Ivana Farias Fernandes

Graduanda do curso bacharel em Design Gráfico na Universidade Federal de Pelotas, cursando atualmente o 7º semestre. É também estagiária de design gráfico na empresa TopWay Franchise (Suporte) onde atua com a produção de material para todas as escolas da rede. Tem experiência na área de design gráfico com ênfase em design editorial, produção gráfica, produção de conteúdo para social media e material de franquia.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Design Gráfico

2015 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Liceu Salesiano Leão XIII

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Workshop em Design com Felipe Taborda. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Encontro).

VIII Suldesign ? Encontro Sul‑Americano de Design. 2017. (Encontro).

13º Encontro Regional de Estudantes de Design da Região Sul - R Design Sul 2016. 2016. (Encontro).

Integra Design. 2016. (Encontro).

1ª Semana Acadêmica do Design. 2015. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana da Rosa bandeira

LESCHKO, N. M.BANDEIRA, Ana da RosaNEVES, H. A.. De palhaço para palhaço: o redesign de marca da Oficina da Alegria sob a ótica do design socialmente responsável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nadia Miranda Leschko

De palhaço pra palhaço: o redesign de marca da Oficina da Alegria sob a ótica do design socialmente responsável; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Nadia Miranda Leschko;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, IVANA FARIAS . Design e sociedade: o social elitizado. Suldesign Científico - Encontro Sul-Americano de Design , v. 4, p. 134, 2017.

  • FERNANDES, I. F. ; LESCHKO, N. M. ; WEYMAR, L. B. C. . Design e sociedade: o papel social e o social elitizado. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.

  • FERNANDES, I. F. ; LESCHKO, N. M. ; WEYMAR, L. B. C. . Design e Sociedade: O social elitizado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, I. F. ; LESCHKO, N. M. ; WEYMAR, L. B. C. . 'Design e sociedade: o papel social e o social elitizado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    (Des)autoria, design e arte, Descrição: O projeto de pesquisa ?(Des)autoria, design e arte? aprofunda discussões conceituais cujos resultados são importantes para se pensar e projetar um design menos focado em prestação de serviços e mais ligado às possibilidades expressivas e autorais. A teoria, aqui, coexiste com uma prática que busca proporcionar a projetação de objetos gráficos autoiniciados. Inserida na grande área do Design que muitas vezes tem privilegiado apenas a objetividade e a neutralidade, a pesquisa ?(Des)autoria, design e arte? busca repensar, de modo mais reflexivo, a já perene estrutura conceitual problema/solução e, ao mesmo tempo, pretende estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivana Farias Fernandes - Coordenador / Lúcia Bergamaschi Costa Weymar - Integrante.

  • 2016 - 2016

    DDCIBER: Design Digital na Cibercultura, Descrição: Com a proliferação de interfaces digitais, o campo de trabalho do Design se amplia para além dos processos gráficos tradicionais. Planejar interfaces digitais emergentes acaba sendo uma tarefa cada vez mais necessária. Nesse contexto, estudar interfaces digitais em contextos específicos pode ajudar na identificação de cenários e no planejamento de outras interfaces. O projeto "Design Digital na Cibercultura: interfaces, processos e metodologias" visa identificar, sistematizar, analisar e projetar interfaces digitais, especificamente em contextos de sistemas inteligentes, mobilidade e ubiquidade, redes sociais, internet e dispositivos móveis. A partir desse cenário, a problemática deste projeto envolve como desenvolver metodologias e processos aplicados ao Design Digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivana Farias Fernandes - Coordenador / Gilberto Balbela Consoni - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional