STEPHANIE BARBOSA PEREIRA

Mestranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, na linha de pesquisa de Produção vegetal em sistemas agrícolas. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020. Colaborou como Monitora na disciplina Imunologia em turma do quarto semestre do curso Ciências Biológicas do IFPA - Campus Belém. Estagiou com Fisiologia Vegetal no Laboratório de Análises de Sistemas Sustentáveis (LASS) na Embrapa Amazônia Oriental de Maio de 2019 a Setembro de 2021, participando de análises morfofisiológicas de dendê em área de ocorrência de Amarelecimento Fatal. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Novembro de 2020 a Abril de 2022, pelo PRP atuou em Escola Estadual de educação básica com turmas de ensino médio, elaborou metodologias de ensino remoto, ministrou aulas teóricas e praticas além de produzir tecnologias educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2017 - 2022

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Título: HIV, HPV E SÍFILIS: Investigação do Nível de Informação da População
Orientador: Roberto Vilhena do Espírito Santo

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Deodoro de Mendonça

Formação complementar

2022 - 2022

Imunologia Básica. (Carga horária: 20h). , Cursau Educação, CE, Brasil.

2022 - 2022

Genética. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2022 - 2022

Ecologia. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2022 - 2022

Aplicação daTermografia Infravermelho na avaliação de serviçosEcossistêmico. (Carga horária: 4h). , Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, BIONORTE, Brasil.

2022 - 2022

Neurociências: uma introdução. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.

2021 - 2021

Sinalização Celular. (Carga horária: 4h). , Grupo Bio+ de Comunicação e Ensino em Ciências da Vida, BIO+, Brasil.

2021 - 2021

Samambaias e Licófitas da Mata Atlântica: Biodiversidade, Conservação. (Carga horária: 2h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2021 - 2021

Diálogos entre Antropologia e Biologia. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal do Pará, IFPA, Brasil.

2021 - 2021

Microbiologia. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2021 - 2021

Como criar Mapas Georrefereciados. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.

2021 - 2021

Vigilância e Notificação de Zoonoses Neurológicas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2021 - 2021

Umaniza-pós: metodologias para ingresso na pós-graduação. (Carga horária: 55h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2021 - 2021

Uso de ferramentas SIG como auxílio para o monitoramento de queimadas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.

2021 - 2021

Identificação de Plantas. (Carga horária: 2h). , Brasil Bioma Estudos Ambientais Ltda, BB, Brasil.

2019 - 2019

Recifes Biológicos e Corais na Amazônia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2018 - 2018

Neurociência molecular: da amostra às principais técnicas para análises. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.

2018 - 2018

Metodologias de análise de genotoxicidade de produtos naturais, fármacos. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agronomia.

Organização de eventos

SILVA, Fabio Pacheco Estumano da ; Pereira, Stephanie Barbosa . VII Jornada de Ciências Biológicas do IFPA Campus Belém (VII JCBio). 2021. (Outro).

Participação em eventos

2 Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia. 2022. (Congresso).

Ciclo de palestras ambientais 2022. 2022. (Outra).

II CONECTA UFRA: Bioeconomia. 2022. (Encontro).

Seminário dos Programas de Formação Docente do IFPA: compartilhando experiências em tempos de ensino remoto. 2022. (Seminário).

2 Dia da Botânica Botânica no Cotidiano. 2021. (Outra).

A Utilização de espécies vegetais carismáticas como potencia interativa na Educação. 2021. (Outra).

Egress@s IFPA 2021: Desafios do Mundo do Trabalho na Atualidade. 2021. (Outra).

Fitopatologia & Melhoramento & Fruticultura & Cafeicultura. 2021. (Outra).

Hialuronidases de peçonhas animais: muito além de apenas um fator de de espalhamento de toxinas no envenenamento. 2021. (Outra).

III Simpósio de Botânica Aplicada. 2021. (Simpósio).

III Simpósio de Ciências Naturais de Sergipe. 2021. (Simpósio).

IV Simpósio de Biodiversidade. 2021. (Simpósio).

Multiplicidade de Agentes, Espaço e Tempo no ato de conhecer as plantas. 2021. (Outra).

X Semana de Produção Científica. 2021. (Outra).

X Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. 2021. (Simpósio).

Recursos Didáticos e Botânica: Desafios , Contextualidades e pespectivas. 2020. (Encontro).

Semana do Biólogo. 2020. (Encontro).

Encontro Regional de Estudantes de Biologia. 2019. (Encontro).

Feira Itinerante 2019 - República do Emaús. Exposição do Curso de Biologia. 2019. (Feira).

I Congresso Interdisciplinar de Cancerologia - CINCAN. 2019. (Congresso).

Seminário Formação Docente do Pibid, Residência Pedagógica e Parfor.Utilização de Microscópio Caseiro com Uso de Webcam para Auxílio nas Aulas de Citologia em Turmas de Ensino Fundamental e Médio. 2019. (Seminário).

9 Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tecnologia Educacional Tabuleiro das Vitaminas. 2018. (Feira).

III Semana de Integração, Ciência, Cultura e Tecnologia. 2018. (Outra).

IV SEMANA DE INTGRAÇÃO CIÊNCIA, CULTURA E TECNOLOGIA. 2018. (Outra).

XXII Encontro de Genética do Nordeste. 2018. (Encontro).

Biologia do câncer, ácidos nucleicos e divisão celular. 2017. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Magalhães, Samara Brito Salgado ; Freitas, Luiz Gustavo dos Reis de ; Pereira, Stephanie Barbosa ; Lima, Kewin Moreira ; Pacheco, Marileila Rodrigues ; Leão, Diana do Vale ; Corrêa, Eglé Miranda Ramos ; Pinheiro, Luiano Rair Lopes ; Pereira, Claudio Renan de Souza ; Reis, Herald Souza dos . Metodologias de ensino de zoologia para estudantes com deficiência visual. In: Clécio Danilo Dias da Silva; Daniele Bezerra dos Santos. (Org.). Ensino de ciências: experiências, reflexões e perspectivas. 1ed.Ponta Grossa: AYA Editora, 2021, v. 1, p. 20-42.

  • Pereira, Stephanie Barbosa ; Pereira, Stella Barbosa ; Reis, Phamella Belém ; dos Santos, Sandra Letícia Silva ; Pacheco, Marileila Rodrigues ; Santo, Roberto Vilhena do Espírito . HPV: INVESTIGAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO. In: XI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2022, Belém. XI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2022. v. 3. p. 1-264.

  • CHAVES, E.P.S. ; PEREIRA, S. B. . UTILIZAÇÃO DE MICROSCÓPIO CASEIRO COM O USO DE WEBCAM PARA AUXÍLIO NAS AULAS DE CITOLOGIA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. In: VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Anais Conedu 2019. Campina Grande: Editora Realize, 2019.

  • Pacheco, Marileila Rodrigues ; dos Santos, Sandra Letícia Silva ; Reis, Phamella Belém ; Lima, Kewin Moreira ; Pereira, Stephanie Barbosa ; Ribeiro, Jean Paulo da Silva . CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE ELASMOBRANQUIOS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA AO ENSINO DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XI Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais Na Amazônia, 2022, Belém. XI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2022. v. 1. p. 1-190.

  • Pereira, Stephanie Barbosa ; Pereira, Stella Barbosa ; Reis, Phamella Belém ; dos Santos, Sandra Letícia Silva ; Pacheco, Marileila Rodrigues ; Santo, Roberto Vilhena do Espírito . HPV: INVESTIGAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHAVES, E.P.S. ; PEREIRA, S. B. . UTILIZAÇÃO DE MICROSCÓPIO CASEIRO COM O USO DE WEBCAM PARA AUXÍLIO NAS AULAS DE CITOLOGIA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Imunologia, Carga horária: 4

Outras informações:
Participou de aulas teóricas e práticas, realizou correção de atividades; auxiliou na realização das aulas práticas, na aplicação de atividades avaliativas e na avaliação dos discentes.

2018 - 2020

E.E.E.F.M. Prof. Maria Araújo de Figueiredo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência(PIBID) - Capes, com atuação em uma Escola Estadual de Educação Básica, ministrou aulas práticas, produziu tecnologias educacionais que auxiliam docentes no processo ensino Aprendizagem, além de apresentar trabalhos desenvolvidos na escola em eventos internos e externos.

2020 - 2022

Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa Residência Pedagógica - Capes, com atuação em Escola Estadual de Educação Básica, ministrou aulas teóricas e práticas, produziu tecnologias educacionais que auxiliam docentes no processo ensino Aprendizagem, além de elaborar novas metodologias para ensino remoto frente a pandemia da Covid - 19.

2019 - 2021

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria - Amazonia Oriental

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Fisiologia Vegetal, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Durante o período de estágio colaborou na realização de análises de parâmetros morfofisiológicos, tais como morfologia interna, trocas gasosas, status hídrico, determinação de metabolitos, atividades enzimáticas e não enzimáticas do metabolismo do carbono e antioxidante, bem como na expressão de proteínas e transcritos relacionados com a problemática que afeta a dendeicultura, o Amarelecimeto Fatal.