Igor Vinícius Santos de Andrade

Acadêmico do 9 período de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Foi monitor do Laboratório de Procedimentos (2018) e do Laboratório de Anatomia (2019). Atualmente participa como autor do projeto de pesquisa aprovado no edital PIBIC/IMIP/CNPq 2020-2021 'CONHECIMENTO DOS MÉDICOS PEDIATRAS E NEONATOLOGISTAS ACERCA DO USO DO PALIVIZUMABE PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: UM ESTUDO TRANSVERSAL' e como coautor do projeto aprovado no edital PIC/FPS 'O CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR FRENTE À PANDEMIA COVID-19: UM CORTE TRANSVERSAL', ambos com previsão para conclusão em 2021.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2017 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Colegio Motivo

Formação complementar

2020 - 2020

NHCPS BLS Recertification Course. , Postgraduate Institute for Medicine, PIM, Estados Unidos.

2020 - 2020

Covid-19 Atualização e evidências para profissionais de saúde. (Carga horária: 40h). , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, Brasil.

2020 - 2020

Curso Metodologia Científica PIC/PBIC 2020. (Carga horária: 20h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Avanços tecnológicos e aplicativos em medicina. (Carga horária: 2h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2019 - 2019

IV Curso Pernambucano de ECG. (Carga horária: 12h). , VOS: Eventos em Saúde, VOS, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento para monitores. (Carga horária: 4h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2017 - 2018

Extensão universitária em Instrumentação Cirúrgica. (Carga horária: 130h). , Espaço Manacá, EM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

ANDRADE, I. V. S. . E a residência?. 2020. (Outro).

ANDRADE, I. V. S. . I MedicTalks IFMSA-Brazil FPS. 2019. (Outro).

ANDRADE, I. V. S. . I Atividade Multicêntrica de Saúde Mental-IFMSA Brazil FPS. 2019. (Outro).

ANDRADE, I. V. S. . Cinemed: "Como eu era antes de você". 2018. (Outro).

Participação em eventos

14° Congresso Internacional Rede Unida. Ações de Conscientização Sobre o Acidente Vascular Cerebral: um relato de experiência. 2020. (Congresso).

I Workshop de Carreira Finanças e Empreendedorismo na Medicina. 2020. (Oficina).

XV Jornada de Iniciação Científica/X Congresso Estudantil da FPS/XI Seminário Avançado de Saúde Integral do IMIP/I Semana de Educação e Cultura da FPS. 2019. (Congresso).

Lenços e Laços - SCORP. 2018. (Oficina).

Simpósio Tópicos em Cirurgia Geral. 2018. (Simpósio).

XIV Jornada de Iniciação Científica do IMIP/ IX Congresso Estudantil da FPS. 2018. (Congresso).

Curso Introdutório à Pesquisa Científica. 2017. (Simpósio).

I Simpósio da Liga Acadêmica de Neurocirurgia. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Cirurgia Geral do Agreste. 2017. (Simpósio).

Minicurso de Atendimento Inicial ao Politraumatizado. 2017. (Oficina).

VII Congresso Científico do IMIP. 2017. (Congresso).

VIII Congresso Estudantil da FPS. 2017. (Congresso).

V Simpósio da Liga de Oncologia de PE. 2017. (Simpósio).

XIII Jornada de Iniciação Científica do IMIP. 2017. (Outra).

Foi orientado por

Tereza Rebecca de Melo e Lima

CONHECIMENTO DOS MÉDICOS PEDIATRAS E NEONATOLOGISTAS ACERCA DO USO DO PALIVIZUMABE PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: UM ESTUDO TRANSVERSAL; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade Pernambucana de Saúde; (Orientador);

Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia

CONHECIMENTO DOS MÉDICOS PEDIATRAS E NEONATOLOGISTAS ACERCA DO USO DO PALIVIZUMABE PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: UM ESTUDO TRANSVERSAL; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, I. V. S. . Ações de Conscientização Sobre o Acidente Vascular Cerebral: um relato de experiência. In: 14° Congresso Internacional Rede Unida, 2020, Niterói-RJ. Anais do 14 Congresso Internacional da Rede Unida. Saúde em Redes. Porto Alegre-RS: Rede Unida, 2020. v. 6.

  • ANDRADE, I. V. S. ; NOGUEIRA, P. T. A. . Ações de Conscientização Sobre o Acidente Vascular Cerebral: um relato de experiência. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, I. V. S. . Indicação do Preparo Adequado para Colonoscopia em Pacientes com Cirurgias com Alteração de Trânsito Intestinal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR FRENTE À PANDEMIA COVID-19: UM CORTE TRANSVERSAL, Descrição: Cenário: Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou uma pandemia por infecção por um novo coronavírus, que determinou a doença COVID-19 (Coronavirus Disease 2019). No Brasil, em 05 de maio de 2020, foram registrados 114.715 casos e 7.921 óbitos. Para o enfrentamento desta doença, o Ministério da Saúde convocou os profissionais de saúde à capacitação para prestar assistência à população, cabendo a estes profissionais utilizar o melhor do progresso científico. Em contrapartida, a utilização da produção acelerada de pesquisas científicas possui fatores limitantes e há poucos estudos sobre a efetividade dos Sistemas de Informação em Saúde para disseminação do conhecimento. Nesse contexto, a docência do ensino superior em saúde tem sido objeto de novos estudos, tendo em vista sua relação com a disseminação de informações e assistência em saúde, que se fazem necessárias no cenário da pandemia COVID-19. Objetivo: Analisar o conhecimento dos docentes de todos os cursos de graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) a respeito da pandemia COVID-19, identificando se há fatores que limitam a adequada aquisição de tais informações. Métodos: Será um estudo transversal analítico, realizado entre agosto de 2020 e agosto de 2021. A população incluída será uma amostra estatística de docentes da FPS em exercício no primeiro semestre de 2020. Para a mensuração do conhecimento sobre a COVID-19, será aplicado um questionário com afirmações referentes à doença. A correção será efetuada de acordo com a literatura mais atualizada referente à COVID-19. O banco de dados será construído em planilha Excel 2010 e analisado através do Software STATA/SE 12.0 disponível para Windows. Os resultados serão apresentados por meio de tabelas e gráficos com suas respectivas frequências absoluta e relativa. As variáveis numéricas serão retratadas por medidas de tendência central e medidas e dispersão. Aspectos éticos: Haverá submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPS (CEP-FPS), apresentando-se em conformidade com as Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, sendo a coleta de dados iniciada somente após sua aprovação. Para todos os participantes será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Igor Vinícius Santos de Andrade - Integrante / Paula Ferdinanda da Conceição de Mascena Diniz Maia - Integrante / Paola Zanella de Araújo - Integrante / Gabriela Barreto Almeida Vasconcelos - Integrante / Tereza Rebecca de Melo e Lima - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    CONHECIMENTO DOS MÉDICOS PEDIATRAS E NEONATOLOGISTAS ACERCA DO USO DO PALIVIZUMABE PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: UM ESTUDO TRANSVERSAL, Descrição: Cenário: O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um agente infeccioso reconhecido pela alta transmissibilidade e elevado impacto na morbimortalidade em crianças menores de dois anos, responsabilizando-se por alta taxa de internamentos, hospitalização e necessidade de cuidados intensivos. Contudo, o anticorpo monoclonal de murinos e humanizado Palivizumabe tem sido utilizado como imunoprofilaxia passiva para os pacientes com alto risco para desfechos desfavoráveis pela infecção pelo VSR. Estudos sugerem que a profilaxia possui um importante impacto na redução do número de hospitalizações, da necessidade de cuidados intensivos, do uso de oxigenoterapia e da mortalidade. Entretanto, a relação custo-benefício constitui um ponto importante a ser avaliado na recomendação. Visando garantir a profilaxia adequada para as crianças do grupo de risco e, portanto, atenuar o mau prognóstico da infecção pelo VSR nessa população, é de fundamental importância o conhecimento dos médicos pediatras e neonatologistas acerca das indicações específicas e benefícios do uso do Palivizumabe. Objetivos: Analisar o conhecimento dos médicos pediatras e neonatologistas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) acerca da profilaxia com Palivizumabe para prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório. Método: Trata-se de um estudo transversal, com componente descritivo e analítico que será realizado com pediatras e neonatologistas do IMIP, no período de agosto de 2020 até agosto de 2021. Os dados serão coletados a partir de questionários respondidos contendo as variáveis pré-definidas de acordo com revisão de literatura sobre o uso do Palivizumabe. Análise estatística: Os dados obtidos serão adicionados a um banco de dados para serem analisados através dos Softwares SPSS 13.0 (Statistical Package for the Social Sciences) para Windows e o Excel 2010. Aspectos éticos: Esse estudo seguirá rigorosamente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O projeto será submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do IMIP (CEP-IMIP). Os médicos pediatras e neonatologistas só participarão da pesquisa mediante concordância e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Haverá anonimato, sigilo completo das informações e opiniões fornecidas pelos participantes. Palavras-chave: Palivizumab; Profilaxia pré-exposição; Vírus Sinciciais Respiratórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Igor Vinícius Santos de Andrade - Integrante / Paula Ferdinanda da Conceição de Mascena Diniz Maia - Integrante / Paola Zanella de Araújo - Integrante / Gabriela Barreto Almeida Vasconcelos - Integrante / Tereza Rebecca de Melo e Lima - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES COM CARDIOPATIA CONGÊNITA INTERNADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, Descrição: Projeto submetido ao processo seletivo do Programa Institucional de Iniciação Científica PIC-FPS 2019/2020. Situação: aprovado com bolsa. Carga horária: 20 horas semanais. Cargo: coautor. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Igor Vinícius Santos de Andrade - Integrante / Paula Ferdinanda da Conceição de Mascena Diniz Maia - Integrante / Paola Zanella de Araújo - Integrante / Gabriela Barreto Almeida Vasconcelos - Integrante / Tereza Rebecca de Melo e Lima - Coordenador.

Prêmios

2016

Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Geografia, Comissão Organizadora da Olimpíada Geo-Brasi.

2016

3° lugar entre os concluintes do EM Colégio Motivo-BV, Colégio Motivo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2021

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário no Serviço de Emergência, Carga horária: 24

Outras informações:
Voluntário no Serviço de Emergência Cirúrgica do Hospital Getúlio Vargas (HGV)

2019 - 2019

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Anatomia, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora do Laboratório de Anatomia do 3° período de Medicina. Atuou na área de ensino de: anatomia dos sistemas digestivo, porta-hepático, endócrino, urinário, sistema genital masculino e feminino, além da anatomia da circulação fetal e placentária.

2018 - 2018

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Monitos, Enquadramento Funcional: Monitor de Procedimentos, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor da Disciplina de Procedimentos do 1° período do curso de Medicina, atuando no ensino dos métodos e teorias de antissepsia e assepsia, lavagem básica das mãos e escovação cirúrgica, paramentação cirúrgica e preparo de campo, acesso venoso periférico e vias de administração parenteral, teoria e prática da passagem se sonda nasogástrica e nasoenteral, ensino de sutura e cuidados com a ferida, suporta básico de vida.