Tamara Alves Barbosa Neres

Atualmente é estudante de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Possui conhecimento técnico nas áreas de design gráfico, ilustração digital e comunicação visual. Participou de 2 projetos de extensão como grupo de pesquisa: Teoria Marxista da Dependência na América Latina e Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina. Contribuiu para a pesquisa de sintaxe espacial na América Latina e Ásia. Atualmente pesquisa a obra do arquiteto Frank Svensson e sua perspectiva para o ensino da arquitetura. Atualmente faz estágio na Central de Aprovação de Projetos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Governo do Distrito Federal, onde compreende-se protocolo para o processo de aprovação de projeto a partir das legislações, normativos e decretos. Tem interesse por sintaxe espacial, planejamento urbano, história do urbanismo; urbanismo na América Latina; patrimônio; arquitetura brasileira; arquitetura moderna;

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2015 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

Espanhol. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.

2011 - 2013

Computação gráfica. (Carga horária: 272h). , School of Art, Game and Animation, SAGA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. A Sintaxe Espacial para uma interpretação configuracional comparativa: procedimentos e técnicas em cidades de origem portuguesa ao redor do mundo. 2019. (Congresso).

57° Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes. 2019. (Congresso).

6° seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação.Um não-museu em Brasília: Museu da Terra. 2019. (Seminário).

Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura. 2019. (Encontro).

Encontro Regional de Estudante de Arquitetura. 2019. (Encontro).

Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura. 2018. (Encontro).

Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura. 2017. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Henrique Magalhães de Lima

Produção material e espiritual: a atuação de Frank Svensson em Angola; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Valério Augusto Soares de Medeiros

A Sintaxe Espacial para uma interpretação configuracional comparativa: procedimentos e técnicas em cidades de origem portuguesa ao redor do mundo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; Orientador: Valério Augusto Soares de Medeiros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NERES, T. A. B. ; NERES. M. A. B ; LOUREIRO. V. R. T. . Oficina de processos de projeto e mobiliário urbano no Sol Nascente. 2019.

NERES, T. A. B. ; MATOS, S. C. ; CARDOSO, P. H. . Oficina de Legislação e Parâmetros Urbanísticos no DF. 2019.

NERES, T. A. B. ; MATOS, S. C. ; CARDOSO, P. H. . Código de Obras e Edificação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Arquitetura e Território: a obra de Frank Svensson, Descrição: Descrição: O objetivo da pesquisa é realizar levantamento pormenorizado da obra do arquiteto Frank Algot Eugen Svensson a partir de seu acervo. Svensson foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília nos anos 1960 e no final da década de 1980, onde atuou até sua aponsentadoria. Além da atuação como professor, exerceu diferentes cargos na Sudene até 1970. No exterior, atuou como professor nas Escolas Superiores de Arquitetura de Nancy, na França, e nas Universidades Tecnológicas de Gotemburgo e de Lund, na Suécia. Svensson é nome fundamental para pensar o campo da arquitetura no país, especialmente no que respeita as relações entre trabalho, as formas de produção e o território... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tamara Alves Barbosa Neres - Integrante / Carlos Henrique Magalhães de Lima - Coordenador / Caio César Costa - Integrante.

  • 2018 - 2019

    A Sintaxe Espacial para uma interpretação configuracional comparativa: procedimentos e técnicas em cidades de origem portuguesa ao redor do mundo, Descrição: O plano de trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa ?Uma herança do ultramar 07: análise da configuração urbana em cidades lusófonas?, compreende ações para refinar a leitura comparativa de mapas axiais resultantes da Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe do Espaço. Para tanto, assume a elaboração de uma base de dados configuracional que concentre informações topológicas sobre cidades de origem lusófona, brasileiras incluídas. A base, explorada espacialmente e estatisticamente, será capaz de subsidiar os achados pretendidos para a investigação (a considerar os seguintes eixos temáticos: 1?a intenção do traçado urbano gerador colonial, 2?o saber fazer urbano português versus espanhol na América Lativa, 3 ? a mescla e a flexibilidade dos traçados na África e Ásia; 4 ? o desenvolvimento contemporâneo dos assentamentos, contemplando a dinâmica urbana associada à matriz colonial), além de permitir a exploração de tecnologia específica para a compreensão presente dos assentamentos de matriz portuguesa ao redor do mundo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tamara Alves Barbosa Neres - Integrante / Valério Augusto Soares de Medeiros - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

CENTRAL DE APROVAÇÃO DE PROJETO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20

Outras informações:
CENTRAL DE APROVAÇÃO DE PROJETO - COORDENAÇÃO DE ARQUITETURA

Atividades

  • 06/2018

    Estágios , SEDUH, .,Estágio realizado, Análise do Código de Obras e Edificações 2018.