Viviane Baschirotto

Doutora em Teoria e História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC/CEART/2019. Mestre em Artes Visuais (UDESC/2015). Pós-graduada em História da Arte (UINIVILLE/2014). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (UNIVILLE/2011). Foi membro da equipe editorial da Revista Palíndromo vinculada ao PPGAV UDESC entre 2017 e 2018 contribuindo na equipe de produção editorial e como editora de seção. Foi bolsista PROMOP (Programa de Monitoria de Pós-Graduação) da UDESC durante todo o doutorado. Atualmente trabalha como autônoma e se dedica a orientação de artistas em processos de criação e a realização de cursos livres em História da Arte e Arte Contemporânea. Mantém o site e página nas redes sociais Lendo a História da Arte produzindo conteúdos sobre o tema. É membro da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2015 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Narrativas ficcionais na arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Ilya Kabakov
Profª Dra. Rosângela Miranda Cherem. Bolsista do(a): Programa de Monitoria de Pós-Graduação, PROMOP, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Arte Contemporânea. Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes Visuais

2013 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Tatiana Blass: Palavras e Formas, Ruínas e Metamorfoses,Ano de Obtenção: 2015
Rosangela Miranda Cherem.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil. Palavras-chave: Tatiana Blass; Palavra; Forma; Ruína; Metamorfose.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Arte Contemporânea. Setores de atividade: Educação.

Especialização em História da Arte

2012 - 2014

Universidade da Região de Joinville
Título: Tatiana Blass e o gesto na matéria
Orientador: Luciane Ruschel Nascimento Garcez

Graduação em Artes Visuais

2007 - 2011

Universidade da Região de Joinville
Título: Leituras e Releitura?
Orientador: Letícia T. C. Mognol

Formação complementar

2021 - 2021

Inglês intermediário. (Carga horária: 176h). , Aula particular, AP, Brasil.

2020 - 2020

Para fazer uma exposição. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

Leitura, Análise e Método: Anton Tchekhov e Liev Tolstói. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Boas Práticas para Periódicos Científicos. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2016 - 2016

70 x 7 Setenta técnicas em artes visuais Sete métodos de avaliação, proce. (Carga horária: 20h). , O Sitio, O SITIO, Brasil.

2016 - 2016

Da casa: 5 portas. (Carga horária: 32h). , FUNARTE, F, Brasil.

2012 - 2012

Arte Contemporânea: Produção e Curadoria, Nuno Ram. (Carga horária: 6h). , Instituto Luiz Henrique Schwanke, SCHWANKE, Brasil.

2011 - 2011

A curadoria e o papel da crítica na contemporaneid. (Carga horária: 6h). , Instituto Luiz Henrique Schwanke, SCHWANKE, Brasil.

2010 - 2010

Uma conversa com Schwanke, uma visita à His. Arte. (Carga horária: 12h). , SESC - Agência Regional de Santa Catarina, SESC/SC, Brasil.

2010 - 2010

III Sem. Integrado e Interinstitucional Arte e Cul. (Carga horária: 8h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

2010 - 2010

I Encontro Regional Sul Arte na Escola. (Carga horária: 20h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Aquarela. (Carga horária: 4h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Avaliação através de Portfolio. (Carga horária: 8h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

2009 - 2009

Pensando Arte Contemporânea. (Carga horária: 20h). , Instituto Luiz Henrique Schwanke, SCHWANKE, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em X Seminário de Pesquisa em Arte e Arte na Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

2006 - 2007

Cerâmica. (Carga horária: 200h). , Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, CASA DA CULTURA, Brasil.

2005 - 2005

Pintura. (Carga horária: 160h). , Recriar Idiomas, RECRIAR, Brasil.

2004 - 2005

Desenho. (Carga horária: 320h). , Recriar Idiomas, RECRIAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Arte Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Arte Educação.

Organização de eventos

BASCHIROTTO, VIVIANE . Jornada ABCA 2021: Crítica de arte diante das crises atuais. 2021. (Congresso).

BASCHIROTTO, V. ; BASCHIROTTO, V. HOFF, M. MULLER, M. FREITAS, A. H. RAMOS, C. HENICKA, M. MYCZKOWSKI, R. S. SANTOS, C. WERNER, C. SALUN, F. NUNES, K. SABIA, A. P. WOSNIAK, F. ROCHA, J. C. SIQUEIRA, J. KOHL, K. MACHADO, E. M. WILLIAM, W. SILVA, L. R. GONCALVES SOBRINHO, M. JORDANI, A. FLAMINIO, M. TORRES, P. OLIVEIRA, S. J. SILVA, T. G. , et al. NEPOMUCENO, V. BUCHMANN, L. P. ; 11 Ciclo de Investigações DES_. 2016. (Congresso).

DASSOLER, E. TRENTINI, F. M. C. ALVARENGA, V. M. LOURENCO, C. YUNES, V. M. ROSA, Y. B. D. PIEKAS, M. I. WOSNIAK, F. AGE, M.P.J. ROCHA, S. R. P. MARESCH, B. M. MYCZKOWSKI, R. S. BASCHIROTTO, V. SINZATO, A. Y. GONZALEZ, O. D. C. FRANZ, P. OLEQUES, L. KNABBEN, L. VILELA, L. BALVEDI, F. B. MELLO, A. C. K. A. SCARANTO, F. F. S. SERPA, L. GASPAR, R. F. PEREIRA, J. , et al. WEBER, F. M. ; 9 Ciclo de Investigações Transgressões. 2014. (Outro).

CHEREM, R. M. ; BASCHIROTTO, V. ; AGE, M.P.J. ; CARNEIRO, F. M. T. . Olhares Sobre Paulo Gaiad (Organização de palestras). 2013. (Outro).

MOGNOL, L. T. C. ; BASCHIROTTO, V. ; SILVA, Larissa Miiller ; ROSA, V. C. ; ONOFRE, L. M. ; Mattos, Débora Ribeiro ; SOUZA, S. L. B. ; GONCALVES, J. ; MAIA, A. R. ; FUCCIO, M. ; ARTIOLI, A. C. ; NEVES, L. L. . Encontros de Estética (Ciclo de palestras). 2011. (Outro).

MOGNOL, L. T. C. ; BASCHIROTTO, V. ; SILVA, Larissa Miiller ; ROSA, V. C. ; Mattos, Débora Ribeiro ; SOUZA, S. L. B. ; GONCALVES, J. ; NEVES, L. L. ; ARTIOLI, A. C. ; FUCCIO, M. ; MAIA, A. R. ; ONOFRE, L. M. . Patrimônio Cultural: Modos de Ver (Participação com fotografias e organização e montagem de exposição). 2009. (Exposição).

FRANZOI, Carlos Alberto ; BASCHIROTTO, V. ; SILVA, Larissa Miiller ; ROSA, V. C. ; ONOFRE, L. M. ; Mattos, Débora Ribeiro ; SOUZA, S. L. B. ; GONCALVES, J. ; MAIA, A. R. ; FUCCIO, M. ; ARTIOLI, A. C. ; NEVES, L. L. . Experimentus (Montagem e participação da exposição AAPLAJ com Memória Ram). 2009. (Exposição).

RESIN, A. ; OLIVEIRA, M. B. G. B. ; BASCHIROTTO, V. ; SILVA, Larissa Miiller ; ONOFRE, L. M. ; ARTIOLI, A. C. ; SOUZA, S. L. B. . Cultura se faz com História, Arte e Literatura - Patrimônios Culturais e Artísticos (apresentação coletiva sobre mediação pedagógica do Muse de Arte de Joinville). 2008. (Outro).

Participação em eventos

Nuevas Narrativas en la Historia del arte contemporáneo. 2021. (Congresso).

Semana de Conhecimentos Gerais do Núcleo de Educação a Distância. 2021. (Seminário).

26 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP, Campus I Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 25 a 29 de setembro de 2017). 2017. (Encontro).

XII Ciclo de Investigações em Artes Visuais (PPGAV UDESC, 11,12,13 de setembro de 2017, Florianópolis, Brasil). 2017. (Congresso).

11 Ciclo de Investigações em Artes Visuais: Des-. 2016. (Congresso).

Jornada da ABCA 2016 Gestores e Críticos - Interfaces. 2016. (Seminário).

II Colóquio Internacional de Arte Contemporânea. 2014. (Outra).

O vestígio e o decoro na arquitetura colonial. 2014. (Outra).

Seminário de Pesquisa na ABCA: Teoria e Crítica de Arte no Brasil: Diálogos e Situações. 2014. (Seminário).

I Colóquio Sobre Projetos de Pesquisa em História da Arte.Tatiana Blass. 2013. (Outra).

NEST - V Seminário Leitura de Imagens para Educação: múltiplas mídias.Uma experiência de leitura de imagem em sala de aula. 2012. (Seminário).

Arte e Tecnologia com Yara Guasque. 2010. (Encontro).

Oficina de Arte Contemporânea. 2009. (Oficina).

Pesquisa e Processo de Criação na Arte Contemporânea Lurdi Blauth. 2009. (Encontro).

A cultura hoje...porque políticas culturais com Teixeira Coelho. 2008. (Encontro).

Modernismo e Rupturas nas Artes Visuais - Rupturas e Desdobramentos. 2008. (Encontro).

3 SIEPE - Seminário Interno de Ensino Pesquisa e Extensão. 2007. (Seminário).

Abril Mundo Literatura Infantil 2007- Imagens que contam histórias / As Imagens no tempo. 2007. (Simpósio).

Alfredo Volpi e sua obra. 2007. (Encontro).

Tendências Construtivistas no Brasil com Fernando Bini. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Luiza de Barros Borini

CHEREM, R. M.;BASCHIROTTO, VIVIANE; TONIN, T.. Dizer e ver: imagem, emoção e cor no filme La La Land. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Letícia Terezinha Coneglian Mognol

MOGNOL, Letícia Terezinha Coneglian. Leitura e Releitura?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade da Região de Joinville.

Celia Ceschin da Silva Pereira

Ceschin, Célia. Leituras ou releitura?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade da Região de Joinville.

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; STOLF, M. R. S.; KERN, D. P. M.. Tatiana Blass: Palavras e Formas, Ruínas e Metamorfoses. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; WEDEKIN, L.; PANEK, B. M.;MAKOWIECKY, S.; STOLF, M. R. S.. Narrativas ficcionais na arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, llya Kabakow. 2019. Tese (Doutorado em PPGAV-CEART-UDESC - Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; ANDRADE, A. L.;MAKOWIECKY, S.; STOLF, M. R. S.. Narrativas ficcionais e arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Patricia Franca, Ilka Kabakov. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAV-CEART-UDESC - Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; KERN, D. P. M.; STOLF, M. R. S.. Tatiana Blass: palavras e formas, ruinas e metamorfoses. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Raquel Alvarenga Sena Venera

VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Leituras e releitura?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade da Região de Joinville.

Sandra Makowiecky

MAKOWIECKY, SANDRA; CHEREM, R. M.; WEDEKIN, L. M.; STOLF, M. R. S.; PANEK, B. M.. Narrativas Ficcionais na arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Ilya Kabakov. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Sandra Makowiecky

MAKOWIECKY, SANDRA; CHEREM, R. M.; STOLLF, R.; ANDRADE, ANA LUIZA. Narrativas ficcionais e arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Patricia Franca, Ilka Kabakov. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.; KERN, D. P. M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Tatiana Blass: Palavras e Formas, Ruínas e Metamorfoses. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.; WEDEKIN, L. M.; PANEK, B. M.; MAKOWIECKY, S.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Narrativas ficcionais na arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Ilya Kabakov. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; MAKOWIECKY, S.; ANDRADE, A. L. B. C.; PANEK, B.. NARRATIVAS FICCIONAIS E ARTE CONTEMPORANEA: ALESSANDRA SANGUINETTI, MIRANDA JULY, PATRICIA FRANCA, ILYA KABAKOV. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.; KERN, D. P. M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Tatiana Blass: Palavras e Formas, Ruínas e Metamorfoses. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luana Maribele Wedekin

CHEREM, Rosangela M; MAKOWIECKY, S.;WEDEKIN, LUANA M.; PANEK, B. M.; STOLF, M. R. S.. Narrativas ficcionais na arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Ilya Kabakov. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Daniela Pinheiro Machado Kern

CHEREM, R. M.;KERN, D. P. M.; STOLF, R.. Tatiana Blass: Palavras e formas, ruínas e metamorfoses. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Daniela Pinheiro Machado Kern

CHEREM, R. M.;KERN, D. P. M.; STOLF, R.. Tatiana Blass: palavras e formas, ruínas e metamorfoses. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Rosângela Miranda cherem

Tatiana Blass: palavras e formas, ruinas e metamorfoses; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Centro de Artes/UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Rosângela Miranda cherem

Narrativas ficcionais na arte contemporânea: Alessandra Sanguinetti, Miranda July, Ilya Kabakov,; 2019; Tese (Doutorado em PPGAV-CEART-UDESC - Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Luciane Ruschel Nascimento Garcez

Tatiana Blass e a poética do vestígio de narrativas; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação-Especialização em História da arte) - Universidade da Região de Joinville; (Orientador);

Luciane Ruschel Nascimento Garcez

Tatiana Blass e a poética do vestígio de narrativas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação-Especialização em História da arte) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Luciane Ruschel Nascimento Garcez;

Produções bibliográficas

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Miranda July e os objetos como dispositivos em O escolhido foi você e Interfaith Charity Shop at Selfridges (Revista Confluências Culturais, ISSN 2316-395X, v.9, n.1, 2020). Revista Confluências Culturais , v. 9, p. 92-103, 2020.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Habitar a possibilidade de uma narrativa em Ilya e Emilia Kabakov (Art & Sensorium, vol.06 n02, dezembro 2019, ISSN 2358-0437). ART&SENSORIUM , v. 06, p. 144-158, 2019.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Ilya e Emilia Kabakov na exposição Not everyone will be taken into the future. Revista Digital do LAV - Laboratório de Artes Visuais, UFSM. Santa Maria. vol. 11, n. 1, p. 192 a 210. jan./abr. 2018 ISSN 1983 7348. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS , v. 11, p. 192-210, 2018.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . A presença da narrativa na instalação Ten Characters de Ilya Kabakov. FRONTEIRAZ , p. 265-277, 2018.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . AS BIOGRAFIAS QUE SE DESVELAM EM O ESCOLHIDO FOI VOCÊ DE MIRANDA JULY (Revista Art&Sensorium, v.5, n.1, 2018, p.169-182, Curitiba)). ART&SENSORIUM , v. 5, p. 169-182, 2018.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Os Sonetos de Schwanke: Fragmentos de persistências. REVISTA CICLOS , v. 4, p. 49-59, 2017.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Montagem de biografias em Miranda July. revista do programa de pós graduação em artes da escola de belas artes da UFMG , v. 6, p. 44-53, 2016.

  • BASCHIROTTO, V. . Livro de artista: palavra-imagem-objeto. Revista Valise , v. 6, p. 101-112, 2016.

  • BASCHIROTTO, V. . Montagem de saberes e fazeres: sobre ser professor artista. Revista Apotheke , v. 3, p. 194-217, 2016.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . A metamorfose das formas em Tatiana Blass. Boletim de Pesquisa NELIC (Impresso) , v. 15, p. 145-159, 2015.

  • BASCHIROTTO, V. . A Ruína em Fim de partida: Samuel Beckett e Tatiana Blass. NAU LITERÁRIA , v. 10, p. 3-8, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. . Entre meios e matérias: entrevista com Tatiana Blass. Revista Valise , v. 4, p. 49-58, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. . Cortes e recortes em Tatiana Blass, referências e interlocuções. Paralelo 31 , v. 02, p. 08-25, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. ; CHEREM, R. M. . Tatiana Blass: a ruína do ser humano e do animal. REVISTA ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS , v. 40, p. 355-368, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. . Tatiana Blass: Percursos, Interlocuções e Referências. Revista Poéticas Visuais , v. 5, p. 40-51, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. . Considerações sobre o gesto na fatura. Punctum , v. 1, p. 1, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. ; Anderson do Carmo ; AGE, M.P.J. ; Giorgio Filomeno . Entre arquivos e dança contemporânea: Entrevista com Sandra Meyer. Interartive , v. 1, p. 1, 2014.

  • BASCHIROTTO, V. . Memento Mori em Betânea Silveira. Revista Ciclos , v. 2, p. 51-60, 2014.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Pesquisa em História da Arte: quem não começa, nunca termina. 1. ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2022. v. 1. 104p .

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . RETRATOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE A PARTIR DA SÉRIE FOTOGRÁFICA DE ALESSANDRA SANGUINETTI. In: SANTOS, Joaquim; VIANA, José Italo Bezerra. (Org.). Memória, cultura e sociedade 2. 01ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 70-83.

  • BASCHIROTTO, V. . Memento Mori em Betânia Silveira. In: CHEREM, Rosângela;MAKOWIECKY, Sandra. (Org.). Artistas Contemporâneas na teoria e história da arte. 01ed.Florianópolis: AAESC, 2016, v. 01, p. 89-101.

  • GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE ; GOUDEL, F. R. . Rumos da Historiografia da arte no Brasil: considerações a partir da atuação do Comitê Brasileiro de História da Arte (Actas do seminario celebrado no Centro Galego de Arte Contemporánea Santiago de Compostela ISBN 9788418445040). In: Novas Narrativas na Historiada Arte Contemporánea, 2020, Santiago de Compostela. Actas do seminario celebrado no Centro Galego de Arte Contemporánea Santiago de Compostela. Santiago de Compostela: Edita Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2020. v. 01.

  • GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . Apropriação, Citação, Profanação: A (Des)sacralização da Imagem no Contemporâneo (Anais do XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Florianópolis, SC, 2018, ISSN 2236-0719). In: XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2018, Florianópolis. Anais do XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2018. v. 1. p. 406-418.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . A PERSISTÊNCIA DA NARRATIVA DE OFÉLIA A PARTIR DA FOTOGRAFIA DE ALESSANDRA SANGUINETTI (Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap . Campinas: Pontificia Universidade Católica de Campin as, 2017. p. 1 3 2 - 1 4 5, ISSN: 2175-8212). In: ANPAP, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap, 2017. v. 1. p. 132-145.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . OS SONETOS DE SCHWANKE: FRAGMENTOS DE PERSISTÊNCIAS (Anais do XII CICLO DE INVESTIGAÇÕES EM ARTES VISUAIS, UDESC CEART, Florianópolis, ISBN 9788583021216). In: XII CICLO DE INVESTIGAÇÕES EM ARTES VISUAIS, 2017, Florianópolis. Anais do XII CICLO DE INVESTIGAÇÕES EM ARTES VISUAIS, 2017. p. 357-367.

  • BASCHIROTTO, V. . A presença da palavra nas obras de Tatiana Blass. In: ANPAP, 2015, Santa Maria. 24 Encontro Nacional da Anpap. Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões, 2015. v. 1. p. 569-580.

  • BASCHIROTTO, V. . Memento Mori em Betânea Silveira. In: IX Ciclo de Investigações Transgressões, 2014, Florianópolis. Anais 9 Ciclo de Investigações Transgressões. Florianópolis, 2014. p. 1-11.

  • BASCHIROTTO, V. . Penélope. In: III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC), 2014, Juiz de Fora. Anais do III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC), 2014. v. II. p. 262-268.

  • BASCHIROTTO, V. ; MOGNOL, L. T. C. . Uma experiência de leituras de imagens em sala de aula. In: Seminário Leitura de Imagens Para A Educação: Múltiplas Mídias, 2012, Florianópolis. V Seminário Leitura de Imagens Para A Educação: Múltiplas Mídias, 2012.

  • BASCHIROTTO, V. . Penélope. In: III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura, 2014, Juiz de Fora. Caderno de Resumos e Programa, 2014. v. II. p. 56-56.

  • GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE ; GOUDEL, F. R. . Rumos da Historiografia da arte no Brasil: considerações a partir da atuação do Comitê Brasileiro de História da Arte. In: Novas Narrativas na Historia da Arte Contemporánea, 2017, Santiago de Compostela. Novas Narrativas na Historia da Arte Contemporánea, 2017.

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Miranda July e os objetos como dispositivos em O escolhido foi você e Interfaith Charity Shop at Selfridges / IV ENIPAC - Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural / 18 a 20 setembro 2019 UNIVILLE, Joinville SC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . Apropriação, citação, profanação: a (des)sacralização da imagem no contemporâneo. XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 16 a 20 de outubro de 2018, Museu da Escola Catarinense, Florianópolis.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . Os Sonetos de Schwanke: Fragmentos de Persistências (Ciclo de Investigações PPGAV). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, VIVIANE . A persistência da narrativa de Ofélia a partir da fotografia de Alessandra Sanguinetti (ANPAP - Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017. Campinas: Pontificia Universidade Católica de Campinas). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE ; GOUDEL, F. R. . Rumos da Historiografia da arte no Brasil: considerações a partir da atuação do Comitê Brasileiro de História da Arte (Novas Narrativas na Historia da Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, Centro Galego de Arte Contemporánea, 24-25 de novembro de 2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, V. . A presença da palavra nas obras de Tatiana Blass (ANPAP). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, V. . Os gestos artísticos de Tatiana Blass (palestra Univille Joinville). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASCHIROTTO, V. . A Trajetória de Tatiana Blass e a persistência da ruína e literatura (palestra UDESC Florianópolis). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASCHIROTTO, V. . Penélope ( III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura UFJF). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, V. . Memento Mori em Betânia Silveira (Ciclo de Investigações UDESC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, V. . Decadência e Humanidade em Tatiana Blass (palestra UDESC Florianópolis). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASCHIROTTO, V. . Tatiana Blass (I Colóquio Sobre Projetos de Pesquisa em História da Arte Univille Joinville). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASCHIROTTO, V. ; MOGNOL, L. T. C. . Uma experiência de leitura de imagem em sala de aula (Nest Udesc). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABRACOS, G. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . Novos sócios ingressam na ABCA. São Paulo: ABCA, 2020 (Editorial).

  • CHEREM, R. M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . SOBRE AS NARRATIVAS DO EU E DO OUTRO NAS ARTES VISUAIS (Editorial Revista Palíndromo v.10, n.21, 2018, Editora de seção). Florianópolis: Revista Palíndromo, 2018 (Editorial).

  • CHEREM, R. M. ; GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . Texto Curatorial Exposição Alinhavos - a obra é o tempo de uma vida - Silvana Leal / MIS - Museu da Imagem e do Som, Florianópolis, SC, 08/11/2018 a 02/12/2018 2018 (Publicação Artística).

  • BASCHIROTTO, V. . anecoica (participação na publicação sonora coletiva com o trabalho Prólogo, desenvolvidos no Seminário Especial Investigações sob(re) proposições sonoras, no PPGAV-UDESC, com coordenação de Raquel Stolf, Florianópolis). Florianópolis: Editora NAVE e selo Céu da boca, 2016 (Publicação Artística).

Outras produções

BASCHIROTTO, VIVIANE . Mentoria para artistas. 2021.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Parecer Revista Visualidades. 2021.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Parecer para Revista Pós-UFMG. 2020.

CHEREM, R. M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . Editora de Seção Revista Palíndromo v.10, n.21, 2018 (Membro de comitê editorial de publicação) (Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346). 2018.

BASCHIROTTO, VIVIANE . XI Ciclo de Investigações em Artes Visuais (Membro de comissão de pareceristas, UDESC, 20,30 e 31 de agosto de 2016). 2016.

BASCHIROTTO, V. . X Ciclo de Investigações em Artes Visuais (Membro de comissão de pareceristas, UDESC, 7 a 9 de outubro de 2015)). 2015.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Lendo a História da Arte. 2021; Tema: História da arte. (Site).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Lendo a História da Arte. 2021; Tema: História da arte. (Rede social).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Lendo a História da Arte. 2020; Tema: História da arte. (Rede social).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Lendo a História da Arte. 2020; Tema: História da arte. (Site).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Narrativas da Arte Contemporânea. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASCHIROTTO, VIVIANE . História da Arte em 18 livros (Plataforma Hotmart, 06h30in). 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Narrativas da Arte Contemporânea. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASCHIROTTO, VIVIANE . 62ª Jornada da Associação Brasileira de Críticos de Arte. 2021. (Membro Comissão Científica).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Narrativas da Arte Contemporânea (Núcleo de estudos em fotografia e arte, 08horas). 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASCHIROTTO, VIVIANE . História da Arte em 18 livros (Plataforma Hotmart, 06h30in). 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.11 n.24 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346).. 2019. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.10 n.21 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346).. 2018. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.10 n.22 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346).. 2018. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.10 n.20 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346).. 2018. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.9 n.18 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica, coordenação. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346). 2017. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.9 n.19 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica, coordenação. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346). 2017. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Revista Palíndromo v.9 n.17 (Equipe Editorial de Periódico / Produção Editorial técnica, coordenação. Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, Florianópolis / ISSN: 2175-2346). 2017. (Editoração/Periódico).

BASCHIROTTO, VIVIANE . 26 Encontro Nacional da ANPAP (Mediação de mesa do comitê de História, Teoria e Crítica de Arte -Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas). 2017. (Mediação de mesa).

BASCHIROTTO, V. . História da Arte no Brasil: do Moderno ao Contemporâneo (DAC UFSC 30h). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASCHIROTTO, V. . 9 Ciclo de Investigações - Transgressões. 2014. (Coordenação de mesa).

BASCHIROTTO, V. ; SILVA, Larissa Miiller . Isto é Arte. 2011. (Mediação no Ciclo DVDTeca Arte na Escola - Univille).

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica (Exposição coletiva LivrosLivres - curadoria Juliana Crispe e Sandra Favero no Museu de Arte de Santa Catarina MASC, Florianópolis, 2020). 2020. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica (Exposição desterro desaterro - arte contemporânea em Santa Catarina, curadoria de Josué Mattos, no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, em Florianópolis, 2018, participa com publicações do selo céu da boca). 2018. Livro de Artista.

CHEREM, R. M. ; GONCALVES SOBRINHO, M. ; BASCHIROTTO, VIVIANE . Curadoria exposição Alinhavos - a obra é o tempo de uma vida - Silvana Leal / MIS - Museu da Imagem e do Som, Florianópolis, SC / 08/11/2018 a 02/12/2018. 2018. Outra.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica. 19a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa com publicações do selo céu da boca, Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro). 2018. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica. 20a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa com publicações do selo céu da boca, Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro). 2018. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . anecoica. 15a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa com publicações do selo céu da boca, Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro). 2017. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . anecoica. 16a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa com publicações do selo céu da boca, Casa do Povo, São Paulo). 2017. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica. 4a Feira da Baronesa (participa com publicações do selo céu da boca, da Feira da Baronesa, dentro da programação do Festival ZOONA II - Américas Transitivas, Curitiba e Foz do Iguaçu). 2017. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica. 10a edição da Strangloscope - Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental (participa com publicações do selo céu da boca, Museu da Imagem e do som, Florianópolis). 2017. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, VIVIANE . Anecoica. Feira Folhagem (participa da feira-espaço de impressos e publicações com trabalhos do selo Céu da boca na Casa Baka, Porto Alegre). 2017. Livro de Artista.

BASCHIROTTO, V. . Memória Ram (Exposição coletiva na AAPLAJ em Joinville). 2009. Instalação.

BASCHIROTTO, V. . EmQuadrados (39ª Coletiva de Artistas de Joinville no Museu de Arte de Joinville). 2009. Instalação.

BASCHIROTTO, V. . De saco cheio (Projeto Out.art Joinville - exposição coletiva). 2009. Intervenção Urbana.

BASCHIROTTO, V. . Algoritmo de Percurso (Exposição coletiva Univille Joinville). 2009. Fotografia.

BASCHIROTTO, V. . Memória Ram (39ª Coletiva de Artistas de Joinville no Museu de Arte de Joinville). 2009. Instalação.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    ACERVOS E ARQUIVOS ARTÍSTICOS EM SANTA CATARINA. IMPLICAÇÕES E CONEXÕES, Descrição: A pesquisa pretende identificar e analisar os principais ACERVOS E ARQUIVOS ARTÍSTICOS, situados entre o último quartel do século XX e o século XXI em Santa Catarina. É propósito desta pesquisa: identificar os locais onde a produção artística está abrigada; reconhecer os critérios pelos quais esta produção foi selecionada; analisar como ocorre a preservação e disponibilização desta mesma produção. Neste sentido, trata-se de aprofundar o entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística, tanto é preservada pelas instituições, como é processada e dada a ver enquanto parte de um universo singular de sensibilidades e percepções. Estudar os acervos artísticos permite entender os critérios pelos quais as obras são reconhecidas enquanto tal, como são preservadas e levadas ao conhecimento público... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) . , Integrantes: Viviane Baschirotto - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador / Sandra Makowiecky - Integrante / Maryella Gonçalves Sobrinho - Integrante / Milla Bioni Guerra - Integrante / Carla Fonseca Abrão de Barros - Integrante / Sebastião Gaudêncio Branco - Integrante / Eneléo Alcides - Integrante / Anna Karoline de Moraes Silva - Integrante / Rafaela Maria Martins da Silva - Integrante / Mario Henrique Rosa de Oliveira - Integrante.

  • 2013 - 2017

    MANEIRAS DE ARQUIVAR, MODOS DE EXPERIMENTAR, PARADOXOS E SINGULARIDADES DO GESTO ARTÍSTICO NA CONTEMPORANEIDADE., Descrição: A pesquisa pretende analisar artistas, situados entre o último quartel do século XX e o século XXI, principalmente que trabalham, estudam, ensinam ou expõem em Santa Catarina e que apresentam um alto potencial imagético a partir de referências, interlocuções e repertórios (distintos arquivos), reconhecendo como os mesmos são processados e combinados no interior de seus trabalhos e obras (singularidades e complexidades dos gestos artísticos). Desdobra-se nos seguintes momentos investigativos: identificação das particularidades que compõem os diferentes arquivos mnemônicos, conceituais e imagéticos de cada artista como um arquivo movente e intransferível; reconhecimento dos paradoxos contidos nas obras e trabalhos como força que impulsiona as experimentações e potencializa as singularidades artísticas; aborda os gestos artísticos levando em consideração tanto as linhagens e pertencimentos inscritos na história da arte, sobretudo do século XX, como as experimentações que marcaram o modernismo e que reverberam até a contemporaneidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Viviane Baschirotto - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador / Sandra Makowiecky - Integrante / Josimar Pereira - Integrante / danilo da silva calegari - Integrante / lucia helena fidelis bahia - Integrante / Caroline Saut Schroeder - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Imagem-acontecimento: contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina, Descrição: Utilizando os acervos imagéticos e o referencial teórico-conceitual já apresentados na pesquisa ACADEMICISMO E MODERNISMO EM SANTA CATARINA, desenvolvida de agosto de 2007 até julho de 2010, a presente pesquisa deverá construir uma espécie de cartografia, onde as questões plásticas delineadas entre meados do século XIX e primeira metade do XX permitem estabelecer conexões com a produção artística contemporânea a partir da segunda metade do século XX. Assim, procura-se reconhecer na diversidade de personagens, cenários e enredos, uma história das sensibilidades e percepções visuais, cujos sentidos tanto foram partilhados como proporcionaram significações singulares. Porém, enfatizando a clave do anacronismo, as imagens e questões artísticas são concebidas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, sendo que muitas delas ainda repercutem na atualidade. Este projeto será desenvolvido em consonância com o projeto: IMAGEM-ACONTECIMENTO : UMA HISTÓRIA DAS PERSISTÊNCIAS E CONSISTÊNCIAS DA ARTE MODERNA NA ATUALIDADE, coordenado pela Profª.Rosângela de Miranda Cherem. Ocorrendo em concomitância e parceria, possui os mesmos fundamentos teórico-metodológicos, bem como a mesma matriz bibliográfica, entretanto, com atenção voltada aos objetivos específicos da presente pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Viviane Baschirotto - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Integrante / Mônica Pereira Juergens Age - Integrante / Sandra Makowiecky - Coordenador / Fernanda Maria Carneiro Trentini - Integrante / Clediane Lourenço - Integrante / Rafael Fontes Gaspar - Integrante / Josimar Pereira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Outras informações:
PROMOP - Programa de Monitoria de Pós-Graduação

2009 - 2011

Universidade da Região de Joinville

Vínculo: Estagiário/bolsista, Enquadramento Funcional: Banco de Imagens, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa Institucional de Extensão Arte na Escola - Banco de Imagens

2008 - 2010

Museu de Arte de Joinville

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Mediador Cultural, Carga horária: 20

Outras informações:
Mediação Cultural para visitantes e grupos escolares no Museu de Arte de Joinville.

2007 - 2007

Museu de Arte de Joinville

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Mediadora voluntária da exposição Camille Claudel, a sombra de Rodin.

2007 - 2008

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de restauração, Carga horária: 20

Outras informações:
Restauração de painel de mosaico do artista joinvilense Fritz Alt.

2010 - 2010

SESC - Agência Regional de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediadora cultural, Carga horária: 20

Outras informações:
Temporário.

2007 - 2007

Companhia Águas de Joinville

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40

2020 - Atual

Lendo a História da Arte

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Professora, produtora de conteúdo, Carga horária: 20

Outras informações:
Lendo a História da Arte é um projeto que atua na difusão de conteúdos de história da arte. Tem produção de conteúdo no site lendoahistoriadaarte.com bem como presença nas redes sociais Instagram e Facebook. Promove cursos livres de história da arte, arte contemporânea e mentoria para artistas.

2020 - Atual

Associação Brasileira de Críticos de Arte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produção de conteúdo, secretaria, Carga horária: 10

Outras informações:
Atualização do canal institucional de comunicação ABCA Informa http://abca.art.br/httpdocs/abca-informa/ Produção de conteúdo para redes sociais Instagram e Facebook, canais oficiais ABCA. Apoio Secretaria ABCA.