Darliton de Sena Paranhos

Possui Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/ 2011) e Licenciatura em História pela mesma universidade (2007). A dissertação desenvolvida durante o mestrado se localiza no campo da História Social do Trabalho, e tem como título: Experiências de luta e conflitos de classe: a trajetória dos trabalhadores químicos e petroquímicos baianos e suas organizações (1963-1997). É pesquisador do Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU/ UEFS).

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Experiências de luta e conflitos de classe: a trajetória dos trabalhadores químicos e petroquímicos baianos e suas organizações (1963-1997).,Ano de Obtenção: 2011
Eurelino Teixeira Coelho Neto.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Sindicalismo, Sindiquímica, Luta de Classes.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea / Especialidade: História Social do Trabalho..

Graduação em História

2002 - 2007

Universidade Estadual de Feira de Santana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário Anual do Labelu.Combatividade, experiências de luta e mobilizações: a atuação do Sindiquímica na década de 80. 2010. (Seminário).

5º Encontro Estadual de História-ANPUH-BA.Mobilizações, lutas e repressão: o Sindiquímica e a Ditadura Militar na Bahia. 2010. (Encontro).

Seminário anual do Labelu.Da combatividade a conciliação?A trajetória do sindiquimica na Bahia (1978- 1997).. 2009. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado em História da UEFS.Da combatividade a conciliação?A trajetória do sindiquimica na Bahia (1978- 1997).. 2009. (Seminário).

XXV simpósio nacional de História- ANPUH. 2009. (Simpósio).

V Seminário Temático-- Práticas da História: Temas para o Ensino e a Pesquisa.Textos Ilustrados e História: Mangás e Quadrinhos como recursos Didáticos-pedagógicos. 2006. (Seminário).

I Seminário do Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (Labelu). 2006. (Seminário).

História em evidência: Conversas Múltiplas. 2006. (Oficina).

Oficina de Cinema e História.organização do evento. 2006. (Oficina).

II Ciclos de Oficinas Os Caminhos da História: ensino e pesquisa.monitor do evento. 2006. (Oficina).

Educação Especial. 2006. (Oficina).

História e Linguagens. 2006. (Oficina).

E.P.Thompson e algumas abordagens da História do Trabalho no Brasil. 2006. (Oficina).

História da Educação das Mulheres. 2006. (Oficina).

Ensino Religioso. 2006. (Oficina).

História Ambiental. 2006. (Oficina).

Elaboração de Roteiro de Entrevista. 2006. (Oficina).

Direito e Racismo. 2006. (Oficina).

Mangá e História em quadrinhos no ensino e pesquisa de História.Mangá e História em quadrinhos no ensino e pesquisa de História. 2006. (Oficina).

Hegemonia e Partidos Politicos. 2006. (Oficina).

História em Quadrinhos. 2006. (Oficina).

Leitura em História. 2006. (Oficina).

História e Cinema. 2006. (Oficina).

Encontro de Linguagem: o cinema e a literatura na sala de aula. 2006. (Oficina).

Tela da Aridez: O cangaço no cinema brasileiro. 2006. (Oficina).

Histórico das teorias racias. 2006. (Oficina).

Semana doNúcleo de Estudantes Negras e Negros da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2006. (Outra).

Semana doNúcleo de Estudantes Negras e Negros da Universidade Estadual de Feira de Santana.Escravidão e Liberdade: O video como fonte para pesquisa e para o ensino de História. 2006. (Outra).

A função da guerra no capitalismo. 2005. (Oficina).

Encontro Regional dos Estudantes de História. 2005. (Encontro).

I Semana das Mulheres. 2005. (Outra).

Historiografia do Cinema: algumas revoluções e a modernidade cinematográfica. 2004. (Oficina).

I Semana de Cinema e História. 2004. (Outra).

I Seminário Feirense de Estudos sobre a América Latina. 2003. (Seminário).

Semana do Diabo: A remissão de lúcifer. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gildásio Santana Júnior

COELHO NETO, E. T.; FREITAS, M. I. C.;SANTANA JUNIOR, G.. Da Combatividade à Conciliação? A Trajetória do Sindiquímica na Bahia (1978-1997) - Qualificação. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Eurelino Teixeira Coelho Neto

COELHO, Eurelino; SANTANA JUNIOR, G.; ALMEIDA, G. R.. Experiências de luta e conflitos de classe: a trajetória dos trabalhadores químicos e petroquímicos baianos e suas organizações (1963-1997). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eurelino Teixeira Coelho Neto

Experiências de luta e conflitos de classe: a trajetória dos trabalhadores químicos e petroquímicos baianos e suas organizações (1963-1997); 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eurelino Teixeira Coelho Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PARANHOS, Darliton S. ; Mobilizações, lutas e repressão: o Sindiquímica e a Ditadura Militar na Bahia. In: 5º Encontro Estadual de História ANPUH-BA, 2010, Salvador-BA. 5º Encontro Estadual de História ANPUH-BA- livro de resumos, 2010.

  • PARANHOS, Darliton S. ; Combatividade, experiências de luta e mobilizações: a atuação do Sindiquímica na década de 80. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARANHOS, Darliton S. ; Mobilizações, lutas e repressão: o Sindiquímica e a Ditadura Militar na Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARANHOS, Darliton S. ; Da combatividade a conciliação?A trajetória do sindiquimica na Bahia (1978- 1997).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARANHOS, Darliton S. ; Da combatividade a conciliação?A trajetória do sindiquimica na Bahia (1978- 1997).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARANHOS, Darliton S. ; Escavidão e Liberdade: O video como fonte para pesquisa e para o ensino de História. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Experiências de luta e conflitos de classe: a trajetória dos trabalhadores químicos e petroquímicos baianos e suas organizações (1963-1997)., Descrição: Este trabalho apresenta o objeto da pesquisa que envolve as experiências de lutas dos trabalhadores químicos e petroquímicos da Bahia por meio das suas duas organizações no período de 1963 a 1997. A primeira foi a Associação Profissinal dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica no Estado da Bahia (ASPETRO) fundada em 1963, e a segunda foi o Sindicato dos Trabalhadores Petroquímicos e Químicos da Bahia (SINDIQUIMICA) fundado em 1978. O objetivo central da pesquisa é analisar a trajetória dessa categoria de trabalhadores através das suas duas organizações na Bahia, com ênfase nas suas experiências de luta e nos conflitos de classe ao longo da sua trajetória. Investigamos, portanto, as formas de atuação, mobilização, organização e as disputas internas de natureza político-partidária que marcaram toda a trajetória da categoria. A pesquisa opera com fontes do próprio sindicato (boletins sindicais, cadernos de teses, documentos burocráticos), jornais da época e entrevistas feitas com os trabalhadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Darliton de Sena Paranhos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Faculdade Nobre

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atualmente leciona no curso de serviço social e ministra as seguintes disciplinas: Teoria econômica e capitalismo Antropologia das sociedades contemporâneas Questões sociais contemporâneas Disciplinas já ministradas: Teoria Política Teoria sociológica I Teoria sociológica II Antropologia da saúde Sociologia da saúde

  • 2005 - 2007

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista Estágio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O bolsista atuou no laboratório de História (Lahis), setor pertecente ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A bolsa consistiu no desenvolvimento e participação do projeto que discute a relação entre cinema e História, entre outras funções próprias do setor.

  • 2004 - 2004

    COLÉGIO ESTADUAL LUIZ NAVARRO DE BRITO

    Vínculo: programa de serviço temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20