Raquel Cruz Pizzardo
Graduanda pelo Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo (USP) desde fevereiro de 2017. Possui treinamento técnico (agosto de 2017 à outubro de 2017) em Laboratório de Ecologia e Genética evolutiva na Universidade de São Paulo e estágio voluntário pelo Herbário SPF (julho de 2017). Atuou como monitora da disciplina Genética (BIO0203) (2018), da disciplina Diversidade e Evolução de Organismos Fotossintetizantes (2019 e 2020) e participa da Comissão de Organização da Semana Temática, realizada no Instituto de Biociências. Atualmente realiza Iniciação Cientifica no Laboratório de Sistemática, Evolução e Biogeografia de Plantas Vasculares. Vencedora do Prêmio Verde, destinado a graduação, no 70 Congresso Nacional de Botânica em 2019. Para mais informações: https://rpizzardo.github.io/
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2021
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2019 - 2019
Sistema de Informações Geográficas para análise de risco de extinção. (Carga horária: 20h). , Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Evolução botânica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biologia da Conservação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Herbários e Coleções.
Organização de eventos
Pizzardo, R. C. . 23ª Semana Temática da Biologia. 2020. (Congresso).
Pizzardo, R. C. . 22ª Semana Temática da Biologia. 2019. (Congresso).
Pizzardo, R. C. . 21ª Semana Temática da Biologia. 2018. (Congresso).
Participação em eventos
1° Simpósio Digital de Sistemática e Evolução de Plantas. Conservando a história evolutiva de radiações rápidas e recentes: um estudo com Chamaecrista ser. Coriaceae (Fabaceae) em campos rupestres. 2020. (Congresso).
28° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Conservando a história evolutiva de radiações rápidas e recentes: um estudo com um clado endêmico em campos rupestres. 2020. (Simpósio).
Esquenta para o 71 CNBOT (71 Congresso Nacional de Botânica) e XIII ENBOC (XIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste). Abertura. 2020. (Congresso).
39 Encontro Regional de Botânica (MG, ES, BA). Avaliando o impacto das mudanças climáticas em uma flora megadiversa: o futuro de Paepalanthus Mart. (Eriocaulaceae) na Cadeia do Espinhaço. 2019. (Congresso).
70° Congresso Nacional de Botânica. Avaliando o impacto das mudanças climáticas em uma flora megadiversa: o futuro de Paepalanthus Mart. (Eriocaulaceae) na Cadeia do Espinhaço. 2019. (Congresso).
Foi orientado por
O desafio de traçar políticas de conservação em uma vegetação naturalmente heterogênea: a flora da Cadeia do Espinhaço em um cenário de mudanças climáticas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Rubens Pirani;
Outras produções
Pizzardo, R. C. . Brazil?s secret gardens. 2020; Tema: Campo Rupestre, suas características e necessidade de conservação.. (Site).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
Flora do Brasil 2020: Syzygium (Myrtaceae), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Cruz Pizzardo - Integrante / Thais Nogales da Costa Vasconcelos - Coordenador / Mirian de Camargo Andrade Antonicelli - Integrante.
-
2019 - 2020
Combinando avaliação de risco e singularidade evolutiva na conservação de Chamaecrista ser. Coriaceae (Fabaceae) da Cadeia do Espinhaço, Descrição: O risco de extinção de espécies em resposta a atividades humanas está aumentando. O decaimento na diversidade de plantas, em particular, é uma preocupação atual já que plantas são essenciais por promoverem suporte para diversas formas de vida. A Cadeia do Espinha, a área de estudo deste projeto, é uma das áreas mais diversas do Brasil, de modo a compreender os campos rupestres como vegetação predominante, caracterizada por alto endemismo e composição florística única. Chamaecrista (Fabaceae) é um grupo de plantas usado como modelo de estudo para entender a ecologia e os processos evolutivos nesta área, compreendendo espécies tanto de ampla distribuição quanto micro-endemicas, resultando em um gradiente de diferentes níveis de risco de extinção. Neste contexto e por conta das limitações dos critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, eu proponho neste trabalho incorporar a informação filogenética nas prioridades de conservação, medindo a contribuição relativa destas espécies na diversidade filogenética. Para tanto, dezenove espécies foram selecionadas de Chamaecrista ser. Coriaceae, as quais serão usadas para testar as duas seguintes hipóteses: (1) áreas prioritárias para futura conservação serão determinadas com mais precisão com a inclusão da história evolutiva destas; (2) futuras ações de conservação serão diferentes para distintas áreas da Cadeia do Espinhaço em respostas as diferentes áreas de adequabilidade, variações ambientais e ameaças para cada área. Para responder tais questões eu irei implementar o método de Evolutionary Distinct and Globally Endangered (EDGE) e combinar os resultados obtidos com modelos gerados a partir da modelagem de nicho, produzindo dados de riqueza de espécies, avaliação do risco de extinção, mapas da distinção evolutiva e do método EDGE, de modo a usa-los para priorizar áreas para conservação na Cadeia do Espinhaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Raquel Cruz Pizzardo - Coordenador / Thais Nogales da Costa Vasconcelos - Integrante / Juliana Gastaldello Rando - Integrante / Eimear Nic Lughadha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2019 - Atual
O desafio de traçar políticas de conservação em uma vegetação naturalmente heterogênea: a flora da Cadeia do Espinhaço em um cenário de mudanças climáticas, Descrição: Uma das questões mais desafiadoras para a conservação da biodiversidade é a de designar áreas de preservação eficientes frente não só às crescentes pressões antrópicas mas ante as mudanças climáticas esperadas para as próximas décadas. Por causa da fina relação dos organismos com o ambiente físico, áreas de elevada riqueza de espécies e nível de endemismo são particularmente sensíveis às mudanças climáticas e a degradação ambiental causada por atividades humanas. Nesse contexto, a Cadeia do Espinhaço, no leste do Brasil, caracterizada por hospedar cerca de 15% da flora vascular do país em apenas 0,78% do seu território, é considerada uma área de grande importância para conservação. Por conta da fina relação entre a vegetação e as variáveis ambientais presentes nesse ecossistema, busca-se com esse projeto analisar dados de distribuição de doze espécies de plantas indicadoras de regiões diferentes da Cadeia do Espinhaço, de modo a investigar: 1) se essas linhagens ocupam o mesmo nicho, 2) o contraste das variáveis ambientais determinantes na formação da flora nos setores norte e sul da cadeia, 3) se as mudanças climáticas vão afetar essas espécies da mesma maneira e 4) se a natural heterogeneidade desses ambientes demandará políticas de conservação específicas para serem eficientes em um futuro de mudanças climáticas. Para responder essas questões, utilizaremos dados de distribuição e ferramentas de modelagem de nicho (MaxEnt e BioMod) para identificar variáveis ambientais relevantes na distribuição das espécies indicadoras selecionadas. Estas serão tratadas como espécies "guarda-chuva" para conservação, e testaremos a eficácia das atuais unidades de conservação em preservar essa biodiversidade em cenários previstos para o futuro em condições de mudanças climáticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Raquel Cruz Pizzardo - Coordenador / Thais Nogales da Costa Vasconcelos - Integrante / José Rubens Pirani - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Prêmios
2019
Prêmio Verde, Sociedade Botânica do Brasil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências. , Rua do Matão, Butantã, 05508090 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30917515
Experiência profissional
2019 - 2020
Royal Botanic Gardens, KewVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disciplina Genética (BIO0203), Carga horária: 8
2017 - 2017
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Técnico, Carga horária: 15
Atividades
-
01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biociências.,Cargo ou função, Suplente de Representante Discente no Departamento de Botânica.
Você é Raquel Cruz Pizzardo?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raquel Cruz Pizzardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?