Alessandro Silva do Rosário

Graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (atualmente, Universidade Federal Rural da Amazônia - 1997-2001); Mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Botânica Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi (2002-2004); Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica), área de concentração em Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais, pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2008-2012); e Pós-Doutorado em Ciências Ambientais, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES, 2017-2018), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem experiência em docência na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal) nas seguintes disciplinas: Botânica e Sistemática Florestal, Colheita e Transporte Florestal, Dendrometria, Ecologia Florestal, Estudos de Impactos Ambientais, Ética e Exercício Profissional, Inventário Florestal, Manejo Florestal, Patologia Florestal, Proteção Florestal e Silvicultura Florestal. Pesquisas em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em estudos de Inventário Florestal, bem como, pesquisas em Botânica, com ênfase em taxonomia e fitogeografia de fanerógamas, atuando principalmente nos seguintes temas: Euphorbiaceae, Melastomataceae, Myrtaceae e Phyllanthaceae no Pará, Amazônia brasileira. Consultor ad hoc para as agências de fomento FAPESPA e FAPEAM, bem como em eventos de IES sediados no estado do Pará. Organizador/Editor de Livros (e-books) do PPGCA/UEPA (Ciências Ambientais na Amazônia: Monitoramento, Manejo e Conservação da Biodiversidade, e outros editorados pela EDUEPA). Membro Consultor do Projeto Flora do Brasil 2020 e do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), ambos do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Revisor científico para as revistas Check List (the journal of biodiversity data), Iheringia (Série Botânica), Phytotaxa (a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy), Rodriguésia e Systematic Botany. Participação nas seguintes floras: Plantas Raras do Brasil e Flora das Restingas do Estado do Pará. Consultor ambiental em estudos de inventário florístico como base para o licenciamento de empreendimentos no estado do Pará, Amazônia brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Botânica

2008 - 2012

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Título: Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira, com ênfase no Estado do Pará, Brasil
José Fernando Andrade Baumgratz. Coorientador: Ricardo de Souza Secco. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Calyptranthes; Marlierea; Myrcia; Myrciinae; Myrtaceae; Amazônia. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Ciências Biológicas

2002 - 2004

Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: O gênero Marlierea Cambess. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira,Ano de Obtenção: 2004
Ricardo de Souza Secco.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Marlierea; Myrciinae; Myrtaceae; Amazônia.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Engenharia Florestal

1997 - 2001

Universidade Federal Rural da Amazônia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Outros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Introdução à Certificação Florestal FSC: Normas, Governança e Oportunidades. (Carga horária: 8h). , Forest Stewardship Council, FSC, Brasil.

2009 - 2009

Fotografia digital para pesquisa na área biológica. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2006 - 2006

BRAHMS. (Carga horária: 12h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

2001 - 2001

Biologia Manejo e Conservação de Sementes Floresta. , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

2001 - 2001

Procedimentos Legais p Exploração das Florestas Na. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Taxonomia Vegetal. , Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, JBRJ, Brasil.

2000 - 2000

Técnicas de Avaliação de Diversidade Vegetal. (Carga horária: 9h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

2000 - 2000

Elaboração de Projeto. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2000 - 2000

Técnicas de Cultivo de Orquídeas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

1999 - 1999

Biodiversidade o Enfoque Multidisciplinar Brasilei. (Carga horária: 30h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

1999 - 1999

Taxonomia Vegetal. (Carga horária: 960h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

1998 - 1999

Extensão universitária em Anatomia de Madeira. , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

1998 - 1998

Planejamento de Sistemas Agroflorestais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

1998 - 1998

Produção e Tecnologia de Sementes. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

1997 - 1997

Estrutura Genética de Populações Arbóreas Tropicai. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

1997 - 1997

Recuperação de Áreas Degradadas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Curta Duração. , Escola Técnica Federal do Pará, ETFPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PONTES, A. N. ; ROSÁRIO, A. S. ; MEDEIROS, P. S. . I Escola de Verão. 2017. (Outro).

PONTES, A. N. ; ROSÁRIO, A. S. ; SARMENTO, P. S. M. ; GUTJAHR, A. L. N. ; ARAUJO, J. A. C. ; PAULA, M. T. ; ROBERT, L. F. O. J. . VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. 2017. (Outro).

ROSÁRIO, A. S. ; BERNARDES, A. T. . Introdução à certificação florestal FSC: normas, governança e oportunidades. 2017. (Outro).

ROSÁRIO, A. S. . 54º Congresso Nacional de Botânica. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Pesquisa - Parte I: Qualificação de Projetos de Dissertação (PPGCA/UEPA).Distribuição Espacial dos Agravos Infecciosos de Veiculação Hídrica no Município de Belém ? Pará. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa - Parte I: Qualificação de Projetos de Dissertação (PPGCA/UEPA).Uso das Ferramentas de Geoprocessamento no Estudo da Hepatite A em Belém-PA, no Período 2010 a 2016. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa - Parte I: Qualificação de Projetos de Dissertação (PPGCA/UEPA).Uso do FMEA na avaliação da cadeia de suprimentos de polpas de frutas da CAMTA. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa - Parte I: Qualificação de Projetos de Dissertação (PPGCA/UEPA).Bioculturalidade com plantas ritualísticas em comunidades amazônicas. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa - Parte I: Qualificação de Projetos de Dissertação (PPGCA/UEPA).Diagnóstico da aplicação dos instrumentos econômicos na gestão de recursos hídricos: uma abordagem sobre a cobrança do uso nos rios da Amazônia. 2017. (Seminário).

Seminários I - Qualificação de Projetos de TCC (UEPA).Florística e ecologia de epífitas vasculares em palmeiras amazônicas. 2017. (Seminário).

Seminários I - Qualificação de Projetos de TCC (UEPA).Estudo da dinâmica e estrutura da floresta e aplicação do método BDQ para seleção de árvores para corte em um sítio de exploração no município de Anapú-PA. 2017. (Outra).

VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.O Meio Ambiente e a Sustentabilidade a partir de Ferramentas e de Modelagem Ambiental. 2017. (Simpósio).

VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.A Vegetação Amazônica como Bioindicadora de Alterações Ambientais. 2017. (Simpósio).

VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. 2017. (Simpósio).

VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.Cidades, Territorialidades e Sustentabilidades Rural e Urbana na Amazônia. 2017. (Simpósio).

Workshop: A Ciência na Costa Amazônica ? 20 anos do Programa de Estudos Costeiros.Levantamento atualizado de Myrtaceae Juss. da zona costeira paraense. 2017. (Outra).

67 Congresso Nacional de Botânica. Diagnóstico das Coleções de Myrtaceae Adans. nos Herbários IAN e MG: Flona do Tapajós, Pará, Brasil. 2016. (Congresso).

67 Congresso Nacional de Botânica. Levantamento de Myrtaceae Adans. do Herbário IAN (Embrapa Amazônia Oriental), Belém, Pará, Brasil. 2016. (Congresso).

Mesa Redonda.Relação Solo - Biodiversidade na Amazônia. 2016. (Outra).

IV Seminário de Integração Científica da UEPA.Benefícios dos serviços ecossistêmicos na produção agrícola: um estudo na região da Floresta Nacional do Tapajós, Pará. 2015. (Seminário).

IV Seminário de Integração Científica da UEPA.Sessão de comunicação oral dos Programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIC/CNPq/FAPESPA/UEPA e PIBITI/CNPq/UEPA. 2015. (Seminário).

IV Seminário de Integração Científica da UEPA.Sistemas de produção em comunidades rurais de Abaetetuba, Pará: agrobiodiversidade e etnoconhecimento. 2015. (Seminário).

III Seminário de Integração Científica da UEPA.Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Diagnóstico socioeconômico-ambiental e de sustentabilidade de comunidades rurais do município de Marapanim-PA). 2014. (Seminário).

III Seminário de Integração Científica da UEPA.Análise de indicadores socioeconômicos como influência no desenvolvimento de uma comunidade participante do projeto Dendê familiar de uma empresa localizada em Moju, Pará, Brasil. 2014. (Seminário).

III Seminário de Integração Científica da UEPA.Dinâmica da biomassa microbiana em diferentes sistemas de uso da terra no município de Santa Bárbara-PA. 2014. (Seminário).

V Seminário do Programa de Capacitação Institucional (PCI).Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) no estado do Pará, Brasil. 2014. (Seminário).

61 Congresso Nacional de Botânica. SUBTRIBO MYRCIINAE (MYRTACEAE) NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL, COM ÊNFASE AOS GÊNEROS CALYPTRANTHES SW. & MARLIEREA CAMBESS.. 2010. (Congresso).

61 Congresso Nacional de Botânica. DIAGNÓSTICO DE PARTE DAS COLEÇÕES DO HERBÁRIO MG, COM ÊNFASE NA SUBTRIBO MYRCIINAE (MYRTACEAE). 2010. (Congresso).

III Seminário Científico do PPBio Amazônia Oriental.Diagnóstico de parte das Coleções do Herbário MG, com ênfase na Subtribo Myrciinae (Myrtaceae). 2010. (Seminário).

Semana de Comemoração dos 25 anos da Coleção Didática Emília Snethlage.Coleções Científicas - Os vegetais. 2010. (Oficina).

Treinamento sobre Web Knowledge. 2010. (Outra).

Curso de Fotografia digital para pesquisa na área biológica. 2009. (Outra).

I Seminário de Biodiversidade e Meio Ambiente.Biodiversidade de Myrtaceae. 2008. (Seminário).

58° Congresso Nacional de Botânica. Contribuição à taxonomia das Myrtaceae da Amazônia brasileira: com ênfase aos gêneros Blepharocalyx O. Berg, Calycorectes O. Berg, Campomanesia Ruiz & Pavón e Myrtus Linnaeus. 2007. (Congresso).

I Seminário Científico do PPBio: Estratégias Científicas do Programa. 2007. (Seminário).

57 Congresso Nacional de Botânica. As espécies de Croton sect. Cyclostigma e Croton sect. Luntia subsect. Matourenses (Euphorbiaceae) ocorrentes na Amazônia brasileira. 2006. (Congresso).

57 Congresso Nacional de Botânica. Contribuição à taxonomia da subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira. 2006. (Congresso).

Curso Introdutório de Brahms.Curso Introdutório do Brahms. 2006. (Outra).

II Encontro Paraense dos Estudantes de Biologia (EPEB) & EREB/NORTE e MA.A importância ds coleções botânicas na Amazônia. 2006. (Encontro).

II Simpósio da Biota Amazônica: 40 anos de avanços científicos e transformações socio-ambientais.Recentes estudos em taxonomia vegetal na amazônia: avanços e desafios no Museu Goeldi. 2006. (Simpósio).

Workshop Avaliação e Seleção de Plantas do Futuro na Região Norte. 2006. (Outra).

56 Congresso Nacional de Botânica. Contribuição à taxonomia de Gomidesia O. Berg (Myrtaceae) no Brasil. 2005. (Congresso).

I Encontro dos Estudantes de Biologia.Internacionalização da Amazônia: Biopirataria, Biossegurança e Biodiversidade. 2005. (Encontro).

55 Congresso Nacional de Botânica. O gênero Marlierea Cambess. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira. 2004. (Congresso).

54 Congresso Nacional de Botânica. Taxonomia de Myrtaceae da Amazônia: Calycolpus Berg, Calyptranthes Swartz, Marlierea Cambess. e Ugni Turcz.. 2003. (Congresso).

54 Congresso Nacional de Botânica. As Myrtaceae da restinga do Estado do Pará. 2003. (Congresso).

Ciclo de Debates e Conferências Anuais do MPEG "Conhecimento Cinetífico da Amazônia: do RADAM ao SIVAM/SIPAM". 2003. (Encontro).

Ciclo de palestras (PIBIC/MPEG) - Manejo florestal (exploração de impacto reduzido). 2001. (Outra).

IX Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi.Taxonomia de Myrtaceae da Amazônia. II - O gênero Marlierea Cambess. na Amazônia brasileira: ensaio para uma revisão. 2001. (Seminário).

Ciclo de palestras (PIBIC/MPEG) - Transgênicos: os genes da discórdia. 2000. (Outra).

Seminário Interno (PIBIC/MPEG) - Elaboração de relatório parcial e final. 2000. (Seminário).

Seminário Interno (PIBIC/MPEG) - Referências bibliográficas (noções básicas). 2000. (Seminário).

VIII Seminário de Iniciação Científica PIBIC/MPEG/CNPq.A flórura fanerogâmica da restinga do Pará. Ilhas de Algodoal e Maiandeua. Myrtaceae. II. Myrcia DC. ex Guillemin. 2000. (Seminário).

X Seminário de iniciação Científica da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará e IV Seminário de Iniciação Científica da EMBRAPA Amazônia Oriental. 2000. (Seminário).

50 Congresso Nacional de Botânica. A flórula fanerogâmica da restinga do Estado do Pará. Ilhas de Algodoal e Maiandeua. Família Myrtaceae. I. Eugenia L.. 1999. (Congresso).

Ciclo de palestras (PIBIC/MPEG) - Aplicações práticas de monitoramento de plantas. 1999. (Outra).

Ciclo de palestras (PIBIC/MPEG) - Métodos Quantitativos de análise de vegetação. 1999. (Outra).

IX Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará e III Seminário de Iniciação Científica da EMBRAPA Amazônia Oriental.A flórula fanerogâmica da restinga do Estado do Pará. Ilhas de Algodoal e Maiandeua (Família Myrtaceae. I. Eugenia L.). 1999. (Seminário).

Seminário "Operações florestais no sudeste dos E.U.A." da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará - DCF. 1999. (Seminário).

Seminário Interno (PIBIC/MPEG) - A Importância das coleções científicas na conservação ambiental (ênfase nas coleções botânicas e zoológicas do MPEG). 1999. (Outra).

Seminário Interno (PIBIC/MPEG) - Antropologia da pesca: um campo novo de pesquisa. 1999. (Seminário).

VII Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi.A flórula fanerogâmica da restinga do Estado do Pará - Ilhas de Algodoal e Maiandeua - Família Myrtaceae. I. Eugenia L.. 1999. (Seminário).

4 Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).

Ciclo de palestras (PIBIC/MPEG) - Recuperação de solos alterados por mineração na Amazônia. 1998. (Outra).

II Ciclo de palestras da FCAP - PET-Engenharia Florestal. 1998. (Outra).

VIII Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará. 1998. (Seminário).

VI Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karina de Nazaré Lima Alves

ROSÁRIO, A. S.; BENKENDORFF, A. L. I. B.; VIANA, P. L.. Cyperaceae Juss. na Serra dos Martírios-Andorinhas, São Geraldo do Araguaia, Pará, Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Karen Cibelle Lameira da Silva

FERREIRA, L. V.; BARBERENA, F. F. V. A.;ROSÁRIO, A. S.. Mudanças do uso da terra e fragmentação florestal em uma Bacia Hidrográfica do Pólo do Dendezeiro (Elaeis guineenses Jacq.) no Pará. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Bruna Stefanny das Neves de Sousa

PAULA, M. T.;ROSÁRIO, A. S.; TERRAZAS, W. D. M.; SOUZA, M. J. R.. Indicadores de qualidade do solo sob efeito de sistemas agroflorestais no Município de Tomé-Açu, Pará, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Valdir Souza e Silva Junior

SANTOS, J. U. M.; VIANA, P. L.;ROSÁRIO, A. S.; GIL, A. S. B.. Malpighiaceae Juss. na Serra dos Carajás, Pará, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Fabio Araujo da Silva

GIL, A. S. B.; SECCO, R. S.;ROSÁRIO, A. S.; VIANA, P. L.. O gênero Justicia L. (Acanthaceae) no Estado do Pará, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Alexandre Amilton de Oliveira

VIANA, P. L.; LIMA, L. F. G.; SECCO, R. S.;ROSÁRIO, A. S.. Sinopse do gênero Miconia Stricto Sensu Ruiz & Páv., no estado do Pará, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Sabrina Borges Lopes Pantoja

COUTO, A. C. O.;ROSÁRIO, A. S.; PAULA, M. T.. Análise do uso e cobertura da terra no interior das unidades de gestão hídrica no município de Tailândia, nordeste paraense. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Olívia Domingues Ribeiro

ARAUJO, D. G.;ROSÁRIO, A. S.; LUCAS, F. C. A.. Morfometria de frutos e sementes, morfologia das etapas do desenvolvimento pós-seminal, de plântulas e o vigor em clones de Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: LORENA CARDOSO DE LIMA

ARAUJO, J. A. C.; PAULA, M. T.;ROSÁRIO, A. S.. Conflitos Socioambientais estratégicos de resistência de comunidades tradicionais periurbanas: o caso da comunidade quilombola de Abacatal, Ananindeua, Pará". 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Caio Lima Braga da Silva

ROSÁRIO, A. S.; ROCHA, A. E. S.; SANTOS, J. U. M.. A Família Cyperaceae Juss. nos Campos de Natureza do município de Cametá, Pará, Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Jachson luis correa da costa

SANTOS, J. U. M.; LUCAS, F. C. A.;ROSÁRIO, A. S.. Flora das Cangas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil: Euphorbiaceae. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Geysiane Costa e Silva

GURGEL, E. S. C.; LEÃO, N. V. M.;ROSÁRIO, A. S.. Território, modo de vida e recursos vegetais: os ribeirinhos no contexto da Usina Hidrelétrica Belo Monte, Pará, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Talita de Souza Praia

MEIRELLES, J.; HALL, C. F.;ROSÁRIO, A. S.. Rapateaceae Dumort. No estado do Pará, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Camilo Veríssimo de Oliveira Barbosa

SANTOS, J. U. M.; SECCO, R. S.;ROSÁRIO, A. S.. Revisão taxonômica de Geissospermum Allemão (Apocynaceae). 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Marcos Vinícius Batista Soares

SANTOS, J. U. M.;ROSÁRIO, A. S.; SIMOES, A. O.; VIANA, P. L.. Sistemática do gênero Hydrochorea Barneby & J.W. Grimes (Leguminosae, Mimosoideae). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Janaina Pinheiro Gonçalves

GURGEL, E. S. C.;ROSÁRIO, A. S.; PAULA, M. T.. Sistemas de produção em Comunidades Rurais de Abaetetuba, Pará: Agrobiodiversidade e conhecimentos tradicionais. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Tainá Teixeira Rocha

ROSÁRIO, A. S.; LAMEIRA, O. A.; RIBEIRO, S. C. A.. Levantamento etnobotânico de plantas utilizadas pelas comunidades da Reserva Extrativista Marinha de Soure - Pará. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Lilian Carla Ferreira Favacho

MARTINS, A. C. C. T.;ROSÁRIO, A. S.; SANTOS, J. U. M.. Germinação de sementes de espécies da Restinga em diferentes substratos para fins de Restauração Ambiental. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Joao Barros da Silveira

ROSÁRIO, A. S.; AGUIAR, A. C. A.;ZOGHBI, M. G. B.. Moutabea Aublet (Polygalaceae) no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Simone Silva Viana

ROSÁRIO, A. S.SECCO, Ricardo de Souza; DIAS, A. C. A. A.. Levantamento de Apocynaceae em Áreas de Proteção Ambiental na Região Metropolitana e proximidades de Belém (PA): Parque Ambiental de Belém e Ilhas de Marajó e Combu. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Elielson de Almeida Cardoso

GOMES, M. A. F.; AZEVEDO, M. A. M.;ROSÁRIO, A. S.. O gênero Amaioua Aubl. (Rubiaceae) no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Wanderson Luis da Silva e Silva

SANTOS, J. U. M.; VIANA, P. L.;ROSÁRIO, A. S.; SECCO, R. S.; GIL, A. S. B.. Filogenia Preliminar e Revisão Taxonômica de Macrosamanea Britton & Rose ex Britton & Killip (Leguminosae - Caesalpinoideae - Clado Mimosoide). 2018. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Patrick de Castro Cantuária

LUCAS, F. C. A.; GURGEL, E. S. C.;ROSÁRIO, A. S.; SECCO, R. S.. Sinopse das Orchidaceae do Estado do Amapá, Brasil. 2017. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Larissa Corrêa Lopes Quadros Oliveira

CARVALHO, J. O. P.; COELHO, R. F. R.; BARROS, P. L. C.;ROSÁRIO, A. S.; SILVA, J. N. M.. Prognose da Distribuição Diamétrica e Ciclo de Corte de Espécies Arbóreas de uma Floresta Tropical de Terra Firme. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Adriana Paula da Silva Souza

SMITH, C. B.; CASTRO, R. M. S.;ROSÁRIO, A. S.; LAMEIRA, O. A.. Aspectos florísticos e ecológicos como subsídios à conservação de Palmeiras amazônicas. 2016. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Laíce Fernanda Gomes de Lima

SECCO, R. S.; GIL, A. S. B.;ROSÁRIO, A. S.; MEIRELLES, J.. Os gêneros Adelobotrys e Graffenrieda (Melastomataceae; Merianieae) no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Klewton Adriano Oliveira PInheiro

SANTOS, G. C.;ROSÁRIO, A. S.; SILVA, S. S.; PITA, J. D.. Seleção de Espécies visando a Produção Sustentável de Madeira na Amazônia Oriental Brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Francimary da Silva Carneiro

SANTOS, G. C.;ROSÁRIO, A. S.; AGUIAR, O. J. R.; CASTRO, R. M. S.. Resiliência Florestal Pós Colheita na Amazônia Oriental Brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Rita de Cássia Pereira dos Santos

LUCAS, F. C. A.; MARTINS, A. C. C. T.;ROSÁRIO, A. S.; PAULA, M. T.. Avaliação fitoquímica de duas espécies de Briófitas (Bryophyta) no controle da lagarta-do-cartucho do milho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). 2014. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: ERYKA DE NAZARÉ REZENDE MORAES

LUCAS, F. C. A.; GURGEL, E. S. C.;ROSÁRIO, A. S.; PAULA, M. T.. Determinação dos constituintes químicos de duas espécies de musgos (Bryophyta) e avaliação da ação de seus extratos no controle da Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em milho (Zea mays L.). 2014. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Klewton Adriano Oliveira PInheiro

SANTOS, G. C.;ROSÁRIO, A. S.. Manutenção da Cobertura Florestal e Seleção de Espécies com potencial para fornecimento de uma Produção Sustentável de Madeira. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Francimary da Silva Carneiro

ANDRADE, V.; SANTOS, G. C.;ROSÁRIO, A. S.. Resiliência Florestal na Amazônia Oriental Brasileria. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Rita de Cássia Pereira dos Santos

PAULA, M. T.; GURGEL, E. S. C.;ROSÁRIO, A. S.. Avaliação fitoquímica de duas espécies de Briófitas (Bryophyta) no controle da lagarta-do-cartucho do milho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Adriana Paula da Silva Souza

SANTOS, J. U. M.; LAMEIRA, O. A.;ROSÁRIO, A. S.. Florística e Ecologia de Palmeiras da Amazônia Oriental, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MARIA MARICÉLIA FÉLIX DA SILVA

SANTOS, J. U. M.; SECCO, R. S.;ROSÁRIO, A. S.. Taxonomia e Distribuição do Gênero Macrolobium Schreb (Leguminosae-Caesalpinioideae) na Amazônia Brasileira. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: ERYKA DE NAZARÉ REZENDE MORAES

MARTINS, A. C. C. T.; PAULA, M. T.;ROSÁRIO, A. S.. Determinação dos constituintes químicos de duas espécies de musgos (Bryophyta) e avaliação da ação de seus extratos no controle da Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em milho (Zea mays L.). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Ariadne Reinaldo Trindade

MARTINS, A. C. C. T.;ROSÁRIO, A. S.; COSTA, M. S. S.. Valoração de espaços verdes urbanos através da abordagem de serviços ecossistêmicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Barbara Luzia Santos De Oliveira Faro

URBINATI, C. V.;ROSÁRIO, A. S.. Levantamento e caracterização da cobertura arbórea da cidade de Belém, Pará, e sua relação com os aspectos socioeconômicos e qualidade ambiental urbana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Bruna Stefanny das Neves Sousa

PAULA, M. T.;ROSÁRIO, A. S.; TERRAZAS, W. D. M.; SOUZA, M. J. R.. Indicadores de qualidade do solo em sistemas agroflorestais, no Município de Tomé-Açu, Pará, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Ulliane de oliveira mesquita

LUCAS, F. C. A.;ROSÁRIO, A. S.; MACHADO, D. R. S.; FILGUEIRAS, L. A.. Bioculturalidade em contexto amazônico: o uso terapêutico das plantas de poder. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Janaina Pinheiro Gonçalves

PAULA, M. T.; GURGEL, E. S. C.;ROSÁRIO, A. S.. Agrobiodiversidade e etnoconhecimento em quintais e roçados de Abaetetuba, Pará, Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: AGIRLAYNE DE SOUZA REIS

ROSÁRIO, A. S.; SANTOS, J. U. M.. Acanthaceae Juss. na Floresta Nacional de Carajás, Pará, Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Jachson luis correa da costa

ROSÁRIO, A. S.; GIL, A. S. B.. Flora Rupestre da Serra dos Carajás, Pará: Euphorbiaceae. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Andreza Stephanie de Souza Pereira

GIL, A. S. B.;ROSÁRIO, A. S.; SANTOS, J. U. M.. Sinopse do gênero Aspidosperma Mart. & Zucc. (APOCYNACEAE) no estado do Pará. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Elayne Oliveira Braga

ROSÁRIO, A. S.; BENKENDORFF, A. L. I. B.. A regeneração natural e as relações edáficas em floresta de várzea na Amazônia Oriental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Botânica Tropical) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Ana Paula de Oliveira Cruz

SECCO, R. S.;ROSÁRIO, A. S.. Flora rupestre na Serra dos Carajás, Pará, Brasil: Asteraceae. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: André Luis Ferreira Hage

SALOMAO, R. P.;ROSÁRIO, A. S.; PAULA, M. T.. Seleção de espécies estruturantes para restauração florestal de áreas de passivos ambientais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Helio Brito dos Santos Junior

JARDIM, M. A. G.; MENDES, F. S.;ROSÁRIO, A. S.. Epífitas Vasculares em Palmeiras do Estado do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Maira Simone Gabriel Lira e Rayssa Rodrigues da Silva

ROSÁRIO, A. S.; SOUSA, M. A. R.; PEREIRA, P. C. G.. A intensidade de cipós em regeneração natural de clareiras após exploração florestal no município de Dom Eliseu-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Thiago dos Santos Souza e Sávia Coelho da Silva

ROSÁRIO, A. S.; SOUSA, M. A. R.; PEREIRA, P. C. G.. Inventário de reconhecimento da flora arbórea de um remanescente florestal localizado na fazenda rancho fundo, município Paragominas, Pará, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Lana Karolina de Lima Santos e Fayner Kelly Cuimar da Paixão

ROSÁRIO, A. S.; NOBRE, J. R.; PEREIRA, P. C. G.. Regularização de áreas de Reserva Legal para pequenas propriedades rurais na Amazônia brasileira com base no Novo Código Florestal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Josiele da Silva Costa e Monique Renata S

ROSÁRIO, A. S.; AGUIAR, O.; PEREIRA, P. C. G.. Monteiro da Silva.Potencial silvicultural madeireiro da espécie Inga alba (sw.) Willd em floresta antropizada na região de Dom Eliseu-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Thaylla Krysia Rodrigues Rebelo

ROSÁRIO, A. S.; MIRANDA, F. C.; SANTOS, S. F.; BISPO, C. J. C.. Impactos Ambientais e a Legislação Vigente: Estudo da Ocupação e as APP's - Área Urbana - Marabá-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rafael Oliveira Valério

SMITH, C. B.;ROSÁRIO, A. S.; LOPES, S.C.. Percepção dos alunos concluintes de cursos de graduação na área de Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais de universidades públicas no Estado do Pará (região amazônica brasileira) sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Mônica Nazaré Rodrigues Furtado

ROCHA, A. E. S.;ROSÁRIO, A. S.; TRINDADE, M. J. S.. A família Bignoniaceae Juss. na APA de Algodoal/Maiandeua, Maracanã, Pará, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

ROSÁRIO, A. S.. Diagnósticos Socioeconômico-Ambiental e de Sustentabilidade de Comunidades Rurais do Município de Marapanim - PA. 2014. Universidade do Estado do Pará.

ROSÁRIO, A. S.. Análise de Indicadores Socioeconômicos como Influência no Desenvolvimento de uma Comunidade participante do Projeto Dendê Familiar de uma empresa localizada em Moju, Pará, Brasil. 2014. Universidade do Estado do Pará.

ROSÁRIO, A. S.. Dinâmica da Biomassa Microbiana em diferentes sistemas de uso da terra no Município de Santa Bárbara - PA. 2014. Universidade do Estado do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Regina Célia Lobato Lisboa

LISBOA, R. C. L.; BASTOS, M. N. C.; HOPKINS, Michael John Gilbert; SECCO, R. S.. O gênero Marlierea Cambess. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Botânica Tropical) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

MARIA DE NAZARÉ DO CARMO BASTOS

BASTOS, MARIA DE NAZARÉ DO CARMOSECCO, Ricardo de Souza; HOPKINS, M. J. G.; LISBOA, R. C. L.;SANTOS, J. U. M.. O gênero Marlierea Cambess. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Michael John Gilbert Hopkins

HOPKINS, Michael John Gilbert. O gênero Marlieria Cambess. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Marcelo da Costa Souza

BAUMGRATZ, J. F. A.; LIMA, H. C.;SOUZA, M. C.; SOBRAL, M.; MANSANO, V. F.. Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira, com ênfase no Estado do Pará, Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Marcelo da Costa Souza

BAUMGRATZ, J. F. A.;SOUZA, M. C.; MANSANO, V. F.. Avanços na Sistemática de Myrtaceae: estudos taxonômicos e filogenéticos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

José Fernando Andrade Baumgratz

BAUMGRATZ, J. F. A.; Sobral, M.; SOUZA, M. C.; LIMA, H. C.; MANSANO, V.. Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira, com ênfase no Estado do Pará, Brasil.. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ.

João Ubiratan Moreira dos Santos

SANTOS, João Ubiratan M.dosBASTOS, Maria de Nazaré Do Carmo; HOPKINS, M. J. G.; LOBATO, R. C.. ?O GÊNERO MARLIEREA CAMBESS. (MYRTACEAE) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2004 - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Ricardo de Souza Secco

SECCO, R. S.; LISBOA, Regina Célia Lobato; HOPKINS, Michael John Gilbert;BASTOS, Maria de Nazaré Do Carmo. O gênero Marlierea Camb. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira.. 2004. Dissertação (Mestrado em Botânica Tropical) - Museu Paraense Emilio Goeldi.

Vidal de Freitas Mansano

BAUMGRATZ, J. F. A.; SOUZA, M. C.; SOBRAL, M.;LIMA, H. C.MANSANO, V. F.. Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira, com ênfase no estado do Pará., Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Vidal de Freitas Mansano

MANSANO, V. F.. Avanços na Sistemática de Myrtaceae: estudos taxonômicos e filogenéticos.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jonilson Ribeiro Trindade

Flora Rupestre da Serra dos Carajás, Pará, Brasil: Myrtaceae Juss; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alessandro Silva do Rosário;

Jone Clebson Ribeiro Mendes

Dalechampia L; (Euphorbiaceae) na Amazônia brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alessandro Silva do Rosário;

Carolina Santos da Silva

O gênero Myrciaria O; Berg (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Botânica Tropical) - Universidade Federal Rural da Amazônia,; Coorientador: Alessandro Silva do Rosário;

Fabiane Késia Silva da Silva

Sinopse e Composição Química dos Óleos Essenciais de Espécies de Myrtaceae Comercializadas como Pedra-Ume-Caá em Belém-Pará; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Botânica Tropical) - Universidade Federal Rural da Amazônia,; Coorientador: Alessandro Silva do Rosário;

Sávia Coelho da Silva

Estudos Fitossociológico e Multitemporal em um Remanescente Florestal localizado no município de Paragominas, Pará, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Thiago dos Santos Souza

Estudos Fitossociológico e Multitemporal em um Remanescente Florestal localizado no município de Paragominas, Pará, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Jone Clebson Ribeiro Mendes

Campomanesia Ruiz & Pavón no estado do Pará, Brasil: diversidade, diagnóstico de coleções e potencial econômico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Thaylla Krysia Rodrigues Rebelo

Impactos Ambientais e a Legislação Vigente: Estudo da Ocupação e as APP's - Área Urbana - Marabá-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Jone Clebson Ribeiro Mendes

Campomanesia Ruiz & Pavón no estado do Pará, Brasil; 2013; Iniciação Científica - Museu Paraense Emílio Goeldi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Daniele Cristine da Silva Leão

O gênero Myrciaria O; Berg na Amazônia Brasileira; 2007; Iniciação Científica - Museu Paraense Emílio Goeldi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Ana Claudia Gama Batista

Monitoria em Ecologia Florestal; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

José Lucas Sarmanho Monteiro

Monitoria em Viveiros e Sementes Florestais; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Ana Claudia Gama Batista

Monitoria em Ecologia Florestal; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

José Lucas Sarmanho Monteiro

Monitoria em Viveiros e Sementes Florestais; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

João Francisco Ramos Favacho

Treinamento em identificação de espécies da Amazônia; 2006; Orientação de outra natureza; (Pós-Técnico) - Escola Agrotécnica Federal de Castanhal; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Amilton Aurélio Martins da Silva

Treinamento em identificação de espécies da Amazônia; 2006; Orientação de outra natureza; (Pós-Técnico) - Escola Agrotécnica Federal de Castanhal; Orientador: Alessandro Silva do Rosário;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Fernando Andrade Baumgratz

Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira, com ênfase no Estado do Pará, Brasil; ; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ,; Orientador: Jose Fernando Andrade Baumgratz;

Ricardo de Souza Secco

O gênero Marlierea Camb; (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira; 2004; 0 f; Dissertação - Museu Paraense Emilio Goeldi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo de Souza Secco;

Ricardo de Souza Secco

Myrciineae (Myrtaceae) no Estado do Pará; 2012; Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ricardo de Souza Secco;

Ricardo de Souza Secco

O gênero Marlierea Cambess; (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira: ensaio para uma revisão; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo de Souza Secco;

Ricardo de Souza Secco

A família Myrtaceae na restinga da ilha de Algodoal; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo de Souza Secco;

Ricardo de Souza Secco

Estudos taxonômicos em Myrcineae na Amazônia; 2013; Orientação de outra natureza - Museu Paraense Emilio Goeldi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo de Souza Secco;

Ricardo de Souza Secco

Taxonomia de Myrtaceae da Amazônia; ; 2006; 20 f; Orientação de outra natureza - Museu Paraense Emilio Goeldi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo de Souza Secco;

Ricardo de Souza Secco

Taxonomia da subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia, com ênfase aos gêneros Gomidesia, Calyptrantes e Marlierea; ; 2002; 50 f; Orientação de outra natureza - Museu Paraense Emilio Goeldi; Orientador: Ricardo de Souza Secco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAULA, M. T. ; MACEDO, A. J. O. ; FAVACHO, N. C. ; LEITE, U. P. O. ; PONTES, A. N. ; ROSÁRIO, A. S. ; SILVA, I. M. ; GUTIERREZ, L. A. C. L. ; FERREIRA FILHO, H. R. ; SIMOES, P. H. O. ; SOUZA, M. J. R. . Phytosociological survey of environmental park in Antonio Danubio municipality of Ananindeua, Para, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIODIVERSITY AND CONSERVATION , v. 11(5), p. 144-153, 2019.

  • MENDES, J. C. R. ; SECCO, R. S. ; BIGIO, N. C. ; ROSÁRIO, A. S. . Lectotypifications, new synonyms and new occurrences of Dalechampia L. (Euphorbiaceae) in Brazil. Phytotaxa , v. 415(4), p. 189-198, 2019.

  • LUCAS, E. J. ; AMORIM, B. S. ; LIMA, D. F. ; LIMA-LOURENCO, A. R. ; LUGHADHA, E. M. N. ; PROENCA, C. E. B. ; ROSA, P. O. ; ROSÁRIO, A. S. ; SANTOS, L. L. ; SANTOS, M. F. ; SOUZA, M. C. ; STAGGEMEIER, V. G. ; VASCONCELOS, T. N. C. ; SOBRAL, M. . A new infra-generic classification of the species-rich Neotropical genus Myrcia s.l.. KEW BULLETIN , v. 73, p. 9-21, 2018.

  • TRINDADE, J. R. ; ROSÁRIO, A. S. ; SANTOS, J. U. M. . Flora das cangas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil: Myrtaceae. RODRIGUÉSIA (IMPRESSO) , v. 69, p. 1259-1277, 2018.

  • ROSÁRIO, A. S. ; BAUMGRATZ, J. F. A. ; SECCO, R. S. . Taxonomic studies of Myrcia (Myrciinae; Myrtaceae) in Brazil: morphological novelties, circumscriptions, and new records for the Amazon. IHERINGIA SERIE BOTANICA , v. 72, p. 165/2-172, 2017.

  • REGO, J. R. S. ; ROSÁRIO, A. S. ; LOPES, S. B. A. . Educação ambiental como perspectiva de desenvolvimento sustentável para o município Belém, Pará, Brasil. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. XVI, p. 01-13, 2017.

  • SECCO, R. S. ; ROSÁRIO, A. S. . Notes on the identity of Amanoa pubescens Steyerm. (Phyllanthaceae). Revista Brasileira de Biociências (Online) , v. 14, p. 45-48, 2016.

  • SECCO, R. S. ; ROSÁRIO, A. S. ; PRAIA, T. S. . New Records and Taxonomic Notes of Herrania Mariae (Malvaceae) from the Brazilian Amazon. Pesquisas, Botânica , v. 69, p. 7-12, 2016.

  • SECCO, R. S. ; ROSÁRIO, A. S. ; RUIVO, M. L. . Carajás: bibliografia atualizada e comentada sobre os estudos realizados pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 11, p. 119-127, 2016.

  • SILVA, F. K. S. ; ROSÁRIO, A. S. ; SECCO, R. S. ; ZOGHBI, M. G. B. . Levantamento das espécies conhecidas como pedra-ume-caá (Myrtaceae), com ênfase nas comercializadas na cidade de Belém, Pará, Brasil. Biota Amazônia , v. 5(1), p. 7-15, 2015.

  • SECCO, R. S. ; ROSÁRIO, A. S. . A New Species of Phyllanthus (Phyllanthaceae) Endemic to Amazonas State, Brazil. Novon (Saint Louis, Mo.) , v. 24, p. 209-211, 2015.

  • LIMA, L. F. G. ; SANTOS, J. U. M. ; ROSÁRIO, A. S. ; BAUMGRATZ, J. F. A. . Melastomataceae em formações costeiras de restingas no Pará, Brasil. Acta Amazonica (Impresso) , v. 44, p. 45-58, 2014.

  • ROSÁRIO, A. S. ; BAUMGRATZ, J. F. A. ; SECCO, R. S. . Contribuição à taxonomia de Marlierea (Myrciinae; Myrtaceae) no Brasil. Rodriguésia (Impresso) , v. 65, p. 245-250, 2014.

  • ROSÁRIO, ALESSANDRO SILVA DO ; BAUMGRATZ, JOSÉ FERNANDO ANDRADE ; SECCO, RICARDO DE S. . Taxonomic notes in Calyptranthes (Myrciinae; Myrtaceae) in the Brazilian Amazon . Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy , v. 186, p. 158-165, 2014.

  • FERREIRA, L. V. ; CHAVES, P. P. ; CUNHA, D. A. ; ROSÁRIO, A. S. ; PAROLIN, P. . A extração ilegal de areia como causa do desaparecimento de campinas e campinaranas no estado do Pará, Brasil. Pesquisas. Botânica , v. 64, p. 157-173, 2013.

  • SECCO, Ricardo de Souza ; ROSÁRIO, A. S. ; BERRY, P. E. . Croton campinarensis (Euphorbiaceae), a new species from eastern Amazonian Brazil. Phytotaxa , v. 49, p. 1-5, 2012.

  • ROSÁRIO, A. S. ; SECCO, Ricardo de Souza . Sinopse das espécies de Marlierea Cambess. (Myrtaceae) na Amazônia brasileira. Acta Amazonica (Impresso) , v. 36(1), p. 521-536, 2006.

  • ROSÁRIO, A. S. ; SECCO, Ricardo de Souza ; AMARAL, Dário Dantas Do ; SANTOS, João Ubiratan Moreira dos ; BASTOS, Maria de Nazaré Do Carmo . Flórula Fanerogâmica das Restingas do Estado do Pará. Ilha de Algodoal e Maiandeua. 2. Myrtaceae A. L. de Jussieu.. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Ciências Naturais (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1981-8114 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciênci , v. 1, n.3, p. 31-48, 2005.

  • ROSÁRIO, A. S. ; SECCO, Ricardo de Souza ; SILVA, João Batista Fernandes da . Notas sobre Ugni Turcz. (Myrtaceae) na Amazônia Brasileira. Acta Amazonica (Impresso) , v. 34, n.1, p. 139-141, 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROSÁRIO, A. S. . Consultor ad hoc FAPEAM / CNPq. 2017.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor ad hoc FAPESPA / CNPq. 2011.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - Living Panama Empreendimentos Imobiliários Ltda. 2010.

ROSÁRIO, A. S. . Analista Ambiental / TERRA LTDA. 2009.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - EIA / RIMA. 2007.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2006.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - EIA / RIMA. 2006.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL (PCA). 2006.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2006.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2006.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2005.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2005.

ROSÁRIO, A. S. . Assessoria Ambiental - Prefeitura de São Felix do Xingu (PA). 2005.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2005.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL. 2004.

ROSÁRIO, A. S. . Consultor Ambiental (Inventário da Flora) - RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA). 2004.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Systematic Botany. 2020.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Iheringia. Série Botânica. 2020.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Iheringia. Série Botânica. 2020.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy. 2019.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy. 2017.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 2017.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Rodriguésia. 2016.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy. 2015.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Check List: The Journal of Biodiversity Data. 2015.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy. 2015.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - Revista Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy. 2015.

ROSÁRIO, A. S. . Parecer Técnico - I Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas - JACBio / IFPA. 2012.

ROSÁRIO, A. S. ; GUIMARAES, L. A. C. ; LIMA, V. M. ; PEREIRA, E. R. S. . Relação Solo-Biodiversidade na Amazônia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ROSÁRIO, A. S. . I Encontro dos Estudantes de Biologia. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ROSÁRIO, A. S. . A Ecologia Florestal como Subsídio ao Inventário de Fanerógamas na Amazônia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSÁRIO, A. S. . Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) no Estado do Pará, Brasil. 2012. (Relatório de pesquisa).

ROSÁRIO, A. S. . Taxonomia de Myrtaceae. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSÁRIO, A. S. . Informatização dos Espécimens da Família Myrtaceae Adans. Depositados no Herbário MG (Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará). 2009. (Relatório de pesquisa).

ROSÁRIO, A. S. ; SILVA, R. J. F. . Treinamento em Anatomia Vegetal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSÁRIO, A. S. . Taxonomia de Myrtaceae. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSÁRIO, A. S. . Noções Básicas em Taxonomia de Espécies Florestais. 2007. .

ROSÁRIO, A. S. . Taxonomia de Myrtaceae da Amazônia (com ênfase na subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia brasileira). 2007. (Relatório de pesquisa).

ROSÁRIO, A. S. . Formação e Aperfeiçoamento de Técnicos em Inventário Biológico. 2006. .

ROSÁRIO, A. S. . A importância das coleções botânicas na Amazônia. 2006. .

ROSÁRIO, A. S. . Taxonomia da subtribo Myrciinae (Myrtaceae) na Amazônia (com ênfase aos gêneros Gomidesia, Calyptranthes e Marlierea). 2005. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Árvores Endêmicas do Brasil, Descrição: O Centro Nacional de Conservação da Flora/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) foi designado pelo Ministério do Meio Ambiente (Portaria MMA 43/2014) como o responsável pela avaliação de risco de extinção da Flora do Brasil. O CNCFlora/JBRJ está iniciando um novo projeto em parceria com o Botanic Gardens Conservation International (BGCI) e o Global Tree Assessment (GTA), com o objetivo de avaliar o estado de conservação de 800 espécies de árvores endêmicas do Brasil. Até o momento, procedeu-se a validação/certificação de dados sobre o risco de extinção de espécies da Flora do Brasil, sendo que na Amazônia estão em estudos representantes de Euphorbiaceae (Algernonia, Anomalocalyx, Caryodendron, Cnidoscolus, e Pausandra), bem como de Phyllanthaceae e Linaceae.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandro Silva do Rosário - Integrante / Ricardo de Souza Secco - Integrante / Gustavo Martinelli - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Produtos Naturais e Biomoléculas, Descrição: O objetivo principal do projeto intitulado "Caracterização química e avaliação hipoglicemiante e antioxidante de espécies pertencentes aos gêneros Myrcia e Eugenia (Myrtaceae) por RMN e EM assistida por ferramentas quimiométricas" é a caracterização química dos compostos majoritários por Espectrometria de Massas e por Ressonância Magnética Nuclear das matrizes vegetais conhecidas como pedra-ume-caá, o qual coincide com o projeto de tese da aluna de doutorado Edinilze Souza Coelho Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas ? PPGQ/UFAM, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Batista Machado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Alessandro Silva do Rosário - Integrante / Marcos Batista Machado - Coordenador / Edinilze Souza Coelho Oliveira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Flora do Brasil 2020, Descrição: Realizar um levantamento atualizado da Flora do Brasil, visando o melhor conhecimento taxonômico, biogeográfico e o resgate das espécies de gêneros Adenophaedra, Alchorneopsis, Dodecastigma, Maprounea, Pausandra, Sagotia, Sandwithia (Euphorbiaceae), Amanoa, Didymocistus, Hyeronima e Jablonskia (Phyllantaceae), como também subsidiar programas de conservação e demais políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alessandro Silva do Rosário - Integrante / Paul E. Berry - Integrante / Ricardo de Souza Secco - Integrante / Pedro Lage Viana - Integrante / Jone Clebson Ribeiro Mendes - Integrante / Climbiê Ferreira Hall - Integrante / Inês Cordeiro - Integrante / Margareth Ferreira de Sales - Integrante / Ricarda Riina - Integrante / Narcisio Costa Bigio - Integrante / Maria Beatriz Rossi Caruzzo - Integrante / Rafaela Campostrini Forzza - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Taxonomia de Myrtaceae na Amazônia brasileira, com ênfase às espécies da Serra dos Carajás, Pará, Brasil, Descrição: O Museu Goeldi desenvolve pesquisas na região do Carajás, desde a década de 80, nas áreas de Botânica, Geociências, Zoologia e Arqueologia. O presente projeto é uma importante contribuição ao conhecimento da flora amazônica, neste caso à família Myrtaceae na Serra dos Carajás, o que coincide com os objetivos estabelecidos pela Chamada 01/2015 do MPEG/MCTI, os quais visam o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Pará. Tem como objetivo ampliar o conhecimento da família Myrtaceae na flora brasileira, em particular na floresta amazônica, através do Checklist das Myrtaceae na Amazônia brasileira, enfatizando as espécies ocorrentes nas cangas Serra dos Carajás, estado do Pará, visando elaborar um diagnóstico qualitativo e quantitativo e analisar as afinidades e os limites taxonômicos entre os táxons objeto de estudo, com reavaliação das respectivas circunscrições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alessandro Silva do Rosário - Integrante / João Ubiratan Moreira dos Santos - Integrante / Pedro Lage Viana - Coordenador / Jonilson Ribeiro Trindade - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Geoambientes, geodiversidade e valores de referência para metais pesados nas áreas de Canga Ferrífera em Carajás (PA), Descrição: O Museu Goeldi desenvolve pesquisas na região do Carajás, desde a década de 80, são trabalhos desenvolvidos nas áreas de Botânica, Geociências, Zoologia e Arqueologia. A parceria entre a UFV e o Museu Goeldi vem desde 1994 quando do desenvolvimento de projeto para avaliação de áreas alteradas em Porto Trombetas, no Pará. Este estudo resultou em uma Tese de Doutorado da proponente do presente projeto e de vários artigos científicos publicados pelo grupos da UFV e Goeldi. Esta parceria se estreitou com o desenvolvimento do projeto do edital Grupo de Pesquisa da FAPESPA 'AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE USO DO SOLO POR MEIO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MICROBIOLÓGICO E BIOQUÍMICO EM SISTEMAS FLORESTAIS E AGROFLORESTAIS'. Tanto o Coordenador da Rede como a Coordenadora da Presente propostas tem experiência em coordenação de projetos e grupos de pesquisa, são Bolsistas de Produtividade do CNPq, são atuantes na formação de recursos humanos e tem experiência em trabalhos de Campo na Região do Carajás.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Alessandro Silva do Rosário - Integrante / Maria de Lourdes Ruivo - Coordenador / Leandro Vale Ferreira - Integrante / Ricardo de Souza Secco - Integrante / Anna Luiza Ilkiu Borges Benkendorff - Integrante / Mário Lopes da Silva Junior - Integrante / José Francisco Berredo Reis da Silva - Integrante / Cristine Bastos do Amarante - Integrante / Maria Lúcia Jardim Macambira - Integrante / Herdjania Veras de Lima - Integrante / Jorge Luiz Piccinin - Integrante / Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena - Integrante / Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer - Integrante / Idemê Gomes Amaral - Integrante / Iracema Maria Castro Coimbra Cordeiro - Integrante / Elessandra Laura Nogueira Lopes - Integrante / Walnir Gomes Ferreira Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2007

    Taxonomia de Myrtaceae da Amazônia, Descrição: O Projeto "Taxonomia de Myrtaceae da Amazônia" é uma contribuição ao estudo da flora amazônica brasileira. Portanto, este projeto justifica-se pela evidente necessidade de se estimular os estudos taxonômicos na Amazônia, daí este enfoque em um grupo vegetal problemático, no caso as Myrtaceae, para verificar o limite de suas espécies na região, visando propor uma atualização de sua taxonomia. Dessa forma, espera-se colaborar para o melhor conhecimento das Myrtaceae amazônicas bem como elaborar trabalhos científicos versando especialmente sobre as Myrcia, sendo feitas comparações com os grupos afins como Gomidesia, Calyptranthes e Marlierea, a fim de definir as relações desses táxons entre si, bem como identificar o maior número possível de amostras herborizadas que estejam indeterminadas, especialmente nos herbários IAN, INPA e MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alessandro Silva do Rosário - Coordenador / Daniele Cristine da Silva Leão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40

2016 - 2016

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20

2013 - 2015

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2019 - 04/2019

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Florestal, Patologia Florestal

  • 05/2017 - 08/2018

    Estágios , UEPA/CCNT/PPGCA, .,Estágio realizado, Atividades de docência, pesquisa, técnico-científica, dentre outras, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, bem como, membro de Comissões para realização de Eventos Científicos do PPGCA.

  • 01/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica e Sistemática Florestal, Dendrometria Florestal, Ética e Exercício Profissional, Inventário Florestal, Proteção Florestal

  • 10/2013 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus V ? CCNT/DETM, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2013 - 12/2015

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Colheita e Transporte Florestal, Dendrometria, Ecologia Florestal, Estudos de Impactos Ambientais, Inventário Florestal, Manejo de Florestas Nativas

2019 - 2019

Instituto de Desenvolvimento Social Ágata

Vínculo: Prestador de Serviço Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 20

Outras informações:
Objetivo do contrato: Realizar na BASE LOCAL XINGU, a articulação para a promoção do Programa Municípios Verdes (PMV), promover a realização dos Pactos Locais, além de monitoramento e acompanhamento de atividades, metas e compromissos municipais acordados junto ao PMV no Estado do Pará, o qual é pautado na missão de combater o desmatamento e fortalecer a produção rural sustentável.

Atividades

  • 04/2019 - 05/2019

    Serviços técnicos especializados , Base Xingu, .,Serviço realizado, Promover a articulação e o monitoramento das metas e compromissos assumidos pelos municípios da Base Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu) junto ao PMV-Pará..

2018 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coorientação, Carga horária: 10

2017 - 2017

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Vínculo: Servidor Temporário, Enquadramento Funcional: Técnico em Gestão de Meio Ambiente, Carga horária: 6

Atividades

  • 05/2017 - 05/2017

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Geotecnologia, .,Serviço realizado, Mapeamento de Uso do Solo e da Dinâmica do Desmatamento e da Regeneração da Cobertura Vegetal.

2016 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Curso Técnico em Florestas Disciplina: Dendrologia e Identificação Botânica Carga Horária: 40 h Turma: 2015

2016 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Curso Técnico em Florestas Disciplina: Dendrologia e Identificação Botânica Carga Horária: 40 h Turma: 2014

2007 - 2007

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2007 - 01/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Botânica e dendrologia

2015 - 2015

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PCI-E2, Carga horária: 40

2013 - 2014

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PCI-DTI, Carga horária: 40

2012 - 2013

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PCI-DTI, Carga horária: 40

2011 - 2011

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador EV-B, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista do CNPq, na modalidade EV-B (Proc. n° 381719/2011-1), pelo Edital 019/2009, Eixo 2, sob a coordenação do Dr. Ricardo S. Secco, para desenvolver atividades pelo projeto intitulado "Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) no Estado do Pará, Brasil". Vale ressaltar, que, o projeto aprovado no referido edital, coincide com o mesmo Projeto de Tese de doutorado, iniciado em março de 2008. É oportuno informar ainda, que, o referido bolsista foi contemplado inicialmente com a bolsa DTI-1, porém, o mesmo usufruiu apenas 14 dos 24 meses de vigência concedidos ao projeto supracitado, já que o bolsista participou de outros projetos na modalidade DTI. Dessa forma, houve a necessidade de efetuar a transferência na modalidade da bolsa DTI-1 para EV-B, a fim de adequar o valor global de financiamento concedido ao projeto, pelo CNPq.

2010 - 2011

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador DTI-1, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista do CNPq, na modalidade DTI-1 (Proc. n° 385286/2009-0), pelo Edital 019/2009, Eixo 2, sob a coordenação do Dr. Ricardo S. Secco, para desenvolver atividades pelo projeto intitulado "Subtribo Myrciinae (Myrtaceae) no Estado do Pará, Brasil". Vale ressaltar, que, o projeto aprovado no referido edital, coincide com o mesmo Projeto de Tese de doutorado, iniciado em março de 2008. É oportuno informar ainda, que, o referido bolsista foi contemplado com a bolsa DTI-1, devido atender aos critérios estabelecidos no referido edital, bem como não ter recebido bolsa pelo curso de doutorado do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no qual o Alessandro está vinculado, e com prazo para defesa de tese até fevereiro de 2012.

2009 - 2009

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador DTI-3, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista do CNPq, na modalidade DTI-3 (Proc. n° 383626/2009-9), no Programa de Pesquisa em Biodiversidade na Amazônia Oriental - PPBio, sob a orientação do Dr. Ricardo S. Secco, para desenvolver atividades pelo projeto intitulado "Informatização de espécimens da família Myrtaceae Adans. depositados no Herbário MG". Vale ressaltar, que, os dados levantados através dessas atividades também poderão ser aproveitados como parte dos estudos desenvolvidos pelo referido bolsista, na sua Tese de Doutorado, iniciada em março de 2008. É oportuno informar ainda, que, o referido bolsista não recebeu qualquer outro tipo de bolsa durante o período em que manteve vínculo com o CNPq, através do PPBio.

2006 - 2007

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador/Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Individual Edital 032/2005 CT-Amazônia Bolsa SET-6A (Processo N 350434/2005-0) Auxílio à Pesquisa (Processo N° 553027/05-0) Colaborador: Dr. Ricardo de S. Secco

2004 - 2005

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PCI-DTI, Carga horária: 40

Outras informações:
O bolsista solicitou seu desligamento do Programa PCI/DTI processo 381.982/04-1, à Coordenação de Botânica da Instituição onde atua, devido ter sido contemplado pelo Edital 32/2005 - CT-Amazônia, com a aprovação de um Projeto de Pesquisa para atuar como Coordenador do mesmo na CBO/MPEG.

2002 - 2004

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2002

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço, Carga horária: 20

2000 - 2001

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

1999 - 2000

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

1999 - 1999

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

1998 - 1998

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2004 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Ministério da Ciência e Tecnologia, Coordenação de Botânica.,Linhas de pesquisa

  • 09/2001 - 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Ciência e Tecnologia, Departamento de Botânica.,Serviço realizado, Informatização do Herbário Murça Pires.

  • 01/1999 - 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Ministério da Ciência e Tecnologia, Departamento de Botânica.,Linhas de pesquisa

  • 04/1998 - 12/1998

    Estágios , Ministério da Ciência e Tecnologia, Departamento de Botânica.,Estágio realizado, Taxonomia de Myrtaceae.

2008 - 2012

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: Aluno de pós graduação, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2008 - 10/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Botânica Tropical, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2010

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 68

Outras informações:
Professor da disciplina Sistemática Vegetal ministrada para a turma do 4° semestre do curso de Agronomia na unidade descentralizada de Paragominas da Universidade Federal Rural da Amazônia - UDPAR / UFRA.

Atividades

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemática Vegetal

2009 - 2009

TERRA LTDA

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 20

Outras informações:
Através do vínculo mantido como Empresa Terra LTDA, foi possível realizar excursões em diversas áreas do Estado do Pará, o que facilitou o desenvolvimento de atividades de coleta de material botânico, como parte das atividades previstas no Projeto de Tese, vinculado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Também é oportuno informar, que, o profissional conciliou as atividades de pesquisa de tese com àquelas previstas pela empresa supracitada, bem como esta foi a única fonte de renda percebida durante o período em que manteve vínculo empregatício.

Atividades

  • 01/2009 - 05/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Meio Ambiente, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2009 - 05/2009

    Serviços técnicos especializados , Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Dendrometria e Inventário Florestal.

2004 - 2007

Keystone LTDA

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Florestal, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação/execução de atividades florestais visando o licenciamento de empreendimentos de mineração.

2003 - 2005

Instituto Natureza Amazônia

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Florestal, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação/execução de atividades em projetos de capacitação e extensão florestal , com destaque para o Projeto de Apoio ao Manejo Florestal (PROMANEJO).