Phillipe Franklin Coelho Magalhães

Biomédico formado pela Universidade Paulista (UNIP), campus Bauru/SP na qual ganhou menção honrosa pelo melhor desempenho acadêmico da turma de 2021. Integrou o Grupo de Estudos de Bioinformática Estrutural - G3B3 e monitor voluntário da disciplina de Genética Humana. Especialista em Hematologia no programa de Inovações Diagnósticas e Terapêuticas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Botucatu/SP. Atualmente trabalha no Laboratório de Hemostasia do Núcleo de Hematologia no Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Hematologia - Inovações Diagnósticas e Terapêuticas

2022 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: COMPARAÇÃO DA CONTAGEM DE PLAQUETAS PELOS MÉTODOS DE IMPEDÂNCIA ELÉTRICA E ÓPTICA EM AMOSTRAS COM INTERFERENTES (FLAGS) PLAQUETÁRIOS
Orientador: Msc. Cristina Ferreira Ramos Rossetto
Bolsista do(a): Secretaria Estadual da Saúde, SES-SP, Brasil.

Graduação em Biomedicina

2017 - 2021

Universidade Paulista
Título: EFEITO ANTIPROLIFERATIVO DO ISOTIOCIANATO DE ALILA COMBINADO COM O QUIMIOTERÁPICO CISPLATINA EM CÉLULAS DE CARCINOMA DE BEXIGA
Orientador: Renato Massaharu Hassunuma

Formação complementar

2023 - 2023

Projeto LEAN nas emergências - Capacitação 5S. , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2023 - 2023

Distúrbios da Coagulação e Hemostasia. (Carga horária: 40h). , Instituto Pró-Hemo Saúde, IPHS, Brasil.

2023 - 2023

Treinamento Técnico Operacional - Yumizen H2500/Yumizen SPS/Software P8000. , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2023 - 2023

Treinamento Técnico Operacional - Sysmex® CS-2500 System. , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2023 - 2023

Treinamento técnico: OPERAÇÃO PRIMOSTAR COM CÂMERA INTEGRADA E SOFTWARE. , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2022 - 2022

Práticas Hospitalares - Especializandos na área da saúde. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Interpretação de Exames Bioquímicos. (Carga horária: 40h). , Nosso Laboratório, NL, Brasil.

2018 - 2018

Biossegurança em laboratórios. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Foi orientado por

RENATO MASSAHARU HASSUNUMA

EFEITO ANTIPROLIFERATIVO DO ISOTIOCIANATO DE ALILA COMBINADO COM O QUIMIOTERÁPICO CISPLATINA EM CÉLULAS DE CARCINOMA DE BEXIGA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Paulista; Orientador: Renato Massaharu Hassunuma;

Daisy Maria Fávero Salvadori

Efeitos toxigenômicos da combinação de isotiocianato de alila com cisplatina em células de carcinoma de bexiga; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Daisy Maria Fávero Salvadori;

Cristina Ferreira Ramos Rossetto

Comparação da Contagem de Plaquetas pelos Métodos de Impedância Elétrica e Óptica em Amostras com Interferentes (Flags) Plaquetários; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovações Diagnóstica e terapêutica/Hematologia) - Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu; Orientador: Cristina Ferreira Ramos Rossetto;

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    EFEITOS ANTIPROLIFERATIVO E TOXIGENÉTICO DA COMBINAÇÃO DO ISOTIOCIANATO DE ALILA E DA DROGA ANTINEOPLÁSICA CISPLATINA EM CÉLULAS DE CARCINOMA DE BEXIGA, Descrição: Este projeto visou avaliar os efeitos da combinação entre o Isotiocianato de alila (AITC) e o quimioterápico cisplatina em células de carcinoma de bexiga, com características de tumor de baixo e alto grau, linhagens RT4 (TP53 selvagem) e UMUC-3 (TP53 mutado). Dando continuidade à Linha de Pesquisa desenvolvida no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina ? UNESP, o estudo avaliou os efeitos antiproliferativos, citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos da combinação de isotiocianato de alila (AITC) e cisplatina (CIS) nas linhagens celulares de carcinoma de células transicionais (CCT) de bexiga RT4 (com o gene TP53 selvagem) e UMUC3 (com TP53 mutado). Para isso, foram utilizados testes de citotoxicidade (MTS), de sobrevivência clonogênica, ensaio cometa e o teste de micronúcleo. De forma geral, na linhagem RT4 os resultados mostraram que o AITC (0,005 e 0,0625 M) quando em a combinação com a CIS (6 M) foi capaz de diminuir o efeito citotóxico (i.e. aumentou o número de células viáveis) induzido pelo antineoplásico. Na linhagem UMUC3, foi detectado efeito do tratamento combinado em relação à atividade antiproliferativa da CIS (0,5 M CIS + 0,0725 M AITC e 1,0 M CIS + 0,0725 M AITC). Em ambas as linhagens nenhum efeito do AITC foi detectado com relação ao potencial genotóxico e mutagênico da CIS. Concluindo, os dados indicaram que o AITC pode ser um agente adjuvante promissor no tratamento dos CCT de bexiga com a cisplatina, e que seu mecanismo de ação parece ser dependente do status do gene TP53 e das concentrações utilizadas. Novos testes devem ser realizados a fim de melhor entender a ação combinada dos compostos em CCT de bexiga.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Phillipe Franklin Coelho Magalhães - Integrante / André Luiz Ventura Sávio - Integrante / Daisy Maria Fávero Salvadori - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    EFEITOS TOXIGENÔMICOS DA COMBINAÇÃO DE ISOTIOCIANATO DE ALILA COM CISPLATINA EM CÉLULAS DE CARCINOMA DE BEXIGA, Descrição: Este projeto visou avaliar os efeitos da combinação entre o Isotiocianato de alila (AITC) e o quimioterápico cisplatina em célula de carcinoma de bexiga, com características de tumor de alto grau, linhagem T24 (TP53 mutado). Dando continuidade a Linha de Pesquisa desenvolvida no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina ? UNESP, o estudo avaliou os efeitos antiproliferativos, citotóxicos e genotóxicos da combinação de cisplatina com o isotiocianato de alila (AITC) na linhagem de celular de carcinoma de células transicionais (CCT) de bexiga oriunda de tumores invasivos (T24, com mutação no gene TP53). Para isso, foram utilizados os testes MTS (citotoxicidade), de sobrevivência clonogênica e o teste do cometa. Por dificuldades no crescimento das células RT4, não foi possível finalizar os testes com essa linhagem de células tumorais. De forma geral, os resultados dos testes realizados mostraram que o AITC aumentou os efeitos citotóxicos, antiproliferativo e genotóxico das menores concentrações de cisplatina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Phillipe Franklin Coelho Magalhães - Integrante / André Luiz Ventura Sávio - Integrante / Daisy Maria Fávero Salvadori - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2021

Melhor desempenho acadêmico no Curso de Biomedicina - Turma de 2021, UNIP - Universidade Paulista, campus Bauru.

2018

Menção Honrosa de 1 Lugar do Curso de Biomedicina Noturno - XII Expolab, UNIP - Universidade Paulista, campus Bauru.

2018

Menção Honrosa de 1 Lugar do Curso de Biomedicina Noturno - XIII Expolab, UNIP - Universidade Paulista, campus Bauru.

2017

Menção Honrosa de 1 Lugar do Curso de Biomedicina Noturno - XI Expolab, UNIP - Universidade Paulista, campus Bauru.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2021

Universidade Paulista

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Aluno bolsista do curso de Biomedicina da UNIP - Universidade Paulista, campus Bauru. Monitor do programa de monitoria da UNIP - Universidade Paulista, campus Bauru, atuando em Genética e Citogenética humana, nos períodos entre os meses de agosto de 2019 a junho de 2020.

2023 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8

Outras informações:
Apoio didático pedagógico à Disciplina de Introdução à Hematologia do Curso de Ciências Biomédicas (3 ano) pelo Instituto de Biociência de Botucatu (IBB) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com o tema Laboratório de Hemostasia.

2018 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica

Outras informações:
Aluno de Iniciação científica do Laboratório de Toxicogênomica & Nutrigenômica, da Faculdade de Medicina - UNESP, Botucatu, entre o período de agosto de 2018 a julho de 2019 contemplado com a Bolsa de Iniciação Científica do CNPq/PIBIC (Proc. 143936/2018-2). Entre o período de dezembro 2019 a novembro 2020 com Bolsa da FAPESP (Proc. 2019/15352-6).

Atividades

  • 08/2023 - 11/2023

    Ensino, Ciências Biomédicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Hematologia - Laboratório de Hemostasia

2023 - Atual

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu

Vínculo: Técnico de Laboratório, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Funcionário do Laboratório de Hemostasia do Núcleo de Hematologia no Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).