João Victor Moura de Medeiros

Bacharelando em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Future Leader no programa Shaping Horizons da Universidade de Cambrigde e Global Shapers Community Cambrigde Hub. É Editor-Chefe Adjunto no Periódico Científico Revista Científica de Ciências do Estado, Assessor da Presidência e Assessor do Eixo de Transformação de Ativos na Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais. Fui membro da Direito de Relações Institucionais com as Entidades de Base (2018) na Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas e do Instituto de Debates da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Realizei estágio com objetivo de analisar o processo legislativo e a estrutura legislativa na Câmara dos Deputados e concluí um Intercâmbio para o Moyle Park English College em Dublin, na Irlanda, em cultura e língua inglesa (2015).

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação interrompida em 2019 em Ciências do Estado

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2019

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2017

Centro de Educação Integral

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Política Pública e População.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MEDEIROS, J. V. M. . IV Congresso Internacional de Estudos Jurídicos & I Seminário Internacional de Pesquisa em Direito. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Estadual de Ciências do Estado. 2019. (Congresso).

Shaping Horizons Summit and Action Programme in University of Cambrigde.Expanding Horizons. 2019. (Encontro).

I Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação: POLÍTICAS E LEIS. Observatório Para a Qualidade da Lei.. I Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação: POLÍTICAS E LEIS. 2018. (Congresso).

Internet e Eleições, Seminários Abertos do Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet). 2018. (Encontro).

I Seminário Crítica da Economia Política e do Direito. 2018. (Seminário).

IV CONGRESSO DE ESTUDOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA TRABALHO, TECNOLOGIAS, MULTINACIONAIS E MIGRAÇÕES ?TTMMs. 2018. (Congresso).

IV Encontro Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social. 2018. (Encontro).

Mulheres na Diplomacia, desafios e sucessos; Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais. 2018. (Seminário).

Seminários Abertos do Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet). 2018. (Encontro).

Uso das TICs no Brasil; Seminários Abertos do Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet). 2018. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, J. V. M. ; BARROS, J.P.R. . A aplicação de métodos para análise de desempenho legislativo de 2017-2018 da Câmara Municipal de Divinópolis/MG.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, J. V. M. . A possível convergência de políticas autoritárias no governo brasileiro e estadunidense: uma análise crítica e comparada sobre a subversão da ordem constitucional na contemporaneidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, J. V. M. . XI Fórum Integral de Debates. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, J. V. M. . Inteligência Emocional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, J. V. M. . Corrupção Nacional e Internacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEDEIROS, J. V. M. . Exposição da Re-Criação do Museu da Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, J. V. M. . VIII Fórum Integral de Debates. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, J. V. M. . Saúde Pública e Saneamento Básico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, J. V. M. ; CUNHA, E. S. M. ; CAMPOS, G. A. ; GONCALVES, R. C. P. ; CARVALHO, Y. C. U. . Pensando a democracia brasileira: eleições, mídias sociais e fake news. Revista de Ciências do Estado, 2019 (Entrevista pela Professora Eleonora Schettini Martins Cunha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEDEIROS, J. V. M. ; REGINATTO, V. N. . Revista de Ciências do Estado, REVICE. 2018. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    A possível convergência de políticas autoritárias no governo brasileiro e estadunidense: uma análise crítica e comparada sobre a subversão da ordem constitucional na contemporaneidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adamo Dias Alves em 30/01/2020., Descrição: Um aprofundamento do marco teórico quanto as discussões no tocante ao autoritarismo no séc XX, sobretudo a influência direta norte-americana sob as experiências autoritárias na América Latina, sob o enfoque no regime militar brasileiro em 1964. Uma análise da literatura especializada acerca das teorias sobre autoritarismo, personalidade autoritária, constitucionalidade, geopolítica no séc. XX e democracia, à luz da relação autoritária convergente entre o governo americano e brasileiro, e seus reflexos na contemporaneidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Victor Moura de Medeiros - Integrante / Adamo Dias Alves - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA NAS REVOLUÇÕES: O Brasil sob Vargas: A revolução de 1930 e seus desdobramentos, Descrição: O presente grupo de estudos e de pesquisa pretende aprofundar os debates do Constitucionalismo e da Democracia no Brasil focando-o no debate sobre o pós-30 e, especial, no Estado Novo. Para tanto propõe analisar textos de autores contemporâneos e pensadores do turbulento período que constituem a Primeira República (1891-1930), o período republicano entre 1930 e 37 e o chamado Estado Novo (1937-1945). Textos de História do Constitucionalismo, Direito Constitucional, História do Direito, História do Brasil e Filosofia Política com o intuito de conhecer e aprofundar temas correlatos às disciplinas e seminários de Teoria do Estado, História das Constituições brasileiras, Teoria da Constituição, Direito Constitucional, Introdução ao Estado Contemporâneo, Cidadania Política, Cidadania Social e Econômica, Cidadania Cultural, Cidadania Trabalhista, Direito Eleitoral, Ciências Políticas e Filosofia Política, entre outros. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Victor Moura de Medeiros - Integrante / Adamo Dias Alves - Coordenador / Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA NAS REVOLUÇÕES: A Revolução Russa de 1917 e suas narrativas, Descrição: escrição: O presente projeto de estudos e de pesquisa tem por objetivo compreender criticamente as narrativas feitas sobre a Revolução Russa de 1917, resgatando em certa medida seu contexto histórico, os desafios e o impacto que gerou para as mais variadas correntes de pensadores. Para tanto, utilizará de pesquisa interdisciplinar, discutindo com autores contemporâneos e da época. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Victor Moura de Medeiros - Integrante / Adamo Dias Alves - Coordenador / Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Future Leader - Programa Shaping Horizons, Universidade de Cambrigde-UK / Global Shapers Community Cambrigde Hub.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Público. , Avenida João Pinheiro - até 120 - lado par, Centro, 30130180 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (37) 998448691

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário

Atividades

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Direito.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor do Gabinete da Presidência, Carga horária: 40

2019 - 2019

Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário