Lucas Gabriel Ferreira Do Nascimento

Ex aluno do Colégio Pedro II - campus Niterói (2015-2018), bacharel em ciências e letras pelo Colégio Pedro II, atualmente Graduando em ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em biologia, com ênfase em divulgação científica, atuando principalmente na divulgação da Leishmaniose.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2018 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Colégio Pedro II

Ensino Fundamental (1º grau)

2011 - 2015

Colégio Estadual Euclydes Paulo da Silva

Ensino Fundamental (1º grau)

2006 - 2010

Colégio Municipal Cônego Batalha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Jornada Científica Junior do Colégio Pedro II.Estudos de Gênero e Feminismos em Perspectiva: Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis. 2018. (Encontro).

XII Encontro de Iniciação do PPBI.Leishmaniose: atitude e ação!. 2018. (Encontro).

II Congresso Científico Tecnológico para o Ensino Médio. Leishmaniose: atitude e ação!. 2017. (Congresso).

I SEMINÁRIO ESCOLA E DEMOCRACIA. 2017. (Seminário).

v curso de verão para alunos superdotados.Leishmaniose: atitude e ação!. 2017. (Encontro).

VII Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira.Ocupando espaço de luta e resistência - CP2 NITERÓI. 2017. (Simpósio).

Workshop e PPBINIC sobre vetores da atualidade.Leishmaniose: atitude e ação!. 2017. (Outra).

XVII JORNADA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA.O desafio no controle das leishmanioses. 2017. (Encontro).

19 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. xix olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica. 2016. (Olimpíada).

Agenda Acadêmica da UFF.Leishmaniose: atitude e ação!. 2016. (Encontro).

IV Feira Científica Literária do Instituto Vital Brazil. Leishmaniose: atitude e ação!. 2016. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Valéria Lopes Peçãnha

Estudos de Gênero e Feminismos em Perspectiva: Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis; 2018; Iniciação Científica - Colégio Pedro II; Orientador: Lucas Gabriel Ferreira Do Nascimento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Verônica Figueiredo do Amaral

Divulgação Científica: O desafio no controle das Leishmanioses; 2017; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II (Niterói); Orientador: Veronica Figueiredo do Amaral;

Verônica Figueiredo do Amaral

Divulgação Científica: O desafio no controle das Leishmanioses; 2016; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Veronica Figueiredo do Amaral;

Odara Horta Boscolo

Introdução a etnobotânica; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, L. G. F. ; Suzane Pereira dos Santos ; Insuela, L. M. . Labhum-ocupacp2nit Ocupando Espaço de Luta e Resistência. In: Marcelo da Silva Araújo. (Org.). Além Da Sala de Aula. 1ed.Rio de Janeiro: Gulliver Editora, 2017, v. 200, p. 220-222.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Estudos de Gênero e Feminismos em Perspectiva: Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis, Descrição: No decurso de 2017 desenvolvemos no âmbito do PICJr. a pesquisa Estudos de Gênero e Feminismos em Perspectiva, tendo como objeto o feminismo negro e como embasamento a obra Mulher, Raça e Classe da filósofa norte americana Angela Davis. Nosso objetivo foi ampliar as reflexões sobre as questões de gênero, raça e classe, fortalecendo a perspectiva cultural e política de nossa comunidade escolar e possibilitando um exercício coletivo de desnaturalização das opressões vivenciadas por mulheres negras nas culturas contemporâneas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucas Gabriel Ferreira Do Nascimento - Coordenador / valéria lopes peçanha - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Premiado entre os trabalhos apresentados no XI Workshop e do X PPBINIC sobre "Vetores da atualidade"., Universidade Federal Fluminense.

2016

Primeiro lugar na apresentação de trabalhos na IV Feira Científica Literária do Instituto Vital Brazil, Instituto Vital Brazil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Colégio Pedro II

    Vínculo: Aluno Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor colaborador da disciplina Biologia, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Exercício de ensino colaborativo da disciplina Biologia realizado no campus Niterói do Colégio Pedro II, como total de 48 horas durante o ano letivo de 2015.

  • 2016 - 2018

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jovem Cientista - Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Projeto Jovem Cientista "A promoção de intercâmbio de instituições de ensino superior e pesquisa com escolas de rede pública podem contribuir sobremaneira na melhoria do ensino, considerando que aproximam e contextualizam temas e tópicos por vezes considerados etéreos e distantes pelos alunos. Dentro do público estudantil, os alunos com altas habilidades apresentam necessidades específicas que os ambientes de ensino superior e pesquisa podem atender de mode diferenciado, como programação da formação de recursos humanos em áreas importantes como a biotecnologia." Fiz 2 anos de estágio no laboratório de imunoparasitologia na uff, sendo orientado pela professora Verônica do Amaral. Lá desenvolvi projetos de divulgação científica sobre Leishmaniose. O projeto era financiado pelo programa de bolsas "Jovens talentos da FAPERJ". É importante ressaltar que apenas alunos do ensino médio podiam participar do projeto.