Elisa Maia de Freitas Braga Machado

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Auxiliadora(2010). Atualmente é Estudante de graduação da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Alimentos

2012 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 2010

Instituto Auxiliadora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Curso e Visita Ténica à Cachaçaria Prazer de MInas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2016 - 2016

Mercado de trabalho para o Engenheiro de Alimentos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2014 - 2014

Tecnologia de leite: Iogurte. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2014 - 2014

Produção de cerveja. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2014 - 2014

Tecnologia de fabricação de Licor. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso Latinoamericano de Acarologia. MOBILE SOFTWARE FOR TAXONOMIC IDENTIFICATION OF MITES OF AGRICULTURAL IMPORTANCE IN BRAZIL. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio José Steidle Neto

LOPES, Daniela de CarvalhoSteidle Neto, Antonio J.; PIRES, CHRISTIANO V.. Programa computacional para cálculo do escore químico de aminoácidos corrigido pela digestibilidade proteica (PDCAAS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Daniela de Carvalho Lopes

LOPES, D. C.; PIRES, C. V.;STEIDLE NETO, A. J.. Ferramenta computacional para cálculo do escore químico de aminoácidos corrigido pela digestibilidade proteica (PDCAAS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Christiano Vieira Pires

LOPES, D. C.;PIRES, CHRISTIANO V.; STEIDLE NETO, A. J.. Programa computacional para cálculo do escore químico de aminoácidos corrigido pela digestibilidade protéica (PCDAAS).. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniela de Carvalho Lopes

Ferramenta computacional para cálculo do escore químico de aminoácidos corrigido pela digestibilidade proteica (PDCAAS); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Daniela de Carvalho Lopes;

Daniela de Carvalho Lopes

Aplicativo móvel para identificação taxonômica de ácaros de importância agrícola; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela de Carvalho Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO, E. M. F. B. ; LOPES, D. C. ; FADINI, M. A. M. ; MORAES, G. J. ; FLECHTMANN, C. H. W. . ACAROS. 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Aplicativo móvel para identificação taxonômica de ácaros de importância agrícola, Descrição: Estudos taxonômicos de ácaros são de suma importância para ampliar o desenvolvimento da atividade agrária, impedindo a perda de culturas por infestações, a contaminação de alimentos e a saúde do ser humano. A identificação taxonômica é complexa e depende de particularidades no procedimento e na terminologia, sendo as chaves dicotômicas o instrumento mais usual para identificação de ácaros. Chaves pictóricas, que tem como função apresentar o caráter taxonômico por meio de imagens, também podem facilitar a identificação taxonômica. Com base no exposto, um aplicativo móvel compatível com o sistema operacional Android foi desenvolvido para auxiliar na identificação taxonômica de famílias e gêneros de ácaros de importância agrícola no Brasil. Para isso foi realizada uma revisão de literatura sobre o assunto e as informações sobre as chaves taxonômicas, terminologias empregadas e possibilidades de adequação destes dados ao aplicativo proposto foram organizadas. O aplicativo móvel proposto, chamado ACAROS, foi composto por telas interligadas por meio de links clicáveis, de acordo com os padrões de classificação revisados e sendo caracterizado como um sistema especialista. Além dos textos referentes aos caminhos característicos de cada chave taxonômica inserida no aplicativo, foram também organizados hiperlinks entre termos específicos do processo de identificação taxonômica e imagens. O sistema seguiu a técnica de programação chamada Mapeamento de Informação, que é um processo composto por um conjunto de regras para analisar, escrever, organizar e apresentar qualquer tipo de informação. Atualmente, o aplicativo está em fase de testes, visando a avaliação dos objetos que constituem o sistema, como textos, imagens, links e botões, além da redução de possíveis ambiguidades, desorientação na navegação e sobrecarga cognitiva do usuário. O aplicativo ACAROS é composto por 408 telas, sendo possível a identificação de 6 chaves e constando de 1300 palavras clicáveis. O desenvolvimento de aplicativos móveis como o proposto agrega o conhecimento ou aprendizado do problema a ser resolvido e das tecnologias disponíveis para a implementação da solução deste problema de forma digital. O aplicativo ACAROS é capaz de fomentar o conhecimento acerca da Acarologia e acelerar o processo de identificação taxonômica em laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elisa Maia de Freitas Braga Machado - Coordenador / Daniela de Carvalho Lopes - Integrante / Marcos Antonio Matiello Fadini - Integrante / Gilberto José Moraes - Integrante / Carlos Holger Wenzel Flechtmann - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2017 - 06/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , DCIAG - Departamento de Ciências Agrárias, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2015 - 06/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria de Algoritmos e Programação de Computadores (linguagens JAVA e C++)