Graziela Larize Ribeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Teve como experiência acadêmica participação como Bolsista do Capes na pesquisa "Gênese das práticas de cuidado de saúde mental em Volta Redonda". Durante o período de 2 anos realizou estágio supervisionado na Rede Pública de Saúde de Volta Redonda-RJ em um projeto intersetorial envolvendo as áreas da educação e saúde em um trabalho com crianças e adolescentes dentro de seu território. Participa desde 2017 junto a UFF da pesquisa "Arte e re(x)istências: Epistemologias do sul e sabedorias insurgentes" realizando estudos sobre os processos de colonização, epistemicídio e racismo. Tem interesse nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Escolar e Educacional, Saúde Mental e Psicologia e estudos étnicos raciais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2012 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E A PSICOLOGIA COMO PARCERIA EM BUSCA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Orientador: Adriana Eiko Matsumoto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2019

Extensão universitária em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativ. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2018 - 2018

Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

A importância do brincar e da participação familiar no desenvolvimento infa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Saúde da População Negra. (Carga horária: 45h). , Universidade do SUS, UNASUS, Brasil.

2016 - 2016

Minicurso Psicofarmacologia Aplicada à Psicologia. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fórum Regional de Trabalhadores de Saúde Mental do Médio PA Paraíba. 2016. (Encontro).

I CICLO DE PALESTRAS DIREITO E RACISMO: O DESENVOLVIMENTO DA NEGRITUDE APÓS 128 ANOS DE ABOLIÇÃO,. 2016. (Simpósio).

V Semana da Psicologia. 2016. (Outra).

Políticas Públicas: do que estamos falando?. 2015. (Outra).

IV EREP-RJ - Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

IV Semana de Psicologia.?Diálogos e Intervenções?. 2014. (Outra).

XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia (ENEP). 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Eiko Matsumoto

MATSUMOTO, A. E.. O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARCERIA COM A PSICOLOGIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Arte e re(x)istências: Epistemologias do sul e sabedorias insurgentes., Descrição: desenvolver métodos e dispositivos universitários-comunitários que possam incluir na formação do psicólogo o debate em torno ao conceito de processos de colonização, epistemicidio e racismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graziela Larize Ribeiro - Coordenador / Nancy Lamenza Sholl da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Entre Atos, Memória e Esquinas: Oficinas de Experiementação Artística, Descrição: projeto de extensão Entre Atos, Memórias e Esquinas: oficinas de experimentações artísticas é produto do encontro e espaço privilegiado de diálogo entre as pesquisas desenvolvidas pelas professoras do departamento de Psicologia: Nancy Lamenza (Arte e Subjetividade: Memórias e Narrativas) e Ana Cabral Rodrigues (Grupo de Pesquisa em Desutilidades Urbanas UFF/PUVR, e Grupo de Pesquisa em Modernidade e Cultura IPPUR-UFRJ). Em sua formulação unem-se a experiência e formação em artes e anos de prática no campo da saúde mental da primeira professora, com a experiência e pesquisa na área de doutoramento em Planejamento Urbano, sob a linha de cidade e subjetividade, da segunda. O projeto visa explorar a pertinência e a importância da fluidez entre pesquisa, ensino e extensão na medida em que se estrutura a partir de demandas localizadas junto aos profissionais da rede de saúde mental de Volta Redonda em paralelo às indagações e produções surgidas no cotidiano das salas de aula e dos grupos de pesquisa. O projeto, portanto, opera como um retorno simultâneo a estas duas demandas de origens distintas apontando para o entendimento de que, trabalhadas em conjunto, podem oferecer subsídios, técnicas e estratégias de ação múltiplas criadas a partir da própria experiência e conhecimento de seus atores. Subsídios estes que retornam tanto para o cotidiano dos serviços de saúde, quanto para os espaços de formação do aluno de maneira viva e atenta aos reais impasses e paradoxos que concernem sua inserção como profissionais na sociedade. Soma-se a isto a possibilidade de um projeto que se estrutura com uma metodologia desenvolvida a partir de atividades artísticas - tais como o teatro do oprimido, e teatro de improvisação - oferecer um campo de experimentação de linguagens distintas daquelas que comumente perfazem o cotidiano acadêmico e dos serviços públicos, incluindo ao campo de formação e processo de aprendizagem questões relacionadas a imagem, som, corpo e palavra. Cuja pertinência se sustenta nas possibilidades de criação coletiva que inaugura, unindo vida e arte, e por se mostrar um instrumento psicopedagógico que favorece sobremaneira a interdisciplinaridade e as relações com a alteridade. Como Ligia Clark afirmou, a arte é um trabalho de fronteiras: fronteira entre o dentro e o fora, entre o público e o privado, entre a ficção e a realidade. Para a constituição de uma consciência do valor social do trabalho e da necessidade da interdisciplinariedade, somente constituindo um profissional que seja atravessado pela questão da criatividade e da alteridade. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graziela Larize Ribeiro - Coordenador / Nancy Lamenza Sholl da Silva - Integrante / Erick Correa Soares - Integrante / Ana Rodrigues Cabral - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Gênese das práticas de cuidado de saúde mental em Volta Redonda, Descrição: O projeto consistia em reuniões com a gestão da rede de saúde mental, do município, onde materiais acadêmicos e experiências de trabalho eram conjuminadas para que se produzisse um dispositivo analisador das práticas de saúde e de gestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graziela Larize Ribeiro - Coordenador / Tatiana Ramminger - Integrante / Gilmara da Costa Silva - Integrante / Roberto de Oliveira Preu - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2017

Secretaria Municipal de Saude de Volta Redonda

Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 8

2013 - 2015

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 8