Rafael da Silva Passos

Mestre em Ciências da Saúde (UESB). Fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Professor na Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde - FAPEC das disciplinas Anatomia Humana, Metodologia da Pesquisa Científica, Biofísica, Fisiologia Humana e TCC1. Membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Neuromuscular. Membro do Núcleo de Pesquisa em Fisiologia Integrativa, se dedicando a pesquisa na área de Fisiologia do Exercício Físico através de métodos de análise que envolvem controle autônomo do coração, eletromiografia, estabilometria, marcadores de dano muscular e de função renal em diversas condições.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem e Saúde

2017 - 2019

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: ÁCIDO ÚRICO SÉRICO COMO MARCADOR DE ALTERAÇÕES CARDIOMETABÓLICAS EM IDOSOS RESIDENTES NA COMUNIDADE,Ano de Obtenção: 2019
Rafael Pereira de Paula.Palavras-chave: Ácido úrico; Adiposidade corporal; Metabolismo cardiovascular; Variabilidade da frequência cardíaca.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Fisiologia Geral.

Graduação em Fisioterapia

2011 - 2016

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: INFLUÊNCIA DO GRUPO MUSCULAR ENVOLVIDO NA TAREFA ISOMÉTRICA SOBRE O CONTROLE AUTÔNOMO DO CORAÇÃO
Orientador: Rafael Pereira de Paula

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, R. ; PASSOS, R. S. ; PIRÔPO, U. S. ; FREIRE, I. V. ; RIBEIRO, I. J. S. . Mini Curso Escrita Científica: Artigos Originais para Ciências Biológicas e da Saúde. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, A. A. ; ARGOLO, A. M. B. ; SANTOS, A. M. ; PASSOS, R. S. ; NOVAES, V. S. ; FREITAS, V. P. . Curso Prático: Técnicas de Terapia Manual. 2017. (Outro).

PASSOS, R. S. ; SILVA, M. G. B. . IV Seminário Anual Estudantil de Pesquisa e Extensão. 2017. (Outro).

ROCHA, J.A.S. ; SILVA, J. R. D. ; PASSOS, R. S. . Curso de Introdução à Métodos de Treinamento. 2017. (Outro).

PEREIRA, R. ; PASSOS, R. S. ; PIRÔPO, U. S. . I Curso HIIT (High Intensity Interval Training). 2015. (Outro).

PEREIRA, R. ; PASSOS, R. S. ; PIRÔPO, U. S. . II Curso HIIT (High Intensity Interval Training). 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

31 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. HIperuricemia se associa a um pior controle autônomo do coração em idosos residentes na comunidade. 2019. (Congresso).

31 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Hiperuricemia se associa a marcadores de adiposidade central em idosos residentes na comunidade. 2019. (Congresso).

Atualização em Prescrição de Exercícios Físicos para Diabéticos tipo 1 e tipo 2. 2019. (Exposição).

Camp IX Ogre Barbell Club.Bases Científicas para o Levantamento de Peso Olímpico. 2019. (Encontro).

Camp VIII Ogre Barbell Club.Bases Científicas para o Levantamento de Peso Olímpico. 2019. (Encontro).

Weightlifting, Mobility, Science and Coffee.Bases Científicas para o Levantamento de Peso Olímpico. 2019. (Simpósio).

10 Congresso Internacional de Fisioterapia. Disfunções cinético-funcionais no idoso: estudo de caso. 2018. (Congresso).

30 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Análise do controle autônomo do coração de neonatos a termo: influência do peso ao nascer. 2018. (Congresso).

30 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. A duração do trabalho de parto se associa à variabilidade da frequência cardíaca de neonatos a termo: estudo piloto. 2018. (Congresso).

29° Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Diferença na dinâmica não-linear da variabilidade dos intervalos RR durante tarefas isométricas com membro superior e membro inferior. 2017. (Congresso).

29 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Associação entre a relação cintura/estatura e parâmetros cardiometabólicos em idosos residentes na comunidade. 2017. (Congresso).

SImpósio de Atenção à Saúde: Aplicação Multidisciplinar da Atividade Física.Tratamento de lesões decorrentes do Exercício Físico inadvertido. 2017. (Simpósio).

27 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Comparação da resposta do controle autonômico do coração durante tarefas isométricas de diferentes grupos musculares do membro superior. 2015. (Congresso).

X Reunião Regional da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. ATIVIDADE NÃO-LINEAR DOS INTERVALOS RR DE IDOSOS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA. 2015. (Congresso).

III Semana Baiana de Fisioterapia. 2012. (Outra).

II Workshop Genética, Biodiversidade e Conservação. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Bitencourt Santos

OLIVEIRA, A. A.; GOMES, F. V.;PASSOS, R. S.. CONTROLE AUTÔNOMO DO CORAÇÃO APÓS TÉCNICA DE DOG NA COLUNA VERTEBRAL TORÁCICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Johandra Cristina Vieira Santos

VIANA, F. S.; GOMES, F. V.;PASSOS, R. S.. AVALIAÇÃO POSTURAL E PODOPOSTURAL EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Valdirene Ramos dos Santos

SANTOS, V. R.;PASSOS, R. S.. Sobrevida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico: revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

Aluno: Maria Aparecida de Jesus

JESUS, M. A.;PASSOS, R. S.. Estágio curricular em enfermagem no cenário da Estratégia Saúde da Família: Relato de Experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

Aluno: Ana Paula dos Santos Silva

PASSOS, R. S.; SOARES, C. J.. Fatores associados à depressão em estudantes universitários: revisão bibliométrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

Aluno: Anna Kesia Pires Gomes Davila

PASSOS, R. S.; SOARES, C. J.. Terapia gênica no esporte e suas implicações éticas: revisão bibliométrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

Aluno: Rita Tamiles Freire Lima

SOUZA, M. F.;PASSOS, R. S.. Descarte inadequado de resíduos sólidos em serviços de saúde e suas consequências ambientais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

Aluno: Vanessa Petrolini Molitor Orsioli

SILVA, M. G. B.;PASSOS, R. S.. Fatores de risco e perfil epidemiológico do câncer de pênis: revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

Aluno: Edneusa Moura Nery Campos

DUQUE, C. B.; SILVA, M. G. B.;PASSOS, R. S.. Uso de alimentação vegetariana e/ou fitoterápicos em diabéticos e/ou hipertensos: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde.

ARAUJO, C. M.; PIRÔPO, U. S.;PASSOS, R. S.. Seleção de monitoria Edital 02/2017 para a disciplina Fisioterapia Comunitária. 2018.

SCHETTINO, L.;PASSOS, R. S.; PIRÔPO, U. S.. Banca de seleção de monitoria da disciplina Anatomia Humana 2. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rafael Pereira de Paula

PEREIRA, R.FERNANDES, M. H.; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA. Ácido úrico como marcador de alterações cardiometabólicas em idosos residentes na comunidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Alinne Alves Oliveira

PEREIRA, R. P.; OLIVEIRA, A. A.; RIBEIRO, I. J. S.. Influência das características da tarefa sobre o controle autônomo do coração. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Helen Mariane dos Santos Moreira

BIOMARCADORES NA AVALIAÇÃO DA SÍNDROME DO OVERTRAINING (OTS); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde; Orientador: Rafael da Silva Passos;

Ana Paula dos Santos Silva

Fatores associados à depressão em estudantes universitários: revisão bibliométrica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde; Orientador: Rafael da Silva Passos;

Anna Kesia Pires Gomes Davila

Terapia gênica no esporte e suas implicações éticas: revisão bibliométrica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde; Orientador: Rafael da Silva Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rafael Pereira de Paula

ÁCIDO ÚRICO SÉRICO COMO MARCADOR DE ALTERAÇÕES CARDIOMETABÓLICAS EM IDOSOS RESIDENTES NA COMUNIDADE; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Rafael Pereira de Paula;

Rafael Pereira de Paula

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ESTIMULAÇÃO CUTÂNEA EM MEMBROS INFERIORES SOBRE O CONTROLE POSTURAL APÓS FADIGA DE MÚSCULOS POSTURAIS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rafael Pereira de Paula;

Derval Gomes Pereira

Programa de Bolsa de Monitoria (Período Letivo 2012; 2); 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual dos Sudoeste da Bahia; Orientador: Derval Gomes Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NOVAES, V. S. ; PASSOS, R. S. ; RIBEIRO, I. J. S. ; FREIRE, I. V. ; SCHETTINO, L. ; ARAUJO, C. M. ; CASOTTI, C. A. ; PEREIRA, R. . Different anthropometric indicators of central obesity can predict hypertension in older adults. Avances en Enfermería , v. 37, p. 1, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    QUALIDADE DE VIDA, CONDIÇÕES DE SAÚDE E ESTILO DE VIDA DE RESIDENTES EM COMUNIDADE COM BAIXA RENDA, Descrição: O estudo apontar ser a vida de pessoas residentes em comunidade de baixa renda acompanhada de diversos fatores desencadeadores de estresse, entre outros agravos a saúde que podem repercutir na Qualidade de Vida (QV). Nesta perspectiva justifica-se a necessidade de estudos que permitam identificar fatores condicionantes e/ou determinantes da QV destes indivíduos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael da Silva Passos - Coordenador / Marta Vanessa Ferreira Bertoso - Integrante.

  • 2013 - 2016

    ESTUDO DO COMPORTAMENTO HEMODINÂMICO E CONTROLE AUTONÔMICO DO CORAÇÃO DURANTE SESSÕES DE HEMODIÁLISE, Descrição: As sessões de hemodiálise se caracterizam por mudanças hemodinâmicas devido à redução volumétrica, o que pode induzir mudanças no controle autonômico cardíaco. O escasso conhecimento acerca do esforço cardíaco e do controle autonômico do coração durante sessões de hemodiálise limita o desenvolvimento de estratégias preventivas ou mesmo de intervenções terapêuticas eficazes durante complicações cardiovasculares ocorridas durante estas sessões. É necessário um melhor entendimento destas variáveis (i.e., esforço cardíaco e do controle autonômico do coração) durante sessões de hemodiálise para fundamentar o desenvolvimento de intervenções visando minimizar os efeitos adversos do tratamento dialítico sobre o sistema cardiovascular. As medidas da pressão arterial e da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) durante as sessões de hemodiálise podem fornecer relevantes informações acerca do comportamento hemodinâmico e do controle autonômico cardíaco durante este procedimento terapêutico. Sendo assim, o presente projeto objetiva descrever o comportamento hemodinâmico e o controle autonômico do coração pela VFC durante uma sessão de hemodiálise. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rafael da Silva Passos - Coordenador / Ludmila Schettino - Integrante / Rafael Pereira de Paula - Integrante / Uanderson Silva Pirôpo - Integrante / Débora Martins da Silva - Integrante / Murilo Carneiro Macedo - Integrante.

  • 2013 - Atual

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ESTIMULAÇÃO CUTÂNEA EM MEMBROS INFERIORES SOBRE O CONTROLE POSTURAL APÓS FADIGA DE MÚSCULOS POSTURAIS, Descrição: A fadiga de músculos posturais (e.g., músculos extensores do tronco e músculos flexores plantares) é uma condição comum em diversas atividades laborais que demandam a manutenção da tensão elevada neste grupo muscular e representam um aumento do risco de quedas por comprometer o controle postural. A busca de intervenções que compensem o déficit do controle postural induzido pela fadiga muscular tem sido recomendada na literatura, sendo o oferecimento de estímulo cutâneo adicional, através da aplicação de fitas adesivas em membros inferiores, uma intervenção fundamentada na literatura. A aplicação de fitas adesivas se apresenta como uma alternativa de baixo custo e fácil aplicação, mas os estudos tem se restringido a testar o benefício desta intervenção apenas com fitas adesivas inelásticas (i.e., esparadrapo), enquanto o uso de fitas adesivas elásticas poderia produzir maior estimulação cutânea devido a seu efeito mecânico de tração da pele, o que poderia culminar em maior benefício sobre o controle postural. Adicionalmente, os estudos desenvolvidos até o momento tem aplicado apenas uma fita adesiva inelástica sobre a face posterior da articulação do tornozelo, enquanto, apenas um estudo aplicou simultaneamente na face anterior e posterior da articulação do tornozelo. Não havendo resultados de comparações diretas entre as duas formas de aplicação. Neste contexto, o presente projeto busca investigar o efeito da aplicação de estímulo cutâneo adicional, na forma de fitas adesivas inelásticas e elásticas aplicadas apenas sobre a face posterior da articulação do tornozelo ou simultaneamente nesta e na face anterior da referida articulação, no controle postural após um protocolo de fadiga dos músculos extensores do tronco e dos músculos flexores plantares. Espera-se obter com este projeto resultados que fundamentem a aplicação de um recurso de baixo custo e fácil aplicabilidade para fins de melhora do controle postural em uma condição comumente observada em diversas atividades laborais (i.e., fadiga de músculos posturais) e que representa um risco de queda. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rafael da Silva Passos - Integrante / Rafael Pereira - Coordenador / José Alberto dos Santos Rocha - Integrante / Helder Brito Andrade - Integrante / Uanderson Silva Pirôpo - Integrante / PAULA LISIANE DE ASSUNÇÃO - Integrante.

  • 2012 - Atual

    ANÁLISE HISTOLÓGICA DE TECIDO MUSCULOESQUELÉTICO DE RATOS SUBMETIDOS A EXERCÍCIO RESISTIDO COM DIFERENTES INTERVALOS ENTRE SÉRIES, Descrição: O presente projeto objetiva investigar os efeitos da realização de exercícios com cargas adicionais (exercício resistido), sobre o tecido muscular esquelético. Os resultados deste projeto podem nortear recomendações terapêuticas desta modalidade de exercício, amplamente usado em programas de reabilitação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael da Silva Passos - Integrante / Ludmila Schettino - Integrante / Rafael Pereira - Coordenador / Marco Antonio Machado dos Santos - Integrante / Carla Patrícia Novais Luz - Integrante / Leandra Eugênia Gomes de Oliveira - Integrante / Patrícia Antunes da Luz Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ANÁLISE DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS DURANTE CONTRAÇÕES ISOMÉTRICAS MÁXIMA E SUBMÁXIMA, Descrição: A análise da manutenção da força isométrica por determinados períodos de tempo, associada à análise do sinal eletromiográfico (EMG) são úteis para identificar estratégias de recrutamento muscular comandadas pelo sistema nervoso central (SNC). O entendimento das estratégias empregadas pelo SNC para a execução de tarefas de diferentes períodos de duração pode ajudar na elaboração de exercícios para aprimoramento das habilidades motoras. Desta forma, o presente projeto se propõe a estudar a força isométrica máxima, o comportamento da flutuação do torque e a atividade eletromiográfica de indivíduos saudáveis durante a realização de tarefas de manutenção da força isométrica máxima e submáxima (50% da força isométrica voluntária máxima) até a fadiga muscular voluntária. Os resultados deste projeto podem contribuir para aumentar o conhecimento acerca das estratégias de recrutamento muscular, comandadas pelo sistema nervoso central, durante contrações isométricas com diferentes níveis de força e duração e, desta forma, nortear o desenvolvimento de atividades que permitam aprimorar as habilidades motoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Rafael da Silva Passos - Coordenador / Rafael Pereira de Paula - Integrante / Mikhail Santos Cerqueira - Integrante / José Alberto dos Santos Rocha - Integrante / Lucio Santos Borges - Integrante / Helder Brito Andrade - Integrante / Uanderson Silva Pirôpo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina TCC 1, Carga horária: 12

2015 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina TCC 2, Carga horária: 12

2012 - 2013

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Bioestatística, Carga horária: 12

2012 - 2012

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Bioestatística, Carga horária: 12

Atividades

  • 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Fisiologia Integrativa, .,Linhas de pesquisa

2014 - 2015

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2017 - Atual

Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Anatomia Humana; Metodologia da Pesquisa Científica e Biofísica