Victória Figueiredo Machado

Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( IRI-PUC-Rio) e graduanda em direito pela Universidade Estácio de Sá. Bacharela em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2017.2 e com Domínio Adicional em Comércio e Negócios Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2017. Áreas de interesse: Direitos Humanos, Direito Internacional,Conflitos Internacionais, Regime internacional de proteção aos refugiados, Ação humanitária,Mobilidade Humana.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Relações Internacionais

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Braço Forte, Mão Amiga: A Operação Acolhida como laboratório para uma nação brasileira
Roberto Vilchez Yamato.Coorientador: Maíra Siman Gomes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Direito

2019 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Relações Internacionais

2014 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2013

Centro Educacional Casulo

Formação complementar

2019 - 2019

IV Curso de Direito Internacional dos Refugiados para Professores.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2019 - 2019

Direito de Refúgio e Direito dos Refugiados. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2019 - 2019

Cartografia Decolonial. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2019 - 2019

Análise Crítica do Discurso. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2019 - 2019

Atividade de Campo de Visita às Instalações de Acolhimento de Venezuelanos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2019 - 2019

Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo. (Carga horária: 40h). , ESDPU/OIM, ESDPU/OIM, Brasil.

2018 - 2018

Complexidade e Cotidiano: práticas de escrita, hábitos de leitura.. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2018 - 2018

4º curso de verão:o refúgio em uma perspectiva global. (Carga horária: 40h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2018 - 2018

Ética na pesquisa. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2018 - 2018

Estratégias Metodológicas para Entrevistas. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Domínio Adicional em Comércio e Negócios Internacionais. (Carga horária: 100h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Comissão julgadora das bancas

Roberto Vilchez Yamato

YAMATO, Roberto Vilchez; GOMES, Maíra Siman; SOUZA NETO, D. M.; CASTRO, F. R.. Braço Forte, Mão Amiga: a migração venezuelana, a Operação Acolhida e a (re)construção da identidade brasileira na fronteira. 2021. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Roberto Vilchez Yamato

YAMATO, Roberto Vilchez; GOMES, Maíra Siman; SANDRIN, P. O.. Braço Forte, Mão Amiga: a Operação Acolhida como laboratório para uma nação brasileira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maíra Siman Gomes

YAMATO, R. V.;SIMAN, MAÍRA; SANDRIN, P. O.. Braço Forte, Mão Amiga: A Operação Acolhida como laboratório para uma nação brasileira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Política Internacional) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maíra Siman Gomes

FOLEY, C.;GOMES, MAÍRA SIMAN. A tortura como instrumento de construção do Estado nação internalizada no cotidiano: o caso de Abu Ghraib.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Danilo Marcondes de Souza Neto

YAMATO, R.; SIMAN, MAÍRA;MARCONDES, DANILO; CASTRO, F. R.. Braço Forte, Mão Amiga: a migração venezuelana, a Operação Acolhida e a (re)construção da identidade brasileira na fronteira. 2021. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Roberto Vilchez Yamato

Braço Forte, Mão Amiga: a migração venezuelana, a Operação Acolhida e a (re)construção da identidade brasileira na fronteira; 2021; Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Vilchez Yamato;

Maíra Siman Gomes

Braço Forte, Mão Amiga: A Operação Acolhida como laboratório de; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Política Internacional) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maíra Siman Gomes;

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    BRASIL GLOBAL': DESAFIOS DA INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO,, Descrição: Financiado pelo Ministério da Educação, o Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro foi criado para promover uma formação de alta especialidade entre os alunos do curso de graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio.Por meio de um programa de formação intensivo, as alunas e alunos selecionados são treinados para atingir excelência em diferentes habilidades necessárias a uma uma carreira de sucesso na academia e em outras profissões associadas à pesquisa na área de RI. A formação pedagógica dos bolsistas é encorajada por meio atividades de formação básica, contato direto com pesquisas, sessões de monitoria e grupos de debates, além de atividades profissionalizantes com especialistas. Todos os cursos são formulados exclusivamente para o PET por professores doutores e doutorandos do IRI. As discussões giram em torno de três eixos temáticos: a) Instituições e Governança, como ênfase na participação brasileira na nova arquitetura do sistema internacional, b) Desenvolvimento e Cooperação, como ênfase na agenda de desenvolvimento internacional brasileira e estratégias de cooperação Sul-Sul; c) Plataforma de Direitos e Temas Sociais, como ênfase para posição brasileira sobre direitos humanos e a temática migratória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Victória Figueiredo Machado - Coordenador / Isabel Rocha de Siqueira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiária Docente na disciplina Conflitos Internacionais Contemporâneos (Graduação em Relações Internacionais) com a professora Paula Drumond

2017 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora na disciplina Política Econômica das Relações Internacionais II (Graduação em Relações Internacionais) com a professora Luciana Badin. Auxílio aos alunos em quaisquer dúvidas relativas ao conteúdo programático.

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista do PET-IRI-PUC RIO, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.