Luis Carlos Alves Venancio

Professor Adjunto do Curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do Maranhão. Obteve o título de Doutor em Engenharia de Recursos Naturais no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia na Universidade Federal do Pará, onde desenvolveu projeto multidisciplinar envolvendo a concepção e fabricação de equipamentos de transferência de massa e calor bem como sua aplicação em pesquisa de redução de impactos ambientais de resíduos industriais. Concluiu Mestrado em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (2010), Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Tem 25 anos de experiência industrial incluindo pesquisa, projetos de engenharia, construção, operação e manutenção. Larga experiência em equipamentos de elevação de carga, manuseio de sólidos a granel e reciclagem de resíduos industriais. Foco em resultados, forte habilidade interpessoal, capacidade de liderar e obter apoio de diferentes grupos como cientistas, consultores e empreiteiros de modo a atingir os objetivos de operacionalidade, segurança, prazo e custo. Pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras são as principais características. Habilidade para obter os melhores resultados com recursos limitados.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia

2010 - 2013

Universidade Federal do Pará
Título: Desenvolvimento de Unidade Piloto de Transferência de Massa Gás/Líquido: Redução da Reatividade do Resíduo da Indústria de Alumina Através da Reação com Gases de Combustão
Emanuel Negrão Macedo. Coorientador: José Antonio Silva Souza. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: alumina; CO2; carbono; carbonatação lama vermelha; reciclagem de resíduos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química. Setores de atividade: Metalurgia.

Mestrado em Mestrado em Engenharia de Materiais

2008 - 2010

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (MA)
Título: Neutralização de resíduo de bauxita com Sequestro de Carbono,Ano de Obtenção: 2010
Antonio Ernandes Macedo Paiva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alumina; carbonatação lama vermelha; carbono; lama vermelha; sequestro carbono.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Indústrias de Transformação; Metalurgia.

Especialização em Engenharia de Produção

1992 - 1993

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Sistemas de Produção

Graduação em Engenharia Mecanica

1973 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Metais Não-Ferrosos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Expo Indústria do Maranhão. Reciclagem de Resíduos Industriais. 2017. (Feira).

Expo Indústria Maranhão.Resíduos Industriais. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Izabela Nazaré Souza da Fonseca Reis

Augusta FelipeSOUZA, J. A. S.; Magalhães, E. M.;VENANCIO, L. C. A.. Influência da Granulometria nas Propriedades Reológicas da Polpa de Bauxita Após Beneficiamento. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Silvane Gonçalves e Gonçalves

Samira CarvalhoJosé Antonio SouzaAugusta FelipeVenancio, L. Efeito da Granulometria e de Aditivos no Comportamento Reológico do Rejeito de Lavagem da Bauxita. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fernando Aracati Botelho,

SOUZA, J. A. S.Augusta FelipeMACEDO, E. N.L Venancio; BRASIL, D. S.; CUNHA, E. S.. Influencia do Cálcio e Magnésio na carbonização do resíduo de bauxita (lama vermelha), quando utilizada como meio adsorvente em lavagem de gases.". 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lucas Camelo Martins

BRITO JUNIOR, C. A. R.; SOUSA, J. K. C.;Venancio, L. Analyzing the Bauxite Residue Amendment Through the Addition of Ca and MgHydroxides Followed by Carbonation. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bruno Wesley da Silva Soares

ZANDOMENEGHI, A. A. O.; DIAS, F. P.;Venancio, L. Logística Reversa dos Resíduos Eletrônicos de Informática na Universidade Federal do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raissa Silva Fonseca

BRITO JUNIOR, C. A. R.; SOUSA, J. K. C.;Venancio, L. Analyzing the Bauxite Residue AmendmentThrough the Addition of Ca and MgHydroxides Followed by Carbonation. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Amanda Morais de Oliveira

Venancio, L; BRITO JUNIOR, C. A. R.; SANTOS, W. M. T.. REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DA BAUXITA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Déborah Fabrícia Lopes Santos

Venancio, L; BRITO JUNIOR, C. A. R.; SANTOS, W. M. T.. REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DA BAUXITA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Álvaro José da Silva Costa

Venancio, L; DIAS NETO, A. A.; SANTOS, M. A. A.. CONTROLE DA PROPAGAÇÃO DE ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROPOSIÇÕES PARA MELHORIAS DA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO ALUNO-PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fábio Silva Martins

Venancio, L; SOUZA, M. E. P.; SANTOS, W. M. T.. PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RECOBRIMENTOS CERÂMICOS OBTIDOS POR PLASMA ELETROLÍTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Adriano Mitsuo Goto

Venancio, L; BRITO JUNIOR, C. A. R.; MOLINA, M. A. G.. ANÁLISE PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS DA FIXAÇÃO HASTE-ANODO EMPREGADO NA CUBA ELETROLÍTICA HALL-HÉROULT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucas Felipe Domingues Ribeiro

VENANCIO, L. C. A.; DIAS NETO, A. A.; ZANDOMENEGHI, A. A. O.. Reaproveitamento Resíduos da Construção Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucas Rodrigues Ferreira

VENANCIO, L. C. A.; SALLES, K. S. T. S. L.; SALLES, W. F. L.. AFERICAO DE MEDIDORES DE VAZAO POR OBSTRUCAO DE AREA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

MACEDO, E. N.; LACERDA, A. F.;VENANCIO, LUIS C. A.. Engenharia/Hidráulica. 2015. Universidade Federal do Maranhão.

VENANCIO, LUIS C. A.; SALGADO NETO, J. B.;SALLES, W. F. L.. Magistério Superior, Engenharia/Hidráulica. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Manuel Rivas Mercury

Alves Venâncio, L. C.; Macedo, E. N.; Da Silva, J. A S.; Cavalcante; Cunha, A.;J. M. Rivas Mercury. Teste Piloto de Neutralização de Resíduo de Bauxita com Sequestro de Carbono. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Claudio José Cavalcante Blanco

SOUZA, J. A. S.;MACEDO, E. N.; ANTUNES, M. L. P.;CUNHA, A. C.; SOUZA, C. A. G.;BLANCO, C. J. C.. Projeto e Construção de Unidade Piloto de Transferência de Massa Gás/Líquido para Processamento de Resíduo da Indústria de Alumina e Gás de Combustão: Estudando Parâmetros da Reação para pH, SO2 e Captura de CO2. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Alan Cavalcanti da Cunha

Macêdo, E. N.; Souza, J. A. da Silva; ANTUNES, M. L. P.;CUNHA, A. C.; De Souza, C. A. G.;Blanco, C. J. C.. Desenvolvimento de Unidade Piloto de transferência de massa gás/líquido para processamento de resíduo da indústria de alumina e gás de combustão. 2013. Tese (Doutorado em PRODERNA) - Universidade Federal do Pará.

Alan Cavalcanti da Cunha

Macêdo, E. N.; Souza, J. A. da Silva;CUNHA, A. C.Blanco, C. J. C.. Teste piloto de neutralização de resíduos de bauxita com sequestro de carbono. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluísio Alves Cabral Junior

PAIVA, A. E. M.; Macedo, E. N.;CABRAL, A. A.. Processo de Neutralização do Resíduo de Bauxita com Seqüestros de Carbono. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal do Maranhão.

Emanuel Negrão Macêdo

PAIVA, A. E. M.; Aluísio Alves Cabral Junior;Macêdo, E. N.. Processo de Neutralização do Resíduo de Bauxita com Sequestro de Carbono.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal do Maranhão.

[Nome removido após solicitação do usuário]

Paiva, A. E. M.. Processo de neutralização do resíduo de bauxita com sequestro de carbono. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pósgraduação em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Emanuel Cardoso Soares

CORRELAÇÃO ENTRE DIFRAÇÃO DE RAIOS X E pH NO RESÍDUO CARBONATADO; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Raissa Silva Fonseca

ANALISAR OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO FÍSICA ADEQUADOS PARA REMOÇÃO DE SÍLICA DO RESÍDUO DE BAUXITA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Mateus Costa Tavares

CORRELAÇÃO ENTRE DRX E pH NO RESÍDUO CARBONATADO; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Lucas Camelo Martins

ANALISAR OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO MAGNÉTICA ADEQUADOS PARA A REMOÇÃO DE ÓXIDOS DE FERRO DO RESÍDUO DE BAUXITA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Raissa Silva Fonseca

Analisando a Modificação do Resíduo de Bauxita Através da Adição de Hidróxidos de Ca e Mg Seguidos por Carbonação; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Lucas Camelo Martins

Analisando a Modificação do Resíduo de Bauxita Através da Adição de Hidróxidos de Ca e Mg Seguidos por Carbonação; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Lucas Camelo Martins

ESTUDO DA REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DA BAUXITA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Raissa Silva Fonseca

ESTUDO DA REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DA BAUXITA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

JOAO VITOR COSTA NETO

LAMA VERMELHA: CARACTERÍSTICAS, PRODUÇÃO E APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

JULIANA TUANE DE LIMA CORDEIRO

LAMA VERMELHA: CARACTERÍSTICAS, PRODUÇÃO E APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Álvaro José da Silva Costa

CONTROLE DA PROPAGAÇÃO DE ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROPOSIÇÕES PARA MELHORIAS DA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO ALUNOPROFESSOR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

PAULO HENRIQUE DA CONCEICAO DE SOUSA

Segurança na Construção Civil: Um Estudo de Caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Amanda Morais de Oliveira

Redução da Alcalinidade do Resíduo de Bauxita; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Déborah Fabrícia Lopes Santos

Redução da Alcalinidade do Resíduo de Bauxita; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Amanda Morais de Oliveira

REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DE BAUXITA ATRAVÉS DA REAÇÃO COM GASES DE COMBUSTÃO E OU ADITIVOS CONTENDO Ca E Mg; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Raissa silva Fon seca

REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DE BAUXITA ATRAVÉS DA REAÇÃO COM GASES DE COMBUSTÃO E OU ADITIVOS CONTENDO CÁLCIO E MAGNÉSIO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Raissa Silva Fonseca

REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DE BAUXITA ATRAVÉS DA REAÇÃO COM GASES DE COMBUSTÃO E OU ADITIVOS CONTENDO Ca E Mg; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Lucas Camelo Martins

REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESÍDUO DE BAUXITA ATRAVÉS DA REAÇÃO COM GASES DE COMBUSTÃO E OU ADITIVOS CONTENDO CA E MG; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Luis Carlos Alves Venancio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Antonio da Silva Souza

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADE PILOTO DE TRANSFERENCIA DE MASSA GAS/LIQUIDO, PARA PROCESSAMENTO DE RESIDUO DA INDUSTRIA DE ALUMINA E GAS DE COMBUSTÃO ESTUDANDO OS PARAMETROS DA REAÇÃO PARA pH, SO2 E CAPTURA DE CO2; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia de produtos Naturais) - UFPA / ITEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE RECURSOS NATURAIS D, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Antonio da Silva Souza;

Emanuel Negrão Macêdo

DESENVOLVIMENTO DE UNIDADE PILOTO DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA GÁS/LÍQUIDO: REDUÇÃO DA REATIVIDADE DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE ALUMINA ATRAVÉS DA REAÇÃO COM GASES DE COMBUSTÃO; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emanuel Negrão Macêdo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

PROCESSO DE NEUTRALIZAÇÃO DE RESÍDUO DE BAUXITA COM SEQÜESTRO DE CARBONO; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Ernandes Macêdo Paiva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. . ALKALINITY PRECIPITATION MEASUREMENT ON CARBONATION OF BAUXITE RESIDUE. Light Metals 2016 , v. 01, p. 91-95, 2016.

  • VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. ; G. Cesar . PILOT TEST OF BAUXITE RESIDUE CARBONATION WITH FLUE GAS. Light Metals 2013 , v. 01, p. 113-118, 2013.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; QUARESMA, JOãO NAZARENO N. ; MACEDO, EMANUEL NEGRãO ; PAIVA, ANTONIO ERNANDES M. ; SOUZA, JOSé ANTONIO SILVA . Residues recycling: Reducing costs and helping the environment. JOM (Warrendale) , v. 62, p. 41-45, 2010.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; Souza, José Antonio Silva ; Macedo, Emanuel Negrão ; Botelho, Fernando Aracati ; Fonseca, Raissa Silva ; Martins, Lucas Camelo ; Tavares, Mateus Costa ; Soares, Lucas Emanuel . Analyzing the Bauxite Residue Amendment Through the Addition of Ca and Mg Hydroxides Followed by Carbonation. In: Olivier Martin. (Org.). The Minerals, Metals & Materials Series. 01ed.Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 123-133.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; Souza, José Antonio Silva ; Macedo, Emanuel Negrão ; Botelho, Fernando Aracati ; de Oliveira, Amanda Morais ; Fonseca, Raissa Silva . Bauxite Residue Amendment Through the Addition of Ca and or Mg Followed by Carbonation. In: Arne P. Ratvik. (Org.). The Minerals, Metals & Materials Series. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 53-59.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; Silva Souza, José Antonio ; Macedo, Emanuel Negrão ; Botelho, Fernando Aracati . Alkalinity Precipitation Measurement on Carbonation of Bauxite Residue. In: Edward Williams. (Org.). Light Metals 2016. 01ed.Hobooken, NJ, EUA: John Wiley & Sons, Inc., 2016, v. 01, p. 91-95.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; Souza, José Antonio Silva ; Macedo, Emanuel Negrão ; Botelho, Fernando Aracati ; César, Glaucia Costa . Pilot Test of Bauxite Residue Carbonation with Flue Gas. In: Barry A. Sadler. (Org.). Light Metals 2013. 1ed.New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2013, v. 1, p. 113-118.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; Souza, José Antonio Silva ; Macedo, Emanuel Negrão ; Dias, Otacílio ; Santos, Iara Ferreira . Measuring the CO2 captured on Bauxite Residue Carbonation. In: Soobhankar Pati, Jaroslaw Drelich, Animesh Jha, Neale Neelameggham, Leon Prentice, Cong Wang. (Org.). Energy Technology 2013, Carbon Dioxide Management and Other Technologies. 1ed.New Jersey: Wiley, 2013, v. 1, p. 131-138.

  • Venancio, Luis Alves ; Macedo, Emanuel Negräo ; Souza, Jose Antonio Silva ; Botelho, Fernando Aracati . Bauxite Residue Neutralization and Carbon Sequestration from Flue Gas. In: Maria D. Salazar-Villapando; Neale R. Neelameggham; Donna Post Guillen; Soobhankar Pati; Gregory K. Krumdick. (Org.). Energy Technology 2012. 01ed.Hoboken, NJ, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2012, v. 01, p. 23-30.

  • Venancio, Luis Alves ; Santos, Paulo Adão Marinho dos ; Macedo, Emanuel Negrão ; Souza, José Antonio Silva ; Rodrigues, Wanderson Silva . Bauxite Residue Use to Remove SO2 from Gas Effluents. In: Neale R. Neelameggham; Cynthia K. Belt; Mark Jolly; Ramana G. Reddy; James A. Yurko. (Org.). Energy Technology 2011: Carbon Dioxide and Other Greenhouse Gas Reduction, Metallurgy and Waste Heat Recovery. 01ed.Hoboken, NJ, USA: Wiley, 2011, v. 01, p. 209-217.

  • Venancio, Luis Alves ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; PAIVA, A. E. M. . BAUXITE RESIDUE NEUTRALIZATION WITH CARBON SEQUESTRATION. In: Neale R. Neelameggham; Ramana G. Reddy; Cynthia K. Belt. (Org.). Energy Technology 2010. 01ed.Warrendale, Pennsylvania, EUA: TMS, 2010, v. 01, p. 185-193.

  • VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. ; FONSECA, R. S. ; MARTINS, L. C. ; TAVARES, M. C. ; SOARES, L. E. . Analyzing the Bauxite Residue Amendment Through the Addition of Ca and Mg Hydroxides Followed by Carbonation. In: TMS 2018 - 147th Annual Meeting & Exhibition, 2018, Phoenix-AZ, EUA. Light Metals 2018. Cham, Switzerland: Springer Nature, 2018. v. 01. p. 123-133.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. ; OLIVEIRA, A. M. ; FONSECA, R. S. . Bauxite Residue Amendment Through the Addition of Ca and or Mg Followed by Carbonation. In: TMS 2017 Annual Meeting, 2017, San Diego CA. Light Metals 2017. New York: Springer International Publishing, 2017. v. 1. p. 53-59.

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. . ALKALINITY PRECIPITATION MEASUREMENT ON CARBONATION OF BAUXITE RESIDUE. In: TMS 2016 Annual Meeting, 2016, Nashville - TN. Light Metals 2016. New York: Springer International Publishing. v. 1. p. 91-95.

  • SANTOS, I. F. ; VENANCIO, L. C. A. ; G. Cesar ; SOUZA, J. A. S. ; SOUZA, C. A. G. . ABSORÇÃO DE GASES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EM TORRE DE RECHEIO ESTRUTURADO UTILIZANDO LAMA VERMELHA. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Blucher Chemical Engineering Proceedings, 2014. v. 01. p. 1-8.

  • VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. ; G. Cesar . Pilot Test of Bauxite Residue Carbonation with Flue Gas. In: TMS 2013 - 142nd Annual Meeting, 2013, San Antonio TX, EUA. Light Metals 2013. Hoboken NJ, EUA: Wiley, 2013. v. 1. p. 113-118.

  • VENANCIO, L. C. A. ; MACEDO, E. N. ; SOUZA, J. A. S. ; BOTELHO, F. A. . Bauxite residue remediation and carbon sequestration from flue gas. In: 19th International Symposium ICSOBA, 2012, Belém. 19th International Symposium ICSOBA. Quebec, Canada: ICSOBA. v. 01. p. AA-25.

  • SANTOS, I. F. ; VENANCIO, L. C. A. ; BOTELHO, F. A. ; G. Cesar ; SOUZA, J. A. S. ; SOUZA, C. A. G. . SEQUESTRO DE CARBONO A PARTIR DO PROCESSO DE ABSORÇÃO EM TORRE DE RECHEIO ESTRUTURADO UTILIZANDO LAMA VERMELHA. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

  • NAGEN, N. F ; BATISTA, E. ; VENANCIO, L. C. A. . Understanding Fugitive Emissions at the Alumar. In: Lights Metals 2005 TMS, 2005, Los Angeles. Lights metals 2005. Warrendale, PA, USA: TMS, 2005.

  • Venancio, L ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. ; FONSECA, R. S. ; MARTINS, L. C. ; TAVARES, M. C. ; SOARES, L. E. . Analyzing the Bauxite Residue Amendment Through the Addition of Ca and Mg Hydroxides Followed by Carbonation. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Venancio, L . Expo Indústria MA 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENANCIO, L. C. A. ; José Antonio Souza ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. . ALKALINITY PRECIPITATION MEASUREMENT ON CARBONATION OF BAUXITE RESIDUE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, LUIS C. A. . Expo Indústria Maranhão - Oportunidades Maranhenses - Fiema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, T. ; VENANCIO, L. C. A. . Eliminação lixões da Ilha de São Luis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. F. ; VENANCIO, L. C. A. ; G. Cesar ; SOUZA, J. A. S. ; SOUZA, C. A. G. . ABSORÇÃO DE GASES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EM TORRE DE RECHEIO ESTRUTURADO UTILIZANDO LAMA VERMELHA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; Otacilio Dias ; SANTOS, I. F. . Measuring the CO2 Captured on Bauxite Residue Carbonation. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, LUIS C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. ; G. Cesar . Pilot Test of Bauxite Residue Carbonation with Flue Gas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, L. C. A. ; MACEDO, E. N. ; SOUZA, J. A. S. ; BOTELHO, F. A. . Bauxite Residue Neutralization and Carbon Sequestration From Flue Gas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. ; BOTELHO, F. A. . Bauxite residue remediation and carbon sequestration from flue gas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. F. ; VENANCIO, L. C. A. ; BOTELHO, F. A. ; SOUZA, J. A. S. . Sequestro de Carbono a Partir do processo de Absorção em Torre de Recheio Estruturado Utilizando Lama Vermelha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. . Bauxite Residue Use to Remove SO2 from Gas Effluents. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, L. C. A. ; PAIVA, A. E. M. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, E. N. . BAUXITE RESIDUE NEUTRALIZATION WITH CARBON SEQUESTRATION.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VENANCIO, L. C. A. ; PAIVA, A. E. M. . Neutralização de Resíduo de Bauxita com Sequestro de Carbono. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. . Projeto fabricação e montagem de um conjunto de reatores acoplado a chaminé de exaustão de uma caldeira. 2011.

VENANCIO, L. C. A. . Projeto e Montagem de Barramento Emergencial de 227KA. 2003.

VENANCIO, L. C. A. . Planta Piloto de Anodos Inertes em Cerâmica. 2002.

VENANCIO, L. C. A. . Modernização Fábricas de Alumínio Soderberg. 2001.

VENANCIO, L. C. A. ; SOUZA, J. A. S. . Co-processamento de Revestimento Gasto de Cubas Eletrolíticas. 1999.

Venancio, L . Eco Maranhão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

QUARESMA, J. N. N. ; MACEDO, E. N. ; SOUZA, C. A. G. ; SOUZA, J. A. S. ; MACEDO, W. N. ; VENANCIO, L. C. A. . Desenvolvimento de Anodo Inerte Para Fabricação de Alumínio. 2010. (Projeto de Pesquisa Edital 01/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    REDUÇÃO DA ALCALINIDADE DO RESIDUO DE BAUXITA ATRAVÉS DA REAÇÃO COM GASES DE COMBUSTÃO E OU ADITIVOS CONTENDO CA E MG, Descrição: Este projeto pesquisa a redução da alcalinidade do residuo de bauxita proveniente do processo de refinação. Esta redução é obtida através da reação com gases de combustão produzidos no próprio processo e com a utilização de aditivos contendo ca e mg.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Alves Venancio - Coordenador / Emanuel Negrâo Macedo - Integrante / José Antonio Silva Souza - Integrante / Fernando Aracati Botelho - Integrante / raissa silva fonseca - Integrante / amanda moraes de oliveira - Integrante / wenner miranda teixeira dos santos - Integrante / antonio alves dias neto - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro Tecnológico. , Avenida dos Portugueses, Centro Pedagógico Paulo Freire, Vila Bacanga, 65080805 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (098) 32729167

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Curso de Ciëncia e Tecnologia.,Linhas de pesquisa

2010 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Curso de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2003

Alcoa Inc. USA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sr. Staff Mechanical Engineer, Carga horária: 40

2004 - 2006

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Superintendente de Interface com a Expansão, Carga horária: 40

Outras informações:
? Responsável pelo gerenciamento do projeto detalhado, planejamento, contratação e execução das obras localizadas nas áreas em operação. Comando direto de engenheiros líderes de projetos e equipes contratadas para implantação, planejamento e fiscalização (US$13MM). ? Entre elas a modernização e reativação de forno tipo anel para cozimento de anodos em prazo de nove meses (US$7MM). Este forno hoje consome 18% a menos de combustível que os demais e apresenta opacidade 40% menor na chaminé devido aos sistemas de controle baseados em sensoreamento infravermelho de temperatura e servomotores para controle de draft que melhoraram a combustão. ? Gerenciamento do comissionamento das novas instalações da redução (US$180MM) incluindo a participação de engenheiros e técnicos da operação e manutenção nas fases de projeto, inspeção, montagem, testes e comissionamento no Brasil e no exterior. Equipes de mantenedores foram integrados aos times de montagem de modo que ao final os equipamentos já estavam prontos para operar. ? Coordenação da especificação, detalhamento e inspeção e testes das pontes rolantes de trocas de anodos junto à empresa ECL em Lille-FR. ? Interface com os diversos departamentos da corporação (Controladoria, Aquisição, Logística, RH, Qualidade, etc) para definição de procedimentos e implementação de projetos em conformidade com as normas da corporação; ? Proposição de estratégias de contratação inovadoras que permitiram a fabricação e montagem de subconjuntos completos (cubas eletrolíticas) fora da fábrica, reduzindo o prazo de conclusão da obra, o risco de acidentes, o custo e a complexidade da montagem eletromecânica. Foram projetados gabaritos de modo a permitir que diversas etapas da montagem fossem realizadas em paralelo nivelando o volume de trabalho.

2003 - 2004

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Engenharia Mecânica, Carga horária: 40

Outras informações:
? Gerenciamento da concepção, detalhamento e execução de projeto para permitir a operação simultânea com dois coques na fabricação de anodos. Numa concepção inovadora, os coques são estocados, transportados e introduzidos na fábrica de anodos alternadamente. Isto permite o aproveitamento das melhores qualidades de cada coque para a produção de finos e grossos. Em paralelo foi aumentada a capacidade de estocagem através de mudanças na geometria das pilhas no prédio existente. Foi realizada ainda uma otimização do transporte, com a eliminação de estoques intermediários e uso de caminhões de grande porte controlados eletronicamente. ? Projeto, detalhamento, contratação e montagem de barramento emergencial de 227KA ligando as linhas de cubas 2 e 3, permitindo a antecipação de 15 meses no religamento de 43 cubas, com produção adicional de 35.000 ton. (Prazo total 70 dias, US$1,5MM e 900 ton. de barramentos). Coordenação geral da operação de desconexão com oito equipes trabalhando simultaneamente completando o trabalho com 45 minutos de linha desligada. ? Coordenação do time de emissão de fluoretos. Medições locais com laser foram comparadas com medições no lanternim o que permitiu quantificação da contribuição de cada fonte emissora na Alumar. Trabalho apresentado no TMS em 2005.

2000 - 2003

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Senior Staff Mechanical Engi ? Expatriado, Carga horária: 40

Outras informações:
? Baseado em Knoxville-TN-USA pertencia ao grupo de engenharia de Primary Metals da Alcoa Inc. ? Gerenciamento da concepção, projeto e construção de parte da planta piloto para fabricação de anodos inertes no Alcoa Technical Center em Pittsburgh-PA (responsável por US$10MM). Anodos fabricados em material cerâmico sinterizado. Projeto incluiu o manuseio da matéria prima, seu transporte até os moldes, a confecção dos moldes, a desmoldagem, retirada do núcleo e o manuseio posterior. Por ser uma tecnologia em desenvolvimento, houve necessidade criar flexibilidades para adaptar o projeto a diversas alterações no produto. ? Gerenciamento do projeto, detalhamento, construção e start up de uma CIP (prensa isostática fria ) de ultra-alta pressão (40.000 psi e 700 HP), automática e com ciclo de 60 segundos (primeira deste porte no mundo). Uso de tecnologia sueca ?wire winding? em que as peças submetidas à tração são pré-comprimidas com o enrolamento de várias camadas de fita de aço mola. Vaso de pressão (15 ton) e anel de contenção (35 ton.) fabricados na Suécia. Sistema manuseio de sólidos e enchimento automático dos moldes foi desenvolvido com uso de servomotores, um robô Kuka e válvulas especialmente desenvolvidas. Todo o sistema operava em ciclo de um minuto. Tal ciclo gerava ondas supersônicas e aeração no fluido o que foi compreendido e controlado. ? Coordenação e gerenciamento dos estudos para modernização de fábricas de alumínio com tecnologia Soderberg em Mosjoen e Lista na Noruega; Avilés e La Coruña na Espanha; Baie Comeau no Canadá; Massena nos Estados Unidos e Poços de Caldas no Brasil. Este trabalho foi apoiado por especialistas do Alcoa Technical Center localizado em Pittsburgh e do núcleo de Alumínio da empresa Bechtel Engineering localizado em Montreal.

1996 - 1999

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
? Concepção e implantação de diversos processos de Reciclagem de Resíduos na Redução. Desde a classificação dos resíduos, passando pela análise, quantificação, identificação dos processos produtivos com potencial de aproveitamento até a implantação permanente da venda dos resíduos para reaproveitamento. ? Desenvolvimento de coprocessamento de Revestimento Gasto de Cubas (principal resíduo da produção de alumínio e legalmente classificado na classe 1 ? resíduo perigoso) na indústria de cerâmica vermelha com produção de 30 milhões de tijolos. Adaptação deste processo para a indústria cimenteira com a obtenção de licença ambiental, hoje operando a uma taxa de 1100 toneladas por mês (com esta taxa o estoque será eliminado em poucos anos). Este processo apresenta o menor custo unitário e os melhores resultados ambientais em todo o mundo. Conforme paper apresentado no TMS em 2005, a adição do material na cimenteira reduz a temperatura de queima, o consumo de combustível e a emissão de poluentes incluindo CO2 e Nox. ? Desenvolvimento de processos inovadores de quebra, cominuição e moagem de resíduos. Uso de equipamentos especiais permitiu uma redução de 40% no custo de moagem de RGC. ? Uso de técnicas de mineração para arrumação e compactação permitiu a estocagem adicional de 10.000 ton de material adicional nos prédios já existentes. ? Estudos das cadeias produtivas de cerâmica vermelha e cimento em conjunto com a UFPA. Mapeamento e qualificação num raio de 2000 km. Identificação de processos com capacidade de coprocessamento. ? Eliminação de passivos de 8000 ton de resíduos carbonáceos que eram um problema ambiental e foram vendidos por US$ 400.000 para reprocessamento.

1992 - 1995

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Oper/ Manut do Lingot, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Gerenciamento de 200 pessoas em três turnos operando 24 horas por dia processando 1000 ton de alumínio/dia. ? Desmontagem e reparo de duas pontes rolantes de 30 m de vão com a área em operação. ? Otimização das atividades de operação e manutenção de modo a reduzir o downtime dos equipamentos. ? Padronização e terceirização das manutenções de rotina de modo a elaborar contratos de longo prazo.

1991 - 1992

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Engenharia Mecânica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Gerenciamento de cinco engenheiros, quatro projetistas e equipe de montagem contratada. ? Gerenciamento de gastos de capital da ordem de US$ 4MM/ano . ? Responsabilidade técnica por todas as alterações de projeto na Redução.

1988 - 1991

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico / Eng MecânicoSr, Carga horária: 40

Outras informações:
? Projeto, fiscalização e start up do sistema de quebra e remoção de Revestimento de Cubas. Composto de uma máquina dotada de lança hidráulica, martelete e carretas basculantes especialmente projetadas. ? Participação na especificação, inspeção e testes de recebimento das pontes rolantes de troca de anodos ECL em Lille-França e Portland-Austrália.

1984 - 1987

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
? Responsável por pontes rolantes e equipamentos móveis. Participação na investigação das causas de acidentes. ? Interação com fabricantes internacionais para solucionar problemas.

1987 - 1988

Construtora Itaoã Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Infra-estrutura e Prestação de Ser, Carga horária: 40