Yara Maria da Silva Cinque

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Participa do grupo de pesquisa: Fundamentos Teóricos da Informação. Desenvolve pesquisa nas áreas de Acesso à leitura para pessoas privadas de liberdade e Bibliotecas Prisionais. Atualmente bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com a pesquisa intitulada: Acesso à leitura e à informação na Região Administrativa de Marília.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biblioteconomia

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Estadual Senador Vergueiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Workshop TRADUÇÕES ENTRE LÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA INFORMAÇÃO. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2018 - 2018

Workshop INFORMAÇÃO BIG DATA E COMPLEXIDADE - X EIICA. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

IV SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DO ENANCIB. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

?Orientações para o preenchimento do Currículo Lattes. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Normalização Documentária ? Normas ABNT. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

AACR2r parte I: Catalogação de livros. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CINQUE, Y. M. S. . Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação (X EIICA). 2018. (Outro).

CINQUE, Y. M. S. . XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB). 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Jornadas de Estudiantes de Ciencias de la Documentación,. 2019. (Outra).

III Semana Nacional de Arquivos. 2019. (Outra).

IV Congreso ISKO España-Portugal (XIV Congreso ISKO España). 2019. (Congresso).

IX Encuentro Ibérico de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC),. 2019. (Congresso).

Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre. 2018. (Outra).

X Encontro dos Saberes - Universidades Federal de Ouro Preto. 2018. (Encontro).

X Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação,. 2018. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2017. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Cândido de Almeida

Acesso à leitura e à informação em estabelecimentos prisionais da região administrativa de Marília; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA CINQUE, Y. M. ; ALMEIDA, C. C. . Acesso à leitura e remição de pena no Brasil: uma análise crítica visando a agenda 2030 da ONU. In: IX Encontro Ibérico EDICIC 2019, 2019, Barcelona. Catálogo de Comunicações / Pôsteres, 2019.

  • CINQUE, Y. M. S. ; Oliveira, C.G. . ESTUDOS RELACIONADOS A BIBLIOTECA PRISIONAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE SCOPUS (1927-2017). In: V Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação,Gestão e Ciência da Informação das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, 2018, Belo Horizonte - MG. Número Especial EREBD, 2018.

  • CINQUE, Y. M. S. ; ALMEIDA, C. C. . Acesso à materiais de leitura pela população carcerária e de reabilitação de Marília: uma reflexão sobre o papel da informação.. In: Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2017, Marília - São Paulo. XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2017.

  • SILVA CINQUE, Y. M. ; ALMEIDA, C. C. . Acesso à leitura e remição de pena no Brasil: uma análise crítica visando a agenda 2030 da ONU. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CINQUE, Y. M. S. ; ALMEIDA, C. C. . Acesso à informação e à leitura em ambientes prisionais: uma análise comparativa.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CINQUE, Y. M. S. ; Oliveira, C.G. . Estudos relacionados a biblioteca prisional: análise bibliométrica na base Scopus (1927-2017). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CINQUE, Y. M. S. ; ALMEIDA, C. C. . Acesso a materiais de leitura pela população carcerária e de reabilitação de Marília: uma reflexão sobre o papel da informação.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Acesso à leitura e à informação em estabelecimentos prisionais da região administrativa de Marília, Descrição: Acesso à informação e à leitura é um direito garantido por diversas declarações e leis na qual a sociedade é favorecida, estando o indivíduo livre ou preso. A leitura pode ser considerada um mecanismo humano no qual o próprio consegue compreender o mundo e os símbolos no qual está inserido. Um local que disponibiliza materiais de leitura é a biblioteca, e seu papel é disponibilizar ao seu usuário informação, conhecimento e cultura, mas nem todos as pessoas têm acesso a esse espaço, como é no caso dos encarcerados. O Brasil sancionou uma lei para a criação de bibliotecas nas unidades prisionais, porém passados mais de três décadas são poucos os estabelecimentos prisionais que possuem o espaço. Os projetos de leitura e a lei de remição de pena pela leitura tentam obstruir a lacuna entre as bibliotecas prisionais e salas de leitura e os presos. O propósito desta pesquisa é analisar as condições de acesso à informação e à leitura em estabelecimentos prisionais da Região Administrativa de Marília, Estado de São Paulo, e comparar com as propostas encontradas na literatura nacional e internacional sobre a temática. A pesquisa terá como base a pesquisa bibliográfica e documental para análise da literatura e de documentos sobre a temática, bem como um levantamento de dados com os administradores das unidades prisionais que pertencem à região administrativa de Marília.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Yara Maria da Silva Cinque - Integrante / Carlos Candido de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. , Unesp - Campus de Marilia, Mirante, 17525900 - Marília, SP - Brasil, Telefone: (14) 34021300