Kleberson Saraiva dos Santos

Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade de Pernambuco campus Petrolina, pós-graduado em Ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto Nacional de Ensino - INE. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Também é professor de Língua Portuguesa no Colégio Interativo e professor de Português, Redação e Artes na Escola Estadual Cecílio Matos. Têm trabalhos publicados em literatura, linguística e ensino de língua portuguesa. Ministrou palestras e minicursos de iniciação a gêneros textuais da área acadêmica. Ganhou 3 prêmios acadêmicos por trabalhos realizados na Semana de Letras e Semana Universitária da UPE campus Petrolina.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em PPGFPPI

2021 - Atual

Universidade de Pernambuco
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Marcelo Silva de Souza RIbeiro

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2016 - 2020

Universidade de Pernambuco
Título: A construção do imaginário e identidade sertaneja a partir das traduções intersemióticas de Os Sertões e Auto da Compadecida
Orientador: Peterson Martins Alves Araújo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Tecnologias da informação e comunicação. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC no ensino médio - linguagens e suas tecnologias.. (Carga horária: 50h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2013 - 2014

Informática básica e avançada. (Carga horária: 96h). , Escola de Profissões Super Data, EPSD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 ciclo de palestras online do grupo de estudos sobre épico e perfomatividade na antiguidade na. 2020. (Encontro).

I Congresso Internacional de Cinema, Literatura e outras artes: diálogos possíveis..A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SERTANEJA A PARTIR DAS TRADUÇÕES INTERSEMIÓTICAS DE ?OS SERTÕES? E ?AUTO DA COMPADECIDA?. 2020. (Simpósio).

Semana universitária UPE 2020. 2020. (Outra).

1 seminário PIBID residência pedagógica 2019.O letramento literário através do gênero crônica: relato de experiência em uma turma do Ensino Fundamental. 2019. (Seminário).

2 semana de Letras 2019.OS SIGNOS DO SERTÃO ATRAVÉS DA ECOCRÍTICA EM O ?AUTO DA COMPADECIDA?. 2019. (Outra).

Semana universitária UPE 2019.O letramento acadêmico através do gênero crônica: relato de experiência em uma turma do Ensino Fundamental. 2019. (Outra).

CLISERTÂO 2018. 2018. (Congresso).

Semana universitária UPE 2018.Relação da ecocrítica com a construção cronotópica do sertão na literatura?. 2018. (Outra).

CLISERTÃO ESCOLA. 2017. (Congresso).

CLISERTÃO. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

KARLO-GOMES, Geam;Santos, Kleberson Saraiva dos. Design thinking educacional. 2019. Universidade de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Geam Karlo Gomes

KARLO-GOMES, Geam; SOBRINHO NETO, J. M. A.; ARAUJO, P. M. A.. A construção do imaginário e identidade sertaneja a partir das traduções intersemióticas de Os sertões e Auto da compadecida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade de Pernambuco.

Joachin de Melo Azevedo Sobrinho Neto

ARAUJO, P. M. A.;AZEVEDO NETO, Joachin; GOMES, G. K.. A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO E IDENTIDADE SERTANEJA A PARTIR DAS TRADUÇÕES INTERSEMIÓTICAS DE ?OS SERTÕES? E ?AUTO DA COMPADECIDA?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Peterson Martins Alves Araújo

HOMEM E SERTÃO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ?OS SERTÕES? E ?O AUTO DA COMPADECIDA?; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);

Geam Karlo Gomes

A formação intercultural em Literatura Espanhola: uma práxis pedagógica a partir do dispositivo Diário de Leituras; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Espanhol) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Geam Karlo Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KARLO-GOMES, Geam ; Santos, Kleberson Saraiva dos ; COELHO, D. R. P. . A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola. TEXTURA - ULBRA , v. 22, p. 26, 2020.

  • Santos, Kleberson Saraiva dos ; Araújo, Peterson Martins Alves . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SERTANEJA A PARTIR DAS TRADUÇÕES INTERSEMIÓTICAS DE OS SERTÕES E AUTO DA COMPADECIDA. In: Maria Elisa Rodrigues Moreira; Rafael Adelino Fortes; Vinícius Ferreira dos Santos. (Org.). REFLEXÕES SOBRE CINEMA, LITERATURA E OUTRAS ARTES:. 1ed.Juína: Even3 Publicações, 2021, v. , p. 366-382.

  • Santos, Kleberson Saraiva dos ; Paz, Stanley Gutiery Messias da ; Santos, Erisvânio Araújo dos ; Amorim, Glaubia de Castro ; Souza, Carollaine Pinto de ; Alves, Patrícia Ferreira . O MEME ENQUANTO GÊNERO TEXTUAL E SUA IMPORTÂNCIA NA TOMADA DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA. A Expressividade e Subjetividade da Literatura. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 242-252.

  • Santos, Kleberson Saraiva dos ; ARAUJO, P. M. A. . OS SIGNOS DO SERTÃO ATRAVÉS DA ECOCRÍTICA EM O ?AUTO DA COMPADECIDA?. In: Segunda Semana de Letras, 2019, Petrolina-PE. Anais da segunda semana de letras. Petrolina-PE: Colegiado de Letras, 2019. v. 2. p. 120-130.

  • Santos, Kleberson Saraiva dos ; Paz, Stanley Gutiery Messias da ; Amorim, Glaubia de Castro ; Santos, Erisvânio Araújo dos ; Alves, Patrícia Ferreira . O meme enquanto gênero textual e sua importância para a tomada de consciência política. In: 4 CLISERTÃO, 2018, Petrolina-PE. margens da/na literatura, linguagem e leitura. Petrolina-PE: Gráfica Franciscana, 2018. v. 1. p. 426-440.

  • Santos, Kleberson Saraiva dos . Potencializando o Lattes: como criar, atualizar e desenvolver o seu currículo?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Santos, Kleberson Saraiva dos ; ARAUJO, P. M. A. . OS SIGNOS DO SERTÃO ATRAVÉS DA ECOCRÍTICA EM O ?AUTO DA COMPADECIDA?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, Kleberson Saraiva dos ; Paz, Stanley Gutiery Messias da ; Santos, Erisvânio Araújo dos ; Amorim, Glaubia de Castro ; Souza, Carollaine Pinto de ; Alves, Patrícia Ferreira . O meme enquanto gênero textual e sua importância na tomada de consciência política. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, Kleberson Saraiva dos . A relação da ecocrítica com a construção cronotópica do sertão na literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, Kleberson Saraiva dos . O uso dos pronomes clíticos no texto de la santa Bíblia (versão Reyna y Valera). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Santos, Kleberson Saraiva dos ; RODRIGUES, G. A. B. . Resenha acadêmica: objetivos, estrutura e exemplos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Santos, Kleberson Saraiva dos . Como referenciar artigo cientifico segundo a ABNT. 2020. .

Santos, Kleberson Saraiva dos ; SANTOS, L. S. ; RODRIGUES, M. S. . Aspectos do artigo acadêmico de revisão da literatura. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Santos, Kleberson Saraiva dos . Leitura e conhecimento: Aspectos gramaticais da língua espanhola na bíblia (versão Reyna y Valera). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção honrosa de trabalho de ensino (A formação intercultural do profissional de letras: o diário de leituras em aulas de literatura espanhola), UPE- Campus Petrolina.

2019

Prêmio ZIta Alves de excelência acadêmica em estudos do ensino, das linguagens e da literatura (OS SIGNOS DO SERTÃO ATRAVÉS DA ECOCRÍTICA EM O ?AUTO DA COMPADECIDA?), UPE- Campus Petrolina Semana de Letras.

2018

Menção honrosa de trabalho de pesquisa (A RELAÇÃO DA ECOCRÍTICA COM A CONSTRUÇÃO CRONOTÓPICA DO SERTÃO NA LITERATURA), UPE- Campus Petrolina (SEMANA UNIVERSITÁRIA 2018).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência Pedagógica, Carga horária: 8

Outras informações:
Fui bolsista do CNPQ pelo programa Residência Pedagógica.

2019 - 2019

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de análise linguística no Pré-Vestibular da UPE - PREVUPE.

2018 - 2018

Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de redação e Artes, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor substituto de redação e artes para 7° anos

2021 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa, Redação, Artes e Inglês na Escola Estadual Cecílio Matos.