Luciane da Fonseca Oscar Manoel

Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Acadêmica Bolsista da SMS-RJ com carga horária total de 939 horas na Maternidade Leila Diniz. Experiência na Estratégia de Saúde da Familia no MRJ como residente (2003) e como enfermeira da ESF (2003 à 2008). Atuação na Coordenadoria de Saúde da AP 5.2 como Técnica do Programa de Saúde da Mulher. Experiência na Coordenação da Atenção à Saúde Materno Infantil e Atenção a Saúde do Adulto no CMS Waldyr Franco. Diretora da Divisão de Ações e Programas de Saúde da Coordenadoria de Saúde da AP 5.2 de março de 2009 à dezembro/2010, Diretora da Divisão de Ações e Programas de Saúde da Coordenadoria de Saúde da AP 2.1 no período de Janeiro de 2011 à Março de 2013. Responsável pelo programa de IST/AIDS da Coordenadoria de Saúde da AP 4.0 de Março de 2013 à Janeiro de 2014. Coordenadora Municipal do Programa de IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2007 - 2009

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Por conta e risco: O processo de trabalho em saúde no atendimento da mulher no ciclo gravídico puerperal na Estratégia Saúde da Família... O caso Esmeralda.,Ano de Obtenção: 2009
Fátima Teresinha Scarparo Cunha.Palavras-chave: pré-natal; processo de trabalho em saúde; Estratégia Saúde da Familia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Especialização em ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

2005 - 2007

Universidade Gama Filho
Título: INDICADORES DE SAÚDE COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PRÉ-NATAL
Orientador: Fátima Teresinha Scarparo Cunha

Especialização interrompida em 2004 em Especialização nos moldes de residência

2003 - Interrompido

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Não Realizada
Orientador: Fátima Scarparo Cunha
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2004

Aperfeiçoamento em Acadênico Bolsista

2001 - 2001

Secretaria Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro
Título: A Imagem Institucional da Maternidade Leila Diniz. Ano de finalização: 2001
Orientador: Fernando Porto
Bolsista do(a): Secretaria Municipal de Saúde (RJ), SMS - RJ, Brasil.

Graduação em Enfermagem

1998 - 2003

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Enfermeiro no foco da mídia - O Registro da Construção da História da Enfermagem na Maternidade Leila Diniz
Orientador: Fernando Porto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão em Saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Capacitação para programação de ações de prevenção combinada para a redução da transmissão do HIV. 2015. (Outra).

I Seminário da DIPE/IFF. Desafios Cotidiano da Atenção Interdisciplinar à Criança e ao Adolescente vivendo com HIV/AIDS.Participação da Sessão de Abertura. 2015. (Seminário).

XII Conferência Johns Hopkins University em HIV/AIDS. 2014. (Outra).

Curso de curativos de feridas crônicas da CAP 4.0. 2013. (Outra).

XI Conferência Brasil John Hopkins Universith em HIV / AIDS. 2013. (Outra).

9º Congresso da Rede Unida. 2010. (Congresso).

9º Congresso da Rede Unida/ I Fórum Latino-america de Gestores de Atenção Básica-Primária em Saúde/ I Fórum Latino Americano de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã./ II Fórum Latino-Americano de Educação e Saúde. 2010. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Prática Clínica Baseada em Evidências. 2010. (Congresso).

I Fórum de Enfermagem em Infectologia. 2010. (Outra).

II Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro/ I Fórum de Enfermagem em Infectologia. 2010. (Congresso).

II Seminário de Saúde na Escola e na Creche no Município do Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

II Seminário de Saúde na Escola e na Creche no Município do Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e a IV Mostra nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Programa Saúde na Escola: Novos Desafios, Novas Conquistas.. 2010. (Outra).

I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Avanços do Programa de Saúde na Escola e na Creche na Zona Oeste do Rio de Janeiro - CAP 5.2/9ª CAS e 10ªCRE. 2010. (Outra).

I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Programa de Saúde na Escola e na Creche da CAP 5.2... Uma História de Sucesso. 2010. (Outra).

VII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

VII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

VII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de JanerioIVCongresso de Medicina de Urgência. 2010. (Congresso).

!ª Oficina do Comitê Municipal de Mortalidade Materno Infantil e Neo Natal.Comitê de Mortalidade Materna. 2009. (Oficina).

I Encontro Risco Biológico e Saúde sem dano.Risco Biológico e Saúde sem Dano. 2009. (Encontro).

I Seminário de Capacitação de Profissionais de Saúde para Implantação da Caderneta de Adolescentes.Capacitação para Implantação da Caderneta do Adolescente. 2009. (Seminário).

IX SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS, v SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, i SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE - SMSDC-RJ. 2009. (Seminário).

XII Simpósio Internacional sobre Tratamento de Tabagismo, VIII Simpósio Internacional sobre Álcool e Outras Drogas.Expansão do Programa de Tabagismo na Estratégia de Saúde da Família da CAP 5.2... Uma Conquista.. 2009. (Simpósio).

Controle e Prevenção da Mortalidade Materna: Compromisso da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 2008. (Simpósio).

SEMINÁRIO DE PESQUISADORES E ESTUDANTES EM SAÚDE COLETIVA.INDICADORES DE SAÚDE COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PRÉ-NATAL. 2008. (Seminário).

XVIII CONGRESSO MUNDIAL DE EPIDEMIOLOGIA / VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. COBERTURA PRÉ-NATAL COM QUALIDADE: UM DESAFIO PARA A COORDENADORIA DE SAÚDE DA ÁREA PROGRAMÁTICA 5.2 NA ASSISTÊNCIA À MULHER. 2008. (Congresso).

I Fórum de Planejamento Familiar da AP 5.3. 2005. (Outra).

II SEMINÁRIO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - 1º MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE.ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE DSTS NO PSF ALAGADO. 2005. (Seminário).

I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - 1º MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE.A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DIFERENCIANDO A VIGILÂNCIA DA SAÚDE MATERNO INFANTIL. 2005. (Seminário).

1º Mostra de Atenção Básica do Município do Rio de Janeiro. 2004. (Outra).

6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - 6º Congresso de Medicina Familiar - Região Conesul. ADESÃO AO PRÉ-NATAL COMO MARCA DE DIFERENCIAÇÃO DO MODELO PSF. 2004. (Congresso).

6º Congresso de Brasileiro Medicina de Famíia e Comunidade - 6º Congresso de Medicina Famíliar - Região Conesul. A DICOTÔMICA ATUAÇÃO DO MÉDICO DE FAMÍLIA COMPROMETIDO COM A ASSITÊNCIA PREVENTIVA FRENTE O GRAU DE MORBIDADE DE UMA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA COBERTA PELO PSF. 2004. (Congresso).

6º Congresso de Brasileiro Medicina de Famíia e Comunidade - 6º Congresso de Medicina Famíliar - Região Conesul. A HANSENÍASE, UM DESAFIO PARA O MÉDICO E OS DEMAIS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2004. (Congresso).

"HOME CARE EM FOCO: I JORNADA CARIOCA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE TVP, INFECCÕES E FERIDAS EM INTERNAÇÃO DOMICILIAR".. 2003. (Outra).

II SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM TUBERCULOSE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE-RJ & JOHN HOPIKINS UNIVERSITY. 2003. (Simpósio).

1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: PAULO FREIRE NA CONTEMPORANEIDADE.RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TEMA BRINCANDO EM SAÚDE. 2001. (Seminário).

1º SEMINÁRO DE EDUCAÇÃO: PAULO FREIRE NA CONTEMPORANEIDADE.POSTER SOBRE O TEMA BRINCANDO EM SAÚDE. 2001. (Seminário).

3º INVESTIGANDO EM ENFERMAGEM."CRIANDO O CORPO DO CUIDADO: explorando os sentidos paladar e tato através da criatividade".. 2001. (Outra).

53º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. O PAPEL EDUCATIVO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DA AUTO MEDICAÇÃO. 2001. (Congresso).

53º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. REFLETINDO A SEXUALIDADE CON CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO-RJ. 2001. (Congresso).

8º PESQUISANDO EM ENFERMAGEM."CRIANDO O CORPO DO CUIDADO: explorando os sentidos paladas e tato através da criatividade". 2001. (Outra).

Curso Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2001. (Outra).

II Curso de Extensão - Monitoração Hemodinâmica à Beira do Leito com o catetes de Swan-Ganz.Monitor. 1999. (Outra).

VI CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR CLÍNICA SÃO VICENTE. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Caroline Moraes Soares

MANOEL, L. F. O.. Apoio matricial à equipe de saúde da família no cuidado em saúde mental na atenção básica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - universidade federal do estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cíntia Cristina De Oliveira

MANOEL, L. F. O.. Acolhimento: A sencibilização das equipes da unidade de saúde da família de Parque São José, Belford Roxo, RJ.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cirlene Paula Malaquias

MANOEL, L. F. O.. Amamentação Exclusiva até o sexto mês: Uma proposta de Intervenção na unidade de saúde da Família de Santa Tereza, no município de Belfored Roxo, no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - universidade federal do estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Valéria Leite da Cunha

MANOEL, L. F. O.. Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade em escolares: a dança como um caminho terapêutico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiene da Silva Joaquim

MANOEL, L. F. O.. Adesão ao Tratamento Alopático na hipertensão arterial - na estratégia de saúde da família - Parque Novo Rio, São João de Meriti - Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thatiana Batista da Silva Militão Rosa

MANOEL, L. F. O.. Aleitamento materno exclusivo até o 6º mês: Proposta de intervenção com as gestantes e puérperas usuárias da policlínica Dom Walmor, Município de Nova Iguaçu, RJ.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Wanderson Alves Ribeiro

MANOEL, L. F. O.. Implementação do processo de educação em saúde no polo de atenção à saúde da pessoa ostomizada do município de Belford Roxo/RJ: Interface com a estratégia de saúde da família.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leila Rangel da Silva

Cunha FTS; Borges, L;SILVA, L. R.; VARGAS, Liliana Angel; Júnior LV. Por conta e risco: o processo de trabalho em saúde no atendimento da mulher no ciclo gravídico puerperal na Estratégia Saúde da Família.... O caso Esmeralda. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FATIMA TERESINHA SCARPARO CUNHA

CUNHA, Fatima T. Scarparo; Souza, L.M.B.M.; Silva, Leila R.;VARGAS, Liliana Angel; Vieira Júnior, L.. Por conta e risco: o processo de trabalho em saúde no atendimento da mulher no ciclo gravidico puerperal na Estratégia Saúde da Família ... o caso Esmeralda. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Erica Rodrigues da Silva

GRUPOS EDUCATIVOS PARA ADOLESCENTES GRÁVIDAS: A CRIAÇÃO DE GRUPO DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO E SEXUALIDADE NA UNIDADE ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA OTACÍLIO DA SILVA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane da Fonseca Oscar Manoel;

EVELLEN DE ALBUQUERQUE DA SILVA

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO DO ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES COM SÍFILIS UNIDADE DE SAÚDE - PARQUE AMORIM I; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane da Fonseca Oscar Manoel;

ELIZABETE DA TRINDADE SILVA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO MATRICIAMENTO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Luciane da Fonseca Oscar Manoel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FATIMA TERESINHA SCARPARO CUNHA

Por conta e risco: o processo de trabalho em saúde no atendimento da mulher no ciclo gravidico puerperal na Estratégia Saúde da Família; ; ; o caso Esmeralda; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Fátima Teresinha Scarparo Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MANOEL, L. F. O. ; SA, V. W. B. . INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROJETO ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE. Fisioterapia Brasil , v. 11, p. 84, 2010.

  • MANOEL, L. F. O. ; ANDRADE, A. A. D. P. ; Silva,A.L.S ; Pereira, M.D.S.M . PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA E NA CRECHE DA CAP 5.2. ...UMA HISTÓRIA DE SUCESSO.. In: I Mostra Nacional Programa de Saúde na Escola / IV Mostra Nacional Saúde e`Prevenção nas Escolas, 2010, Brasília. Tecendo redes para a promoção da saúde e educação, 2010.

  • MANOEL, L. F. O. ; ANDRADE, A. A. D. P. ; Silva,A.L.S . Avanços do Programa de Saúde na Escola e na Creche na Zona Oeste do RIo de Janeiro - CAP 5.2/9ª CAS/9ª e 10ªCRE. In: I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola, 2010, Brasília. Tecendo redes para a promoção da saúde e educação, 2010.

  • Pereira, M.D.S.M ; MANOEL, L. F. O. ; Silva,A.L.S ; ANDRADE, A. A. D. P. . PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: NOVOS DESAFIOS, NOVAS CONQUISTAS. In: I MOSTRA NACIONAL PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, 2010, BRASÍLIA. TECENDO REDES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO, 2010.

  • MANOEL, L. F. O. ; Lima, PT ; MATURANA. H.C.A . Cobertura Pré-natal com qualidade: Um desafio para a Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.2 (CAP 5.2)/ SMS-RJ na Assistência a Saúde da Mulher. In: XVIII Congresso Mundial de Edidemiologia, VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Edidemiologia, VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.

  • MANOEL, L. F. O. . COBERTURA PRÉ-NATAL COM QUALIDADE: UM DESAFIO PARA A COORDENADORIA DE SAÚDE DA ÁREA PROGRAMÁTICA 5.2 (CAP5.2) / SMS-RJ NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA MULHER.. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Epidemiologia na Construção de Saúde para todos: Métodos para um mundo em transformação., 2008.

  • MANOEL, L. F. O. ; LOUDOLF, M.F. ; GUIMARÃES.L . A DICOTÔMICA ATUAÇÃO DO MÉDICO DE FAMÍLIA COMPROMETIDO COM A ASSISTÊNCIA FRENTE O GRAU DE MORBIDADE DE UMA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA COBERTA PELO PSF. In: 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - 6º CONGRESSO DE MEDICINA FAMILIAR - REGIÃO CONESUL, 2004, RIO DE JANEIRO. consolidando a atenção primária no Brasil - cuidado - qualidade - acolhimento, 2004. p. 59-59.

  • MANOEL, L. F. O. . A HANSENÍASE, UM DESAFIO PARA O MÉDICO E OS DEMAIS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA - 6º CONGRESSO DE MEDICINA FAMILIAR - REGIÃO CONESUL, 2004, RIO DE JANEIRO. consolidando a atenção primária no Brasi - cuidado - qualidade - acolhimento, 2004. p. 49-49.

  • MANOEL, L. F. O. . ADESÃO AO PRÉ-NATAL COMO MARCA DE DIFERENCIAÇÃO DO MODELO PSF. In: 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MADICINA DE FAMÍLIA - 6ºCONGRESSO DE MEDICINA FAMILIAR - REGIÃO CONESUL, 2004, RIO DE JANEIRO. consolidando a atenção primária no Brasil, 2004. p. 44-44.

  • MANOEL, L. F. O. . CUIDADOS COMPARTILHADOS DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV E AIDS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANOEL, L. F. O. ; ANDRADE, A. A. D. P. ; Silva,A.L.S . Avanços do Programa de Saúde na Escola e na Creche na Zona Oeste do Rio de Janeiro - CAP 5.2/ 9ª CASS e 9ª e 10ª CRE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANOEL, L. F. O. ; ANDRADE, A. A. D. P. ; Silva,A.L.S ; Pereira, M.D.S.M . Programa de Saúde na Escola e na Creche da CAP 5.2... Uma História de Sucesso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Pereira, M.D.S.M ; MANOEL, L. F. O. ; ANDRADE, A. A. D. P. ; Silva,A.L.S . Programa Saúde na Escola: Novaos Desafios, Novas Conquistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MANOEL, L. F. O. ; Lima, PT ; A.A, R. . "Expansão do Programa de Tabagismo na Estatégia de Saúde da Família na CAP 5.2...Uma conquista. ". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANOEL, L. F. O. ; MATURANA. H.C.A ; Lima, PT . Cobertura Pré-natal com qualidade: Um desafio para a Coordenadoria de Saúde da AP 5.2(CAP 5.2 ) Na Assistência à Saúde da Mulher. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANOEL, L. F. O. ; Cunha, FS . Indicadores de Saúde como medidas para avaliação das ações do pré-natal na estratégia saúde da família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MANOEL, L. F. O. . Estratégias educativas para prevenção das DSTs no PSF Alagado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MANOEL, L. F. O. . A Estratégia saúde da família diferenciando a vigilãnia da saúde materno infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANOEL, L. F. O. ; GUIMARÃES.L ; LOUDOLF, M.F. . A dicotômica atuação do Médico de Família comprometido com a assistência frente o grau de morbidade de uma população de baixa renda coberta pelo PSF. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANOEL, L. F. O. . Adesão ao Pré-natal como marca de diferenciação do modelo PSF. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANOEL, L. F. O. . A Hanseníase, um desafio para o médico e os demais profissionais de saúde do programa saúde da família. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANOEL, L. F. O. . Criando o corpo cuidado: explorando os sentidos paladar e tato através da criatividades. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MANOEL, L. F. O. . Brincando em Saúde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANOEL, L. F. O. . O papel educativo do enfermeiro no controle da automedicação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANOEL, L. F. O. . Refletindo a sexualidade com crianças de uma escola municipal da zona sul do Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MANOEL, L. F. O. . PEP Sexual e suas indicações. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático ou institucional).

MANOEL, L. F. O. . INFECÇÃO PELO HIV AIDS. PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA).

MANOEL, L. F. O. . Preceptoria do Introdutório da ESF. 2013. .

MANOEL, L. F. O. ; Lima, PT . Treinamento de coleta de preventivo e abordagem sindrômica. 2007. .

MANOEL, L. F. O. . As vertentes da dor no processo do cuidar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MANOEL, L. F. O. ; LIMA. P.T (Paula Travassos de Lima) . Iª Mostra de Saúde da Mulher. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MANOEL, L. F. O. . Treinamento introdutório para agente comunitário de saúde do Município do Rio de Janeiro. 2004. .

MANOEL, L. F. O. . IV Seminário de Reeducação Alimentar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Secretaria de Saúde do Municipio do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Municipal do Programa de DST/AIDS

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor-Tutor especialização, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Aprovado em 2º lugar no Processo Seletivo Discente edital 01/2013 - Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Saúde da Família. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Nota do Currículo: 9,5 Nota do Memorial: 9 Nota Final: 9,25

  • 2015 - Atual

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Municipal do Programa de DST/AIDS, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenadora Municipal do Programa de DST/AIDS

  • 2014 - 2015

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Programa de HIV/AIDS, Carga horária: 40

  • 2011 - 2013

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Divisão de Ações e Programa de Saúde, Carga horária: 40

  • 2009 - 2013

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Divisão de Ações e Programas de Saúde

    Outras informações:
    A Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) é responsável pela Coordenação das Linhas de Cuidado e Ciclos de Vida na condução dos Programas Ministeriais. O município do Rio de Janeiro é dividido em dez áreas programáticas. Desta forma há uma DAPS para cada área programática.

  • 2008 - 2009

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Atenção à Saúde do Adulto

    Outras informações:
    Auação - Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco - CAP 5.3

  • 2008 - 2008

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica do Programa da Mulher da CAP 5.2

    Outras informações:
    Atuação - Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.2. Auxiliar de Chefia da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DEZ/2007-OUT/2008)

  • 2004 - 2008

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família PSF Alagado - CAP 5.3 - SMS/RJ

  • 2005 - 2005

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Secretaria Estadual de Saúde

  • 2003 - 2004

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação - Enfermeira do PSF Antares CAP 5.3/SMSRJ

  • 2003 - 2003

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: Residente em Saúde Pública, Enquadramento Funcional: Residente

    Outras informações:
    Residente aprovada em 8º lugar pela UNIRIO. Atuação interrompida devido convocação para Secretaria Municipal de Saúde.