Marcus Vinicius Cristiano Dornelas

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante dos projetos de pesquisa "A Prova em Vídeo nas Decisões de Segundo Grau: uma análise empírica acerca da interpretação judicial sobre a imagem" e "O Crime Organizado no Brasil e na Itália: Uma análise sociojurídica da jurisprudência".

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2016 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Estadual Delfim Moreira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio em Direito e Inovação - Nova Abordagem dos Direitos Fundamentais. 2016. (Outra).

II Simpósio Carreiras Jurídicas: Vivências, Desafios e Transformação Social. 2016. (Simpósio).

Mercado Financeiro: Aprenda a Investir de Acordo com o seu Perfil. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vicente Riccio Neto

A Prova em Vídeo nas Decisões de Segundo Grau: uma análise empírica acerca da interpretação judicial sobre a imagem; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A Prova em Vídeo nas Decisões de Segundo Grau: uma análise empírica acerca da interpretação judicial sobre a imagem, Descrição: O objetivo da pesquisa é compreender de que maneira os juízes de segundo grau interpretam e utilizam a prova obtida por meio de vídeo em suas decisões. O projeto parte da constatação de que o mundo contemporâneo é caracterizado por intensa mediatização da sociedade. Esta característica muda a dinâmica das interações entre os indivíduos, pois elas não mais ocorrem exclusivamente face a face, mas também por meio de instrumentos técnicos. As experiências humanas não ficam, assim, limitadas a um mesmo tempo e espaço. Desta forma, a imagem registrada em vídeo constitui um problema de relevo para o campo do direito, visto que a sua presença no cotidiano suscita questões relacionadas aos direitos fundamentais, tais como liberdade, privacidade e autonomia em relação a agentes públicos e privados. Logo, o seu impacto pode ser observado em questões de natureza constitucional, cível, criminal e processual, dentre outras. Outro aspecto importante é a característica da imagem. O seu registro em vídeo não significa uma expressão da realidade, pois ela também está aberta à interpretação. Como as imagens estão cada vez mais presentes nas cortes, é necessária a compreensão de seus impactos no campo do direito e dos modos como a regulação jurídica lida com suas características. Assim, a pesquisa tem por objetivo compreender como a imagem é interpretada em decisões de segundo grau nos Tribunais de Justiça de Minas Gerais e São Paulo em processos cíveis e criminais. Adicionalmente, pretende-se: a) verificar como as imagens são analisadas pelos juízes de segundo grau em processos cíveis e criminais; b) analisar os argumentos de sustentação das decisões baseadas em prova em vídeo; c) verificar a presença de outros elementos probatórios nas decisões fundadas na prova em vídeo. Trata-se de trabalho de natureza empírica e interdisciplinar em que as decisões dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais e São Paulo envolvendo a prova em vídeo serão estudadas com apoio na área de linguística discursiva, especificamente a argumentação interacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Vinicius Cristiano Dornelas - Integrante / Vicente Riccio Neto - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    O Crime Organizado no Brasil e na Itália: Uma análise sociojurídica da jurisprudência, Descrição: O presente projeto tem por objetivo explorar a jurisprudência como instrumento de análise jurídica e sociológica no contexto dos processos envolvendo organizações criminosas, a fim de identificar e mapear aspectos relevantes das decisões e da prática jurídica pátria relacionada ao crime organizado entre os anos de 2010 a 2017, de modo a possibilitar a análise comparada com os dados obtidos a partir de pesquisa análoga realizada nos quatro distritos da Sicília - Itália no período de 2000 a 2006. Trata-se de pesquisa conjunta entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Università Degli Studi di Catania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Vinicius Cristiano Dornelas - Integrante / Vicente Riccio Neto - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional