Raliny Oliveira Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência e interesse na área de Psicofarmacologia, com ênfase no estudo de modelos animais relacionados à depressão e ansiedade. Desenvolve pesquisa no Laboratório de Farmacologia Comportamental como mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências Biológicas

2012 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador:Vanessa de Paula Soares Rachetti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Vanessa de Paula Soares Rachetti

Graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Novas Vertentes Metodológicas na Formação Cidadã. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Como melhorar o meu desempenho academico?. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

A psicofarmacologia das drogas de abuso. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Neurobiologia da ansiedade e seus transtornos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Basic Research on Psychopharmacology. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Sistemas de Cultivo heterotrófico. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Primeiro Ciclo de Debates Universitários. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Planejamento Científico: Qual a sua pergunta?. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

I Curso de Neurociência: Sono e Memória. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

Técnicas de Captura e Marcação de Aves. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2005 - 2005

Proteínas Tóxicas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências - SBNeC. A ADMINISTRAÇÃO AGUDA DE FLUOXETINA FAVORECE O EFEITO ANSIOLÍTICO DO DIAZEPAM NO DIESTRO TARDIO. 2013. (Congresso).

XI Simpósio do Centro de Biociências.A retirada de etanol após o consumo crônico promove efeito do tipo ansiogênico em ratas testadas no Labirinto em Cruz Elevado : Comparação com ratos machos.. 2012. (Simpósio).

3 Simpósio em Psicobiologia.Cérebro: Desafios sem fronteiras. 2011. (Simpósio).

VIII Simpósio do Centro de Biociências e XI Mostra Científica do Centro de Biociências.III Semana de Aquicultura e IV Semana de Biomedicina. 2010. (Simpósio).

II Encontro Norte-Nordeste de Educação em Diabetes.I Congresso Norte-Nordeste de Endocrinologia e Metabologia. 2009. (Encontro).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN -CIC 2008. Estudos toxicológicos pré-clínicos de naftoquinonas leishmanicidas. 2008. (Congresso).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN -CIC 2008. Triagem farmacológica em animais submetidos a estudo de toxidade por naftoquinona leishmanicida. 2008. (Congresso).

VII Simpósio do Centro de Biociências e X Mostra Científica do Centro de Biociências.Desequilíbrio Ambiental e Epidemias: Implicações sócio-econômicas e ambientais. 2008. (Simpósio).

XLVII Congresso Brasileiro de Química. Impacto da contaminação de petróleo sobre comunidades microbianas do estuário do rio casqueira, Macau, RN. 2007. (Congresso).

XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFRN.Estudo da morfologia interna de Avicennia tomentosa Jacq. e suas adaptações ao ambiente. 2007. (Outra).

V Simpósio e VII Mostra Científica do Centro de Biociências.Ciências da Vida: Desafios e oportunidades. 2006. (Simpósio).

IV Simpósio e VII Mostra Científica do Centro de Biociências.Meio Ambiente: Uma responsabilidade social. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alícia Cabral

CABRAL, A.; SOARES, B. L.; Soares, V. P.. "Avaliação dos efeitos da retirada do etanol em curto e longo prazo sobre respostas comportamentais relacionadas à ansiedade e depressão em ratas". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Expedito Silva do Nascimento Júnior

RACHETTI, V. P. S.;NASCIMENTO JÚNIOR, E. S.GAVIOLI, ELAINE CRISTINA. Avaliação dos efeitos da retirada do etanol em curto e longo prazo sobre respostas comportamentais relacionadas a ansiedade e sobre os níveis de serotonina no núcleo dorsal da rafe em ratas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Elaine Cristina Gavioli

Soares-Rachetti, VP; Zanoveli, JM;GAVIOLI, E C. Avaliação dos efeitos da retirada do etanol em curto e longo prazo sobre respostas comportamentais relacionadas à ansiedade e sobre células imunorreativas para a serotonina no núcleo dorsal da rafe em ratas.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Elaine Cristina Gavioli

Soares-Rachetti, VP;GAVIOLI, E CNASCIMENTO JR., EXPEDITO. Avaliação dos efeitos da retirada do etanol em curto e longo prazo sobre respostas comportamentais relacionadas à ansiedade e sobre os níveis de serotonina no núcleo dorsal da rafe em ratas.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa de Paula Soares Rachetti

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RETIRADA DO ETANOL EM CURTO E LONGO PRAZO SOBRE RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS RELACIONADAS À ANSIEDADE E SOBRE CÉLULAS IMUNORREATIVAS PARA A SEROTONINA NO NÚCLEO DORSAL DA RAFE EM RATAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Vanessa de Paula Soares Rachetti;

Vanessa de Paula Soares Rachetti

Avaliação dos efeitos da retirada do etanol em curto e longo prazo sobre respostas comportamentais relacionadas à ansiedade e à depressão em ratas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Vanessa de Paula Soares Rachetti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, RALINY OLIVEIRA ; DE ASSUNÇÃO, GABRIELA LINS MEDEIROS ; DE MEDEIROS, DIOGO MIZAEL BESSA ; DE SOUSA PINTO, ÍCARO ALEKSEI ; DE BARROS, KEIZIANNY SAHVEDRO ; SOARES, BRUNO LOBÃO ; ANDRÉ, EUNICE ; GAVIOLI, ELAINE CRISTINA ; DE PAULA SOARES-RACHETTI, VANESSA . Evaluation Of The Effect Of Acute Sibutramine In Female Rats In The Elevated T-Maze And Elevated Plus-Maze Tests. Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology (Print) , v. 114, p. n/a-n/a, 2013.

  • SANTOS, R. O. ; ALI, M. S. ; PINTO, I. A. S. ; SANTANA, I. H. ; ANDRE, E. ; PADOVAN, C. M. ; GAVIOLI, E. C. ; SOARES-RACHETTI, V. P. . A RETIRADA DE ETANOL APÓS CONSUMO CRÔNICO PROMOVE EFEITO DO TIPO ANSIOGÊNICO EM RATAS TESTADAS NO LABIRINTO EM CRUZ ELEVADO: COMPARAÇÃO COM RATOS MACHOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Influência das diferentes fases do ciclo estral sobre os comportamentos relacionados à ansiedade e à depressão causados pela retirada do etanol, Descrição: O etanol, assim como os fármacos benzodiazepínicos, atua favorecendo a neurotransmissão GABAérgica em diversas áreas encefálicas, o que lhe confere, em baixas doses, efeito do tipo ansiolítico. Por outro lado, a ansiedade, assim como a depressão, está entre os sintomas causados pela retirada do etanol em dependentes químicos. Tais sintomas parecem estar relacionados a mudanças em sistemas de neurotransmissão causadas pelo consumo crônico do etanol. Paralelamente, comportamentos relacionados à ansiedade são observados no período pré-menstrual (diestro tardio), quando os níveis de progesterona, bem como de seu metabólito, a alopregnanolona, caem. Estudos eletrofisiológicos e de imunohistoquímica sugerem que nessa fase exista redução no tônus GABAérgico em áreas associadas à ansiedade. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é o de testar a hipótese de que alterações hormonais que ocorrem ao longo das fases do ciclo estral alterem o tônus GABAérgico em áreas relacionadas à ansiedade e modulem as respostas relacionadas à ansiedade e à depressão promovidas pela retirada do etanol após consumo crônico. Para testar esta hipótese, ratas ciclando em diferentes fases, a saber: diestro precoce, diestro tardio, proestro e estro serão submetidas ao consumo crônico de etanol por 21 dias seguido de retirada 72 horas anteriores ao teste no labirinto em cruz elevado (LCE), a ser empregado para observação de comportamentos relacionados à ansiedade. Vinte e um dias após a retirada, estas mesmas ratas serão submetidas ao teste do nado forçado, para avaliação de comportamentos relacionados à depressão... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raliny Oliveira Santos - Coordenador / Vanessa de Paula Soares Rachetti - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional