Mayra Adriana Lima Viana Henrique Lessa

Atualmente sou pós graduanda em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos. Possuo graduação em Engenharia Mecânica pelo Institutos Superiores de Ensino do Censa (2018). Fui jovem aprendiz na empresa NOV Flexibles onde foi possível aproveitar o contrato para as horas de estágio que eram necessárias na graduação, uma vez que, as atividades eram no setor de engenharia da empresa. Além da experiência como aprendiz, também fui auxiliar administrativa no mesmo setor da empresa citada acima, quando o contrato de jovem aprendiz finalizou, sendo possível então adquirir uma experiência de 1 ano e 5 meses. Durante a graduação participei de dois projetos no Programa Voluntário de Iniciação Científica, onde com um deles foi possível ganhar o 3º lugar na apresentação oral. Além disso, fui bolsista PRONATEC durante o curso técnico em administração no Senac Campos.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2014 - 2018

Institutos Superiores de Ensino do Censa
Título: INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM A PLASMA POR ARCO TRANSFERIDO NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO REVESTIMENTO STELLITE 6 DEPOSITADO SOBRE O AÇO AISI 4130
Orientador: Bárbara Ferreira de Oliveira

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração

2012 - 2013

Senac Campos

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

colegio estadual constantino fernandes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Extensão universitária em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos. , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maurício Soares do Vale

INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM A PLASMA POR ARCO TRANSFERIDO NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO REVESTIMENTO STELLITE 6 DEPOSITADO SOBRE O AÇO AISI 4130; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Instituto Superior de Ensino do CENSA; Orientador: Mauricio Soares do Vale;

Bárbara Ferreira de Oliveira

Influência dos parâmetros de soldagem a plasma por arco transferido na microestrutura e nas propriedades mecânicas do revestimento Stellite 6 depositado sobre o aço AISI 4130; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Institutos Superiores de Ensino do Censa; Orientador: Bárbara Ferreira de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    EFEITO DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM A PLASMA POR ARCO TRANSFERIDO SOBRE A MICROESTRUTURA E AS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO REVESTIMENTO STELLITE 6 DEPOSITADO SOBRE O AÇO AISI 4130, Descrição: Ligas à base de cobalto endurecidas por carbetos têm sido amplamente aplicadas como revestimentos na indústria do petróleo em pinos de conexões de risers por apresentarem resistência ao desgaste associada a uma excelente resistência à corrosão. Sua deposição pode ser realizada por meio de diferentes processos, tendo destaque o processo a plasma de arco transferido devido à a sua alta produtividade, taxa de deposição elevada, boa qualidade superficial e controle da diluição. Neste trabalho, propõe-se avaliar o efeito dos parâmetros da soldagem a plasma de arco transferido na deposição da liga Stellite 6 (CoCrWC) sobre o aço ligado de médio carbono e alta resistência AISI 4130. Será avaliada a diluição obtida após cada deposição do revestimento. Em seguida, serão utilizadas as técnicas de microscopia confocal e ensaios de microdureza e dureza a fim de caracterizar a microestrutura e determinar as propriedades mecânicas do revestimento e o substrato. Através deste trabalho pretende-se determinar a especificação de procedimento de soldagem adequada para a fabricação de pinos de risers.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mayra Adriana Lima Viana Henrique Lessa - Integrante / Michelle Dos Reis Riscado Lourenço - Integrante / Bárbara Ferreira de Oliveira - Coordenador / Gabriela de Paula Souza - Integrante / Bruna Gomes França - Integrante.

  • 2017 - 2017

    ANÁLISE DA FALHA DE PARAFUSOS CLASSE 10.9 UTILIZADOS EM GUINDASTE OFFSHORE, Descrição: Neste trabalho foi realizada uma análise de falha de dois parafusos que têm como função a fixação de um guindaste utilizado nas plataformas offshore. Foram retiradas duas seções de cada elemento para a realização de análises de composição química, da fratura e microestrutural e ensaios mecânicos de dureza e de tração. Os resultados obtidos nas análises da composição química mostraram-se condizentes com as normas ISO 898-1, bem como ASTM A29M e que o material utilizado para fabricação dos parafusos trata-se de um aço ASTM 4140, sendo apropriado para fabricação de parafusos da classe 10.9. Através das fraturasfoi possível verificar que o parafuso 1 provavelmente foi submetido a um esforço por torção, tendo uma alta concentração de tensão na região da raiz do filete, assim como a existência de múltiplos sítios de nucleação de trincas, o que possibilitou a criação da trinca e propagação por fadiga. No parafuso 2 foram observadas marcas de praia originadas em cavidades e uma região de fratura final pequena como indicativo de baixa tensão nominal. Identificou-se que ambos possuem uma matriz microestrutural martensítica, contudo foi encontrada a presença de austenita retida e também inclusões não metálicas, as quais apresentam maior concentração no parafuso 2, indicando que provavelmente estariam presentes nas cavidades produzidas na fratura. Os valores de dureza determinados são apropriados para os valores mínimos estabelecidos por normas técnicas. No entanto, verificou-se que o parafuso 2 não apresenta as porcentagens mínimas de ductilidade estipuladas por uma das normas técnicas analisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayra Adriana Lima Viana Henrique Lessa - Integrante / Bárbara Ferreira de Oliveira - Coordenador / ALESSANDRO DA SILVA ROLIM - Integrante / RAFAEL GOMES DE CASTRO - Integrante / EDUARDO ATEM DE CARVALHO - Integrante.

  • 2016 - 2017

    EFEITO DE TRATAMENTOS TÉRMICOS NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE AÇOS ARBL NBR 6656, Descrição: Neste trabalho tem-se como objetivo avaliar a microestrutura e as propriedades mecânicas de um aço ARBL microligado recebida na condição laminada e após recozimento a 950ºC e 1150ºC. A microestrutura foi analisada por meio da técnica de microscopia confocal e as micrografias foram utilizadas para análises quantitativa do tamanho dos grãos. As propriedades mecânicas obtidas foram determinadas por meio de ensaio de tração. Foi observado que em todas condições a microestrutura é contituída de ferrita e perlita, mas que os tamanhos de grãos ferríticos são diferentes e que os tratamentos térmicos promoveram a queda da tensão de escoamento e da resistência à tração. No entanto, verificou-se que um dos tratamentos térmicos resultou num tamanho de grão mais próximo ao tamanho de grão encontrado na condição recebida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mayra Adriana Lima Viana Henrique Lessa - Integrante / Michelle Dos Reis Riscado Lourenço - Integrante / Éricky Ferreira Rangel Gomes - Integrante / Bárbara Ferreira de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Institutos Superiores de Ensino do Censa

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - 2018

    NOV Flexibles

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Preparação de relatórios técnicos, preparação de atualizações / revisões de documentos, preparação de análises do sistema flexíveis, interpretação de requisitos estabelecidos nas normas e suporte nas demandas de projeto.