Lucas Moreira Gomes

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Brasília, possui especialização em gerenciamento de projeto pela Rochester Institute of Technology via edX e certificação CAPM (2020-2025) e PMP (2021-2024) pelo PMI. Atualmente é líder de pesquisa no projeto de identificação e combate a desinformação para notícias da Covid-19 no projeto internacional desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília e Universidade de Essex (Essex Business School - UK) através da iniciativa Microsoft AI for Health (2020-2021). Foi gerente de projeto e membro da equipe de projeto na pesquisa desenvolvida entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Agência Nacional de Telecomunicações - do Brasil - (Anatel) (2019-2021). Trabalhou na coordenação e suporte a coordenação de Business/Estratégia do Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações (Lamfo) UnB (2018-2021). Desenvolveu pesquisas de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural com a Anatel, Instituto Internacional de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade (I3GS), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lamfo e Universidade de Essex.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em MicroMasters® Program in Project Management

2018 - 2019

Rochester Institute Of Technology
Título: Project Management MicroMasters Capstone Exam

Graduação em Engenharia de Produção

2015 - 2020

Universidade de Brasília, UnB

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

centro educacional leonardo da vinci

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curbing Misinformation: Information extraction, categorisation and visualisation for COVID-19 news using NLP unsupervised techniques.Curbing Misinformation: Information extraction, categorisation and visualisation for COVID-19 news using NLP unsupervised techniques. 2020. (Seminário).

EBS Research Seminar series.Curbing Misinformation: Information extraction, categorisation and visualisation for COVID-19 news using NLP unsupervised techniques. 2020. (Seminário).

Análise de Dados na Administração Pública. 2019. (Seminário).

Campus Party BSB 2019. Apresentação de portfólio de projetos e demonstração com YOLO e Transfer Style. 2019. (Feira).

Painel Data-Science UnB SEADM.Aplicações de NLP. 2019. (Seminário).

Campus Party BSB 2018. Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações - LAMFO. 2018. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, L. M. ; Jader Martins ; YAOHAO P. . LINGUAS NATURAIS E MAQUINAS ARTIFICIAIS: APLICACAO DE TECNICAS DE MINERACAO DE TEXTO PARA A CLASSIFICACAO DE SENTENCAS JUDICIAIS BRASILEIRAS. TEXTOS PARA DISCUSSÃO CEPAL/IPEA , 2020.

  • Leonardo Araújo de Jesus ; Carlos Enrique Aragon ; GOMES, L. M. ; João Marcelo Schubnell ; Sérgio Garcia ; Nilo Saccaro . Judicialização de pedidos de Benefício de Prestação Continuada e Aposentadoria Rural - TRF-2. Brasília: IPEA, 2018 (Nota Técnica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Curbing misinformation for COVID-19 (Microsoft Ai for Health), Descrição: Extração, categorização e visualização de informações para notícias COVID-19 usando técnicas de NLP não supervisionadas. Uma parceria entre Microsoft Ai for Health, University of Essex e LAMFO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Lucas Moreira Gomes - Coordenador.

  • 2019 - 2019

    Línguas naturais e máquinas artificiais: aplicação de técnicas de mineração de texto para a classificação de sentenças judiciais brasileiras., Descrição: O trabalho discute a aplicação da automação especificamente em relação à classificação de sentenças jurídicas, desenvolvendo um sistema computacional especializado em ?ler? os textos e classifica-los com base em textos passados cujo conteúdo foi inspecionado ? total ou parcialmente ? por humanos. Baseado em técnicas de mineração de texto e processamento em linguagem natural (Natural Language Processing, doravante NLP), o sistema proposto neste trabalho constitui em uma estrutura de análise de dados que pode potencialmente ser refinado metodologicamente e estendido para aplicações mais generalistas, fornecendo índices e indicadores que podem ser utilizados posteriormente para, por exemplo, mensurar a eficiência jurídica no Brasil, o que por sua vez pode auxiliar na formulação de políticas públicas direcionadas para o aprimoramento do aparato judicial brasileiro. Foi conduzida uma revisão da literatura científica especializada no tocante à aplicação de técnicas matemáticas e computacionais para análise de textos jurídicos e a estudos recentes para o cenário brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Moreira Gomes - Coordenador / Jader Martins - Integrante / Peng Yaohao - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Construção e desenvolvimento de um serviço interno de informações relativas à estrutura e o desempenho do Sistema de Justiça no Brasil (IPEAJUS), com foco no subsídio direto às pesquisas do IPEA, Descrição: Construção, desenvolvimento e manutenção de um serviço interno de informações sobre o Sistema de Justiça no Brasil, que compreende o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia. Finalidade de subsidiar pesquisas em diversas áreas da competência do IPEA. Este Sistema permite que o IPEA atenda demandas ministeriais específicas, associadas à gestão do significativo volume de processos judiciais nos quais a União participa. O sistema de justiça Brasileiro caracteriza-se por uma dificuldade de obtenção de informações detalhadas e estruturadas - principalmente quando se trata de microdados. Estas informações podem agregar valor significativo às pesquisas relativas a desenhos institucionais e políticas públicas em diversas áreas. Ferramentas de raspagem de dados, busca textual e processamento de linguagem natural facilitam sobremaneira o acesso a informações públicas, de forma ágil e independente. O serviço trabalha com demandas pontuais, a partir dos objetos de pesquisa apresentados. A cada extração de dados, acumula-se conhecimento - através de métodos - que podem ser aplicados em diversos outros contextos e fontes de informação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Moreira Gomes - Integrante / Leonardo Araújo de Jesus - Coordenador / Carlos Enrique Aragon - Integrante / João Marcelo Schubnell - Integrante / Sérgio Garcia - Integrante.

  • 2018 - 2019

    ABM Cartel Detection, Descrição: Simulação de comportamentos individuais de compra/negociação para detecção de cartéis em postos de combustível através de teoria dos jogos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lucas Moreira Gomes - Coordenador / Renê Xavier - Integrante / Patrick Henrique - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria em graduação, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

2018 - 2019

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Construção e desenvolvimento de um serviço interno de informações relativas à estrutura e o desempenho do Sistema de Justiça no Brasil (IPEAJUS), com foco no subsídio direto às pesquisas do IPEA

2018 - 2019

Diretório Central dos Estudantes UnB

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador Financeiro, Carga horária: 8

2018 - Atual

Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 4

2017 - 2017

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão UnB

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Base, Carga horária: 4

2019 - 2021

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Vínculo: Gerente de Projeto, Enquadramento Funcional: Gerente/Equipe de Projeto/Pesquisador, Carga horária: 30

2020 - 2021

Instituto Internacional de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolveu chatbot baseado em IA para análises baseadas em desempenho como parte do projeto i3Data.