Maria José dos Santos

Mestrado pela Faculdade de Educação da Unicamp. Possui Especialização em Gestão da Rede Pública pela USP (2012); Especialização em Gestão Educacional pela Unicamp (2008); Graduação em Pedagogia (1999) e História (1996). Tem experiência na área de Educação.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2016 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: Hibridismo administrativo: marcas da estrutura organizacional da SEESP (1846-2018),Ano de Obtenção: 2019
Profa Dra Selma Borghi Venco.

Especialização em Especialização da Rede Pública para Supervisores

2010 - 2011

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: A Gestão da HTPC: uma análise das ações de formação continuada na escola
Orientador: Carlos Alberto Bonacim

Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional

2005 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: O HTPC nas escolas
Orientador: Profa Dra Ana Maria Faccioli de Camargo

Graduação em Pedagogia

1997 - 1999

Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves

Graduação em Licenciatura Plena em História

1993 - 1996

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2012

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA REDE PÚBLICA. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2005 - 2007

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Capacitação Continuada em Conselhos Escolares - EAD. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, M. J. . VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA. 2018. (Outro).

SANTOS, M. J. . IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA. 2018. (Encontro).

Congresso Internacional "Escola Pública: tempos difíceis, mas não impossíveis". 2017. (Congresso).

IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO.Democracia com hora marcada: o Projeto Gestão Democrática na educação e seus (des) caminhos. 2017. (Encontro).

V Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE: Dimensões de privatização na Educação Básica. 2017. (Seminário).

XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.NEOLIBERALISMO E O SUBTERFÚGIO DISCURSIVO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. 2017. (Simpósio).

10ª Semana da Educação: Educar e Enegrecer. 2016. (Outra).

Seminário do LOED: Avaliação da Escola Pública Sob o Viés da Qualidade Social. 2016. (Seminário).

XI Seminario Internacional de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (Red Estrado).Trabalho docente: o mito de Sísifo?. 2016. (Seminário).

Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano. 2015. (Congresso).

NETSS - Apresentação do Grupo e das pesquisas em andamento. 2015. (Outra).

V Seminário de Educação Brasileira: Mudanças atuais na sociedade brasileira e o Sistema Nacional de Educação: qualidade da educação pública como direito humano. 2015. (Seminário).

XI Fórum Sindical APASE: Tensões e perspectivas na militância sindical: um caminho a o a percorrer. 2015. (Outra).

X Simpósio do LAGE - Educação e Cidadania: política, gestão de práticas ed educacionais..O Programa EJA Mundo do Trabalho e a formação de professores. 2015. (Simpósio).

XXIX Encontro Estadual Apase - Educação e Trabalho em tempos de mercantilização: perspectivas para a Supervisão de Ensino..Condução de trabalhos. 2015. (Encontro).

Encontro de Supervisores Conselheiros e Diretores da APASE para debate de temas pedagógicos, profissionais e sindicais para o triênio 2014-2017. 2014. (Encontro).

XXVIII Encontro APASE " Educação Escolar de Qualidade, Avaliação e Supervisão: Dá para separar?ar?. 2014. (Encontro).

I Seminário de Educação de Campina Grande - PB.A escola inovadora. 2013. (Seminário).

Programa de Formação de Multiplicadores - EJA Mundo do Trabalho. 2012. (Outra).

I Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente - VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado: Políticas Educacionais e Mudanças no contexto escolar.Formação Continuada e a Formação dos Formadores: uma análise das condições de atuação dos professores coordenadores. 2011. (Encontro).

XXV Encontro Estadual de Supervisores do Magistério - APASE: 25 encontros APASE: Caminhos percorridos, perspectivas.. 2011. (Encontro).

Conferência Estadual da Educação Básica - Educação de Qualidade para todos. 2007. (Outra).

Conferência Regional de Educação: Construindo um Plano Estadual de educação Democrático e Emancipador. 1999. (Outra).

II Conferência Estadual de Educação: Construindo um Plano Estadual de Educação Democrático e Emancipador. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Megid Neto

GONÇALVES, Pedro Wagner; PIRANHA, J. M.;MEGID NETO, J.. Identificação de Concepção de Natureza em Artigos Publicados no Periódico Química Nova na Escola. 2013 - Universidade Estadual de Campinas.

Cristiane Pereira Dias

DIAS, C. P.. Gestos de interpretação e constituição da autoria: uma proposta de trabalho com o discurso sobre drogas "lícitas" e "ilícitas" no Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Cristiane Pereira Dias

SARIAN, M. C.;DIAS, C. P.; SILVA, V. R. M. E.. Drogas "lícitas" e "ilícitas" em debate: gestos de interpretação e constituição da autoria no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Joseli Maria Piranha

Gonçalves, P.W.; CARNEIRO, C. D. R.;PIRANHA, J. M.; DEGREVE, G. M. S.; SPAZZIANI, M. L.. Tirando a Natureza do Anonimato na Revista Química Nova na Escola. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ensino e História de C. da Terra) - Instituto de Geociencias - UNICAMP.

Joseli Maria Piranha

MEGID, J.;PIRANHA, J. M.; Gonçalves, P.W.. Identificação de Concepção de Natureza em Artigos publicados no periódico Química Nova na Escola. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PG em Ensino e História de Ciências da Terra) - Instituto de Geociências - Unicamp.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

SICCA, Natalina Aparecida Laguna; SILVA, G. M.;FERNANDES, M. C. S.G.. O contexto ambiental nos livros didáticos de química: o ciclo da água como tema estruturador. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Escolar) - Centro Universitário Moura Lacerda.

Sandra Raquel de Almeida Cabral Hayashida

SARIN, M. C.; SILVA, Vera Regina martins; DIAS, C. P.;CABRAL HAYASHIDA, Sandra Raquel de Almeida. GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O DISCURSO SOBRE DROGAS ?LÍCITAS? E ?ILÍCITAS? NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Sandra Raquel de Almeida Cabral Hayashida

SARIN, M. C.; SILVA, Vera Regina martins; DIAS, C. P.;CABRAL HAYASHIDA, Sandra Raquel de Almeida. DROGAS ?LÍCITAS? E ?ILÍCITAS? EM DEBATE: GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Maristela Cury Sarian

SARIAN, M. C.; DIAS, C.; SILVA, V. R. M. E.. Drogas "lícitas" e "ilícitas" em debate: gestos de interpretação e constituição da autoria no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adelci Silva dos Santos

A Situação do Ex-escravo no Período Pós-abolição; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Volta Redonda; (Orientador);

Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta

O sentido das palavras, lazer, saúde, cultura e emprego no discurso institucional; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta;

Maristela Cury Sarian

GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O DISCURSO SOBRE DROGAS ?LÍCITAS? E ?ILÍCITAS? NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Orientador: Maristela Cury Sarian;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANCHEZ, B. G. ; SANTOS, M. J. . Democracia com hora marcada: o Projeto Gestão Democrática na educação e seus (des) caminhos. In: IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO, 2017, Campinas - SP. Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, 2017.

  • RIGOLON, Walkiria ; SANCHEZ, B. G. ; SANTOS, M. J. . NEOLIBERALISMO E O SUBTERFÚGIO DISCURSIVO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. In: XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa - PB. Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção, 2017. v. 45. p. 1163-1168.

  • SANCHEZ, B. G. ; SANTOS, M. J. ; RIGOLON, Walkiria . TRABALHO DOCENTE: O MITO DE SÍSIFO?. In: XI Seminario Internacional de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (Red Estrado), 2016, Cidade do México. Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, 2016.

  • RIGOLON, Walkiria ; SANTOS, M. J. ; SCHALCH, Laís . O programa EJA Mundo do Trabalho e a Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIGOLON, Walkiria ; SANTOS, M. J. . Formação continuada e a formação dos formadores: uma análise das condições de atuação dos professores coordenadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Política Educacional na rede estadual paulista (1995-2018), Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Maria José dos Santos - Integrante / Beatriz Garcia Sanchez - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante / Beatriz Fortunato da Silva - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Caio Cabral da Silva - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Eliane da Costa Bruini - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Erick Dantas da Gama - Integrante / Felipe Willian Ferreira de Alencar - Integrante / Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Flávia Vitor Longo dos Santos - Integrante / Iracema Santos do Nascimento - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Isabel Melero Bello - Integrante / Joice Melo Vieira - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / João Batista Silva dos Santos - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Marcelo Paziano da Silva - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Marina Avelar - Integrante / Rafael Antunes Seleznevas - Integrante / Raphael Bueno Bernardo da Silva - Integrante / Regina Mieyeko Oshiro - Integrante / Rita de Cássia Vereda - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Rosemary Mattos - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Integrante / Rubia de Araujo Ramos - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Diretoria de Ensino Região Bauru. , Rua Campos Salles 9-43, Vila Falcão, 17050000 - Bauru, SP - Brasil, Telefone: (14) 31080000, Ramal: 16, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional