVILLE, Descrição: Descrição: Este plano de trabalho é vinculado ao projeto de pesquisa em cooperação entre as Universidades UnC - Univille - Unisul e tem como objeto a questão do patrimônio material e imaterial do Estado de SC, das regiões nas quais estas instituições estão inseridas. Interessa especificamente desenvolver um programa de investigação sobre as relações culturais observando-se, de um lado, como essas relações são definidas e estabelecidas nos campos políticos, jurídico e administrativo e de outro, como se estrururam e se expressam vínculos identitários. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Integrante / Solange Leda Gallo - Coordenador / Silvânia Siebert - Integrante / Neckel, Nádia Régia Maffi - Integrante / Mara Lucia Salla - Integrante / Regina Aparecida Milleo de Paula - Integrante / Célia Gomes Pereira - Integrante / Lamas, Nadja de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro / CAPES - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Análise de redes discursivas, Descrição: Descrição: Estamos considerando redes discursivas como "nós" em conexão, sendo um nó um evento discursivo, ou seja, o encontro de pelo menos duas diferentes posições discursivas. Ousamos afirmar que uma rede descreve os pontos de relação dos sentidos e dos interlocutores, a tessitura que constitui memória, história e conhecimento, e esperamos poder mostrar como isso se dá em um caso a ser analisado. Assim, este projeto se justifica pela necessidade de se compreender alguns mecanismos com os quais estamos todos envolvidos, hoje, enquanto pesquisadores, como os espaços cibernéticos e suas conseqüências, as redes de pesquisa cada vez mais complexas, as novas formas de autoria, as formas instantâneas de produção e absorção de conhecimento. Os resultados de nossas pesquisas são re-significados por esses atravessamentos que não são somente tecnológicos, mas principalmente discursivos e que deslocam permanentemente nossas posições. Podemos formular o objetivo geral deste projeto, que pertence ao Grupo de Pesquisa Produção e Divulgação de Conhecimento Científico , cadastrado no CNPq, como sendo o de analisar os processos discursivos envolvidos na formação de uma rede para produção e circulação de conhecimento acadêmico-científico e tecnológico, tendo como foco a questão da autoria. Para tanto, procuraremos cumprir alguns objetivos intermediários, a saber: a) Explicitar o campo teórico-metodológico de abordagem desta pesquisa, a análise do discurso, conforme proposta nos anos 60, na França, por Michel Pêcheux, e posteriormente desenvolvida no Brasil, notadamente por Orlandi, no IEL, Unicamp/SP, que conta hoje com milhares de textos publicados em português, incluindo aí as monografias, dissertações e teses; b) Mostrar o estado da arte no que se refere à noção de AUTORIA (em AD), aprofundando a noção para o contexto das diferentes mídias, principalmente a internet; c) Fazer uma avaliação das conseqüências da virtualização na forma de autoria do Discurso Científico em relação .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Integrante / Solange Leda Gallo - Coordenador / Neckel, Nádia Régia Maffi - Integrante / Mara Lucia Salla - Integrante / Regina Aparecida Milleo de Paula - Integrante / Lúcio Flávio Giovanella - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Laboratório de Jornalismo Científico - Revista Laboratõrio Ciência em Curso, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores - Integrante / Solange Leda Gallo - Coordenador / Neckel, Nádia Régia Maffi - Integrante / Mara Lucia Salla - Integrante / Regina Aparecida Milleo de Paula - Integrante / Lúcio Flávio Giovanella - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Prêmio Adelmo Genro Filho - Menção Honrosa - categoria Tese de Doutorado, Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Sul de Santa Catarina, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes. , Av. Pedra Branca, 25 - Cidade Universitária, Jardim Eldorado, 88000000 - Palhoça, SC - Brasil, Telefone: (48) 32791000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2010

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Professora convidada para a disciplina de Jornalismo Popular e Alternativo - em regime especial, para o curso de Comunicação Social - Jornalismo, da UNOESC

  • 2010 - 2010

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Professora convidada para a disciplina de Marketing Esportivo para o curso de Pós-graduação Lato Sensu - Comunicação e Marketing - Ferramentas de Gestão, iniciado em 27 de agosto de 2010.

  • 2009 - 2009

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

  • 2000 - Atual

    Universidade do Sul de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

    Outras informações:
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) Disciplina da Comunicação Social: Produção audiovisual I e II Jornalismo em TV Edição I Técnicas de Reportagem Assessoria de Imprensa Vivência em Jornalismo Impresso Jornalismo Especializado Monografia TCC em Audiovisual

    Atividades

    • 01/2011

      Ensino, PPG em Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico - Leitura Orientada, Tópicos Especiais em Divulgação do Conhecimento Científico

    • 01/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Ciências da Linguagem, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2000

      Ensino, Comunicação Social Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de Imprensa, Edição I, Jornalismo em TV, Jornalismo Especializado, Laboratório de Vivência I (Jornal Laboratório), Monitoria em Produção Audiovisual II, Produção em Audiovisual I, Produçao em Audiovisual II, Projetos Experimentais, Técnicas de reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística II, Telejornalismo I, Telejornalismo II, Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia

  • 2018 - Atual

    Universidade Fernando Pessoa

    Vínculo: estágio pós-doutoramento, Enquadramento Funcional: pesquisador pós-doutoramento

    Outras informações:
    Estágio pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Sciais e Humanas - Curso de Ciências da Informação - Linha de pesquisa Jornalismo e Estudos Midiáticos - História da Imprensa. Supervisor prof. DR Jorge Pedro Sousa

    Atividades

    • 07/2018

      Ensino, Doutorado em Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Análise de Dados ? qualitativas

    • 02/2018

      Ensino, Doutorado em Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Análise de Dados ? qualitativas