Cairo Amarildo Batista Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, no desenvolvimento de projetos elétricos industriais e prediais. Planeja, organiza e coordena as atividades relacionadas a construção, reforma, ampliação, reparo e adaptação de obras em instalações elétricas. Emite pareceres técnicos a respeito da viabilidade de execução de obras ou sobre situações específicas, visando auxiliar no detalhamento e elaboração de projetos. Realiza pesquisas, testes e elabora laudos a respeito de produtos e materiais elétricos, recomendando ou não a sua utilização em obras. Mestrando acadêmico pela Universidade de Uberaba, dedicando a pesquisas nas áreas de tecnologia, saúde e trabalho docente.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2015 - Atual

Universidade de Uberaba
Título: TRABALHO DO ENGENHEIRO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO, EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA,Orientador:
Sálua Cecílio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Engenheiro Docente; Trabalho Docente.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2013 - 2015

Faculdade Pitágoras
Título: A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS DE RECICLAGEM DA NORMA REGULAMENTADORA 10
Orientador: Emanuel Ponciano

Graduação em Engenharia Elétrica

2008 - 2013

Universidade de Uberaba
Título: ESTUDO SOBRE OPERAÇÃO DO GERADOR DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADO APLICADO EM SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
Orientador: Prof. Msc. Victor Régis Bernadelli

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

Pós-graduação Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga horária: 622h). , Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação / Mestrado da Universidade de Uberaba..Política de Pesquisa e Pós-graduação em Educação no Brasil: dilemas e perspectivas.. 2015. (Encontro).

GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento & Educação..Educação desenvolvimental e teoria da atividade de estudo: uma alternativa pedagógica-didática atual.. 2015. (Simpósio).

II Seminário Internacional de Avaliação I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Uberlândia. 2015. (Seminário).

IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação: os desafios da formação docente na contemporaneidade.. 2015. (Simpósio).

O Significado como Fundamento da Motivação para Atividade de Estudo. 2015. (Encontro).

VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola / II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE.VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola / II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE. 2015. (Simpósio).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos.. Minicurso: Entre a metodologia de ensino ativa e a metodologia de ensino participativa: origens e fundamentos.. 2015. (Congresso).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos..VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos.. 2015. (Seminário).

VII Simpósio Temático - "Educação, Cultura e Filosofia: aproximações"..VII Simpósio Temático - "Educação, Cultura e Filosofia: aproximações".. 2015. (Simpósio).

V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores: do chão da escola aos diferentes espaços educativos..V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores: do chão da escola aos diferentes espaços educativos.. 2015. (Seminário).

XI CMEB - Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica..Os desafios da diversidade na escola.. 2015. (Simpósio).

MUNDO SENAI. MUNDO SENAI - ÁREA ELETROELETRÔNICA. 2014. (Exposição).

IV Simpósio de Inovação Tecnológica da Universidade de Uberaba.Automação de um Sistema de Irrigação. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Salua Cecílio

CECÍLIO, SÁLUA; LUCENA, Carlos Alberto; AQUINO, Orlando Fernández. O trabalho do engenheiro docente no ensino superior privado, em tempos de convergência midiática.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade de Uberaba.

Salua Cecílio

CECÍLIO, S.; LUCENA, Carlos Alberto; AQUINO, Orlando Fernández. Trabalho do engenheiro docente no ensino superior privado, em tempos de escola sem paredes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em educação) - Universidade de Uberaba.

Orlando Fernández Aquino

CECÍLIO, Sálua; LUCENA, Carlos A.;AQUINO, O. F.. O trabalho do engenheiro docente no ensino superior privado, em tempos de convergência mediática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Orlando Fernández Aquino

CECÍLIO, Sálua; LUCENA, Carlos A.;AQUINO, O. F.. O trabalho do engenheiro docente no ensino superior privado, em tempos de convergência mediática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Kety Rosa de Barros Caparelli

Projeto e Desenvolvimento de sistema automatizado para bioclimatização de estufa para plantas; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Uberaba; Orientador: Kety Rosa de Barros Caparelli;

Salua Cecílio

O trabalho do engenheiro docente no ensino superior privado, em tempos de convergência midiática; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Universidade de Uberaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sálua Cecílio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, C. A. B. . Educação desenvolvimental e teoria da atividade de estudo: uma alternativa pedagógico-didática atual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, C. A. B. . O significado como Fundamento da Motivação para Atividade de Estudo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, C. A. B. . Política de Pesquisa e Pós-graduação em Educação no Brasil: dilemas e perspectivas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, E. P. ; MARTINS, C. A. B. ; GONTIJO, F. B. ; ALMEIDA, W. S. . Aprendizagem Significativa sobre a luz de uma boa avaliação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, C. A. B. . Avaliação Educacional e Promoção da Qualidade: para além de resultados quantitativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, C. A. B. ; BELACQUA, V. V. ; SILVA, R. J. L. ; ALMEIDA, W. R. ; MARTINS, C. A. B. . Atualidade e impactos da Educação desenvolvente.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, C. A. B. ; DIAS, R. F. N. C. ; BUENO, F. F. L. ; CANELA, J. N. . A Democratização do Ensino Superior no Brasil: Algumas Reflexões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, R. F. N. C. ; MARTINS, C. A. B. ; BUENO, F. F. L. . Avaliação da aprendizagem no Brasil: o estado da arte em avaliação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUENO, F. F. L. ; MARTINS, C. A. B. ; DIAS, R. F. N. C. . Desenvolvimento pleno do indivíduo, segundo uma perspectiva sociointeracionista.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, E. P. ; MARTINS, C. A. B. ; DIAS, R. F. N. C. . A prática docente na era da tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, C. A. B. ; DIAS, R. F. N. C. ; Silva, E. P. . A importância da Didática na prática educativa e na formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, C. A. B. . O uso de tecnologias de informação e comunicação - TICs no processo ensino-aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, R. F. N. C. ; MARTINS, C. A. B. . A inserção das tecnologias de informação e comunicação- TICs na prática docente: alguns apontamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Faculdade Cidade de Patos de Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 3

  • 2013 - 2015

    SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL C, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Promover o estudo e aprendizagem dos alunos mediante aulas práticas e teóricas. Avaliar a aprendizagem dos alunos, sob sua responsabilidade. Assegurar o uso adequado das instalações, materiais, máquinas e equipamentos utilizados para fins didáticos e tecnológicos. Participar do planejamento e execução de projetos. Atuar com pesquisas em sua área de atuação a fim de gerar conhecimento e melhoria das práticas profissionais. Desenvolver sua capacitação técnico-pedagógica, mediante participação e acompanhamento de treinamentos e reuniões dentro de sua área de atuação. Aplicam conhecimentos específicos da área de atuação e utilizam de máquinas operatrizes de média complexidade para a execução das atividades.Realizam programação em equipamentos. Necessitam de instrumentos de precisão e ferramentas especiais para o exercício das atividades. O sucesso das atividades está baseado na utilização de Máquinas e Equipamentos e na aplicabilidade de conhecimentos das bases científicas no trabalho. O quesito segurança é fundamental, pois qualquer erro pode colocar em risco a vida humana e provocar danos nas Máquinas e Equipamentos. Utiliza de conhecimentos de gestão do processo de fabricação, necessitando de planejamento, custos e administração de tempo.principalmente na elaboração de projetos e nos processos de programação de Máquinas e Equipamentos. A tecnologia está presente em todo o processo, seja nos Materiais, nas Máquinas e Processos interferindo diretamente no Produto Final. As habilidades motoras já não são necessárias para o desempenho da função, sendo necessário o uso da aplicação do conhecimento e o trabalho em equipe.