Rafael Vasques Brandão

Cursou Bacharelado em Física Médica na PUCRS, de 1994 à 1997, e Bacharelado em Física na UFRGS, de 1998 à 2002. É Licenciado em Física (2005), Mestre em Ensino de Física (2008) e Doutor em Ensino de Física (2012) pelo Instituto de Física da UFRGS, tendo sido o primeiro a receber esse título no Brasil. Desde de 2011, é professor efetivo do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação da UFRGS. Na área de Física, possui experiência em estruturas eletrônicas e propriedades elétricas de superfícies, interfaces e partículas. Na área de Ensino de Física, realiza pesquisas sobre: modelagem computacional no ensino de Física nos níveis médio e superior; metodologias de ensino interativas, nos níveis médio e superior; o papel da iniciação científica e tecnológica na aprendizagem e formação de estudantes da educação básica; e formação continuada de professores de Física. Coordena o Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior que reúne estudantes da educação básica e superior em torno de tecnologias e recursos educacionais abertos e livres, visando uma educação emancipatória através da democratização do conhecimento científico e tecnológico por meio do exercício cotidiano das quatro liberdades do conhecimento e de investigações sobre instrumentos científicos e educacionais abertos e livres e suas aplicações.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A estratégia da modelagem didático-científica reflexiva para a conceitualização do real no ensino de física
Ives Solano de Araujo. Coorientador: Eliane Angela Veit. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Campo conceitual; Ensino de Física; Epistemologia; Modelagem científica; Modelos científicos.

Mestrado em Ensino de Física

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio,Ano de Obtenção: 2008
Ives Solano de Araujo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelagem científica; Campo conceitual; Ensino de Física; Modelos científicos; Epistemologia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outros.

Graduação em Licenciatura em Física

1998 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Portuguese Language Teachers Programme 2015. (Carga horária: 60h). , European Organization for Nuclear Research, CERN, Suiça.

2013 - 2013

Oficina de Capacitação e Elaboração de Itens Saeb. (Carga horária: 48h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

Oficina de Capacitação para o Encceja. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Linguagem Fortran 90/95. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Ambiente de modelagem computacional SQRLAB. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação de Professores e Tutores no âmbito UAB. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Windows. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

2008 - 2008

SSLXPC - Linux Professional. (Carga horária: 20h). , SISNEMA Informática, SISNEMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Estruturas Eletrônicas e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interf. e Partículas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Primeiro Encontro Brasileiro de Hardware Aberto e Livre.Hardware Aberto e Livre para Educação. 2016. (Encontro).

1a. Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicascas. Desenvolvimento de estações meteorológicas de baixo custo com vistas à formação de uma rede de monitoramento climático e ambiental do RS. 2013. (Feira).

III Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Modelagem computacional em cursos de formação continuada de professores de física. 2009. (Encontro).

VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física.Modelagem Computacional em Física no Ensino Médio. 2009. (Outra).

XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Curso sobre fenômenos físicos e modelos científicos: um relato de experiência com professores de Física do ensino médio. 2009. (Simpósio).

IV Fórum Social pelas Aprendizagens. 2008. (Outra).

VI Semana de Pesquisa do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos.Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do Ensino Médio: um estudo sobre possíveis conhecimentos-em-ação. 2008. (Outra).

XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Um estudo exploratório sobre a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do ensino médio. 2008. (Encontro).

II Encontro Estadual de Ensino de Física. 2007. (Encontro).

III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. 1996. (Congresso).

VI Seminário de Técnicas Radiológicas. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gilberto Fetzner Filho

BRANDÃO, R. V.; FERNANDES, H. C. M.; BALZARETTI, N. M.. Experimentos de baixo custo para o ensino de Física em Nível Médio usando a placa Arduino-UNO. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luís Paulo Basgalupe Moreira

ANDRADE NETO, A. S.;BRANDÃO, R. V.; MORS, P. M.; MOREIRA, M. A.. Estudo de circuitos elétricos: utilizando simulação computacional para preparar o uso de circuitos reais. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Frank de Rodrigues

BRANDÃO, R. V.PEZZI, R.; MASSONI, N. T.; CUNHA, S. L. S.. Arduino como uma ferramenta mediadora no Ensino de Física. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriano da Silva Barcellos

GRINGS, E. T. O.; SANTOS, F. M. T.;BRANDÃO, R. V.. Ausubel, Bachelard e Objeto de Aprendizagem: resolução de exercícios de um teste conceitual envolvendo os conceitos de Energia Elétrica e Potência Elétrica e sua relação com os conceitos de Tensão, Corrente e Resistência Elétrica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria inês Castilho

BASSO, M. V. A.;BRANDÃO, R. V.; ALVES, M. T. S.. Hiperobjetos da Robótica Educacional como Ferramentas para o Desenvolvimento da Abstração Reflexionante e do Pensamento Computacional. 2018. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Rosniak Tibola

REATEGUI, E. B.;BRANDÃO, R. V.; ALVES, D. T.; TAROUCO, L. M. R.. Fatores Ensejadores de Engajamento em Ambientes de Mundos Virtuais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lourenço Laner

BRANDÃO, R. V.; HEIDEMANN, L. A.; CUNHA, S. L. S.. Ensino de Física no sistema prisional: uma abordagem emancipatória. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física para Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Matheus Francioni Kuhn

BRANDÃO, R. V.; ARAUJO, I. S.. Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

REINHER, E. E.;BRANDÃO, R. V.; PIMENTEL JUNIOR, R. A.. Banca Examinadora do Concurso Público de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, R. V.. Mostratec: Um mundo de criatividade e pesquisa. 2016. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

ALEXANDRE, J. L.; CRUZ, S. D.;BRANDÃO, R. V.. Processo Seletivo Professor Substituto/Temporário - Edital 08/2011. 2011. Colégio de Aplicação da UFRGS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marco Antonio Moreira

MOREIRA, M. A.. Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do Ensino Médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ives Solano Araújo

ARAUJO, I. S.; Pesa, M. A.; Stariolo, D. A.; OSTERMANN, Fernanda. Modelagem científica no Ensino de Física: conceitualização, progressividade e domínio por parte de professores em formação continuada. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Ostermann

OSTERMANN, F.; OLIVEIRA, Maurício Pietrocola Pinto de; FERRACIOLI, L.; CUNHA, C. R.; ZIEBELL, L. F.; ARAUJO, I. S.. A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Ostermann

ARAÚJO, Ives Solano; Stariolo, D.A.; PESA, M.;OSTERMANN, F.. Modelagem Científica no Ensino de Física: Conceitualização, progressividade e dominio por parte de professores em formação continuada. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Fernando Ziebell

Araujo, I. S.; Pietrocola, M.; Moreira, M. A.;ZIEBELL, L. F.. Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Fernando Ziebell

FERRACIOLI, L.; Pietrocola, M.; CUNHA, C. R.; OSTERMANN, F.;Ziebell, L. F.Araujo, I. S.. A estratégia da modelagem didático-científica reflexiva para a conceitualização do real no ensino de física.. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlo Requião da Cunha

F. Ostermann; L. Ferracioli; M. P. P. de Oliveira; L. F. Ziebel;Da Cunha, Carlo R.; I. S. Araujo. A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniel Adrian Stariolo

I. S. Araujo; OSTERMANN, F.; M. A. Pesa;STARIOLO, D. A.. Modelagem científica no ensino de física: conceitualização, progressividade e dominio por parte de prefessores em formação continuada" .. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Laércio Ferracioli

FERRACIOLI, L.; Ostermann, F.; Pietrocolla, M.; Veit, E.; Araujo, I. S.. A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Renan Bohrer da Silva

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Guilherme Fagundes Monteiro Tavares

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafaela Belan Manzoni

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Paulo Cesar Ribas de Oliveira Filho

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Alisson Claudino de Jesus

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Luiz Felipe Oliveira de Aragão

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Giovana Lirio da Rocha

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Rafael Corrêa de lima

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Luís Fernando da Costa de Oliveira

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Adriene Barrios Barbosa

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Matheus Kuzer Queiroz

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Bernardo Teixeira Veloso

Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Letícia Glass

Orientação de monitoria de graduação; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Leonardo Boaventura Bombardelli

Orientação de monitoria de graduação; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Lourenço Laner

Ensino de Física no sistema prisional: uma abordagem emancipatória; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física para Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Rafaela Monique Ellwanger Einsfeldt

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Gabriela Figueira da Silva Gentil

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Bruno Barela Fernandes

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Carolina Larré de Andrade

Modelagem computacional no ensino de física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Carina Lemos Luz

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Jeferson Gerard do Amaral Silveira

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

João Pedro Lentino dos Santos

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Marcos Vinicius Müller Dill

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Taylor Fernandes Cunha

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Bianca Lanzzanova Wachter

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Luís Fernando da Costa de Oliveira

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Ismael Tavares Rodino

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Leonardo Boaventura Bombardelli

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Eduardo Azeredo

Desenvolvimento de um Braço Mecânico Simples; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Luís Fernando da Costa de Oliveira

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Jeferson Gerard do Amaral Silveira

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Lorenzo Chaves Costa Novo

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Eduardo Azeredo

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Bruno dos Santos de Oliveira

Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Christian Audrey Lacerda Moreira

Modelagem computacional no ensino de física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Carolina Schneid Teixeira

Modelagem computacional no ensino de física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Marcelo Duarte Cardoso

Modelagem computacional no ensino de física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Leonardo Boaventura Bombardelli

Orientação de monitoria de graduação; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Nelso Guilherme Jost de Figueiredo

Orientação de monitoria de graduação; 2015; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Rodrigo Branchina Ferreira

Orientação de monitoria de graduação; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Pedro Gustavo Lanes Vera

Leituras Modernas e Contemporâneas em Física - Ano 2013; 2013; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-reitoria de Extensão; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Nelso Guilherme Jost de Figueiredo

Orientação de monitoria de graduação; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Douglas Nis Nissen Machado

Leituras Modernas e Contemporâneas em Física - Ano 2012; 2012; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-reitoria de Extensão; Orientador: Rafael Vasques Brandão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ives Solano Araújo

Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do Ensino Médio; 2008; Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ives Solano Araujo;

Ives Solano Araújo

A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ives Solano Araujo;

Eliane Angela Veit

Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do Ensino Médio; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eliane Angela Veit;

Eliane Angela Veit

A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física; 2012; Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eliane Angela Veit;

Fernanda Chiarello Stedile

Síntese e caracterização físico-química de catalisadores heterogêneos e polímeros; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Chiarello Stedile;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDÃO, RAFAEL VASQUES ; ARAUJO, IVES SOLANO ; VEIT, ELIANE ANGELA . A estratégia da modelagem didático-científica para a conceitualização do real no ensino de física: um estudo de caso com professores de ensino médio. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 12, p. 85-110, 2019.

  • PEZZI, R. ; FERNANDES, H. C. M. ; BRANDÃO, R. V. ; FREITAS, M. P. P. ; ALVES, L. S. ; SILVA, R. B. ; TAVARES, J. L. S. ; WEINHANN, G. R. . Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica. LIINC EM REVISTA , v. 13, p. 205-222, 2017.

  • SILVA, R. B. ; LEAL, L. ; PEZZI, R. P. ; BRANDÃO, R. V. ; KLERING, E. V. ; ALVES, R. C. M. . Estações meteorológicas de código aberto: Um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) , v. 37, p. 1505-1-1505-8, 2015.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Um estudo de caso para dar sentido à tese de que a modelagem científica pode ser vista como um campo conceitual. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea) , v. 9, p. 1-21, 2014.

  • MÜLLER, M. G. ; BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto ?UCA? em aulas de Física do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 29, p. 491-524, 2012.

  • BRANDÃO, R. V. . Modelagem computacional no ensino de física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 25, p. 363-373, 2012.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. ; SILVEIRA, F. L. . Validación de un cuestionario para investigar concepciones de profesores sobre ciencia y modelado científico en el contexto de la física. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea) , v. 6, p. 43/5-60, 2011.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . A modelagem científica vista como um campo conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 28, p. 507-545, 2011.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Concepções e dificuldades dos professores de Física no campo conceitual da modelagem científica. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 9, p. 669-695, 2010.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . A modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física. A Física na Escola (Online) , v. 9, p. 10-14, 2008.

  • RADTKE, C. ; BRANDÃO, R. V. ; PEZZI, R. ; MORAIS, J. ; BAUMVOL, I. J. R. ; STEDILE, F. C. . Characterization of SiC Thermal Oxidation. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section B, Beam Interactions with Materials and Atoms (Print) , v. 190, p. 579-582, 2002.

  • ROSA, E. B. O. ; KRUG, C. ; RADTKE, C. ; PEZZI, R. ; MIOTTI, L. ; BRANDÃO, R. V. ; STEDILE, F. C. ; MORAIS, J. ; BAUMVOL, I. J. R. . Surface and Interface Investigation of Nanometric Dielectric Films on Si and on SiC. Surface Review and Letters , v. 9, p. 393-399, 2002.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Introdução à modelagem científica. 21. ed. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2010. v. 1. 49p .

  • BRANDÃO, R. V. ; VEIT, E. A. ; ARAUJO, I. S. . Scientific modeling seen as a conceptual field: theoretical approach and preliminary empirical evidences of possible operational invariants on the learning of physics. In: The World Conference on Physics Education, 2014, Istambul. WCPE 2012 Proceedings, 2014.

  • VEIT, E. A. ; BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. . Aplicando modelagem didático-científica nas aulas de Física.. In: VIII CNMEM Modelagem Matemática: pesquisas, práticas e implicações para a Educação Matemática, 2013, Santa maria. Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática em Educação Matemática. Santa Maria: UNIFRA, 2013. v. 1. p. 1-14.

  • MÜLLER, M. G. ; BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto ?UCA? em aulas de Física do Ensino Médio: um relato de experiência. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013, Campinas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013. p. 667-676.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Curso sobre fenômenos físicos e modelos científicos: um relato de experiência com professores de Física em um ambiente virtual de aprendizagem. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória, ES. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Um estudo exploratório sobre a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do ensino médio. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. A pesquisa em Ensino de Física e a sala de aula: articulações necessárias: programas e resumos, 2008. v. 11. p. 1-95.

  • STEDILE, F. C. ; RADTKE, C. ; BRANDÃO, R. V. ; PEZZI, R. ; MORAIS, J. ; BAUMVOL, I. J. R. . LEIS and ARXPS Characterization of in-situ SiC oxidation and Removal of an Oxide Thermally Grown after SiC Bombardment. In: 15th International Conference on Ion Beam Analysis, 2001, Cairns. Proceedings of the 15th International Conference on Ion Beam Analysis, 2001.

  • ROSA, E. B. O. ; KRUG, C. ; RADTKE, C. ; PEZZI, R. ; MIOTTI, L. ; BRANDÃO, R. V. ; STEDILE, F. C. ; SALGADO, T. D. M. ; MORAIS, J. ; BAUMVOL, I. J. R. . Surface and Interface Investigation in Nanometric Dielectric Films on Si and on SiC. In: 13th International Conference on Vacuum Ultraviolet Radiation Physics, 2001, Trieste. Proceedings of the 13th International Conference on Vacuum Ultraviolet Radiation Physics, 2001.

  • KLERING, E. V. ; ALVES, R. C. M. ; BRANDÃO, R. V. ; PEZZI, R. ; BUSCHER, N. . Validação de estação meteorológica modular de código aberto e baixo custo. In: XII Congreso Argentino de Meteorología, 2015, Mar del Plata. https://sites.google.com/site/congremet2015/, 2015.

  • KLERING, E. V. ; ALVES, R. C. M. ; PEZZI, R. ; BRANDÃO, R. V. ; MUNCHOW, G. B. . Desenvolvimento de estações meteorológicas de código aberto e baixo custo. In: XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2014, Recife. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2014.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Investigating the learning of key concepts of scientific modeling by high school teachers. In: GIREP 2008 INTERNATIONAL CONFERENCE, 2008, Nicosia. Physics Curriculum Design, Development and Validation. Nicosia, 2008. p. 175-176.

  • KRUG, C. ; RADTKE, C. ; ROSA, E. B. O. ; OLIVEIRA, A. ; MIOTTI, L. ; BRANDÃO, R. V. ; STEDILE, F. C. ; MORAIS, J. ; SALGADO, T. D. M. ; BAUMVOL, I. J. R. . Atomic Transport and Chemical Reaction Studies in Ultrathin Dielectric Films on Si and on SiC. In: Inter-American Workshop on the Use of Synchrotron Radiation for Research and Symposium on Nanotechnologies, 2001, Campinas. Proceedings of the Inter-American Workshop on the Use of Synchrotron Radiation for Research and Symposium on Nanotechnologies, 2001.

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Relato de experiência na disciplina Modelos Científicos e Fenômenos Físicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Curso sobre fenômenos físicos e modelos científicos: um relato de experiência com professores de Física em um ambiente virtual de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Um relato de experiência docente no curso de extensão Fenômenos Físicos e Modelos Científicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIT, E. A. ; BRANDÃO, R. V. . Modelagem Computacional no Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Modelagem computacional em cursos de formação continuada de professores de física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VEIT, E. A. ; BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. . Modelagem computacional em cursos de formação continuada de professores de física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Um estudo exploratório sobre a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do ensino médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDÃO, R. V. . Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte dos professores de Física do ensino médio: um estudo sobre possíveis conhecimentos-em-ação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRANDÃO, R. V. . Assessoria na Avaliação Pedagógica dos Livros Didáticos de Física do PNLD 2018. 2017.

BRANDÃO, R. V. ; VEIT, E. A. . Fenômenos físicos e modelos científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRANDÃO, R. V. . Fenômenos Físicos e Modelos Científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANDÃO, R. V. . Fenômenos Físicos e Modelos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANDÃO, R. V. . Fenômenos físicos e modelos científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Fenômenos físicos e modelos científicos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Hipermídia de Apoio ao Professor de Física).

ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. ; BRANDÃO, R. V. ; DUTRA, J. M. S. . A aerodinâmica da bola de futebol. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Simulação computacional).

BORGES, D. R. ; GOULART JR., V. B. ; BRANDÃO, R. V. ; ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. . Interpretação de gráficos da cinemática. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Simulação computacional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Música e suas interlocuções com a ciência e a tecnologia, Descrição: Pesquisar teórica e experimentalmente e de forma interdisciplinar e transdisciplinar aspectos relacionados à Música e suas interlocuções com a ciência e e tecnologia em conjunto com alunos do Ensino Médio do CAp em aulas curriculares de educação musical e em atividades de Iniciação Científica com o intuito coletar informações e refletir em conjunto com os alunos sobre as possibilidades educacionais a serem exploradas e desenvolvidas no campo de Pesquisa em Música em convergência com a Educação Básica de forma inter e transdisciplinar. A pesquisa mantém parceria com o Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior ? CTA Jr. ? envolvendo as áreas da música, da física, da tecnologia, matemática, através de trabalhos temáticos, experimentos práticos e reflexões teóricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Coordenador / Maria Helena de Lima - Integrante / Martha Costa Guterres Paz - Integrante / Marcelo Soares Pimenta - Integrante / Damián Keller - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais livres e abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente na sede do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando em duas frentes: 1. Desenvolvimento de instrumentos científicos e educacionais livres e abertos; 2. Aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Ives Solano Araujo - Integrante / Rafael Peretti Pezzi - Coordenador / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante / Germano Tagliari Postal - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Meteorologia e climatologia urbana: favorecendo o desenvolvimento de conceitos e competências por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS, Descrição: O objetivo desse projeto é favorecer o desenvolvimento de conhecimentos (conceitos e competências) associados à modelagem de sistemas, processos e fenômenos que ocorrem na atmosfera da Terra por parte de estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFRGS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Coordenador / Rafael Pezzi - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernades - Integrante / Rita de Cássia Marques Alves - Integrante / Lucas Eishi Oimentel Mizusaki - Integrante / Renan Bohrer da Silva - Integrante / Paola Inhanquite Wollmann - Integrante / Ariel Vilhalva - Integrante / Emanuel Thiel Pacheco - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento de estações meteorológicas de baixo custo com vistas à formação de uma rede de monitoramento climático e ambiental do RS, Descrição: Este projeto tem dois objetivos principais: (i) o desenvolvimento e a implementação de estações meteorológicas modulares de código aberto e baixo custo para facilitar o monitoramento climático e ambiental de microclimas terrestres; e (ii) a formação de redes de coleta, compartilhamento, análise e interpretação dos dados meteorológicos e ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Coordenador / Rafael Pezzi - Integrante / Rita de Cássia Marques Alves - Integrante / Eliana Veleda Klering - Integrante / GABRIEL BONOW MUNCHOW - Integrante / Osvaldo Luiz Leal de Moraes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2015

    Investigações sobre a implementação de metodologias interativas para a aprendizagem de Física, Descrição: O presente projeto tem como objetivo estruturar e articular pesquisas sobre inovações didáticas em disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física e de cursos de Engenharia, no nível de Física Geral. Mais especificamente, nosso foco está na implementação das metodologias Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como formas de promoção da aprendizagem significativa, sob a perspectiva ausubeliana, de conteúdos de Física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Ives Solano de Araujo - Integrante / Eliane Angela Veit - Coordenador / Maykon G. Müller - Integrante / Alex Soares Vieira - Integrante / Vagner Oliveira - Integrante / Breno Dröse Neto - Integrante / Henrique Goulart da Silva Urruth - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Modelagem computacional no ensino de física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do ensino médio do CAp-UFRGS, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a aquisição de competências e concepções associadas à modelagem computacional no ensino de física por parte dos estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, à luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Implementação do método de instrução pelos colegas nas aulas de física do CAp da UFRGS, Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa de conceitos físicos frente à implementação da metodologia de ensino "instrução pelos colegas" nas aulas de física das turmas de terceiro ano do ensino médio do CAp-UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Coordenador / Ives Solano de Araujo - Integrante / Eliane Angela Veit - Integrante / Maykon Gonçalves Müller - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2015

    Modelagem e simulação computacionais aplicadas ao Ensino de Física: avaliação, elaboração e aplicação de materiais instrucionais voltados para aprendizagens significativas, Descrição: Buscamos evidências de que a elaboração de diagramas AVM (Adaptação do Vê de Gowin para a Modelagem computacional) vinculados a atividades de simulação e modelagem computacionais possa promover junto aos professores, uma reflexão crítica sobre os conceitos físicos representados, permitindo que estes façam um melhor uso de potenciais objetos de aprendizagem (OA) disponíveis na internet ou mesmo na construção de seus OAs. Inicialmente, tencionamos que estas atividades sirvam para que os próprios professores aprofundem seus conhecimentos nas áreas de Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo, e na seqüência, apontem caminhos para a inserção de atividades computacionais em suas práticas docentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Ives Solano de Araujo - Coordenador / Eliane Angela Veit - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Investigações sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Peretti Pezzi em 04/05/2016., Descrição: O presente projeto visa pesquisar o impacto que o desenvolvimento do ecossistema dos instrumentos científicos e educacionais abertos pode ter na sociedade. Fará isto aumentando em número e capacidade os instrumentos disponibilizados em sua versão digital no repositório eletrônico e fisicamente nas sedes do Centro de Tecnologia Acadêmica e quantificando a disseminação e adoção destas tecnologias. Atingirá este objetivo atuando nas seguintes frentes: (i). desenvolvimento de Instrumentos científicos e educacionais abertos; (ii). aprimoramento de máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) para reproduzir os instrumentos científicos: expansão da bancada dos hiperobjetos; e (iii). pesquisa sobre a aplicação de instrumentos científicos e educacionais abertos nos diferentes cenários acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Vasques Brandão - Integrante / Rafael Pezzi - Coordenador / Ives Solano Araujo - Integrante / Carlo Requião da Cunha - Integrante / Heitor Carpes Marques Fernandes - Integrante / Leonardo Brunnet - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Integrante / Marcos Antônio Zen Vasconcelos - Integrante / Ruben Erichsen Júnior - Integrante / Ruy Silveira de Moraes Filho - Integrante / Thomas Braun - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, Fundação Gaia e Virada Sustentável.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Colégio de Aplicação da UFRGS. , Av. Bento Gonçalves, 9500. Prédio 43815. Sala 202., Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15501, Telefone: (51) 33087111, Ramal: 7118, Fax: (51) 33087286, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica, Carga horária: 48

  • 2013 - 2013

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria pedagógica, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Participou como ELABORADOR E REVISOR da II Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para a Inclusão de Ciências Humanas e da Natureza no Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, somando 24 horas de atuação. O evento foi realizado com o objetivo de contribuir para a composição do Banco Nacional de Itens BNI-INEP.

  • 2013 - 2013

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria pedagógica

    Outras informações:
    Oficina de Capacitação de Elaboração e Revisão de Itens de Ciências da Natureza para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, realizado no período de 19 a 21 de agosto de 2013, somando 24 horas de capacitação.

  • 2013 - 2013

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria pedagógica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Participou da Oficina de Revisão de Itens de Ciências da Natureza para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, no período de 14 a 18 de outubro de 2013, somando 40 horas de participação.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Colégio de Aplicação da UFRGS, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação como tutor a distância no polo de Santo Antônio da Patrulha no Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica da UAB-UFRGS.

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico, Técnico, Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista do FNDE, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor a distância, com o papel de professor assistente, no Curso de Especialização em Física para Educação Básica, oferecido no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), nas seguintes disciplinas: Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino de Física, Instrumentalização para EaD, Métodos Computacionais no Ensino de Física, Epistemologia e o Ensino de Física, Modelos Científicos e Fenômenos Físicos, Teorias de Aprendizagem no Ensino de Física, Laboratório Didático de Física, Um novo olhar sobre tópicos de Física Clássica e Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Contribuiu nos semestres 2009/01 e 2009/02 com as atividades didáticas do Departamento de Física do Instituto de Física da UFRGS, ministrando as aula práticas (de laboratório e de resolução de exercícios) da disciplina FIS01181 - Física I C.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio docente realizado junto à disciplina MEF005 - Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Física II, com carga horária de 60 h-aula, sob orientação da Profa. Eliane A. Veit.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Ministrante com carga horária de ensino

    Outras informações:
    Participou da ação de extensão universitária - modalidade CURSO A DISTÂNCIA, FENÔMENOS FÍSICOS E MODELOS CIENTÍFICOS. Promoção: Departamento de Física. Período: 01/10/2007 a 23/11/2007. Carga horária executada: 40 h (Como ministrante: carga horária de 40 h de 01/10/2007 a 23/11/2007).

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio docente realizado junto à disciplina MEF005 - Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Física II, com carga horária de 60 h-aula, sob orientação da Profa. Eliane A. Veit.

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Ministrante com carga horária de ensino

    Outras informações:
    Participou da ação de extensão universitária - modalidade CURSO PRESENCIAL, FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO II: ELETROMAGNETISMO E ÓPTICA. Promoção: Departamento de Física. Período: 11/09/2003 a 19/12/2003. Carga horária executada: 90 h (Como ministrante: carga horária de 21 h de 11/09/2003 a 19/12/2003).

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Ministrante com carga horária de ensino

    Outras informações:
    Participou da ação de extensão universitária - modalidade CURSO PRESENCIAL, FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO I: FENÔMENOS MECÂNICOS E TÉRMICOS. Promoção: Departamento de Física. Período: 11/09/2003 a 19/12/2003. Carga horária executada: 90 h (Como ministrante: carga horária de 21 h de 11/09/2003 a 19/12/2003).

    Atividades

    • 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRGS, .,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Pesquisa do Colégio de Aplicação.

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Música e Tecnologia, Ciências da Natureza para ENEM e Vestibular, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM1, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM2, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM3, Física 090

    • 12/2015 - 03/2016

      Ensino, Especialização em Física para Educação Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Laboratório Didático de Física

    • 10/2015 - 12/2015

      Ensino, Especialização em Física para Educação Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Modelos Científicos e Fenômenos Físicos

    • 02/2015 - 12/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física 090, Física 300, CTA Jr

    • 03/2014 - 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física 200, Projeto CTA, Física 090

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM1, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM2, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM3

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM1, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM2, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM3, Introdução à Física da Atmosfera

    • 08/2012 - 01/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica II, Iniciação Científica IV, Modelagem Computacional Aplicada ao Ensino de Ciências

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física VI, Iniciação Científica VI

    • 02/2012 - 08/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica I, Iniciação Científica III, Física Aplicada: Pontes de Espaguete

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física V, Modelagem Computacional Aplicada ao Ensino de Ciências

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física no computador: modelando a realidade de forma divertida, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM1, Física IV

    • 03/2011 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física 110

    • 05/2011 - 07/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM1, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM2, EJA Ciências Exatas e da Natureza EM3

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física no Computador: modelando a realidade de forma divertida, Física III, EJA Ciências Exatas e da Natureza EF4

    • 07/2009 - 12/2010

      Ensino, Especialização em Física para Educação Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino de Física, Instrumentalização para EaD, Métodos Computacionais no Ensino de Física, Epistemologia e o Ensino de Física, Modelos Científicos e Fenômenos Físicos, Teorias de Aprendizagem no Ensino de Física, Laboratór

    • 08/2007 - 12/2007

      Estágios , Instituto de Física, Departamento de Física.,Estágio realizado, Estágio docente junto à disciplina MEF005 - Novas Tecnologias no Ensino de Física II, com carga horária de 60 h-aula, sob orientação da Profa. Eliane A. Veit..

    • 10/2007 - 11/2007

      Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Ação de extensão universitária - modalidade CURSO A DISTÂNCIA.

    • 03/2004 - 07/2004

      Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Ação de extensão universitária - modalidade CURSO PRESENCIAL.

    • 09/2003 - 12/2003

      Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Ação de extensão uiniversitária - modalidade CURSO PRESENCIAL.

  • 2005 - 2006

    Colégio Kennedy

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Física do Ensino Médio, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina de Física de 17/05/2005 a 18/05/2006 para as 3 séries do ensino médio.

    Atividades

    • 05/2005 - 05/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física para o ensino médio

  • 1997 - 1997

    Hospital São Lucas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiou no Setor de Física Médica no período de 01/06/1997 a 30/09/1997, totalizando 488 horas de estágio.

    Atividades

    • 06/1997 - 06/1997

      Estágios , Privado, Setor de Física Médica.,Estágio realizado, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - PUCRS.