Pollyana Cristina dos Santos Ferreira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2008), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenadora Substituta do Departamento de Saúde Coletiva. É professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando nos seguintes temas: saúde do idoso, atenção primária à saúde, enfermagem gerontológica, imunização.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Atenção à Saúde

2014 - 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃ?NGULO MINEIRO
Título: Construção de indicadores para análise de implantação municipal do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI)
Darlene Mara dos Santos Tavares. Palavras-chave: Sistemas de Informação em Saúde; Indicadores; Vacinação; Estudos de validação; sipni.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Mestrado em Atenção à Saúde

2010 - 2011

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Prevalência e fatores associados ao indicativo de depressãom em idosos residentes na zona rural,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares
Bolsista do(a): Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades F, REUNI, Brasil. Palavras-chave: saúde do idoso; enfermagem geriátrica; população rural; depressão.

Especialização em Docência no Ensino Superior

2009 - 2011

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Contribuições do Reuni para as instituições federais de educação superior e para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Orientador: Prof. Dr. Acir Mário Karwoski

Graduação em Enfermagem

2004 - 2008

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Avaliação Cognitiva dos idosos de um município de Minas Gerais
Orientador: Professora Doutora Darlene Mara dos Santos Tavares

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de capacitação em sala de vacinas. (Carga horária: 60h). , Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Paradoxos em saúde: o interjogo entre saúde no. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Relação entre alimentação e emoção e os desafios p. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2013 - 2013

Atendimento à comunidade através da terapia comuni. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2011 - 2011

Mini Curso "Estatística aplicada à saúde". (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2011 - 2011

Técnicas e Habilidades no desen. de grupos terapêu. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Bioestatística aplicada à pesquia em saúd. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2010 - 2010

Estatística. (Carga horária: 6h). , Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, EERP, Brasil.

2007 - 2007

Mini-Curso Educação participativa, dialógica. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Monitora da Enfer. em Saúde do Adulto e do Idoso. , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2006 - 2006

67ª Semana Brasileira de Enfermagem de Uberaba. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2005 - 2005

Monitoria da Disciplina Saúde e Sociedade. (Carga horária: 2005h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Atenção à saúde do adulto e do idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, P. C. S. . I Seminário de Envelhecimento Ativo: Entre o Aprender e o Senescer. 2018. (Outro).

FERREIRA, P. C. S. . Curso de Capacitação em Sala de Vacinas. 2017. (Outro).

FERREIRA, P. C. S. . I Encontro de Psicologia Aplicada à Saúde da UFTM. 2012. (Outro).

FERREIRA, P. C. S. . III Seminário de Humanização da Saúde GTH/HC/UFTM - Gestão Humanizada nos Serviços de Saúde - II Encontro da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Atenção Integral e Humanizada. 2012. (Outro).

FERREIRA, P. C. S. . II Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Caminhos para a publicação de excelência. 2011. (Outro).

FERREIRA, P. C. S. ; CHAVAGLIA, S. R. R. . I Congresso de Feridas e III Curso Introdutório para Liga de Feridas. 2007. (Congresso).

FERREIRA, P. C. S. ; CHAVAGLIA, S. R. R. . II Encontro de Atualização em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas da UFTM e II Curso Introdutório da Liga de Feridas de Uberaba - LIFE. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5ª JORNADA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2019. (Outra).

II Ciclo de Palestra CEAD/PROENS. 2019. (Outra).

II CICLO DE PALESTRA CEAD/PROENS. 2019. (Outra).

IV Jornada Integrada de Estudos Ambientais. 2019. (Outra).

Projeto de Ensino Carreira Docente e Estágio Probatório na UFTM. 2017. (Encontro).

XIV Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria.Fatores de risco para o indicativo de depressão entre idosos na zona rural. 2014. (Outra).

II Encontro de Psicologia Aplicada à Saúde. 2013. (Encontro).

IV Colóquio Internacional de Gerontologia.Mini exame do estado mental de idosos com e sem declínio cognitivo na zona rural. 2013. (Outra).

6ª Reunião Íbero-Americana de Qualidade de Vida.Saúde e qualidade de vida de idosos residentes na zona rural segundo o sexo. 2012. (Outra).

I Encontro de Psicologia Aplicada à Saúde da UFTM. 2012. (Encontro).

III Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Evidências Científicas: Pesquisa e Prática em Saúde.Fatores associados ao indicativo de depressão entre idosos residentes na zona rural. 2012. (Simpósio).

Writing a manuscript in English to publish in internationals journals. 2012. (Outra).

II Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Caminhos para a publicação científica. 2011. (Simpósio).

II Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Caminhos para publicação científica em periódicos de excelência.Qualidade de vida dos idosos de um município de Minas Gerais segundo arranjo de moradia. 2011. (Simpósio).

Mini-Curso "Estatística aplicada à saúde" - II Simpósio Mineiro e Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Caminhos para a publicação em periódicos de excelência".. 2011. (Simpósio).

VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Características sociodemográficas e hábitos de vida de idosos com e sem indicativo de depressão. 2011. (Congresso).

VII Jornada de Extensão Universitária. 2011. (Outra).

Curso de bioestatística aplicada à pesquisa em saúde. 2010. (Outra).

II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão e I Encontro do PIBID, das Licenciaturas e do Grupo de Implementação do Mestrado da UFTM.Contribuições do REUNI para as Instituições Federais de Ensino Superior e para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2010. (Seminário).

I Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Impacto Social das Publicaçõe Científicas na área da Saúde. 2010. (Simpósio).

I Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Impacto Social das Publicações Científicas na Área da Saúde. 2010. (Simpósio).

Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. 2010. (Outra).

XII Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica.Capacidade funcional de idosos com e sem problema de visão. 2010. (Outra).

XII Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica.Distribuição espacial de idosos com problems de coluna e incapacidade funcional. 2010. (Outra).

XII Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica. 2010. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Caracterização e distribuição espacial de homens idosos octagenários. 2010. (Congresso).

45 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Informações dos clientes da clínica médica como medida de interação equipe de saúde-usuário. 2007. (Congresso).

45 Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2007. (Congresso).

Emergências Clínicas. 2007. (Outra).

III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.Importância das Práticas de Educação Popular para a Formação do Enfermeiro. 2007. (Encontro).

Liga de Feridas de Uberaba - LIFE.Coberturas utilizadas no tratamento de feridas: Hidrocolóide/Filme transparente. 2007. (Outra).

SAE, responsabilidade civil dos profissionais de enfermagem, aspectos práticos, legais e éticos na administração de medicamentos. 2007. (Encontro).

I Simpósio de Hemostasia e Trombose - Hemominas / UFTM e IX Simpósio de Hematologia e Hemoterapia de Uberaba. 2006. (Simpósio).

Curso de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas. 2005. (Outra).

Curso de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas - Prática. 2005. (Outra).

I Encontro de Atualização em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas. 2005. (Encontro).

III Jornada de Psiquiatria da FMTM e II Jornada de Saúde Mental da FMTM. 2005. (Outra).

I Simpósio de urgências traumáticas da FMTM e IV Curso introdutório da Liga do Trauma FMTM. 2005. (Simpósio).

3 Curso anual de admissão da Liga de Oncologia. 2004. (Outra).

I Mini-curso em fitoterapia. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Ribeiro Gonçalves

RODRIGUES, L. R.; Cunha, B.F.G.C;FERREIRA, P. C. S.. Espiritualidade em idosos: impacto da hospitalização, participação em grupos de convivência e qualidade de vida. 2019. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Joice Anne Rodrigues de Souza

GONCALVES, J. L. R.;FERREIRA, P. C. S.; VIRTUOSO JUNIOR, J. S.. Satisfação e desempenho sexual feminino: relação com a autoimagem, morbidade, qualidade do sono e uso de substâncias psicoativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Thaís Barbosa Corrêa

BARBOSA, M.H; ALMEIDA NETO, O.P.;FERREIRA, P. C. S.. Segurança do paciente na sala de vacina. 2018. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Valéria Ferreira de Oliveira

SANTOS, A. S.;FERREIRA, P. C. S.; RODRIGUES, L.R.. Análise da situação vacinal de idosos em Instituição de Longa Permanência no município de Uberaba.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Thaís Barbosa Corrêa

BARBOSA, M.H;FERREIRA, P. C. S.; HAAS, V. J.. Segurança do paciente na sala de vacina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Ana Cintia Ribeiro da Silva

FERREIRA, P. C. S.. Efeitos auditivos em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Aurelia de Paula Gerolamo

FERREIRA, P. C. S.. O enfermeiro e a prevenção das doenças e acidentes ocupacionais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Carla silva evangelista

FERREIRA, P. C. S.. Hantavirose: uma doença relacionada ao trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Cíntia Ferreira Candiani

FERREIRA, P. C. S.. . Qualidade de vida do trabalhador.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Cíntia Mara de Souza

FERREIRA, P. C. S.. Estresse ocupacional: o mal que acomete o enfermeiro.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Cristiano Amaral

FERREIRA, P. C. S.. Ampliação da ação da enfermagem no campo de saúde do trabalhador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Daniela Andrade Sidney de Souza

FERREIRA, P. C. S.. O papel da enfermagem do trabalho na prevenção da silicose. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Elaine Maria Felix da Silva

FERREIRA, P. C. S.. . O enfermeiro e a síndrome de burnout: fatores de risco, consequências e formas de minimizar os sintomas.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Elton Luiz Costa

FERREIRA, P. C. S.. Absenteísmo na enfermagem em unidade de pacientes críticos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Fabiana Angélica Batista

FERREIRA, P. C. S.. A ergonomia e a qualidade de vida do trabalhador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Fernanda Lopes Barbosa

FERREIRA, P. C. S.. . O alcoolismo como problema de saúde relacionado ao trabalho.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Graciele Aparecida Silva

FERREIRA, P. C. S.. . Absenteísmo na enfermagem relacionado a doenças ocupacionais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Kátia Jurema Barros

FERREIRA, P. C. S.. Agentes estressores na atividade do trabalhador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Keila Katiussa Tonelli Cardoso

FERREIRA, P. C. S.. A importância da participação do enfermeiro do trabalho na prevenção de distúrbios osteomusculares (LER/DORT) e seus fatores psicossociais dentro da empresa. 2012.

Aluno: Kellen Mara Monteiro

FERREIRA, P. C. S.. Redimensionamento do deficiente físico nas empresas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Laércio da Fonseca

FERREIRA, P. C. S.. Qualidade de EPIs na prevenção de acidentes de trabalho entre enfermeiros.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Lívia de Souza Martins

FERREIRA, P. C. S.. Consequências do trabalho noturno para o profissional de enfermagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Luana Rosa da Silva

FERREIRA, P. C. S.. Considerações gerais sobre fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Magda Terêncio Chaves

FERREIRA, P. C. S.. Síndrome de Burnout em professores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Marília Andrade Pires

FERREIRA, P. C. S.. A dificuldade de inclusão dos portadores de deficiência nas empresas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Marilisia Alves Azevedo Luz

FERREIRA, P. C. S.. Acidentes com perfuro-cortantes entre profissionais da área da enfermagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Marina Silveira Lima Rocha

FERREIRA, P. C. S.. A atuação do enfermeiro do trabalho para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Mariana dos Santos Rezende

FERREIRA, P. C. S.. A falta de treinamentos e a resistência por parte dos trabalhadores ao uso do equipamento de proteção individual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: PATRICIA OLIVEIRA SOUZA

FERREIRA, P. C. S.. Portadores de necessidades especiais e o mercado de trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Paloma Gonçalves Pinhal

FERREIRA, P. C. S.. Ginástica laboral: melhorias na qualidade de vida do enfermeiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Tatiane Camini de Paula

FERREIRA, P. C. S.. Qualidade de vida do enfermeiro do trabalho no desempenho de sua função. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Thaína Oliveira de Abreu

FERREIRA, P. C. S.. Síndrome de Burnout: uma luta sem fim. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Tamires dos Santos Nunes

FERREIRA, P. C. S.. A falta de adequação das medidas antropométricas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Thaiza Cristina Santos Silva

FERREIRA, P. C. S.. Síndrome de Burnout: surgimento e fatores de risco. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Ronaldo Machado de Paula Perez

FERREIRA, P. C. S.. Segurança e saúde no meio laborativo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Aluno: Rinara Priscila Veloso Pereira

FERREIRA, P. C. S.. Álcool como problema de saúde no trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

FERREIRA, P. C. S.. Concurso Público para a carreira Técnico-Administrativa - Cargo Médico/Área: Medicina de Família e Comunidade. 2018. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flávia Aparecida Dias

TAVARES, D. M. S.; CASTRO, S. S.;DIAS, F. A.; PINTO, I. C.; GUIMARAES, E. A. A.. Construção de indicadores para análise de implantação municipal do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). 2017. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Darlene Mara dos Santos Tavares

TAVARES, D. M. S.. Fatores associados à depressão em idosos residentes na zona rural. 2011. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Darlene Mara dos Santos Tavares

TAVARES, D. M. S.. Depressão em idosos residentes na zona rural (EXAME DE QUALIFICAÇÃO). 2010. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Darlene Mara dos Santos Tavares

TAVARES, D. M. S.; CASTRO, S. S.;DIAS, F.A.; PINTO, I.C.; AZEVEDO, E. A.. Construção de indicadores para análise de implantação municipal do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Darlene Mara dos Santos Tavares

TAVARES, D. M. S.MIRANZI, S. S. C.; PINTO, I.C.. Avaliação da implantação do sistema de informações do programa nacional de imunizações (SIPNI) em um município de Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PG Stricto Sensu Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ione Carvalho Pinto

TAVARES, Darlene Mara dos Santos; CASTRO, S. S.; DIAS, F. A.;PINTO, IONEGUIMARAES, E. A. A.. Construção de indicadores para análise de implantação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPINI). 2017. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ione Carvalho Pinto

TAVARES, D. M. S.; CASTRO, S. S.;PINTO, I. C.. Avaliação da implantação do sistema de informação do progrmam Nacional de Imunizações (SIPNI) em um municipio de Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Leiner Resende Rodrigues

RODRIGUES, L. R.. Fatores associados à depressão em idosos residentes na zona rural. 2011. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Leiner Resende Rodrigues

RODRIGUES, L. R.. Depressão em idosos residentes na zona rural (EXAME DE QUALIFICAÇÃO). 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Sybelle de Souza Castro

TAVARES, D. M. S.;CASTRO, S.S.; PINTO, I.C.; GUIMARÃES, EAA; ARCENCIO, RA. CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO MUNICIPAL DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES (SIPNI). 2017. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Sybelle de Souza Castro

TAVARES, D. M. S.;MIRANZI, S. S. C.; PINTO, I.C.. Avaliação da implantação do sistema de informações do programa nacional de imunizações (SIPNI) em um município de Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniele Cristina Marques Machado

Construção de instrumento para preenchimento de dados na Plataforma Sucupira dos Programas de Pós-Graduação de uma Universidade Federal; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; (Orientador);

Bruno Daniel Artico de Bragante

A definir: Transparência ativa na cobrança de recursos hídricos na área rural do estado de Minas Gerais; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; (Orientador);

Thaislane Milene Oliveira

Acesso e utilização dos serviços de saúde por idosos, segundo as microrregionais de saúde do Triângulo Sul; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jéssica Beatriz Eleutério da Silva

Baixa adesão ao exame de Papanicolau em Pedrinópolis: uma proposta de intervenção; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Básica/ ESF) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira;

Renata Fernandes Naves

Qualidade de Vida em Idosos hipertensos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Básica/ ESF) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira;

Luciana Borges de Souza

Projeto de intervenção para hipertensos da área rural de Patos de Minas-MG; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Básica/ ESF) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃ?NGULO MINEIRO; Orientador: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira;

Marcela De Stella Abrate

Situação vacinal de idosos residentes na comunidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira;

Beatriz Angélica Pereira Braga

Pé diabético: ações e estratégias de prevenção e cuidado desenvolvidas por médicos de Equipes de Saúde da Família; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Darlene Mara dos Santos Tavares

Prevalência e fatores associados ao indicativo de depressão em idosos residentes na zona rural; 2011; Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares;

Darlene Mara dos Santos Tavares

Avaliação da cognição de idosos institucionalizados com e sem hipertensão arterial sistêmica após estimulação cognitiva; 2017; Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS ; FARIA, PEDRO MARTINS ; PEGORARI, MAYCON SOUSA ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; NASCIMENTO, JANAÍNA SANTOS ; MARCHIORI, GIANNA FIORI . Frailty Syndrome in Association with Depressive Symptoms and Functional Disability among Hospitalized Elderly. Issues in Mental Health Nursing , v. 5, p. 1-6, 2018.

  • RIBEIRO, CAMILA ROMANATO ; TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; FERREIRA, LÚCIA APARECIDA . FATORES ASSOCIADOS À INCONTINÊNCIA URINÁRIA ENTRE IDOSOS DA ZONA RURAL. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 7, p. 3-14, 2018.

  • TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS ; BOLINA, ALISSON FERNANDES ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; SANTOS, NILCE MARIA DE FREITAS . Excesso de peso em idosos rurais: associação com as condições de saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 913-922, 2018.

  • AGRELI, B. F. ; Dias, F. A. ; FERREIRA, P. C. S. ; GOMES, N. C. ; TAVARES, D. M. S. . Functional disability and morbidities among the elderly people, according to socio-demographic conditions and indicative of depression. Investigacion y Educacion en Enfermeria , v. 35, p. 48-58, 2017.

  • TAVARES, D. M. S. ; ARDUINI, A. B. ; DIAS, F. A. ; FERREIRA, P. C. S. ; FELICIANO, E. A. O. . Homens idosos residentes na zona rural: aspectos relacionados à qualidade de vida. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 24, p. e3785-8, 2017.

  • TAVARES, D. M. S. ; CORREA, T. A. F. ; DIAS, F. A. ; FERREIRA, P. C. S. ; PEGORARI, M.S. . Frailty syndrome and socioeconomic and health characteristics among older adults. Colombia Medica , v. 48, p. 125-130, 2017.

  • BELISÁRIO, MARIANE SANTOS ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; PEGORARI, MAYCON SOUSA ; PAIVA, MARIANA MAPELLI DE ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; CORRADINI, FABRÍCIO ANIBAL ; TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS . Cross-sectional study on the association between frailty and violence against community-dwelling elderly people in Brazil. Sao Paulo Medical Journal , v. 17, p. 1-17, 2017.

  • TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; SOUZA, LETYCIA DE MORAIS ; GONÇALVES, JUREMA RIBEIRO LUIZ ; RODRIGUES, LEINER RESENDE . Aspectos sociodemográficos e desempenho cognitivo de idosos residentes na zona rural*. AVANCES EN ENFERMERIA , v. 35, p. 275-283, 2017.

  • TAVARES, D. M. S. ; COLAMEGO, C. G. ; PEGORARI, M.S. ; FERREIRA, P. C. S. ; DIAS, F.A. ; BOLINA, A. F. . Cardiovascular risk factors associated to frailty syndrom in hospitalized elderly: a cross- sectional study. Sao Paulo Medical Journal , v. 134, p. 393-399, 2016.

  • TAVARES, D. M. S. ; BOLINA, A. F. ; DIAS, F. A. ; FERREIRA, P. C. S. . Enfermedades autoreportadas en el adulto mayor: diferencias entre las áreas urbana y rural. Revista Cubana de Enfermeria , v. 32, p. 1, 2016.

  • TAVARES, D. M. S. ; GUIMARÃES, MICHELLE DE OLIVEIRA ; FERREIRA, P. C. S. ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; MARTINS, NAYARA PAULA FERNANDES ; Rodrigues, Leiner Resende . Qualidade de vida e adesão ao tratamento farmacológico entre idosos hipertensos. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 69, p. 134-141, 2016.

  • TAVARES, D. M. S. ; MATIAS, THAÍS GABRIELA CRUZ ; FERREIRA, P. C. S. ; PEGORARI, MAYCON SOUSA ; NASCIMENTO, JANAINA SANTOS ; PAIVA, MARIANA MAPELLI DE . Qualidade de vida e autoestima de idosos na comunidade. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 3557-3564, 2016.

  • TAVARES, D. M. S. ; BARRETO, G. O. ; DIAS, F. A. ; PEGORARI, M. S. ; MARTINS, N.P.F. ; FERREIRA, P. C. S. . Diferencias en los indicadores de calidad de vida del adulto mayor con hipertensión arterial que vive en el área urbana y rural de Minas Gerais,. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública (Impresa) , v. 32, p. 58-65, 2015.

  • TAVARES, D. M. S. ; GONCALVES, A. R. ; FERREIRA, P. C. S. ; MARTINS, N.P.F. ; PEGORARI, M. S. . Idosos octogenários nos contextos urbano e rural: comparação socioeconômica, morbidades e qualidade de vida. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 156-163, 2015.

  • TAVARES, D. M. S. ; SANTOS, T. G. ; DIAS, F.A. ; BOLINA, A. F. ; FERREIRA, P. C. S. . Saúde e lazer entre idosos diabéticos rurais com e sem indicativo de depressão. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 548-555, 2015.

  • TAVARES, D. M. S. ; FERREIRA, P. C. S. ; DIAS, F. A. ; OLIVEIRA, P. B. . Caracterização e distribuição espacial de homens octogenários. Revista Enfermagem UERJ , v. 22, p. 558-564, 2014.

  • PINHEIRO, S. A. ; MACEDO, R. M. S. ; FERREIRA, P. C. S. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ideação (Unioeste. Impresso) , v. 6, p. 104-116, 2014.

  • TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS ; ALMEIDA, ESTHEFÂNIA GARCIA DE ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; PEGORARI, MAYCON SOUSA . Status de fragilidade entre idosos com indicativo de depressão segundo o sexo. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso) , v. 63, p. 347-353, 2014.

  • TAVARES, DARLENE MARA DOS SANTOS ; DIAS, FLAVIA APARECIDA ; FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS ; RODRIGUES, LEINER RESENDE ; GONÇALVES, JUREMA RIBEIRO LUIZ ; FERREIRA, LÚCIA APARECIDA . Morbidades e qualidade de vida de idosos urbanos com e sem problemas cardíacos / Morbidities and quality of life of urban elderly people with and without heart problems . Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 13, p. 674, 2014.

  • TAVARES, D. M. S. ; SANTOS, E.A. dos ; DIAS, F.A. ; FERREIRA, P. C. S. ; OLIVEIRA, P.B. . Factors associated with quality of life of elderly people with diabetes mellitus. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1491-1501, 2014.

  • GONCALVES, J. R. L. ; SILVA, Larissa Carvalho ; SOARES, Pollyana Pagliaro Borges ; FERREIRA, P. C. S. ; ZUFFI ; FERREIRA, L. A. . Perception and conduct of health professionals about domestic violence against the elderly. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 6, p. 194-202, 2014.

  • FERREIRA, P. C. S. ; TAVARES, D. M. S. ; MARTINS, N.P.F. ; RODRIGUES, L.R. ; FERREIRA, L.A. . Características sociodemográficas e hábitos de vida de idosos com e sem indicativo de depressão. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 15, p. 197-204, 2013.

  • TAVARES, D. M. S. ; SANTOS, L. L. ; DIAS, F. A. ; FERREIRA, P. C. S. ; MESQUITA, J.S.N. . Comparação das características sociodemográficas de saúde e qualidade de vida de idosos rurais segundo sexo. revista de enfermagem e atenção à saúde , v. 2, p. 32-46, 2013.

  • SANTOS, E. C. ; NASCIMENTO, S. H. A. ; GONCALVES, J. L. R. ; GONCALVES, A. R. ; FERREIRA, P. C. S. ; SANTOS, A. S. . Opinião de idosos institucionalizados sobre a vivência em instituição de longa permanência. Saúde Coletiva (Barueri) , v. 10, p. 25-31, 2013.

  • TAVARES, D. M. S. ; MARQUES, A. L. N. ; FERREIRA, P. C. S. ; MARTINS, N. P. F. ; DIAS, F.A. . Factors associated with systemic arterial hypertension and diabetes mellitus in rural elderly. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 12, p. 662-669, 2013.

  • SANTOS, E.A. dos ; TAVARES, D. M. S. ; RODRIGUES, L. R. ; DIAS, F.A. ; FERREIRA, P. C. S. . Morbidity and quality of life of elderly individuals with diabetes mellitus living in urban and rural areas. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 47, p. 388-395, 2013.

  • FERREIRA, P. C. S. ; TAVARES, D. M. S. . Prevalence and factors associated with the rates of depression among elderly residents in rural areas. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 47, p. 396-401, 2013.

  • TAVARES, D. M. S. ; ARDUINI, A. B. ; DIAS, F. A. ; FERREIRA, P. C. S. ; FELICIANO, E. A. O. . Perfil sociodemográfico, capacidade funcional e qualidade de vida de homens idosos residentes na zona rural. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 1, p. 1, 2012.

  • Rodrigues, L.R. ; SILVA, A.T.M. ; FERREIRA, P. C. S. ; DIAS, F. A. ; TAVARES, D. M. S. . Qualidade de vida de idosos com indicativo de depressão: implicações para a enfermagem. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 777, 2012.

  • FERREIRA, P. C. S. ; TAVARES, D. M. S. ; RODRIGUES, R. A. P. . Características sociodemográficas, capacidade funcional e morbidades entre idosos com e sem declínio cognitivo. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 24, p. 29-35, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, P. C. S. . Trabalho em equipe / Estresse e Ansiedade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, P. C. S. . Curso de Capacitação em Sala de Vacinas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, POLLYANA CRISTINA DOS SANTOS . Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SIPNI. 2015. .

FERREIRA, P. C. S. . Curso de atualização em sala de vacinas. 2015. .

FERREIRA, P. C. S. . Curso de capacitação em sala de vacinas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, P. C. S. . Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SIPNI. 2014. .

FERREIRA, P. C. S. . Introdução ao Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, P. C. S. ; SILVA, L.C.C.M. . Curso de Extensão Universitária - Verão, música, saúde e cidadania: 'Quem canta seus males espanta'.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, P. C. S. . Instrumentos de Gestão de Serviços de Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, P. C. S. . Estratégias de enfrentamento na velhice e o cuidar do idoso na família. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. B. O. ; LAGES, A. S. ; SAENZ, C. B. ; DZIABAS, D. C. ; MARQUEZ, D. S. ; RESENDE, D. V. ; SOUZA, D. F. ; MARTINS, E. C. ; CARVALHO, G. P. ; MARSON, J. M. ; ARROYO, J. L. L. ; OLIVEIRA, K. R. ; LIRA JUNIOR, M. A. F. ; SANTOS, M. C. ; CALASANS, M. L. ; GUIMARAES, N. D. B. ; FERREIRA, P. C. S. ; BRAGA, W. P. . Parasitoses Endêmicas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Inquérito sobre a sexualidade de idosos - Projeto ISI, Descrição: O estudo possui como objetivos: Identificar a prevalência de satisfação/desempenho sexual feminina e masculino; Verificar a associação entre a satisfação/desempenho sexual feminina e masculino e as variáveis sociodemográficas e econômicas, autoestima, morbidades autorreferidas, qualidade do sono e uso de substâncias psicoativas; Comparar os domínios e facetas da qualidade de vida segundo a satisfação/desempenho sexual feminina e masculino; Identificar o conhecimento e as atitudes dos idosos em relação à sexualidade segundo os fatores sociodemográficos e econômicos, autoestima e uso de substâncias psicoativas. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, transversal, analítico e observacional a ser desenvolvido com idosos da área urbana, do município de Uberaba, Minas Gerais. A amostra será composta por 1.537 idosos mais 20% de perdas, totalizando 1.845 tentativas. Serão incluídas pessoas de ambos os sexos, com 60 anos ou mais de idade, residentes na zona urbana do município e que não possuam declínio cognitivo. Serão excluídos aqueles que apresentem declínio cognitivo, que não forem encontrados após duas tentativas do entrevistador ou que se recusem em participar. As entrevistas serão revisadas por supervisores de campo e, posteriormente, digitadas em dupla entrada em microcomputador para verificação de inconsistências. O banco de dados final será importado para o software ?Statiscal Package for Social Sciences? (SPSS) versão 17.0, para análise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Coordenador / Darlene Mara dos Santos Tavares - Integrante / Nayara Cândida Gomes - Integrante / Aline Silva da Costa - Integrante / Cláudia de Azevedo Aguiar - Integrante / Gilberto de Araújo Pereira - Integrante / Sybelle de Castro de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    A pressão de tempo no mundo contemporâneo e suas inter-relações com as demandas da vida pessoal e profissional e aspectos da saúde, Descrição: A percepção de disponibilidade de tempo tem mudado nas últimas décadas, levando os indivíduos a se sentirem constantemente atrasados. Esta condição pode levar à percepção generalizada de escassez de tempo, ou seja, de que o tempo disponível não é suficiente para o cumprimento das demandas. Sendo o tempo um aspecto essencial para a satisfação geral coma vida, a percepção de pressão do tempo pode suscitar efeitos adversos à saúde física e mental. O objetivo geral do presente projeto é mensurar a pressão do tempo e suas inter-relações comas jornadas de trabalho profissional e doméstico, o uso de smartphones e aspectos da saúde (duração e a qualidade do sono, a atividade física, alimentação, qualidade de vida e a saúde em geral) segundo idade, gênero e escolaridade. Para tanto, será realizado em estudo transversal de base populacional com indivíduos adultos, com 18 anos ou mais, de ambos os sexos e residentes na zona urbana do município de Uberaba/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Aline Silva da Costa - Coordenador / Gilberto de Araújo Pereira - Integrante / Lúcia Rotenberg - Integrante / Rosane Harter Griep - Integrante / Frida Marina Fischer - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Quedas e violência contra idosos de Uberaba - MG, Descrição: O aumento da população idosa no contexto brasileiro gerou novas demandas aos serviços de saúde, a família e a sociedade agravadas pela desigualdade social e despreparo institucional para fazer frente aos novos desafios. Nesta perspectiva, este estudo faz o recorte para dois agravos que podem comprometer a condição de saúde do idoso e que tem sido motivo de preocupação entre os pesquisadores: quedas e atos violentos contra os idosos. As quedas são consideradas um processo complexo e dinâmico, que interfere na funcionalidade dos idosos assim como nos aspectos psicossociais. Já a violência contra idosos é um fenômeno velado socialmente e representado de forma diferente nas localidades, entre as sociedades e os grupos. Ao considerar o impacto da ocorrência destes eventos, torna-se fundamental reconhece-lo como alvo de investigações e intervenções, em especial, em localidade que possuem percentual significativo de idosos. Objetivos: calcular a prevalência de quedas e de violência contra idosos; caracterizar o perfil do idosos que sofreram quedas e violência física e psicológica; verificar os preditores de quedas e de violência física e psicológica contra os idosos e, identificar clusters de quedas e violência contra idosos no município de Uberaba. Será utilizada a amostra por conglomerado em múltiplo estágio com um número de tentativas de 855 idosos considerando precisão de 3,5% e um intervalo de confiança de 95% para uma população finita de 36.703 idosos. Para coleta dos dados serão utilizados: instrumento construído pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva/ UFTM; escalas: Independência em Atividades da Vida Diária; Lawton e Brody e natureza social das Atividades Avançadas da vida diária; Mini Exame de Estado Mental e a fragilidade será avaliado segundo proposto por Fried. Serão aplicados os testes: Short Physical Performance Battery, testes de equilíbrio; de velocidade de caminhada e de sentar e levantar da cadeira. As entrevistas serão realizadas utilizando no domicílio. Será construído um banco de dados eletrônico, no Excel e posteriormente transportado para o software ?Statiscal Package for Social Sciences? versão 17.0, para análise. A análise estatística será realizada por meio da taxa de prevalência, distribuição de frequências, medidas de centralidade e de dispersão, modelo de regressão logística múltipla (5%) com intervalo de confiança de 95%. Para estimar a intensidade dos eventos utilizar-se-á o Kernel estimation com raio adaptativo da função quártica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante / JANAÍNA SANTOS NASCIMENTO MESQUITA - Integrante / Mariana Mapelli de Paiva - Integrante / Nayara Cândida Gomes - Integrante / Maycon Sousa Pegorari - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Dependência para as atividades da vida diária, fragilidade e uso de serviços de saúde entre idosos do Triângulo Mineiro, Descrição: A perda na capacidade de manter as habilidades físicas e mentais pode conferir ao idoso uma vida com dependência, com o comprometimento da autonomia e impacto negativo na qualidade de vida. Ademais, essa condição pode ser reflexo da influência de aspectos socioeconômicos e demográficos; presença de doenças crônico-degenerativas e estado de fragilidade, gerando, assim, maior utilização dos serviços de saúde. Nesta perspectiva, denota-se a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a avaliação da dependência entre os idosos e os fatores determinantes desta condição, considerando o contingente desta população no Brasil. As informações geradas por estudos em determinada região contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas propositivas para o envelhecimento saudável com independência, autonomia e inserção social. Destaca-se que além de escassos, os estudos realizados no estado de Minas Gerais são concentrados em cidades de maior porte, não se tendo dados dos municípios que compõem o Triângulo Mineiro (TM), que tem uma população idosa (11,5%) acima da média nacional (10,8%). Os objetivos deste estudo são: Identificar a prevalência da dependência para realizar as atividades básicas, instrumentais e avançadas da vida diária entre idosos residentes no TM; Identificar a prevalência da fragilidade entre os idosos residentes no TM; Analisar a utilização e o acesso aos serviços de saúde entre os idosos residentes no TM; Verificar a associação da dependência para realizar as atividades básicas, instrumentais e avançadas da vida diária com as variáveis: sexo, escolaridade, faixa etária, renda, número de morbidades, mobilidade de membros inferiores e síndrome de fragilidade. Inquérito domiciliar, analítico, transversal e observacional a ser desenvolvido na área urbana do TM, estado de Minas Gerais. Será utilizada a amostra por conglomerado em múltiplo estágio com um número de tentativas de 4.382 idosos considerando precisão de 1,5% e intervalo de confiança de 95%, para uma população finita de 199.172 idosos urbanos no TM. Para a caracterização sociodemográfica e dados referentes a saúde serão utilizados: instrumento estruturado construído pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva/ Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e instrumento estruturado baseado no questionário do Estudo SABE ? Saúde, Bem-estar e Envelhecimento. A capacidade funcional será mensurada pelas: Escala de Independência em Atividades da Vida Diária ? Katz; Escala de Lawton e Brody e natureza social das Atividades Avançadas da vida diária. O fenótipo de fragilidade será avaliado segundo proposto por Fried. A utilização e acesso ao serviço de saúde será baseado no questionário da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Para a avaliação cognitiva será utilizado o Mini Exame de Estado Mental. Serão aplicados os seguintes testes: Short Physical Performance Battery, teste de equilíbrio, teste de velocidade de caminhada e teste de sentar e levantar da cadeira. As entrevistas serão realizadas utilizando tablet (sistema android). Será construído um banco de dados eletrônico, no programa Excel e posteriormente transportado para o software ?Statiscal Package for Social Sciences? versão 17.0, para análise. A análise estatística será realizada por meio da taxa de prevalência, distribuição de frequências absolutas e percentuais, medidas de centralidade e de dispersão, teste qui-quadrado, análises bruta e mutivariável com estimativas das razões de prevalências por meio da regressão de Poisson. Os modelos univariados serão construídos contendo cada uma das variáveis independentes e a variável-resposta. As variáveis para as quais se obtiveram valores p<0,20 (teste de Wald) serão candidatas aos modelos múltiplos (hierarquizadas). Para o cálculo das razões de prevalências ajustadas será adotado nível de significância de p0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Jurema Luiz Ribeiro Gonçalves - Integrante / Sara Franco Diniz Heitor - Integrante / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante / Nayara Cândida Gomes - Integrante / Maycon Sousa Pegorari - Integrante / Nayara Paula Fernandes Martins - Integrante / Leiner Resende Rodrigues - Integrante / Maria Cristina de Moura Ferreira - Integrante / Jair Sintra Virtuoso Junior - Integrante / Edmar Lacerda Mendes - Integrante / Estefânia Maria Soares Pereira - Integrante / Sheilla Tribess - Integrante / Juliana Pena Porto - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Características socioeconômicas, morbidades e qualidade de vida de octogenários residentes nas zonas rural e urbana, Descrição: Objetivos: Comparar as variáveis socioeconômicas, de saúde e a qualidade de vida de idosos octogenários residentes nas zonas urbana e rural em um município do interior de Minas Gerais. Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares. Acadêmico: Amanda Ribeiro Gonçalves. Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira, Nayara Paula Fernandes Martins, Maycon Sousa Pegorari.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nayara Paula Fernandes Martins - Integrante / Amanda Ribeiro Gonçalves - Integrante / Maycon Sousa Pegorari - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Saúde e lazer entre idosos diabéticos com e sem indicativo de depressão na zona rural, Descrição: Objetivos: Descrever as características sociodemográficas de idosos diabéticos com e sem indicativo de depressão; Comparar entre idosos diabéticos com e sem indicativo de depressão: sexo, faixa etária, consulta mensal, lazer, autopercepção de saúde, uso de medicação, tempo de diagnóstico. Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares. Acadêmico: Tamires Gomes dos Santos. Integrantes: Flavia Aparecida Dias, Pollyana Cristina dos Santos Ferreira, Alisson Fernandes Bolina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Alisson F. Bolina - Integrante / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante / Tamires Gomes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Fatores associados à hipertensão arterial e diabetes em idosos residentes na zona rural de Uberaba-MG, Descrição: Objetivos: Caracterizar os idosos com HAS e DM, residentes na zona rural do município de Uberaba-MG, segundo as variáveis socioeconômicas, de saúde e hábitos nutricionais e verificar os fatores socioeconômicos e de saúde associados à presença da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus entre esses idosos. Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares. Acadêmico: Ana Luísa Nunes Marques. Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira, Nayara Paula Fernandes Martins, Flavia Aparecida Dias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nayara Paula Fernandes Martins - Integrante / ANA LUÍSA NUNES MARQUES - Integrante / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Fatores sociodemográficos e de saúde associados à qualidade de vida de idosos residentes na zona rural, Descrição: Objetivos: Comparar as características sociodemográficas, de saúde e a qualidade de vida de idosos residentes na zona rural de Uberaba, segundo o sexo; Verificar os fatores sociodemográficos (sexo; faixa etária; estado conjugal, escolaridade e renda individual) e de saúde (autopercepção da saúde; número de morbidades; uso regular de medicação; número de internações; tabagismo e etilismo) associados à qualidade de vida. Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares. Acadêmico: Leticia Lima Santos. Integrantes: Flavia Aparecida Dias, Pollyana Cristina dos Santos Ferreira, Elimar Adriana de Oliveira Feliciano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Letícia Lima Santos - Integrante / ELIMAR ADRIANA OLIVEIRA FELICIANO - Integrante / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Fatores associados à qualidade de vida de homens idosos residentes na zona rural, Descrição: Objetivo: verificar os fatores socioeconômicos e de saúde associados à qualidade de vida de idosos residentes na zona rural. Orientador: Darlene Mara dos Santos Tavares. Acadêmico: Ariana Barbosa Arduini. Integrantes: Flavia Aparecida Dias; Pollyana Cristina dos Santos Ferreira; Elimar Adriana de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / ELIMAR ADRIANA OLIVEIRA FELICIANO - Integrante / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante / Ariana Barbosa Arduini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Investigação sobre a violência Doméstica contra idosos acompanhados por uma equipe de saúde da família de uberaba, MG., Descrição: Projeto de Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Integrante / Jurema Luiz Ribeiro Gonçalves - Coordenador / Lúcia Apararecida Ferreira - Integrante / Larissa Carvalho Silva - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Saúde e qualidade de vida da população idosa rural do município de Uberaba-MG, Descrição: Objetivos Principais: 1. Descrever o perfil multidimensional de idosos, residentes na zona rural de Uberaba, segundo as variáveis: sócio-demográficas e econômicas, condições de saúde e capacidade funcional; 2. Descrever a qualidade de vida dos idosos, residentes na zona rural de Uberaba, utilizando-se dos instrumentos WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD segundo os respectivos domínios e facetas; 3. Verificar a associação dos escores, geral e por domínio e faceta, da qualidade de vida com as variáveis: sexo, faixas etárias (60|- 70, 70|- 80 e 80 e mais); escolaridade, renda, número de morbidade e número de incapacidade funcional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Leiner Resende Rodrigues - Integrante / Nayara Paula Fernandes Martins - Integrante / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante / FLAVIA APARECIDA DIAS - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Informações dos clientes da Clínica Médica como medida da interação equipe de saúde-usuário, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Profª Drª Cibele Alves Chapadeiro de Castro Sales - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Universidade Aberta à Terceira Idade, Descrição: Projeto desenvolvido com idosos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre marçoe novembro de 2010. Carga horária 16 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pollyana Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / Paula Beatriz de Oliveira - Integrante / Darlene Mara dos Santos Tavares - Coordenador / Nilce Maria de Freitas Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio pelo pôster: "Projeto de intervenção para hipertensos da área rural de Patos de Minas", Faculdade de Medicina da UFMG.

2014

Menção honrosa pelo trabalho intitulado "Fatores de de risco cardiovascular associados à síndrome de fragilidade em idosos hospitalizados"., IV Congresso de Fisioterapia do Triângulo Mineiro e I Encontro de Egressos do Curso de Fisioterapia.

2014

Menção honrosa pelo trabalho intitulado "Arranjo de moradia de idosos urbanos: características socioeconômicas, autoestima e indicativo de depressão"., Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2013

Prêmio de menção honrosa pelo trabalho: Atitudes, saberes e práticas de profissionais que atuam no enfrentamento dos problemas decorrentes do uso de crack e outras drogas, Universidade de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Saúde Coletiva. , Rua Vigário Carlos - até 1099/1100, Nossa Senhora da Abadia, 38025350 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 991947837

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2017

Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 30

Outras informações:
Enfermeira na Central da Rede de Frio de Uberaba (MG).

2017 - Atual

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Servidora pública nomeada pela portaria n 1.281, de 05/10/2017, publicado no D.O.U. de 09/10/2017 seção 2, para exercer o cargo efetivo de Professor do Magistério Superior, classe A.

2012 - 2014

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como Professora Substituta do Departamento de Medicina Social da UFTM, ministrando as disciplinas de Saúde e Sociedade, Estágio em Medicina Geral e Comunitária I e Políticas de Saúde.

Atividades

  • 11/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Saúde Coletiva da UFTM. Portaria N. 213 de 14 de novembro de 2019..

  • 07/2019

    Direção e administração, Departamento de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Substituta da Coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva da UFTM. Portaria N 727 de 15 de julho de 2019.

  • 07/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro suplente da Coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva no Colegiado do Instituto de Ciências da Saúde. Portaria N 139 de 30 de julho de 2019..

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Terapia Ocupacional, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional - Portaria N 62 de 17 de abril de 2019.

  • 03/2019

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vivências II - Professora colaboradora

  • 03/2019

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vivências I - Professora colaboradora

  • 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação/UFTM - Portaria N 11 de 11 de março de 2019..

  • 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROFIAP, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP.

  • 01/2019

    Ensino, Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I, Tópicos Especiais II

  • 08/2018

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vivências III - Professora Colaboradora

  • 03/2018

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica I

  • 01/2018

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Médica III - Estágio Supervisionado de Introdução à Prática de Saúde Coletiva na Atenção Básica

  • 03/2018 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Terapia Ocupacional, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional - Portaria N 43 de 27 de março de 2018.

  • 11/2017 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Consultora ad hoc - Avaliação de projetos de iniciação científica do edital n 30/2017/PROPPG/UFTM.

  • 11/2013 - 02/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Medicina Social, Departamento de Medicina Social.,Atividade realizada, Orientadora no Programa de Monitoria Bolsista da aluna Camila Gigante Colamego, na disciplina de Saúde e Sociedade do Curso de Fisioterapia da UFTM, com carga horária de 180 horas..

  • 11/2013 - 02/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Medicina Social, Departamento de Medicina Social.,Atividade realizada, Orientadora no Programa de Monitoria Voluntária da aluna Jamilly Sanches Demétrio, na disciplina de Saúde e Sociedade do Curso de Fisioterapia da UFTM, com carga horária de 180 horas..

  • 01/2013 - 02/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - 75 horas

  • 01/2013 - 02/2014

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Sociedade - 45 horas

  • 09/2012 - 02/2014

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão - Estágio na disciplina de Medicina Geral e Comunitária I - 150 horas

  • 02/2012 - 02/2014

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde - Carga horária: 60 horas

  • 02/2012 - 02/2014

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde - Carga horária: 30 horas

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Social, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Internato do Curso de Medicina da UFTM..

  • 03/2013 - 06/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Medicina Social, Departamento de Medicina Social.,Atividade realizada, Orientadora no Programa de Monitoria Voluntário da aluna Letícia Cristina da Silva, na disciplina de Saúde e Sociedade do Curso de Fisioterapia da UFTM, com carga horária de 180 horas..

  • 03/2013 - 06/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Medicina Social, Departamento de Medicina Social.,Atividade realizada, Orientadora no Programa de Monitoria Bolsista da aluna Camila Gigante Colamego, na disciplina de Saúde e Sociedade do Curso de Fisioterapia da UFTM, com carga horária de 180 horas..

  • 03/2013 - 03/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ministrou 02 horas-aula sobre o tema "Projeto de Pesquia e Formulário CEP", junto ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • 03/2013 - 03/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ministrou duas horas-aula no eixo transversal sobre o tema: "Formulário do CEP" junto o Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no dia 03/04/2013.

  • 02/2012 - 02/2013

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde - Carga Horária: 30 horas

2008 - 2010

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Teórico e Supervisor de Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Teórica do Curso Técnico de Enfermagem e Supervisora de Estágio em Unidades Matriciais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Equipes de Saúde da Família, Instituições de Longa Permanência e Unidades de Pronto Atendimento.

2008 - 2009

Faculdade Talentos Humanos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Supervisora de Estágio do Curso de Graduação em Enfermagem em âmbito hospitalar e saúde pública.