Marcos Vinicius Esteca

Graduado em ciências do Esporte na UNICAMP (2015), Mestre (2019) e Doutor (2023) no programa Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo da UNICAMP. Atualmente, pós-doutorado na UNIFESP desenvolvendo estudos com foco em caquecia associado ao câncer e o entendimento de vias moleculares na tumorigênese do câncer de pulmão.

Informações coletadas do Lattes em 27/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO

2019 - 2023

Universidade Estadual de Campinas
Título: Efeito da ingestão de cafeína sobre vias de controle de qualidade mitocondrial durante o processo de regeneração do músculo esquelético.
Igor Luchini Baptista. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO

2017 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: Parkin é crítica para o processo de diferenciação de células satélites durante a regeneração do músculo esquelético., Ano de Obtenção: 2019
Igor Luchini Baptista.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mitophagy; Stem Cell; Skeletal muscle regeneration; Myoblasts.

Graduação em Ciência do Esporte

2010 - 2015

Universidade Estadual de Campinas
Título: Cinemática do supino reto e período de sticking
Orientador: Luciano Allegretti Mercadante

Pós-doutorado

2023

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em O Método Científico: dos Seus Fundamentos à Prática de Bancada. (Carga horária: 90h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: fisiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: biologia molecular.

Comissão julgadora das bancas

Lucas Antônio Monezi

MONEZI, L. A.; MESSIAS, L. H. D.; MERCADANTE, L. A.. Cinemática do supino reto e período de sticking: uma revisão bibliográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência do Esporte) - Universidade Estadual de Campinas.

Leandro Pereira de Moura

BAPTISTA, IGOR LUCHINI; FUSARO, M. C. G. O.;DE MOURA, L. P.. Papel de Parkin no processo regenerativo do músculo esquelético. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Guilherme Giannini Artioli

BAPTISTA, I. L.;ARTIOLI, GUILHERME G; FUSARO, M. C. G. O.. Parkin é crítica para o processo de diferenciação de células satélites durante a regeneração do músculo esquelético. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - FCA UNICAMP.

Guilherme Giannini Artioli

Guilherme Giannini Artioli. Efeito da cafeína sobre o processo de diferenciação de células progenitoras miogênicas in vitro e em camundongos WT e Parkin-/-. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado) - FCA UNICAMP.

Leonardo Henrique Dalcheco Messias

MESSIAS, L. H. D.; MONEZI, L.; MERCADANTE, L. A.. Cinemática do supino reto e período de sticking: uma revisão bibliográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do esporte) - Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP.

Eduardo Rochete Ropelle

BAPTISTA, IGOR LUCHINI;Ropelle, Eduardo Rochette; Torsoni A. Parkin é determinante para o efeito da cafeína em vias de controle de qualidade mitocondrial durante a regeneração do músculo esquelético. 2023. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Foi orientado por

Luciano Allegretti Mercadante

Cinemática do supino reto e período de sticking: Uma Revisão Bibliográfica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência do Esporte) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Luciano Allegretti Mercadante;

Igor Luchini Baptista

Efeito da cafeína sobre a mitofagia durante a regeneração muscular esquelética; Início: 2019; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Fernando Moreira Simabuco

Início: 2023; Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Câncer de pulmão associado à caquexia: a relação entre as vias de Parkin e mTOR no tumor e no músculo esquelético, Descrição: O câncer é uma doença de alta prevalência mundial, sendo um tema primordial para o investimento em estudos na área da saúde. Mesmo com os avanços no entendimento dos mecanismos ainda se carece de tratamentos eficientes e de formas que melhorem a sobrevida dos pacientes aos tratamentos já existentes. Dentre os tipos de câncer, o câncer de pulmão é um dos mais prevalentes no mundo e que mais leva a óbitos. Um fator que é comumente associado ao câncer é a caquexia, que é um quadro marcado por uma perda acentuada de músculo esquelético diminuindo a qualidade de vida e chances de sobrevivência ao tratamento com intenção curativa. A Parkin já vem sendo estudada em vários tipos de câncer como um supressor tumoral, mas há algumas evidências que apontam um efeito contraditório no câncer de pulmão. A mTOR é uma quinase central nas vias de síntese que mantém o crescimento tumoral, e, no músculo esquelético a queda de sua atividade é um dos fatores que geram a caquexia. Há evidências que demonstram que Parkin e mTOR podem formar um eixo regulador das vias de crescimento por fosforilação e ubiquitinação em quadro de estresse oxidativo ou câncer. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Fernando Moreira Simabuco - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

  • 2019 - 2023

    Efeito da exposição à cafeína sobre vias mitofágicas: implicações sobre a diferenciação de células progenitoras musculares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Igor Luchini Baptista em 19/08/2022., Descrição: O processo regenerativo do músculo esquelético é fundamental para que ocorra a recuperação da funcionalidade tecidual após todos os tipos de lesões, de pequena ou grande extensão, sendo responsável por manter a homeostase do músculo esquelético e consequentemente a saúde do corpo todo. Em trabalho prévio de nosso grupo (em revisão), demonstramos que os camundongos Parkin-/-, mesmo antes do desenvolvimento do quadro de Parkinsonismo, possuem um atraso no processo autofágico das células progenitoras miogênicas com consequente atraso no processo regenerativo do músculo esquelético. Um dos agentes associados à prevenção da neurotoxicidade associada ao Parkinson é a cafeína, porém devido ao seu amplo espectro de ação, pouco se sabe dos efeitos deste composto sobre células precursoras miogênicas. Nesse cenário, levantamos a hipótese que a cafeína possa ser um agente terapêutico e influenciar os mecanismos que controlam a população mitocondrial, efeitos estes relacionados a sua capacidade de induzir mecanismos autofágicos em vários tipos celulares e biogênese mitocondrial em células musculares. Assim, o objetivo principal deste projeto é investigar os efeitos da cafeína durante o processo de diferenciação de células satélites in vitro e, sobre a regeneração muscular esquelética de camundongos selvagens (WT) e nocautes para Parkin (Parkin-/-). Além disso, pretendemos investigar se os camundongos Parkin-/- possuem deficiência na absorção e/ou metabolização da cafeína, como sugerido em pacientes que possuem mutações no gene Park2. Essas informações serão de grande relevância, pois podem indicar uma nova forma de ação da cafeína sobre o tecido muscular, além de apontar possíveis terapias para miopatias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Igor Luchini Baptista - Coordenador / GUILHERME HENRIQUE GOMES - Integrante / GUSTAVO PALMEIRA DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2022

    Papel de Parkin na resposta adaptativa do músculo esquelético durante o processo regenerativo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Igor Luchini Baptista em 19/08/2022., Descrição: Este projeto visa à identificação e caracterização de mecanismos envolvidos no processo mitofágico durante a regeneração muscular, utilizando modelos in vivo e cultura primária de células precursoras miogênicas emdiferenciação. Em paralelo, analisaremos a importância de Parkin para o cross-talk entre mitocôndrias e retículo sarcoplasmático.Além disso, utilizaremos a suplementação comleucina como um agente terapêutico, a fim de investigar a capacidade deste aminoácido de melhorar o quadro regenerativo do tecido muscular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Igor Luchini Baptista - Coordenador / GUSTAVO PALMEIRA DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Efeito da cafeína sobre a biogênese mitocondrial e mitofagia dependente de Parkin durante a diferenciação de mioblastos in vitro e de células satélites in vivo., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Igor Luchini Baptista em 03/10/2019., Descrição: Esse projeto visa investigar os efeitos da cafeína na diferenciação de mioblastos in vitro e de células satélites musculares in vivo, com foco na relação dos fatores miogênicos com vias de biogênese mitocondrial e mitofágica dependente de Parkin.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Igor Luchini Baptista - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    Papel de Parkin na resposta adaptativa do músculo esquelético durante o processo regenerativo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Igor Luchini Baptista em 19/08/2022., Descrição: A capacidade regenerativa é um aspecto fundamental na fisiologia muscular, não somente para reparar grandes extensões de lesão, mas de forma importante, também para realizar reparos dos danos (microlesões) nas fibras musculares provocados pelas atividades de vida diária. A perda gradual da capacidade de reparo no envelhecimento é um fator chave que leva à inviabilidade das fibras musculares e consequentemente à perda de massa e força muscular. Vale ressaltar que a recuperação da massa muscular é fundamental para que a regeneração do músculo seja bem sucedida. Este projeto visa à identificação e caracterização de mecanismos envolvidos no processo mitofágico durante a regeneração muscular, utilizando modelos in vivo e cultura primária de células precursoras miogênicas em diferenciação. Em paralelo, analisaremos a importância de Parkin para o cross-talk entre mitocôndrias e retículo sarcoplasmático. Além disso, utilizaremos a suplementação com leucina como um agente terapêutico, a fim de investigar a capacidade deste aminoácido de melhorar o quadro regenerativo do tecido muscular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Igor Luchini Baptista - Coordenador / Matheus Severino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    CPX como mediador da transfecção e seus efeitos sobre a diferenciação de células C2C12, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Igor Luchini Baptista em 19/08/2022., Descrição: A novidade está em um novo kit de transfecção chamado de x PEI que contém o fator ciclopirox (CPX), o qual tem como objetivo o aumento da eficiência do processo de transfecção. Foi demonstrado o efeito potencializador de CPX em células HeLA, no entanto, não está claro se este composto apresenta tais efeitos em outros tipos celulares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Igor Luchini Baptista - Coordenador / Matheus Severino - Integrante / Millena Tye Chayamiti - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Papel de Parkin na regeneração muscular esquelética, Descrição: A musculatura esquelética é suscetível a diversos tipos de lesões como, em decorrência de atividade física diária, exercício excêntrico, esmagamento ou trauma direto, que caso não ocorra um processo de regeneração eficiente pode diminuir a funcionalidade muscular e/ou conduzir à atrofia. Após injúria, na fase inflamatória (1-3 dias), estudos sugerem que vias proteolíticas como ubiquitina-proteassoma e autofágica, são necessárias pois ocorre uma grande perda de conteúdo proteico. Na fase de regeneração propriamente dita (3-21 dias), essas vias também parecem ser requisitadas para turnover de organelas. Em quadros semelhantes a lesão muscular, como no infarto do miocárdio, o Parkin, parece ter papel crítico na adaptação da rede mitocondrial, retirando mitocôndrias disfuncionais para ocorrer posterior biogênese de novas organelas. Além disso, trabalhos atuais demonstram um importante papel da reorganização da rede mitocondrial para a sua adaptação ao novo perfil energético de miotubulos recém-formados. Dessa forma, este projeto tem como objetivo entender como Parkin com função de E3 ligase, pode influenciar processo de regeneração muscular esquelética e com isso podendo desenvolver futuras estratégias terapêuticas para melhorar a eficiência da regeneração muscular. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Vinicius Esteca - Integrante / Igor Luchini Baptista - Coordenador / Matheus Severino - Integrante.

Prêmios

2021

Menção honrosa, 1° simpósio Brasileiro de Biologia Muscular.

2019

Menção honrosa na categoria Pôster, Faculdade de Ciências Aplicadas FCA-Unicmap.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Bioquímica. , Rua Três de Maio, Vila Clementino, 04044020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55764472

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40

Outras informações:
Estudante de doutorado com apoio CAPES

2021 - 2021

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-PED (B), Carga horária: 8

Outras informações:
Atividades de Docência Parcial na disciplinada de Biologia celular e Molecular, no 1° período de 2021, sob supervisão do Prof Augusto Ducati Luchessi, da FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas para as turmas de Nutrição e Ciências do Esporte.

2020 - 2020

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-PED (B), Carga horária: 8

Outras informações:
Atividades de Docência Parcial para a disciplina de "A Anatomia e Histologia Aplicadas ao Esporte ", sob supervisão do Prof Igor Luchini Baptista, da FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

2017 - 2019

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40

Outras informações:
Estudante de Mestrado com apoio CAPES

2018 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente-PED C, Carga horária: 8

Outras informações:
Atividades de Apoio a Docência Parcial na disciplina de "Anatomia e Histologia Aplicadas ao Esporte II", no 2° período de 2018, com carga horária de 08 horas semanais, sob supervisão do Prof Igor Luchini Baptista, da FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

2019 - 2020

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 12